Pb Francisco Barbosa
TEXTO PRINCIPAL
“Porque o que me achar achará a vida e alcançará favor do Senhor.” (Pv 8.35)
Entenda o Texto Principal:
- aquele que me encontra, encontra a vida
(compare com Provérbios 1:33; Provérbios 3:13-18; Jo 3:16,36; Jo 14:6;
Colossenses 3:3; 1João 5:1112). alcança o favor do SENHOR (compare
com Provérbios 12:2). A sabedoria divina produz os mais ricos tesouros, como
"lucro", "alongar-se da vida", riquezas",
"honra", "caminhos deliciosos", "paz",
"vida" e "felicidade" (Veja Pv 3.14-18).
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RESUMO
DA LIÇÃO
A sabedoria estava em antes e
durante a criação. Por isso, quem a encontra acha a vida e o seu propósito.
Entenda o Resumo da Lição:
- De que forma a sabedoria está relacionada à criação? Leia
Provérbios 8:22-31. A sabedoria existia antes da criação e tomou parte na
criação. A sabedoria está misteriosamente relacionada ao Senhor como Criador.
Perceba a intenção do autor sagrado: “se o próprio Deus usou a sabedoria para
criar, se ela é o instrumento mais antigo, anterior ao próprio Universo, e foi
fundamental para que ele viesse à existência, então muito mais devemos nós
usá-la em tudo o que fizermos na vida”.
TEXTO
BÍBLICO
Provérbios 8.22-31
22. O Senhor me
possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas,
- O Senhor me possuía. Cf. 3.19-20. A
sabedoria personificada reivindica o crédito por tudo o que Deus criou; assim,
a sabedoria já existia no início, como Deus já era eternamente. Cristo usou sua
eterna sabedoria na criação (Jo 1.1-3; 1Co 1.24,30).
23. Desde a
eternidade, fui ungida; desde o princípio, antes do começo da terra.
- Compare com Jo 17:24; 1João 5:11121João 1:12.
24. Antes de
haver abismos, fui gerada: e antes ainda de haver fontes carregadas de águas.
- Observe como esses versículos fazem um paralelo com o
relato da criação. A terra (v. 23) com o primeiro dia, em Gn 1.1 -5; as águas
(v. 24) com o segundo dia, em Gn 1.6-8; e a terra (vs. 25-26) com o terceiro
dia, em Gn 1.9-13.
25. Antes que os
montes fossem firmados, antes dos outeiros, eu fui gerada.
- sete.
26. Ainda ele
não tinha feito a terra, nem os campos, nem sequer o princípio do pó do mundo.
- Compare com Jó 15:78; Jó 38:4-11; Salmo 90:2; Salmo
102:25-28; Hebreus 1:10.
27. Quando ele
preparava os céus, aí estava eu; quando compassava ao redor a face do abismo.
- o horizonte sobre a face do abismo.
A palavra hebraica traduzida por horizonte indica que a terra é um globo;
portanto, o horizonte é circular (cf. Is 40.22). Esse "abismo" que
cerca a terra era o mundo oceânico original que cobria a face da terra antes
que ela fosse plenamente formada e recebesse vida (cf. Gn 1.2).
28. Quando
firmava as nuvens de cima, quando fortificava as fontes do abismo.
- quando estabelecia as fontes do abismo
(Waltke, NAA, NVI, A21) – ou então, quando fortificava as fontes do abismo
(BKJ, ACF). Segundo Waltke (2010), “é uma referência à provisão de água para as
profundezas subterrâneas. Foi preciso criá-las [“as fontes”] fortes, de modo a
garantir o suprimento constante e abundante de água nas profundezas”.
29. Quando punha
ao mar o seu termo, para que as águas não trespassassem o seu mando: quando
compunha os fundamentos da terra.
- ao mar o seu limite. Na criação,
Deus colocou limites para a água que estava sobre a terra (cf. Gn 1.9; 7.11;
8.2), trazendo à existência faixas de terra que os oceanos não poderiam
ultrapassar, fundamentos. Essa expressão indica de modo figurado a estrutura sólida
da terra (cf. )ó 38.4; SI 24.2).
30. Então, eu
estava com ele e era seu aluno: e era cada dia as suas delícias, folgando
perante ele em todo o tempo.
- arquiteto. Como traduzido em Cl 7.1
e Jr 52.1 5, esse termo descreve a sabedoria como competente e experiente no
desenvolvimento da criação.
31. Folgando no
seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens.
- minhas delícias. Quando Deus se
regozijou pela sua criação (Gn 1.31; Jó 38.7) a sabedoria também se alegrou,
principalmente pela criação da raça humana, que era a única dentre a criação
física capaz de apreciar a sabedoria e a verdade.
INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos uma seção de
Provérbios considerada o coração do livro. Ela apresenta a sabedoria em
primeira pessoa, mostrando que ela estava antes e durante o processo criativo
de Deus, gerada e ungida pelo Criador. Essa sabedoria quando está presente em
nós, traz sentido e segurança para o caminho. Por isso, quando a encontramos,
na verdade, achamos a vida e o seu sentido (Pv 8.35).
- Atualmente, para a maioria dos cristãos, o livro de
Provérbios se parece muito com uma versão cristã de uma coluna de
aconselhamentos. “O que devo fazer nesta situação, ou com esta emoção?”. Isso
não é errado, afinal, toda a Escritura é útil para a instrução na justiça (2Tm
3.16). Embora Provérbios certamente nos forneça sabedoria sobre a vida
cotidiana, a igreja primitiva o lia como um livro sobre a própria Sabedoria—o
Senhor Jesus. Isso se aplica especialmente a Provérbios 8:22–31, um dos textos
mais importantes para como a igreja primitiva entendia Jesus. Nessa passagem, a
sabedoria está misteriosamente relacionada ao Senhor como Criador. Esse poema
tem muitas palavras em comum com o relato da criação, segundo Gênesis 1 e 2, e
reflete até mesmo sua estrutura literária, organizada em torno dos três
elementos básicos: o céu, a água e a Terra. A intenção desse paralelo é
enfatizar a credencial primária da sabedoria: se o próprio Deus usou a
sabedoria para criar, se ela é o instrumento mais antigo, anterior ao próprio
Universo, e foi fundamental para que ele viesse à existência, então muito mais
devemos nós usá-la em tudo o que fizermos na vida.” Há também uma forte ênfase
na origem divina da sabedoria. A primeira expressão do poema é ‘o Senhor’
(Yahweh), e é dito que Ele criou [ou ‘possuía’] (essa é a segunda expressão) a
sabedoria. A palavra hebraica qanah (traduzida como ‘possuía’ na ARA) tem a
conotação de ‘gerar’, e não de ‘criar’ (ver Dt 32:6; Gn 4:1).
Vamos
ao conteúdo? Boa leitura!
I. DEUS: A FONTE GERADORA DE SABEDORIA
1. A importância de Provérbios 8.22-31.
A seção bíblica de Provérbios 8.22-31 é considerada pelos estudiosos como a
mais importante do livro. Diferentemente de outras seções do livro de
Provérbios, em que advertências a respeito da família, da castidade sexual, do
cuidado com o coração eram enfatizadas, esta seção traz uma descrição bela da
origem da sabedoria. A seção também mostra como que a sabedoria, apresenta suas
orientações que revelam segurança no percurso da jornada. Importante destacar
que a seção se encontra na primeira pessoa. Veja como o texto é introduzido: “O
Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais
antigas” (Pv 8.22). A sabedoria fala em Provérbios.
- Esta passagem não é uma referência direta a nenhuma
pessoa. A expressão poética freqüentemente toma a forma de uma idéia abstrata e
a ela se refere como se falasse de uma pessoa. Isso é chamado de
personificação. A sabedoria aqui referida não é uma referência a Jesus. Antes,
é a personificação da virtude ou do caráter da sabedoria com o propósito de
causar ênfase e impacto. Entretanto, como Jesus é a perfeita sabedoria de Deus,
é o único que personificou e exemplificou com perfeição a sabedoria abordada em
Provérbios – pois ele é “em quem todos os tesouros da sabedoria e do
conhecimento estão ocultos” (Cl 2:3). Extraído do livro MANUAL POPULAR de
Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe.
2. A sabedoria gerada e criada por
Deus. Esta seção nos mostra que o próprio Deus gerou a sabedoria.
Por isso, é muito interessante meditarmos na expressão ‘me possui” que aparece
no versículo 22. Ela aparece no texto hebraico como ‘quanar’ que, ao longo do
texto de Provérbios, carrega o sentido de “comprar”, ‘adquirir’ ou ‘possuir’.
Os estudiosos, porém, concordam que a palavra no versículo 22 e ambígua e, por
isso, ela tem muitas formas de tradução, Contudo, há uma convergência para
reconhecer que ela tem a ver com a ideia de que a sabedoria existia antes da
criação de Deus, Expressões como “desde a eternidade, fui ungida”; “antes de
haver abismos, fui gerada”; “ele ainda não havia feito a terra” (vv.23-26)
convergem bem para esse sentido, Antes mesmo de existir o mundo visível a
sabedoria estava com Deus.
- Nestes versos, a Sabedoria descreve a si mesma como
alguém a quem o Senhor “possuía no início
de sua obra, antes de suas obras mais antigas” (v. 22), que nasceu “antes de haver abismos, . . . antes ainda de
haver fontes carregadas de águas” (v. 24) e “antes que os montes fossem firmados, antes de haver outeiros” (v. 25),
“ainda [o Senhor] não tinha feito a
terra, nem as amplidões, nem sequer o princípio do pó do mundo” (v. 26). Embora
tenha havido muitas discussões exegéticas sobre estes versículos na igreja
primitiva, quase todos concordam que a Sabedoria é uma representação figurativa
de Deus, o Filho. Isto porque outros textos bíblicos identificam Jesus como
Sabedoria de Deus, sendo o mais importante 1 Coríntios 1.24, onde Paulo diz que
Cristo é “poder de Deus e sabedoria de
Deus”(cf. Ap 3.14; Pv 8.22,25). Resumindo, se Jesus é a Sabedoria de Deus,
então Provérbios 8 deve ser uma referência a Jesus, uma vez que se refere à
sabedoria de Deus. A Sabedoria de Deus Vem de Deus Pai - Sabedoria de
Deus—Deus, o Filho—vem de Deus, o Pai. Mais especificamente, isto significa que
o Filho nasceu do Pai (Pv 8.25)—ou, usando a terminologia técnica do Credo de
Nicéia, o Filho foi gerado pelo Pai antes dos séculos. Isto não significa (e teólogos como Atanásio e Basílio de Cesareia
eram claros nisso) que o Filho foi criado no tempo. Pelo contrário, significa
que distinguimos a pessoa do Pai da pessoa do Filho por meio de suas relações
eternas de origem. O Pai é eternamente não-gerado, enquanto o Filho é
eternamente gerado do Pai. Quando dizemos “eternamente”, queremos dizer que não
há início ou fim. Crucialmente, em Provérbios 8, “eu nasci” ocorre na eternidade
(ou seja, “antes dos outeiros”, v. 25). Quando dizemos que o Filho foi gerado,
queremos dizer que a essência divina do Filho é exatamente como a do Pai, e é
comunicada pelo Pai. Colocando de outra maneira, podemos dizer que o Filho é a
imagem do Pai, a exata representação do seu ser (Hb 1.1-3). E se isso é
verdadeiro sobre o Filho, também é verdadeiro sobre o Filho enquanto Sabedoria.
A Sabedoria divina revela o Pai, porque a Sabedoria divina é o Filho, a imagem
do Pai, gerada por Ele.
3. A sabedoria e o processo de criação.
Os versículos 27-29 retratam a sabedoria atuando no processo da criação. Eles
mostram que, enquanto Deus criava os céus (v.27), passava sobre e fortificava
as faces do abismo (vv. 27,28), quando cuidava do mar e estabelecia os
fundamentos da terra (v.29): a sabedoria estava com Deus durante todo o
processo criativo. Entretanto, o versículo mostra que a própria sabedoria
estava como uma aluna de Deus, folgando e participando de sua criação (vv.
30,31). Toda essa descrição da sabedoria tem uma referência com o Evangelho de
João: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era
Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e
sem ele nada do que foi feito se fez” (Jo 1.1-3). Não por acaso, ao longo da
História, a igreja sempre viu a sabedoria descrita aqui como um tipo de Cristo,
Nosso Senhor, por excelência, e a sabedoria encarnada como luz que ilumina os
homens (Jo 1.4,5).
- Em Provérbios 8, a Sabedoria está presente com Deus no
ato da criação; “eu estava com ele e era
seu arquiteto, dia após dia, eu era as suas delícias, folgando perante ele em
todo o tempo; regozijando-me no seu mundo habitável e achando as minhas
delícias com os filhos dos homens” (Pv 8.30-31). Em sua eterna divindade, o
Deus Filho (ou seja, a Sabedoria) é o mestre de obras ao lado do Pai, o
arquiteto da criação. E em sua encarnação, o Filho é a imagem do Deus invisível
(Cl 1.15; cf. Hb 1.1-3). Portar a imagem de Deus é o grande propósito da
humanidade e, consequentemente, da criação. A criação aponta para o seu ápice,
a humanidade, e o modelo da humanidade enquanto imago Dei é Jesus, a imagem de
Deus. Simplificando: Jesus, a encarnação da Sabedoria, é o modelo da criação,
pois a criação é ordenada segundo a imagem de Deus, ou seja, Jesus.
PENSE! Deus revela sua
sabedoria na criação.
PONTO IMPORTANTE! A
igreja, ao longo da história, viu a sabedoria como um tipo de Cristo.
SUBSÍDIO 1
Professor(a), ‘o capítulo
7 de Provérbios é um retrato repulsivo da sedução e do pecado. No capítulo 8,
que estudaremos nesta lição, o conceito hebraico de sabedoria alcança o zênite
da sua expressão no Antigo Testamento. Este capítulo não é uma série de
discursos acerca da beleza da vida em família, nem mesmo em louvor a castidade,
mas um apelo ao jovem estudante para que se dedique de forma zelosa e
infatigável a busca da sabedoria que oferece as orientações mais seguras para a
vida.” (Adaptado de Comentário Bíblico Beacon. Vol 3. Rio de Janeiro: CPAD, 2005,
p 376.)
II. O PRIVILÉGIO QUE A SABEDORIA TRAZ
1. A beleza de saber.
O capítulo 8 de Provérbios mostra a natureza divina da sabedoria e o quanto
torna-se um privilégio adquiri-la. Infelizmente, não são todos que a possuem.
Tiago, o irmão do Senhor, disse que podemos adquiri-la pedindo a Deus (Tg 1.5
). Por isso, é muito importante ponderarmos que a espécie humana e a único da
criação que tem a capacidade de saber, conhecer, Nenhum outro ser terreno pode
ter o conhecimento da realidade, nem o mineral, nem o vegetal, nem o animal
irracional, Por isso, sobre nós pesa o privilégio e a responsabilidade de saber
as coisas. Somos os únicos que podemos compreender o início e o fim da vida, os
acertos e os erros de nossas escolhas e, a partir da criação, perceber a
existência do Criador que ordena todas as coisas (Rm 1.20), Só o ser humano tem
esse privilégio.
- A Sabedoria não apenas fala, mas apela às pessoas. Aquele
que veio para dar vida às pessoas clama aos seus ouvidos. Ninguém fica longe do
alcance dessa voz. Os simples devem entender a prudência, para não entrarem por
caminhos escorregadios, não caírem em ciladas mortais e não descerem à cova da
morte. Na caminhada da vida, há vales escuros, pântanos lodacentos, pinguelas
estreitas, mares revoltos, rochas submersas, ameaças perigosas. A prudência nos
dá discernimento. A prudência nos livra de colocar nossos pés nessa estrada da
morte. Os néscios são convocados a entenderem a sabedoria. A olharem para a
vida com os olhos de Deus. A tomarem decisões pautadas pelos princípios de
Deus, e não pelas conveniências humanas. A Sabedoria precisa ser ouvida e
obedecida. Ela fala coisas excelentes. Os lábios da Sabedoria só proferem
coisas retas. Bem-aventurados aqueles que a escutam, a atendem e seguem sua direção.
Jesus é a Sabedoria divina que clama aos nossos ouvidos e nos convida a viver
de forma maiúscula e abundante.
2. A beleza de aplicar a sabedoria à
realidade. A sabedoria não é só conhecimento, ela
tem a ver com a aplicação de uma compreensão à situação concreta. Todo o livro
de Provérbios é um convite ao leitor para aplicar os conselhos às situações
concretas da vida. É exatamente o que ensinou o Senhor Jesus, o maior sábio por
excelência, a respeito de ouvir, compreender e aplicar: “Todo aquele, pois, que
escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente,
que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva e correram rios, e assopraram
ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a
rocha” (Mt 7.24.25). Assim sendo, o valor da sabedoria se encontra em sua
aplicação para solucionar ou se prevenir de uma situação concreta da vida. Suas
orientações trazem segurança para a vida, por isso somos assemelhados à
fortaleza de uma rocha que não se abala.
- A Sabedoria não apenas proclama a verdade, mas também
abomina a impiedade. As palavras de sua boca não apenas são justas, mas também
nelas não se encontra nada torto nem perverso. Todas as suas palavras são retas
para aqueles cujo entendimento foi iluminado pelo Espírito de Deus, e são
justas para aqueles que inclinaram os ouvidos ao conhecimento. Os loucos, os
néscios e os escarnecedores ouvem as palavras da Sabedoria, mas as desprezam.
Escutam os conselhos de Deus, mas os repudiam. Recebem o apelo urgente e
veemente dos céus, mas tapam os ouvidos da alma para seguirem, rebeldemente,
seu caminho de morte. Uns escutam a voz de Deus e são quebrantados; outros a
escutam e ficam ainda mais endurecidos. O mesmo sol que amolece a cera endurece
o barro. A mesma mensagem que salva uns condena outros.
3. A beleza de estar consciente a
respeito do propósito das coisas. Além de conhecer e aplicar a
sabedoria, um dos grandes privilégios que ela nos proporciona é a consciência a
respeito do propósito das coisas. Apenas o ser humano tem a capacidade dotada
por Deus para isso. Infelizmente, como resultado do pecado, perdemos muito a
capacidade de compreender o nosso propósito (Gn 3.4-12). Não menos ruim, há
quem diga que não há propósito na vida do ser humano. Essas frases fazem parte
do vocabulário de quem gosta de brincar de desconstruir o outro. Geralmente,
quem faz isso já se encontra desconstruído por dentro. A sabedoria da Fé Cristã
zela sempre pela construção positiva do sentido na vida das pessoas, pois
olhando para Deus e observando a natureza, conforme narrado em Provérbios 8, há
um propósito muito claro na criação. Ora, a vida no mundo só é possível porque
cada ser vivo está agindo segundo o seu propósito, a sua função. Entretanto, só
o ser humano pode ter consciência disso. A propósito, qual é o sentido da sua
vida?
- O ser humano corre sofregamente atrás de prata, ouro,
joias e riquezas. Investe seu tempo, usa sua energia, devota sua inteligência e
emprega seus talentos para amealhar riquezas. Muitos chegam a alcançar sucesso
nessa empreitada, porém deixam para trás os destroços de sua busca insaciável.
Há aqueles que destroem o casamento e a família para atingirem o topo da
pirâmide social. Acumulam bens, mas perdem a família. Ajuntam tesouros, mas
perdem a alma. A Sabedoria divina nos adverte: o ensino é melhor do que a
prata; o conhecimento é melhor do que o ouro escolhido; a sabedoria é melhor do
que joias; e nada neste mundo, nem as riquezas nem os prazeres, pode ser comparado
à sabedoria. O néscio ajunta tesouros julgando que essa riqueza lhe dará
felicidade e segurança. Porém, esses tesouros acabam se transformando no combustível
de sua própria destruição. Quando alguém busca conhecimento e sabedoria em vez
de correr atrás de prata, ouro e joias, encontra segurança, felicidade e
riqueza.
PENSE! A sabedoria começa com
conhecer.
PONTO IMPORTANTE!
Conhecimento aplicado à situação concreta é a sabedoria.
SUBSÍDIO 2
Professor(a), converse
com os alunos falando a respeito dos privilégios que a sabedoria traz Diga que
para alcançá-la, assim como os seus benefícios, precisamos conhecer a Palavra
de Deus. Conhecer também significa memorizar. Então, “enfatize a importância de
memorizar a Palavra de Deus e fale sobre como fazer isso nos beneficia, de
maneira prática. A memorização, no entanto, é apenas uma de muitas maneiras de
interagir com as Escrituras. Em primeiro lugar, podemos ouvir as Escrituras.
Este é o método mais simples, e menos difícil de aprender os preceitos e
princípios da Bíblia. Em segundo lugar, podemos ler as Escrituras. Ouvir pode
se tornar um encontro passivo com a Bíblia, mas a leitura requer um
envolvimento mais pessoal – um maior investimento de energia do que
simplesmente ouvir instruções sobre as Escrituras. (Adaptado de SWINDOLL,
Charles R. Vivendo Provérbios. Rio de Janeiro: CPAD. 2013. p. 66.)
III. CONSCIENTIZANDO-SE DO SENTIDO DA
VIDA
1. É sábio compreender o sentido da
vida. Ainda no capítulo 8, o sábio escreve: “Porque o que me achar
achará a vida e alcançará favor do Senhor” (Pv 8.35). Quem acha a sabedoria,
acha o sentido da vida, seu propósito a ser desenvolvido no mundo. Por isso, de
acordo com o Novo Testamento, Jesus é o sentido da vida do cristão. Sim. Ele é
o centro de onde tudo é ordenado (Fp 3.14). Ele é o ápice da nossa vida e o
centro da nossa existência. É a partir dEle que tudo fará sentido na vida do
cristão. Isso é sabedoria! É a partir de Jesus que nossa vocação, família e
ministério fazem todo sentido.
- Aqui está a conclusão desafiadora do sermão. E agora (32)
— à luz de tudo que o pregador disse — os pupilos precisam tomar a sua decisão.
Não estão tomando decisões acerca de uma questão casual. As consequências
finais são afirmadas novamente. Grandes bênçãos estão reservadas para aqueles
que respeitam as palavras da sabedoria (32, 34-35). Grande tragédia resultará
da negligência delas. Todos os que me aborrecem amam a morte (36) — a morte
espiritual (cf. Dt 11:26-28; 30:19-20).
2. A vocação na vida. Descobrir
a vocação da vida é um desafio bem complexo. Nem todos conseguem responder
assertivamente o que deseja ser profissionalmente ou que tipo de vocação deseja
desenvolver na obra de Deus. Descobrir essa vocação é muito importante para
tomar as demais decisões ao longo da vida. Descobrir a nossa vocação tem a ver
com o conhecimento pessoal a respeito das habilidades naturais, senso de
autorrealização no que faz e, principalmente, para os cristãos, o que Deus quer
soberanamente que façamos. Isso pode ser constatado na vida do apóstolo Paulo
que tinha plena convicção da sua vocação apostólica ao expressar que “pregar o
Evangelho” era uma obrigação imposta a ele (1 Co 9.16). Não era uma obrigação
humana, mas uma imposição que vinha do alto. Essa é a grande diferença da
descoberta vocacional de um cristão, pois trata-se de um senso de dever imposto
diretamente do alto.
- A juventude precisa descobrir sua vocação de vida, o
sentido pelo qual o jovem estuda, trabalha e faz suas escolhas profissionais.
Isso vai além do imediato, mas envolve decisões permanentes. A vocação de deus
é pessoal, intransferível e incontestável. Pessoal, pois ele chama pessoas e
não coisas; gente e não instituições, e ao chamar Deus lança no coração de seus
filhos uma profunda convicção de propósito – a busca por estar no lugar certo,
na hora certa e fazendo o que ele deseja de nós a cada dia. Intransferível,
pois o propósito de Deus é único e personalizado. A vocação não é um projeto,
mas um estilo de vida. Não se baseia em uma lista de tarefas, mas em um
relacionamento único, pessoal e intransferível com o Pai. Incontestável, pois a
voz de Deus é clara. Ao chamar ele produz em nossos corações profunda convicção
e, quando fora do seu propósito, incômodo. Sua palavra é comparada a “muitas
águas” (Ap 1.15) e ao “trovão” (Is 33.3). Ele sempre se faz ouvir. Quando Deus chama
somos tomados pelo desejo de segui-Lo –
e tudo o mais só ganha sentido neste caminho.
3. O Espírito Santo gerando motivação. É
importante perceber, claramente por meio da Palavra de Deus, que não estamos
sozinhos para descobrir a nossa vocação. Em Êxodo 31. Deus encheu a Bezalel com
o seu Espírito, juntamente com Aoliabe, de sabedoria, entendimento e ciência
para fazer trabalhos artísticos para o Tabernáculo (Êx 31.1-11). Em Atos, lemos
que o Espírito Santo separou mestres e profetas, incumbindo-os de uma tarefa
transcultural no sentido de proclamar o Evangelho às nações (At 13.1-3). Sim,
por intermédio do Espírito Santo, a sabedoria divina continua a produzir poder
criativo. Nós, somos os instrumentos pelos quais a sabedoria fluirá no poder do
Espírito Santo para produzir algo que glorifique a Deus e supra uma necessidade
do próximo. Assim, em Cristo, estaremos realizados quando descobrirmos o que
viemos fazer no mundo para glorificar a Deus e servir o próximo. Tudo o que
fazemos, direta ou indiretamente, afetará o outro. Por isso, nenhum dom ou
vocação pode ser desassociada da virtude maior: o amor (1 Co 13.1-3). Quando
isso acontece é porque a sabedoria divina se manifestou.
- A Sabedoria é uma pessoa que se relaciona. É o próprio
Deus que se fez carne e habita entre nós. É o Emanuel. Ele ama aqueles que o
amam e se deixa encontrar por aqueles que o buscam. Aqueles que se relacionam
com ele colhem frutos abençoadores. Seus frutos são riqueza e honra, bens
duráveis e justiça. Seu fruto é melhor do que o ouro, do que o ouro reinado.
Seu rendimento é melhor do que a prata escolhida. A riqueza honesta é uma
dádiva de Deus. É ele quem fortalece nossas mãos para adquirirmos riquezas.
Riquezas e glórias vêm de suas mãos. A honra também é uma dádiva de Deus, pois
é ele quem exalta. É Deus quem apanha o pobre e necessitado e o faz assentar-se
entre príncipes. Os bens deste mundo são perecíveis, mas os bens concedidos por
Deus são duráveis. Deus nos reveste de sua justiça, e Jesus Cristo, o Filho de
Deus, é a nossa justiça. Os que buscam ouro e prata descobrem que esses
tesouros não são permanentes nem satisfazem. As riquezas deste mundo não podem
dar segurança nem promover a verdadeira felicidade. Aqueles, porém, que
conhecem a verdadeira Sabedoria e são governados por ela desfrutam agora de
segurança e paz e gozarão a plena felicidade por toda a eternidade.
PENSE! Compreender o sentido da
vida e correlacioná-lo à nossa vocação é a sabedoria.
PONTO IMPORTANTE! O Espírito Santo pode
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CONCLUSÃO
Qual é o sentido da sua vida? Talvez, você demore alguns
meses, ou até mesmo alguns anos, para responder assertivamente. Mas você tem um
propósito dado por Deus para viver. Por isso, busque a sabedoria em Deus para
estar consciente do propósito da sua vida. Então, todas as escolhas que você
fizer, seja do ponto de vista afetivo, seja do ponto de vista profissional e
ministerial devem ser coerentes com o propósito consciente da sua vida em Deus.
- A Sabedoria se apresenta, nesses versículos, como um
transeunte que caminha pelas veredas da justiça. Seu trajeto circunscreve-se ao
reduto do juízo. Ela não faz desvios. Não entra em lugares tenebrosos. Não se
afasta da luz. A Sabedoria trafega pelas veredas do juízo com um propósito
elevado. Seu desiderato é dotar de bens os que a amam e lhes encher os
tesouros. Diferentemente da mulher adúltera que ca à espreita nas esquinas ensombrecidas
para apanhar em sua rede os incautos, a Sabedoria anda sobranceira pelo caminho
da justiça para estender seus benefícios, distribuir bênçãos e cumular de
tesouros aqueles que a amam. Amar a Sabedoria é o propósito da vida. A
Sabedoria é o próprio Deus encarnado. Jesus é a nossa Sabedoria. Jesus não
apenas anda no caminho da justiça, mas ele mesmo é o caminho. Ele não apenas
dota de bens aqueles que o amam, mas ele mesmo é o nosso maior bem. Ele não
apenas concede os melhores tesouros da terra, mas também presenteia aqueles que
o amam com os mais excelentes tesouros do céu. Você tem andado de mãos dadas
com a Sabedoria? É governado por ela? Tem recebido seus dons excelentes? Ela é
seu prazer e sua recompensa?
Tudo já valeu a pena, mas a maior recompensa ainda está por vir.
Que o mundo saiba que Jesus Cristo é o seu Senhor!
Dele seja a glória!
_______________
Francisco Barbosa (@Pbassis)
• Graduado em Gestão Pública;
• Teologia pelo Seminário Martin Bucer (S.J.C./SP);
• Pós-graduando em Teologia Bíblica e Exegese do Novo
Testamento, pela Faculdade Cidade Viva (J.P./PB);
• Professor de Escola Dominical desde 1994 (AD
Cuiabá/MT, 1994-1998; AD Belém/PA, 1999-2001; AD Pelotas/RS, 2000-2004; AD São
Caetano do Sul/SP, 2005-2009; AD Recife/PE (Abreu e Lima), 2010-2014; Ig Cristo
no Brasil, Campina Grande/PB, 2015).
• Pastor da Igreja de Cristo no Brasil em Campina
Grande/PB
Servo,
barro nas mãos do Oleiro.
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HORA DA REVISÃO
1.
Como a seção bíblica de Provérbios 8.22-31 é considerada?
A seção bíblica de
Provérbios 8.22- 31 é considerada pelos estudiosos como a mais importante do
livro.
2.
Qual referência pode ser feita em relação a Provérbios 8.22-31?
Toda essa descrição da
sabedoria tem uma referência com o evangelho de João: “No princípio, era o
Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio
com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito
se fez (Jo 11-3)
3.
O que nos destaca entre os outros seres da Criação?
Somos os únicos que
podemos compreender o início e o fim da vida, os acertos e os erros de nossas
escolhas e, a partir da criação, perceber a existência do Criador que ordena
todas as coisas (Rm 120). Só o ser humano tem esse privilégio.
4.
Qual é o valor da sabedoria?
O valor da sabedoria se
encontra em sua aplicação para solucionar ou se prevenir em uma situação
concreta da vida.
5.
Segundo a lição, como estaremos plenamente realizados?
Em Cristo, estaremos realizados
quando descobrirmos o que viemos fazer no mundo para glorificar a Deus e servir
o próximo.