Lição 8
20 de Novembro de 2016
Rute, Deus Trabalha pela
Família
TEXTO ÁUREO
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VERDADE PRÁTICA
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"[...] Bendito
seja o SENHOR, que não deixou, hoje, de te dar remidor, e seja o seu
nome afamado em Israel." (Rt
4.14)
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Deus abençoa o trabalho, a fé e a persistência da família
que o serve.
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LEITURA DIÁRIA
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Segunda - Rt 1.1
A fome leva uma família
a deixar Belém
Terça - Rt 1.3
Noemi enfrenta a morte
em sua família
Quarta - Rt 1.6,7
O triste regresso de
Noemi em meio à crise
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Quinta- Rt 2.1,2
O trabalho de Rute em
meio à crise
Sexta - Rt 2.8,9
Provisão divina e
cuidado em meio à crise
Sábado - Rt 4.13
A bênção do casamento
em meio à crise
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LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
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Rute 1.1-14
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1 - E sucedeu que, nos dias em que os
juízes julgavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá
saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele, e sua mulher, e seus dois filhos.
2 - E era o nome deste homem
Elimeleque, e o nome de sua mulher, Noemi, e os nomes de seus dois filhos,
Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e vieram aos campos de Moabe e
ficaram ali.
3 - E morreu Elimeleque, marido de
Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,
4 - os quais tomaram para si mulheres
moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali
quase dez anos.
5 - E morreram também ambos, Malom e
Quiliom, ficando assim esta mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu
marido.
6 - Então, se levantou ela com as suas
noras e voltou dos campos de Moabe, porquanto, na terra de Moabe, ouviu que o
SENHOR tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão.
7 - Pelo que saiu do lugar onde
estivera, e as suas duas noras, com ela. E, indo elas caminhando, para
voltarem para a terra de Judá,
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8 - disse Noemi às suas duas noras:
Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o SENHOR use convosco de
benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo.
9 - O SENHOR vos dê que acheis
descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua
voz, e choraram,
10 - e disseram-lhe: Certamente,
voltaremos contigo ao teu povo.
11 - Porém Noemi disse: Tornai, minhas
filhas, por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para
que vos fossem por maridos?
12 - Tornai, filhas minhas, ide-vos
embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho
esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido, e ainda tivesse filhos,
13 - esperá-los-íeis até que viessem a
ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas
minhas, que mais amargo é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do
SENHOR se descarregou contra mim.
14 - Então, levantaram a sua voz e
tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra; porém Rute se apegou a ela.
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HINOS SUGERIDOS: 58, 83, 400 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Ressaltar que Deus abençoa o trabalho, a fé e a persistência
da família que o serve.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos
específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por
exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I. Apontar
a crise econômica pela qual Belém estava passando;
II. Mostrar como Noemi e Rute superaram as crises;
III. Enfatizar
que a fé e o trabalho nos ajudam a superar as crises.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
A família de Elimeleque teve que deixar Belém devido a uma grave crise
econômica. Era tempo de escassez. A crise era resultado da desobediência dos
israelitas para com o Senhor no tempo dos juízes. Um tempo difícil, onde cada
um fazia aquilo que parecia ser bom aos seus próprios olhos. A falta de temor e
observância da lei trouxe sérios prejuízos espirituais e financeiros para
Israel. A família de Elimeleque muda-se para Moabe na esperança de ter dias
melhores. Mas, ali Elimeque morre e é enterrado. Seus dois filhos também vieram
a falecer em Moabe. Noemi, a esposa de Elimeleque teve que enfrentar a perda do
marido e dos filhos. Mas crises ainda piores estavam por vir. Todavia, Deus lhe
concedeu um escape; uma nora que a amou e a acolheu em tempos de amargura.
Noemi e Rute voltam para Belém, trabalham, mantém a fé em Deus e são
grandemente abençoadas. Todos nós enfrentamos momentos de dor e aflição. Mas a
nossa fé nos faz avançar, trabalhar e ver o impossível sendo realizado. Diante
das adversidades, não desanime, não pare.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos
a história de uma família que enfrentou a crise da fome, do luto e da
desesperança. É a história de três viúvas: Noemi, Orfa e Rute. Elas enfrentaram
momentos terríveis. Porém, duas delas não se deixaram abater pelas
dificuldades. Com fé, inteligência, lealdade, persistência e esperança,
venceram dificuldades. É uma história de trabalho, provisão e resgate. [Comentário: Alguns dados são
necessários para nos situarmos na história: “Houve uma fome na terra” (capítulo
1:1) - deu-se nos tempos dos Juízes (período de 10 anos), não identificando o
Juiz; alguns cogitam ter sido nos tempos de Gideão. A família de Elimelec e
Noemi deixa Judá para morar em Moabe por
causa da fome, e ali naquela terra eles prosperaram e venceram as
circunstâncias difíceis. Seus dois filhos casaram-se com duas mulheres
estrangeiras moabitas, chamadas Rute e Orfa. Em Moabe, Noemi vivenciou três
momentos difíceis que poderiam ter abalado a sua vida. Mas mesmo assim permaneceu
fiel ao Deus de Israel. Moabe é o nome histórico de uma faixa de terra
montanhosa no que é atualmente a Jordânia, ao longo da margem oriental do Mar
Morto. Na Idade Antiga, pertencia ao Reino dos Moabitas, um povo que estava
freqüentemente em conflito com os seus vizinhos israelitas a oeste. Pelo texto
de Gênesis 19.30-38 sabemos que os Moabitas são filhos de Ló através de um
incesto, promovido por sua filha mais velha, logo após a destruição de Sodoma e
Gomorra leia mais sobre: http://povosdaantiguidade.blogspot.com.br/2010/03/moabitas.html. O livro conta uma
história ocorrida entre 1200 e 1030 anos antes de Cristo, aproximadamente.
Certamente, a situação do povo bíblico era de desobediência, pois o livro
mostra que a disciplina da comunidade estava fraca: a "lei do
levirato" (Dt 25.5-10 e Gn 38) - que obrigava um irmão, ou parente mais
próximo, a casar-se com a viúva do irmão ou parente falecido - não estava sendo
aplicada. A história de Rute é para ser lida junto a Deuteronômio 25.5-10 e
Gênesis 38.1-30. Todos estes três textos estimulam o povo bíblico a levar a
sério a instituição da família. A lei do levirato protegia os filhos para que
não houvesse órfãos (meninos de rua) e viúvas desprotegidas na sociedade
israelita. É interessante observar que a Bíblia liga a esperança a lugares e
pessoas simples e humildes. A cidade de Belém fica na periferia da Canaã e a
família de Noemi, sofrendo os horrores da seca e fome, foi obrigada a migrar
para uma terra distante e estranha. Com isso, a história de Rute quer mostrar
que a esperança acontece quando há seriedade e fidelidade no Senhor. Noemi,
Rute e Boaz são sinônimos de fidelidade.] Dito isto,
vamos pensar maduramente a fé cristã?
PONTO CENTRAL
Deus trabalha em favor da família.
I - A CRISE ECONÔMICA
1. Fome na "casa do pão". Belém de Judá estava enfrentando uma
terrível crise econômica. A fome tomou uma proporção gigantesca, obrigando as
pessoas a deixarem a região. A escassez era resultado do mau governo dos
últimos juízes de Israel. Estes haviam abandonado ao Senhor. Belém, que
significa "casa de pão",
estava com fome. A cidade deixou de ser um celeiro de grãos para ser um
lugar de escassez. Neste caso, a fome era resultado da disciplina divina (Lv
26.18-20). Israel afastou-se da comunhão com Deus, adorando ídolos pagãos. Nem
todos agiam de modo pecaminoso, mas a disciplina era para todos. [Comentário: Existem certas
decisões que nós tomamos que na realidade não somos nós que decidimos, mas sim
as pressões da vida, as pessoas, as circunstâncias, as frustrações. Enfim
decidimos por que um fator externo nos leva a isto. São as circunstancias que
nos leva a tomar decisões que vão determinar o sucesso ou o fracasso em nosso
futuro. O período dos juízes,foi marcado por uma transição religiosa,foi um
período de inconstância espiritual em Israel,onde a nação tinha dificuldades de
estabelecer um período prolongado de retidão,fidelidade,santidade na presença
de Deus. Elimeleque era homem de posses na cidade de Belém. Em seus dias, houve
fome em Belém, a casa do pão. Fugiu para Moabe, e nessa terra seus dois fihos
se casaram com jovens moabitas. Essa família abandonou a casa do pão por medo
da fome, mas, Moabe não foi refúgio para Elimeleque. Ele foi buscar abrigo e
encontrou a doença. Foi buscar sobrevivência e encontrou a morte. Elimeleque e
seus dois fihos morreram em Moabe, deixando Noemi viúva, idosa, pobre e
desamparada em terra estrangeira. Elimeleque tomou essa decisão movido por um fator
externo: a fome. Mas esta decisão lhe custaria a própria vida. Nunca tome uma
decisão sem consultar a Deus e muito menos por pressão.]
2. A crise alcança uma família (Rt
1.1,2). Elimeleque, Noemi e seus
filhos, Malom e Quiliom são atingidos pela crise. A escassez obrigou Elimeleque
a deixar, juntamente com a família, a sua terra. Naquele momento de crise, eles
fizeram o que parecia ser o melhor para toda a família, ou seja, seguiram para
Moabe. Ao chegarem a Moabe, ao invés de encontrar pão, encontraram a doença e a
morte. Elimeleque e seus dois filhos morreram em Moabe. Noemi ficou sozinha com
suas duas noras. Naquele tempo não havia previdência social. As viúvas eram
sustentadas pelos filhos, em especial o primogênito. Logo, perder o marido e os
filhos era uma situação terrível. [Comentário: O que levou Elimeleque a tomar essa
decisão de sair de sua terra? A fome? Não, mas sim o medo da fome (Vs.21). Mas
em Judá havia muitas famílias. Porque só Elimeleque resolveu deixar Judá? Ele tomou
essa decisão movido por um fator externo: a fome. mas esta decisão lhe custaria
a própria vida. Houve fome na terra que mana leite e mel. A viúva no Antigo
testamento, às vezes passava por situações constrangedoras, como a de ter que
aceitar que o irmão de seu esposo lha tomasse por mulher e que o filho que
deles nascesse fosse considerado filho do falecido marido, para assim
suscitar-lhe descendência (Lei do levirato). Judá, por exemplo queria que sua
Nora Tamar ficasse viúva até que seu filho, ainda jovem, tivesse idade de se
casar com ela e lhe dar um filho que seria considerado de seu esposo falecido. Tamar
já havia se casado com dois irmãos, Er e Onã, que haviam sido mortos pelo
Senhor por serem homens maus e rebeldes. A Lei permitia que a mulher viúva
retornasse à casa dos pais (Gn 38.11) ou se casasse novamente através do
levirato (Rt 4.10). Como as mulheres dependiam da providência do marido, a
condição de viuvez causava preocupação, pois resultava em pobreza e vulnerabilidade.]
3. Três viúvas. Essas mulheres,
desprotegidas, sofreram enormes dificuldades para sobreviver. Mas Deus não
abandona seus filhos nem os desampara. O Senhor já tinha um plano de redenção e
bênção preparado para Noemi e Rute. Em momentos de crises, muitas vezes achamos
que Deus está silencioso e distante. Parece não haver saída, mas Ele está
trabalhando em nosso favor. Por isso, não tenha medo. Deus não vai desamparar
você. [Comentário: Esdras Costa Bento
escreve: “Na sociedade patriarcal israelita a condição de viúva era um risco
social à mulher, deixando-a vulnerável econômica e socialmente. Em Êx 22.21-24
a viúva é classificada juntamente com o órfão e os estrangeiros. Elas são
frágeis e vulneráveis, razão pela qual necessitam de proteção legal e profética
(Is 1.16-23; Jr 22.3). [...] Caso o marido deixasse alguma dívida, a viúva era
obrigada a assumir os compromissos financeiros do faltoso, o que implicava às
vezes na venda dos bens, da entrega dos filhos à servidão, e a todo tipo de
exploração da parte dos credores. [...] a viúva israelita não usufruía de nenhum
direito de sucessão e a herança passava completamente para os filhos ou filhas
do falecido – aqui um dos fundamentos pelos quais os filhos devem honrar aos
pais, que inclui necessariamente a mãe viúva (ver 1Tm 5.4). Caso não tivesse
descendentes, a herança pertencia aos irmãos do pai ou ao parente mais próximo”
http://teologiaegraca.blogspot.com.br/2012/07/as-aflicoes-da-viuvez.html. A Bíblia
apresenta a viúva como uma pessoa necessitada em termos de proteção e sustento,
e que deve ser honrada e respeitada. Desse modo, a cidade de Jerusalém,
destruída, é apresentada como uma viúva. ‘Como se acha solitária aquela
cidade... Tornou-se como viúva...’ (Lm 1.1). A viuvez é um estado social que
abarca milhares de pessoas. É um processo natural da vida humana. Algumas
pessoas lidam bem com esta nova realidade, mas outras têm a insegurança
existencial que paralisam a sociabilidade e a espiritualidade da vida. Quando o
cônjuge perde a sua companheira (ou o companheiro), significa o rompimento do
ciclo de um convívio íntimo, intenso e profundo. Por isso que, quando a viuvez
chegar, a pessoa enfrentará a dor, a solidão e a saudade do cônjuge que se foi.
Para ajudar o irmão ou a irmã no estado da viuvez, temos a Palavra de Deus, a
igreja local e a família para darem pleno apoio, consolo e carinho. Êxodo 22-27
revela que Deus está bem atento às circunstâncias difíceis das viúvas, dos
pobres e dos menos favorecidos, e que se compadece deles (Dt 24.6,12,13; Jó
22.6; 24.7; Ez 18.12,16; Mc 6.34; 8.2; Lc 2.36,37; 7.13).]
SÍNTESE DO TÓPICO I
A crise econômica em Belém fez Elimeleque e sua família
buscarem melhores condições de vida em Moabe.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"A história de
Rute desenrola-se durante o período dos juízes. Ela revela que durante a
deplorável apostasia moral e espiritual daqueles dias, havia um remanescente
fiel que continuava a amar e obedecer a Deus. O livro salienta o fato de que
Deus opera na vida daqueles que permanecem fiéis a Ele e à sua Palavra.
Embora Noemi fosse uma
fiel seguidora do Senhor, experimentou grande adversidade.
(1) Ela e a sua família sofreram os efeitos da fome, e tiveram que abandonar sua própria casa. Além disso, ela
perdeu seu marido e seus dois filhos. Parecia que o Senhor a abandonara e até
mesmo se voltara contra ela.
(2) A história de
Rute, no entanto, revela que Deus continuava cuidando dela, inclusive agindo
através de terceiros, para socorrê-la em suas necessidades. Como no caso de
Noemi, o crente fiel e leal a Cristo
pode experimentar grandes adversidades na sua vida. Tal fato não significa que
Deus o abandonou ou que está castigando. As Escrituras frisam, repetidas vezes,
que Deus continua, com todo o amor, a fazer todas as coisas cooperarem para o
nosso bem em tempos de aflição" (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de
Janeiro: CPAD, p. 422).
CONHEÇA MAIS
Nos dias dos juízes
A história de Rute
desenrola-se durante o período dos juízes. Ela revela que durante a deplorável
apostasia moral e espiritual daqueles dias, havia um remanescente fiel que
continuava a amar e obedecer a Deus. O livro salienta o fato de que Deus opera
na vida daqueles que permanecem fiéis a Ele e à sua Palavra." Para
conhecer mais leia, Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, p.422.
II - SUPERANDO AS CRISES
1. Noemi enfrenta a crise. Noemi tornou-se uma mulher amarga,
triste e sem esperança. Parecia não existir solução para a crise que estava
vivendo. As dificuldades podem embaçar a nossa visão e tirar toda a nossa
expectativa. Se você está enfrentando uma situação que não parece ter solução,
não se desespere. Tenha fé no Deus de toda a provisão. Noemi foi dominada pela
amargura e dor. Seus sentimentos tornaram-se amargos. Ela não esperava mais
nada da vida, senão a morte. [Comentário: O primeiro momento difícil na vida
de Noemi foi quando morreu Elimeleque, o seu marido Ver Rute 1:3. Ela ficou em
situação difícil, tendo que criar sozinha seus dois filhos. Acho Noemi uma
mulher de fibra, pois ela enfrentou como viúva a criação de seus dois filhos.
Ela não se entregou às dificuldades, mas confiando em Deus superou aquele
momento. O segundo momento difícil de Noemi foi quando seus dois filhos morrem
. Ver Rute 1:5 Em Moabe, Noemi alegrou-se muito em ver os seus dois filhos
casarem-se com Rute e Orfa. Imagino que após a morte de seu marido, Noemi
transferiu seus sonhos e realizações para seus dois filhos. Sem marido,
Noemi trabalhava incessantemente para vê-los crescer e se tornarem adultos
equilibrados. Tempos depois, uma tragédia aconteceu, e Noemi viu os seus filhos
morrerem. Com a morte de seus dois filhos, Noemi viu muitos de seus sonhos
morrerem. O que toda mãe espera é viver para na velhice e morte ser assistida
por seus filhos. Porém, é terrivelmente
triste uma mãe viver para ver seus filhos morrerem. Mas, você pensa que Noemi
desistiu? Não. Ela não se entregou a uma depressão, a sentimentos negativos de
destruição. Ao contrário, a Bíblia diz que nesse momento Noemi tem uma atitude.
Ver 1:6.: “Então, se dispôs ela com as
suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o Senhor se
lembrara do seu povo, dando-lhe pão.” O terceiro momento difícil na vida de
Noemi é na fase de sua velhice. Neste momento, ela não tendo marido, filhos,
não tendo mais saúde e nem vitalidade. Outro grande problema de Noemi neste
momento, foi que seus recursos financeiros acabam. Que situação! Sem marido,
sem filhos, sem a possibilidade de casar novamente por causa da idade avançada,
e sem dinheiro. Mas você acha que Noemi desistiu e se entregou completamente à
tristeza e ao desanimo? Muitos já teriam desistido em momentos como esse. Mas,
foi nesta hora de crise que Noemi manteve viva a lembrança do Senhor. Veja o
que diz o texto em Rute 1:6.: “Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou
da terra de Moabe, porquanto, ouviu que o Senhor se lembrara do seu povo,
dando-lhe pão.” Assim com Noemi, lembremo-nos do Senhor nos momentos de crise.
Deuteronômio 5:15 diz.: “…porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito
e que o Senhor, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido.” http://temasbblicos.blogspot.com.br/2011/09/rute-e-noemi-fieis-deus-em-situacoes.html]
2. O retorno para sua terra. Noemi tomou a decisão de retornar para
Belém, a sua terra natal. Porém, antes
ela decidiu liberar suas noras, Orfa e Rute, para que voltassem às suas
famílias. Orfa aceitou a liberação de sua sogra e retornou para sua
família. Mas Rute não quis abandonar a
sogra. Talvez, Noemi estivesse pensando que Deus a estava castigando com todos
aqueles sofrimentos. Ela não podia imaginar o plano de Deus em todas aquelas
adversidades. Aprendemos com a Palavra de Deus que [...]"todas as coisas
contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus [...]" (Rm 8.28).
[Comentário: A virada na vida
de Noemi - Noemi não foi esquecida por Deus. Rute, sua nora, foi levantada por Deus para ajudar Noemi. Rute
deixou sua família e sua terra e adotou
a cultura e religião de Noemi e do seu
povo. Noemi não tinha materialmente nada para oferecer a Rute, mas Rute se
tornou sua aliada fiel. Hoje em dia, muitas pessoas fazem declarações
negativas sobre suas sogras. Por muita
vezes, a figura de uma sogra tem sido o alvo de chacotas e piadas. Mas, em
Noemi e Rute, vemos um grande exemplo de bom relacionamento que Rute tinha com
sua sogra e tinha também um grande
sentimento de amizade e devoção pela por ela. Ela. Eu gostaria de falar um
pouco sobre esta nora, chamada Rute e as grandes lições de vida que aprendemos
com ela. Ao estudar a vida de Rute aprendemos que a fidelidade e a bondade são
essenciais para que a família, a sociedade e a igreja prosperem e tenham a
proteção do Senhor. Com Rute, aprendemos sobre o valor da fidelidade. Um dia, Noemi chamou as
suas duas noras e disse no cap. 1:8-13: “ Voltem para casa e fiquem com as
vossas mães. Que o Senhor seja bom para vocês, assim como vocês foram boas para
mim e para os falecidos! “O Senhor permita
que vocês casem de novo e cada uma tenha o seu lar.” Então Noemi se despediu
das suas noras com um beijo. Porém elas começaram a chorar alto e disseram:
“Não nós não voltaremos. Nós iremos com a senhora e ficaremos com o seu povo.”
Mas Noemi respondeu: “Voltem, minhas
filhas. Por que querem ir comigo? Vocês acham que eu ainda poderei ter filhos
para casarem com vocês? ” Ver Rute 1:8-11. Orfa, uma de suas noras resolveu
voltar para casa de seus pais e sua terra,
mas Rute permaneceu. Enquanto uma retrocedeu e voltou atrás, a outra
ficou. E por ter ficado com Noemi, Deus recompensou a fidelidade de Rute. Noemi
não tinha nada para dar à Rute; não tinha dinheiro, não havia feito promessas,
não podia lhe dar um novo casamento, estava idosa, mas Rute resolveu ficar. Rute
disse à sua sogra no cap. 1:16: "o
teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” http://temasbblicos.blogspot.com.br/2011/09/rute-e-noemi-fieis-deus-em-situacoes.html.]
3. Rute e o Deus de Israel. Rute declarou: "[...] O teu Deus
é o meu Deus"(Rt 1.16). Sua sogra, embora atravessando um momento difícil,
deu um excelente testemunho. A convivência com Noemi levou Rute a ter uma
experiência pessoal com Deus. Rute se apegou à sua sogra. Tal gesto de amor e
generosidade nos mostra que é possível o bom relacionamento entre noras e
sogras. [Comentário: A mais linda confissão, na Bíblia,
de apego e amor saiu dos lábios de uma mulher pagã (Rt 1.16-17 – “Porque, aonde
quer que tu fores, irei eu... O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu
Deus...” Rute, uma jovem moabita trabalhadora, dedicada e comprometida,
torna-se a principal personagem da narrativa. Conheceu a dor da viuvez muito
cedo, e a mudança radical de vida escolhendo acompanhar sua sogra até a cidade
de Belém. Uma terra diferente, um povo diferente, um estado de vida diferente,
uma proposta de compromisso com o novo. Seu compromisso firmado em tom de verso
tornou-se declaração de aliança entre pessoas que entendem o projeto de Deus
para suas vidas juntas. A fidelidade de Rute a Noemi e ao Deus de Noemi é um
grande exemplo para nós. A fidelidade atrai fidelidade. Rute atraiu a
fidelidade de Deus e de outras pessoas para ela - “Porque o Senhor é bom, a sua
misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade” (Sl
100.5). “O teu Deus é o meu Deus” – quando
se pensa em família, um texto da palavra do Senhor vem à mente: “quem não cuida dos da sua própria casa, é
pior que o incrédulo”; é preciso partilhar a fé e gerar filhos e filhas na
fé dentro de casa. De alguma forma, Noemi ‘ganhou’
aquela nora para o Senhor.]
SÍNTESE DO TÓPICO II
Noemi e Rute com fé e trabalho superaram as crises.
SUBSÍDIO BÍBLICO TEOLÓGICO
A declaração de Rute
(1.16,17)
A famosa expressão de
compromisso de Rute à sua sogra não somente demonstra lealdade a uma amiga, mas
também esclarece um aspecto teológico. Rute disse 'seu povo será o meu povo'
antes de dizer 'e seu Deus será o meu Deus'. Nos tempos do Antigo Testamento,
Deus tinha um relacionamento de aliança somente com Israel. Ao identificar-se
com o povo da aliança, Rute qualificou-se ao proclamar o Deus de Israel.
Em lugar de fazer
Noemi feliz, os envolvimentos familiares e velhos amigos tornaram a aflição de
Noemi mais intensa. Podemos entender porquê. Voltar para casa depois da morte
de um ente querido é igualmente fazer-nos sentir nossa perda. Nosso lar parece
vazio, o silêncio é escurecedor. De repente somos esmagados pela aflição, pela
ausência. Nossos queridos é que fazem de nossa casa o 'lar'. Aos olhos de
Noemi, que deixara Belém com um marido e dois filhos, o retorno trouxe-lhe à
consciência a brutal extensão de sua perda" (RICHARDS, Lawrence. Guia do
Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo.
10.ed. Rio de Janeiro: CPAD, p. 175).
III - FÉ E TRABALHO
1. Noemi e Rute chegam à terra do pão. A chegada de duas mulheres viúvas à
cidade deve ter chamado a atenção das pessoas, especialmente daquelas que
haviam conhecido Noemi antes de sua partida. Noemi agora se encontrava com a
alma amargurada. Por isso, pede para ser
chamada não mais de Noemi, que significa "agradável", mas
"Mara", isto é, "amarga". Noemi retornou à sua cidade sem
marido, sem filhos e sem bens. Ela acreditava que todo aquele sofrimento vinha
de Deus, como uma forma de punição (Rt 1.21). [Comentário: Quando Noemi e
Rute chegam a Belém toda a população ‘se alvoroçou’, ‘se comoveu’ (v. 19). A
natureza da recepção oferecida às duas viúvas sugere que Noemi tinha algum
vínculo com alguma família antiga naquela região. Noemi reflete a natureza
humana em geral ao culpar Deus e não as escolhas pessoais ou a natureza
pecaminosa pelos acontecimentos destrutivos e dolorosos pelos quais estava
passando. Ela sugere, de forma inapropriada,
que as suas atuais condições são o resultado da ação punitiva de Deus.]
2. Rute ajuda Noemi. Elas chegaram a Belém no
"principio da sega das cevadas" (Rt 1.22), ou seja, quando a colheita
estava começando. Se em Moabe a situação era precária, agora em Belém, havia
esperança, pois havia trabalho na colheita da cevada. Vencemos as crises com a
ajuda de Deus e com muito trabalho. O trabalho é bênção de Deus, pois é do
nosso salário que tiramos a provisão para nossas famílias. [Comentário: Mesmo na amargura
e na prova, Deus está trabalhando a nosso favor! (Is 64.4). A história de Rute
revela a mão escondida de Deus em meio às amargas experiências de seu povo. Esse
livro não somente destaca que Deus está preparando o caminho para a vinda do
Rei da Glória, mas ele o faz de modo que todos nós possamos aprender que mesmo
os piores tempos não são desperdiçados. Não são desperdiçados globalmente, historicamente
ou pessoalmente.]
3. Rute trabalha apanhando espigas. Rute vai para um campo de cevada que
pertencia a um parente de Elimeleque. Ali, ajunta as espigas que os segadores
deixavam para trás. Essa prática era permitida pela Lei Mosaica para ajudar os
necessitados (Dt 24.19-21). Nosso país vive um momento de crise econômica, e a
falta de emprego é uma realidade que tem atingido milhões de pessoas. Muitos
que perderam seus empregos buscam qualquer serviço que lhes dê condições de
sobrevivência. Siga o exemplo de Rute, não fique de braços cruzados. Ela trabalhou todo o dia no campo até ajuntar
cevada suficiente para si e sua sogra. Sua diligência no trabalho chamou a
atenção do dono do campo, Boaz. O trabalho dignifica o trabalhador, e Rute demonstrou
sua lealdade e beneficência para com sua sogra. Ao dispor-se a trabalhar no
campo, Rute descobriu que Boaz era parente de Elimeleque e, por lei ele poderia
se casar com ela e redimi-la. Boaz fez tudo conforme orientava a lei. Ele é um
tipo de Cristo, o nosso Redentor, que sendo rico se fez pobre para nos fazer
herdeiros das suas riquezas (2 Co 8.9). Boaz casa com Rute e ela dá à luz a um
filho, o qual recebeu o nome de Obede. Mais tarde Obede se tornou o avô de
Davi. Deus honrou a decisão, a atitude e o trabalho de Rute. [Comentário: Rute acompanhou
Noemi de volta a Belém, porém, sua vida no início não foi nada fácil. A moabita
não era vista com bons olhos pelas ruas da cidade. Ela era uma mulher delicada,
sozinha em uma terra estrangeira, que tinha que ir ao campo, executar trabalho
de homem para conseguir o que comer. Rute não tem muitas alternativas, mas ela
pode colher espigas segundo a lei, e é o que ela faz, tornando frutífero o
tempo e oportunidades que ela tem. Dirigi-se aos campos de Boaz, seu primo, que
sem conhecê-la, a tratou com muita generosidade, como o demonstra a narrativa
bíblica (Rt 2.4-18). Segundo a tradição judaica, o parente mais próximo de uma
viúva tinha o dever de se casar com ela e comprar a sua propriedade. Noemi,
então, reconhecendo em Boaz um dos resgatadores de Rute, procurou aproximar a
ex-nora de Boaz - Noemi instruiu Rute como proceder, afinal Rute era moabita e
não conhecia a lei judaica. Informado do compromisso, Boaz lembrou que havia um
parente mais chegado que ele. Reunido o sinédrio da cidade de Belém, o anônimo
tio de Rute se recusou a desposá-la. Provavelmente ele teve medo de cair numa
desgraça espiritual, já que a lei mosaica proibia que uma moabita passasse a
integrar, por casamento, o povo de Israel (Nenhum amonita ou moabita, até a
décima geração, fará parte do povo do Deus Eterno. Eles ficarão de fora --
Deuteronômio 23.3). Boaz não deve teve o mesmo receio, especialmente depois do
apoio que lhe foi dado pelo conselho local. Na verdade, apesar desta
autorização, ele correu o risco de ser considerado impuro. Por este casamento,
ele e sua esposa, bisavós de Davi, entraram na genealogia do Messias. Por seu
comportamento, Boaz pode ser colocado na galeria de homens cheios de graça.
Bondade é a marca mais evidente no seu jeito de ser.]
SÍNTESE DO TÓPICO III
Fé em Deus e trabalho são fundamentais para vencer as crises.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
Uma reputação merecida
Em uma pequena comunidade,
a história de Rute e Noemi seria de domínio público, o alvo das atenções.
Agora, os eventos mostravam Rute trabalhando arduamente (Rt 2.7): reverenciosa
(Rt 2.10), recatada, bem-agraciada (Rt 2.13). A reputação que construímos abre,
ou fecha, portas para a oportunidade.
A declaração de Boaz
abençoando Rute pode ser considerada uma oração (Rt 2.12). 'Recompensa' aqui é
maskoret, uma palavra com sentido de 'salários'. Boaz credita a Rute o melhor,
por sua piedade e escolha do Deus de Israel, e está convencido de que um Deus
justo providenciar-lhe-á a justa recompensa. Disse tudo isso saber que seria
ele próprio o instrumento para esta resposta. Deus, frequentemente, usa como
seu agente aquele que ora para responder tal oração" (RICHARDS, Lawrence. Guia
do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo.
10.ed. Rio de Janeiro: CPAD, p. 176).
CONCLUSÃO
Rute teve algumas perdas
em sua vida; perdeu o sogro, o cunhado e o marido. Além dessas perdas, teve que
cuidar de uma sogra triste e desamparada. Mas o Deus da provisão não desamparou
Rute nem Noemi. Temos um Deus que nos ajuda e abençoa-nos com o trabalho e a
sua provisão. Confie! [Comentário: A soberania do
nosso grande Deus é claramente vista na história de Rute. Ele guiou cada passo
do caminho para que Rute se tornasse Sua filha e cumprisse o Seu plano de se
tornar um ancestral de Jesus Cristo (Mt 1.5). Da mesma forma, podemos ter
certeza de que Deus tem um plano para cada um de nós. Do mesmo jeito que Noemi
e Rute confiaram que Deus cuidaria delas, assim também devemos fazer. Vemos em
Rute um exemplo da mulher virtuosa de Provérbios 31. Além de ser dedicada à sua
família (Rt 1.15-18; Pv 31.10-12) e fielmente dependente de Deus (Rt 2.12, 31.30),
vemos em Rute uma mulher de discurso piedoso. Suas palavras são amorosas,
gentis e respeitosas, tanto com Noemi quanto com Boaz. A mulher virtuosa de
Provérbios 31 “Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua”
(v. 26).] “NaquEle que me
garante: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é
dom de Deus" (Ef 2.8)”,
Francisco Barbosa
Campina Grande-PB
Novembro de 2016
PARA REFLETIR
A respeito de Rute, Deus
trabalha pela família, responda:
• A escassez em Belém era
resultado de quê?
A escassez era
resultado do mau governo dos últimos juízes de Israel. Estes haviam abandonado
ao Senhor.
• Para onde Elimeleque e
sua família foram para escapar da fome?
Eles foram para
Moabe.
• No tempo de Noemi quem
deveria sustentar uma viúva?
Os filhos e parentes
mais próximos.
• Qual o significado dos
nomes Noemi e Mara?
Noemi significa
agradável, mas Mara, amarga.
• Boaz é um tipo de quem?
Boaz é um tipo de
Cristo, o nosso Redentor que sendo rico se fez pobre para nos fazer herdeiros
das suas riquezas (2 Co 8.9).
Fonte: Lições Bíblicas adultos – CPAD /
Divulgação: www.sub-ebd.blogspot.com