ANO 10|Nr 1.344|2019
LIÇÕES BÍBLICAS CPAD
ADULTOS - 4º Trimestre de 2019
Título: O Governo
divino em mãos humanas - Comentário das lições: Osiel Gomes
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L I Ç Ã O 4
27 DE OUTUBRO DE 2019
A DEGENERAÇÃO DA LIDERANÇA SACERDOTAL
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“E
disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Porque ouço de todo este povo os vossos
malefícios.” (1 Sm 2.23)
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VERDADE PRÁTICA
Evitemos
o pecado a todo custo, pois a sua prática leva-nos ao mais baixo nível
espiritual e moral.
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LEITURA BÍBLICA
EM CLASSE
1 Samuel 2.22-25; 3.10-14
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INTRODUÇÃO
||O
tema desta lição é a degeneração da liderança sacerdotal da casa de Eli.
Veremos que os filhos deste não corresponderam aos propósitos divinos, e
enveredaram pelo caminho do pecado, o que os fez deturpar as características do
sacerdócio (Lv 21.6,7). Assim, Deus agiu de modo punitivo para com os filhos de
Eli, pois eles, tendo conhecimento das leis divinas, não andaram por elas, mas
degeneraram-se, abandonando as virtudes do verdadeiro sacerdócio. Quando Deus
escolhe alguém para executar uma missão, deve este alguém observar
rigorosamente a vontade divina||. [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 4º
Trimestre 2019. Lição 4, 27 Outubro, 2019]
- Nesta lição, sobressaem diversos apontamentos espirituais, mas um em
especial chamará nossa atenção: o exemplo de Eli nos leva a pensar sobre a
responsabilidade espiritual que os pais devem exercer sobre os filhos. Paulo em
1Timóteo 5.8 escreve: “Se alguém não
cuida de seus parentes, e especialmente dos da sua própria família, negou a fé
e é pior que um descrente”. Bom
estudo e crescimento maduro na fé cristã!
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I – A
DEGENERAÇÃO DOS FILHOS DE ELI
||1. Quando não
valorizamos o que Deus nos deu. Segundo
o relato bíblico, Eli era avançado em idade; tinha 98 anos (1 Sm 4.15). Seus
dois filhos, Hofni e Fineias, por seu turno, também não valorizaram a posição
que Deus lhes dera; degeneraram-se, transformando a Casa do Pai em lugar de
imoralidades sexuais (1 Sm 2.22). Entretanto, devemos ponderar um ponto sobre o
sacerdote Eli. Não se tem menção de abusos cometidos por ele; seu principal
erro foi não corrigir os pecados de seus filhos; ele já não tinha autoridade
sobre estes. Foi um pecado por omissão e complacência. Logo, o Senhor não demoraria
em derramar a sua ira sobre a Casa de Eli (1 Sm 3.12) ||. [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 4º Trimestre 2019. Lição 4, 27
Outubro, 2019]
- Fazia parto do comportamento depravado dos filhos de Eli manter relações
sexuais com mulheres que ministravam no tabernáculo (Êx 38.81). Esse tipo de
prostituição religiosa era comum entre os vizinhos de Israel, os cananeus. Este
comportamento dos filhos de Eli não pode ser colocado na conta do velho
sacerdote. Veja que em 1 Sm 2.25, Eli exorta seus filhos: ‘Deus lhe será o árbitro’ - O que Eli estava querendo dizer para
seus filhos era que, se Deus certamente castigaria quem pecasse contra outro
homem, muito mais castigaria aqueles que pecassem contra ele. Mesmo exortado, os
filhos de Eli tinham persistiram no caminho do mal, e Deus já havia determinado
castigá-los. Esse endurecimento judicial divino, o resultado de uma recusa
desafiadora em arrepender-se no passado, era a razão de Hofni e Fineias se
recusarem a dar atenção às advertências de Eli. Quando o SENHOR fala com
Samuel, repete o mesmo que havia dito através do profeta no capítulo 2.27-36. A
repetição para Samuel do oráculo contra Eli confirmou a palavra falada pelo
homem de Deus.
||2. Fazendo uma
troca. Os filhos de
Eli trocaram o Senhor pelos prazeres da vida – o apóstolo Paulo menciona os que
são mais amigos dos prazeres do mundo do que de Deus (2 Tm 3.4). Para freá-los,
pois o que faziam era por demais escandaloso, foi preciso uma ação do próprio
Deus (1 Sm 2.25; 4.10.11). Não barganhe a posição que o Pai lhe concedeu;
valorize o seu ministério, glorificando o Altíssimo e cumprindo a sua vontade.
Os que se mantiverem fiéis serão grandemente honrados por Ele junto ao trono
divino (Mt 25.21)||. [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 4º
Trimestre 2019. Lição 4, 27 Outubro, 2019]
- Em cumprimento a 2.34; 3.12, os filhos de Eli morreram juntos.
“A situação era tão grave que a história dos filhos de Eli
começa da seguinte maneira: “Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial;
não conheciam ao Senhor." (1 Samuel 2:12). O que significa a expressão
“filhos de Belial? É o seguinte. Havia um personagem na mitologia canaanita que
se chamava Belial e ele era o principal adversário do povo de Deus na terra.
Alguns estudos identificam Belial como o demônio da arrogância e da loucura e
no Novo Testamento Belial é o oposto da luz e do próprio Jesus. Dizer que
alguém é filho de Belial é o mesmo que dizer que ele é filho do diabo, do
maligno, que se opõe a Deus e aos Seus servos, pois é desta maneira que os
filhos de Eli são identificados. O pecado de Hofni e Finéias começava na hora
que o povo trazia seus sacrifícios para serem queimados no altar, porque a
regra era clara a respeito do que cabia a eles (levitas) das ofertas queimadas
no altar, veja: “Este, pois, será o direito dos sacerdotes, a receber do povo,
dos que oferecerem sacrifício, seja boi ou gado miúdo; que darão ao sacerdote a
espádua e as queixadas e o bucho." (Deuteronômio 18:3).” (SOMBRADOONIPOTENTE)
||3. As
consequências para quem peca contra Deus. Quando
o homem comete um crime contra outro homem, aqui na Terra, há os tribunais
humanos para julgá-lo, como Paulo nos lembra em Timóteo (1 Tm 1.9). Entretanto,
para os pecados dos filhos de Eli, não haveria tribunal humano, pois eles
pecaram direta e deliberadamente contra Deus. Como eles não se arrependeram, o
juízo divino era inevitável. A ira de Deus se acenderia contra eles. Os que
estão à frente do rebanho do Senhor devem ser exemplo em tudo. É preciso ser
íntegro no ensino, incorruptível, reverente, digno e santo (Tt 2.7). Devemos
ser conscientes de que Deus não tolera o pecado, principalmente, aos que
ensinam e estão em posição de liderança (Tg 3.1)||. [Lições
Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 4º Trimestre 2019. Lição 4, 27 Outubro, 2019]
- O povo começou a desprezar as ofertas ao Senhor, retraíram suas mãos de
ofertar com generosidade, isso porque sabiam que estas ofertas seriam desviadas
pelos fraudulentos filhos de Eli; Esta foi apenas uma das consequências do
pecado destes filhos de Belial. Seu mau exemplo atingiu o povo, mas não ficou
só nisso, veja: “Era, porém, Eli já muito
velho, e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e de como se
deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da
congregação” (1Sm 2.22). É um exemplo claro de que a responsabilidade dos
líderes na igreja deve ser padrão para os demais, como Paulo exorta Tito: “Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras”
(Tt 207a). Tito tinha a obrigação especial de exemplificar as qualidades
morais e espirituais sobre as quais deveria admoestar os outros (1Co 4.16;
11.1; Fp 3.17; 2Ts 3.8-9; 1Tm 4.12; Hb 13.7). Em Tiago 3.1, Paulo adverte os
Mestres, pessoas que se dedicam ao ensino ou à pregação por nomeação oficial
(Lc 4.16-27; jo 3.10; At 13.14-15; 1Co 12.28; Ef 4.11). Estes estão sob ‘maior juízo’. A palavra traduzida por ‘juízo’ normalmente expressa um veredicto
negativo no Novo Testamento e, aqui, se refere a um juízo futuro:
1) para o falso mestre que é incrédulo, na segunda vinda de
Cristo (Jd 14-15) e
2) para o cristão ao ser recompensado diante de Cristo (1Co
4.3-5).
- Isso não significa desalentar os verdadeiros mestres, mas advertir ao
futuro mestre sobre a seriedade da função (Ez 3.17-18; 33.7-9; At 20.26-27; Hb
1 3.1 7).
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II - A SENTENÇA
DO JUÍZO DE DEUS
||1. A
experiência profética de Samuel. Numa
época em que era bem raro ouvir a voz de Deus, Samuel ouviu clara e
reverentemente o Altíssimo (1 Sm 3.10). Nessa experiência, o jovem profeta
recebeu uma séria e urgente comunicação divina: uma mensagem contra a casa de
Eli, o seu mestre. Tal experiência mostra que Deus não faz acepção de pessoas,
ou seja, não se importa com a idade de alguém quando a questão é fazer a
vontade divina (1 Sm 3.15-18)||. [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 4º
Trimestre 2019. Lição 4, 27 Outubro, 2019]
- De fato pode-se constatar que o SENHOR se manifestava a Samuel desde sua
juventude. No texto de 1Sm 3, a partir do verso 10, Samuel recebe uma revelação
divina acerca da destruição da casa de Eli. O verso 15 diz que Samuel temia
relatar a visão a Eli. Enquanto Samuel crescia, tornava-se evidente que o
Senhor era com ele. Assim todo o povo entendeu que Samuel havia sido comissionado
como profeta do Senhor (1Sm 3.1-21). Não demorou muito, a visão revelada a
Samuel se cumpre, a casa de Eli foi entregue à destruição, e a Arca da Aliança tomada
pelos filisteus. A família de Eli aparentemente era culpada do pecado da
insolência. Para esse pecado de rebeldia não havia expiação e a pena de morte
podia ser aplicada imediatamente (Nm 15.30-31). A presença do Senhor estava com
Samuel, do mesmo modo que mais tarde estaria com Davi (16.18;18.12). A presença
do Senhor confirmava a escolha de um homem para o seu ministério, e nenhuma de
todas as suas palavras deixou cair em terra. Tudo o que Samuel disse com a
autorização divina tornou-se realidade. Esse cumprimento da palavra de Samuel
comprovou que ele era de fato um verdadeiro profeta de Deus (Dt 18.21-22). Após
um intervalo de tempo, Samuel aparece na narrativa bíblica conclamando o povo
ao arrependimento e a rededicação da verdadeira adoração em Israel abolindo a
idolatria.
||2. Sentença
pronunciada. Eli recebera
uma sentença por meio de um profeta desconhecido: Deus iria punir os seus
filhos (1 Sm 2.31). Prontamente, Eli aceitou a sentença que vinha da parte de
Deus. Agora era a vez do menino Samuel. Ele não poderia mudar a mensagem, pois
o que Deus lhe havia entregue estava na mesma direção do que entregara ao
profeta desconhecido. Sim, Deus havia sentenciado a casa de Eli: viria morte e
destruição sobre ela (1 Sm 3.12). Esta sentença seria executada por intermédio
da invasão dos filisteus à terra do povo de Deus. Ali, além de muita matança,
houve a captura da Arca da Aliança, símbolo da presença divina no meio do povo.
Os filhos de Eli foram mortos. E, ao saber disso, e principalmente de que a
Arca havia sido levada, Eli caiu e quebrou o pescoço; de imediato, sua nora
entrou em trabalho de parto. Logo após, deu o nome ao seu filho, “Icabode”, a
glória de Israel se foi, a fim de marcar a tragédia que se abateu contra aquela
casa (1 Sm 4.18-22). Em seguida, ela morreu||. [Lições
Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 4º Trimestre 2019. Lição 4, 27 Outubro, 2019]
- A repetição para Samuel do oráculo contra Eli confirmou a palavra falada
pelo homem de Deus. A partir do período de juizes até o final do reinado de
Davi, os filisteus ("povos do mar") eram presença inimiga constante
em Israel. Eles eram imigrantes não semitas (Gn 10:14; 1Cr 1.12; Jr 47.4-5; Am
9.7) que se estabeleceram ao longo das regiões litorâneas da parte sul de Canaã,
tendo o seu poderio organizado em cinco cidades principais: Asdode, Asquelom,
Ecrom, Cate e Gaza (ISm 6.17; Jz 3.13). A introdução dos filisteus na narrativa
cria uma relação entre o juizado de Samuel e o juizado que Sansão não foi capaz
de concluir (jz 13-16). A derrota de Israel diante dos filisteus indicava
claramente que Deus não estava com eles (Nm 14.42; Dt 1.42). Em vez de pedir
uma orientação ao Senhor, eles seguiram tentando resolver a questão a seu modo.
Interessante que o povo estava sem o verdadeiro conhecimento sobre quem era o
SENHOR, pensavam na Arca da Aliança como uma espécie de amuleto, que poderiam
manipular Deus a fim de obterem a vitória. Israel foi derrotado e a arca caiu
nas mãos dos filisteus. A ideia de que possuir a arca de Deus era equivalente a
ter controle sobre Deus tanto por parte de Israel como por parte dos filisteus
deve ser contrastada com o poder e a providência de Deus no restante da
narrativa. Hofni e Fineias, mortos. Em cumprimento a 2.34; 3.12, os filhos de
Eli morreram juntos. Ao receber a notícia da derrota e da tomada da arca pelos
filisteus, Eli morre. Havia ele julgado a Israel quarenta anos, no decorrer desse
tempo Eli cumpriu as funções de sacerdote e juiz em Israel. A esposa de Fineias
deu ao seu filho o nome de Icabô, que significa “Onde está a glória?" ou
"sem glória", principalmente em razão da perca da arca, o símbolo da
presença de Deus. Para os hebreus, "glória" era usada com frequência
para referir-se à presença de Deus; portanto, o texto significa "Onde está
Deus?" O termo "foi-se" sugere a ideia de que foi levada para o
exílio. Logo, para o povo de Israel, a captura da arca era um símbolo do exílio
de Deus. Embora fosse essa a mentalidade de Israel, a narrativa do texto irá
revelar que Deus estava presente, mesmo enquanto disciplinava o seu povo.
||3. desgraça da família de Eli. A desgraça sobre a casa de Eli veio como uma
grande avalanche. Seus filhos, Hofni e Fineias, bem como a sua nora, morreram.
Além disso, 85 sacerdotes pereceram. No reinado de Salomão, Abiatar (um
sacerdote da linhagem de Eli) foi expulso e, a partir daí, a casa de Eli passou
a ser preterida (1 Rs 1.7,8; 2.27,35). As predições do profeta desconhecido e
de Samuel se cumpriram na totalidade, ainda que levassem aproximadamente 130
anos para seu desfecho. Isso nos mostra que o pecado contra Deus tem a sua
sentença, o seu juízo. O Novo Testamento corrobora tal assertiva. Veja o caso
da igreja em Tiatira (Ap 2.23). A Bíblia revela que o salário do pecado é a
morte (Rm 6.23).||. [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 4º
Trimestre 2019. Lição 4, 27 Outubro, 2019]
- Abiatar foi um dos dois sumo sacerdotes que serviam simultaneamente durante
o reinado de Davi (2Sm 8.17), cuja influência Adonias buscou. Abiatar foi
sacerdote de Davi junto com Zadoque (2Sm 15.24,35; 19.11). Abiatar traçava sua
linhagem de Eli (1Rs 2.27) até Itamar (1Cr 24.3). Com a remoção dc Abiatar (1Rs
2.26-27), a maldição de Deus sobre Eli foi concluída (1Sm 2.33).
- Romanos 6.23 descreve duas certezas inexoráveis:
1) a morte espiritual
é o salário para toda pessoa que é escrava do pecado; e
2) a vida eterna é um
dom gratuito dado por Deus aos pecadores indignos que creem no seu filho (cf.
Ef 2.8-9)
“Lemos em 1Timóteo 5.8: “Se alguém não cuida de seus
parentes, e especialmente dos da sua própria família, negou a fé e é pior que
um descrente”. Muitos são os textos bíblicos que nos alertam para o cuidado que
devemos dispensar aos da nossa família. Para os líderes espirituais, o cuidado
e a espiritualidade no lar fazem parte de um bom perfil para o exercício do
ministério (1Tm 3; Tt 1). E exemplo de Eli nos leva a pensar sobre a
responsabilidade espiritual que os pais devem exercer sobre os filhos. Em
nossos dias muitos pais cristãos estão negligenciando ou delegando a terceiros
a formação religiosa dos filhos. Cristãos dedicados e bem intencionados no
exercício ministerial, mas que estão correndo o risco de serem reprovados por
Deus quanto à responsabilidade dentro de casa. Olham apenas para os de fora!” (BATISTAFLUMINENSE)
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III - AS
CONSEQUÊNCIAS DO PECADO
||1. O preço do
pecado. O pecado sempre
traz consequências. A Bíblia revela alguns exemplos sobre isso: (1) a expulsão
de Adão e Eva do Paraíso, a morte física e espiritual (Gn 3.1-7,23; Rm 5.12);
(2) Acã e sua família perderam a vida (Js 7.24,25); (3) Ananias e Safira foram
mortos (At 5.1-11). Como vimos, as consequências do pecado são trágicas. Eli
tinha conhecimento do pecado de seus filhos, mas sua covardia era visível. Por
causa de sua omissão e da irreverência de seus filhos, sua família foi tirada
do sacerdócio. É bom lembrar que Eli não era somente pai, mas principalmente,
sacerdote. Por isso, cabia-lhe a responsabilidade paternal e judicial; nisso
ele falhou. A Palavra de Deus nos mostra que, se os filhos não forem bem
encaminhados, no caminho do Senhor (Pv 29.15), se tornarão uma vergonha aos
seus pais e, se persistirem no erro, sofrerão consequências gravíssimas.
Portanto, além de orarmos por nossos filhos, precisamos conduzi-los à comunhão
com Deus (Dt 6.4-9), para, enfim, dizermos: “eu e a minha casa serviremos ao
SENHOR” (Js 24.15).||. [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 4º
Trimestre 2019. Lição 4, 27 Outubro, 2019]
- Eli, cujo nome significa ‘Deus é
exaltado’, primeiro sumo sacerdote da linhagem de Itamar, o filho mais novo
de Arão; foi sumo sacerdote em Siló, o 14° juiz sobre Israel. Seus dois filhos,
Hofni e Finéias eram ímpios, adúlteros, desobedientes e irresponsáveis. Eli não
conseguiu impedir que seus filhos blasfemassem contra o Senhor. Eles
tornaram-se culpados de imoralidade e sacrilégio. Interessante é que Eli foi o
grande mentor do profeta Samuel (1Sm 2.11), que ainda menino foi chamado por
Deus para proferir a condenação da casa de Eli, que seria retirado do oficio
sumo sacerdotal (1Sm 3.11-14). O comentarista vê a falha de Eli no fato de não
julgar os filhos, mas na verdade, encontramos Eli exortando os dois
impenitentes em 1 Sm 2.25; O que Eli estava querendo dizer para seus filhos era
que, se Deus certamente castigaria quem pecasse contra outro homem, muito mais
castigaria aqueles que pecassem contra ele. Os dois cresceram vendo o pai
oficiar e julgar, sabiam que um dia seriam eles a desempenhar esse papel, só
que o mais importante eles desconheciam, o caráter de Deus e suas exigências Os
filhos de Eli não tinham qualquer experiência pessoal ou comunhão com o Senhor,
eram filhos de Belial (1Sm 2.12) e por isso foram reprovados. O Pr Augustus
Nicodemus Lopes fez a seguinte declaração: “Nada
é mais importante para a formação de famílias e igrejas fortes que a criação
adequadados filhos. Como é importante que saibamos criar os filhos na
disciplina e admoestação do Senhor!” (Lopes. Augustus Nicodemus. A
Bíblia e sua família. Editora Cultura Cristã. São Paulo, 2007)
||2. Os males da
falta de repreensão. Provérbios
15.10 diz que aquele que aborrece a repreensão morrerá. De acordo com o
hebraico, a palavra repreensão (heb. towkachath) quer dizer correção, censura,
punição, castigo. Nesse sentido, o próprio Deus aplica a sua repreensão:
“Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem
quer bem” (Pv 3.12). Por não atentar para ela, a casa de Eli padeceu. Muitos já
não acreditam no juízo de Deus. Ele é justiça! Ele é Santo!||. [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 4º Trimestre 2019. Lição 4, 27
Outubro, 2019]
- De fato, não podemos dizer que ele foi totalmente negligente, ainda que
tenha falhado ao achar que as coisas se ajeitariam automaticamente. Eli errou
em não comunicar aos seus filhos as verdades espirituais que conhecia. Ainda
que haja o registro de que Hofini e Fineias eram ímpios, filhos de Belial, e
assim filhos que não ouvem os conselhos dos pais, não há como isentar Eli de
culpa.
||3. Pecados
voluntários e deliberados não têm perdão. O
apóstolo João disse que há pecados pelos quais não se deve orar (1 Jo 5.16).
Esse tipo de pecado gera morte. Nesse caso, é impossível que a pessoa se renove
para o arrependimento. Entretanto, a Bíblia revela que o que confessa o pecado
e o deixa, alcança misericórdia. Mas não houve misericórdia para os filhos de
Eli, pois eles não se humilharam, não se quebrantaram na presença de Deus. Eles
pecaram voluntária e deliberadamente; zombaram do Senhor. Como seguidores de
Jesus Cristo, tenhamos temor e tremor. O pecado voluntário e deliberado leva à
morte eterna (Hb 10.26).||. [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 4º
Trimestre 2019. Lição 4, 27 Outubro, 2019]
A Bíblia de Estudo McArthur comentando o texto de 1 Jo 5.16-17, afirma: “João ilustra a oração segundo a vontade de Deus com o exemplo
específico do pecado que leva à morte. Poderia tratar-se de um pecado
premeditado ou não confessado que leva o Senhor a decidir pôr fim à vida de um
cristão. Não se trata de um pecado em particular, como a homossexualidade ou a
mentira, mas qualquer pecado pode pôr um fim à tolerância de Deus. Não se
arrepender do pecado nem abandoná-lo, no final, levará à morte física como um
juízo de Deus (At 5.1-11; IC o 5.5; 11.30). Nenhuma oração intercessória será
eficaz em favor daqueles que cometeram um pecado tão deliberado e arbitrário;
ou seja, a disciplina de Deus com a morte física é inevitável nesses casos, uma
vez que Deus procura preservar a pureza de sua igreja. O contraste entre as
frases “há pecado para morte" e "há pecado não para a morte"
significa que o escritor faz distinção entre pecados que podem levar à morte
física e outros pecados. Isso não implica identificar um determinado tipo de
pecado, mortal ou não, mas dizer que nem todos os pecados são julgados por Deus
da mesma maneira.” (Bíblia de Estudo McArthur, SBB. Pág 1764)
- Hebreus 10.26–39 “Esta passagem
de advertência lida com o pecado da apostasia, uma queda intencional ou uma
deserção. Os apóstatas são aqueles que se movem em direção a Cristo, ouvem e
compreendem Seu evangelho, e estão à beira de salvar a crença, mas depois se
rebelam e se afastam. Esta advertência contra a apostasia é um dos mais sérios
avisos em toda a Escritura. Nem todos os hebreus responderiam ao gentil convite
dos vv. 19-25. Alguns já estavam além da resposta” (BIBLIOTECABIBLICA)
Matthew Henry comentando 10.26-31, escreve: “As
exortações contra a apostasia e a favor da perseverança são enfatizadas por
muitas razões de peso. O pecado aqui mencionado é a falha total e definitiva em
que os homens desprezam e rejeitam, com vontade e resolução total e firme, a
Cristo, o único Salvador; desprezam e resistem ao Espírito, o único
Santificador; e desprezam e renunciam ao evangelho, o único caminho para a
salvação, e as palavras de vida eterna. Desta destruição Deus dá, ainda na
terra, um aviso prévio temível para as consciências de alguns pecadores, que
perdem a esperança de serem capazes de suportá-la ou de fugir dela. Pois, que
castigo pode ser mais doloroso que morrer sem misericórdia? Respondemos: morrer
por misericórdia, pela misericórdia e a graça que eles desprezaram. Quão
temível é o caso quando não só a justiça de Deus, senão a sua graça e
misericórdia, abusadas, clamam vingança! tudo isso não significa no mais mínimo
que fiquem excluídas da misericórdia as almas que se lamentam pelo pecado, ou
que lhes seja negado o benefício do sacrifício de Cristo a alguém disposto a
aceitar estas bênçãos. Cristo não lançará fora o que acudir a Ele” (BIBLIOTECABIBLICA)
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CONCLUSÃO
||O
pecado tem o seu salário. O pecado tem as suas consequências. Por isso, se
andarmos segundo a Palavra de Deus, se formos fiéis aos seus mandamentos e se
procedermos com sinceridade e verdade, Deus nos confirmará em sua presença.||. [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 4º Trimestre 2019. Lição 4, 27
Outubro, 2019]
- Eli perdeu o que ele tinha de mais importante: a aprovação de Deus e sua
família. Vimos em nosso estudo de hoje que uma vida que tinha tudo para dar
certo terminou de forma trágica. Aquilo que fazemos dentro de nosso lar está
diretamente ligado à forma como Deus e as pessoas nos olharão. Uma pessoa que
falha com os da sua própria família, deixando de honrar a quem merece honra,
pouco conseguirá do lado de fora. Uma pessoa que não se preocupa com a qualidade
espiritual dos que estão dentro de sua própria casa terá a sua credibilidade na
igreja abalada.Se Deus cobrará de nós as almas que estão distantes, quanto mais
as que estão dentro de nossas casas.
Pb Francisco Barbosa