ANO 10|Nr 1.356|2019
LIÇÕES BÍBLICAS CPAD
ADULTOS - 4º Trimestre de 2019
Título: O Governo
divino em mãos humanas - Comentário das lições: Osiel Gomes
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L I Ç Ã O 11
15 DE NOVEMBRO DE 2019
AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO DE DAVI
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“Agora,
pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e
tomaste a mulher de Urias, o heteu, para que te seja por mulher.” (2 Sm 12.10)
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VERDADE PRÁTICA
O
pecado é destruidor. O seu alvo é sempre desviar o homem da comunhão com Deus,
levando-o a um estado de depravação espiritual e moral.
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LEITURA BÍBLICA
EM CLASSE
2 Samuel 12.1-15
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INTRODUÇÃO
||O
assunto desta lição mostrará o alto preço que Davi pagou e as consequências que
sofreu por causa dos pecados cometidos. A história de Davi nos ensina a não
brincar com o pecado. Não podemos arriscar ou desafiar o pecado, pois ele é
destruidor e seus resultados são trágicos. Por isso, o mais importante é viver
em santidade e confiar no sacrifício perfeito de Cristo, lembrando
permanentemente que Deus não tolera o pecado de quem quer que seja (Hc 1.13)||. [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 4º Trimestre 2019.
Lição 11, 15 Dezembro, 2019]
- Como introdução, é bom discorrermos um pouco sobre a teologia do pecado –
na Teologia Cristã, a doutrina do pecado recebe o nome de Harmatiologia –
formado por duas palavras gregas: ‘hamartia’
e ‘logos’, significando ‘estudo acerca do pecado’. E porque
estudarmos essa doutrina? No cristianismo, o homem está num estado de pecado,
desviado do Criador, logo, na Teologia Cristã, a doutrina do pecado ganha
espaço porque a história da Redenção é a possibilidade de mudança do estado
pecaminoso para um estado de união outra vez com o Criador, através de Cristo
Jesus. Juntamente com a Doutrina de Deus e a Doutrina da Redenção, são o centro
da nossa Teologia. A fonte da Redenção é Deus, que é ‘puro de olhos’ e ‘não pode’
contemplar o mal. Importante ainda, salientar que o pecado é um ato livre e
voluntário do homem, porque ele é um ser moral, dotado da capacidade de
perceber o certo e o errado. O homem é um agente moral livre para decidir o que
fazer da sua vida (Ec 11.9). Neste estudo trataremos do pecado de Davi com
Bate-Seba, seu inicio foi um flerte, Davi viu algo “agradável aos olhos e
desejável” (Gn 3.6). No decorrer do texto vemos que Deus retrata o pecado como
uma força tentadora que de modo semelhante à um inimigo em espreita, está
pronto ao ataque voraz. Não obstante isso, o Senhor nos dá a oportunidade de
escape mediante à obediência e observância de sua palavra. Paulo afirma em Rm 6
que a decisão de ceder é nossa, essa condição nos dá confiança quando entrarmos
em combate contra a tentação. Aproveite esta aula para, mediante a experiência
deste rei, demonstrar aos alunos a importância de andarmos em Espírito para que
não venhamos satisfazer os desejos da carne.. Bom estudo e crescimento maduro na fé cristã!
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I – O CONCEITO
DE PECADO NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO
||1. No Antigo
Testamento. No Antigo
Testamento, a palavra pecado tem diversos significados:
a) errar o alvo, prática de imoralidade e idolatria
(Êx 20.20; Jz 16.20; Pv 19.2);
b) malignidade, perversidade (Gn 3.5; Jz 11.27);
c) revolta, rebelião (2Rs 3.5; Sl 51.13);
d) iniquidade e culpa (Nm 15.30; 1Sm 3.13);
e) transgressão consciente (Lv 4.2);
f) culpabilidade diante de Deus (Lv 4.13; 1 Jo
1.7);
g) desviar-se do bom caminho (Nm 15.22; Sl 58.3).||. [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 4º Trimestre 2019. Lição 11, 15
Dezembro, 2019]
- “No Antigo Testamento, o vocábulo hebraico “chata’th”
aparece cerca de 522 vezes. O seu termo correlato no Novo Testamento é
“hamartia”, e ambos sugerem a idéia de “errar o alvo” ou “desviar-se do rumo”,
como o arqueiro antigo que atira suas flechas e erra o alvo. Os termos sugerem
e indicam também alguém que erra o alvo propositadamente, ou seja, que atinge
outro alvo intencionalmente. Não se trata de uma idéia passiva de erro, mas
implica numa ação propositada. Significa que cada ser humano foi criado com um
alvo definido diante de si para alcançá-lo. Denota tanto a disposição de pecar
como o ato resultante. Em síntese, o homem não foi criado para o pecado e, se
pecou, foi por seu livre-arbítrio, sua livre escolha (Lv 16.21; Sl 1.1; 51.4;
103.10; Is 1.18; Dn 9.16; Os 12.8; Rm 5.12; Hb 3.13).” (Pr
Elienai Cabral - cpadnews).
“Segundo o dicionário Aurélio o termo Pecado
significa: Transgressão de preceito religioso, Falta, erro; culpa, vício; Em
Hebraico temos muitas palavras para dizer estes erros cometidos que chamamos de
pecados são eles:
- חטא “chet” ; עוון “Avon”; עבירה “Aveirá”; פשע “Pesha” .
- חטא “chet” =
errar o alvo, pecado sem a intenção daquele que comete o erro, por não saber,
por não ter lembrado, por distração, por engano, tropeço.
- עוון “Avon” =
perversidade, depravação, iniquidade, culpa, pecado cometido com intenção pois
se sabia o que estava fazendo, mas foi incitado por seu - “Ietzer Hara.” –
inclinação do mal, carnalidade aflorada por impulso, paixões carnais que cegam
o entendimento momentaneamente.
- עבירה “Aveirá” = Ofensa, transgressão de um limite
moral, pecadoesporádico ocorrido com a intenção de pecar deliberadamente,
premeditação,sabendo das consequências da transgressão mas que ainda aceita a
soberania de Deus.
- פשע “Pesha” =
rebelião, crime; ofensa; transgressão,
pecado constante, no qual o pecador rejeita a soberania de Deus.” (cafecomhebraico)
||2. No Novo
Testamento. Quem lê o Novo
Testamento depara-se com diversos vocábulos usados pelos escritores para
definir a palavra pecado, que pode ser descrito da seguinte forma:
a) mal moral (Mt 21.41; Rm 12.17; 1Tm 6.10);
b) impiedade, incredulidade, herege ou apóstata (Rm
4.5; 1Tm 1.9; 1Pe 4.18);
c) culpa (Mt 5.21,22; Tg 2.10);
d) pecado propriamente dito, derivado da palavra
grega hamartia (Rm 5.12; At 2.38; Jo 1.29; 1Co 15.3);
e) conduta comprometedora (Rm 1.18; Rm 6.13);
f) vida sem lei, referindo-se aos transgressores
(Mt 13.41; 1Tm 1.9);
g) adoração falsa (At 17.23);
h) engano (1Pe 2.25; Mt 24.5,6; Ap 12.9);
i) pecado deliberado (Rm 5.15,20);
j) induzir os outros errarem por meio de falsos
ensinos (Gl 2.11,21; 1Tm 4.2).
Assim, podemos perceber que o pecado é sempre
maléfico. Suas ações são destruidoras em todos os aspectos, principalmente em
relação ao bom relacionamento com Deus. Por isso, ao homem é melhor procurar,
em Cristo, o perdão de todos os seus pecados, a fim de estar sempre em comunhão
com Deus||. [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 4º
Trimestre 2019. Lição 11, 15 Dezembro, 2019]
- “A palavra “hamartia”, no grego do Novo Testamento, já
foi citada em correlação com “chata’a” do Antigo Testamento. Entretanto, ambas
as palavras, cujo sentido é “errar o alvo”, “perder o rumo ou fracassar”,
indicam que o primeiro homem, no princípio, perdeu o rumo de sua vida e
fracassou em não atingir o padrão divino estabelecido para a sua vida. Na
linguagem do Novo Testamento, a palavra “hamartia” tem ainda um sentido mais
forte que a ideia de “fracasso” ou de “transgressão”. A palavra tem o sentido
de “poder de engano do pecado”, como em Romanos 5.12 e Hebreus 3.13. Portanto,
pecado é mais que um fracasso; é uma condição responsável que implica
culpabilidade” (Pr
Elienai Cabral - cpadnews).
“No novo testamento no Novo Testamento
aparece 14 vezes na Revista e Atualizada e 20 vezes na Revista e Corrigida. Em
ambas é tradução das palavras gregas anomia 8 vezes, adikia 4 vezes, adikema 1
vez, e apenas uma vez é associada a hamartia. As três últimas já eram usadas
pela Septuaginta. Já a primeira, a mais freqüente no Novo Testamento, é um
substantivo feminino cujo radical é a palavra grega anomos, um adjetivo que
traduzi-se por “destituído da lei (mosaica)”, ou gentios, ou que se desvia da
lei, que desrespeita lei, ilegal. Logo o substantivo anomia significa: a
condição daquele que não cumpre a lei, porque não conhece a lei ou porque não
quer, pode ser também o desprezo e violação da lei, maldade. Nos evangelhos
apenas em Mateus anomia é traduzido por iniqüidade, 4 vezes, na versão RA a
palavra iniqüidade não aparece fora de Mateus. já nas cartas e em Atos,
iniqüidade é a tradução tanto de anomia como adikia ou adikema alem de hamartia
que só é associada a iniqüidade em 2 Tessalonicenses 2.3.” (ultimato)
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II - A
REPREENSÃO DO PROFETA NATÃ AO REI DAVI
||1. Uma
consciência morta. Tudo nos leva
a crer que Davi não iria confessar seus pecados. Havia se passado um ano, e
para ele todas as coisas estavam normais, mas Deus não o deixaria impune. Note
o quanto a Bíblia é maravilhosa: ela não esconde o pecado de ninguém. Esse
procedimento, além de revelar a justiça divina, mostra que o compromisso do
Senhor é para com os que andam em sinceridade, não importando a posição que
exerçam, pois se pecarem, pagarão pelos seus pecados (Ez 33.12). A consciência
do rei Davi estava morta. Foi necessária uma alegoria do profeta Natã,
relatando a ação de um homem rico, que, pela força, se apropriara da
cordeirinha única e amada de um pobre. O rico, apesar de possuir um grande
rebanho, recusou-se a lançar mão de suas muitas ovelhas. Davi se mostrou irado
com o procedimento do rico e, prontamente, queria condená-lo à morte||. [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 4º Trimestre 2019. Lição 11, 15
Dezembro, 2019]
- Note que, do mesmo modo que Joabe enviara um mensageiro a Davi (2Sm 11.18-19),
o Senhor agora envia seu mensageiro a Davi. Note ainda que, Davi não procurou
racionalizar nem justificar o seu pecado. Quando foi confrontado pelos fatos sua
confissão foi imediata. As confissões completas de Davi podem ser encontradas
nos SaImos 32 e 51.
- Quando Davi achava que, morto o
esposo da mulher com quem adulterara, o seu problema estava resolvido, Deus
envia o profeta Natã para confrontá-lo (2 Sm 12.1-25). Como na viração do dia o
próprio Deus vem confrontar a Adão, assim o fez com Davi enviando a
Natã, que narra a parábola do camponês, que possuía uma única ovelha, e do
fazendeiro, que tinha muitas ovelhas. O fazendeiro rico toma a única ovelha do
camponês e oferece aos seus visitantes. Ao ouvir tal fato, Davi ficou tão irado
e furioso com o fazendeiro - uma característica de quem vive com pecado
acobertado - que exige a morte de tal homem e ainda a restituição quatro vezes
mais ao camponês (2 Sm 12.5,6). Ao tentar esconder seu pecado, Davi o agravou
ainda mais, levando Deus a expô-lo por meio do profeta Natã.
- Curiosidade: No oriente, quando um rei tiinha interesse por uma mulher,
enviava um oficial para que anunciasse a vontade do rei de conduzi-la ao
palácio e se fosse escolhida para ser esposa um anuncio era feito segundo o
costume. No caso em apreço, haveria concordância da mulher, já que era casada,
isso denota a culpa de Bate-Seba, que apesar de ser a ovelha da parábola, não
está totalmente isenta de culpa, não está escrito nada que ela tenha relutado
em ser levada ao palácio bem como não há nenhuma evidencia de que Davi a tenha
forçado, portanto, culpada!
- No desenrolar da história fica evidente sua astúcia através dos indícios
de sua influencia sobre Davi. Suponho, não afirmo que as Escrituras dizem, que
ela foi conivente, agiu astutamente, premeditou e agiu eficazmente para tornar
seu filho o sucessor no trono.
||2. Mostrando a
gravidade do seu pecado. À semelhança
de Samuel e Elias, Natã age com energia e coragem para com Davi,
denunciando-lhes os gravíssimos pecados. Aliás, o indicativo “Tu és este homem”
foi como uma espada traspassando o coração do rei. Não poderia ser de outra
forma, pois Davi, além do adultério, cometera o crime de homicídio, envolvendo
outras vidas. Ele violou o Decálogo, que imperativamente diz para não adulterar
e não matar (Êx 20.13,14). O adultério é um tipo de relação sexual ilícita; é
um pecado contra a família; acontece primeiramente no coração (Mt 5.28),
evidenciando a falta de pureza na vida. Toda relação sexual antes e fora do
casamento é proibida terminantemente pela Bíblia. Não poderia haver suavidade
para o pecado de Davi em relação ao adultério, pois ele atingira uma família;
e, no tocante à morte de Urias, tirou injustamente a vida de um soldado
honrado, leal e valente. Natã, portanto, anunciou a desaprovação de Deus e a
sentença de juízo que viria sobre o rei||. [Lições
Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 4º Trimestre 2019. Lição 11, 15 Dezembro, 2019]
- Natã foi ousado ao confrontar o rei, exemplo a ser seguido! Corajosamente
esse profeta explanou o problema e obteve do próprio réu a sentença! Qando
guiados pelo Espírito Santo somos capazes de proezas como essa, do contrário,
somo naturalmente capazes de incorrer no mesmo erro de Davi: cegueira e
apostasia. O duro juízo recaiu sobe a casa real - reino e família. Os
resultados são mostrados na sequencia, quantas lágrimas derramadas? Sofrimento
pelos filhos rebeldes... Davi chorou quando Tamar, sua filha foi violentada (2
Sm 13), e quando seus filhos Amnon e Absalão foram mortos prematuramente (2 Sm
13.33; 18.14).
- É bom salientar que, o Senhor graciosamente perdoou o pecado de Davi, mas
as inevitáveis conseqüências temporais do pecado foram vivenciadas por ele. O
perdão nem sempre elimina as conseqüências do pecado nesta vida, apenas na vida
porvir. O profeta Natã ainda tranqüilizou o rei: ‘não morrerás’ (2Sm 12.13). Embora legalmente o pecado de Davi
exigisse a sua morte, o Senhor graciosamente livrou Davi dessa pena. No Antigo Testamento
há o registro de acontecimentos nos quais Deus condena à morte e outros em que ele
demonstra a sua graça e poupa o pecador. Isso é consistente com a sua justiça e
graça. Aqueles que morreram são exemplos do que os pecadores merecem. Os que
foram poupados servem como prova e exemplo da graça de Deus!
||3. Traindo a
generosidade divina. Natã, como
porta-voz de Deus, disse tudo quanto Ele havia feito com relação a Davi,
citando cada benefício, um por um:
a) livramento das mãos de Saul;
b) o reinado sobre Judá e Israel;
c) dentre muitos outros privilégios (2Sm 12.8).
Mas Davi, o homem segundo o coração de Deus,
desprezara a generosidade de Deus (2Sm 12.9). Entretanto, Davi reconheceu sua
transgressão; sabia que havia pecado contra o Senhor. Alguns de seus salmos
revelam o sofrimento que ele passou por ter ocultado o seu pecado,
entristecendo profundamente o Espírito de Deus (Sl 32.3-5; 51.12). Pela
misericórdia divina, Davi foi perdoado, mas teve de arcar com as consequências
de seus pecados||. [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 4º
Trimestre 2019. Lição 11, 15 Dezembro, 2019]
- Desprezar a palavra do Senhor era como violar os seus mandamentos,
portanto passível de castigo (Nm 15.31). Ao resumir as violações de Davi, a sua
culpa foi divinamente afirmada.
“Davi era o protagonista da alegoria contada pelo
profeta Natã, mas não ficou só nisso, Deus foi lançando em rosto tudo o que Ele
tinha feito por Davi: o livramento das mãos de Saul, o trono de Israel, as
vitórias sobre seus inimigos, as mulheres, o reino unificado, tudo e ao final
perguntou o Senhor a Davi: “Por que, pois, desprezaste a palavra do Senhor,
fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua
mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de
Amom.” (2 Samuel 12:9).” (sombradoonipotente)
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III - AS
CONSEQUÊNCIAS DO PECADO DE DAVI
||1. As
consequências pelos pecados cometidos. Paulo
afirmou que o que semeia na carne colherá corrupção (Gl 6.8). Foi o que ocorreu
com Davi. Podemos enumerar alguns pontos dos males que vieram como consequência
de seus pecados: o primeiro, a perda do filho; o segundo, o escândalo sexual de
seu filho Amnon com a sua filha Tamar; o terceiro, o assassinato de Amnon; o
quarto, a tentativa de usurpação do trono, por Absalão, e o abuso público das
concubinas reais por este. Davi foi perdoado pela graça e pela misericórdia
divinas, mas teve de arcar com as consequências de seus pecados pelo restante
de sua vida. É imperioso ao cristão evitar o pecado, pois este traz sofrimento
e deixa marcas indeléveis, naqueles que o praticam, atingindo direta e
indiretamente outras pessoas||. [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 4º
Trimestre 2019. Lição 11, 15 Dezembro, 2019]
- Esse deslize de Davi causou prejuízos físicos, mas não somente isso e
principalmente prejuízos na esfera espiritual. "Por causa disso [do
pecado], há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem" (1 Co
11.30). Defere-se que aquilo que é espiritual num primeiro plano, tem
consequências físicas num segundo. Os especialistas advertem que há muitas
doenças psicossomáticas, isto é, doenças da alma ou de origem psicológica que
afetam o corpo físico. A Bíblia nos mostra que há também doenças de origem
espiritual. A Palavra de Deus adverte: "Confessai as vossas culpas uns aos
outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo
pode muito em seus efeitos" (Tg 5.16). Davi pôs em prática isso e clamou
ao Senhor: "[...] Tem piedade de mim; sara a minha alma, porque pequei
contra ti" (Sl 41.4).
- “A história do adultério de Davi nos ensina como é
necessário cuidarmos de nossa vida espiritual, mantendo constante vigilância,
para não fazermos escolhas erradas. Davi subestimou a sua natureza pecaminosa,
esquecendo-se de que ainda era um pecador e precisava vigiar sempre. Se tivesse
agido diferente, não teria tomado a decisão de olhar pelo terraço e mandar
buscar para si a mulher que não era sua esposa. Ainda hoje, muitos caem em
tentações, como Davi caiu, por subestimarem os perigos espirituais. Quantos são
aqueles que fazem escolhas erradas, escolhendo o adultério, a fornicação,
simplesmente porque olharam “pelo terraço”, acessaram aquela página na internet
com imagens impróprias, que não deveriam acessar, cederam à tentação de dar uma
olhadinha apenas, e isto desencadeou outras atitudes e escolhas que resultaram
em ruína. O que Jesus ensina em Mateus 5.27-32 deve ser levado em conta, para
não fazermos escolhas semelhantes as escolhas de Davi. Vigiemos para não
cairmos em tentação, fazendo escolhas que nos conduzam à ruína.” (ultimato)
||2. Davi, o rei
fraco no seu próprio lar. Davi foi um
grande líder para Israel, mas um péssimo pai de família. Ele teve doze esposas,
dez concubinas, vinte e um filhos e uma filha (2Sm 3.2-5; 5.13-16; 1Cr 3.1-9;
14.3-7; 2Cr 11.18). Observe que os três filhos de Davi que morreram
tragicamente — Amnom, Absalão e Adonias — eram seus sucessores imediatos. Lendo
1 Reis 1.6, pode-se compreender que parte da desestruturação da família de
Davi, segundo o texto, era culpa dele mesmo, pela maneira como conduzia os
filhos. A falta de aconselhamento e de disciplina fizeram com que os filhos dos
três nomes de destaque dos livros que ora estudamos — Eli, Samuel e Davi —,
tivessem grandes prejuízos morais e espirituais. Nas palavras de Paulo, o que
governa bem a própria casa está preparado para assumir grandes
responsabilidades na Obra do Senhor, daí ser essa uma premissa primordial para
a vida do obreiro (1Tm 3.4). Não adianta realizarmos grandes conquistas eclesiásticas,
ou financeiras, tendo um lar desestruturado||. [Lições
Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 4º Trimestre 2019. Lição 11, 15 Dezembro, 2019]
- O trágico castigo de Davi seria prolongado. Como Urias fora morto
violentamente, a casa de Davi seria afligida continuamente pela violência. Essas
palavras prenunciaram as mortes violentas de Amnom, Absalão e Adonias. Davi
havia feito mal à família de outro homem, portanto, ele receberia o mal em sua própria
família, como a violação de Tamar por Amnom, o assassinato de Amnom por Absalão
e a revolta de Absalão contra Davi. També houve a previsão de que ‘...e domarei tuas mulheres à tua própria
vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em plena luz deste
sol.’, realizada pela apropriação pública de Absalão das concubinas reais
de Davi durante sua revolta (2Sm 16.21-22) - Aquilo que o rei havia feito as
escondidas, agora seria realizado as claras.
“Nas palavras do Senhor por intermédio do profeta Natã,
as ações pecaminosas de Davi e as suas escolhas erradas, teriam consequências
que afetariam tanto ele como a Bate-Seba e a sua família, por um longo período
da vida deles. Situações surgiriam como resultado do pecado deles, mas também
como manifestação do juízo de Deus por causa de suas transgressões. Davi
demonstrou-se arrependimento pelo que fez, foi perdoado (2Sm 12.13), mas ainda
assim teve de enfrentar as consequências das suas escolhas.” (ultimato)
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CONCLUSÃO
||Evitemos
o pecado a qualquer custo, pois ainda que aparentemente seja inofensivo, ele
sempre trará consequências gravíssimas. O adultério de Davi marcaria sua vida
para sempre, mesmo depois de perdoado. Isso porque o preço do pecado é
demasiado alto; seus frutos geram a morte. A desobediência a Deus e a crueldade
para com Urias seriam pagas por meio da dor e do sofrimento da própria família
do rei||. [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 4º
Trimestre 2019. Lição 11, 15 Dezembro, 2019]
- A história de Davi e Bate-Seba, de suas escolhas erradas e consequências
trágicas, permanece por todos os tempos, como um alerta para todo crente na
hora de fazer suas escolhas. Davi aprofundou-se espontaneamente no pecado,
preferiu o ócio em detrimento de suas funções como rei, demonstrou total
egoísmo preocupando-se apenas consigo mesmo, não resisti à tentação, ao
contrário, desejou-a, caiu conscientemente e tentou ocultar chegando a
assassinar um inocente... foi o fundo do poço. Para todas escolhas erradas
existe um preço a ser pago. Dependendo das escolhas erradas que fizermos, o
preço poderá ser alto demais, como foi o preço pago por Davi e Bate-Seba.
Portanto, sabendo que não podemos ser inconsequentes em nossas escolhas,
procuremos fazer escolhas acertadas, sempre fundamentadas na Palavra de Deus.
Pb Francisco Barbosa