ANO 11 | Nr 1.380 | 2020
LIÇÕES BÍBLICAS CPAD ADULTOS - 2º Trimestre de 2020
Título: A Igreja Eleita - Redimida Pelo Sangue de
Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa.
Comentarista:Douglas Baptista
LIÇÃO 4
26 DE ABRIL DE 2020
A ILUMINAÇÃO
ESPIRITUAL DO CRENTE
TEXTO ÁUREO
||Para que o Deus de
nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o
espírito de sabedoria e de revelação|| (Ef 1.17)
VERDADE PRÁTICA
||A vocação do
crente inclui a herança de preciosas riquezas conferidas aos eleitos pela
grandeza do poder de Deus||
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
||Efésios 1.15-23||
INTRODUÇÃO
||Ainda no primeiro
capítulo, o apóstolo Paulo inicia uma longa sentença assim dividida: ação de
graças (1.15,16), oração intercessora (1.17-19) e confissão de louvor e
exaltação (1.20-23). Nessa sentença somos exortados a louvar ao Senhor pela
nossa eleição, buscar a iluminação do Espírito para compreender a dimensão de
nossa chamada e herança divina, bem como entender a grandeza do poder de nosso
Deus||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre
2020. Lição 4, 26 Abril, 2020]
- No trecho da
Carta aos Efésios que vamos estudar hoje (Ef 1.15-23), Paulo nos mostra que a
igreja de Deus, é o povo mais poderoso do mundo. “Nesses versículos, Paulo, com coração devoto, lembrando-se de seus
leitores, orando e agradecendo a Deus por eles, numa demonstração do seu
espírito altruísta e intercessório, ensina-nos uma grande lição. Nos versos 3 a
14 do mesmo capítulo, nossa posição em Cristo é assegurada pelas três bênçãos
principais que emanam de Deus: fomos eleitos em Cristo para sermos santos e
irrepreensíveis; fomos remidos pelo seu sangue; e fo¬mos selados com o Espírito
Santo até o dia em que corpo, alma e espírito sejam plenamente livres para o
gozo eterno. A oração do
"apóstolo das gentes" teve três pedidos especiais para os crentes da
igreja em Éfeso. Ele começa com as palavras [que Ele] vos dê" (v. 17) e
apresenta a seguir os três pedidos. Primeiro, "o espírito de sabedoria".
Segundo, "[o espírito] de revelação". Terceiro, que lhes fossem
"iluminados os olhos do... entendimento"”. (bibliotecabiblica).
É com essa oração de Paulo que o convido a
pensar maduramente a nossa fé cristã!
I – A ESPERANÇA DA VOCAÇÃO E AS
RIQUEZAS DA GLÓRIA
||O apóstolo ensina
que os salvos precisam ser iluminados para compreenderem quais são a esperança
da vocação e as riquezas da glória da sua herança.
1. Ação de graças
e intercessão. O apóstolo se
alegra em dar graças a Deus pela vida dos eleitos (1.16) e por todas as bênçãos
espirituais recebidas, tais como: a eleição, a predestinação, a filiação e o
dom do Espírito Santo (1.3-14). Ele intercede para que seja concedido aos seus
leitores “o espírito de sabedoria e de revelação” (1.17). Paulo estava ciente de
quão maravilhoso é o Evangelho, mas ao mesmo, de quão impossível é alguém
perceber a glória dessas boas novas sem ser ensinado por Deus (1 Co 2.14,15).
Por isso, ele rogava para que os crentes recebessem a capacidade de
compreenderem, por meio do Espírito Santo, a esperança da chamada, as riquezas
da herança e a grandeza do poder de Deus (1.18,19)||.[Lições Bíblicas
CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre 2020. Lição 4, 26 Abril, 2020]
- “Em Efésios 1.1-14, Paulo mostra-nos que
somos o povo mais rico do mundo. Mas, agora, ele pede para Deus abrir o nosso
entendimento a fim de que saibamos que somos o povo mais poderoso do mundo. Ele
começa com uma grande bênção (1.1-14) e continua com uma grande intercessão
(1.15-23)” (Stott, John. A mensagem dc Efcsios, p. 29.). O apóstolo pede
que Deus abra os olhos do nosso coração para sabermos o que já temos.
- Em Efésios
1.17-18, “espírito de sabedoria... coração”,
Paulo estava orando para que os cristãos tivessem a disposição do conhecimento
piedoso e a percepção do que uma mente santificada é capaz, e assim, entender a
grandeza da esperança (Rm 8.29; 1 Jo 3.2) e da herança que eles têm em Cristo. O
único meio do verdadeiro entendimento e apreciação da esperança e da herança em
Cristo e de viver de maneira obediente a ele é somente através de uma mente
iluminada espiritualmente, como assevera o versículo 8.
- “O conhecimento é a escada através da qual a
fé sobe mais alto, é o trampolim de onde pula mais longe”. A palavra grega
usada por Paulo, epignosis, “conhecimento”, deve ser distinguida degnosis, cuja
tradução também é “conhecimento”. A palavra composta epignosis é uma amplitude
de gnosis, denotando um conhecimento mais amplo e mais completo. Esse conhecimento
pleno é aquele que advém de intimidade experimental. E mais do que conhecimento
acadêmico e teórico. E pessoal” (Lopes, Hernandes Dias Efésios: igreja, a
noiva gloriosa de Cristo / Hernandes Dias Lopes. — São Paulo: Hagnos, 2009. P.
37).
||2. A esperança da
vocação. Em sua petição a Deus,
Paulo intercede para que o Espírito Santo ilumine os crentes a fim de saberem “qual
seja a esperança da sua vocação” (1.18). Assim, eles seriam capazes de experimentar
e conhecer profunda e espiritualmente os privilégios de serem vocacionados.
Podemos dizer que tal esperança divide-se em pelo menos três aspectos: a) Deus
chamou pessoas no passado (2 Tm 1.9), ou seja, uma chamada em que Ele teve a iniciativa
por meio da eleição em Cristo, da qual fazemos parte (1.3-14); b) a chamada
abrange serviço e santificação no presente (Fp 3.14), isto é, achar-se irrepreensível,
viver em comunhão e andar de modo digno (1.4; 2.11-18; 4.1); c) a participação
gloriosa no futuro (5.27), que compreende a vida eterna e a esperança de
conhecer Deus face a face (1 Co 13.12)”||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre
2020. Lição 4, 26 Abril, 2020]
- Paulo ora
para que a igreja venha a conhecer e a experimentar essa gloriosa esperança. Paulo
está falando que Deus é a nossa herança. Salmo 16.5 diz que Deus é a nossa
herança. “Paulo expressa, aqui, o desejo
de que os crentes compreendam quão preciosos eles são para Deus. Eles são o
troféu da graça de Deus. O tesouro deles está em Deus, e, num sentido bem
verdadeiro, o tesouro de Deus está nos santos”. (Vaughan, Curtis. Efésios,
p. 42.)
- “Nós somos a riqueza de Deus, o presente de
Deus, o tesouro de Deus, a menina dos olhos de Deus. Somos filhos, herdeiros,
coerdeiros, santuários, ovelhas e a delícia de Deus.” (HERNANDES, p. 42).
- Aqueles que
vivem afastados da iluminação do Evangelho estão cegados por satanás para a
verdade espiritual (2Co 4.4; 6.14; Mt 15.14). Por este fato, os descrentes
estarem nas trevas de sua cegueira espiritual, a Bíblia muitas vezes usa a luz
para retratar a salvação (At 13.47; 26.23; Mt 4.16; Jo 1.4-5,7-9:3.19-21; 8.12;
9.5; 12.36).
II - A SOBRE-EXCELENTE GRANDEZA
E FORÇA DO PODER DIVINO
||O poder divino é
imensurável e nada pode detê-lo. Em sua Carta, Paulo se esmera no esforço de
traduzir a grandiosidade e a eficácia desse poder que opera em favor dos
crentes.
1. A
sobre-excelente grandeza do seu poder. O
apóstolo orou para que os salvos pudessem entender a “sobre-excelente grandeza
do poder de Deus” (1.19). Perceba que a palavra “sobre-excelente” é traduzida
do grego uperballõ, que na forma adjetivada significa “extraordinário” (2 Co 4.7).
Já a expressão seguinte, megethos (grandeza), objetiva enaltecer a magnitude do
poder de Deus que a tudo sobrepuja (Mt 26.64). O termo dunamis, aqui traduzido
por “poder”, indica feitos miraculosos que requerem força “fora de medida” (At
8.13). Logo, a repetição desses termos indica que apenas o maior de todos os
poderes é capaz de realizar a transformação e a salvação do homem (2 Pe 1.4); e
que somente um poder tão grande assim pode operar e concretizar as bênçãos inclusas
na “esperança da vocação” e nas “riquezas da herança” (1.18)||.[Lições Bíblicas
CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre 2020. Lição 4, 26 Abril, 2020]
- O grande
poder de Deus, esse mesmo poder que ressuscitou Jesus da morte e o elevou de
volta pela ascensão para a glória a fim de fazê-lo sentar-se à direita de Deus,
é dado a todo cristão no momento da salvação e está sempre disponível (At 1.8;
Cl 1.29). Paulo, portanto, não ora para que o poder de Deus seja dado aos
cristãos, mas para que eles se conscientizem do poder que já possuem em Cristo
e façam uso dele (Ef 3.20). Paulo enfatiza o poder de Deus usando quatro
palavras distintas para a palavra poder no versículo 19:
1) dunamis —
traz a ideia de uma dinamite, um poder irresistível;
2) energeia — o
poder que trabalha como uma energia;
3) kratos —
poder ou força exercida;
4) ischus —
poder, grande força inerente.
- Paulo faz uso
dessas quatro palavras para enfatizar a plenitude e a certeza desse poder. Esse
poder é tão tremendo que é o mesmo que Deus exerceu para ressuscitar seu Filho.
||2. A força do
poder divino. Na sentença
“segundo a operação da força do seu poder” (Ef 1.19), o apóstolo faz uso de
três vocábulos gregos concordes entre si. Primeiro, a palavra “operação”, que é
a tradução de energeia, e também significa “eficácia”, sinalizando a ideia de
“poder em atividade” (Cl 1.29). Segundo, a expressão “força” vem do termo
kratos, que traz a ideia de “intensidade”. E, finalmente, ischus, que indica o
“poder inerente” de Deus (Jo 1.12; 2 Pe 2.11). A associação desses conceitos revela
o poder potencial de Deus que, inerente à sua natureza divina, opera em favor
dos que creem. Para aprofundar essa impressionante descrição, Paulo apresenta
três exemplos irrefutáveis da força desse poder: (1) A ressurreição de Cristo;
(2) sua ascensão à direita de Deus nos céus (1.20); e (3) sua elevação acima de
todo o domínio (1.21,22)||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre
2020. Lição 4, 26 Abril, 2020]
- “O poder que atua nos crentes é o poder da
ressurreição. E o poder que ressuscitou a Cristo dentre os mortos, assentou-o à
direita de Deus e lhe deu a soberania sobre o Universo inteiro. Esse poder é
como um caudal impetuoso que arrasta com sua força os obstáculos que encontra
pelo caminho. F. F. Bruce afirma que a morte de Cristo é a principal
demonstração do amor de Deus, mas a ressurreição de Cristo é a principal
demonstração do poder de Deus.[...] À luz do que Paulo pediu, como você avalia
a sua vida espiritual? Você tem usufruído as riquezas que tem em Cristo? Você
tem crescido no relacionamento íntimo com Deus? Você conhece mais a Deus? Você
tem fome de Deus? Você compreende a esperança do seu chamado: de onde Deus o
chamou, para que Deus o chamou e para onde Deus o chamou? Você compreende o
quão valioso você é para Deus? Você tem experimentado de forma prática o poder
da ressurreição em sua vida?” (HERNANDES, p. 42 e 45)
III - CRISTO: NOSSO EXEMPLO DE
EXALTAÇÃO
||Nesse ponto
veremos três aspectos da exaltação de Cristo que atestam a grandiosidade do
Poder de Deus disponível também aos crentes.
1. Cristo: As
primícias dos que dormem. Paulo enfatiza que
o poder de Deus se “manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos” (1.20). De
fato, o Novo Testamento descreve a ressurreição de Cristo como obra do poder de
Deus Pai (At 2.24; 3.26; 17.31). Ao ressurgir dentre os mortos, Cristo foi
feito as primícias dos que dormem (1 Co 15.20-22). Assim sendo, a ressurreição
de Jesus é a garantia de que seremos ressuscitados (1 Ts 4.14). O mesmo poder
que ressuscitou a Cristo está disponível também aos salvos (2.6). Desse modo,
os crentes vencerão a morte e se erguerão gloriosamente de seus sepulcros para
reinarem com Cristo eternamente (Jo 5.28,29; Fp 3.20,21)||.[Lições Bíblicas
CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre 2020. Lição 4, 26 Abril, 2020]
- Por causa do
seu poder divino (Jo 11.25; Hb 2.14), da promessa e do propósito de Deus (Lc
24.46; jo 2.18-22; 1 Co 15.16-26), a morte não podia reter Jesus na sepultura. A
ressurreição autenticou o ministério do Senhor, selou sua obra de redenção,
marcou o começo de sua glorificação e foi a confirmação pública de que o Pai
aceitou seu sacrifício.
- Mas não
apenas numa ação futura, Deus já nos resgatou da sepultura espiritual em que o
pecado nos havia posto. Deus realizou uma poderosa ressurreição espiritual em
nós por meio do poder do Espírito Santo. Quando cremos em Cristo, passamos da
morte para a vida (Jo 5.24). Recebemos vida nova: a vida de Deus em nós.
||2. Cristo elevado
à direita de Deus. Paulo reforça o
poder de Deus quando da elevação de Cristo ao trono: “Pondo-o à sua direita nos
céus” (1.20). Aqui está em foco à ascensão de Cristo em referência a promessa messiânica
(Sl 110; At 1.6). O grau de exaltação para uma posição de honra e autoridade
indica o completo triunfo de Cristo sobre o pecado e as forças do mal (Fp
2.9-11; Cl 2.15). Esse triunfo também está assegurado aos salvos (1 Co
15.56,57) e endossa nossa participação na vida celestial, conforme indica a
expressão “nos fez assentar nos lugares celestiais” (2.6). Assim, tanto a
ressurreição como à ascensão de Cristo são obras do poder do Pai||.[Lições Bíblicas
CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre 2020. Lição 4, 26 Abril, 2020]
- Depois de
haver ressuscitado a Cristo dentre os mortos, Deus manifestou seu poder
fazendo-o assentar-se “à sua direita” (1.20,21). A “direita” de Deus é uma
figura de linguagem indicando o lugar de supremo privilégio e autoridade. A
mais alta honra e autoridade no Universo foi tributada a Cristo (Mt 28.18).
- "ressuscitou" e "fez" indica serem esses os
resultados imediatos e diretos da salvação. O cristão não só está morto para o
pecado e vivo para a justiça por meio da ressurreição de Cristo, mas ele também
desfruta da exaltação do Senhor e compartilha de sua glória preeminente. A
esfera sobrenatural onde Deus reina é o lugar onde Cristo nos fez assentar! “Nos
Lugares Celestiais” é a esfera espiritual onde as bênçãos dos cristãos estão (Ef
1.3), onde está a herança deles (1 Pe 1.4), onde os sentimentos deles devem
estar (Cl 3.3) e onde eles desfrutam da comunhão com o Senhor. É a esfera de
onde toda revelação divina provém e para onde vão todo o louvo e todas as
petições.
||3. Cristo exaltado
sobremaneira. Nesse ponto,
Paulo ensina que o poder de Deus exaltou Cristo “acima de todo o principado, e
poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia” (1.21).
Significa que Ele foi exaltado acima de toda eminência do bem e do mal e de
todo título que se possa conferir nessa era e também no porvir. O resultado
desse triunfo traz duplo benefício para a Igreja: primeiro, que Deus fez Cristo
o cabeça da Igreja (1.22); e, segundo, que Deus designou a Igreja para ser a
expressão plena de Cristo (1.23). Isso significa que nenhum poder pode prevalecer
contra a Igreja do Senhor (Mt 16.18)||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre
2020. Lição 4, 26 Abril, 2020]
- Paulo queria
que os crentes entendessem a grandeza de Deus comparada a outros seres
celestiais. "Principado, potestade, poder e domínio" eram os termos
tradicionais judaicos para designar seres angelicais que tinham unia alta
posição no exército de Deus. Deus está acima deles todos (Ap 20.10-15).
- No versículo
22 Paulo cita o SaImo 8.6, indicando que Deus exaltou a Cristo sobre todas as
coisas (Hb 2.8), incluindo a sua igreja (Cl 1.18). Cristo é, claramente, o
cabeça dominante porque todas as coisas foram colocadas sob seus pés. No
versículo 23, Paulo usa uma metáfora para o povo redimido de Deus, chamando-o
de ‘Corpo’, metáfora essa que é usada exclusivamente no Novo Testamento para
falar da igreja (Ef 4.12-16; 1 Co 12.12-27). Isso nos esclarece que, a Igreja é
o único meio que o mundo pode enxergar a Cristo, é através da Igreja que Cristo
pode ser conhecido pelo mundo entenebrecido. “A igreja é a plenitude de Cristo. A igreja está cheia da sua presença,
animada pela sua vida, cheia com os seus dons, poder e graça.93 A igreja é o
prolongamento da encarnação de Cristo. A igreja é o seu corpo em ação na terra.
A igreja está cheia da própria Trindade: Filho (1.23), Pai (3.19) e Espírito
Santo (5.18).” (HERNANDES, p. 44).
- Ainda,
esclarecendo o ponto “Isso significa que
nenhum poder pode prevalecer contra a Igreja do Senhor (Mt 16.18)”, em Mateus
16.18, "as portas do inferno",
são literalmente "as portas do Hades". O inferno é o local de
punição do espírito dos descrentes que morrem. O ponto de entrada para tal é a
morte. Essa, então, é uma expressão judaica que se refere à morte. Até mesmo a morte, a derradeira arma de
Satanás (Hb 2.14-15), não tem poder para obstruir a igreja. O sangue dos
mártires, de fato, acelerou o crescimento da igreja em tamanho e em poder
espiritual! Esse foi o principal propósito da encarnação: Jesus veio à terra
para morrer. Ao morrer, ele pôde vencer a morte em sua ressurreição (Jo 14.19).
Ao vencer a morte, ele tornou ineficaz o poder de Satanás contra todos os que
são salvos. Para o cristão, "tragada
foi a morte pela vitória" (1Co 15.54). Portanto, o pavor da morte e
sua escravidão espiritual foram destruídos por meio da obra de Cristo!
CONCLUSÃO
||Embevecido com as
bênçãos espirituais, Paulo mantém adoração contínua ao Eterno Deus, atitude que
deve ser seguida por todos os salvos. A compreensão das dádivas da salvação
demonstra o excelso valor daquilo que Deus fez por nós. Seus atos poderosos
viabilizam a transformação e a glorificação dos que creem. Aleluia!||[Lições Bíblicas
CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre 2020. Lição 4, 26 Abril, 2020]
- Cristo é a
fonte da herança divina do cristão, a qual é tão certa que é mencionada como se
já tivesse sido recebida (nele, digo, no
qual fomos também feitos Herança...), Assim, em Efésios 1.1-14, Paulo
mostra-nos que somos o povo mais rico da
terra, e agora, ele pede para Deus abrir o nosso entendimento a fim de que
saibamos que somos o povo mais poderoso
da terra. Todas essas riquezas vêm
pela graça de Deus e são para a glória de Deus. Toda a obra do Pai (1.6), do
Filho (1.12) e do Espírito Santo (1.13,14) tem uma fonte (a graça) e um
propósito (a glória de Deus). O nosso fim principal é glorificar a Deus, e o
fim principal de Deus é glorificar a si mesmo.
Pb Francisco
Barbosa