VOCÊ PODE AJUDAR O BLOG: OFERTE PARA assis.shalom@gmail.com

UM COMENTÁRIO APROFUNDADO DA LIÇÃO, PARA FAZER A DIFERENÇA!

Este Blog não é a palavra oficial da Igreja ou da CPAD. O plano de aula traz um reforço ao seu estudo. As ideias defendidas pelo autor do Blog podem e devem ser ponderadas e questionadas, caso o leitor achar necessário. Obrigado por sua visita! Boa leitura e seja abençoado!

Classe Virtual:

SEJA MANTENEDOR!

Esse trabalho permanece disponível de forma gratuita, e permanecerá assim, contando com o apoio de todos que se utilizam do nosso material. É muito fácil nos apoiar, pelo PIX: assis.shalom@gmail.com – Mande-me o comprovante, quero agradecer-lhe e orar por você (83) 9 8730-1186 (WhatsApp)

6 de junho de 2020

ADULTOS | Lição 10: A INTERCESSÃO PELOS EFÉSIOS | Pb Francisco Barbosa


ANO 12 | Nr 1.386| 2020
LIÇÕES BÍBLICAS CPAD ADULTOS - 2º Trimestre de 2020
Título: A Igreja Eleita - Redimida Pelo Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa.
Comentarista:Douglas Baptista

LIÇÃO 10
7 DE JUNHO DE 2020
A INTERCESSÃO PELOS EFÉSIOS


TEXTO ÁUREO
“Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome.”  (Ef 3.14,15)
VERDADE PRÁTICA
Devemos interceder pelos eleitos de Cristo para que eles sejam fortalecidos de poder, vivam em comunhão e exercitem o amor de Deus.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Efésios 3.14-21

INTRODUÇÃO
||Após revelar o mistério oculto e todas suas dádivas (3.1-13), apóstolo Paulo passa a orar em favor da Igreja de Cristo (3.16-19). Na intercessão paulina aprendemos que Deus pode fazer tudo além do que pedimos ou pensamos, sendo Ele o único que é digno em ser glorificado (3.20,21). Refletir sobre a oração intercessora do apóstolo é o tema desta lição||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre 2020. Lição 10, 7 Junho, 2020]
- A partir do versículo 14, temos a oração mais ousada da história! Esta é a primeira oração de Paulo em Efésios, e ele está clamando pela necessidade de iluminação, de capacitação. “Nessa oração, as petições de Paulo são como degraus de uma escada, cada uma delas subindo mais, porém, baseadas todas no que veio antes. Solidamente entrelaçadas, cada ideia leva à ideia seguinte. O ponto culminante da oração está nas últimas palavras do versículo 19: “Para que sejais preenchidos até a plenitude de Deus”” (Vaughan, Curtis. Efésios, p. 94,95). Essa oração é o ponto culminante da teologia paulina. Vislumbrando o martírio, quando preso em Roma, inacreditavelmente, o apóstolo dos gentios não faz nenhum pedido de cunho particular ou mesmo de alívio e/ou liberdade. Preso, mas não inoperante! Na prisão, seu ministério mais poderoso fica em evidência: o ministério da intercessão. Esta aula deve nos instigar, nesses tempos de pandemia e de dispersão por causa dos templos fechados, a voltarmos às origens! Vamos pensar maduramente a nossa fé cristã?

I – CORROBORADOS COM O PODER DO ESPÍRITO
||O apóstolo inicia sua oração ao Senhor com um pedido duplo: o poder do Espírito no homem interior e a presença de Cristo nos corações dos crentes (3.16,17).
1. As riquezas da sua glória. Paulo apresenta sua oração confiado “nas riquezas de sua glória [a de Deus]” (3.16). O apóstolo já havia declarado que Deus é “o Pai da glória” (1.17), cheio de “abundantes riquezas de sua graça” (2.7; 3.8). O que significa que Ele é possuidor de todas as glórias e despenseiro de ricas e ilimitadas bênçãos. Em razão disso, Paulo pede para que a Igreja seja fortalecida com poder, que seja habitada por Cristo, que compreenda o amor divino e tenha pleno desenvolvimento espiritual (3.16-19)||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre 2020. Lição 10, 7 Junho, 2020]
- As “riqueza(s) da sua glória” são ilimitadas e estão disponíveis a todo cristão. O poder espiritual é a marca de todo cristão que se submete à Palavra e ao Espírito de Deus. Ele não está reservado para uma classe especial de cristão, mas para todos aqueles que disciplinam a mente e o espírito a estudar a palavra, compreendê-la e viver por ela. Embora o homem exterior, físico, se torne; fraco com o decorrer do tempo (2Co 4.16), o homem interior e espiritual deve se tomar mais forte por meio do Espírito Santo, o qual o energizará, o revitalizará e fortalecerá o cristão obediente e comprometido (At 1.8; Rm 8.5-9,13; Gl 5.16). Nesse sentido, a leitura da Bíblia e a oração devem caminhar sempre juntas. A vontade de Deus está revelada nas Escrituras, e é na oração que pedimos que ele a realize!
||2. Fortalecidos com poder. O primeiro pedido do apóstolo é para que a Igreja seja corroborada “com poder pelo seu Espírito no homem interior” (3,16). Essa petição não quer dizer que a Igreja em Éfeso não tivesse o Espírito de Deus (1.14), mas que ela fosse continuamente revigorada com poder e, consequentemente, em seu fortalecimento diário (1 Co 16.13). Ainda enfatiza que a única força que habilita o crente a se manter firme advém do Espírito Santo (Jo 14.16,17), que atua no homem interior e capacita o crente a perseverar, a manter-se afastado do pecado e a compreender as coisas espirituais (1 Co 2.12-16)||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre 2020. Lição 10, 7 Junho, 2020]
- Paulo ora pedindo poder, demonstrando sua preocupação com as coisas espirituais. Que exemplo para nós hoje, que andamos tão preocupados com as coisas desse mundo! Andamos ansiosos por bênçãos materiais, por curas... como estamos longe do ideal de oração de Paulo. O agente que concede poder é Espírito Santo. Notemos que a evidência de que somos salvos é a presença do Espírito em nossa vida (Rm 8.9), mas a capacitação para uma vida santa é evidenciado pelo poder do Espírito! (At 1.8). O ministério de Jesus foi evidenciado pelo poder do Espírito Santo (Lc 4.1,14; At 10.38).
||3. Habitados por Cristo. O apóstolo também orou para que Cristo habitasse pela fé nos corações dos santos (3.17), o que também não significa dizer que Cristo não estivesse presente na Igreja em Éfeso. No versículo em questão, o verbo grego é katoikein, significa “habitação permanente” em oposição à “habitação temporária”. Isso indica que a oração apostólica era para que Cristo habitasse continuamente na vida da Igreja. Assim, o ensino apostólico ratifica que sem Cristo, a igreja não pode subsistir as forças do mal (Mt 16.18)||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre 2020. Lição 10, 7 Junho, 2020]
-  Todo cristão é habitado por Cristo no momento da salvação (Rm 8.9; 1Co 12.13); e se torna templo do Espírito Santo, porém, ele está "em casa", encontrando conforto e satisfação somente onde os corações estão limpos do pecado e cheios do Espírito (Jo 14.23). A habitação de Cristo é uma questão de intensidade. O ver Hernandes Dias Lopes escreve em seu livro Efésios - Igreja, a noiva gloriosa de Cristo, que: “Havia duas palavras distintas para “habitar”: paroikéo e katoikéo. A primeira palavra quer dizer habitar como estrangeiro (2.19). Era usada para o peregrino que está morando longe de sua casa. Katoikéo, por outro lado, tem o sentido de estabelecer-se em algum lugar. Refere-se a uma habitação permanente em contraste com a temporária, e é usada tanto para a plenitude da divindade habitando em Cristo (Cl 2.9) quanto para a plenitude de Cristo habitando no coração do crente (3.17). A palavra que foi escolhida, katoikein, denota a residência em contraste com o alojamento; a habitação do dono da casa em seu próprio lar em contraste com o viajante que sai do caminho para pernoitar em algum lugar e que, no dia seguinte, já terá ido embora”. (Lopes, Hernandes Dias. Efésios: igreja, a noiva gloriosa de Cristo / Hernandes Dias Lopes. — São Paulo: Hagnos, 2009. Pág. 90). Pela fé, podemos ter confiança contínua de que Cristo exercerá o seu senhorio sobre nós. Devemos ter em mente que, uma coisa é ser habitado pelo Espírito, outra é ser cheio do Espírito, ser totalmente governado por Ele!

II – ARRAIGADOS E FUNDADOS EM AMOR
|| O amor é a mensagem central do Evangelho de Cristo. Um dos propósitos da oração de Paulo foi para que a Igreja entendesse e exercitasse o amor de Deus.
1. Amor: a virtude cristã. Nas Escrituras o amor é atributo divino: “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” (1 Jo 4.8). Foi por amor que Cristo se entregou para o resgate da humanidade (5.2). O amor é o resumo da lei e dos profetas (Mt 22.40), o sinal dos discípulos de Cristo (Jo 13.35), a prova de filiação com Deus (1 Jo 4.7) e deve ser expresso por meio de atitudes concretas (1 Jo 3.17). O amor é a maior de todas as virtudes e o princípio que norteia o fruto do Espírito (1 Co 13.13). Ciente dessa relevância, o apóstolo implora a Deus para que o viver da Igreja seja arraigado e alicerçado no amor||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre 2020. Lição 10, 7 Junho, 2020]
- “arraigados e alicerçados em amor”, ou seja, estabelecido sobre um forte fundamento de amor altruísta e de serviço a Deus e ao seu povo (Mt 22.37-39; 1Jo 4.9-12,19-21). O Amor como atributo divino é uma daquelas Suas características ditas ‘comunicáveis’, ou seja, Deus permitiu que o homem também possuísse esse atributo. Devemos compreender bem a escada dessa oração, cada degrau - para que Paulo pede poder do Espírito e plena soberania de Cristo em nós? Ora, este segundo degrau responde: Paulo ora para que os crentes sejam fortalecidos para amar! Esta é a característica, a virtude mais importante na nova comunidade, a Igreja. Precisamos do poder do Espírito e da habitação de Cristo para amar uns aos outros, principalmente atravessando o profundo abismo racial e cultural que, anteriormente, separava-nos.
||2. Arraigados e fundados em amor. Após rogar ao pai pelo poder do Espírito e a habitação de Cristo, o apóstolo clama para que a Igreja possa também compreender e praticar o amor (3.16,17). A expressão “arraigados e fundados em amor” (3.17) compara os santos como uma planta bem enraizada e uma casa bem alicerçada. Indica que sem o amor, a vida cristã não tem sustentação alguma (1 Co 13.1-3). Por causa disso, o apóstolo insiste pela total compreensão de “qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade” do amor divino (3.18). O uso dessas expressões aponta para a vastidão do amor de Cristo, “que excede todo o entendimento” (3.19) e indica que a lógica humana não pode mensurar o amor de Deus||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre 2020. Lição 10, 7 Junho, 2020]
- Como comentei no subtópico 1, Paulo pediu poder do Espírito para nos capacitar ao amor, aqui não temos um segundo pedido, como que a parte do anterior, mas uma consequência do pedido por poder. Veja o que diz Martyn Lloyd-Jones sobre esse ponto: “O propósito de toda doutrina, o valor de toda instrução, é levar-nos à Pessoa do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A falta de entendimento desse ponto tem sido uma armadilha para muitos na Igreja através dos séculos. Para alguns cristãos professos, a armadilha é perturbar-se acerca do conhecimento; essas pessoas já se acham numa posição falsa. Outros podem ver claramente que é para termos conhecimento que as Escrituras nos concitam a isso, e, assim, eles se põem a buscar conhecimento. Então, o diabo entra e transforma isso numa coisa puramente intelectual. O resultado é que eles têm cabeças repletas de conhecimento e de doutrina, mas os seus corações são frios e duros como pedras. O verdadeiro conhecimento cristão é conhecimento de uma Pessoa. E porque é conhecimento de uma Pessoa, leva ao amor, porque Ele é amor” (Lloyd-Jones, D.M. As insondáveis riquezas de Cristo, p. 165). O amor é a principal virtude cristã (1Co 13.1-3). O amor é a evidência do nosso discipulado (Jo 13.34,35). O amor é a condição para realizarmos a obra de Deus (Jo 21.15-17). O amor é o cumprimento da lei (1Co 10.4). O conhecimento incha, mas o amor edifica (1Co 8.2).
||3. A intensidade do amor de Cristo. Consciente de que somente o Espírito pode fazer entender e experimentar a grandeza do amor de Deus, Paulo pede para que os crentes conheçam a intensidade do amor de Cristo (3.18,19). A ênfase recai em que Cristo nos amou e ainda nos ama e que, por isso, devemos amar uns aos outros (1 Jo 4.10-11). O apóstolo sabe que o esforço humano não pode atingir essa meta; assim, ele acrescenta esse pedido à oração para que os crentes sejam “cheios de toda a plenitude de Deus” (3.19)||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre 2020. Lição 10, 7 Junho, 2020]
- O terceiro degrau dessa escada é uma súplica pela compreensão do amor de Cristo. Paulo agora passa do nosso amor pelos irmãos para o amor de Cristo por nós. Para compreender o amor de Cristo nós carecemos de força e poder! O cristão necessita compreender (3.18) e conhecer (3.19); Paulo ora para que possamos compreender o amor de Cristo em suas plenas dimensões: largura, comprimento, altura e profundidade (3.18). Assim, o aposto nos fala da impossibilidade de se mensurar esse amor. O amor de Cristo é suficientemente largo para abranger a totalidade da humanidade (Ap 5.9,11; 7.9; Cl 3.11), suficientemente comprido para durar por toda a eternidade (Jr 31.3; Ap 13.8; Jo 13.1), suficientemente profundo para alcançar o pecador mais degradado (Is 53.6,7) e suficientemente alto para levá-lo ao céu (Jo 17.24)!

III – A BÊNÇÃO DE DEUS EXCEDE O PENSAMENTO HUMANO
||Em sua audaciosa intercessão em favor da Igreja, o apóstolo ensina que Deus é capaz de fazer muito além do que pedimos, e, que o Eterno deve ser glorificado para sempre.
1. A dimensão das bênçãos divinas. Ao concluir a ousada oração, Paulo lembra de que a magnitude do poder de Deus é capaz de fazer “muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos” (3.20). Isso indica que o que Deus pode fazer ultrapassa em muito nossos melhores anseios e desejos. Quer dizer que a mente humana é incapaz de alcançar a dimensão das bênçãos divinas. Nesse sentido, Paulo declara que as coisas que sequer “subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam” (1 Co 2.9). Essa instrução mostra que os pensamentos do Senhor são muito mais altos do que os nossos (Is 55.9). Desse modo, o poder divino que age na vida do crente e suas bênçãos disponíveis são impossíveis de dimensionar. A grandeza do poder de nosso Deus é capaz de responder para além das mais corajosas orações (1 Rs 3.5-14)||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre 2020. Lição 10, 7 Junho, 2020]
- O conhecimento do amor de Cristo vai muito além da capacidade da razão e da experiência humana. É conhecido somente por aqueles que são filhos de Deus (Fp 4.7). Quando as condições dos versículos 16-19 são atendidas, a ação do poder de Deus que opera nos crentes e por meio deles é ilimitada e vai além da compreensão deles. Nesse último degrau dessa magnífica escada, Paula trata da capacidade de Deus de responder às orações. Discorrendo acerca desse texto, o pastor e teólogo anglicano britânico John Stott, diz que “a capacidade de Deus de responder às orações é declarada pelo apóstolo de modo dinâmico numa expressão composta de sete etapas:
1) Deus é poderoso para fazer, pois ele não está ocioso, inativo nem morto.
2) Deus é poderoso para fazer o que pedimos, pois escuta a oração e a responde.
3) Deus é poderoso para fazer o que pedimos ou pensamos, pois lê nossos pensamentos.
4) Deus é poderoso para fazer tudo quanto pedimos ou pensamos, pois sabe de tudo e tudo pode realizar.
5) Deus é poderoso para fazer mais do que tudo que pedimos ou pensamos, pois suas expectativas são mais altas do que as nossas.
6) Deus é poderoso para fazer muito mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, pois sua graça não é dada por medidas racionadas.
7) Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos conforme o seu poder que opera em nós, pois é o Deus da superabundância” (Stott, John. A mensagem de Efésios, p. 100).
||2. O convite para adoração. Paulo encerra esse capítulo com o convite de adoração a Deus, cuja glória é devida “na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações” (3.21). A conclusão paulina não poderia ter sido diferente. Nos versículos anteriores ele discorreu acerca da boa nova do mistério revelado (3.3-5), das muitíssimas riquezas de Cristo conferidas a Igreja (3.8,9), da grandeza do poder de Deus (3.16), e da infinitude do amor e de todas as bênçãos divinas que excedem a compreensão humana (3,19,20). Além dessas e das demais bênçãos, a única coisa a ser acrescentada era o louvor ao Senhor Deus, detentor de tamanhas dádivas||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre 2020. Lição 10, 7 Junho, 2020]
- Somente quando seus filhos chegarem a esse nível de fidelidade Cristo será totalmente glorificado com a honra que merece de sua igreja. Encerrando a oração, Paulo irrompe numa maravilhosa Doxologia: “A ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém”. O ver Hernandes Dias Lopes escreve: “Deus é o único que tem poder para ressuscitar e fazer com que o sonho se torne realidade. O poder vem da parte dele; a glória deve ser dada a ele. Conclui o apóstolo: “A ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém”. A igreja é a esfera em que a glória de Deus se manifesta. Concordo com Curtis Vaughan quando diz que nada podemos acrescentar à inerente glória de Deus, mas podemos viver de tal modo que nossa vida contribua para que outros também possam contemplar a sua glória.'80 A Deus seja a glória no corpo e na cabeça, na comunidade da paz e no Pacificador, por todas as gerações (na História) e para todo o sempre (na eternidade)” (Lopes, Hernandes Dias. Efésios: igreja, a noiva gloriosa de Cristo / Hernandes Dias Lopes. — São Paulo: Hagnos, 2009. Pág. 97).
||3. A glória devida a Deus. Finalmente, Paulo prossegue a ensinar que Deus deve ser glorificado “na Igreja e em Cristo”. Quer dizer que os atos de louvar e glorificar a Deus fazem parte dos propósitos da instituição da Igreja (1.6,12,14). A Igreja nunca terá glória em si mesma, pois toda a glória é exclusivamente tributada para Deus por intermédio da Obra de Cristo (Sl 115.1; Jo 13.31,32). Em sua oração, o apóstolo anela que essa postura de adoração e exaltação a Cristo perdure “por todas as gerações” e enfatiza seu pedido com a frase “para todo o sempre” (3.21), o que significa que deve ser praticada por todos os crentes||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre 2020. Lição 10, 7 Junho, 2020]
- Uma vez que Deus é a fonte, o sustentador de tudo, Ele é o justo fim de tudo o que existe. “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Rm 11.36).

CONCLUSÃO
||A ousada intercessão de Paulo anelava o fortalecimento da Igreja. O apóstolo tinha ciência de que o perseverar do cristão dependia de quatro princípios basilares, os quais ele pediu a Deus em oração: o fortalecimento de poder, a presença plena de Cristo, o intenso exercício do amor de Deus e o contínuo crescimento espiritual até encontrar a perfeição. Durante esse processo, o povo de Deus deve glorificá-Lo em todo o tempo||[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre 2020. Lição 10, 7 Junho, 2020]
- O Espírito Santo é o que realiza em nós toda a obra do conhecimento de Deus. A nossa parte é deixá-lo agir. Ele nos limpará daquilo que perturba, como se poda uma planta para que produza mais.
Pb Francisco Barbosa