Pb Francisco Barbosa (@Pbassis)
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TEXTO ÁUREO
“E, tendo orado, moveu-se o lugar em que
estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com
ousadia a palavra de Deus.” (At 4.31)
ENTENDA O TEXTO PRINCIPAL:
• Tendo
eles orado proseuchomai (προσεύχομαι) “orar, suplicar, rogar a Deus”. A
igreja respondeu à perseguição com súplica unida. Não foi uma oração fria, mas
uma invocação fervorosa e uníssona, conforme o verso 24 já mostra (“unânimes
levantaram a voz a Deus”). Eles oraram com base nas promessas de Deus e em Sua
soberania. O mover do Espírito não começa com programação, mas com oração
dependente. Tremeu o lugar onde estavam reunidos saleuō (σαλεύω) “agitar,
abalar, sacudir”. Aoristo passivo – a ação foi feita por Deus. Deus respondeu
fisicamente. Esse abalo não foi apenas sísmico, mas teofânico: manifestação da
presença poderosa de Deus (cf. Êx 19.18; Is 6.4). Foi um selo visível de que a
oração foi ouvida. A igreja pediu ousadia; Deus respondeu com poder e presença.
Todos
ficaram cheios do Espírito Santo pimplēmi (πληρόω / πλησθῆναι) “encher
completamente, ser dominado por”. Esse enchimento pode vir acompanhado de dons
espirituais como ousadia, profecia, línguas, milagres, etc. Com
intrepidez, anunciavam a palavra de Deus laleō (λαλέω) “falar, proclamar, declarar”. parrēsia
(παρρησία) – “intrepidez, ousadia, franqueza”. A evidência imediata do
enchimento foi a ousadia para proclamar o evangelho. Não se esconderam. Não se
calaram. Não negociaram a verdade. Essa ousadia é uma marca de quem anda cheio
do Espírito (cf. At 2.14; 4.13). Ousadia não é imprudência, é coragem revestida
pelo Espírito para testemunhar mesmo sob risco de morte.
VERDADE PRÁTICA
Uma igreja cheia do
Espírito Santo suporta aflições, ora com poder e ousa no testemunho cristão.
ENTENDA A VERDADE PRÁTICA:
• Uma igreja
verdadeiramente cheia do Espírito Santo não recua diante das aflições; ela
transforma perseguições em oração fervorosa, recebe poder do alto e avança com
ousadia irresistível no testemunho de Cristo.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 4.24-31
24. E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, e disseram:
Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles
há;
• Unânimes
levantaram a voz a Deus... Esta oração fervorosa mostra o modo como a
igreja primitiva enfrentava oposição e perseguição. Eles não buscaram vingança,
nem oraram por livramento da perseguição, mas rogaram a Deus que os capacitasse
a proclamar com mais ousadia a Palavra de Deus, acompanhada de sinais e
maravilhas pelo poder do Espírito Santo. (BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL)
• Unânimes
levantaram a voz a Deus. A resposta dos apóstolos à ameaça foi reunir
os crentes e orar. A oração deles demonstra a fé madura da igreja primitiva. Em
vez de se queixarem ou temerem, eles reconheceram a soberania de Deus sobre
tudo o que estava acontecendo, inclusive a perseguição. (Bíblia de Estudo
MacArthur)
25. Que disseste pela boca de Davi, teu servo: Porque bramaram os gentios,
e os povos pensaram coisas vãs?
• Por
que bramam as nações...? A oração cita o Salmo 2, interpretando-o como
profecia do ódio e oposição dos governantes contra Jesus Cristo, o Ungido de
Deus. Eles reconhecem que a perseguição que enfrentam é uma continuação da
oposição que Jesus sofreu. (BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL)
26. Levantaram-se os reis da terra, E os príncipes se ajuntaram à uma,
contra a Senhor e contra o seu Ungido.
• Uma citação do
Salmo 2.1–2. A igreja entendeu que a oposição contra Jesus por parte das
autoridades era cumprimento direto das profecias do Antigo Testamento. Davi,
inspirado pelo Espírito Santo, já havia anunciado que os reis e líderes da
terra se levantariam contra o Ungido de Deus. (Bíblia de Estudo MacArthur)
27. Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste,
se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de
Israel;
• Verdadeiramente...
Os cristãos reconhecem que Herodes, Pôncio Pilatos, os gentios e os líderes
judeus se reuniram contra Jesus. Eles apontam como esses eventos cumpriram o
plano soberano de Deus, previamente determinado. (Bíblia de Estudo
MacArthur)
28. Para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente
determinado que se havia de fazer.
• Para
fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram... Aqui
há uma forte afirmação da soberania de Deus. Mesmo os atos malignos dos homens,
como a crucificação de Jesus, estavam sob o controle divino e aconteceram
conforme Seu plano eterno. (Bíblia de Estudo MacArthur)
29. Agora, pois, ó Senhor, olha para os suas ameaças, e concede aos teus
servos que falem com toda a ousadia a tua palavra;
• Agora,
pois, ó Senhor... Este versículo revela o coração da igreja: eles não
pedem livramento, mas coragem para continuar proclamando a mensagem de Cristo.
A oração deles reflete total dependência do Espírito Santo para realizar a obra
de Deus. (BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL)
• Concede
aos teus servos que falem com toda intrepidez... Eles não oraram por
livramento da perseguição, mas por ousadia para continuar proclamando o
evangelho. Essa ousadia viria por meio da confiança na soberania de Deus e da
ação do Espírito. (Bíblia de Estudo MacArthur)
30. Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e
prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus.
• Enquanto
estendes a tua mão... Os crentes esperavam que Deus operasse milagres e
curas por meio do nome de Jesus, como confirmação da mensagem pregada. Isso
demonstra que os dons espirituais e os sinais eram considerados parte vital da
missão da igreja. (BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL)
• Enquanto
estendes a mão... Eles pedem que Deus continue realizando milagres, não
como fim em si mesmos, mas como confirmação da mensagem que anunciavam — o nome
de Jesus. (Bíblia de Estudo MacArthur)
31. E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram
cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.
• Tendo
eles orado... A resposta de Deus à oração foi imediata: O lugar tremeu
como sinal visível da presença de Deus. Todos foram novamente cheios do
Espírito Santo. A igreja foi fortalecida para anunciar a Palavra com ousadia. Este
versículo reforça a continuidade da experiência do enchimento com o Espírito,
não limitada ao Dia de Pentecostes. A plenitude do Espírito é uma necessidade
contínua para testemunho eficaz. (BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL)
• Tendo
eles orado, tremeu o lugar... Deus respondeu à oração demonstrando Sua
presença de maneira visível e sensível (tremor do lugar), enchendo novamente os
crentes com o Espírito Santo para que continuassem a falar com ousadia. (Bíblia
de Estudo MacArthur)
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INTRODUÇÃO
Nesta lição, veremos como
uma igreja cheia do Espírito Santo se comporta. A partir do capítulo 4.24-31 do
livro de Atos dos Apóstolos, encontramos uma das principais marcas que
caracterizam a igreja de Jerusalém: a perseverança. Uma igreja perseverante é
capacitada para dar testemunho de sua fé mesmo que em meio ao fogo da provação
(1 Pe 4.12). Essa igreja suporta as provações porque é cheia do Espírito. Por
causa do Evangelho, ela renuncia seu próprio bem-estar e não aceita ficar na
“zona de conforto”. Na verdade, sem a capacitação do Espírito o Corpo de Cristo
não suporta as provas para cumprir sua missão no mundo. Outra marca uma igreja
cheia do Espírito Santo é a sua capacidade de orar com poder e, por isso,
impactar o mundo ao seu redor. Essa oração fortalece a igreja, capacita-a a
testemunhar de maneira eficaz. Da mesma forma, uma igreja cheia do Espírito
Santo é marcada pela ousadia para proclamar o Evangelho com poder. E, por isso,
se tornar relevante para o mundo.
• Toda geração de
discípulos precisará responder à mesma pergunta: como a igreja de Cristo
permanece firme quando o mundo treme? No capítulo 4 de Atos, especialmente nos
versículos 24 a 31, encontramos uma resposta viva. Ali, a igreja não se reúne
para discutir estratégias humanas, mas para buscar, em uníssono, o favor do
Pai. O texto começa com um verbo forte: “e tendo orado”, no grego, proseuchomai
(προσεύχομαι), que implica súplica, entrega, clamor profundo. Eles não estavam
apenas falando com Deus, estavam se derramando diante d’Ele. E o resultado foi
igualmente impactante: “tremeu o lugar onde estavam reunidos” (eseleuthē ho
topos), um abalo que não apenas sacudiu o solo, mas selou no coração daqueles
crentes que o céu estava envolvido na causa. Mas há mais do que um evento
sobrenatural aqui. O versículo 31 usa o verbo eplēsthēsan (ἐπλήσθησαν) “ficaram
cheios”, referindo-se a uma ação divina contínua. Como observa o teólogo
pentecostal Gordon D. Fee, “o enchimento do Espírito não é um evento isolado,
mas uma capacitação constante para a missão da igreja.”¹ E é isso que precisamos
compreender: igrejas que resistem ao fogo da perseguição não o fazem por
estrutura, mas por presença. Elas não dependem de prestígio social, mas de
plenitude espiritual. Essa plenitude se manifesta em três marcas visíveis:
a. perseverança no sofrimento (1Pe 4.12);
b. oração poderosa e,
c. ousadia no
testemunho.
Não é casual que o termo
parrēsia (παρρησία), traduzido por “intrepidez”, apareça no final do verso 31.
Ele carrega a ideia de franqueza santa, coragem para falar o que é necessário,
mesmo quando não é seguro. Como afirmou o pastor Antônio Gilberto, “a Igreja
cheia do Espírito não apenas fala de Cristo, ela transpira Cristo em cada gesto
e palavra.”² A oração deles não foi um pedido de proteção, mas de poder.
Isso nos confronta: temos orado por conforto ou por coragem? A lição é clara: a
igreja de Jerusalém foi relevante não porque era perfeita, mas porque era cheia
do Espírito. Ela enfrentou opressão, sim, mas respondeu com intercessão. Ela
foi ameaçada, mas não silenciada. O Comentário Bíblico Beacon discorre assim:
“quanto mais a igreja orava, mais ousadamente ela falava.”³ Esse tipo de igreja
ainda é possível hoje se voltarmos ao lugar da oração, da Palavra e da comunhão
com o Espírito. A verdadeira pergunta não é se Deus ainda enche, é se estamos
dispostos a sermos vasos novamente.
_______________
1. FEE, Gordon D. Paulo, o
Espírito e o povo de Deus. São Paulo: Vida Nova, 2006.
2. GILBERTO, Antônio.
Manual da Escola Dominical. Rio de Janeiro: CPAD, 1982.
3. BEACON HILL. Comentário Bíblico Beacon – Volume 7: João a
Atos. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
Palavras-Chave: Espírito Santo
• A Terceira Pessoa
da Santíssima Trindade, juntamente com Deus Pai e Deus Filho (Jesus Cristo). É
Co-eterno, Co-igual e Consubstancial a Eles, ou seja, plenamente Deus, com a
mesma natureza divina. O Espírito Santo é descrito como o Consolador, o Guia, o
Autor da vida e o Santificador. O
Espírito Santo é o próprio Deus! Ele tem emoções, vontades, intercede (Rm 8.26-27),
fica triste (Ef 4.30), atua como consolador, que Jesus havia dito que Ele seria
(Jo 14.16-26; 15.26).
I. UMA IGREJA PERSEVERANTE
1. Suporta o sofrimento. Após
sua pregação junto à Porta Formosa, Pedro e João são levados presos (At 4.3) e,
posteriormente, ameaçados por pregarem o nome de Jesus (At 4.17). Foi dito a
eles que não falassem nem ensinassem no nome do Senhor (At 4.18). A ordem era
clara, mas os apóstolos estavam dispostos a pagarem o preço de não segui-la.
Eles suportariam tudo por amor a Jesus. Agiam com perseverança. Isso só foi
possível porque Pedro, que falava por si e pelos demais apóstolos, havia sido
cheio do Espírito Santo (At 4.8). O tempo verbal do grego usado no versículo 8
(tendo sido cheio) demonstra que o apóstolo, que já havia sido batizado no
Espírito Santo, no Pentecostes (At 2.4), foi revestido novamente do poder do
alto. Uma igreja continuamente cheia do Espírito suporta as provas e o
sofrimento. Melhores presentes para os seus entes queridos.
• A perseverança não
é uma virtude teórica na vida da igreja. Ela é colocada à prova nas ruas, nas
portas das cidades, nas prisões e nos tribunais. É exatamente isso que vemos em
Atos 4. Após um milagre notável realizado junto à Porta Formosa (At 3), Pedro e
João são presos (At 4.3) e, depois, duramente ameaçados por pregarem no nome de
Jesus (At 4.17-18). A ordem que receberam foi clara: “não falem mais nesse
nome.” Mas os apóstolos não hesitaram. Escolheram obedecer a Deus em vez dos
homens (At 4.19), mesmo sabendo o que isso custaria. Essa resistência não veio
da bravura humana. O texto de Atos 4.8 revela que Pedro, ali, foi novamente
cheio do Espírito Santo. O termo grego utilizado é plēstheis (πλησθεὶς),
aoristo passivo de pimplēmi, indicando uma ação pontual e sobrenatural de
capacitação. Ou seja, Pedro, que já havia experimentado o batismo no Espírito
no Pentecostes (At 2.4), agora está sendo revestido novamente com poder para um
momento específico de desafio. Como afirma o teólogo Frank D. Macchia, “a
plenitude do Espírito é dinâmica, ocorrendo repetidamente na vida do crente,
conforme a necessidade e a missão.”¹ Esse detalhe é teologicamente crucial: a perseverança não
nasce apenas da decisão humana, mas da presença ativa do Espírito. É Ele quem
fortalece os crentes para suportarem injúrias, ameaças e sofrimentos por amor a
Cristo. Como destaca o Comentário Bíblico Beacon, “Pedro estava cheio do
Espírito — não apenas uma vez, mas sempre que a situação exigia testemunho
ousado.”² Portanto, uma igreja
perseverante não é aquela que simplesmente “aguenta firme”. Ela é aquela que,
cheia do Espírito Santo vez após vez, suporta as aflições com fé, enfrenta a
oposição com coragem e continua a proclamar o Evangelho com intrepidez. Isso é
mais do que resistência: é fidelidade sustentada do alto. Essa verdade desafia
a nossa geração. O que nos mantém de pé quando somos pressionados por fora e
desanimados por dentro? Que tipo de força nos impulsiona a continuar servindo,
mesmo quando os frutos parecem escassos e os riscos crescem? A resposta não está
em nós, mas no Espírito que nos preenche e nos conduz. Ser perseverante, à luz
de Atos, é estar cheio de Deus, mesmo quando o mundo tenta nos esvaziar.
_______________
1. MACCHIA, Frank D. Baptized in the
Spirit: A Global Pentecostal Theology. Grand Rapids: Zondervan, 2006.
2. BEACON HILL. Comentário Bíblico Beacon
– Volume 7: João a Atos. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
2. Não negocia seus valores. Quando a classe sacerdotal intimou os apóstolos e lhes
deram ordem expressa para que eles não falassem nem ensinassem no nome de
Jesus, a resposta dos apóstolos foi: “Julgai vós se é justo, diante de Deus,
ouvir-vos antes a vós do que a Deus” (At 4.19). Em outras palavras, os
apóstolos afirmaram que não negociaram a sua fé. Não abriram mão dos valores da
fé que haviam recebido, pois eles são inegociáveis. Uma das marcas de uma
igreja que perdeu ou está perdendo o poder do Espírito é a sua aceitação de princípios
e práticas que afrontam as Escrituras.
• Quando os líderes
religiosos da época, aqueles que deveriam guardar a verdade, ordenaram aos
apóstolos que se calassem, a resposta de Pedro e João foi tão corajosa quanto
teologicamente fundamentada: “Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos
antes a vós do que a Deus” (At 4.19). No original grego, o verbo akouō (ἀκούω),
“ouvir”, aqui está no infinitivo presente, denotando uma atitude contínua: A
quem nós continuaremos ouvindo, a Deus ou a vocês? A frase é um confronto
direto com a autoridade ilegítima que se opõe ao evangelho, e revela o
compromisso inabalável da igreja primitiva com a obediência radical a Deus. Os
apóstolos estavam deixando claro: a fé que receberam não era negociável. A
verdade de Cristo não estava em debate, nem sujeita à cultura dominante ou aos
caprichos dos poderosos. Eles não estavam apenas defendendo uma ideia, mas
preservando o legado apostólico, aquele que lhes foi confiado pelo próprio
Cristo. Como destaca Craig Keener, “para os primeiros cristãos, desobedecer às
autoridades era aceitável quando estas exigiam que desobedecessem a Deus. A
fidelidade a Cristo superava qualquer ordem humana.”¹ Aqui encontramos um critério vital de saúde espiritual: uma
igreja cheia do Espírito não relativiza o que Deus revelou. Quando o Espírito
Santo está presente e ativo, Ele testifica da verdade (Jo 16.13) e forma,
dentro da comunidade, uma consciência espiritual que resiste a qualquer
doutrina ou prática que fira a Palavra. Como afirma Douglas Oss, “a plenitude
do Espírito leva a uma obediência crescente à autoridade de Cristo e à Palavra
inspirada.”² Por outro lado, uma das evidências mais nítidas de que uma
igreja está enfraquecendo espiritualmente é justamente sua tendência de ceder à
pressão do mundo, abraçando ideologias e comportamentos que contradizem as
Escrituras. Em nome da aceitação, ela silencia o evangelho. Em nome da
relevância, ela sacrifica a fidelidade. E sem perceber, troca a voz de Deus
pela voz do sistema. Como advertiu o pastor Antônio Gilberto: “uma igreja que
perde a unção do Espírito perde também o discernimento da verdade.”³ Hoje, a pergunta dos
apóstolos ainda ecoa para nós: quem estamos ouvindo? A igreja que continua
cheia do Espírito não apenas guarda seus valores; ela os vive com coragem,
proclama com clareza e se recusa a negociar aquilo que o céu estabeleceu como
eterno.
_______________
1. KEENER, Craig S. The IVP
Bible Background Commentary: New Testament. Downers Grove: InterVarsity Press,
1993.
2. OSS, Douglas. Atos dos
Apóstolos. In: ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário
Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
3. GILBERTO, Antônio. A
Doutrinação da Igreja. Rio de Janeiro: CPAD, 1984.
3. Está convicta de sua fé. Uma igreja cheia do Espírito Santo está convicta de sua fé.
Não se apoia em suposições, mas em fatos (At 4.20). Os primeiros cristãos não
apenas ouviram sobre Deus, mas também testemunharam suas obras. Quando Filipe
pregou em Samaria, os samaritanos se convenceram porque “ouviam” e “viam” os
sinais que Filipe fazia (At 8.6). Alguém já disse que Deus é plenamente
obedecido no céu porque lá Ele é visto, enquanto na terra, muitas vezes, é
desobedecido por ser apenas ouvido. No entanto, a igreja cheia do Espírito não
apenas proclama a Palavra, mas também manifesta a obra de Deus (Rm 15.18,19).
Jesus foi poderoso tanto em palavras quanto em obras (Lc 24.19).
• Uma igreja cheia do
Espírito Santo não anda em incertezas. Ela vive com convicção. Pedro e João, ao
serem interrogados pelo Sinédrio, não hesitaram: “pois nós não podemos deixar
de falar das coisas que vimos e ouvimos” (At 4.20). No grego, o verbo dynametha
(δυνάμεθα), “não podemos”, indica incapacidade moral e espiritual de se calar.
Eles não estavam apenas autorizados a falar; estavam impulsionados
interiormente por tudo o que testemunharam em Cristo. Para eles, a verdade não
era teoria, era realidade vivida. Esse testemunho apostólico é a base da
verdadeira fé cristã. A igreja primitiva não apenas ouviu sobre Jesus, ela o
viu, tocou, provou de seu poder. Como declarou o próprio João: “o que temos
visto e ouvido, isso vos anunciamos” (1Jo 1.3). Não se tratava de suposições
religiosas, mas de fatos espirituais. É por isso que o apóstolo Paulo diz que o
evangelho de Cristo foi proclamado “com poder, por sinais e prodígios, pelo
poder do Espírito de Deus” (Rm 15.18-19). A convicção nasce quando a Palavra e
o Espírito caminham juntos, quando o que se prega também se vê. Um exemplo
claro está em Atos 8.6: os samaritanos “atendiam unânimes às coisas que Filipe
dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele fazia.” A fé deles não foi gerada
apenas por palavras eloquentes, mas por um testemunho visível do poder de Deus.
Como disse o estudioso pentecostal Robert P. Menzies, “o ministério cristão
autêntico é aquele em que a proclamação do Reino é acompanhada por evidências
concretas de sua chegada.”¹ É por isso que a igreja cheia do Espírito é tão diferente.
Ela não apenas fala de Deus, ela torna Deus visível por meio de seu amor, de
sua santidade e de sua autoridade espiritual. Como afirmou Jesus aos discípulos
no caminho de Emaús, Ele foi “poderoso em obras e palavras diante de Deus e de
todo o povo” (Lc 24.19). A verdadeira fé é robusta, não abstrata. Ela se
sustenta na Palavra, se confirma nas obras e se alimenta da presença contínua
do Espírito. Essa é a fé que precisamos hoje: uma fé que nos convence e que
convence outros; que tem raízes nas Escrituras, frutos no Espírito e firmeza diante
da oposição. Uma fé que não se cala, porque já viu demais para fingir que nada
aconteceu.
_______________
1. MENZIES, Robert P.
Empowered for Witness: The Spirit in Luke-Acts. Sheffield: Sheffield Academic
Press, 1994.
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SINOPSE I
A igreja primitiva enfrentou perseguições, mas permaneceu firme
na fé e na missão.
AUXÍLIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
“A CORAJOSA DECLARAÇÃO.
A situação era difícil, porque Pedro e João eram cidadãos leais.
Eles deviam obedecer às autoridades constituídas, especialmente em se tratando
de autoridade religiosa. […] Pedro estabeleceu, para sempre, o princípio
fundamental entre os limites da obediência cívica e do dever cristão de
testemunhar. Quando existe clara contradição entre os mandamentos dos homens e
os de Deus, de tal forma que obedecer a uns é desobedecer aos outros, não sobra
mais nenhuma dúvida quanto ao que crente deve fazer. Juízes justos têm de optar
entre o caminho de punir e o de declarar inocente. Estes sacerdotes, no
entanto, não eram justos. Irritados contra os apóstolos não ousavam fazer nada
contra eles, “por causa do povo”. Medo do povo, e não o senso de justiça,
levou-os a soltar os apóstolos” (PEARLMAN, Myer.
Atos: Estudo do Livro de
Atos e o Crescimento da Igreja Primitiva. Rio de Janeiro: CPAD, 2023,
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II. UMA IGREJA QUE ORA COM PODER
1. Orando com propósito.
Observamos na oração do capítulo 4.24-30 de Atos dos Apóstolos que os crentes
oram para que Deus seja glorificado por meio de um evangelismo de poder. Eles
oraram com um propósito e, por isso, foram específicos. Não foi, portanto, uma
oração vaga. Nela, eles oraram para que Deus exercesse a sua soberania e agisse
por meio deles dando-lhes poder para testemunhar do Senhor Jesus. Nesse
sentido, o propósito da oração foi para que Deus fosse glorificado na resposta.
• O que faz a oração
de uma igreja abalar o mundo ao seu redor? Em Atos 4.24–30, vemos que não foi o
volume da voz, mas a clareza do propósito. A comunidade cristã, recém-ameaçada
pelas autoridades, não orou por segurança, conforto ou alívio, mas por ousadia
e poder para continuar proclamando o nome de Jesus. E isso muda tudo. Eles
reconheceram a soberania de Deus desde o início da oração: “Tu, soberano
Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo que neles há…” (At 4.24). A
palavra usada aqui é despotēs (δεσπότης), um termo raro no Novo Testamento, que
transmite a ideia de autoridade suprema e incontestável. Os crentes não estavam
falando com um deus impessoal, mas com o Senhor absoluto da história, Aquele
que dirige os reis, silencia as nações e fortalece seus servos. Isso já define
o tom: a oração nasce da teologia. Eles sabiam quem estavam invocando. Mais do
que isso, eles foram específicos: pediram ousadia (parrēsian, παρρησία),
milagres, sinais, e a extensão da mão de Deus através deles (At 4.29–30). Eles
oraram como quem crê que Deus age ativamente no mundo, e que os dons do
Espírito não foram relicários do passado, mas ferramentas para o presente. Como
escreve French L. Arrington, “a oração apostólica era intencional, missionária
e centrada em Cristo — jamais mecânica ou genérica.”¹ Aqui aprendemos que orações poderosas não surgem de
fórmulas, mas de corações alinhados com a missão. A igreja não buscava apenas o
agir de Deus, mas se oferecia como instrumento desse agir. O objetivo não era
autopreservação, mas glorificação do nome de Cristo. Como afirmou Robert P.
Menzies, “oração cristã autêntica busca o avanço do Reino antes do bem-estar
próprio.”² Esse
modelo de oração nos desafia. Será que nossas orações revelam essa mesma paixão
pelo propósito de Deus? Oramos com objetivos claros e bíblicos? Ou gastamos a
maior parte do nosso tempo pedindo o que nos protege em vez do que nos envia?
Uma igreja cheia do Espírito ora como quem entende que Deus ainda deseja
manifestar Seu poder através de vasos humanos, frágeis, mas dispostos.
_______________
1. ARRINGTON, French L. A
Igreja Cheia do Espírito. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.
2. MENZIES, Robert P.
Empowered for Witness: The Spirit in Luke-Acts. Sheffield: Sheffield Academic
Press, 1994.
2. Orando em unidade. “E,
ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus” (At 4.24). A Concordância
de Strong explica que a palavra “unânimes” vem do termo grego homothymadon, que
significa um grupo de pessoas agindo com o mesmo propósito e em total harmonia.
Isso mostra que havia unidade e concordância na oração. Uma igreja cheia do
Espírito Santo é unida. Ela sabe respeitar as diferenças e entende que unidade
não significa que todos são iguais. No meio da igreja, há crentes mais
experientes e outros que ainda estão aprendendo; há aqueles que são maduros na
fé e há os que ainda estão amadurecendo na caminhada cristã. Mas nada disso
impede que a igreja se una em oração, buscando a Deus com o mesmo propósito.
• O livro de Atos nos
revela algo profundo: quando a igreja ora unida, o céu se move. Em Atos 4.24 lemos:
“E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus.” Essa não é uma
simples descrição de um momento devocional coletivo, é uma demonstração de
maturidade espiritual que toca as estruturas invisíveis do Reino. A palavra
traduzida como “unânimes” no texto grego é homothymadon (ὁμοθυμαδόν), um termo
rico em significado. Derivado da junção de homos (ὁμός), que significa “o
mesmo”, e thymos (θυμός), que se refere a “mente, intenção, paixão”, essa
expressão descreve um grupo que pensa e sente na mesma direção. Não se trata de
uniformidade forçada, mas de harmonia profunda, uma espécie de sinfonia
espiritual onde diferentes vozes estão afinadas no mesmo propósito: glorificar
a Cristo. Essa unidade na oração não apaga as diferenças, ela as alinha. Em toda
comunidade cristã há diversidade: novos convertidos e veteranos da fé, pessoas
fervorosas e outras ainda frágeis na caminhada. Mas o que os unifica é o foco
no Senhor e a dependência do Espírito. Como afirma o teólogo pentecostal Gordon
D. Fee: “o Espírito não remove a diversidade, mas a transforma em harmonia
funcional para o bem comum.”¹ Essa lição é urgente para a igreja de hoje. Em um tempo
marcado por polarizações e disputas internas, Atos 4 nos lembra que o Espírito
Santo se move com liberdade onde há coração alinhado. Onde há unidade na
oração, há espaço para o poder de Deus se manifestar. Como reforça a Bíblia de
Estudo Pentecostal, “a concordância na oração comunitária foi essencial para a
ousadia e os sinais que se seguiram.”² O chamado, portanto, é claro: sejamos uma igreja que ora em
unidade. Que respeita os diferentes níveis de maturidade, mas que se une num
mesmo clamor, numa mesma paixão, num mesmo nome: Jesus. Porque quando o povo de
Deus levanta a voz com um só coração, o céu responde com um só poder.
_______________
1. FEE, Gordon D. A
capacitação do Espírito. São Paulo: Vida Nova, 2011.
2. BÍBLIA DE ESTUDO
PENTECOSTAL. Rio de Janeiro: CPAD, 1995
3. Orando fundamentada na Palavra de Deus. Ao orarem, os crentes citaram o Salmos 2.1,2: “que disseste
pela boca de Davi, teu servo: Porque bramaram as gentes, e os povos pensaram
coisas vās?” (At 4.25). Não basta orar. É preciso orar tomando por base a
Palavra de Deus. Orar fundamentado na Palavra é orar crendo e afirmando as suas
verdades. Uma oração feita fora da Palavra de Deus não terá nenhuma garantia de
ser respondida porque Ele vela pela sua Palavra para a cumprir (Jr 1.12). Não
há dúvidas de que a falta de fundamentação bíblica pode estar por trás do
fracasso na vida de oração.
• A oração mais
poderosa não é a mais longa, nem a mais intensa. É a que está ancorada nas
Escrituras. Em Atos 4.25, ao clamar ao Senhor, os primeiros cristãos recorrem
ao Salmo 2, um texto messiânico que fala da oposição das nações contra o Ungido
de Deus. Eles dizem: “que disseste pela boca de Davi, teu servo: Por que se
enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs?” Eles estavam orando, sim,
mas estavam orando com a Bíblia aberta no coração. O verbo “disseste” (eipas, εἶπας)
em Atos 4.25 mostra algo central: Deus fala, e o que Ele falou permanece
autoridade. A igreja estava interpretando o que vivia à luz do que Deus já
havia revelado. Para eles, a oposição do Sinédrio não era uma surpresa; era
cumprimento do que o Salmo 2 profetizara séculos antes. E mais do que apenas
citar um versículo, eles se colocaram dentro da narrativa bíblica, entenderam
que estavam vivendo uma continuidade do plano de Deus. Como afirma o teólogo
Craig Keener, “a igreja primitiva via nas Escrituras o roteiro da missão de
Deus, e por isso suas orações eram moldadas pela Palavra e não por sentimentos
momentâneos.”¹ Isso ensina algo essencial: orar fora da Palavra é orar sem
alicerce. E Deus não edifica sobre o vazio. Ele vela pela Sua Palavra para
cumpri-la (Jr 1.12), não pelas nossas preferências ou pressões emocionais. A
falta de fundamentação bíblica tem sido uma das causas do esvaziamento da vida
de oração em muitos crentes. Pedimos sem saber o que Deus prometeu. Repetimos
frases bonitas, mas que não carregam o peso da verdade revelada. Como afirmou o
pastor Antônio Gilberto, “oração eficaz é aquela que repousa sobre promessas
firmes da Escritura, e não sobre ideias humanas.”² Por isso, a igreja cheia do Espírito é também uma igreja
cheia da Palavra. Ora como quem conhece o Deus que fala. Clama como quem crê no
que está escrito. E quando isso acontece, o céu não apenas ouve — o céu
responde.
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1. KEENER, Craig S. Acts: An
Exegetical Commentary – Volume 2. Grand Rapids: Baker Academic, 2013.
2. GILBERTO, Antônio. A
Prática da Oração. Rio de Janeiro: CPAD, 1994
SINOPSE II
A oração foi e é a base espiritual da igreja, trazendo direção,
coragem e poder de Deus.
AUXÍLIO
BÍBLICO-TEOLÓGICO
“A BUSCA DO
PODER.
Quais foram as emoções dos discípulos? Não tinham medo, senão
pediram proteção. Não tinham ódio, por isso não pediram vingança contra seus
inimigos. Foi a corajosa resolução de cumprir a vontade de Deus que os levou a
orar: ‘Concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra’. Foi
a cura do coxo que deu ocasião à perseguição. Mas, ao invés de dar menos ênfase
às curas, pediam: ‘Estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e
prodígios pelo nome do teu santo Filho Jesus. A resposta veio tão rápido como o
trovão depois do raio. Enquanto oravam, recebiam conforme suas petições. Caiu o
poder divino e houveram grandes movimentos. Primeiro um tremor de terra ‘…
moveu-se o lugar em que estavam reunidos…’ Depois, um tremor de almas – ‘…
todos foram cheios do Espírito Santo…’ E, finalmente, um tremor de línguas … e
anunciavam com ousadia a palavra de Deus” (PEARLMAN, Myer. Atos: Estudo do
Livro de Atos e o Crescimento da Igreja Primitiva. Rio de Janeiro: CPAD, 2023,
p.53).
III. UMA IGREJA OUSADA NO SEU TESTEMUNHO
1. Ousadia para enfrentar oposição ao Evangelho. Os crentes oraram conscientes dos obstáculos que estavam
enfrentando: “Olha para suas ameaças” (v.29). Já foi dito que uma igreja cheia
do Espírito é uma igreja perseverante. Ela suporta a oposição e o sofrimento
por causa do Evangelho. Deve ser destacado ainda que uma igreja verdadeiramente
bíblica sofrerá rejeição e oposição: “E na verdade todos os que querem viver
piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2 Tm 3.12). Uma igreja que
procura se ajustar à agenda do Estado perdeu a sua autoridade espiritual e sua
legitimidade bíblica.
• Uma igreja cheia do
Espírito não apenas sobrevive em tempos de perseguição; ela floresce. Em Atos
4.29, os crentes não ignoram a realidade hostil à sua volta; eles a colocam
diante de Deus em oração: “Agora, Senhor, olha para as suas ameaças…” Eles
sabiam o que estava em jogo. Tinham sido ameaçados, advertidos, pressionados a
se calar. Mas em vez de pedir fuga, pediram ousadia. A palavra usada no
original é parrēsia (παρρησία), que denota coragem, franqueza, liberdade
destemida para falar, mesmo diante do perigo. Ousadia aqui não é sinônimo de
arrogância. É a firmeza que nasce da convicção de que a mensagem do Evangelho
vale mais do que a própria reputação ou segurança. Como afirmou Douglas Oss,
“essa ousadia é fruto direto da ação do Espírito, não de esforço humano; ela se
manifesta quando o crente está totalmente rendido ao propósito de Deus.”¹ Essa verdade é
confirmada por toda a Escritura. O apóstolo Paulo escreve com clareza em 2
Timóteo 3.12: “Todos os que querem viver piedosamente em Cristo Jesus padecerão
perseguições.” Não é uma possibilidade, é uma certeza. Uma igreja verdadeiramente
bíblica não será aplaudida por um mundo em trevas. Como disse o pastor Antônio
Gilberto: “a igreja que o mundo ama provavelmente já perdeu o brilho da
santidade e a voz profética.”² Infelizmente, muitas igrejas hoje se esforçam para parecer
agradáveis ao Estado, à mídia ou à cultura dominante. Suavizam a mensagem,
negociam valores e relativizam doutrinas para manter aceitação. Mas toda vez
que a igreja troca fidelidade por relevância, perde sua autoridade espiritual.
O Espírito Santo não unge conveniências; Ele unge corações dispostos a pagar o
preço da verdade. Por isso, ousar não é uma opção para a igreja de Cristo; é um
chamado. E essa ousadia não vem de estratégias, mas da plenitude do Espírito
Santo, que nos capacita a falar quando seria mais fácil se calar, a permanecer
de pé quando o mundo exige que nos curvemos. Essa é a ousadia que transforma
perseguição em plataforma para o Reino.
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1. OSS, Douglas. Atos dos
Apóstolos. In: ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário
Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
2. GILBERTO, Antônio. Manual
de Doutrinas Bíblicas. Rio de Janeiro: CPAD, 2001.
2. Ousadia no exercício dos dons espirituais. O evangelista nos informa que, tendo eles orado, todos
“foram cheios do Espírito Santo” (At 4.31). No ensino de Lucas (como em Paulo,
cf. 1 Co 14.12; Ef 5.18), o enchimento do Espírito está diretamente relacionado
à prática dos dons espirituais na igreja cristã. Não se trata, portanto, apenas
do uso de uma frase de efeito. No livro
de Atos dos Apóstolos, é o Espírito Santo quem dá o crescimento da Igreja e
opera milagres extraordinários, não somente por meio dos apóstolos, mas também
pelos demais cristãos. É a ação do Espírito de Deus entre eles que realiza
essas obras (At 6.3,5; At 8.5-7; 13.9). Devemos, portanto, nos encher do
Espírito Santo para que seus dons tragam edificação à Igreja.
• Em Atos 4.31, após
a igreja levantar um clamor unânime, algo poderoso acontece: “todos foram
cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a Palavra de Deus.” Essa
declaração não é simbólica nem retórica. Para Lucas, o enchimento do Espírito
não é uma experiência estática ou esporádica, mas uma capacitação contínua para
o testemunho e o ministério. No texto grego, a expressão “foram cheios” vem de
eplēsthēsan (ἐπλήσθησαν), aoristo passivo de pimplēmi, indicando uma ação
divina que renova e habilita o povo de Deus para a missão. Assim como Paulo
ensina em Efésios 5.18, “enchei-vos do Espírito”, a vida cristã autêntica
requer renovação constante da plenitude do Espírito. E essa plenitude se
manifesta, entre outras formas, por meio dos dons espirituais (charismata), que
visam a edificação do Corpo de Cristo (1Co 14.12). Não se trata de espetáculo
ou emoção descontrolada, mas de ministério com propósito, com base bíblica e
para glória de Deus. No livro de Atos, é evidente que o Espírito Santo não
atuava apenas através dos apóstolos. Estêvão, por exemplo, era um diácono,
cheio de fé e do Espírito (At 6.5), que realizava sinais e prodígios entre o
povo. Filipe, um evangelista (At 8.5-7), operava curas em Samaria, evidenciando
que o Espírito não faz acepção de pessoas quando encontra corações rendidos.
Barnabé, Paulo, Ananias, Ágabo e tantos outros demonstram que os dons não
estavam restritos a uma elite espiritual, mas eram distribuídos soberanamente
para todos os que estavam cheios do Espírito (cf. At 13.9). Como ensina Gordon
D. Fee, “para Lucas, o Espírito é tanto o sinal da nova era quanto a força
capacitadora da missão cristã.”¹ A ousadia que vemos no exercício dos dons espirituais nasce
da intimidade com o Espírito. Quanto mais cheios estamos d’Ele, mais livres
somos para servir com autoridade e humildade. E é essa ousadia que torna a
igreja relevante, não por programas bem elaborados, mas por ser instrumento do
sobrenatural de Deus em um mundo sedento por verdade e poder. Portanto, o
chamado permanece: não apenas deseje os dons, encha-se do Espírito. Porque os
dons não são um fim em si mesmos, mas ferramentas de amor para a edificação da
igreja (1Co 12.7; 14.1). E onde há plenitude do Espírito, há ousadia, há
serviço, há manifestação da glória de Deus entre o Seu povo.
_______________
1. FEE, Gordon D. A
capacitação do Espírito: A teologia do Espírito Santo segundo Lucas-Atos. São
Paulo: Vida Nova, 2011.
3. Ousadia na exposição da Palavra. As Escrituras dizem que, após a oração da igreja, “todos
foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus” (At
4.31). É interessante observarmos o uso da palavra “ousadia” nesse texto. Ela
aparece, por exemplo, em Atos 4.13 para se referir à coragem de Pedro e João
quando foram interrogados pelos anciãos e escribas. O cristão cheio do Espírito
se torna corajoso em sua vida cristã. Ele prega a Palavra de Deus com poder.
• Após a oração
fervorosa da igreja, Lucas registra algo impressionante: “Todos foram cheios do
Espírito Santo e anunciavam com ousadia a Palavra de Deus” (At 4.31). A ousadia
aqui não é mero entusiasmo humano; é o resultado direto da atuação do Espírito
Santo sobre corações rendidos. A palavra usada no grego é parrēsía (παρρησία),
um termo que expressa não apenas coragem, mas liberdade desinibida, convicção
profunda, autoridade para falar com franqueza mesmo diante da oposição. É a
mesma palavra que aparece em Atos 4.13, quando os líderes religiosos,
surpresos, percebem a ousadia de Pedro e João ao testemunharem diante do
Sinédrio. Aqueles homens não tinham títulos acadêmicos, mas tinham algo que o
mundo não pode produzir: a autoridade que nasce da presença real do Espírito em
suas vidas. Como destaca o Comentário Bíblico Pentecostal, “essa ousadia é
resultado de uma consciência clara da missão e da presença ativa de Deus.”¹ Essa ousadia na
exposição da Palavra não se limita ao púlpito. Ela se manifesta na sala de
aula, na faculdade, no ambiente de trabalho e até nas redes sociais. Sempre que
o Espírito enche alguém, Ele também o capacita a proclamar com clareza e poder
a verdade do Evangelho. Como afirma Gordon D. Fee, “o Espírito não apenas
inspira a Palavra, mas a transporta com eficácia por meio da igreja.”² No entanto, essa ousadia
não é insensata, nem desrespeitosa. É fruto da convicção de que a Palavra de
Deus é viva, eficaz e suficiente (Hb 4.12). O cristão cheio do Espírito não
recorre à manipulação emocional ou discursos vazios. Ele prega com
simplicidade, mas com fogo. Ensina com humildade, mas com convicção. E isso só
é possível quando a Palavra que ele anuncia já o transformou por dentro. Em
tempos em que muitos se envergonham das verdades bíblicas ou as distorcem para
se encaixar na cultura, a igreja cheia do Espírito se levanta com ousadia, não
para provocar polêmica, mas para proclamar redenção. E faz isso com intrepidez,
porque crê que a Palavra ainda é “poder de Deus para a salvação de todo aquele
que crê” (Rm 1.16).
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1. OSS, Douglas. Atos dos
Apóstolos. In: ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário
Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
2. FEE, Gordon D. A
capacitação do Espírito: A Teologia do Espírito segundo Lucas-Atos. São Paulo:
Vida Nova, 2011.
SINOPSE III
Movida pelo
Espírito Santo, a igreja anunciava o Evangelho com ousadia, sem temer oposição.
CONCLUSÃO
Nesta lição, vimos o que
caracteriza, de fato, uma igreja pentecostal. Suas características se tornam
visíveis e estão diretamente associadas à plenitude do Espírito Santo. A
Primeira Igreja não foi perfeita, como o livro de Atos deixa bem claro.
Contudo, suas limitações eram superadas por um viver diário sob a capacitação
do Espírito Santo. Se queremos, de fato, ser uma igreja relevante, devemos nos
deixar encher do Espírito Santo.
• Nesta lição,
aprendemos que o que torna uma igreja verdadeiramente viva e relevante não é o
tamanho de sua estrutura, nem a inovação de seus métodos, mas a presença real
do Espírito Santo em sua vida cotidiana. As marcas da Igreja de Atos (perseverança
em meio à perseguição, oração com propósito e poder, ousadia no testemunho e na
Palavra) não eram qualidades humanas, mas evidências da plenitude do Espírito. É
verdade que a Igreja primitiva não era perfeita. Havia conflitos, tensões e
limitações visíveis. Mas mesmo assim, ela era cheia de graça e poder, porque
viviam diariamente dependentes da ação do Espírito Santo. Como escreveu Frank
D. Macchia em Baptized in the Spirit: A
Global Pentecostal Theology (Grand Rapids: Zondervan, 2006): “o verdadeiro pentecostalismo não é um
sistema de doutrinas, mas um modo de vida centrado na presença transformadora
do Espírito.” Se hoje desejamos ser uma igreja que impacta o mundo com
fidelidade, verdade e poder, o caminho não é imitar fórmulas, é nos rendermos à
plenitude do Espírito. Ele continua a nos capacitar com dons, a nos mover em
oração, a nos levantar com ousadia para falar, viver e amar como Jesus. E onde
o Espírito tem liberdade, a igreja deixa de apenas existir e passa a
transformar. O desafio está diante de nós: vamos continuar tentando ser igreja
com nossas próprias forças, ou vamos nos humilhar e buscar ser cheios do
Espírito Santo? O que vivemos será sempre limitado se for apenas humano. Mas o
que o Espírito faz em nós, transborda. E quando a igreja transborda da presença
de Deus, o mundo não pode ignorar.
Meu
ministério aqui é um chamado do coração — compartilhar o ensino da
Palavra de Deus de forma livre e acessível, para que você, irmão ou irmã em
Cristo, possa crescer na fé e no conhecimento das Escrituras, sem barreiras,
com subsídios preparados por um Especialista em Exegese Bíblica do Novo Testamento.
Todo o material que ofereço é fruto
de oração, estudo e dedicação, e está disponível gratuitamente para que a luz
do Evangelho alcance ainda mais vidas sedentas pela verdade. Porém, para que
essa missão continue firme, preciso da sua ajuda.
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Juntos, podemos fazer a diferença. Conto com você!
REVISANDO O CONTEÚDO
1. Suportar provas e
sofrimento é uma marca de que tipo de igreja?
De uma igreja perseverante, que permanece firme na fé mesmo
diante das adversidades.
2. Cite uma das marcas da
igreja que perdeu ou está perdendo o poder do Espírito.
Uma dessas marcas é a aceitação de princípios e práticas que
afrontam as Escrituras.
3. O que podemos observar
em Atos 4.24-30?
A igreja reunida clamando para que Deus seja glorificado por
meio de um evangelismo de poder.
4. No ensino de Lucas, de
acordo com a lição, a que o enchimento do Espírito está relacionado?
Está relacionado à prática dos dons espirituais na igreja
cristã.
5. A palavra “ousadia” se
refere a quê em relação a Pedro e João?
Refere-se à coragem de Pedro e João quando foram interrogados
pelos anciãos e escribas.