ANO 11 | Nr 1.377 | 2020
LIÇÕES BÍBLICAS CPAD ADULTOS - 2º Trimestre de 2020
Título: A Igreja Eleita - Redimida Pelo Sangue de
Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa.
Comentarista:Douglas Baptista
LIÇÃO 1
5 DE ABRIL DE 2020
CARTA AOS EFÉSIOS
– SAUDAÇÃO AOS DESTINATÁRIOS
TEXTO ÁUREO
“A vós graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da
do Senhor Jesus Cristo” (Ef 1.2)
VERDADE PRÁTICA
A Epístola aos Efésios revela o propósito eterno de
Deus para a Igreja de Cristo.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Efésios 1.1,2;
Atos 19.1-7
INTRODUÇÃO
||A Epístola aos
Efésios é denominada de “a coroa dos escritos de Paulo” e ainda de “a rainha
das epístolas”. Nela, o propósito eterno de Deus para a Igreja está revelado
por meio de Cristo Jesus. Nesta lição, estudaremos os aspectos introdutórios e
as principais abordagens doutrinárias da Epístola. Durante esse estudo, o
conteúdo da Epístola deve nos levar à adoração a Deus e ao aperfeiçoamento de
nossa vida cristã||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre
2020. Lição 1, 5 Abril, 2020]
- A Carta aos
Efésios foi descrita como a “coroa e clímax da teologia paulina”. Também como a
“destilada essência da religião cristã, o mais autorizado e o mais consumado
compêndio da nossa santa fé cristã”. Da Epístola aos Efésios D M Lloyd Jones
diz: “ela é a expressão mais sublime e
majestosa do evangelho”. Há passagens nos capítulos 1 e 3 em que o apóstolo
Paulo é transportado para além de si mesmo e se perde e se abandona numa
explosão de louvor, adoração e ações de graças (Ef 1.3,16; 2.20,21).
- “O grande poeta e filósofo Coleridge disse de
Efésios que era "a mais divina composição humana". E adicionava:
"Abrange em primeiro termo aquelas doutrinas peculiares ao cristianismo e,
logo, os preceitos comuns à religião natural". Efésios é sem dúvida uma
carta que tem um lugar próprio na correspondência paulina.”(EPHESIANS, WILLIAM
BARCLAY - The Letter to the Ephesians, pág 9). Vamos iniciar mais um trimestre?
I – AUTORIA E DATA
||1. Autoria. Conforme o costume da época, o autor inicia a carta
declarando sua identidade: “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo” (1.1a). O livro de
Atos menciona que ele se chamava Saulo (nome hebraico), mas que também era conhecido
como Paulo (At 13.9). Em hebraico “Saulo” significa “solicitado”, provavelmente
uma homenagem a “Saul”, o primeiro Rei de Israel que pertencia à mesma tribo do
apóstolo (At 13.21; Fp 3.5). Já Paulo significa “pequeno”, era o seu nome
romano (At 22.25)||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre
2020. Lição 1, 5 Abril, 2020]
- Efésios
evidentemente foi escrita estando Paulo preso. Ele é indicado como o autor na
saudação inicial (1.1). Ele se chama a si mesmo "prisioneiro de Cristo Jesus" (3.1); "detento no Senhor" que lhes roga (4.1); em sua famosa frase é
um "embaixador em cadeias" (6:20). Paulo estava preso e muito perto
de seu fim quando escreveu Efésios. Agora, preso em Roma, Paulo escreve esta
mensagem superna, e envia-a por Tíquico juntamente com as cartas a Filemon e
aos Colossenses.
- É importante
esclarecer que não houve uma mudança de nome, como aconteceu em outros casos
(Abrão – Abraão; Jacó – Israel), mas e o que a Bíblia diz a respeito da mudança
de nome é o seguinte:”Então Saulo, também
chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse”
(At 13.9), ou seja, até este versículo, o apóstolo é chamado de Saulo; a partir
de então passa a ser chamado de Paulo. De fato, a Bíblia diz era que ele tinha
dois nomes diferentes, fato comum para um judeu que também tinha cidadania
romana, como era o caso de Paulo. (EPHESIANS, WILLIAM BARCLAY - The Letter to
the Ephesians, pág 9).
||2. A assinatura
apostólica. Nas treze cartas
de sua autoria o Apóstolo se identifica como Paulo, nunca como Saulo.
Provavelmente por considerar o nome mais apropriado para evangelizar o mundo
gentílico (Rm 11.13). Outro detalhe relevante é a reivindicação de sua
autoridade apostólica com a ressalva “pela vontade de Deus” (Ef 1.1), isto é, não
escolhido por homens (Gl 1.1)||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre
2020. Lição 1, 5 Abril, 2020]
- “Paulo começa sua Carta mencionando os únicos
dois títulos de fama que possui.
(1) Era
um apóstolo de Cristo. Nesta afirmação tinha em mente três coisas.
(a) Significava que pertencia a Cristo. Sua vida
não era sua própria para dispor dela a seu gosto: era possessão de Jesus Cristo
e devia vivê-la de acordo com o que Cristo exigia.
(b) Significava que tinha sido comissionado e
enviado por Jesus Cristo. A palavra apostolos vem do verbo apostellein que
significa despachar ou enviar. Podia usar-se, por exemplo, para um esquadro
naval enviado a uma expedição ou para um embaixador enviado por seu país
nativo. Descreve ao que é enviado para desempenhar uma tarefa especial. O
cristão se considera a si mesmo, durante toda sua vida, como membro de uma
força de trabalho de Cristo. Tem uma missão: a de servir a Cristo no mundo.
(c) Finalmente dá a entender que todo o poder
que possuía era um poder delegado. O sinédrio era a corte suprema dos judeus.
Em matéria de religião mantinha sua autoridade sobre cada judeu em todo mundo.
Quando o sinédrio tinha chegado a uma decisão entregava-a a um apostolos para
que por sua vez este a transmitisse às pessoas interessadas e verificasse seu
cumprimento. Quando esse apostolos partia não o fazia simplesmente por
autoridade e poder próprios: estava respaldado e acreditado pela autoridade do
sinédrio a quem representava. O cristão é representante de Cristo no mundo. Mas
não leva a cabo esta tarefa por virtude e poder próprios; com ele estão a
virtude e o poder de Jesus Cristo.
(2)
Paulo continua dizendo que era apóstolo por vontade de Deus. Ao dizer isto não
há nenhum acento de vanglória, mas sim de pura admiração. Paulo vivia no final
de seus dias o assombro de que Deus tivesse eleito um homem como ele para esta
tarefa.
O cristão nunca deve inflar-se de vanglória pela
tarefa que Deus o encomenda; antes, tem que sentir-se maravilhado porque Deus o
tenha considerado digno de desempenhá-la.” (EPHESIANS, WILLIAM BARCLAY - The
Letter to the Ephesians, pág 22).
||3. Uma epístola da
prisão. A Epístola foi
escrita no período em que Paulo se encontrava preso em Roma. Ele se identifica como
“o prisioneiro de Jesus Cristo” (3.1), “o preso do Senhor” (4.1) e o
“embaixador em cadeias” (6.20). Isso indica que era uma carta enviada do
cárcere. Por essa razão, ela integra o rol das Epístolas da Prisão redigidas
aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses e a Filemom||.[Lições Bíblicas
CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre 2020. Lição 1, 5 Abril, 2020]
- As Epístolas
da Prisão é um conjunto de cartas paulinas tradicionalmente associadas ao
período em que Paulo esteve preso em Roma, em meados do primeiro século:
Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom. Em cada uma destas quatro cartas é
feita referência a estar em cadeias (Ef 3.1; 4.1;6.20; Fp 1.17,13,14;1.17; Cl
4.18; Fl 1.9).
||4. Data. De acordo com Atos, após realizar três viagens
missionárias e implantar igrejas na região do Mediterrâneo, Paulo esteve em
prisão domiciliar por cerca de dois anos (At 28.30), entre 60 e 62 d.C.
aproximadamente. A partir dessa premissa, a data provável da redação da
Epístola aos Efésios ocorreu por volta de 61 e 62 d.C., tendo Tíquico como o
seu portador (6.21)||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre
2020. Lição 1, 5 Abril, 2020]
- A carta foi
escrita da prisão em Roma (At 28.16-31), talvez, entre 60-62 d.C. Paulo estava
preso e muito perto de seu fim quando escreveu Efésios. Tiquico é o portador de
Efésios e Colossenses (Ef 6.21; Cl 4.7), Onésimo é um companheiro de viagem de
Tíquico (Cl 4.9) e parece ser o escravo fugitivo de Filemom (Fl 10 e SS).
II - DESTINATÁRIOS
||1. A cidade de
Éfeso. Fundada por volta
de 1050 a.C., tornou-se num centro político, comercial e religioso da Ásia
Menor, atual país da Turquia. Era uma cidade litorânea, cujo porto desaguava no
mar Egeu. Sua rua principal era pavimentada em mármore com colunas trabalhadas
em ambos os lados. Era considerada uma metrópole com cerca de 500 mil
habitantes. Tinha o maior anfiteatro do mundo, com capacidade para 25 mil
espectadores. Próximo dali ficava o estádio com a pista de corridas e a arena
onde ocorriam as lutas entre animais selvagens, como também entre homens e
animais||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre
2020. Lição 1, 5 Abril, 2020]
- Localizada na
foz do rio Cayster, do lado leste do mar Egeu, a cidade de Éfeso era talvez
mais bem conhecida pelo seu magnificente templo — dedicado a Ártemis, ou Diana
— uma das sete maravilhas do mundo antigo. Ela era também um importante centro
político, educacional e comercial, equiparado a Alexandria, no Egito, e
Antioquia da Pisídia, na Ásia Menor meridional.
“A cidade como tal foi construída nas encostas dos
montes Coresso e Piom. Atualmente, o que mais se destaca no local é o enorme
teatro que fica de frente para o antigo porto e o mar. Construído originalmente
no período helenista, esse teatro foi ampliado durante o governo de Cláudio, e
tinha capacidade para 24.000 pessoas. Foi ao teatro que uma multidão furiosa
arrastou dois dos companheiros de Paulo, quando os ourives causaram um tumulto
por causa dos prejuízos no comércio de imagens de Ártemis (Diana, para os
romanos), decorrentes da pregação de Paulo.” Leia mais em: costumesbiblicos
||2. A religiosidade
em Éfeso. A cidade abrigava
o templo de Ártemis (Diana – a deusa da fertilidade), construído em mármore. A
economia da cidade dependia dos milhares de turistas que a visitavam. Sua maior
fonte de renda era o comércio de nichos de prata vendidos no templo, razão pela
qual seus moradores ficaram alarmados com a pregação de Paulo contra a
idolatria (At 19.27-29)||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre
2020. Lição 1, 5 Abril, 2020]
- “Ártemis (arte-mis) — Na mitologia clássica, a
irmã de Apolo, filha de Leto e Zeus, equiparada com a Diana romana, a
deusa-lua, que era uma caçadora e protetora da feminilidade. No entanto,
Ártemis (At. 19:23-40) (NVI) tem pouco em comum com o seu homônimo clássico.
Ela era realmente uma deusa-mãe lidiana, adorada na foz do rio Cayster muito
antes dos gregos chegar a Éfeso. Em Éfeso, Ártemis era a deusa da fertilidade.
Sua comitiva no templo incluía sacerdotes eunucos, assistentes, e prostitutas
sagradas. Sua imagem (At. 19:35), provavelmente era um meteorito. Os santuários
de prata (At. 19:24), bem como modelos de argila e mármore, podem ter sido
réplicas do santuário primitivo. O templo dos dias de Paulo era uma das sete
maravilhas do mundo. A adoração da Artemis em Éfeso estendia-se para a Grécia,
Gália, em Roma, e da Síria. Os nabateus do 1º séc. AD adoravam a divindade
Atargatis, que é equiparada a Ártemis. Nos tempos do NT havia um templo de
Ártemis em Gerasa”. (Fonte: PFEIFFER, C. F., VOS, H. F.; REA, J. The
Wycliffe Bible Encyclopedia. Moody Press. 1975; 2005).
- O culto a
Diana estava disseminado pelo Império Romano. É possível que o alvoroço
descrito em At 19.27-29 tenha acontecido durante o festival anual da primavera
realizado em honra à deusa. Esse alvoroço foi liderado por Demétrio, que pode
ter sido o chefe da associação dos artífices, e isso explicaria a sua proeminência
na oposição aos pregadores cristãos. Alegando ruína financeira, o zelo
religioso e a preocupação com o prestígio da cidade dos ourives, ele provocou a
massa contra os crentes, argumentando que os pregadores cristãos ameaçavam a
continuidade da prosperidade de Éfeso. A reação violenta do seu público mostra
que eles levaram a sério a ameaça.
||3. A igreja de
Éfeso. Paulo evangelizou
a cidade e seus arredores durante três anos (At 20.31). Quando chegou a Éfeso,
o Apóstolo encontrou doze discípulos, os quais batizou nas águas e conduziu a
receber o batismo no Espírito Santo (At 19.5-7). Em seguida evangelizou os
judeus na sinagoga por um espaço de três meses (At 19.8). E como alguns judeus
resistiram ao Evangelho, voltou-se para os gentios pregando num salão alugado
na escola de Tirano (At 19.9). Em Éfeso, Deus usou Paulo poderosamente e a
igreja crescia, pois até os lenços e aventais do apóstolo foram usados para
curar os enfermos e expulsar demônios (At 19.12). Grandes líderes da igreja também
passaram por Éfeso: Apolo ministrou ali e foi instruído por Priscila e Áquila
(At 18.24-28); Timóteo também foi designado para pastorear na cidade (1 Tm
1.3); e segundo Irineu (130-202 d.C.), bispo grego do primeiro século, o apóstolo
João também liderou a igreja||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre
2020. Lição 1, 5 Abril, 2020]
- A igreja de
Éfeso foi muito bem estabelecida na doutrina apostólica. É provável que o
evangelho tenha sido primeiramente levado a Éfeso por Priscila e Áquila, um casal
excepcionalmente dotado (At 18.26), o qual foi deixado lá por Paulo durante a
sua segunda viagem missionária (At 18.18-19). Paulo mesmo pastoreou essa Igreja
por cerca de três anos. Depois de Paulo ter saído, Timóteo pastoreou a
congregação, possivelmente por um ano e meio, em especial para reagir contra o
falso ensino de uns poucos homens influentes (tais como Himeneu e Alexandre),
os quais eram, provavelmente, presbíteros nessa congregação (1Tm 1.3,20). Todos
os ensinos básicos lhe foram ministrados. “porque
jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de deus”(At 20.27). Pelo teor
e conteúdo da Epístola de Paulo aos Efésios, observa-se que aquela igreja era
espiritual. É interessante notar que, mesmo com tão fantástica equipe
doutrinária, depois de 30 anos ou mais, Cristo deu ao apóstolo João a carta
para essa igreja, indicando que as pessoas de lá haviam abandonado o seu amor
inicial por ele (Ap 2.1-7).
||4. A saudação
epistolar. A saudação é a
mais breve dentre todos os escritos de Paulo. Ele se dirige “aos santos e fiéis
em Cristo Jesus” (1.1), isto é, aqueles que foram separados e consagrados para
ser a propriedade exclusiva de Deus (1 Pe 2.9). Paulo os cumprimenta com as
palavras “graça e paz” (1.2), uma expressão que lembra o favor gratuito e
imerecido de Deus. Quanto aos destinatários, a maioria dos intérpretes
considera que a Epístola era uma carta circular destinada aos cristãos de
maioria gentílica das muitas igrejas da Ásia, provenientes de Éfeso, a
metrópole mais importante daquela região||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre
2020. Lição 1, 5 Abril, 2020]
- ‘Graça a vós outros e paz’ era uma
saudação comum na Igreja primitiva e que Paulo usa em todas as suas cartas, e
aqui, ele acrescenta ‘Deus, nosso Pai, e
do Senhor Jesus Cristo’, por que, Deles vinha a autoridade com que Paulo falava,
bem como as bênçãos da graça e da paz a todos os cristãos. A conjunção "e" indica equivalência; ou seja, o
Senhor Jesus Cristo é tão divino quanto o Pai. É interessante notar que, como o
nome Éfeso não é mencionado em todos os manuscritos antigos, alguns estudiosos acreditam
que a carta era uma encíclica, escrita com a intenção de que fosse circulada e
lida por todas as igrejas da Ásia Menor e que, simplesmente, foi primeiro enviada
para os cristãos em Éfeso.
- “"Graça e paz a vós." Aqui há duas
palavras de enorme significado na fé cristã. A palavra graça contém sempre duas
idéias principais. A graça é sempre algo amável. O termo grego caris pode
traduzir-se por encanto. Na vida cristã deve haver certa bondade e certo
encanto. Um cristianismo que não tem atrativos não é verdadeiro cristianismo.
Graça descreve sempre um dom e um dom que o homem não pode obter por si mesmo,
e que nunca ganhou nem mereceu em forma alguma. O tratamento que Deus nos dá, e
seus dons, são coisas que recebemos por pura generosidade do coração de Deus.
Cada vez que mencionamos a palavra graça pensamos no puro encanto da vida
cristã e na pura e imerecida generosidade do coração de Deus. Devemos tomar
cuidado ao relacionar à vida cristã a palavra paz. Em grego o termo é eirene,
mas traduz o hebreu shalom. Na Bíblia a palavra paz nunca é puramente negativa:
nunca descreve simplesmente a ausência de tribulações, dificuldades e aflições.
Shalom significa tudo o que se relaciona com o bem supremo do homem; todo
aquilo que contribui a fazê-lo homem no mais alto sentido da palavra; tudo o
que faz com que a vida seja verdadeiramente digna de ser vivida. A paz cristã é
algo absolutamente independente das circunstâncias externas.” (EPHESIANS,
WILLIAM BARCLAY - The Letter to the Ephesians, pág 23).
III - PROPÓSITO E MENSAGEM
||1. O propósito. Aparentemente a Epístola não aborda nenhum problema específico
como em outras de Paulo. Porém, nos capítulos iniciais da Carta percebemos
algumas ênfases que sinalizam a solução de certas questões. Por exemplo, havia
novos convertidos que vinham do mundo helênico e praticavam religiões de
mistérios e magia, mas que agora se reuniam com os santos de Éfeso. Não por
acaso, o apóstolo Paulo mostra àqueles crentes que Cristo está no controle do
universo inteiro (1.20-22). Também é possível perceber outro tipo de ênfase do
apóstolo. O passado daqueles cristãos era marcado pela imoralidade e
bebedeiras, mas uma vez salvos pela graça, eles deveriam adotar um novo estilo
de vida em Cristo (2.1-10). Destaca-se ainda uma preocupação com a unidade e a
paz entre judeus e gentios cristãos, enfatizadas pelo plano universal da
redenção para ambos (2.11-18). Sob essas premissas, então, podemos considerar
que uma das intenções do autor aos Efésios era a de atender as múltiplas
necessidades da igreja numa perspectiva pastoral. Por isso a Carta é apontada
por estudiosos como o tratado teológico sobre a Igreja, o Corpo de Cristo||.[Lições Bíblicas
CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre 2020. Lição 1, 5 Abril, 2020]
- Os primeiros
três capítulos são inteiramente teológicos, com ênfase na doutrina do Novo Testamento,
e os três últimos são práticos, Paulo trata do comportamento cristão. Nos três
primeiros capítulos da Carta Paulo oferece sua concepção sobre a unidade em
Cristo. Nos seguintes três diz muito sobre o lugar da Igreja no plano de Deus
para levar a cabo esta unidade. Paulo busca encorajar e admoestar os efésios, lembrando-os
a respeito das imensuráveis bênçãos em Jesus Cristo; e por isso mesmo, deveriam
viver de maneira digna delas. A verdade importante enfatizada é a igreja como o
atual corpo espiritual e terreno de Cristo.
||2. A mensagem. A mensagem de Efésios gira em torno de duas
temáticas: Jesus Cristo, a cabeça (1.22; 4.15; 5.23); a Igreja, o corpo (1.23;
4.12; 5.30). Assim, podemos classificar os desdobramentos desses assuntos nos
seguintes eixos temáticos: (1) A consumação do plano eterno de Deus na pessoa de
Jesus Cristo (1.3-5); (2) a atuação do Espírito Santo como o penhor da
experiência de salvação (1.13,14); (3) a reconciliação dos povos por intermédio
da cruz de Cristo (2.16); (4) a revelação do mistério da vontade de Deus por
obra do Espírito Santo (3.5); (5) um novo estilo de vida baseado na unidade, na
comunhão com o Espírito, na frutificação, na adoração e na intercessão no
Espírito (4.3,30; 5.9,18,19; 6.18); os novos relacionamentos conjugais e a luta
contra o Diabo (5.21 – 6.20). Portanto, a Epístola contém uma combinação de
doutrina, fé e prática da vida cristã, ou seja, de tudo o quanto Deus fez e do
que se espera que a Igreja faça||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre
2020. Lição 1, 5 Abril, 2020]
- A idéia chave
de Efésios é a reunião de todas as coisas em Jesus Cristo. Cristo é o centro em
quem se unem todas as coisas e o laço que todo o liga. Cristo é o cabeça do
corpo e o Espírito Santo a sua força vital, por assim dizer. O corpo funciona
por meio do uso fiel dos diversos dons de seus membros, concedidos de maneira
soberana e única pelo Espírito Santo a cada cristão. Outros temas importantes
incluem as riquezas e a plenitude das bênçãos para os cristãos. Paulo escreve a
respeito da "riqueza de sua (de Deus) graça” (1.7), das "insondáveis
riquezas de Cristo" (3.8) e da "riqueza da sua glória" (3.16).
Paulo admoesta os cristãos a serem "tomados de toda a plenitude de
Deus" (3,19) até que "cheguemos
à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita
varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo" (4.13) para
encher-nos "do Espírito" (5.18). As riquezas que eles têm em Cristo
são baseadas em sua graça (1.2.6-7; 2.7), sua paz (1.2), sua vontade (1.5), seu
prazer e seu propósito (1.9), sua glória (1.12,14), seu chamado e sua herança
(1.18), sua força e poder (1.19; 6.10), seu amor (2.4), o fato de tê-los criado
(2.10), seu Espírito Santo (3.16), sua oferta e sacrifício (5.2) e sua armadura
(6.11,13).
CONCLUSÃO
||A Epístola revela
um elaborado resumo da salvação e suas implicações para a vida cristã. Seu
conteúdo recorda o favor imerecido que recebemos gratuitamente da parte de
Deus. Suas exortações nos impelem a viver em santidade e, alicerçados em Cristo
– a cabeça da Igreja (1.22), a batalhar contra as forças das trevas||[Lições Bíblicas
CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre 2020. Lição 1, 5 Abril, 2020]
- Para que
existe a Igreja? Qual é sua verdadeira função no plano de Deus? Onde intervém a
Igreja neste propósito de trazer uma nova unificação a um mundo desunido? A
Carta aos Efésios traz a resposta com uma das frases mais importantes do
apóstolo: A Igreja é o corpo de Cristo! A Igreja tem que ser as mãos para a
obra de Cristo, pés para correr atrás dos que se desviam, uma boca que fala por
Ele, um instrumento e um corpo pelos quais pode operar. Efésios nos instrui que
Cristo é o instrumento de Deus para a reconciliação, e que a Igreja é o
instrumento de Cristo para essa reconciliação.
Pb Francisco Barbosa
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