Lição 4
25 de Outubro de 2015
A Queda da Raça Humana
TEXTO ÁUREO
“Pelo que, como por um homem444
entrou o pecado266
no mundo2889, e
pelo pecado, a morte, assim também a morte2288
passou a todos os homens, por isso que todos pecaram264.” (Rm 5.12) [Comentário: Paulo começa a fazer aqui uma comparação que não foi concluída senão nos
versículos 18 a 21. A comparação foi interrompida por uma meditação que
continua até o versículo 17. O texto inicia com o termo “portanto”, nesta versão “Pelo
que”, indicando que aquilo que se segue está ligado, na mente de Paulo, com
o que precedeu, pelo que a comparação e o contraste que ele traça entre Adão e
Cristo é sua elaboração teológica do que já havia sido dito. Paulo salienta a
idéia de “um só homem” por toda esta passagem, e isso indica que ele encarava
tanto Adão como Cristo como indivíduos históricos.]
Dicionário STRONG:
444 ανθρωπος anthropos:- 1) um ser humano, seja homem ou mulher; 1a)
genericamente, inclui todos os indivíduos humanos.
266 αμαρτια hamartia:- 1a) não ter parte em; 1b) errar o alvo; 1c)
errar, estar errado; 1d) errar ou desviar-se do caminho de retidão e honra,
fazer ou andar no erro; 1e) desviar-se da lei de Deus, violar a lei de Deus,
pecado; 2) aquilo que é errado, pecado, uma ofensa, uma violação da lei divina
em pensamento ou em ação; 3) coletivamente, o conjunto de pecados cometidos
seja por uma única pessoa ou várias.
2889 κοσμος kosmos:- os habitantes da terra, homens, a família
humana; a multidão incrédula; a massa inteira de homens alienados de Deus, e
por isso hostil a causa de Cristo.
2289 θανατοω thanatoo:- 1) colocar à morte; pela morte, ser liberado do
compromisso de algo; literalmente, tornar-se morto em relação à (algo).
264 αμαρτανω hamartano:- 1) não ter parte em; 2) errar o alvo; 3) errar,
estar errado; 4) errar ou desviar-se do caminho da retidão e honra, fazer ou
andar no erro; 5) desviar-se da lei de Deus, violar a lei de Deus, pecado.
VERDADE PRÁTICA
O pecado de Adão trouxe-nos a morte, mas a morte de Jesus Cristo garante-nos
a vida eterna e plena comunhão com Deus. [Comentário: Por causa da Queda, a morte tornou-se uma realidade e toda a criação está
sujeita a ela. "Toda a criação geme" (Rm 8.22), esperando o momento
em que Cristo voltará para libertá-la dos efeitos da morte.]
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Gn
3.1-24
A triste
história da Queda pelo pecado do homem
Terça - Rm
5.12,13
A Queda do homem trouxe o pecado e a morte
Quarta - Rm 3.23
Em Adão, todos os homens pecaram e foram afastados de Deus
A Queda do homem trouxe o pecado e a morte
Quarta - Rm 3.23
Em Adão, todos os homens pecaram e foram afastados de Deus
Quinta - Gn
3.15
Em sua
misericórdia, Deus faz uma promessa de salvação
Sexta - Jo
3.16
Deus proveu
salvação para toda a humanidade
Sábado - 1
Co 15.45-47
Jesus, o
segundo Adão, veio libertar o homem do pecado
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Romanos
5.12-19
12 - Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo
pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que
todos pecaram.
13 - Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é
imputado não havendo lei.
14 - No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles
que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele
que havia de vir.
15 - Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela
ofensa de um, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça,
que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
16 - E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou; porque o
juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito
veio de muitas ofensas para justificação.
17 - Porque, se, pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito
mais os que recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão em vida
por um só, Jesus Cristo.
18 - Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os
homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça
sobre todos os homens para justificação de vida.
19 - Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram
feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos.
OBJETIVO GERAL
Compreender que o pecado de Adão trouxe a morte, mas a morte de Jesus
trouxe a vida.
HINOS SUGERIDOS: 5,75, 432 da Harpa Cristã
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve
atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os
seus respectivos subtópicos.
- Explicar que o Éden foi o local criado por Deus para ser o habitat do homem;
- Conhecer como se deu a tentação de Adão e Eva;
- Compreender o juízo de Deus sobre o pecado.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
No livro de Gênesis, encontramos no capítulo três, um dos relatos mais
tristes da história da humanidade, a Queda. Mas Deus não foi pego de surpresa
com o pecado de Adão e Eva, pois as Escrituras Sagradas afirmam que desde a
fundação do mundo a morte redentora de Jesus, pela salvação da humanidade, já
havia sido determinada (Ap 13.8). O homem pecou de modo deliberado contra Deus,
mas o Criador não o deixou entregue à própria sorte. O Senhor providenciou a
sua redenção. Com o pecado veio o sentimento de culpa. O homem não sabe lidar
com esse sentimento, pois não fomos criados para o pecado, por isso, Adão
culpou a Eva e o próprio Deus pelo seu pecado de desobediência. É difícil
aceitar a responsabilidade por nossos erros. Sempre queremos encontrar um
culpado.
O pecado além de afastar Adão da comunhão com Deus, também introduziu as
hostilidades e dificuldades no relacionamento de Adão e Eva. O pecado continua
a nos afastar de Deus e a prejudicar os nossos relacionamentos.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Por algum tempo, Adão e Eva viveram a mais completa ventura. Aquela
harmonia, porém, estava para ser quebrada por uma personagem sinistra e inimiga
de todo o bem.
No entanto, se o Diabo supôs que a obra divina achava-se arruinada para
sempre, enganou-se, porque Deus, em seu infinito amor, já havia elaborado,
desde a fundação do mundo, o Plano de Salvação para resgatar-nos do pecado.
A Queda de Adão haveria de ser revertida por Jesus Cristo através de sua
morte na cruz. [Comentário:
A queda do primeiro casal foi devastadora para a posteridade humana. Para
qualquer um de nós é algo completamente impossível supor o que tenha sido o
conhecimento prático da queda. Como projetar a experiência da perda da
perfeição original? Nada, em nossa existência, serve de parâmetro para isso.
Até onde tentamos imaginar o Éden, partimos de nossa realidade caída e,
efetuando alguma modalidade de matemática espiritual, aplicamos o maior
exponencial que a nossa mente pode conceber, e temos um lugar paradisíaco aos
nossos olhos. Todavia, segundo o que afirmam as Escrituras, ainda assim tal
realidade está muito aquém da realidade que aguarda os filhos de Deus: ...mas, como está escrito: Nem olhos viram,
nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem
preparado para aqueles que o amam (1 Co 1.29) Jair de Almeida, em O Padrão Éden: Modelo De
Restauração Da Criação. Disponível em: http://www.mackenzie.br/fileadmin/Mantenedora/CPAJ/revista/VOLUME_XII__2007__2/jair.pdf. A ordem
original do meio ambiente do ser humano na terra deve ser distinguida do que
ele veio a tornar-se após o impacto da queda do homem, a maldição e o posterior
dilúvio. Na carta aos Romanos, Paulo afirma que toda a humanidade está por
natureza sob a culpa e o poder do pecado, sob o reino da morte e sob a
inescapável ira de Deus (Rm 1.18-19;3.9,19;5.17,21). Ele relaciona a origem
desse estado ao pecado de um homem – Adão, que ele descreve como o nosso
ancestral comum (At 17.26; Rm 5.12-14).
Apocalipse 12.9 identifica a serpente como o próprio Satanás, aqui em forma
corpórea.] Vamos pensar maduramente
sobre a fé cristã?
PONTO CENTRAL
O homem pecou desobedecendo a Deus, porém o Senhor já havia
providenciado um Redentor.
I. O PARAÍSO NO ÉDEN
Após haver plantado um jardim, no Éden, nele o Senhor colocou o homem
que criara (Gn 2.8). Dali, caberia a Adão governar o mundo como o representante
de Deus na Terra. Ele tinha como tarefas cultivar a Terra e guardar o
jardim. [Comentário:
A origem do termo Éden é debatida; pode se derivar de um termo acádico que
significa “plano” ou “campina”, ou do termo hebraico que significa “prazer” ou
“deleite” (da qual vem a associação de Éden com o termo “paraíso”). Éden era
aparentemente a região na qual o jardim se situava. A menção da Assíria e dos
rios Tigres e Eufrates indicam uma locação ao leste da Palestina, na
Mesopotâmia. Sugiro a leitura deste artigo: Qual a verdadeira localização do
Jardim do Éden?, disponível em: http://www.cacp.org.br/qual-a-verdadeira-localizacao-do-jardim-do-eden/.]
1. Cultivar a Terra. Adão deveria fazer a cultura da Terra (Gn 2.15). Ele não somente a
cultivaria, como dela haveria de criar invenções, utilidades, ciências e artes.
Observemos que o Éden localizava-se numa região abundante em ouro (Gn 2.11,12).
Ao criar Adão, Deus o dotou de muitas habilidades. [Comentário: O homem é a
coroa do programa criativo de Deus e, como tal, ele deve encontrar realização,
não em uma vida de ócio, mas em vida de trabalho recompensador em obediência à
ordem de Deus. O hebraico por trás deste último termo tem a idéia de proteger
contra inimigos. Adão, o primeiro homem, era santo, livre do pecado, e vivendo
em perfeita comunhão com Deus. Era o primor da criação de Deus e foi-lhe dada a
responsabilidade de trabalhar sob as diretrizes de Deus, no cuidado da sua
criação. Esse relacionamento harmônico entre Deus e a raça humana findou por
causa da desobediência de Adão e Eva (3.6,14-19; Is 43.27; Rm 5.12). Adão foi
colocado dentro desse paraíso e, apesar de certamente se regozijar nesse país
das maravilhas, ele também estava lá para cultivá-lo. Olhe outra vez o verso 5:
“Não havia ainda nenhuma planta do campo
na terra, pois ainda nenhuma erva do campo havia brotado; porque o Senhor Deus
não fizera chover sobre a terra, e também não havia homem para lavrar o solo.”
(Gn 2.5). Quando colocado no jardim, Adão teve que trabalhar lá: “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o
colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.” (Gn 2.15). O jardim
era bem estabelecido; tinha todos os tipos de árvores para que Adão tivesse
comida (Gn 1.29; 2.16). Tinha abundância de água (quatro nascentes). Era bem
suprido de recursos minerais (Gn 2.12). Era um lugar de beleza (Gn 2.9).]
2. Guardar o Éden. Não podemos confundir a inocência de Adão com incapacidade intelectual.
Santo no corpo e na alma, nosso pai era sábio e perfeitamente capaz de
discernir entre o bem e o mal. Aliás, era mais inteligente que nós. Por isso
mesmo, Deus o incumbiu de guardar o Éden, pois teria de enfrentar um inimigo
mui astuto e sagaz. [Comentário: O termo
"inocência" não significa dizer que Adão não possuía capacidade
intelectual. O Físico Adauto Lourenço, em seu livro "Gênesis 1 e 2"
afirma que a raça pré-diluviana alcançou grande desenvolvimento tecnológico, e
temos provas disso em Gênesis, quando lemos sobre Tubalcaim como o primeiro a
fazer uso do cobre e do ferro, ligas que não são tão fáceis de se obter; é
extraído da natureza sob a forma de minério de ferro que, depois de passado
para o estágio de ferro-gusa, através de processos de transformação, é usado na
forma de lingotes - é necessário um certo grau de desenvolvimento intelectual
para isso. Em Gênesis 4.16–26, Caim teve um filho, Enoque, e edificou uma
cidade e lhe deu o seu nome, Enoque. A linhagem de Caim constituiu uma raça de
empreendedores impiedosos. Caim, Enoque, Irade, Meujael, Metusael, Lameque
formam essa linhagem. Sem dúvida havia linhagens laterais, mas o livro menciona
esta porque no fim dela aparece Lameque, em cuja família culminam as
características da linhagem. Lameque tinha duas esposas, que lhe deram três
filhos: Jabal, um boiadeiro, Jubal, um músico e Tubalcaim, um forjador de
metal. A violência de Caim repetiu-se em Lameque, como se vê na sua “canção da
espada”. Adão foi colocado no Éden para guardá-lo e lavrá-lo, mas guardar de
quem? Do inimigo, o diabo, que estava na terra. Ou as trevas dominariam o Éden,
ou a luz do Éden se expandiria na terra. Este é o princípio do Reino de Deus. Guardá-lo
dizia respeito ao exercício da autoridade, ou seja, protegê-lo contra as ações
danosas do inimigo de Deus. guardar significa que havia um ladrão disposto a
destruir o jardim e a comunhão do homem com Deus]
SÍNTESE DO TÓPICO I
Deus criou e preparou o jardim do Éden para abrigar o homem.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"O jardim do Éden estava localizado perto da planície aluvial
do rio Tigre e do rio Eufrastes. Alguns acreditam que estava localizado na
região correspondente ao atual sul do Iraque; outros sustentam que não há dados
suficientes no relato bíblico.
Duas árvores do jardim do Éden tinham importância especial. (1) A
'árvore da vida' provavelmente tinha por fim impedir a morte física. É
relacionada com a vida perpétua, em 3.22. O povo de Deus terá acesso à árvore
da vida no novo céu e na nova terra (Ap 2.7; 22.2). (2) A 'árvore da ciência do
bem e do mal' tinha a finalidade de testar a fé de Adão e sua obediência e à
sua palavra. Deus criou o ser humano como ente moral capaz de optar livremente
por amar e obedecer ao seu Criador, ou desobedecer-lhe e rebelar-se contra a
sua vontade" (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro:CPAD, 1991, pp.
34,35).
CONHEÇA MAIS
*Conhecer
"O fruto proibido de Adão e Eva está na 'árvore da ciência do bem e
do mal'. A palavra hebraica aqui, yada, sugere uma enorme gama de ideias.
Contudo, o conceito básico para ela é tanto a capacidade de fazer distinções
quanto de aprender. Já que Adão e Eva 'conheciam' somente o bem, permaneciam
inocentes, escolhendo e experimentando somente o que era correto aos olhos de
Deus. Eles realmente nem mesmo viam oportunidades para errarem! A queda
introduziu a capacidade de verem as coisas más e boas. Com isso, nasceu o
desejo de experimentá-las." Para conhecer mais leia Guia do Leitor da
Bíblia, CPAD, p. 27.
II - A TENTAÇÃO NO PARAÍSO
O Éden era um lugar perfeito. A partir daí, a humanidade poderia
multiplicar-se e espalhar-se por todo o planeta, ampliando, em amoroso
trabalho, o jardim que Deus plantara. Infelizmente, nossos pais caíram na
tentação do Diabo. [Comentário:
O homem foi imediatamente expulso do Éden, porque este representava o
lugar da comunhão com Deus, e era símbolo da vida mais completa e de uma
bem-aventurança maior reservadas para ele, se continuasse firme. Foi-lhe vedada
a árvore da vida, porque esta era o símbolo da vida prometida na aliança das
obras.]
1. O agente ativo da tentação. A fim de induzir a raça humana ao pecado, Satanás
instrumenta um animal astuto e sagaz, a serpente (Gn 3.1). E, por seu
intermédio, dialoga com Eva levando-a à apostasia. Não podemos travar diálogos
com o nosso Inimigo, independente do meio que ele usar para nos convencer, pois
pecaremos contra Deus. [Comentário:
A queda do homem foi ocasionada pela tentação da serpente, que semeou na
mente do homem as sementes da desconfiança e da descrença. Louis Berkhof nos
informa que “embora indubitavelmente a
intenção do tentador fosse levar Adão, o chefe d aliança, a cair, não obstante
dirigiu-se a Eva, provavelmente porque (a) não exercia a chefia da aliança, e
portanto, não teria o mesmo senso de responsabilidade; (b) não recebeu
diretamente a ordem de Deus, mas apenas indiretamente e, por conseguinte, seria
mais suscetível de ceder à argumentação e duvidar; e (c) seria sem dúvida o
instrumento mais eficiente para alcançar o coração de Adão” Teologia
Sistemática de Louis Berkhof - Editora Cultura Cristã; pág 206.]
2. O agente passivo da tentação. Adão era o guardião do Éden. Todavia, não soube
como resguardar a esposa, que acabou sendo seduzida pelo Diabo. Iludida, Eva
pecou: "E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e
agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu
fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela" (Gn 3.6).
Adão e Eva deixaram-se levar pela concupiscência da carne, pela concupiscência
dos olhos e pela soberba da vida (1 Jo 3.16). Adão e Eva pecaram de forma
voluntária e cônscia. Biblicamente, são os responsáveis pela introdução do
pecado no mundo (Rm 5.12). [Comentário:
Se foi Eva que pecou par que Adão foi imputado? Adão pecou não somente
como o pai da raça humana, mas também como chefe representativo de todos os
seus descendentes; e, portanto, a culpa de seu pecado é posta na conta deles,
pelo que todos são passíveis de punição e morte (Rm 5.12). Quanto a isso, Louis
Berkhof escreve: “O curso seguido pelo
tentador é bem claro. Em primeiro lugar, ele semeia as sementes da dúvida pondo
em questão as boas intenções de Deus e insinuando que sua ordem era realmente
uma violação da liberdade e dos direitos do homem. Quando nota, pela reação de
Eva, que a semente tinha criado raiz, acrescenta as sementes da descrença e do
orgulho, negando que a transgressão resultaria na morte e dando a entender
claramente que a ordem divina fora motivada pelo objetivo egoísta de manter o
homem em sujeição” Teologia Sistemática de Louis Berkhof - Editora
Cultura Cristã; pág 206.]
SÍNTESE DO TÓPICO II
Adão e Eva foram tentados por Satanás e cederam à tentação.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"A raça humana está ligada a Deus mediante a fé na sua
palavra como a verdade absoluta. Satanás, porque sabia disso, procurou destruir
a fé que Eva tinha no que Deus dissera, causando dúvidas contra a palavra
divina. Satanás insinuou que Deus não estava falando sério no que dissera ao
casal. Noutras palavras, a primeira mentira proposta por Satanás foi uma forma
de antinominianismo, negando o castigo da morte pelo pecado e apostasia. Um dos
pecados capitais da humanidade é a falta de fé na Palavra de Deus. É admitir
que, de certo modo, Deus não fala sério sobre o que Ele diz da salvação, da
justiça, do pecado, do julgamento e da morte. A mentira mais persistente de
Satanás é que o pecado proposital e a rebelião contra Deus, sem arrependimento,
não causarão, em absoluto, a separação de Deus e a condenação eterna.
Satanás, desde o princípio da raça humana, tenta os seres humanos a crer
que podem ser semelhantes a Deus, inclusive decidindo por conta própria o que é
bom e o que é mau. Os seres humanos, na sua tentativa de serem 'como Deus',
abandonam o Deus onipotente e daí surgem os falsos deuses. O ser humano
procura, hoje, obter conhecimento moral e discernimento ético partindo de sua
própria mente e desejos, e não da Palavra de Deus. Porém, só Deus tem o direito
de determinar aquilo que é bom ou mau" (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio
de Janeiro: CPAD, 1996, p. 36).
III - O JUÍZO DE DEUS
Satanás enganou, mentiu e prometeu o que nem ele mesmo possuía. O juízo
de Deus, portanto, não tardaria a vir sobre a serpente, sobre a mulher e sobre
o homem. [Comentário: O registro das
Escrituras sobre a queda fornece a única explicação adequada para o presente
estado decaído do homem e o mal que nos cerca. É também mediante este plano de
fundo tenebroso que as resplandecentes glórias da misericórdia e da graça de
Deus surgem. Nossa compreensão mínima das glórias de Cristo e Seu Evangelho é
diretamente proporcional ao nosso entendimento da tragédia de Adão e sua
condenação.]
1. Sobre a serpente. Devido à sua natureza, a serpente é um tipo
perfeito de Satanás: esperta, sagaz e oportunista (Ef 6.11). Agora, ela seria
obrigada a comer pó (Gn 3.14). Mesmo no Milênio, quando a natureza dos animais
for restaurada, ela não será redimida de sua degradação (Is 65.25).
Em seguida, Deus decreta a inimizade entre a serpente e a mulher, como
também a promessa da redenção: "E porei inimizade entre ti e a mulher e
entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás
o calcanhar" (Gn 3.15). Apesar da Queda, Eva seria auxiliar de Deus. Veja
suas declarações ao dar à luz Caim e Sete (Gn 4.1,25). Séculos mais tarde,
Maria haveria de enaltecer o Eterno de Israel por ter sido escolhida como a mãe
do Salvador do mundo (Lc 1.46-56). [Comentário:
No Antigo Oriente, a serpente desempenhava um grande papel como potência
de fertilidade (Canaã) e como força política (Egito). A serpente serve de
máscara para um ser hostil a Deus e inimigo do homem. O verso 15 se dirige à
serpente por trás da serpente, Satanás, o dragão mortífero: “E foi expulso o grande dragão, a antiga
serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo...” (Ap
12.9). No divino julgamento sobre a serpente em Gênesis 3:14-15 é encontrada
uma das maiores promessas da salvação em toda a Bíblia (v. 15). Esta promessa
foi chamada de protoevangelho [Latim: proto, primeiro + evangelium, evangelho].]
2. Sobre a mulher. A fim de punir a desobediência de Eva, o Senhor torna-lhe a maternidade
estressante e mui dolorosa. Não bastasse, sujeita a mulher ao governo do homem:
"Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor terás
filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará" (Gn
3.16; Ef 5.22,23).
Apesar da Queda, não são poucas as filhas de Eva elogiadas por sua
incomum virtude e cooperação no Reino de Deus (Pv 31.10-30; 2 Jo 1-13). Sara,
Débora, Ester, Maria e Priscila são apenas alguns desses belos exemplos. [Comentário: A mulher não é
amaldiçoada de forma direta, embora seja óbvio que ela incorre em maldição
geral de Deus. No entanto, grandes dificuldades existirão no seu papel de esposa
e mãe. A maternidade passará por grande sofrimento. A frase: “Teu desejo será
para teu marido,” pode descrever uma das seguintes opções: (1) O relacionamento
da mulher com seu marido seria marcado pelo anelo e a falta de satisfação. (2)
A mulher que buscou independência de Deus agora teria um desejo exagerado ou
uma ânsia pelo homem. (3) O relacionamento entre o homem e a mulher seria
marcado pelo conflito; a mulher “desejaria” dominar seu marido, e seu marido
exerceria seu “domínio” sobre ela. A terceira interpretação parece
especialmente provável à luz de uma construção de palavras similar em Gênesis
4:7: “Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo
será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.”]
3. Sobre o homem. Deus denuncia Adão como o responsável pela Queda da humanidade.
Conforme escreve o apóstolo Paulo, o pecado entrou no mundo não por uma mulher,
nem pelo Diabo, mas por intermédio de um homem (Rm 5.12). Por isso, o juízo
divino recai com mais dureza sobre o nosso primeiro genitor. E, por causa dele,
a Terra faz-se maldita. Por causa de sua desobediência a Deus, os dias de Adão
e de seus descendentes seriam mais trabalhosos. Seu sustento seria obtido com
um trabalho mais árduo, e teria de conviver com adversidades, e com o fim de
sua própria existência: "No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que
te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te
tornarás" (Gn 3.19). Adão viu, a duras penas, o preço de se
desobedecer a Deus e à sua Palavra. [Comentário:
Deus criou Adão para ser o representante ou cabeça de toda a raça humana.
Como cabeça, Adão agiu em nome de toda a humanidade, e as consequências de suas
ações afetam a todos nós. Como
aquele que tem a maior responsabilidade, a sentença sobre Adão é mais longa e
mais abrangente. Da mesma forma que o castigo de Eva se relaciona ao centro de
sua vida, assim também é o caso com Adão. Ele tinha sido colocado no jardim,
mas agora terá que obter seu sustento do solo “pelo suor de sua fronte” (versos
17 a 19). Com dor comerás indica
dificuldades do homem no seu papel fundamental como trabalhador/sustentador; o
trabalho terá dificuldades e futilidades (espinhos e cardos... no suor do teu
rosto). Esta batalha que dura toda a vida só terminará na morte. Adão não
somente terá que lavrar o solo para obter seu sustento, mas ele finalmente
retornará ao pó. A morte espiritual já aconteceu (cf. versos 7 e 8). A morte
física começou. Distante da vida que Deus dá, o homem simplesmente (embora
lentamente) retorna ao seu estado original - pó (cf. 2:7).]
SÍNTESE DO TÓPICO III
O juízo de Deus veio sobre Adão, Eva e a serpente.
Nossos primeiros pais, de fato, pecaram, mas Deus prometeu redimir
toda a humanidade pelo sangue de Cristo, pois Jesus morreu por todos..
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"Os pecados estão refletidos nas punições, as quais foram
aplicadas em partes. A serpente foi amaldiçoada. A serpente posou como
supremamente sábia, mas sua maneira de se locomover sempre seria símbolo de tal
humilhação. A frase 'sobre o teu ventre' não significa que a serpente tinha
originalmente pernas e a perdeu no momento em que a maldição foi imposta, mas
que seu modo habitual de locomoção tipificava seu castigo. A frase 'pó comerás'
é idiomaticamente equivalente a 'tu serás humilhado' (cf. Sl 72.9; Is 49.23),
onde a frase 'lamberão o pó' tem claramente este significado. O castigo
envolveria inimizade, hostilidade entre as pessoas. A semente da serpente, que
Jesus relaciona aos ímpios (Mt 13.38,39; Jo 8.44), e a semente da mulher, têm
ambas sentido fortemente pessoal.
O castigo da mulher seria o oposto do 'prazer' que ela procurou no
versículo 6. Ela conheceria a dor no parto, que é bem diferente do novo tipo de
vida que ela tentou alcançar pela desobediência. Igualmente, a futura ligação
do seu desejo ao seu marido era repreensão à sua decisão de buscar
independência.
Deus pôs uma maldição diretamente na terra em vez de colocá-la no homem.
Adão foi comissionado a trabalhar com a terra, mas não seria por puro prazer
"(Comentário Bíblico Beacon. Vol. 1. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.
40).
CONCLUSÃO
Deus não foi apanhado de surpresa pela Queda de Adão, pois o Cordeiro,
em sua presciência, já havia sido morto desde a fundação do mundo (Ap 13.8).
Nossos primeiros pais, de fato, pecaram, mas Deus prometeu redimir toda a
humanidade pelo sangue de Cristo, pois Jesus morreu por todos (Jo 1.29). Na
genealogia de Jesus, registrada por Lucas, Adão é chamado de filho de Deus (Lc
3.38). Maravilhosa graça!
Portanto, apesar da aparente vitória do pecado, o Senhor Jesus, o
segundo Adão, veio para resgatar-nos das mãos de Satanás: "Porque, assim
como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo"
(1 Co 15.22). Somente Jesus Cristo pode-nos resgatar do pecado. [Comentário: Em relação à
queda, Deus “imputou” o pecado de Adão em todos os homens. As palavras
“imputar” e “imputação” vêm do verbo latino imputare que significa “considerar,
calcular, atribuir, ou colocar na conta de alguém”. Deus atribui ou cobra o
pecado de Adão da conta de cada homem. Desde seu nascimento todos os homens são
considerados e tratados como pecadores por causa do pecado de Adão. Todos os
homens carregam a culpa do pecado de Adão e sua penalidade. A explicação
bíblica para a presença do pecado no mundo bom de Deus é que ele entrou ou
invadiu “por” ou “através de” a desobediência de um homem, Adão. “… e pelo
pecado, a morte…”: O pecado entrou no mundo através do primeiro ato de desobediência
de Adão, e a morte entrou no mundo através do pecado — uma cadeia de eventos
devastadora. É extremamente importante notar que a morte não entrou em nosso
mundo como uma “consequência natural” do pecado, mas como a penalidade divina
pelo pecado. A morte é a punição, ou o salário, do pecado (Gn 2.17; Ez 18.4; Rm
6.23). Ap 13.8 afirma que desde a fundação do mundo, isto é, antes da criação
(1Pe 1.20) Deus providenciou para que a morte eterna fosse eliminada por Cristo
Jesus. A justificação declarada por Deus é possível unicamente pela
substituição de Jesus Cristo (2Co 5.7-17-21; Rm 3.21-26). A santificação
completa da corrupção pecaminosa no homem é restrita a lavagem do coração com o
sangue de Jesus (2Ts 2.13,14; Tt 3.5-6; 1Pe 1.18-23; Ap 1.5-6). Assim a vida
eterna é outorgada ao pecador que se arrepende dos pecados e crê pela fé na
obra salvadora de Cristo.] “NaquEle
que me garante: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de
vós, é dom de Deus" (Ef 2.8)”,
Francisco Barbosa
Campina Grande-PB
Outubro de 2015
PARA REFLETIR
A respeito do livro de Gênesis:
A Queda foi
um fato histórico e real?
Sim. Podemos
ter tal certeza porque a Bíblia nos garante.
A serpente
realmente falou?
Sim. Não se
trata de uma parábola, mas de um fato histórico.
Que juízo
recaiu sobre o homem e sobre a mulher?
Sobre a
mulher: ela teria a sua dor na hora do parto multiplicada. Também teria que se
sujeitar ao governo do homem.
Sobre o
homem: O trabalho de Adão seria misturado com a dor.
Ambos
sofreriam a morte física e foram expulsos do paraíso.
Por que Adão
foi responsabilizado por Deus como o principal responsável pela Queda da
humanidade?
Porque ele
havia recebido a ordem diretamente de Deus.
Deus foi
surpreendido pelo pecado do homem? Explique.
Deus não foi
apanhado de surpresa pela queda de Adão, pois o Cordeiro, em sua presciência,
já havia sido morto desde a fundação do mundo (Ap 13.8). Nossos primeiros pais,
de fato, pecaram, mas foram prontamente redimidos pelo sangue de Cristo, pois
Jesus morreu por toda a humanidade (Jo 1.29).
CONSULTE
Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 63, p. 39.
Você encontrará mais subsídios para enriquecer a lição. São artigos que
buscam expandir certos assuntos.
SUGESTÃO DE LEITURA
Razões para Crer
A obra aborda vários aspectos da apologia cristã. Enriqueça seus
argumentos a favor da fé cristã.
Santidade
Neste livro, o autor chama a atenção para a necessidade de observarmos a
Palavra de Deus, de ver o pecado sob uma perspectiva divina e de reorientar a
sua vida em todos os níveis segundo a vontade do Senhor.
Manual do Diácono
Um manual para subsidiar os diáconos no exercício de suas funções e como
ser eficaz no serviço do seu ministério. Um livro que procura auxiliar com
dicas e orientações.