5 de Julho de 2015
TEXTO ÁUREO
"Ninguém despreze
a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no
espírito, na fé, na pureza." (1 Tm 4.12) [As ordenanças
negativas, aqui e no versículo 14, talvez indiquem que Timóteo tinha tendência
ao acanhamento ou timidez. Além disso, alguns na Igreja de Éfeso podem não ter
aceito a sua autoridade pastoral. Timóteo estava, provavelmente, com cerca de
trinta anos de idade quando assumiu as responsabilidades de Bispo da Igreja de
Éfeso, e era, portanto, mais jovem do que muitos dos cristãos daquela Igreja.
Um cargo de tamanha importância e influência não era, normalmente, entregue a
um homem tão jovem. Paulo, entretanto, o conhecia bem, e exorta seu filho na fé
a mostrar, por meio de um testemunho imaculado, ser um verdadeiro homem de Deus
e pastor do rebanho do Senhor (1Tm 1.2;1Pe 5.1-4).].
VERDADE PRÁTICA
As cartas pastorais
reúnem orientações à liderança cristã e aos membros em geral para que vivam conforme
a vontade de Deus
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 1 Tm 1.2
O cuidado
paternal pelo jovem obreiro
Terça - Ef 6.17
A Palavra de
Deus é a "espada do Espírito"
Quarta - Gl 4.9-11
O pastor deve
ter cuidado com o legalismo
Quinta - At 15.19,20
De que os crentes
gentios deveriam se abster
Sexta - 1 Co 5.7a
Paulo alerta a
respeito do cuidado com o "fermento velho"
Sábado - 2 Tm 2.15
Preparado para
manejar a Palavra da verdade
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1
Timóteo 1.1,2; Tito 1.1-4
1Tm 1.1 - Paulo, apóstolo de
Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus
Cristo, esperança nossa,
2
- a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: graça, misericórdia e paz, da parte de
Deus, nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor.
Tt 1.1- Paulo, servo de Deus
e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus e o conhecimento
da verdade, que é segundo a piedade,
2
- em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes
dos tempos dos séculos,
3
- mas, a seu tempo, manifestou a sua palavra pela pregação que me foi confiada
segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador,
4
- a Tito, meu verdadeiro filho, segundo
a fé comum: graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor
Jesus Cristo, nosso Salvador.
OBJETIVO GERAL
Apresentar um panorama geral das
epístolas paulinas de Timóteo e Tito.
HINOS SUGERIDOS: 210,
225 e 515, da Harpa Cristã
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos
referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o
objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
- Introduzir as
epístolas pastorais de Timóteo e Tito.
- Conhecer os
propósitos das epístolas de Timóteo e Tito.
- Conscientizar a
respeito da atualidade das epístolas pastorais.
- Explicar o
conteúdo da mensagem de Paulo para a liderança
INTERAGINDO COM
O PROFESSOR
Prezado professor,
neste terceiro trimestre do ano, estudaremos a respeito das epístolas de
Timóteo e Tito. O autor destas cartas é
o apóstolo Paulo. Ele as escreveu com o objetivo de orientar e confortar dois
jovens pastores, Timóteo e Tito. A cada lição estudada, você verá que os
conteúdos destas epístolas são repletos de bons conselhos que podem ajudar
líderes e liderados a viverem conforme a vontade de Deus.
O comentarista é o
pastor Elinaldo Renovato de Lima - autor de diversos livros, líder da
Assembleia de Deus em Parnamirim, RN.
O enriquecimento
espiritual que advirá do estudo de cada lição será sentido na liderança e em
cada membro da Igreja de Cristo.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Neste trimestre
teremos a oportunidade ímpar de estudar as Epístolas de 1 e 2 Timóteo e Tito.
Estas cartas, em geral, são consideradas um conjunto, já que foram dirigidas a
dois jovens pastores que cuidavam do rebanho do Senhor juntamente com Paulo. O
conteúdo delas está repleto de conselhos úteis sobre a estrutura da vida na
igreja. Estes conselhos fazem destas cartas verdadeiros manuais eclesiásticos
para a liderança das Igrejas de hoje. [Comentário: As cartas pastorais
do apóstolo Paulo são um ponto levemente fora da curva entre os seus outros
escritos do Novo Testamento, pela sua própria natureza: 1 e 2 Timóteo e Tito
são cartas pessoais de um homem mais velho para jovens a quem ele quer bem, com
orientações, comentários sobre conhecidos em comum e pedidos - como por
exemplo, para pedir sua capa e pergaminhos. Esse tipo de expressão não é normal
na Bíblia, e particularmente com relação a Paulo, de quem sabemos tanto de sua
vida"missionária" ou de sua doutrina através do livro de Atos e das
outras cartas. É como se o homem Paulo revelasse um pouco de sua vida pessoal,
um vislumbre, é certo, que deu margem a muitas especulações, mas um vislumbre. J.
N. D. Kelly - Novo Testamento - Vida Nova - Série Cultura Cristã. Timóteo era
um nativo de Listra, uma colônia romana na província da Galácia. Filho de um
casamento misto, seu pai era gentio e sua mãe, judia (At 16.1). Pouco se sabe
sobre seu pai, que parece não ter se tornado cristão, mas sua mãe e avó parecem
ter sido convertidas como resultado da visita de Paulo a Listra em sua primeira
viagem missionária (2Tm 1.5). Desde sua infancia, elas haviam instruído Timóteo
nas Escrituras judaicas (2Tm 3.14,15) e tiveram indubitável influência na
própria conversão de Timóteo ao cristianismo. Tito era um cristão gentio que
foi, provavelmente, convertido por Paulo (Tt 1.4). Não dispomos de muita
informação sobre ele nem seu nome é mencionado em Atos. Paulo o levou consigo a
Jerusalém no princípio de sua obra missionária, onde não permitiu que ele fosse
circuncidado (Gl 2.1-3). Tito, aparentemente, acompanhou Paulo em sua segunda e
terceira viagens missionárias e em parte da quarta. Foi um companheiro
confiavel, com quem Paulo podia contar em situações delicadas como aquela de
Corinto (2Co 2.13;7.6,13,14;8.6,16,23;12.18).]. Vamos pensar maduramente sobre
a fé cristã?
I - AS
EPÍSTOLAS PASTORAIS
1.
Cartas pastorais. As três epístolas que estudaremos são
chamadas de cartas pastorais, e isso se deve ao fato de terem sido elas
endereçadas a dois jovens pastores: Timóteo e Tito. Foram escritas por Paulo,
um líder itinerante, que estava preocupado com os jovens pastores. Ele os
instrui de modo cuidadoso a respeito do trato com a Igreja e com seus
ministérios. [Comentário: As Epístolas
pastorais são livros canônicos do Novo Testamento, foram escritas por Paulo de
Tarso e se dirigem a Timóteo e a Tito. São agrupadas desde os primeiros séculos
do cristianismo tal qual temos em nossas Bíblias: Primeira Epístola a Timóteo; Segunda
Epístola a Timóteo, e Epístola a Tito. Foram chamadas pela primeira vez de
Epístolas Pastorais no século XVIII. O título é apenas parcialmente uma
descrição do seu conteúdo, pois não são estritamente pastorais no sentido de
fornecer instrução sobre o cuidado das almas. A designação de pastoral é por
serem dirigidas a pessoas que tinham responsabilidades pastorais. Diferente das
demais epístolas paulinas quando se destinam a uma igreja ou um grupo de
igrejas. Não há nada que indique que elas foram escritas na mesma data ou do
mesmo local ou que o autor pretendesse que fossem um conjunto, entretanto
estudos contemporâneos indicam que devem ser tratadas como um grupo.
Possivelmente escritas no período do fim da vida do apóstolo Paulo, apresenta o
pensamento dele preparando Timóteo e Tito para continuar a sua tarefa. Por esse
motivo introduz uma diferente espécie de correspondência na literatura paulina
em comparação com as demais epístolas anteriores https://pt.wikipedia.org/wiki/Ep%C3%ADstolas_pastorais.
A biografia presente nessas cartas nos leva a crer que Paulo foi liberto do seu
primeiro aprisionamento e preso novamente, algum tempo depois (alternativamente,
ele pode ter sido liberto após sua primeira audiência, por um tempo
determinado, até a data de uma segunda audiência).].
2.
Datas em que foram escritas. A Primeira Epístola de Timóteo foi
escrita por volta de 64 d.C., entre a primeira e a segunda prisão de Paulo, e
enviada de Roma ou da Macedônia (talvez Filipos). Em seguida, por volta de 65
d.C., foi escrita a Carta a Tito. Já a Segunda Epístola de Timóteo foi escrita
em torno de 67 d.C., quando do segundo encarceramento do apóstolo, e antes de
sua morte. Faz parte das "cartas da prisão", ao lado de Filipenses,
Efésios, Colossenses e Filemon. [Comentário: Recentemente, alguns
biblistas e comentaristas têm questionado a autoria, tradicionalmente aceita, de
que Paulo é o autor destas epístolas, citando alegadas diferenças no
vocabulário, estilo e teologia. Contudo, tais argumentos não convencem, e
também não há razão persuasiva para negar que Paulo tenha escrito estas cartas,
e de acordo com as saudações, o autor das três cartas pastorais (1º e 2º
Timóteo e Tito) foi mesmo Paulo. De acordo com a tradição posterior, Paulo
escreveu 1º Timóteo enquanto estava ainda no meio de sua quarta viagem
missionária, entre os anos de 62-64 d.C. 2º Timóteo é a última carta escrita
por Paulo. Preparou-a logo depois da sua quarta viagem missionária,
provávelmente entre 64-68 d.C. Também a carta enviada a Tito foi escrita
durante a quarta viagem missionária, entre 62 e 64 d.C.].
3.
Conteúdo.
Estas epístolas formam um conjunto literário, devocional e doutrinário, em que
se observam o mesmo vocabulário, o mesmo estilo e os mesmos propósitos para
qual foram escritas. A estrutura foi elaborada com o intuito de alcançar seus
destinatários com solenes ensinos e advertências da parte de Deus. O conteúdo
pode ser resumido da seguinte maneira:
a) Saudação. Nas saudações aos destinatários, Paulo
demonstra o seu cuidado para com os jovens obreiros (1 Tm 1.2; Tt 1.1-4; 2 Tm
1.1,2);
b) Qualificações
ministeriais. Paulo demonstra que para ser Ministro do Evangelho, há requisitos
a serem respeitados (1 Tm 3.1-13; Tt 1.5-9);
c) Alerta contra os
falsos mestres e as falsas doutrinas (1 Tm 4.1-5; Tt 1.10-16). Falsos mestres e
falsas doutrinas já existiam nas igrejas e infelizmente ainda existem em muitos
lugares;
d) O cuidado com a
"sã doutrina" (1 Tm 1.10; 6.3; 2 Tm 1.13; 4.3; Tt 2.1); a falta desse
cuidado contribui para a disseminação das heresias e desvios de toda a espécie;
e) Comportamento e
conselhos a diversos grupos (1 Tm 5.1-25; Tt 2.1-10). Paulo fala a respeito dos
servos, senhores, pais, filhos, jovens e outros grupos. [Comentário: Paulo já era um homem mais velho (Filemon 9) e
dependia cada vez mais da atuação dos homens que havia treinado durante a época
mais ativa do seu ministério. Ele havia deixado Timóteo em Éfeso (1º Timóteo
1:3) e Tito em Creta (Tito 1:5) para continuarem o trabalho no ministério.
Lucas ainda estava com ele (2º Timóteo 4:11), Tíquico tinha sido enviado a
Éfeso (4:12) e a presença de Marcos era desejada. Paulo, pessoalmente, havia
estado em Éfeso (1º Timóteo 1:3), Creta (Tito 1:5), Nicópolis (3:12), Corinto (2º
Timóteo 4:20), Mileto (4:20) e Trôade (4:13) e estava em Roma naquele momento
(1:17). Ele estava certo de que o fim de sua vida estava próximo (4:6-7). Há
uma diferença entre as cartas pastorais, no entanto: I Timóteo e Tito mostram
Paulo ainda ativo, viajando entre as cidades e aconselhando os seus aprendizes
em questões do ministério. Já 2º Timóteo demonstra um tom de despedida (4:6-8).
É necessário estudar
exaustivamente as Epístolas Pastorais pelas seguintes razões:
(1) Porque elas lançam
luz sobre o importante problema da administração eclesiástica. Essas cartas
contém algumas diretrizes acerca do culto publico que faríamos bem em prestar
atenção? Que qualidades deve um homem possuir para ser um bom pastor? Um ancião
digno? Um diácono consciente? Até que ponto poderiam as mulheres ser usadas na
obra da igreja? Sobre quem repousa a responsabilidade primária de suprir os
necessitados? Como o ministro deve tratar os homens de idade avançada que
necessitam de conselho pastoral? E as mulheres idosas? E os jovens? E as
jovens?
(2) Porque enfatizam a
sã doutrina. É verdade que não importa o que uma pessoa creia contanto que seja
sincera no que ela crê? A Bíblia é de fato “a Palavra de DEUS” tal como ela se
apresenta, ou simplesmente se torna a Palavra de DEUS quando ela o ‘‘toca”?
Como deve alguém defrontar-se com hereges? É possível prestar demasiada atenção
aos erros deles?
(3) Porque exigem uma
vida consagrada. É possível que uma pessoa seja “doutrinariamente sã”, porém
“corrompida na prática”? Os homens maus devem ser disciplinados? Com que
prontidão? Com que propósito em mente?
(4) Porque respondem a
pergunta: "Os credos tem algum valor”? A igreja creu, no período de
transição, na formulação de credos, nas declarações concisas e em outros meios
de transmitir a verdade do evangelho aos interessados e a juventude? Havia
alguns hinos? O lema: “Credos não, CRISTO sim” está em harmonia com o ensino
das Pastorais?
(5) Porque nos
informam das atividades finais na vida do grande apóstolo Paulo. O livro de
Atos apresenta um relato completo de todas as suas viagens? Houve realmente
duas prisões em Roma?
(6) Porque são uma
valiosa fonte para a compreensão da história da igreja no terceiro quarto do 1º
século d. C. (Ver M. C. Tenney, The New Testament, A Survey, p. 354).
(7) Porque nessas
Epístolas, tanto quanto nas demais, DEUS nos fala.]
PONTO CENTRAL
As epístolas de
Timóteo e Tito apresentam orientações aos líderes e membros quanto à vida
pessoal e cristã
SÍNTESE DO
TÓPICO I
As epístolas pastorais
receberam esta designação pelo fato de terem sido escritas e enviadas a dois
pastores.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
“O centro do ensino de
Paulo a Timóteo concentra-se no modo de vida que é apropriado dentro da igreja.
As suas lições falam de oração (2.1-8), mulheres (2.9-15), a escolha de
‘bispos’ (3.1-7) e ‘diáconos’ (3.8-13) e concluem com uma liturgia de louvor
(3. 14-16). Estas lições têm o objetivo de ajudar na igreja do Deus vivo’. A
seguir, Paulo passa a falar do próprio Timóteo. É aparente que, embora Paulo
amasse muito Timóteo, e o enviasse em importantes missões. Timóteo, por
natureza, era tímido e hesitante. Por isto as palavras de Paulo parecem, às
vezes, ir além do incentivo e da exortação. Paulo lembra Timóteo de que ele
pode esperar falsos ensinos infectando as igrejas, e que o seu dever é ‘propor’
a verdade aos irmãos (4.1-10). Mas Timóteo deve fazer ainda mais. Ele deve
‘mandar e ensinar’ a verdade, e não permitir que alguém ‘despreze’ sua
‘mocidade’. E as exortações prosseguem: Timóteo deve ‘meditar nestas coisas’,
‘ocupar-se nelas’ e ‘perseverar nelas’ (4.10-16)” (RICHARDS, Lawrence O.
Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD,
2007, p. 467).
CONHEÇA MAIS
*Cartas pastorais
“Aparentemente, a
primeira carta a Timóteo foi escrita no período em que Paulo esteve preso em
Roma. A segunda carta a Timóteo foi escrita durante seu segundo encarceramento.
Desta vez o apóstolo não conseguiu sobreviver. Pelas várias referências, fica
claro por essas cartas e pelo testemunho da história, que as epístolas
pastorais datam próximas do final da Era Apostólica. Somente os originais das
cartas de João, podem ser mais antigos.” Leia mais em Guia do Leitor da Bíblia,
CPAD, p. 830.
II - PROPÓSITO
E MENSAGEM
As cartas pastorais de
1 Timóteo, 2 Timóteo e Tito tinham em comum os seguintes propósitos:
1.
Orientar os líderes quanto à vida pessoal. Paulo exorta o jovem
pastor Timóteo dizendo que ele deveria servir como exemplo em tudo (1 Tm 4.12,
16). Para estar na liderança de uma igreja local é imprescindível ter uma vida
exemplar. Também é necessário e
importante que o líder saiba cuidar bem de sua vida familiar (1 Tm 3.1-13), a
fim de que sua esposa e filhos tenham uma boa conduta. [Comentário: As cartas pastorais nos dão uma perspectiva
profunda sobre a autoridade bíblica que foi concedida aos líderes das igrejas. Paulo,
em I Timóteo, já dizia: “Saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de
Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade” (I Timóteo
3:15). Para que as pessoas soubessem como se comportar, era necessário que alguém
as ensinasse e esperasse delas o tipo de comportamento adequado. Hoje, esses
ensinamentos se fazem ainda mais necessários, porque saímos de um passado onde
tínhamos um excesso de autoridade para um presente onde há escassez dela. Quais
princípios norteavam a autoridade que Paulo exerceu sobre Timóteo e Tito e os
ensinou a exercerem sobre os outros? Paulo sabia que a essência da liderança
era a servidão (I Timóteo 4:10-12, Tito 2:7-8). Ele deu o exemplo a Timóteo e o
chamou a imitá-lo (II Timóteo 3:10-11). Em muitas ocasiões, ao invés de ordenar
algo a Timóteo ou a Tito, Paulo simplesmente pediu, recomendou, lembrou ou
simplesmente os instruiu (I Timóteo 1:3, 1:18, 2:1, 4:6-7, 15, 5:1-2, 14, 21,
6:20, II Timóteo 2:14, 2:25, 4:1, Tito 2:2-6, 9, 3:1).].
2.
Combater as heresias. Paulo sabia das diversas heresias que
ameaçavam as igrejas locais. O apóstolo estava preocupado com os crentes que já
haviam sido seduzidos pelo judaísmo. O judaísmo exigia o cumprimento de vários
rituais e liturgias, contudo Jesus nos ensinou uma nova maneira de cumprir a
Lei e de viver. Jesus fez uma Nova Aliança com a humanidade mediante seu
sacrifício na cruz. Naquele tempo havia também o perigo do gnosticismo, ou
seja, uma filosofia herética, que defendia o dualismo, segundo o qual a matéria
é má e o espírito é bom. Por isso, negava a encarnação de Cristo, pois o corpo,
sendo matéria, contaminaria seu espírito. Paulo deixou Timóteo em Éfeso para
amenizar os estragos dessa heresia, que se infiltrou no meio dos crentes, sob
influência de Himeneu e Alexandre (1 Tm 1.19,20). [Comentário: Paulo preparou a Timóteo ensinando-o como
ministrar aos que tinha sob seu cuidado. Seus ensinamentos foram claros e específicos.
Timóteo não teve que adivinhar o que seu mestre ou discipulador esperava dele.
Estas instruções surgiram da experiência e sabedoria de Paulo. Os líderes
servidores preparam a outros instruindo-os nas áreas específicas de seu
ministério. Paulo faz apelo angustiado a Timóteo para que este guarde fielmente
a fé genuína, ante a apostasia vindoura (1 Tm 4.1; 6.20; 2 Tm 1.14). Cada
crente deve imitar um Paulo em sua vida porque “você necessita de alguém que
tenha atravessado o caminho”. Cada crente necessita de um Barnabé porque
precisa de alguém “que o ame, mas que não se deixe impressionar por você”.
Necessita de um Timóteo “cuja vida está edificando”. (Fp 2.19 - ARA). Há
pastores que pregam, ensinam, pastoreiam ou escrevem, não com solicitude
genuína pela propagação do evangelho, mas visando aos seus próprios interesses,
honra, glória e prestígio. Ao invés de procurarem agradar ao Senhor JESUS,
procuram agradar aos homens e conquistar o favor deles (1.15; 2.20,21; 2 Tm
4.10,16). Tais pastores não são verdadeiros servos do Senhor. Sabendo que está
com os dias contados e seu ministério acabado, ele escreve para Timóteo:
Procure vir logo ao meu encontro, pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e
foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, e Tito, para a Dalmácia. Só
Lucas está comigo. Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o
ministério (2Tm 4.9-11). Quando seu tempo se esgotava, quando se sentiu
abandonado e quando possivelmente se deixava abater pelo desânimo, Paulo queria
ter duas pessoas a seu lado: Timóteo, seu amado filho, e Marcos, “porque ele me
é útil para o ministério”.].
SÍNTESE DO
TÓPICO II
As epístolas de
Timóteo e Tito tinham como propósitos orientar os líderes quanto à vida pessoal
e no combate as heresias.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
“A responsabilidade
imediata de Timóteo era esta: ‘Para advertires a alguns que não ensinem outra
doutrina’. O apóstolo não nos informa a quem ele se referia quando emitiu esta
ordem; Timóteo provavelmente já sabia muito bem quem eram os envolvidos. Paulo
usa termos vagos para descrever a natureza destas heresias: Fábulas ou...
genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de
Deus, que consiste na fé. Mesmo que seja impossível concluir com plena certeza
quais eram esses ensinos que o apóstolo percebia que estavam minando a fé dos
cristãos efésios, não é forçar a interpretação sugerir que se tratava de um
começo de gnosticismo. A heresia conhecida por gnosticismo, que no século II se
tornou ameaça séria à integridade do ensino cristão, tinha raízes judaicas e
gentias. Houve três fases sucessivas da influência judaica na igreja primitiva.
A segunda era a fase judaizante que Paulo combateu com tanta eficácia na
Epístola aos Gálatas. É sobre a terceira fase, em que havia ‘revelações
fingidas sobre nomes e genealogias de anjos’, que o apóstolo procura avisar
Timóteo” (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo
Testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p. 452).
III - UMA
MENSAGEM PARA A IGREJA LOCAL E A LIDERANÇA DA ATUALIDADE
Estamos vivendo os
tempos trabalhosos que Paulo falou em 1 Timóteo 4.1,2. Precisamos estar
atentos, por isso, vamos estudar duas heresias da atualidade. Estas precisam
ser confrontadas com a Palavra de Deus.
1.
O "evangelho" da prosperidade. Um dos mais eminentes
defensores, desta falsa doutrina ensinou que "você é tanto uma encarnação
de Deus quanto Jesus Cristo o foi. Você não tem um deus dentro de você. Você é
um deus". Se o crente é "deus" pode tudo; tudo o que disser
tornar-se-á realidade (confissão positiva); e terá o mundo e as riquezas que
desejar, sem pobreza nem enfermidades. À luz da Palavra de Deus, tal
ensinamento equivale a orgulho, presunção e soberba. Sabemos que Deus abomina
toda altivez (Pv 6.16-19) e que tal ensino é contrário as Escrituras Sagradas.
Somos criaturas, temos falhas e sem Deus nada somos e nada podemos. O poder e a
majestade são dEle. [Comentário: Embora os adeptos da teologia da prosperidade
considerem Kenneth Hagin o pai desse movimento, pesquisas cuidadosas feitas por
vários estudiosos, como D. R. McConnell, demonstraram conclusivamente que o
verdadeiro originador da confissão positiva foi Essek William Kenyon
(1867-1948). Esse evangelista de origem metodista nasceu no condado de
Saratoga, Estado de Nova York, e se converteu na adolescência. Em 1892 mudou-se
para Boston, onde estudou no Emerson College, conhecido por ser um centro do
chamado movimento “transcendental” ou “metafísico”, que deu origem a várias
seitas de orientação duvidosa. Uma das influências recebidas e reconhecidas por
Kenyon nessa época foi a de Mary Baker Eddy, fundadora da Ciência Cristã. Kenyon
iniciou o Instituto Bíblico Betel, que dirigiu até 1923. Transferiu-se então
para a Califórnia, onde fez inúmeras campanhas evangelísticas. Pregou diversas
vezes no célebre Templo Angelus, em Los Angeles, da evangelista Aimee Semple
McPherson, fundadora da Igreja do Evangelho Quadrangular. Pastoreou igrejas
batistas independentes em Pasadena e Seattle e foi um pioneiro do evangelismo
pelo rádio, com sua “Igreja do Ar”. As transcrições gravadas de seus programas
serviram de base para muitos de seus escritos. Cunhou muitas expressões
populares do movimento da fé, como “O que eu confesso, eu possuo”. Antes de
morrer, em 1948, encarregou a filha Ruth de dar continuidade ao seu ministério
e publicar seus escritos. Quais eram as crenças dos tais grupos metafísicos?
Eles ensinavam que a verdadeira realidade está além do âmbito físico. A esfera
do espírito não só é superior ao mundo físico, mas controla cada um dos seus
aspectos. Mais ainda, a mente humana pode controlar a esfera espiritual.
Portanto, o ser humano tem a capacidade inata de controlar o mundo material por
meio de sua influência sobre o espiritual, principalmente no que diz respeito à
cura de enfermidades. Kenyon acreditava que essas idéias não somente eram
compatíveis com o cristianismo, mas podiam aperfeiçoar a espiritualidade cristã
tradicional. Mediante o uso correto da mente, o crente poderia reivindicar os
plenos benefícios da salvação. Leia mais em: http://www.ultimato.com.br/revista/artigos/313/raizes-historicas-da-teologia-da-prosperidade].
2.
Apostasia dos últimos dias. Paulo adverte aos crentes quanto ao que
está acontecendo nos dias atuais, onde muitos estão abandonando a fé em Cristo.
Em Tito, ele faz advertência semelhante sobre falsos líderes, contradizentes e
de torpe ganância (Tt 1.9-13). Precisamos estar atentos para que os ensinos
heréticos e a apostasia não alcancem a Igreja do Senhor. O líder tem a responsabilidade de zelar pela
sã doutrina.
[Comentário: A apostasia, da palavra grega apostasia,
significa "um desafio de um sistema estabelecido ou autoridade; uma
rebelião; um abandono ou falta de fé." No mundo do primeiro século, a
apostasia era um termo técnico para a revolta política ou deserção. E, assim
como no primeiro século, a apostasia ameaça o Corpo de Cristo hoje. “Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que
antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição”
(2 Ts 2.3). O verso referido diz que chegará um tempo nos últimos dias quando
os fundamentos da doutrina cristã serão contemporizados e derribados pela
aceitação do erro e da heresia. Os homens esquecerão o ensino bíblico sadio.
Bem, estamos atualmente vivendo nesses dias! Estamos vivendo em dias de uma
terrível apostasia da sã doutrina bíblica e dos valores de Deus. Adivinhe quem
está liderando essa tendência para a apostasia. São os pastores que
contemporizaram na fé e que realmente não estão nem aí. Eles rejeitaram a sã
doutrina e estão desejosos de agradar e de alcançar a aprovação dos homens. Não
são como os bereanos, que diligentemente examinaram as Escrituras e que
procuraram agradar a Deus. Infelizmente, pastores maus, que contemporizam na
doutrina, estão na liderança de muitas igrejas. Esses 'pastores' procuram
agradar aos homens e nem querem saber se estão caminhando em obediência a Deus
e à firmeza de sua palavra, a Bíblia. Participando como membros dessas igrejas,
estão todos os tipos de pessoas que rejeitam a sã doutrina bíblica. A Bíblia
adverte: “Porque virá tempo em que não
suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si
doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da
verdade, voltando às fábulas” (2Tm 4.3-4). Estamos atualmente vivendo
nesses dias quando os homens rejeitarão a sã doutrina. Não somente muitos que
chamam a si mesmos de 'cristãos' rejeitam a sã doutrina, mas também muitos que
se atrevem chamar a si mesmos de 'pastor'. Esses maus pastores causam grandes
danos à igreja e já feriram muitas pessoas do povo de Deus. Os pastores têm poder;
podem levar o povo mais para perto de Deus e torná-lo mais forte, ou podem
fazer o contrário. Aqui está um versículo que ilustra esse fato: “E disse-lhes: Está escrito: A minha casa
será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões”
(Mt 21.13). Esse verso tem um significado real nestes dias, à luz da crescente
tendência à apostasia. Deus não quer que seu templo seja um covil de ladrões;
quer que seja um lugar santo, ao qual as pessoas possam vir e humildemente
adorar a Deus. Entretanto, os líderes religiosos o transformaram em outra
coisa. O versículo diz, "vós a
tendes convertido" referindo-se ao fato que os líderes religiosos
permitiram que o templo deixasse de ser uma casa de oração para se tornar um
covil de ladrões. Deus também atribui a responsabilidade por essa mudança aos
líderes religiosos, que deveriam ter mais discernimento. Esse verso tem uma
aplicação muito importante para hoje! Poucos pastores encaram seu trabalho com
seriedade. A maioria está preocupada em buscar os louvores dos homens,
jactando-se dos 'grandes números' obtidos no último domingo, e outros estão
enriquecendo e vivendo como 'filhos do Rei'. Aprofunde-se
mais lendo o artigo completo em http://solascriptura-tt.org/SeparacaoEclesiastFundament/MausPastoresUltimosDias-Yusko.htm].
SÍNTESE DO
TÓPICO III
Embora tenha sido
escrita em um tempo distinto do nosso, podemos encontrar nas cartas pastorais,
ensinos preciosos para a liderança local e para a igreja dos dias atuais.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"O Espírito Santo
revelou explicitamente que haverá, nos últimos tempos, uma rebeldia organizada
contra a fé pessoal em Jesus Cristo. Aparecerão na igreja pastores de grande
capacidade e poderosamente ungidos por Deus. Alguns realizarão grandes coisas
por Deus, e pregarão a verdade do evangelho de modo eficaz, mas se afastarão da
fé e paulatinamente se voltarão para espíritos enganadores e falsas doutrinas.
Por causa da unção e zelo por Deus que tinham antes, desviarão muitas pessoas.
Muitos crentes se
desviarão da fé porque deixarão de amar a verdade (2 Ts 2.10) e de resistir às
tendências pecaminosas dos últimos dias. Por isso, o evangelho liberal dos
ministros e educadores modernistas encontrará pouca resistência em muitas
igrejas" (Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, p. 1870)..
IV - MENSAGEM PARA A LIDERANÇA
1.
Administração eclesiástica. Em 1 Timóteo 3.1-12 e em Tito 1.5-9,
vemos um conjunto de qualificações que aqueles que desejam liderar uma igreja
necessitam ter. Infelizmente, em muitas igrejas, nem sempre estas recomendações
são observadas. Porém, a liderança exige esforço. É necessário que o pastor
tenha uma vida santa e irrepreensível. É
preciso esforço e disciplina. Observe com atenção, algumas das qualificações
necessárias ao líder: Irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos
fiéis, não soberbo, não iracundo, não dado ao vinho, não espancador, não
cobiçoso de torpe ganância, dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado,
justo, santo, temperante, retendo firme a Palavra, capaz de admoestar com a sã
doutrina, etc. [Comentário: Cuidar do rebanho de Deus é uma das mais
nobres tarefas dadas por Deus ao homem. Representa, também, enormes e pesadas
responsabilidades, pois quem administra uma igreja está lidando não só com as
questões administrativas do dia-a-dia, mas sobretudo com o preparo de almas
para a vida eterna. Daí há quem pense que basta atender as necessidades
espirituais do rebanho para cumprir o propósito divino, deixando as questões
administrativas em plano secundário. Embora as necessidades espirituais sejam
mais importantes, há o lado humano, a organização, o modo de fazer as coisas,
que também não podem ser desprezados.].
2.
Ética ministerial. Na Segunda Epístola a Timóteo, Paulo diz
que o ministro deve apresentar-se a Deus "aprovado, como obreiro que não
tem de que se envergonhar; que maneja bem a palavra da verdade" (2.15). A
verdadeira liderança se estabelece pelo exemplo, pelo testemunho, muito mais do
que pela eloquência, pela oratória ou pela retórica. Não são os diplomas de um
pastor que o qualificam como líder cristão, mas seu exemplo, sua ética, diante
de Deus e da igreja local. Paulo tinha condições de ensinar liderança e ética,
pois sua vida era exemplo para a igreja e para os de fora (Fp 3.17; 1 Co 11.1). O líder cristão não é o
que "manda", mas o que serve. Não é o maior, e sim o menor (Mt
20.24-28). [Comentário: “Olhai,
pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu
bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio
sangue. Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de
vós lobos cruéis, que não pouparão o rebanho; e que de entre vós mesmos se
levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos
após si.” (At20.28-30). Quando o Espírito Santo orientou a Paulo nos
critérios de escolha dos candidatos ao Presbitério ele estava estabelecendo os
critérios éticos para tal função homens de boa reputação isso nos mostra como o
candidato deveria ser visto pela sociedade, (ITm 3.7 ) cheios do Espírito
Santo, (Gl 5.22 -26) isso mostra que seu caráter deveria estar moldado pela
pessoa do Espírito Santo, cheios de sabedoria a Bíblia diz em Salmos 111.10 que
o temor ao Senhor é o principio da sabedoria. Então no contexto cultural da
Igreja Cristã, o Presbítero deveria ser um homem temente a Deus. Ao referir-se
aos Presbíteros em ITm 3.1-8, Paulo norteia o padrão de comportamento ético, e
este padrão é o mesmo seja para o Pastor, Presbítero ou Diácono. Falando aos
Presbíteros no versículo 4 do mesmo capitulo, Paulo foi bem claro: que saiba governar bem a sua casa - isso
reforça o cuidado bíblico com a família; o apostolo esta mostrando que a
liderança deve começar em casa; e no versículo 15 ele diz: “para que saibais como convem andar na casa
de Deus”, o apostolo estava falando de comportamento ético, de como exercer
o ministério, seja como Diácono, Presbítero ou Pastor.].
SÍNTESE DO
TÓPICO IV
As epístolas de
Timóteo e Tito apresentam um conjunto de qualificações que aqueles que desejam
a liderança devem ter.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
"A liderança é
essencial à vida e missão da igreja. Sem ela, a igreja tropeça e cai num curso
incerto em sua peregrinação rumo a um lugar melhor. Sem liderança, a igreja não
é capaz de cumprir seus propósitos de ministrar eficazmente aos de dentro e
alcançar os de fora, nem pode render a Deus a glória que Ele merece.
O pastor é a pessoa
chamada para prover a liderança final da igreja, não importando o sistema
administrativo dela. O sucesso da igreja depende em grande parte de sua
capacidade de liderança.
Liderança é bíblica. A
ideia de alguém liderando outros está fundamentada nas Escrituras. Assumir
papel de líder na igreja de Deus e esperar que outros sigam seu exemplo não é
egoísmo, autoritarismo, condescendência nem pecado. Temos certeza disso porque
as Escrituras deitam as bases e os princípios da liderança cristã "
(MACARTHUR, John. Ministério Pastoral: Alcançando a excelência no ministério cristão.
7. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, pp. 294-5).
CONCLUSÃO
As cartas pastorais
contêm doutrinas e exortações quanto a assuntos práticos, mas também diretrizes
gerais sobre liderança, designação de obreiros, suas qualificações, as
responsabilidades espirituais e morais do ministério; do relacionamento com
Deus, com os líderes e das relações interpessoais. São riquíssimas fontes de
ensino para edificação das igrejas locais nos tempos presentes. [Comentário: No conjunto de Cartas de autoria do apóstolo
Paulo, as que são dirigidas a Timóteo e a Tito formam um grupo à parte que se
distingue pela forma e pelo conteúdo e que, desde o séc. XVIII são designadas
por Cartas Pastorais. Timóteo e Tito são dois dos mais fiéis colaboradores do
Apóstolo, e nestas Cartas são visadas as qualidades dos pastores, a natureza e
a extensão das suas funções. Foram as últimas cartas que Paulo escreveu e contém
conselhos, a serem seguidos por nós hoje também (1 Tm 3.14-15), tendo em vista
que o problema comum entre as igrejas de Éfeso e Creta era as falsas doutrinas,
tal qual temos hoje. Havia, ainda, muitas contendas e discussões nas igrejas
(Tt 2.9-11). Para combater as falsas doutrinas, Paulo recomenda a nomeação de
oficiais qualificados, em cada igreja (Tt 1.5). É importante que o oficial
nomeado seja irrepreensível (1 Tm 3.1-13, Tt 1.5-9). No combate contra as
heresias, Paulo reafirma as verdades centrais do cristianismo:
-Salvação pela graça,
através da fé em Cristo;
-Vida santificada,
livre do pecado;
-O juízo de Deus, etc.
É a chamada “sã doutrina” (1 Tm 1.15, 2.5, 2 Tm 2.11,12, Tt 2.-11-14, 3.3-8). E
esta sã doutrina deve ser ensinada para o povo (2 Tm 2.2, 3.25, Tt 2.1).
Emfim, teremos um
trimestre abençoado e a oportunidade de firmarmos a fé que temos abraçado. Bons
estudos.]. NaquEle que me garante: "Pela graça sois salvos, por meio da
fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Ef 2.8)”,
Francisco Barbosa
Campina Grande-PB
Junho de 2015
PARA REFLETIR
A respeito das Cartas
Pastorais:
Quais as epístolas
estudaremos neste trimestre?
1 e 2 Timóteo e Tito.
Quem escreveu as
cartas a Timóteo e Tito?
Elas foram escritas por Paulo.
Em que data,
aproximadamente, foi escrita a Primeira Epístola de Timóteo?
Foi escrita no ano de 64 d.C. (aproximadamente).
Quais eram os
propósitos de 1 e 2 Timóteo e Tito?
Orientar os líderes quanto à vida pessoal e combater as heresias.
De acordo com a lição,
o líder é quem manda ou quem serve?
O líder cristão não é o que "manda", mas o que serve. Não é o
maior, e sim o menor.
CONSULTE
Revista Ensinador
Cristão - CPAD, nº 63, p. 37.
Você encontrará mais subsídios
para enriquecer a lição.
SUGESTÃO DE
LEITURA
Uma Pedagogia para a Educação Cristã
A educação cristã é geralmente exercida por
professores leigos, sem uma formação que lhes dê suporte. Porém, a complexidade
dos problemas atuais não comporta mais uma prática de ensino do senso comum,
restrita à catequese e a reprodução manual.
Guia do Leitor da Bíblia
Este livro apresenta a introdução e o esboço de cada
livro da Bíblia, versos-chave, referências, costumes, descobertas
arqueológicas, mapas, cartas e um índice com os temas principais
Comentário Bíblico - Epístolas Paulinas
O autor, com a habilidade que lhe é peculiar, faz um
breve comentário das cartas escritas pelo apóstolo Paulo. Ele aborda
pontos-chave como o Plano da salvação, a Lei e a Graça, vida cristã e outros
temas.
Revista Digital Lições Bíblicas Mestre - 3º
Trim./2015, www.licoesbiblicas.com.br
Tema: A
Igreja e o seu Testemunho - As Ordenanças de Cristo nas Cartas Pastorais
Comentário: Pr. Elinaldo Renovato de Lima