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14 de outubro de 2024

EBD JOVENS| Lição 03: Um Coração Protegido |4° Trim/2024

 Pb Francisco Barbosa

 

TEXTO PRINCIPAL

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.” (Pv 4.23)

Entenda o Texto Principal:

- O "coração" normalmente se refere à mente como o centro do pensamento e da razão (3.3; 6.21; 7.3), mas também inclui as emoções (15.15,30), a vontade (11.20; 14.14) e, assim, todo o ser interior (3.5). Ele é o depositário de toda a sabedor e a fonte de tudo o que afeta o discurso (v. 24), a visão (v. 25) e a conduta (vs. 2b-27).

 

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RESUMO DA LIÇÃO

Quando cultivamos as virtudes da Palavra de Deus, protegemos nosso coração.

Entenda o Resumo da Lição:

- Quatro verbos identificam os aspectos necessários para se lidar de maneira urgente com o pecado em seu estágio inicial (vide Pv 4.14):

1) evitar a situação pecaminosa;

2) afastar-se o máximo possível do pecado;

3) desviar-se do pecado; e

4) passar longe ou fugir do pecado.

Esse plano se encaixa perfeitamente com o padrão da sedução do pecado descrito em Tg 1.13-1.5. 4.16-17. Aqueles que, ao contrário disso, sentem a necessidade de pecar e veem o pecado como alimento para sua alma faminta e perversa, seu coração não passa de um pântano imundo. O caminho do crente é de luz cada vez mais brilhante, como o sol que surge pálido na madrugada e atinge o seu esplendor ao meio-dia.

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Provérbios 4.20-23

20.Filho meu, atenta para as minhas palavras; as minhas razões inclina o teu ouvido,

- (Compare com Provérbios 4:10, 13; Provérbios 3:8…). Um novo chamado à atenção, por causa da nossa tendência a “sonolência” espiritual (compare com Provérbios 4:1).

21 Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no meio do teu coração,

- Como o “ouvido” foi mencionado em Provérbios 4:20, assim “olhos” e “coração” são neste verso, os três caminhos para a entrada do conhecimento no homem. Os olhos devem estar engajados na leitura frequente da Palavra de Deus, como os homens frequentemente olham para seu smartphone, e artistas para o seu modelo. Pode haver alusão a Êxodo 13:16: “por uma memória diante de teus olhos”. “No meio do teu coração”, não meramente à porta dele; mas como um tesouro escondido no mais íntimo de uma casa (Provérbios 2:1; Provérbios 3:3, 21; Deuteronômio 6:6). [Jamieson; Fausset; Brown]

22.Porque são vida para os que as acham e saúde, para o seu corpo,

- saúde…corpo – preservando de vícios destrutivos à saúde.

23. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.

- porque dele procedem as saídas da vida – o coração é o depósito de toda a sabedoria e a fonte de tudo o que afeta a vida e o caráter (Mateus 12:35; Mateus 15:19). [Jamieson; Fausset; Brown]

 

INTRODUÇÃO

Nesta Lição, abordaremos o conceito bíblico de coração e como podemos protegê-Lo. Estudaremos a amplitude do termo com o objetivo de responder como podemos atender ao apelo desta lição: proteger o coração.

- Na Bíblia, o coração é o centro da personalidade e do ser humano, sendo o lugar onde se originam a oração, as ações e as condutas morais. É também o local onde se encontram os pensamentos, desejos, sentimentos, intenções e decisões. A Bíblia coloca grande importância em manter o coração puro, e considera que o coração deve ser alimentado com coisas humanas e divinas. A Bíblia também diz que Deus pode criar um novo coração dentro de nós, em resposta à fé. "Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável" (Sl 51.10).

 

I. O CONCEITO BÍBLICO DE CORAÇÃO

1. Compreendendo Provérbios 4. No capítulo 4, a sabedoria aparece como primazia em que o pai procura transmiti-la ao filho (vv. 1-9), a escolha entre dois caminhos (vv.10-19) e o apelo à pureza do coração (vv. 20-21). Nesta lição, nos deteremos na última seção (vv. 20-27). Nela, as expressões “coração”, “guardar”, “olhem diretamente” e “bem-ordenados” se destacam. Na lição anterior, mencionamos a amplitude da palavra coração. Aqui, aprofundaremos mais o conceito bíblico do termo e veremos o quanto ele se mostra relevante para nós que vivemos numa sociedade de muitos desafios que podem nos desequilibrar interiormente.

- A PRIMAZIA DA SABEDORIA, 4:1-27- Neste trecho temos um retrato seleto da primazia da sabedoria. O capítulo contém três discursos distintos. No primeiro (1-9), um pai tenta transmitir o seu amor pela sabe­doria ao seu filho; no segundo (10-19), a escolha entre os caminhos contrastantes da vida é destacada; e na seção final (20-27), encontramos um apelo à pureza de coração e de vida.

O Amor do Pai pela Sabedoria (4:1-9)- Ouvi, filhos, a correção do pai (1). O mestre aqui ou assume o papel de um pai ou, como pai, lembra a sua própria herança religiosa tão valiosa. Esta última posição parece mais provável em vista das declarações autobiográficas dos versículos 3-4. Certa­mente o antigo povo de Israel cria que a religião deveria ser ensinada e transmitida na prática. Preceitos e prática eram ambos muito importantes na propagação da fé. Em concordância com essa herança, o cristianismo é evidentemente uma religião de instruções. O mestre fala de forma carinhosa acerca do seu próprio lar hebreu. Quando ele era tenro (3; jovem na idade biológica), ambos, pai e mãe, compartilhavam a educação dos filhos. A devoção aos mais elevados valores na vida é transmitida por meio do impacto pessoal de pais devotos sobre a vida dos seus filhos, e de mestres sobre as vidas dos seus pupilos. Edgar Jones nos lembra que "o relacionamento entre o mestre e o aprendiz é pessoal, e não superficial. Nesse relacionamento de confiança mútua a verdadeira educação se torna possível"? Adquire a sabedoria, adquire a inteligência (5). A repetição do verbo "adquirir" é significativa. Não é suficiente ser ensinado, por mais importante que isso seja. A pessoa precisa adquirir a sabedoria por iniciativa própria. Kidner pensa que a expressão do mestre aqui "é uma forma direta de dizer: 'O que é necessário não é intelecto nem oportunidades, mas decisão. Você quer isso? Então venha e pegue'". As parábolas neotestamentárias do tesouro escondido e da pérola de grande valor (Mt 13:44-46) ilustram bem essa verdade que o pai estava tentando comunicar. A primazia da sabedoria é sublinhada novamente nos versículos 6-9. O filho deve "amar" a sabedoria assim como amaria a sua noiva (6). Este amor traz grandes recompensas (cf. SI 45.13; Pv 1.9; Is 61.10). Paulo disse: "Mas é grande ganho a piedade com contentamento" (1 Tm 6.6). O conhecimento vale mais do que todo o custo para obtê-lo. Um Apelo para a Pureza de Coração e de Vida (4:20-27). O segredo da vida santa é dado nos versículos 20-27. Ela é, em primeiro lugar, a confiança no Deus que nos capacita a trilhar o caminho da justiça e retidão. Filho meu, atenta para as minhas palavras (20) com toda a sua personalidade humana — ouvido (20); olhos (21,25); coração (21,23); corpo (22); boca [...] lábios (24); mãos e pés (27).

2. O coração. A palavra hebraica que aparece para coração em Provérbios 4 é lebhobh, Essa palavra traz um significado amplo que engloba coração, mente e ser interior. Ela descreve a disposição interior da pessoa (Dt 6.S; 1 Sm 16.5; 2 Cr 15.15); o lugar onde se processa o pensamento de uma pessoa (Js 23.14; 1 Rs 8.18; Is 6.10), o local em que reside as emoções do ser humano (Dt 28,47, Js 2.11, Sl. 13.21). Do ponto de vista bíblico, é o coração que move a vontade e as ações das pessoas, isto é, a saída da vida (Pv 4.23). Então, podemos dizer que, na Bíblia, o coração ganha uma amplitude na relação entre pensamento, emoção/sentimento e vontade/ação. Não por acaso, o Senhor Jesus disse: “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias” (Mt 15,19). Por isso, devemos proteger o centro da nossa vida: o coração. Para isso, é preciso proteger o pensamento, as emoções, os sentimentos e a vontade que formam o conceito bíblico de coração.

- Em segundo lugar, o coração precisa ser guardado com toda a diligência, porque dele procedem as saídas ("fontes", ARA) da vida (23); "dela fluem as fontes da vida" (AT Amplificado). Horton diz: "Toda conduta é resultado de fontes escondidas. Todas as palavras são a expressão de pensamentos. A coisa primeira e mais importante é que as fontes escondidas dos pensamentos e sentimentos sejam mantidas puras. A origem de todos os nossos problemas é a amargura do coração, o sentimento de inveja, a erupção repentina de desejos pervertidos. Uma salvação meramente exterior não tem valor al­gum; uma mudança de local, uma fórmula mágica, um perdão convencionado, não podem tocar a raiz do mal. 'Eu gostaria que o senhor mudasse o meu coração', disse Sekomi, chefe de uma tribo na África, a Livingstone. `Dê-me remédio para mudá-lo, porque é orgulhoso, orgulhoso e zangado, sempre zangado'. Ele não queria ouvir falar da forma neotestamentária de mudança de coração; ele queria uma forma exterior, mecânica — e seria impossível encontrar essa forma". No apelo que o mestre faz pela pureza, apelo profundo e recorrente na revelação do Antigo Testamento, encontramos o conceito que Jesus destacou de forma ainda mais in­tensa no Novo. Ele falou da necessidade da pureza da alma quando mostrou que o coração do homem é a fonte de todos os pensamentos e atos maus (Mt 15:18-19; Mac 7:20-23). Ele anunciou a pureza de coração como uma das bem-aventuranças da nova aliança (Mt 5.8).

 

SUBSÍDIO 1

Professor(a) explique “que, nos textos de Salomão, coração raramente se refere ao órgão físico, Coração se refere ao nosso ser interior, a sede de nossa consciência, o nosso núcleo de tomada de decisões, o centro de nossa mente, nossas emoções e nossa vontade. Na verdade, o termo hebraico aparece neste contexto mais de setenta vezes apenas no livro de Provérbios. Por isso, quando você ouvir falar sobre um coração desprotegido, tenha em mente a responsabilidade que temos de proteger o nosso ser interior da invasão do inimigo. Salomão considerava claramente este conselho particular como uma questão de vida ou morte, literalmente, Ele escreveu: ‘Porque estas palavras são vida para os que as acham e saúde, para o seu corpo’ (Pv 4.22). Em outras palavras, este conselho não apenas impedirá que você morra, como também lhe ajudará viver verdadeiramente, Não meramente existir, mas viver, Este conselho também ajudará você a ter boa saúde e a evitar as consequências físicas negativas do pecado.” (Adaptação, SWINDOLL, Charles R. Vivendo Provérbios. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p.6t.)

 

II. PROTEGENDO O PENSAMENTO

1. O pensamento bíblico. O sábio inicia o versículo 20 fazendo um pedido: “atenta para as minhas palavras, as minhas razões inclina o teu ouvido”, O versículo 21 exorta: “guarda-as no meio do teu coração”. Tanto a palavra “atenta” quanto a palavra “guarda” denotam uma atividade que abrange o processo racional do pensamento. É preciso pensar, ponderar, prestar atenção para o que está sendo ensinado. Esse trabalho de processar o pensamento tem a ver com selecionar o que será o centro da atenção de seu pensamento. Esse trabalho é tão importante, pois o que pensamos inevitavelmente gerará sentimentos e emoções. Isso está muito claro no texto de Filipenses 4.8. Saber escolher o que vamos pensar e o trabalho da inteligência, do intelecto. Deus nos dotou de intelecto para escolher o bem, o caminho da vida. Logo, a Bíblia e a fé cristã não anulam o intelecto, mas o direcionam segundo a ação do Espírito Santo (Jo 14.26; 16.8).

- Temos aqui o sétimo Recurso Paternal: manter um coração de sabedoria. Este apelo é composto principalmente de imperativos que incentivam o filho a assistir à instrução sábia e proteger a presença de sabedoria em seu coração (vv. 20-21, 23-A), rodando do mal no discurso e ações (vv. 24-26a, 27). Isso é porque a sabedoria traz a saúde (v. 22) e continua a sustentar (v. 23b) e seguro (v. 26b) o caminho de quem faz isso. Os comandos vv. 20-21 tudo incentiva a internalização sabedoria. Coração em Provérbios refere-se regularmente para o centro da nossa vida interior e orientação a Deus, a partir do qual uma pessoa faz todo o pensamento, sentimento e escolha. Tomando as palavras de sabedoria para o coração é vital (são vida , v. 22), ea presença de sabedoria no coração vale a pena guardar, porque fora do coração fluem todos os pensamentos, palavras e escolhas de vida de uma pessoa ( com isso o fluxo de fontes da vida , v 23;. cf Marcos 7:21-23, Lucas 6:45).

2. Pensamento protegido. Ora, como proteger o pensamento? Essa era uma preocupação dos cristãos primitivos e dos cristãos dos primeiros séculos. Para trilhar uma vida de santidade é preciso proteger o pensamento (Mt 15.19; Fp 4.8,9). E a melhor maneira de fazer isso é a disciplina da meditação bíblica. Atentar e guardar a Palavra de Deus passa pela leitura, reflexão e memorização do texto bíblico. Esse é o processo que fecha o ciclo da meditação bíblica. Dessa forma, um valor eterno ou um conceito que o texto bíblico ensina passa a dominar o nosso pensamento, Assim, quanto mais os valores divinos dominarem o nosso pensamento, mais as nossas emoções, sentimentos e vontade serão influenciados por eles. O contrário também é verdadeiro: quanto mais os valores dos instintos humanos dominarem os nossos pensamentos, mais as nossas emoções, nossos sentimentos e nossa vontade serão dominados por eles (Tg 1.14,15; 3.13-16).

- Muitos cristãos lutam com essa questão, especialmente em nosso mundo altamente tecnológico. No entanto, tomar o controle dos nossos pensamentos é essencial. Provérbios 4:23 diz: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida." O "coração" inclui a mente e tudo que procede dela. Alguém disse que cada pecado que cometemos é cometidos duas vezes, uma vez em nossos pensamentos e novamente quando agimos devido a esses pensamentos. É mais fácil livrar a nossa vida de pecado se o atacarmos quando ainda no início (em nosso pensamento), em vez de esperar que se torne enraizado em nossas vidas por nossas ações e, em seguida, tentar retirá-lo. Há também uma diferença entre ser tentado (um pensamento entrando na mente) e pecar (meditar e desfrutar de um mau pensamento). É importante compreender que quando um pensamento entra em nossa mente, nós o examinamos com base na Palavra de Deus e determinamos se devemos continuar por esse caminho ou rejeitar o pensamento e substituí-lo por outro pensamento. Se já permitimos que um hábito se forme em nossa vida de pensamento, torna-se mais difícil mudar o caminho de nossos pensamentos, assim como é difícil pegar um carro de um barranco profundo e em uma nova pista. Aqui estão algumas sugestões bíblicas para tomar o controle de nossos pensamentos e se livrar de pensamentos errados:

1. Seja constante na Palavra de Deus de modo que quando um pensamento pecaminoso entrar na nossa mente (uma tentação), seremos capazes de reconhecê-lo pelo que é e saber o rumo a tomar. Jesus no deserto (Mateus 4) respondeu a cada uma das tentações de Satanás com a Escritura que se aplica à direção que Ele sabia que sua mente devia tomar, em vez de partir para o caminho do pensamento pecaminoso. Quando tentado a satisfazer sua necessidade física (transformar pedra em pão), Ele recitou a passagem sobre a importância de confiar em Deus. Quando tentado a servir a Satanás a fim de obter a glória do mundo, Ele trouxe a passagem que diz que devemos servir e adorar somente a Deus e falar da glória que pertence a Ele e aos que são Seus. Quando tentado a testar Deus (para ver se Deus realmente estava presente e iria manter as Suas promessas), Jesus respondeu com passagens que enfatizam a importância de crer em Deus sem ter que vê-lo demonstrar a Sua presença. Citar as Escrituras em um momento de tentação não é um talismã, mas serve o propósito de guiar as nossas mentes em uma trilha bíblica. No entanto, precisamos conhecer a Palavra de Deus ANTES DO TEMPO a fim de alcançar este objetivo. Assim, um hábito diário de estar na Palavra de uma maneira significativa é essencial. Se estivermos conscientes de uma determinada área da tentação constante (preocupação, luxúria, ira, etc.), precisamos estudar e memorizar passagens-chave que lidem com essas questões. Observar tanto o que devemos evitar (negativo) quanto como devemos responder corretamente (positivo) aos pensamentos tentadores e situações - antes de termos que lidar com eles – muito nos ajudará a alcançar a vitória.

2. Viva na dependência do Espírito Santo, principalmente por meio de buscar a Sua força através da oração (Mateus 26:41). Se confiarmos em nossa própria força, nós falharemos (Provérbios 28:26, Jeremias 17:9, Mateus 26:33).

3. Não devemos alimentar as nossas mentes com o que promove pensamentos pecaminosos. Esta é a ideia de Provérbios 4:23. Devemos guardar o nosso coração - o que permitimos que entre ou permaneça nele. Jó 31:1 diz: "Fiz aliança com meus olhos; como, pois, os fixaria eu numa donzela?" Romanos 13:14 diz: "mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências." Assim, devemos evitar revistas, vídeos, sites, conversas e situações que nos preparem para cair. Também devemos evitar passar o tempo com aqueles que nos incentivam a seguir esses caminhos errados.

4. Devemos seguir Deus ardentemente, substituindo os pensamentos pecaminosos por atividades e mentalidades piedosas. Este é o princípio de reposição. Quando tentado a odiar alguém, podemos substituir esses pensamentos de ódio com ações divinas: fazemos o bem para eles, falamos bem deles e oramos por eles (Mateus 5:44). Ao invés de roubar, devemos trabalhar duro para ganhar dinheiro, para que possamos buscar oportunidades para dar aos outros em necessidade (Efésios 4:28). Quando tentado a cobiçar uma mulher, tiramos o nosso olhar, louvamos a Deus pela maneira como Ele nos fez - macho e fêmea - e oramos pela mulher (por exemplo: "Senhor, ajude esta jovem mulher a vir a conhecê-lo, se ela ainda não o conhece, e a ter a alegria de caminhar contigo"), então pense nela como uma irmã (1 Timóteo 5:2). A Bíblia fala muitas vezes de se "despojar" de ações e pensamentos errados, e em seguida de se "revestir" com ações e pensamentos divinos (Efésios 4:22-32). Simplesmente buscar remover os pensamentos pecaminosos sem substitui-los com pensamentos com santos deixa um campo vazio para Satanás vir e semear as suas ervas daninhas (Mateus 12:43-45).

5. Podemos usar comunhão com outros cristãos do jeito que Deus planejou. Hebreus 10:24-25 diz: "Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima." Cristãos companheiros que nos encorajam nas mudanças que desejamos (melhor que sejam do mesmo sexo), que oram por nós e conosco, que nos perguntam em amor como estamos indo e que nos encorajam a evitar os velhos caminhos, esses são amigos realmente valiosos. Último e mais importante, esses métodos não terão nenhum valor a menos que tenhamos colocado a nossa fé em Cristo como Salvador do nosso pecado. Este é o lugar onde devemos absolutamente começar! Sem isso, não pode haver vitória sobre pensamentos pecaminosos e tentações, e as promessas de Deus para os Seus filhos não são para nós, nem está o poder do Espírito Santo disponível para nós! Deus vai abençoar aqueles que procuram honrá-lo com o que é mais importante para Ele: o que somos por dentro e não apenas o que aparentamos ser para os outros. Que Deus nos dê a mesma descrição que Jesus deu a Natanael - um homem [ou mulher] em quem não há dolo (João 1:47). https://www.gotquestions.org/Portugues/controlar-pensamentos.html.

 

SUBSÍDIO 2

Ao examinar o conselho de Salomão, sobre a importância de proteger o coração, perceba que, novamente, ele dirige as suas palavras da seguinte forma: ‘Filho meu’. Como o Espírito Santo preservou esta passagem para nós, agora nos beneficiamos do sábio conselho paterno de Salomão. Observe o comentário que ele faz a respeito de inclinar os seus ouvidos às palavras dele e conservá-las no meio do teu coração’ (v. 21). Muito interessante! Quero que dediquemos toda a nossa atenção a essa ideia de proteger o coração, Esta é a maneira como Salomão a expôs: ‘Sobre tudo o quê se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida'(4.a3). Perceba três aspectos importantes deste valioso versículo:

1- Isto é uma ordem: “Guarda”

2- Essa ordem tem uma intensidade: ‘sobre tudo o quê se deve guardar’.

3- A razão para a instrução é apresentada na última parte do versículo ‘porque.’ Notavelmente, o texto hebraico deste versículo começa com ‘sobre tudo o quê se deve guardar’. Como já vimos, os autores hebreus usaram a ordem de palavras para enfatizar uma ideia, normalmente colocando o que é mais importante em primeiro lugar em uma sentença. Em uma estrutura normal, em primeiro lugar vem o verbo, seguido pelo sujeito, e então o objeto. Mas Salomão mudou a ordem, para enfatizar a importância de seu conselho – o que, é claro, quer dizer que Deus considera o conselho crucial. A expressão hebraica traduzida como ‘sobre tudo’ também poderia ser traduzida como ‘com toda diligência’,’ (SWINDOLL, Charles R. Vivendo Provérbios, Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p 60,)

 

III. PROTEGENDO OS SENTIMENTOS E AS EMOÇÕES

1. Emoções e sentimentos. O versículo 22 mostra que a sabedoria é vida e saúde para o corpo; o versículo 24 descreve a sabedoria que traz a retidão a boca e virtude aos lábios. O livro de Provérbios mostra que as palavras da nossa boca e a saúde do nosso corpo têm a ver com o equilíbrio entre as nossas emoções e sentimentos. Mas qual seria a diferença entre eles? A emoção é um estado mental intenso, explosivo e de pouca duração que provoca impacto em nosso comportamento, manifestando-se como: ira, tristeza, medo, desprezo, alegria etc. Já o sentimento é um estado mental menos intenso e menos explosivo, porém, suave e duradouro, que se manifesta como: amor, gratidão, compaixão, felicidade, decepção, solidão etc. Assim, um dos maiores desafios para que as nossas emoções não desequilibrem e cultivar sentimentos ou virtudes que a Palavra de Deus denomina como Fruto do Espírito. Não se trata de uma obra meramente humana, mas desenvolvida pelo Espírito Santo de Deus em nós (Gl 5.22).

- A principal diferença entre emoções e sentimentos é a complexidade e a duração: Emoções - São reações instintivas e automáticas a estímulos ambientais. São breves e intensas, e podem ser observadas por outras pessoas. As emoções são geradas no sistema límbico do cérebro, e podem causar reações físicas como palpitações, suor, choro ou dor. Sentimentos - São interpretações conscientes e subjetivas das emoções, e são mais complexos e profundos. São acessíveis apenas à própria pessoa, e podem ser prolongados e menos intensos. Os sentimentos envolvem o córtex pré-frontal do cérebro, e são construídos a partir da percepção e avaliação de algo. Emoções e sentimentos estão relacionados e não ocorrem de forma unilateral, ou seja, não há emoções sem sentimentos e vice-versa. Para lidar bem com os sentimentos, precisamos conhecer a verdade da Palavra de Deus (João 17:17). É importante reconhecer os sentimentos por aquilo que são – sentimentos. As emoções são reais, mas nem sempre dizem a verdade. Devemos analisar nossos sentimentos à luz da Bíblia, para ver se estão certos ou errados.

2. Emoções e sentimentos protegidos. As emoções não são más. Elas cumprem um papel muito importante para a nossa autopreservação, O problema é que se elas se desequilibrarem, toda a vida também se desequilibra, Então, o medo vira pânico; a tristeza vira depressão: a ira vira cólera. Logo, o pecado jaz em nossa porta (Gn 4.6,7), Do ponto de vista bíblico, a melhor forma de equilibrar as nossas emoções, ou de protegê-las, e cultivando sentimentos virtuosos cuja porta de entrada e o amor (1 Co 13.13; Gl 5.22,23). Portanto, somos chamados a cultivar a mansidão, a bondade, a paciência, ou seja, pensando em tudo o que é puro, justo, amável e bom (Fp 4.8), Assim, nosso coração estará protegido.

- A Bíblia fala sobre emoções, fala às nossas emoções e nos fala até mesmo em uma linguagem emocional. Em primeiro lugar, considere os imperativos bíblicos que recomendam emoções (Rm 12.12, 1 Ts 5.16, etc.). Também temos expressões e exemplos de personagens bíblicos que expressaram emoções, como Davi no episódio em que a arca estava em Obede-Edom, ou Ana, que se derramou diante do Senhor, ou Jeremias, no capítulo 4. Estes exemplos nos mostram que esse é um assunto importante na perspectiva bíblica. Da mesma forma, nos Salmos encontramos a anatomia de todas as partes da alma humana: expressões de alegria, tristeza, ansiedade, arrependimento, desencorajamento. Todas essas expressões são convites para que eu e você expressemos nossas emoções diante do Senhor Deus. Até mesmo a maneira de Deus se revelar ocorre em termos de emoções, por exemplo: a ira, os ciúmes (ou o zelo), a tristeza, a compaixão e o amor de Deus. Deus se revela em termos de emoções. E por fim, a descrição dos elementos do fruto do Espírito: amor, paz, longanimidade, benignidade, etc., é feita em termos de emoções. É importante observar a vida emocional de Jesus pois o objetivo da vida cristã é ser conformado à imagem de Jesus. Vejamos cinco emoções:

1. Compaixão. É a emoção mais comum encontrada em Cristo. Ele é alguém profundamente compadecido em relação a diferentes tipos de pessoas. Ela se fundamentava na compreensão do amor do Deus Pai. Essa compaixão dizia respeito a qual era a necessidade mais profunda do ser humano: ovelhas espiritualmente desorientadas e desamparadas. Essa compaixão não era vazia, mas levava Jesus a atos concretos.

2. Ira. O julgamento moral perfeito, tanto para aprovar quanto para desaprovar. Jesus se ira até mesmo com seus discípulos em certas ocasiões. Mas Jesus não explodia em ira, pois a própria compaixão o fazia restringir sua ira. A ira, em si, não é pecado, mas o pecado corrompe a expressão da nossa ira. Por isso, devemos restringi-la ao amor.

3. Tristeza. Jesus chorou em certas ocasiões. Jesus chorou ao ver os efeitos da morte. Chorou ao observar Jerusalém. Teve profunda tristeza ao contemplar o que o aguardava na cruz. Jesus autentica que a tristeza é legítima. Mas ao levá-la diante de Deus, Jesus nos mostrou como devemos tratá-la, derramando aos pés do Senhor.

4. Amor. Longe de ser apenas uma emoção, o aspecto emocional não pode ser dissociado do amor. Os atos amorosos de Jesus sempre foram precedidos da emoção de amor em seu interior. A expressão do amor de Jesus foi sacrificial e o cristão é chamado a expressar seu amor dando a vida por seus irmãos. 5. Alegria. Jesus exultou no Senhor em certas ocasiões.

A Bíblia nos revela a natureza, o propósito e o quadro das nossas emoções totalmente redimidas quando nos aponta para Cristo nosso Senhor. Eis algumas aplicações: É importante que você conheça bem a sua doutrina para que diante do tratamento das emoções dos aconselhados, não dê um conselho contrário às Sagradas Escrituras. Para os aconselhados, cuidado para não usar as emoções como fonte da sua identidade. Não diga “esse é meu jeito, eu sou assim”. A identidade do crente está em Cristo Jesus e devemos expressá-las como Cristo as expressa. Dê nome às suas emoções. Fale sobre suas emoções com Deus. Procure observar a maneira bíblica de lidar com suas emoções, conforme procuramos o padrão em Jesus Cristo, nosso Senhor e Redentor.

 

IV – PROTEGENDO A VONTADE

1. A vontade e as saídas da vida. O versículo 23 diz que devemos guardar o coração porque dele procedem as saídas da vida. Isso significa que o que falamos e fazemos são consequência do que cultivamos no coração. Nossa boca falará o que está em nosso coração; nossos olhos olharão de acordo com o que está no coração; nossos passos serão bem-ordenados ou mal-ordenados de acordo com o que está no coração (Pv 4.24-27). Do coração, emerge a nossa vontade. Da vontade, geramos a ação. Nossa vontade e ação serão boas se o nosso pensamento e sentimentos forem bons.

- Em João

2. Vontade protegida. Romanos 8 nos ensina que a inclinação do Espírito e vida e paz (Rm 8.6) e os que são guiados pelo Espírito Santo são verdadeiramente filhos de Deus (Rm 8.14), Dessa maneira, o Espírito Santo, mediante a Palavra de Deus, nos leva a desejar fazer tudo o que glorifica o Senhor Jesus (Jo 16.13,14). Então, desejando as coisas do Espírito, podemos falar das coisas do Espírito e fazer as coisas do Espírito, Nossa vontade estará alinhada a vontade do Espírito Santo. Tudo está no coração, começando pelo pensamento, passando pelo sentimento e chegando à vontade. Que nosso “espírito, alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis” (1 Ts 5.23).

- “Guarda o teu coração” significa que você deve tomar cuidado com seus pensamentos, desejos e emoções. Tudo de bom ou de ruim que você faz começa no coração. Por isso, é muito importante cuidar do coração. Provérbios 4:23 diz que você precisa guardar seu coração porque sua vida depende dele. Assim como sua vida física depende de ter o coração saudável, sua vida espiritual depende de seus pensamentos, desejos e emoções. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4:23. Guardar o coração não significa se isolar nem reprimir tudo que você sente. Seu coração não é uma prisão, onde ninguém pode entrar nem sair! Guardar o coração significa filtrar tudo que acontece com seu coração, escolhendo as melhores influências e atitudes, de acordo com a vontade de Deus. Guarda teu coração, mas de quê? Você precisa guardar seu coração de perigos de dois lugares diferentes: Influência externa; Muitas coisas no mundo podem atacar e contaminar seu coração, deixando-o fraco e doente: Mentiras – muitas coisas tentam lhe enganar para você nunca viver na liberdade da verdade de Jesus. Tentações – convites para pecar, que até parecem boas no início. Crueldade – quando alguém lhe machuca ou faz mal a quem você ama. Mas Deus lhe dá as armas certas para guardar seu coração dessas influências externas: A verdade – que está escrita na Bíblia e revela toda mentira; Domínio próprio – que vem do prazer de agradar a Deus mais que ao mundo; Amor e perdão – para sarar as feridas de seu coração e lhe ajudar a reagir da forma correta; Pensamentos internos: - A maior guerra que você vai travar é consigo mesmo. A Bíblia fala sobre levar seus pensamentos cativos (2 Coríntios 10:5). Isso significa avaliar seus pensamentos e desejos, para ver se estão de acordo com a verdade de Jesus. Os que não estão precisam ser corrigidos. Ser crente não significa que seus pensamentos vão ser todos bons. Seu coração precisa aprender a se submeter a Deus. Mudar os pensamentos é uma forma de adorar a Deus (Romanos 12:1-2).

 

SUBSÍDIO 3

Professor(a). converse com os alunos explicando que eles têm um destino. Deus os criou com um propósito específico (Sl 139.13-16), Ele quer que eles não apenas andem honesta e obedientemente, mas que cumpra o seu destino. Portanto, é essencial proteger o coração, conhecendo a Deus, pessoal e experimentalmente; discernindo a sua vontade revelada; eliminando todas as distrações que os afastam desse chamado: andando, firme e constantemente, pelo caminho que Ele ordenou. Incentive-os a protegerem a mente e a gerenciarem as emoções e sentimentos, e que não se contentem com nada menos que o melhor de Deus.’ (Adaptado de SWINDOLL, Charles R. Vivendo Provérbios. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p, 62 )

‘Deus quer todo o nosso eu, a nossa alma, representada na Bíblia muitas vezes pela palavra coração. A alma pensa, sente, tem vontades, decide e se comporta. Ela une temperamentos, caráter, personalidade e comportamentos, e precisa ser submetida inteiramente a Cristo. Deus não olha para o que dizemos ou aparentamos ser, mas para o que realmente somos, para o que pensamos, para as intenções das nossas ações, e para cada atitude tomada por nós. Ele quer nossa personalidade, nosso eu interior e inteiro, quer dominar sobre o nosso comportamento intencional, equilibrando nossa vida emocional – Deus deseja a nossa alma totalmente restaurada. E todas estas mudanças só serão possíveis com a nossa permissão.(CRUZ Elaine. Equilíbrio Emocional Rio de Janeiro. CPAD. 2019, p. 6o.)

 

CONCLUSÃO

É muito significativo quando, no Novo Testamento, o Senhor nos ordena: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração” (Mc 12.30). E como se o Senhor estivesse faltando: ame ao Senhor com todo o seu pensamento, sentimento e vontade Que essas faculdades humanas estejam plenamente coerentes entre si para amá-lo, Quando isso acontecer, nossos pensamentos, alinhados com o Reino, ordenarão os nossos desejos que perpassarão a nossa vontade, manifestando-se em nosso comportamento, Assim, a sabedoria estará internalizada dentro de nós e o nosso coração estará protegido (Pv 4.23)

- O texto de 12.30 “Amarás, pois, o Senhor”, foi tirado de Dt 10.12; 30.6, Jesus usou a própria Palavra de Deus do Pentateuco para responder à pergunta, indicando a natureza ortodoxa de sua teologia. Muitas pessoas querem amar a Deus, gostariam de amar a Deus, mas não sabem como. Muitas pessoas não sabem nem mesmo como amar umas às outras ou receber amor umas das outras. Se não sabemos dar amor ou recebê-lo, deixamos de experimentar tudo o que Deus quer que experimentemos. Só se pode amar através do coração e foi no coração que Deus capacitou-nos a amar. Entretanto, por causa do pecado, o coração do homem encontra-se desabilitado, totalmente desqualificado a amar. O nosso coração está voltado para o pecado. Pendemos para o egoísmo. O pecado nos impede de amar tanto a Deus como o próximo. O homem preso no pecado só pensa em si, só ama a si, só cuida de si. O homem escravo do pecado, quando faz algo para o próximo, é algo mau: “Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço”. (Rm 7.15)

 

Tudo já valeu a pena, mas a maior recompensa ainda está por vir.

Que o mundo saiba que Jesus Cristo é o seu Senhor!

Dele seja a glória!

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Francisco Barbosa (@Pbassis)

Graduado em Gestão Pública;

Teologia pelo Seminário Martin Bucer (S.J.C./SP);

Pós-graduando em Teologia Bíblica e Exegese do Novo Testamento, pela Faculdade Cidade Viva (J.P./PB);

Professor de Escola Dominical desde 1994 (AD Cuiabá/MT, 1994-1998; AD Belém/PA, 1999-2001; AD Pelotas/RS, 2000-2004; AD São Caetano do Sul/SP, 2005-2009; AD Recife/PE (Abreu e Lima), 2010-2014; Ig Cristo no Brasil, Campina Grande/PB, 2015).

Pastor da Igreja de Cristo no Brasil em Campina Grande/PB

Servo, barro nas mãos do Oleiro.

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WhatsApp: 8398730-1186

 

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HORA DA REVISÃO

1. Como podemos resumir o capítulo 4?

No capítulo 4, a sabedoria aparece como primazia em que o pai procura transmiti-La ao filho (vv. 1-9), a escolha entre dois caminhos (10-19) e o apelo à pureza do coração (20-27)

2. Que significado amplo a palavra “coração” engloba na Bíblia?

Essa palavra traz um significado amplo que engloba coração, mente e ser interior

3. Como o autor inicia o versículo 20 de Provérbios 4?

O sábio inicia o versículo 20 pedindo: “atenta para as minhas palavras, as minhas razões inclina o teu ouvido”

4. Se as emoções não são más, qual é o problema que elas apresentam?

O problema é que se elas se desequilibrarem, toda a vida também se desequilibra Então, o medo vira pânico: a tristeza vira depressão; a ira vira cólera

5. Segundo a lição, o que acontece quando a nossa vontade se alinha com a vontade de Deus?

Logo, quando a nossa vontade estiver alinhada a vontade de Deus, então, seremos verdadeiramente felizes, conforme nos ensina as Bem-aventuranças do Sermão do Monte (Mt 5.1-12)