ANO 11 | Nr 1.360
| 2020
LIÇÕES BÍBLICAS CPAD ADULTOS - 1º Trimestre de 2020
Título: A Raça Humana: Origem, Doutrina e Redenção.
Comentário: Claudionor de Andrade
PLANO DE AULA PREPARADO POR:
LIÇÃO 1
5 DE JANEIRO DE 2020
ADÃO, O PRIMEIRO
HOMEM
TEXTO ÁUREO
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem,
conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre […] toda
a terra” (Gn 1.26).
VERDADE PRÁTICA
O homem não é um mero detalhe no Universo; o ser
humano é a obra-prima de Deus, o Criador e Mantenedor de todas as coisas.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis 2.1-8
INTRODUÇÃO
||O tema deste
trimestre é a doutrina bíblica do homem. Com a ajuda de Deus, estudaremos o que
a Bíblia Sagrada ensina a respeito do ser humano, a obra-prima da criação
divina. Entre outros assuntos, enfocaremos a criação de Adão e Eva, a triste
realidade do pecado, a experiência de nossos pais fora do Éden e a nossa
própria redenção. E, por fim, mostraremos a glorificação eterna dos que
receberam a Jesus Cristo — Verdadeiro Homem e Verdadeiro Deus. Nesta lição,
veremos o que é a doutrina bíblica do homem. Em seguida, consideraremos a
criação do primeiro ser humano: Adão, a quem a Bíblia chama de filho de Deus
(Lc 3.38 — ARA). Que o Divino Consolador nos ajude a compreender os mistérios
da Bíblia Sagrada, a inspirada, a inerrante e a completa Palavra de Deus.
Aleluia!||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre
2019. Lição 1, 5 Janeiro, 2020]
- Neste trimestre veremos Antropologia
Bíblica, também conhecida por Antropologia Cristã ou Teológica. O fundamento e
a razão de ser do Cristianismo está cristalizada numa relação vital entre dois
seres: Deus e o homem. Portanto, para que a teologia seja fiel à sua proposição
e significado, deve prender-se não só ao estudo da revelação de Deus, mas
também do homem. O estudo desta doutrina objetiva conhecermos suficientemente o
homem e assim, não cairmos em erros irreparáveis. A importância desse estudo é
o fato de que, uma compreensão equivocada quanto à origem, o propósito da
existência e o futuro do homem, não permitirá que compreendamos qual o
propósito de Deus para o homem. Convém, pois, que conheçamos o homem na sua
constituição e sua posição dentro do propósito de Deus. Tudo quanto pudermos
conhecer sobre o homem, e sua natureza, nos servirá no estudo de seu
relacionamento com Deus. Vamos iniciar
mais um trimestre?
I – A DOUTRINA BÍBLICA DO HOMEM
||A doutrina bíblica
do homem, entre outras coisas, busca responder a esta pergunta: “Que é o homem”
(Sl 8.4). A fim de a conhecermos devidamente, teremos de defini-la, ver os seus
fundamentos e estabelecer os seus principais objetivos.
1. Definição. A doutrina bíblica do homem é o ensino sistemático
das verdades referentes ao ser humano, que encontramos nas Escrituras do Antigo
e do Novo Testamentos. Essa disciplina, centrada na Bíblia Sagrada, tem como
objetivo estabelecer o lugar do homem na Criação e no Reino de Deus. No âmbito
da Teologia Sistemática, ela é conhecida como antropologia que, em grego,
significa literalmente o estudo do homem||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre
2019. Lição 1, 5 Janeiro, 2020]
- A antropologia (do grego ἄνθρωπος,
anthropos, "ser humano"; e λόγος, logos, "razão",
"pensamento", "discurso", "estudo") é a ciência
que tem como objeto o estudo sobre o ser humano e a humanidade de maneira
totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.[
Nunes, Rossano Carvalho. Em Instituto Grupo Veritas de Pesquisa. Antropologia]. A Antropologia Bíblica/Cristã ou teológica é a ciência
da fé que procura articular a existência humana com a verdade revelada por Deus
escrita na Bíblia e assim compreender e poder explicar a vida humana individual
e coletiva, bem como as implicações práticas decorrentes e suas possibilidades
de humanização e realização.
- Dado que o homem é feito à imagem e
semelhança de Deus (Gn 1:26-27), dá-se importância então, compreender, a partir
do texto bíblico, o que significa essa imagem e essa semelhança: A imagem de
Deus refere-se à parte imaterial do homem. É o que o separa do mundo animal,
encaixa-o no "domínio" que Deus pretendia (Gn 1.28), e permite que
ele tenha comunhão com o seu Criador. É uma semelhança mental, moral e social.
“A Antropologia Cristã trata de quem somos e como nos relacionamos com
Deus. Discernir se as pessoas são inerentemente boas ou inerentemente
pecaminosas é crucial para determinar como nosso relacionamento com Deus pode
ser restaurado. A nossa visão do nosso propósito neste mundo é, em grande
parte, determinada pela nossa crença de se as almas dos seres humanos continuam
a viver após a morte física. A Antropologia Cristã nos ajuda a nos entender da
perspectiva de Deus. Quando mergulhamos nesse assunto, entendemos mais
claramente a nossa natureza caída, o que nos leva a um sentimento de admiração
pelo amor do Salvador que viu o nosso estado indefeso e foi à cruz para nos
resgatar. Quando aceitamos esse sacrifício e o recebemos como nosso, nossas
naturezas são transformadas por Deus que cria em nós uma pessoa completamente
nova (2 Coríntios 5:17). É essa nova pessoa que pode se relacionar com Ele como
deveríamos, como Seus filhos adorados. Um versículo-chave sobre a Antropologia
Cristã é o Salmo 139:14: "Graças te dou, visto que por modo
assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a
minha alma o sabe muito bem" [ https://www.gotquestions.org/Portugues/antropologia-crista.html]
||2. Fundamentos. O principal fundamento da doutrina bíblica do homem
encontra-se, obviamente, na Bíblia Sagrada, nossa única regra infalível de fé
prática. Todavia, servimo-nos também, como fontes auxiliares, de nosso Credo,
da Declaração de fé da Assembleia de Deus no Brasil e dos livros-texto
devidamente aprovados pelas autoridades de nossa igreja||.[Lições Bíblicas
CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 1, 5 Janeiro, 2020]
- O fundamento da Antropologia
teológica encontra-se exclusivamente na Revelação Especial de Deus ao homem
- as Escrituras. Qualquer outra fonte
deve estar baseada também nas Escrituras. Não há como estudarmos sobre a
Doutrina do Homem fora dessa fonte única.
“A antropologia teológica ocupa-se unicamente com o que a Bíblia diz a
respeito do homem e da relação em que ele está e deve estar com Deus” [BERKHOF, Louis. Teologia
Sistemática. Cultura Cristã: São Paulo, 2001. pp.167]
“A antropologia Bíblica “confina-se à Palavra de Deus e a corroboração que a
experiência humana pode dar testemunho que confirma a verdade revelada” [CHAFER, Lewis Sperry, Teologia
Sistemática. Hagnos:São Paulo, 2003, Vol II, pp.535.]
||3. Objetivos. Estes são os objetivos da doutrina bíblica do homem:
1) Responder às grandes perguntas do ser humano: Quem
sou eu? De onde vim? O que represento? Qual a minha missão? E para onde vou?
2) Mostrar a dependência do homem em relação a Deus, o
Criador e Mantenedor de todas as coisas;
3) Levar o homem a reatar a sua comunhão com Deus
através de Jesus Cristo, o Homem Perfeito;
4) E consolar-nos quanto ao nosso destino eterno por
meio do sacrifício de Jesus no Calvário — Verdadeiro Homem e Verdadeiro Deus||.[Lições Bíblicas
CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 1, 5 Janeiro, 2020]
- O propósito da Antropologia
teológica é demonstrar a postura privilegiada do homem em relação às demais
criaturas, bem como sua atual deficiência moral diante de Deus.
II - A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA
||Em primeiro lugar,
Deus criou os Céus, a Terra e tudo o que neles há. E, só então, veio a formar o
homem. Em sua infinita sabedoria, o Criador preparou-nos um lugar perfeito e
agradável para habitarmos.
1. A criação dos
Céus e dos anjos. A primeira coisa
que Deus criou foram os Céus e, em seguida, os anjos (Gn 1.1; Sl 33.6). Depois
de chamá-los à existência, o Senhor pôs-se a criar a Terra e tudo quanto nela
se contém (Gn 1; Jó 38.1-11)||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre
2019. Lição 1, 5 Janeiro, 2020]
- “os
céus e a terra”(Gn 1.1) - O hebraico antigo não possuía uma palavra
equivalente ao grego cosmos. O universo, na sua totalidade, era designado pela
expressão os céus e a terra, encontrada em Gênesis 1.1. No uso dessa expressão
se reflete o costume semítico de abarcar uma totalidade mencionando dois dos
seus elementos extremos ou opostos (veja por exemplo Gn 2.9). Toda a criação de
Deus está incorporada nessa breve ação, que inclui todos os seis dias
consecutivos da criação. O comentarista coloca uma ordem na criação retirada
dessa única frase curta.
“Os anjos não foram criados depois do sexto dia da criação, uma vez que
nesse dia Deus cessou de criar, conforme lemos em Gêneses 2.2 e 3: “Havendo
Deus terminado no sétimo dia a sua obra, que fizera, descansou neste dia de
toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou;
porque nele descansou de toda obra que como Criador fizera.”. Os anjos também
não foram criados antes da criação do mundo, visto que nenhuma criatura existia
anteriormente à criação, conforme lemos em Colossenses 1.16 e 17: “Nele foram
criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis,
sejam tronos, seja soberanias, quer principados, quer potestade. Tudo foi
criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas…”. Os tronos,
os principados, as soberanias e as potestades referidas neste texto são as
entidades angelicais. Portanto, a única opção que resta é de que Deus criou os
anjos durante os seis dias da criação, embora o relato bíblico desse evento não
especifique o dia. Só é possível deduzir que os anjos não foram criados antes
nem depois dos seis dias da Criação.” [https://www.horaluterana.org.br/duvida-espiritual/quando-foram-criados-os-anjos/]
- A Teologia Sistemática de Louis
Berkhof vai dizer que “A ocasião em que
foram criados não pode ser fixada definitivamente” [pág 133]. Pelo
texto de Jó 38.4-7, sabemos ao certo que Deus criou os anjos antes de criar o
universo físico, no entanto, Provérbio é um livro poético e essa descrição não
serve para afirmarmos que a criação dos anjos antecedeu Gn 1.1. Na
verdade, Salomão ensina com ‘veia poética’ que os anjos estavam presentes na
fundação do mundo, como também as estrelas estavam, não porém, que eles
existissem antes da criação primária dos céus e da terra.
||2. Deus a tudo
criou com inigualável sabedoria.
Sabiamente, o Pai Celeste, antes de formar o homem, criou a Terra, a fim de
colocá-lo num planeta sustentável (Sl 104). A forma como Deus agiu em toda a
sua obra é enaltecida pelo autor sagrado (Pv 8). A sabedoria divina está
patente em toda a criação (Sl 19.1-6). Por essa razão, todas as obras do Senhor
são admiráveis, sublimes e ricas em variedades (Sl 104.24)||.[Lições Bíblicas
CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 1, 5 Janeiro, 2020]
- Em Provérbios, Salomão indica que a
sabedoria é a base para tudo na vida, pois, por ela, Deus criou todas as
coisas. Se Deus usou a sabedoria para criar o universo, muito mais devemos
desejar ardentemente usá-la para viver neste universo. Em João 1.1, ficamos
sabendo que a Sabedoria corresponde ao Verbo, Logos divino – Jesus Cristo.
III - A CRIAÇÃO DE ADÃO, O PRIMEIRO SER HUMANO
||O homem não é um
mero detalhe no Universo nem surgiu por acaso. O ser humano é o resultado de
uma decisão amorosa, soberana e livre da Santíssima Trindade. Criado por Deus,
a partir do pó da Terra, Adão tornou-se alma vivente.
1. O concílio da
Divindade sobre a criação do homem. A
criação do ser humano foi antecedida por um concílio da Santíssima Trindade: “E
disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e
domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e
sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra” (Gn 1.26). A
formação do ser humano, repito, foi uma decisão amorosa, livre e soberana de
Deus, o Criador e Mantenedor de todas as coisas (Ap 4.11)||.[Lições Bíblicas
CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 1, 5 Janeiro, 2020]
- O ponto culminante da criação, um
ser humano vivente feito à imagem de Deus para governar a criação. Essa imagem definiu o relacionamento peculiar
do homem com Deus. O homem é ser vivente capaz de incorporar os atributos de comunicação
de Deus. Na sua vida racional, o homem era semelhante a Deus no sentido de que
era capaz de raciocinar e tinha intelecto, vontade e sentimento. No sentido moral,
ele era semelhante a Deus porque era bom e sem pecado. O mandamento de governar
distinguiu o homem do restante da criação viva e definiu o seu relacionamento
como sendo superior ao restante da criação (SI 8.6-8).
-“ Antes de Moisés tratar da criação do homem com maiores detalhes, ele nos
leva a conhecer o decreto de Deus quanto a essa criação, nas seguintes
palavras: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn.
1.26). A Igreja geralmente tem interpretado o verbo “façamos”, no plural, para
provar a autenticidade da doutrina da Trindade. Alguns eruditos, porém, são da
opinião que esta palavra expressa o plural de majestade; outros a tomam como
plural de comunicação, no qual Deus inclui os anjos em diálogo com Ele;
todavia, outros o consideram como o plural de auto-exortação. Tem-se
verificado, porém, que estas três últimas afirmações são contrárias àquilo que
pensam e expressam os pensadores e teólogos mais conservadores, que creem que o
plural “façamos” é uma alusão direta à Trindade Divina, reunida em conselho
para a formação do homem.” [http://www.cacp.org.br/antropologia-biblica/]
||2. Deus cria Adão,
o primeiro ser humano. Em seguida, Deus
criou o primeiro homem, do pó da Terra, para que nós, filhos de Adão, a
tivéssemos não como mãe, como querem os ecologistas, mas para que nela
habitássemos, e para que dela tirássemos nosso sustento (Gn 2.8,16,17). Por
acreditarmos piamente na literalidade do Gênesis, professamos que o ser humano
é o resultado de um ato criativo de Deus, e não de um longo e fantasioso
processo evolutivo, como ensinam dogmaticamente os evolucionistas. Tudo quanto
existe (inclusive o homem) veio a existir como resultado de uma ordem expressa
do Todo-Poderoso (Sl 148.5). O criacionismo bíblico é incompatível com o
evolucionismo (2Co 6.14)||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre
2019. Lição 1, 5 Janeiro, 2020]
- “Algumas das expressões usadas, no relato da criação do homem, mostram que
ela aconteceu de uma forma imediata, ao contrário do que aconteceu na criação
dos demais seres e coisas da criação em geral. Por exemplo, veja as expressões:
“E disse [Deus]: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores
frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele,
sobre a terra” (Gn 1.11). “Disse também Deus: Povoem as águas de enxames de
seres viventes e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus” (Gn
1.20). Compare estas declarações com a que segue:”Criou Deus, pois, o homem…”
(Gn. 1.27). Qualquer indício de mediação na obra da criação, que se acha
contida nas primeiras declarações, referentes à criação das aves dos céus e dos
seres marinhos, independe da declaração da criação do homem. Isto é, Deus
planejou a criação do homem e imediatamente a levou a efeito.” [http://www.cacp.org.br/antropologia-biblica/]
||3. O homem
torna-se alma vivente. Ao contrário dos
animais, o homem foi criado direta e pessoalmente por Deus, para que refletisse
a glória divina (1Co 11.7). Eis porque Adão tornou-se alma vivente (Gn 2.7).
Deus nos chamou à vida com as faculdades necessárias tanto para termos comunhão
com Ele quanto para relacionarmo-nos com os nossos semelhantes||.[Lições Bíblicas
CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 1, 5 Janeiro, 2020]
- “Com respeito aos demais seres vivos, tais como os peixes, as aves, as
bestas da terra e dos mares, lemos que Deus os criou “segundo a sua espécie”,
isto quer dizer que eles possuem formas tipicamente próprias de suas espécies.
O homem não foi criado assim, e muito menos conforme o tipo de criaturas
inferiores. Com respeito a ele disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem,
conforme a nossa semelhança” (Gn. 1.26). Assim, em todo o relato bíblico, o
homem surge como um ser que recebeu de Deus cuidados especiais na sua criação.
Em Gênesis 2.7 vemos a distinção clara entre a origem do corpo e da alma. O
corpo foi formado do pó da terra, um material pré-existente. Na criação da
alma, no entanto, não foi necessário o uso de um material pré-existente, mas
sim de uma nova substância. Isto quer dizer que a alma do homem foi uma nova
criação de Deus. A Bíblia diz que o Senhor Deus soprou nas narinas do homem “o
fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente” (Gn. 2.7). Outras
passagens das Escrituras que falam da dupla natureza do homem são: Ec. 12.7;
Mt. 10.28; Lc. 8.55; 2Co. 5.1-8; Fp. 1.22-24; Hb. 12.9. O homem é apresentado
nas Escrituras como a obra prima de Deus. Criado o homem, a criação estava
coroada (Gn. 1.26-28; SI. 8.5-8). Como tal, foi dever e privilégio do homem
fazer com que toda a natureza, e todas as demais coisas criadas colocadas
debaixo do seu governo, servissem à sua vontade e a seu propósito, para que ele
e todo o seu glorioso domínio glorificassem o Todo-poderoso Criador e Senhor do
universo”. [http://www.cacp.org.br/antropologia-biblica/]
IV - A MISSÃO E A TAREFA DO HOMEM
||Deus nos criou,
para que desempenhássemos as seguintes tarefas: glorificá-lo, propagar a
espécie e administrar o planeta.
-“Não poucos textos do Antigo Testamento giram em torno da questão do destino
do homem. Pela forma singular com que homem foi formado, e por aquilo que as
Escrituras mostram a esse respeito, a conclusão a que chegamos é que o homem,
desde a sua criação, foi destinado a viver eternamente. Porém, até que o homem
tenha acesso à vida eterna, ele foi também destinado a viver aqui no mundo,
para amar ao próximo, para dominar a criação, e para o louvor de Deus” [http://www.cacp.org.br/antropologia-biblica/]
1. Glorificar a
Deus. O Senhor
criou-nos, a fim de refletirmos a sua excelsa glória e majestade (1Co 11.7). Ao
contrário dos animais, aves e peixes, o ser humano é o único ser vivo criado à
imagem e à semelhança de Deus. Por esse motivo, toda vez que alguém, seduzido
pelo Diabo, adora à criatura em lugar do Criador, atenta contra a santidade e a
glória do Senhor (Rm 1.22,23). Quando cumprimos a vontade de Deus, cumpre-se,
em nós, esta consoladora promessa: “E serás uma coroa de glória na mão do
Senhor e um diadema real na mão do teu Deus” (Is 62.3)||.[Lições Bíblicas
CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 1, 5 Janeiro, 2020]
- Davi, no Salmo 8, revela a
superioridade do homem em relação ao restante da criação, vai mais além para
mostrar que o mesmo homem foi destinado por Deus para o seu louvor: “Contudo, pouco menor o fizeste do que os
anjos, e de glória e de honra o coroaste. Fazes com que ele tenha domínio sobre
as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: todas as ovelhas e
bois, assim como os animais do campo, as aves dos céus, e os peixes do mar, e
tudo o que passa pelas veredas dos mares. Ó Senhor, Senhor nosso, quão
admirável é o teu nome sobre toda a terra!” (SI. 8.5-9). O Salmo 148 mostra
como o homem junta-se em coro às demais criaturas para elevar louvor a Deus;
isso em todos os povos. Os homens, tão diversos e tantas vezes separados, podem
ser unidos no louvor a Jeová.
||2. Propagar a
espécie. Deus ordenou
também ao homem a deixar a casa dos pais, e unir-se à sua esposa, a fim de
multiplicar e preservar a espécie humana (Gn 1.28; 2.24). Multiplicar a raça
humana é uma obrigação do ser humano; a povoação do planeta glorifica o nome de
Deus e cumpre o propósito divino quanto à plenitude de seu Reino em todos os
âmbitos da criação. Deus tem um forte compromisso com a família genuinamente
bíblica: heterossexual, monogâmica e indissolúvel. Leia, juntamente com a sua
esposa e filhos, o Salmo 128. Uma família bem constituída é uma bênção à Igreja
e a toda a nação||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre
2019. Lição 1, 5 Janeiro, 2020]
- Logo depois de ter criado o
universo, Deus criou seu representante (domínio) e sua representação (imagem e
semelhança). O homem encheria a terra e cuidaria do funcionamento da mesma.
"Sujeitai-a" não sugere condição destruidora e desregrada para com a
criação porque o próprio Deus a declarou "boa". Pelo contrário, o
verbo trata da administração produtiva da terra e seus habitantes para produzir
riquezas e cumprir os propósitos de Deus.
||3. Governar e
administrar o planeta. Deus, em primeiro
lugar, criou a Terra e tudo o que nela há (Gn 2.1). Em seguida, criou Adão que,
tendo por lar o Jardim do Éden, recebera como tarefa inicial dar nome a todos
os animais e guardar o paraíso (Gn 2.15,19). A partir daí, o homem haveria de
adquirir a experiência necessária para governar e administrar toda a Terra (Gn
1.26). Ele passaria a extrair do solo, do qual fora tirado, tudo quanto viesse
a necessitar. Que tudo, pois, seja consagrado para a glória e a honra do nome
de Deus||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre
2019. Lição 1, 5 Janeiro, 2020]
- É importante ressaltar que, ao formar
o homem, Deus tem em mente tornar o ser humano partícipe do seu plano
governativo do universo: “Criou Deus,
pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a
terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, e
sobre todo animal que rasteja pela terra. E disse Deus ainda: Eis que vos tenho
dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra, e
todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.
E a todos os animais da terra e a todas as aves dos céus e a todos os répteis
da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento.
E assim se fez” (Gn 1.27-30). Assim, o homem foi destinado a exercer
domínio sobre a criação, e isso engloba a terra, os mares e o espaço, e temos
visto isso acontecer hoje com a possibilidade de viagens espaciais e a possível
colonização da lua e de Marte – embora esse domínio esteja manchado pelo pecado
e se caracterize pela destruição e descuido do meio ambiente.
CONCLUSÃO
|| Acredito que,
nesta lição, conseguimos responder a esta pergunta formulada pelo autor
sagrado: “Que é o homem?”. Antes de tudo, o ser humano é a obra-prima de Deus.
Fomos chamados à existência para glorificar o seu grande e tremendo nome. Glória
a Deus! Aqui estamos para cumprir-lhe a vontade, refletir-lhe a glória e
trabalhar como humildes e sábios obreiros em sua grande e imensa vinha. A Deus
toda a glória||[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre
2019. Lição 1, 5 Janeiro, 2020]
- Se o universo inteiro se torna
diminuto diante do Criador divino, quão menor é a importância da humanidade!
Davi, no Salmo 8, versículo 4, utiliza a palavra para "homem", fazendo
alusão à sua fraqueza (Sl 9.19-20; 90.3a, 103.15). Ele descreve o homem como insignificante
e transitório (SI 90.3b). Mas em 8.5-8, Davi enfatiza consistentemente a
importância do homem que foi criado à imagem e semelhança de Deus para exercitar
o domínio sobre o restante da criação (Gn 1.26-28). Infelizmente, dado o pecado,
o homem não tem sido capaz de viver na sua plenitude a vocação para a qual Deus
o destinou; Em Jesus Cristo e sua obra redentora, o homem pode ter restaurada
em seu ser a imagem de Deus, que o fará varão perfeito e perfeitamente cônscio
do privilégio que goza no cumprimento do plano de Deus no mundo e na
eternidade.
Pb Francisco
Barbosa