LIÇÕES BÍBLICAS CPAD –
ADULTOS - 2º Trimestre de 2017
Título: O Caráter do
Cristão - Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro
Comentarista: Elinaldo
Renovato
- Lição 1 -
2 de Abril de 2017
A Formação do Caráter
Cristão
TEXTO ÁUREO
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VERDADE PRÁTICA
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"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais
eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do
Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim."
(Gl 5.20)
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O homem nascido de novo tem o seu caráter transformado
pelo Espírito Santo.
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LEITURA DIÁRIA
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Segunda - Jo 3.3
Novo nascimento, uma
transformação de dentro para fora
Terça - Jo 2.1-12
Jesus transforma água
em vinho
Quarta - 2Co 5.17
Nova criatura, novo
caráter
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Quinta - Gn 3.6,7
O caráter é corrompido
pelo pecado
Sexta - Ef 4.20-24
A graça divina restaura
o caráter
Sábado - Sl 1.1
Diariamente precisamos
aprimorar nosso caráter
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LEITURA BÍBLICA EM
CLASSE
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Efésios 4.17-24
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17 E digo isto, e testifico no Senhor,
para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da
sua mente.
18 Entenebrecidos no entendimento,
separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu
coração;
19 Os quais, havendo perdido todo o
sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a
impureza.
20 Mas vós não aprendestes assim a
Cristo,
21 Se é que o tendes ouvido, e nele
fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;
22 Que, quanto ao
trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências
do engano;
23 E vos renoveis
no espírito da vossa mente;
24 E vos revistais
do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
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HINOS SUGERIDOS: 5, 390, 432 da Harpa Cristã.
OBJETIVO GERAL
Mostrar corno se dá a formação do caráter cristão.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos
referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o
objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
- Reconhecer o caráter na realidade do homem;
- Mostrar como se deu a deformação do caráter humano;
- Explicar a redenção do caráter humano.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Prezado professor, neste trimestre teremos a oportunidade ímpar de estudar
a respeito da formação do caráter cristão. Você tem evidenciado Cristo mediante
suas ações e palavras? Então, não terá dificuldade alguma em trabalhar com os
temas das lições. O comentarista do trimestre é o pastor Elinaldo Renovato de
Lima, autor de diversos livros e líder da Assembleia de Deus em Parnamirim, RN.
Que mediante o estudo de cada lição, você e seus alunos possam evidenciar os valores do Reino em meio
a uma geração que tem rejeitado os princípios divinos.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Neste trimestre, teremos
a oportunidade ímpar de estudar a respeito do caráter. Todo ser humano tem
caráter, seja ele bom, seja ele mau, exemplar, ímpio ou santo. Deus criou o
homem bom e perfeito, mas o pecado maculou o seu caráter. Por isso, todos necessitam
de uma transformação espiritual e moral. Veremos que somente o Deus de toda a
perfeição, mediante o Filho, pode transformar o caráter de uma pessoa. [Comentário: Em seu livro A
Busca do Caráter (Ed Vida, 1999), Charles Swindoll escreve: “Deus está permanentemente
em busca de algo. Você já pensou nisso um dia? A busca de Deus é o propósito
tramado no estofo do Novo Testamento. O padrão que ele persegue está definido
em Romanos 8.29, onde ele promete que nos conformará à imagem de seu Filho.
Outra promessa está registrada em Filipenses 1.6, onde lemos que ele iniciou
boa obra em nós e não vai interrompê-la. Noutro passo bíblico, ele chega a
chamar-nos de "feitura" sua (Efésios 2.10). Ele está nos martelando,
limando, esculpindo, dando-nos forma! A segunda carta de Pedro chega ao ponto
de relacionar alguns dos objetivos dessa busca encetada por Deus: diligência,
fé, virtude, conhecimento, domínio próprio, perseverança, piedade, fraternidade
e amor (2Pedro 1.5-7). Numa palavra: caráter”.
Tiago escreve: "Meus irmãos, tende
por motivo de grande gozo o passardes por provações, sabendo que a prova da
vossa fé desenvolve a perseverança. Ora, a perseverança deve terminar a sua
obra para que sejais maduros e completos, não tendo falta de coisa alguma."
(Tg 1.2-4). Em Gênesis encontramos o registro de Moisés explicando que o homem,
enganado por Satanás, rebelou-se contra o seu Criador, perdendo sua condição
perfeita, a ponto de a imagem de Deus, no qual ele tinha sido formado, ter sido
destruída. Não somente o homem, mas toda a criação, que foi trazida a
existência para o bem do homem, caiu junto com ele perdendo também sua
excelência. A Bíblia é farta de ensinamentos referentes à virtude, à moral e ao
caráter cristão. Os preceitos da Lei, especialmente os do Decálogo (Êx 20), as
mensagens éticas dos profetas (Is 10.1,2; Hc 2), os ensinos de Jesus (Mt 5-7),
e as doutrinas exaradas nas epístolas (Rm 12.9-21; 1 Pe 3.8-16), revelam a
vontade Deus para a vida moral do homem (2 Tm 3.16).] Dito isto, vamos pensar maduramente a fé cristã?
l - O CARÁTER NA REALIDADE DO HOMEM
1. O que é caráter? Segundo o Dicionário Aurélio, caráter
é "o conjunto das qualidades (boas ou más) de um indivíduo, e que lhe
determinam a conduta e a concepção moral". O caráter é a característica
responsável pela ação, reação e expressão máxima da personalidade. É a maneira
de cada pessoa agir e expressar-se. Tem a ver com os princípios, valores e
ética de cada um. [Comentário: [Comentário:
Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e
de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e
coerência de atitudes. O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que
vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter. Os seus valores
e firmeza moral definem a coerência das suas ações, do seu procedimento e comportamento
https://www.significados.com.br/carater/. Caráter, então, é o conjunto das qualidades boas
ou más de um individuo; a ética do juiz é a lei e a de Deus é a bíblica, a
Biblia nos ensina a não ser conivente com o erro, mesmo que ele esteja
protegido por leis. O caráter determina a conduta do ser humano com relação a
Deus e a ele mesmo e também com o próximo. A pessoa não é apenas definida por
aquilo que ela é, mas também pelo seu estado moral que a distingue em seu grupo
(Pv 11.17;12.2;14.14;20.27)]
2. Personalidade e caráter. A personalidade pode ser definida como
sendo a qualidade do que é pessoal. Ela é a nossa maneira de ser, ou seja, aquilo
que nos distingue de outra pessoa. O caráter não é herdado. Ele é construído
mediante a formação que recebemos. Por isso, a Palavra de Deus adverte:
"Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer,
não se esquecerá dele" (Pv 22.6). [Comentário: Personalidade é o conjunto das características
marcantes de uma pessoa, é a força ativa que ajuda a determinar o
relacionamento das pessoas baseado em seu padrão de individualidade pessoal e
social, referente ao pensar, sentir e agir. Uma pessoa conhecida como "sem
caráter" ou "mau caráter", geralmente é qualificada como
desonesta, pois não apresenta firmeza de princípios ou de moral. Por outro
lado, uma pessoa "de caráter" é alguém com formação moral sólida e
incontestável. O caráter quando é forte, não se deixa levar por alguma proposta
de uma via mais fácil para a realização de algo. Mesmo se naquele momento
parece ser o melhor caminho a seguir, é o caráter que vai determinar a escolha
do indivíduo https://www.significados.com.br/carater/. Atingido pelo pecado, o homem teve sua natureza
moral corrompida (Rm 1.18-32), necessitando assim da nova vida em Cristo (2 Co
5.17). Ao ser regenerado, o homem recebe da parte de Deus um novo caráter (2 Co
5.17). O Espírito Santo, por meio de suas ministrações (Rm 8.1-17; Gl 5.22-26),
aperfeiçoa-o gradualmente (2 Co 3.18; 1 Pe 1.2). Na continuação, o Espírito da
Verdade passa a controlá-lo por completo, de modo que suas ações passam a ser
moldadas por Ele (Rm 8.5-11). Uma vez que a imagem perdida no Éden fora
restaurada, o homem passa a experimentar e demonstrar uma vida de integridade
(Gn 3.11-13; Rm 5.12; 1 Co 15.22,45; Ef 4.23,24).]
SÍNTESE DO TÓPICO I
Deus
criou o homem provido de caráter.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Inicie o tópico fazendo a seguinte pergunta: "O que
é caráter?" "Existe pessoa sem caráter?" Ouça os alunos com
atenção. Incentive a participação de todos. Diga que caráter significa marca,
sinal de distinção. Em seguida leia e comente com eles a definição de caráter
apresentada na seção Conheça Mais.
CONHEÇA MAIS
Caráter moral
[Do lat. Charactere do
gr. kharacktér, marca, sinal de distinção.] Natureza básica do ser humano que o
torna responsável por seus atos tanto diante de Deus como diante de seus semelhantes.
O caráter moral tem como ressonância elementar a consciência que, como a voz
secreta que temos na alma, aprova ou reprova nossas ações. Para conhecer mais
leia, Dicionário Teológico, Claudionor de Andrade, CPAD, p. 75.
II-A DEFORMAÇÃO DO CARÁTER HUMANO
1. A Queda e o caráter humano. Deus fez o homem perfeito, em termos
espirituais, morais e físicos. No ato divino da Criação, Ele disse:
"Façamos o homem à nossa imagem" (Gn 1.26). Fomos criados à
"imagem" e "semelhança" do Criador, logo não podemos nos
esquecer que refletimos a glória divina. Se tivermos um caráter santo. Deus
será louvado por intermédio de nossas ações. [Comentário: O Conselho Divino e Triúno determinou que o ser
humano deveria ter a imagem e semelhança de Deus. O homem é um ser moral cuja
inteligência, percepção e autodeterminação excedem em muito os de qualquer
outro ser terreno. O pecado tem subtraído do ser humano toda a sua
sensibilidade concernente aos princípios e valores morais. Sem que se perceba,
sua natureza moral é corrompida (Rm 1.18-32), seu coração é endurecido (Hb
3.7-19) e sua consciência é cauterizada (1 Tm 4.2; Ef 4.18). É nesse ponto que
o homem se torna insensível à voz do Espírito, passando a praticar todo tipo de
pecado, entristecendo ao Todo-Poderoso (Ef 4.31). Portanto, é dever de todos os
crentes observarem os limites estabelecidos pela Palavra de Deus, para que
vivam “como astros no mundo” (Fp 2.15). O caráter doentio é caracterizado pela
insensibilidade moral, permissividade, mentira, malícia, concupiscência, cobiça
e ambição.]
2. Imagem e semelhança de Deus. O homem era, no seu estado original,
uma imagem, ou representação perfeita de Deus. Adão e Eva possuíam atributos
morais tais como amor, justiça, santidade, retidão. Tudo à semelhança de Deus.
Não resta dúvida de que, ao criar o homem à sua "imagem", e conforme
a sua "semelhança", Deus imprimiu nele as marcas de sua personalidade
santa, amorosa e justa. [Comentário: Em termos bem simples, ter a “imagem” e
“semelhança” de Deus significa que fomos feitos para nos parecermos com Deus –
esta aparência não é física - Adão não se pareceu com Deus no sentido de que
Deus tivesse carne e sangue. As Escrituras dizem que “Deus é espírito” (Jo 4.24)
e portanto existe sem um corpo. Entretanto, o corpo de Adão espelhou a vida de
Deus, ao ponto de ter sido criado em perfeita saúde e não ser sujeito à morte. A
imagem de Deus se refere à parte imaterial do homem. Ela separa o homem do
mundo animal, e o encaixa na “dominação” que Deus pretendeu (Gn 1.28), e o
capacita a ter comunhão com seu Criador. É uma semelhança mental, moral e
social (Gn 1.26-28; 5.1-3; 9.6).]
3. A deformação do caráter humano. O homem foi criado perfeito em toda a
sua constituição: espírito, alma e corpo (1 Ts 5.23). Porém, quando o homem deu
lugar ao Diabo, e desobedeceu a Deus, caiu da graça divina. A Queda levou-nos a
perder a semelhança moral com o Criador. [Comentário: Quando o homem caiu, perdeu ele totalmente a semelhança
moral com o Criador? Em seu aspecto estrutural ou ontológico (aquilo que o
homem é), não foi eliminado com a queda, o homem continuou homem, mas após a
queda, o aspecto funcional (aquilo que o homem faz) da imagem de Deus, seus
dons, talentos e habilidades passaram a ser usados para afrontar a Deus. Nossos
primeiros pais, seduzidos pela astúcia e tentação de Satanás, pecaram,
desobedecendo à ordenança divina (Gn 3.13; 2Co 11.3; Rm 11.32 e 5.20-21). Por
este pecado, decaíram da sua retidão original e da sua comunhão com Deus,
tornando-se mortos em pecado e inteiramente corrompidos em todas as suas
faculdades e partes do corpo e da alma (Gn 3.6-8; Rm 3.23; Ef 2.1-3). Desta
corrupção original pela qual ficamos totalmente indispostos, adversos a todo o
bem e inteiramente inclinados a todo o mal, é que procedem todas as
transgressões atuais (Rm 5.6; 7.18; Cl 1.21; Tg 1.14-15). Mas esta imagem não
foi totalmente aniquilada com a Queda, embora tenha se tornado terrivelmente
deformada, doentia e desfigurada. O homem antes criado para refletir Deus,
agora após a queda, precisa ter esta condição restaurada. Esta renovação da
imagem original de Deus no homem significa que o homem é capacitado a voltar-se
para Deus, a voltar-se para o próximo e também voltar-se para a criação para
governá-la.]
Observe as consequências
do pecado: [As consequências principais do pecado são a morte e a separação da presença
de Deus (Rm 6.23). Essas duas consequências causam muito sofrimento na vida do
pecador. O pecado também traz muitas outras consequências secundárias.]
a) No relacionamento com
Deus. O pecado desfigurou o homem, cortando a ligação direta com seu Deus:
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rm
3.23). O pecado passou a todos os homens (Rm 5.12; SI 51.5). As repercussões e
o alcance desse fato terrível, de natureza espiritual, têm sido sentidos ao
longo da história. O pecado distanciou o homem de Deus e o levou a criar seus
próprios deuses segundo suas malignas concupiscências, para agradarão príncipe
deste mundo. Toda religião que não tem Deus como o Criador, e Jesus Cristo, seu
Filho, como Salvador, é instrumento do Diabo para afastar o homem de Deus.
b) No relacionamento
humano. Quando Deus perguntou a Adão se ele havia comido do fruto da árvore
proibida, este não assumiu a culpa, mas procurou justificar seu erro, acusando
a esposa. Quando Deus questionou Eva a respeito dos seus atos, ela transferiu a
culpa para a serpente (Gn 3.9-13). O relacionamento de Adão e Eva foi afetado
pelo pecado, culpa e medo. Não demorou muito, e ali, no Éden, houve um
confronto entre o caráter mau, de Caim, e o caráter justo, de Abel. Caim matou
seu irmão, Abel (Gn 4.8). Lameque matou um homem adulto e um jovem (Gn 4-23). A
morte e a corrupção se espalharam com o passar dos séculos. O juízo de Deus foi
enviado no seu tempo, através do Dilúvio (Gn 6-8).
c) No relacionamento com
a natureza. "E tomou o SENHOR Deus
o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar" (Gn 2.15).
Além de cuidar do jardim, o homem teria o domínio da Terra, com autoridade
delegada pelo Criador sobre todos os animais (Gn 1.28). Mas, usando mal o seu
livre--arbítrio, o ser humano fracassou em cuidar de si mesmo e do planeta. E
tem poluído o ar, o solo, as águas e todo o ambiente natural. Mas Deus
destruirá os que destroem a Terra (Ap 11.18).
SÍNTESE DO TÓPICO II
A
deformação do caráter humano veio com a Queda.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
A Queda
O primeiro pecado da humanidade abrangeu todos os demais pecados: a
afronta e desobediência a Deus, o orgulho, a incredulidade, desejos errados, o
desviar outras pessoas, assassinato em massa da posteridade e a submissão voluntária
ao Diabo. As consequências imediatas foram numerosas, extensivas e irónicas.
O relacionamento entre Deus e os homens, de franca comunhão, amor,
confiança e segurança, foi trocado por isolamento, autodefesa, culpa e
banimento. Adão e Eva bem como o relacionamento entre eles, entram em
degeneração. A intimidade e a inocência cederam lugar à acusação. Seu desejo
rebelde pela independência resultou em dores de parto, labuta e morte. Seus
olhos realmente foram abertos, e eles conheceram o bem e o mal, mas era pesado
esse conhecimento sem o equilíbrio de outros atributos divinos, como o amor, a
sabedoria e o conhecimento. A criação, confiada aos cuidados de Adão, foi
amaldiçoada, gemendo pela libertação dos resultados da infidelidade dele.
Por estar a natureza humana tão deteriorada pela Queda, pessoa alguma
tem a capacidade de fazer o que é espiritualmente bom sem a ajuda graciosa de
Deus. A esta condição chamamos corrupção total— ou depravação — da
natureza" (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma perspectiva
Pentecostal. l.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p. 268).
Ill- A REDENÇÃO DO CARÁTER HUMANO
1. Novo nascimento, transformação do
caráter. Jesus veio ao mundo para
salvar o homem da tragédia do pecado e aproximá-lo novamente de Deus (Jo 3.16).
A salvação é um dom divino. Ela é fruto da graça divina. Pela fé em Jesus o
homem recebe a salvação e se torna uma nova criatura, completamente
transformada: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as
coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Co 5.17). O
caráter daqueles que, pela fé, nasceram de novo, é poderosamente transformado
pelo poder do Espírito Santo. [Comentário: Num sentido, como já dissemos, o homem ainda é
portador da imagem de Deus, mas também num sentido, ele precisa ser renovado
nesta imagem. Esta restauração da imagem só é possível através de Cristo,
porque Cristo é a imagem perfeita de Deus, e o pecador precisa agora tornar-se
mais semelhante a Cristo. Lemos em Cl 1.15 "Ele é a imagem do Deus invisível" e em Rm 8.29 que Deus nos
predestinou para sermos "Conforme a
imagem de Seu Filho ..." (1Jo 3.2; 2Co 3.18). O ser humano traz em sua
natureza uma forte inclinação para o pecado (Rm 7.18-23; Pv 4.14-17). Trata-se
de uma tremenda força maligna impossível de ser superada sem a ajuda divina. É
justamente por isso que Deus nos enviou seu Espírito para habitar em nós,
dando-nos a condição de andarmos em novidade de vida (Rm 6.4; 2 Co 5.17).
Somente pelo Espírito Eterno, o crente pode caminhar seguro, resistindo aos
desejos da carne (Rm 8.1,9,13; Cl 5.16). Em Gálatas 5, o apóstolo Paulo enumera
várias obras da carne que contaminam o caráter do homem sem Cristo (Gl
5.19-21). Todavia, nesse mesmo capítulo, encontramos um conjunto de valores
espirituais que garante a saúde moral do crente (v.22).]
2. A Palavra de Deus muda o caráter. A salvação não é apenas uma mudança de
religião, mas envolve regeneração (Jo 3.3,7), justificação (Rm 3.24; 5.1, 9; l
Co 6.11) e santificação (Hb 12.14; l Ts 5.23). No processo de santificação,
vamos sendo transformados pela Palavra de Deus. As Escrituras têm o poder de
transformar o homem, pois somente elas podem penetrar em seu interior:
"Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que
qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito,
e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do
coração" (Hb 4.12). [Comentário: Quando o ser humano recebe Jesus Cristo como
Senhor e Salvador de sua vida, e mantém uma comunhão intensa com Ele, o
Espírito Santo gera nessa pessoa virtudes que refletem o caráter de Deus, que o
apóstolo Paulo chama de Fruto do Espírito. O Fruto é gerado na medida em que o
Espírito Santo vai transmitindo, ou gravando, no caráter do homem virtudes
existentes em Deus, das quais Paulo relacionou nove em Gálatas 5.22. Elas são a
maravilhosa descrição do Caráter de Cristo que devemos adquirir dia a dia pelo
estudo da Palavra de Deus e comunhão devocional com o Senhor. Somente quando
tais virtudes tornam-se perceptíveis em nossas vidas podemos entender o que é
ser um cristão cheio do Espírito Santo. Se dermos lugar ao Espírito Santo e
santificarmos nossas vidas, as pessoas verão que Deus está em nossas vidas,
pois pelos frutos somos conhecidos. Aliás, um dos propósitos do Fruto do
Espirito é nos identificar. Assim como uma árvore é conhecida pelos seus
frutos, o crente verdadeiro é reconhecido por suas ações. O Fruto também revela
a nossa comunhão e o quanto temos aprendido do Senhor. http://ebdweb.com.br/o-proposito-do-fruto-do-espirito-luciano-de-paula-lourenco/. Este amor é a base e o fundamento onde todos os
outros atributos são edificados. O apóstolo Paulo diz que em primeiro lugar
quando estamos unidos a Cristo, o amor atua ou age através da nossa fé(Gl 5.6).
Em segundo lugar, pelo amor que está em nós, podemos servir uns aos outros sem
impor nada a ninguém (Gl 5.13). E em terceiro lugar, toda lei se resume em amar
o próximo como a nós mesmos (Gl 5.14). Note que ninguém pode dizer que tem um
aspecto do fruto e outro não; isso porque é o amor o lastro onde as demais
virtudes se desenvolvem. A Bíblia Sagrada é a única regra de fé e prática do
cristão. Ela nos apresenta o padrão de comportamento necessário ao homem que
deseja viver uma vida justa, sóbria e piedosa neste mundo (Tt 2.12). Ao longo
da narrativa bíblica deparamo-nos com uma série de valores e virtudes morais e
espirituais estabelecidas por Deus para o homem. Todavia, estas qualidades
indispensáveis ao ser humano, só foram plenamente identificadas e vividas em
Jesus. Hoje sabemos que essas santas virtudes estão ao alcance de todos, por
meio da extraordinária obra do Espírito. É imprescindível ao homem conhecer
muito bem as Escrituras e o poder de Deus para que não erre na busca de uma
vida virtuosa diante de Deus e do próximo (Mt 22.29).]
3. O caráter amoroso e santo do crente.
O cristão tem como uma de
suas características principais o amor a Deus e ao próximo (Mt 22.34-40). Quem
não ama não conhece a Deus, ainda não teve seu caráter transformado e está em
trevas (1Jo 2.9,11). Unida ao amor está à santificação, sem a qual ninguém
poderá ver ao Senhor (Hb 12.14). Os que já experimentaram o novo nascimento
devem viver de modo irrepreensível (1Ts 5.23). [Comentário: Deus está associado com o amor, o amor é a
essência de Deus. O amor sincero e veradeiro é algo que representa o nosso
Deus. Ele é a nossa fonte de amor. É Deus quem nos ensina a dar e receber amor.
O amor é a maior das virtudes do fruto do Espírito. Vem do grego ÁGAPE e
significa muito mais do que sentimentos e emoções; é o amor altruísta baseado
na ação em favor de outrem. Em João 3:16 temos o versículo crucial que denota a
grandeza deste amor. Essa virtude maior do Espírito, deve estar acima de
quaisquer circunstância na vida do crente. “...para
que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis” (Fp 2.15a) "Vida
irrepreensível" significa viver de modo a não dar motivo de repreensão, ou
seja: uma vida totalmente isenta de culpa. Paulo escreveu em uma época onde
havia a escravidão humana. Em Creta, assim como em todo o império romano, havia
muitos escravos. Na igreja existia senhores e escravos que se converteram a
Cristo, por isso, Paulo mostra como devia ser o relacionamento, a conduta dos
servos e dos senhores. O apóstolo mostra que os servos deveriam agradar seus
senhores “em tudo”, pois um senhor crente não daria ordens que fossem
incompatíveis com a fé cristã e com a Palavra de Deus. Os escravos que tinham senhores
crentes deveriam manter uma atitude de submissão. O Rev Hernandes Dias Lopes em
Coleção Comentários Expositivos Hagnos, falando sobre o novo estilo de vida do
crente, diz: “Em Efésios 4.1-16, Paulo
tratou da unidade da igreja. Nesse parágrafo, ele trata da pureza da igreja.
Paulo faz o mesmo tipo de introdução nos versículos 1 e 17. A pureza é uma
característica do povo de DEUS tão indispensável quanto a unidade”.]
SÍNTESE DO TÓPICO III
Jesus Cristo veio ao mundo para a redenção do caráter humano.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
A Redenção
A Bíblia também emprega a metáfora do resgate ou da redenção para
descrever a obra salvífica de Cristo. O tema aparece muito mais frequentemente
no Antigo Testamento que no Novo. O tema aparece muitas vezes no Antigo
Testamento, referindo-se aos ritos da 'redenção' no tocante às pessoas ou aos
bens. O próprio Javé é o Redentor do seu povo, e eles são os redimidos. O
Senhor tomou medidas para redimir os primogénitos. Ele redimiu Israel do Egito
e também os remirá do exílio. Às vezes Deus redime um indivíduo; ou um
indivíduo ora, pedindo a redenção divina. Mas a obra divina na redenção é
primeiramente moral no seu escopo. Em alguns textos bíblicos, a redenção
claramente diz respeito aos assuntos morais. Salmos 130.8 diz: 'Ele remirá a
Israel de todas as suas iniquidades'. Isaías diz que somente os 'remidos', os
'resgatados', andarão pelo chamado 'O Caminho Santo' (Is 35.8-10). Diz ainda
que a 'filha de Sião' será chamada 'povo santo, os redimidos do senhor'.
No Novo Testamento, Jesus é tanto o "Resgatador" quanto o
'resgate'; os pecadores são os 'resgatados'. Ele declara que veio 'para dar a
sua vida em resgate [gr. lutron] de muitos (Mt 20.28; Mc 10.45). Era um
'livramento [gr. apolutõsis] efetivado mediante a morte de Cristo, que libertou
da ira retributiva de Deus e da penalidade merecida pelo pecado. Paulo liga
nossa justificação e o perdão dos pecados à redenção que há em Cristo. Diz que
Cristo 'para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e
redenção' (1Co 1.30). Diz também que Cristo 'se deu a si mesmo em preço de
redenção por todos (1Tm 2.6)" (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática:
Uma perspectiva Pentecostat. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, pp. 356,357).
CONCLUSÃO
Nosso caráter reflete
nossos princípios. Como novas criaturas, precisamos evidenciar os valores do
Reino de Deus. O homem salvo e remido por Cristo Jesus tem as marcas do
Salvador no seu ser e no seu comportamento.
[Comentário: Quando uma pessoa aceita a Cristo como Salvador de sua alma,
experimenta, imediatamente, uma profunda modificação em seu interior. Essa
mudança é demonstrada não apenas nos relacionamentos, mas também nas escolhas,
atitudes e responsabilidades assumidas durante a sua nova vida (Cl 3.1-17). O
caráter cristão é preservado mediante a comunhão do crente com o Espírito
Santo, pelo conhecimento da Palavra e através de uma vida cristã disciplinada.] “Ora, àquele que é poderoso
para vos guardar de tropeçar e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria,
perante a sua glória. Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e
majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém”. (Jd.24-25),
Francisco
Barbosa
Campina
Grande-PB
Março de
2017
PARA REFLETIR
A respeito da formação do caráter
cristão, responda:
• Defina caráter.
Segundo o Dicionário Aurélio,
caráter é "o conjunto das qualidades (boas ou más) de um indivíduo, e que
lhe determinam a conduta e a concepção moral".
• Em termos espirituais e morais,
como o homem e a mulher foram criados?
À "imagem" e
"semelhança" do Criador.
• O que o homem perdeu ao pecar?
Perdeu a semelhança moral com o
Criador.
• A salvação é por mérito humano
ou é um dom de Deus?
A salvação é um dom de Deus.
• O que acontece com nosso
caráter quando aceitamos, pela fé, a Jesus como nosso Salvador?
É transformado e convertido pelo
poder do Espírito Santo.
Fonte: O
TEXTO DA LIÇÃO FOI COPIADO DE:
Revista Lições Bíblica de Adultos – CPAD
/ Reverberação: Subsídios EBD – Blog: sub-ebd.blogspot.com