Pb Francisco Barbosa
TEXTO PRINCIPAL
O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” (Pv 1.7)
Entenda o Texto Principal:
- o temor do Senhor. O
tema que se estende acima de todos nesse livro, particularmente nos nove
primeiros capítulos, é apresentado — a reverência a Deus (veja v. 29: 2.5; 3.7;
8.13; 9.10; 14.26-27; cf., também, Jó 20.20; SI 34.11; At 9.31). Essa admiração
reverente e temor submisso são fundamentais para todo conhecimento espiritual e
sabedoria (cf. 2.4-6; 9.10: 15.33: Jó 28.28; SI 111.10; Ec 12.13). Conquanto o
não crente possa fazer declarações sobre a vida e a verdade, ele não terá o
conhecimento verdadeiro e absoluto até que desfrute de um relacionamento
redentor com Deus que inclua a admiração reverente. Observe esta progressão: 1)
ensinando sobre Deus; 2) aprendendo sobre Deus; 3) temendo a Deus; 4)
conhecendo Deus; e 5) imitando a sabedoria de Deus. O temor do Senhor é um
estado mental em que as atitudes, desejos, sentimentos, ações e objetivos de
uma pessoa são substituídos pelos de Deus (cf. SI 42.1).
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RESUMO
DA LIÇÃO
O livro de Provérbios é um
manual de ética diária em que Deus se encontra no centro da vida do jovem
cristão.
Entenda o Resumo da Lição:
- Os provérbios são ditos curtos e diretos que expressam verdades e
sabedoria eternas. Eles prendem o pensamento, levando o leitor a refletir sobre
como é possível aplicar os princípios divinos às situações da vida (p. ex„
2.12). O livro contém reflexões em poesia e prosa; mas, ao mesmo tempo, inclui
mandamentos que devem ser obedecidos. Os provérbios de Deus não estão limitados
a esse livro apenas (veja Gn 10.9; 1Sm 10.12; 2-1.13; Jr 31.29; Ez 12.22;
18.2).
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Provérbios 1.1-7; 20-23
1. Provérbios
de Salomão, filho de Davi, rei de Israel.
- de Salomão. Isto não significa que
Salomão foi o autor de todo o Livro, pois partes dele são claramente atribuídas
a outros autores (Provérbios 24:23; 30:1; 31:1), mas que a maior parte provém
dele, e que ele é reconhecido como o pai deste tipo de literatura hebraica.
[Cambridge, 1899]
2. Para se
conhecer a sabedoria e a instrução: para se entenderem as palavras da
prudência.
- O escritor neste e nos seguintes versos reúne sinônimos com os quais
ressalta o vasto propósito da instrução que ele oferece. sabedoria. O significado original
desta palavra é “firmeza”, “solidez”, ter uma opinião baseada em boas razões; o
estado de espírito oposto a ser “levado por todo vento de doutrina” (Efésios
4:14). instrução. Ou melhor, a
disciplina, o conhecimento de como se manter sob controle. (2Pedro 1:6: acrescente “ao conhecimento o domínio
próprio” (NVI), ou auto-controle). para
entender as palavras da prudência. Compare com Hebreus 5:14: “têm os
sentidos treinados para discernirem tanto o bem como o mal” (veja também
Filipenses 1:10). A condição oposta a esta é ter o coração “engordado” pela
permanência no mal, de forma que ele não pode mais entender. [Ellicott, 1905]
3. Para se
receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a equidade.
- obter a instrução do
entendimento. Receber ou apropriar-se da “disciplina” que resulta em
“prudência” (haskēl) ou sabedoria prática; assim Davi “portou-se prudentemente”
(1Samuel 18:5). [Ellicott, 1905]
4. Para dar aos
simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso.
- aos jovens. O termo
hebraico é usado para qualquer idade, desde o nascimento até o vigésimo ano.
[Ellicott, 1905]
5. Para o sábio
ouvir e crescer em sabedoria, e o instruído adquirir sábios conselhos.
- O sábio ouvirá, e crescerá em
conhecimento. Provérbios 9:9. A verdadeira sabedoria nunca é
estacionária, mas sempre progressiva. “Quem não acrescenta, desperdiça; quem
não aumenta o conhecimento, perde-o” (Rabi Hilel). Estes provérbios não se
dirigem apenas aos “simples” (Provérbios 1:4), mas também aos “sábios”, se
estiverem dispostos a ouvir, ou melhor, a obedecer; porque esta parte da
filosofia consiste em agir, na qual é mais instruído quem mais obedece (Bayne);
compare com João 8:47. Quanto mais sábio, mais pronto será para ouvir, mais tardio
será para falar (Tiago 1:19). [JFU, 1866]
6. Para
entender provérbios e sua interpretação, como também as palavras dos sábios e
suas adivinhações.
- Segundo a NVI, “para compreender provérbios e parábolas, ditados e
enigmas dos sábios”. seus enigmas.
Compare com Salmo 49:4; João 16:25.
7. O temor do
Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.
- O temor do SENHOR é o
princípio (fundamento) da verdadeira piedade (compare com Provérbios
2:5; 14:26-27; Jó 28:28; Salmo 34:11; 111:10; Atos 9:31). tolos. Os insensíveis e indiferentes
ao caráter e governo de Deus. [Jamieson; Fausset; Brown, 1866]
20. A suprema
Sabedoria altissonantemente clama de fora pelas ruas levanta a sua voz
- Há talvez um contraste intencional entre a sedução secreta dos
pecadores (Provérbios 1:10) e o chamado aberto da Sabedoria. [Cambridge, 1899]
21. Nas
encruzilhadas, no meio dos tumultos, clama; às entradas das portas e na cidade
profere as suas palavras:
- Ela clama nas encruzilhadas
(“nas esquinas das ruas barulhentas”, NVI).
22. Até quando,
ó néscios, amareis a necedade? E vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? E
vós, loucos, aborrecerás o conhecimento?
- Aqui há uma gradação (tolos, zombadores, loucos) como em Salmo 1:1.
23.
Convertei-vos pela minha repreensão: eis que abundantemente derramarei sobre
vós meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.
- Pelo meu Espírito, farei com que compreendas a minha palavra.
INTRODUÇÃO
O que é a sabedoria? Há um manual para
como viver? Como devemos nos relacionar com Deus, com nós mesmos, com a família
e com a sociedade? Essas questões farão parte deste trimestre em que o livro de
Provérbios é o nosso objeto de estudo.
- Na concepção hebraica, a sabedoria não se limitava ao conhecimento, mas
à habilidade de ter a vida piedosa que Deus planejou para o homem (cf. Dt 4.5-8).
O ensino refere-se à disciplina da natureza moral, inteligência. Essa palavra
considera a disciplina mental que aperfeiçoa o homem no sentido de desenvolver
o discernimento espiritual. Os provérbios são ditos curtos e diretos que
expressam verdades e sabedoria eternas. Eles prendem o pensamento, levando o
leitor a refletir sobre como é possível aplicar os princípios divinos às
situações da vida (p. ex„ 2.12). O livro contém reflexões em poesia e prosa;
mas, ao mesmo tempo, inclui mandamentos que devem ser obedecidos. Quando se
tornou rei de Israel, Salomão buscou e recebeu sabedoria e conhecimento do
Senhor (2Cr 1.7-12), que o conduziram à riqueza, honra e fama.
I. UM LIVRO PARA A VIDA
1.
A arte de viver. Recentemente, estudamos o livro de
Salmos, vimos que esse livro apresenta lições preciosas para a nossa vida
espiritual. Diferentemente de Salmos, o livro de Provérbios é um conjunto de
conselhos que traz ensinamentos valiosos para a nossa maneira de viver com
Deus, com nós mesmos, com a nossa família e com a sociedade em que estamos
inseridos. É um livro em que os ensinamentos provêm da revelação do alto, por
isso são princípios de fé, e confirmados na experiência de vida dos que vivem
de maneira justa e reta (Pv 2.20,21). Logo, o que se encontra no Livro de
Provérbios não é uma forma idealizada de vida, mas um ensinamento prático que
tem como fonte de inspiração o próprio Deus e, ao mesmo tempo, confirmado por
meio do estilo de vida dos justos que vivem para glorificar a Deus. Isso não
significa que o livro de Provérbios deve ser lido como uma receita que traz um
segredo para cada momento da vida. Muito pelo contrário, Provérbios nos ensina
a ser realistas, prudentes e cuidadosos, sabendo que devemos ser instruídos por
Deus para caminhar de modo que desenvolvamos uma justa maneira de viver,
começando sempre em Deus (Pv 1.7).
- O propósito duplo do livro é 1) produzir a habilidade de levar uma vida
piedosa por meio da sabedoria e da
instrução (v. 2a: desenvolvido nos vs. 3-4), e 2) desenvolver o discernimento
(v. 2b, desenvolvido no v. 5). Ao desenvolver o propósito,
Provérbios se entrega ao processo de instruir um filho nas seguintes
disciplinas: 1) sabedoria (uma palavra hebraica diferente da usada no v. 2),
que significa bom senso ou habilidade de governar-se a si mesmo pela escolha;
2) justiça - a habilidade de conformar-se à vontade e ao padrão de Deus; uma
retidão prática que se coaduna com a postura de retidão adotada pelo homem; 3)
julgamento (capacidade crítica, discernimento) — a aplicação da verdadeira
justiça para lidar com outras pessoas; e 4) equidade — desfrutar da vida de
maneira justa e agradável. O propósito é levar o discernimento ao ingênuo e ao
ignorante. A raiz de "simples" é uma palavra que significa "uma
porta aberta", uma descrição apropriada da pessoa que não tem
discernimento, que não sabe o que deve ou não guardar na mente, jovens,
conhecimento e bom siso, Ievar a pessoa a ponderar antes de pecar; ou seja, a
fazer uma escolha responsável.
2.
O que é a sabedoria? Na Bíblia, a palavra “sabedoria” tem a
ver com a habilidade de viver no meio de qualquer circunstância sem perder de
vista as virtudes que identificam um modo justo e reto de quem serve a Deus.
Isso quer dizer que a sabedoria não está ligada à informação ou ao conhecimento
cultural puro e simples, mas a habilidade de aplicar um determinado
conhecimento para superar um problema da vida. Por exemplo, a formação
acadêmica não tem potência para livrar você dos caminhos da delinquência (Pv
1.11-19), ou dos enlaces de uma sedução (Pv 7.21-23). Mas a sabedoria que vem
do alto o instrui e, ao mesmo tempo, cria, de dentro para a fora, instrumentos
necessários para fazer com que você rejeite o que e mau e abrace o que é bom e
glorifique a Deus (Tg 3.17), Assim, a sabedoria e a habilidade de Lidar bem, de
acordo com ajusta retidão, em nossa relação com Deus, com as nossas as emoções,
com a dieta diária, com a sexualidade, com a nossa família, com o próximo, com
toda a sociedade e sua estrutura, com o dinheiro e dimensões específicas da
nossa existência.
- Provérbios é um manual de sabedoria para a vida. Sabedoria divina, e não
sabedoria deste século. Sabedoria do alto, e não sabedoria da terra. Sabedoria
que nos toma pela mão e nos conduz em segurança por caminhos aplanados de
sanidade e santidade, justiça e misericórdia, fidelidade e amor. O tema central
do livro de Provérbios é a sabedoria (hebraico hokmâ). Sabedoria significa
entendimento de mestre, habilidade, perícia. Sabedoria não é a mesma coisa que
conhecimento. Sabedoria é o uso correto do conhecimento. Sabedoria é olhar para
a vida com os olhos de Deus. Sabedoria é uma questão de coração, e não apenas
de mente. É um assunto espiritual, mais do que intelectual. Uma pessoa poderia
memorizar o livro de Provérbios e, ainda assim, não ter sabedoria, se essa
memorização não afetasse seu coração, orientando seu comportamento. Em
Provérbios, a sabedoria é mais do que um conceito; é uma Pessoa. Não podemos
deixar de ver Jesus Cristo, a sabedoria de Deus (1Co 1.30; 2.1-8; Tg 3.13-18),
em Provérbios, especialmente em Provérbios 8.22-31. Salomão descreve a
Sabedoria como eterna (8.22-26), criadora de todas as coisas (8.27-29) e amada
de Deus (8.30,31).
3.
Literatura de Sabedoria. Ao lado de Jó, Eclesiastes e Cantares
de Salomão, Provérbios é um livro classificado no gênero literário de sabedoria
ou sapiencial. É um tipo de Literatura que se preocupa com a sabedoria prática
aplicada diariamente às circunstâncias da vida: Como devemos nos relacionar com
Deus? Com nos mesmo? Com nossos pais? Como devemos nos relacionar com o
próximo? Diante de uma injustiça, como devemos reagir sem sermos nivelados ao
agressor? Diante do sofrimento, como devemos nos relacionar com Deus? Qual é o
sentido da vida? Essas e outras questões fazem parte da experiência humana e
são devidamente abordadas na coleção de Literatura de Sabedoria e, em especial,
no livro de Provérbios, objeto de nosso estudo neste trimestre.
- O gênero literário de sabedoria, também conhecido como literatura
sapiencial, é um tipo de literatura que apresenta ensinamentos sobre virtude e
divindade, proferidos por sábios.
Este gênero literário é caracterizado por:
Uso de técnicas de
narração oral tradicional
Uso de figuras de
linguagem para descrever a vida cotidiana
Estruturas altamente
estilizadas
Uso abundante de
analogias e simbolismo
A literatura de sabedoria é comum no antigo Oriente Próximo e floresceu
principalmente no período pós-exílico. Alguns exemplos de subgêneros da
literatura de sabedoria são:
Proverbio, Ditado, Enigma, Advertência, Diálogo, Onomástica.
PENSE! Há uma receita para
viver a vida?
PONTO IMPORTANTE! Não. Contudo, há ensinamentos que têm origem em Deus e
que foram confirmados pela experiência dos justos de Deus que servem como aprendizado.
SUBSÍDIO 1
Professor(a), depois de
apresentar o tema do trimestre, explique aos alunos que “o livro de Provérbios
começa com uma clara declaração de seus propósitos: levar as pessoas a buscarem
a sabedoria para que vivam de uma forma agradável a Deus. Os primeiros
capítulos consistem em conselhos paternais de Salomão aos jovens. Embora a
maioria do material desta seção seja dirigido aos jovens, todos aqueles que
buscam ser sábios se beneficiarão muito desses textos e descobriram a fonte, o
valor e os benefícios da sabedoria.” Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal” Rio de
Janeiro: CPAD, p. 834)
II. COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA DE
PROVÉRBIOS
1.
Provérbios, autoria e data. Basicamente, podemos dizer que
“provérbios” é um “ditado”, ou uma “máxima” que expressa uma verdade geral Por
exemplo: “o cair é do homem, mas o levantar é de Deus”. Embora não esteja na
Bíblia, trata-se de um bom ditado popular. Há outros provérbios no contexto
secular que expressam uma verdade geral. Entretanto, os que estão presentes na
Bíblia são inspirados por Deus e, por isso, contêm um significado mais amplo,
não se atendo apenas a uma máxima ou ditado, mas remontando a interpretação de
um ensino ético da fé do povo de Israel. Não por acaso, a palavra moshol,
“provérbios” em hebraico, tem esse significado mais amplo como destacamos. São
máximas ou ditados que expressam verdades as quais servem como princípio de
vida correta e justa diante de Deus. A[em disso, a autoria do livro de
Provérbios e do sábio Salomão (a maioria dos provérbios e de sua autoria), o
árabe Agur, outro não israelita, Lemuel, e um autor desconhecido, Esses autores
versaram máximas ou ditados, parábolas que expressam princípios divinos que
podem ser aplicados ao nosso cotidiano. Já a data aproximada de sua composição
é 970 – 7oo a.C,, antes do exílio dos judeus.
- Embora os críticos liberais acreditem que o livro de Provérbios foi compilado
após o exílio babilônico, e atribuam a coleção a outras pessoas, não há motivo
para rejeitarmos o ponto de vista tradicional de que foi Salomão quem escreveu
a vasta maioria desse livro. Uma vez que Salomão foi o principal escritor do
livro de Provérbios, e como ele viveu no século 10 a.C., essa literatura
sapiencial foi composta, na sua maioria, nessa época. Jesus Ben Siraque, em
cerca de 130 a.C., em seu famoso livro Eclesiástico, incluído entre os
apócrifos, declara no capítulo 47, versículo 17, que Provérbios era livro de
alta devoção entre o povo. Essa informação é muito valiosa por sua antiguidade.
Além disso, os tradutores da Septuaginta, em 280 a.C., já incluíram Provérbios
na sua tradução. Portanto, quase três séculos antes de Cristo, Provérbios era
um livro acatado e reconhecido como inspirado. Nunca houve entre os rabinos
nenhuma discussão quanto à sua canonicidade. Nessa mesma linha de pensamento, Russell
Norman Champlin diz que a inclusão de Provérbios na Septuaginta certamente
favorece a ideia de uma bem remota aceitação desse livro como parte integrante
das Santas Escrituras.
2.
A estrutura do livro de Provérbios. Em primeiro lugar devemos destacar que
o livro de Provérbios foi escrito como poesia hebraica. Por isso ele é
denominado também de livro poético, Essa informação é importante para observar
as muitas imagens que estão presentes no [livro (Pv 7.20-27) por meio de
comparações, contrastes e paralelismos como elementos bem peculiares da poesia
hebraica, Assim, por se tratar também de um gênero poético, não é possível
estabelecer uma organização rigorosamente sistemática. Por isso, para fins
didáticos, os estudiosos costumam estruturar o livro de Provérbios em três
principais divisões:
I- Discursos (1-9):
II- Coleções de provérbios (10-29)
III- Apêndices (3o e 31).
Uma informação de destaque e a autoria
e a compilação de Salomão a respeito dos capítulos 1 ao 24 (Pv 1.1; 10.1); e a
compilação dos capítulos 25 a 29 pelos “homens do rei Ezequias” (Pv 25.1),
embora a autoria seja de Salomão, A primeira divisão (Caps. 1) traz uma
introdução (1,1-7) que apresenta o contexto e propósitos do Livro de Provérbios
e, em seguida, abre uma série de discursos mais longos que trazem instrução,
exortações, advertências, repreensões que estimulam o temor ao Senhor,
ilustrado por meio do contraste entre a conduta do sábio e a conduta do ímpio
(Caps. 1.8 – 9.18). A segunda divisão (Caps. 10.1 – 29.27) e uma coleção dos
provérbios propriamente ditos, ou seja, de máximas ou ditados, em que frases
concisas e vivas têm como objetivo instalar-se na memória do Leitor, reforçando
o ensino dos discursos presentes da primeira divisão (1.8 – 9.18), E,
finalmente, a terceira divisão (Caps. 30 e 31), denominada de apêndice, que
reforça toda a sabedoria apresentada ao longo do livro, priorizando uma relação
reta e justa com o nosso próximo.
- Derek Kidner divide o livro de Provérbios em várias seções.
1. Título, introdução e lema (1.1-7). O livro é um curso de educação na vida
de sabedoria.
2. Um pai louva a sabedoria (1.8–9.18). Registra uma série de
dissertações paternas que ilustram e ressaltam para o aluno a escolha fatídica
que ele deve fazer entre a sabedoria e a estultícia.
3. Provérbios de Salomão (10.1–22.16). Cada aforismo traz um desenvolvimento
específico da sabedoria e da estultícia, cujo curso inteiro já se viu espalhado
na seção anterior.
4. Palavras dos sábios (22.17–24.22). O estilo de ensino volta, à
semelhança dos capítulos 1–9.
5. Mais provérbios de Salomão, a coletânea de Ezequias (25.1–29.27). Tem o
próprio toque de Salomão nos ditados breves.
6. Palavras de Agur (30.1-33).
7. Palavras do rei Lemuel (31.1-9). Essas palavras expressam os conselhos
de sua mãe.
8. Um abecedário da mulher virtuosa (31.10-31). Um acróstico alfabético mostrando
a excelência das virtudes da mulher virtuosa.
SUBSÍDIO 2
Professor(a), peça aos
alunos(as) que citem um ditado popular que conheçam e que gostem de usar,
Depois de ouvir os alunos, explique que o livro de Provérbios é um verdadeiro
compêndio da sabedoria do povo hebreu. São sentenças curtas, porém carregadas
de significados e verdades que foram aprendidas no dia a dia dos israelitas.
Explique que grande parte dos provérbios tem a sua origem nos ditos populares
do povo de Deus Estes ditos populares foram coletados, agrupados segundo uma
sequência lógica e compilados pelos sábios, em especial Salomão. Porém, este
livro é a Palavra de Deus. E Deus falando por intermédio das circunstâncias da
vida Enfatiza também que existem várias formas literárias dentro do livro, como
por exemplo, parábolas, poemas, antíteses e comparações.
III. CONVITE E CHAMADO A SABEDORIA
1.
O propósito do Livro de Provérbios (Pv 1.1-7).
O propósito do livro de Provérbios está exposto na introdução do próprio Livro,
Aqui, destacamos três expressões que revelam esse propósito: “conhecer a
sabedoria e a instrução” (Pv 1.2)’, “para conhecimento e discernimento aos
jovens” (Pv 1.4 – NVI) “para o sábio ouvir e crescer em sabedoria (Pv 1.5). Por
consequência, aparece duas imagens no final da primeira divisão (1.8 – 9.18): a
imagem da insensatez personificada numa mulher que busca seduzir o jovem
ingênuo (Pv 9.13-18) e a da senhora sabedoria que busca induzir o jovem a
adquirir sabedoria e inteligência (Pv 8). Elas são analogias perfeitas da
insensatez e da sabedoria respectivamente. Dito isto, podemos afirmar que o
propósito do livro de Provérbios é instruir os jovens, moldando o seu caráter
de modo que a sua vida seja plenamente coerente entre os valores atemporais de
Deus e as circunstâncias temporais de nossa experiência humana. Por isso, um
livro tão antigo como o de Provérbios tem muito a dizer a você, pois as
questões de que trata são atemporais, eternas; elas não brotam da esfera
externa do ser humano, mas das questões do coração que todo jovem apresenta em
qualquer contexto que se encontra, O Livro de Provérbios foi escrito para você!
- O livro de Provérbios tem como objetivo ajudar as pessoas a viverem com
sabedoria e a entenderem melhor o caminho da vida. O livro oferece conselhos
sobre como enfrentar a realidade e realizar as tarefas, e como caminhar de
forma mais leve e prática. O livro de Provérbios aborda temas como: Valores,
Comportamento moral, Significado da vida humana, Conduta direita,
Relacionamento entre o homem e Deus. O livro de Provérbios é escrito em poesia
e utiliza técnicas como imagens vívidas e paralelismo para guiar o leitor. Uma
das passagens mais conhecidas do livro é Provérbios 31:10–31, que descreve os
atributos de uma mulher íntegra. O conhecimento é nada mais do que uma
acumulação de fatos brutos, mas a sabedoria é a capacidade de ver as pessoas,
eventos e situações como Deus os vê. No Livro de Provérbios, Salomão revela a
mente de Deus em assuntos superiores e nobres, assim como em assuntos
ordinários e situações cotidianas. Parece que nenhum assunto escapou à atenção
do rei Salomão. Questões relativas à conduta pessoal, relações sexuais,
negócios, prosperidade, amor, ambição, disciplina, dívidas, educação infantil,
caráter, álcool, política, vingança e piedade estão entre os vários temas abordados
nesta rica coleção de provérbios.
2.
Tudo começa em Deus (v.7). Uma das preciosas lições da introdução
do livro de Provérbios e que a tradição bíblica de sabedoria começa em Deus (Pv
1.7), Ela se inicia com “o temor do Senhor”, isto é, a reverência a Deus, o
amor para com Ele, a confiança nEle e a humildade como consequência da
obediência aos seus mandamentos. Aqui, devemos prestar atenção para a expressão
“princípio”, Ela refere-se ao que vem primeiro, as condições elementares para
dar qualquer passo adiante. O “temor do Senhor” e a condição elementar para
conquistar a sabedoria em relação às coisas de Deus, consigo mesmo, com sua
família e na relação com a sociedade, Com efeito, todas as questões de nossa
vida, bem como nossa relação com o mundo em que vivemos, estarão organizadas
quando a nossa relação com Deus estiver em ordem e coerência com Ele. Não há
atalhos. Tudo começa em Deus!
- Sabedoria é olhar para a vida com os olhos de Deus. É andar segundo o
conselho de Deus, fazer sua vontade e deleitar-se nele. A sabedoria que afasta
o ser humano de Deus é consumada loucura, mas o conhecimento que anda de mãos
dadas com a sabedoria, este conduz o homem à felicidade. O livro de Provérbios
contém princípios eternos que oferecem prudência aos simples e conhecimento e
bom siso aos jovens. Prudência é a percepção lúcida daqueles que compreendem o âmago
das coisas e não se deixam enredar pelas meras aparências. Prudência é evitar o
caminho escorregadio do erro e colocar os pés na estrada da virtude, mesmo
quando instigado pela pressão da maioria. Até as pessoas mais simples, quando
são governadas pela Palavra de Deus, agem com prudência. Os jovens, por sua
vez, são naturalmente afoitos, atirados, e às vezes lhes falta a maturidade suficiente
para enfrentar os embates da vida. Porém, um jovem que pavimenta seu caminho
pela instrução da Palavra de Deus tem não apenas conhecimento, mas também bom
siso para viver vitoriosamente. Juventude não é sinônimo de imaturidade. Há
jovens sábios e maduros e idosos insensatos e tolos. O salmista chegou a
confessar que, embora jovem, era mais sábio que os idosos: Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus
testemunhos. Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos
(Sl 119.99,100).
3.
Escolha a sabedoria (Pv 1.20-23). No versículo 20, a sabedoria está
personificada numa mulher que “clama de fora”, isto e, ela clama nas ruas, nas
avenidas, nas praças ou em qualquer lugar que o jovem esteja; e os confronta de
maneira muito direta: “Até quando vocês serão ingênuos, insistiram em sua
ingenuidade” (Pv 1.22 NVT). O ingênuo aqui, ou o néscio, e aquele que carece de
prudência e entendimento, não tem convicção própria e, por isso, segue o
caminho de qualquer insensato (Pv 1.9). A Sabedoria Bíblica revelada em Deus
faz com que o jovem cristão seja responsável pela sua vida diante dEle, bem
como diante dos homens (Pv 1.23). Nesse sentido, o livro de Provérbios nos convida
a amadurecer, a fim de trilhar o caminho da prudência e da responsabilidade.
Provérbios desejam forjar um caráter divino dentro de você.
- O temor do SENHOR é o princípio
do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino (Pv 1.7). Qual a
diferença entre um sábio e um louco? O sábio teme a Deus e anda nos seus
conselhos; o louco despreza a sabedoria e o ensino. O que é sabedoria?
Sabedoria é olhar para a vida com os olhos de Deus. É viver regido pelo ensino
da Palavra de Deus. É andar nos conselhos de Deus, e não segundo os ditames do
mundo. O louco é aquele que se julga mais sábio do que Deus e despreza sua
Palavra. O louco substitui a cosmovisão divina pela sua própria visão de mundo.
O louco vangloria-se no seu saber e escarnece do ensino que emana da Palavra de
Deus. O louco assenta-se no tribunal e julga Deus, em vez de humilhar-se sob
sua poderosa mão. O sábio é aquele que tem consciência de que deve viver na presença
de Deus, governado pela verdade de Deus, sabedor de que terá de prestar contas
a Deus. O sábio não se estriba em seu próprio entendimento, em sua riqueza ou
mesmo em sua força. Reconhece sua dependência de Deus e anda humildemente com o
Senhor. Longe de vangloriar-se de seus feitos, de aplaudir a si mesmo e de satisfazer
todos os desejos do seu coração, afasta seus pés do mal para viver para o
inteiro agrado de Deus. O temor a Deus é o maior freio moral que alguém pode
ter na vida. Foi o temor a Deus que livrou José do adultério e Neemias da
corrupção.
CONCLUSÃO
Nesta lição, introduzimos o estudo ao
livro de Provérbios, vimos algumas particularidades desse Livro sagrado, sua
organização e propósito. Entretanto, o mais importante é atender ao convite e
ao chamado que o livro nos faz para viver em sabedoria. Então, você deseja
crescer em sabedoria?
- O segredo de uma vida vitoriosa é inclinar os ouvidos para dar atenção
às verdades divinas. Pessoas são destruídas todos os dias por seguirem
conselhos ímpios, andarem com gente perversa e se assentarem em rodas de
escarnecedores. O sábio tapa seus ouvidos à voz dos pecadores e inclina-os à
voz de Deus. Sabe que precisa crescer e não pode estacionar no território do
comodismo espiritual. Vamos mergulhar nesse livro maravilhoso porém esquecido!
Venha comigo!
Tudo já valeu a pena, mas a maior recompensa ainda está por vir.
Que o mundo saiba que Jesus Cristo é o seu Senhor!
Dele seja a glória!
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Francisco Barbosa (@Pbassis)
Graduado em Gestão Pública;
Teologia pelo Seminário Martin Bucer (S.J.C./SP);
Pós-graduando em Teologia Bíblica e Exegese do Novo Testamento, pela
Faculdade Cidade Viva (J.P./PB);
Professor de Escola Dominical desde 1994 (AD Cuiabá/MT, 1994-1998; AD Belém/PA, 1999-2001; AD Pelotas/RS,
2000-2004; AD São Caetano do Sul/SP, 2005-2009; AD Recife/PE (Abreu e Lima),
2010-2014; Ig Cristo no Brasil, Campina Grande/PB, 2015).
Pastor da Igreja de Cristo no Brasil em Campina Grande/PB
Servo, barro nas mãos do Oleiro.
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Quer falar comigo? Tem alguma dúvida?
WhatsApp: 8398730-1186
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HORA DA REVISÃO
1. O que difere os ensinamentos do
Livro de Provérbios dos ensinos de Salmos? Diferentemente
de Salmos, o Livro de Provérbios traz ensinamentos valiosos para a nossa vida prática,
ou seja, é um Livro de ética, maneira de viver em Deus, consigo mesmo, em
família e em sociedade
2. O que é sabedoria?
Na Bíblia, a palavra
“sabedoria” tem a ver com a habilidade de viver no reino de qualquer
circunstância sem perder de vista as virtudes que identificaram um modo justo e
reto de quem serve a Deus
3. Quais são as principais divisões do
livro de Provérbios?
I- Discursos (1-9): II-
Coleções de provérbios (10-29) III- Apêndices (3o e 31).
4. Qual é o propósito do livro de
Provérbios?
O propósito do Livro de
Provérbios está exposto na introdução do próprio Livro: “conhecer a sabedoria e
a instrução” (Pv 1.2): “para conhecimento e discernimento aos jovens” (Pv 1.4 –
NVI) e “para o sábio ouvir e crescer em sabedoria (Pv 1. 5)
5. Onde a tradição de Sabedoria Bíblica
começa?
A tradição bíblica de
sabedoria começa em Deus (Pv 1.7)