ANO 11 | Nr 1.379 | 2020
LIÇÕES BÍBLICAS CPAD ADULTOS - 2º Trimestre de 2020
Título: A Igreja Eleita - Redimida Pelo Sangue de
Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa.
Comentarista:Douglas Baptista
LIÇÃO 3
19 DE ABRIL DE 2020
ELEIÇÃO E
PREDESTINAÇÃO
TEXTO ÁUREO
“Como também nos elegeu nele antes da fundação do
mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor, e nos
predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito
de sua vontade.” (Ef 1.4,5)
VERDADE PRÁTICA
Segundo a sua presciência, Deus elegeu e predestinou
para a salvação os que creriam e perseverariam na fé em Cristo Jesus.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Efésios 1.4-12
INTRODUÇÃO
||A eleição e a
predestinação são termos importantes na compreensão da doutrina da salvação.
Esses vocábulos ligados entre si elucidam o plano divino de salvar os
pecadores. Nesta lição abordaremos os conceitos bíblicos e a interpretação
pentecostal referente à eleição e à predestinação.||.[Lições Bíblicas
CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre 2020. Lição 3, 19 Abril, 2020]
- Antes de
iniciar a discussão acerca do tema proposto, acredito ser vital esclarecer que,
quando o arminianismo surgiu, em meados do século 17, os herdeiros dos
reformadores entenderam isso como uma volta para Roma. [Timothy George.
Teologia dos Reformadores. São Paulo, SP: Vida Nova, 1993.]. Isso não implica
dizer que, antes de Armínio, todos os protestantes pensavam igualmente sobre
essas questões (veja
aqui sobre isso). Os termos propostos para estudo nos falam do Plano da
Salvação que Jesus, por amar-nos singularmente, consumou no Calvário. Tendo a
predestinação como uma de suas principais colunas, é eficaz para livrar-nos do
pecado e da ira vindoura. Veremos com a ajuda de Deus, que a
predestinação ensinada nas Escrituras Sagradas é sempre salvadora. Os que Deus
predestina, predestina-os sempre à salvação. E, quando alguém se perde,
perde-se por não haver se curvado ao senhorio de Jesus Cristo. Vamos pensar maduramente a nossa fé cristã?
I – ELEITOS PARA UMA VIDA SANTA E IRREPREENSÍVEL
||A dádiva da
eleição precede a nossa existência. Antes da fundação do mundo, Deus planejou
salvar e capacitar para uma vida de santidade os que Ele elegeu de antemão.
1. A Eleição divina. Eleição traz a ideia de escolha. Aos Efésios (1.4), Paulo
menciona três aspectos dessa escolha: (1) Em quem fomos escolhidos? Em Jesus,
por isso ela é Cristocêntrica; (2) Em que tempo se deu essa escolha? O tempo é
dito como “antes da fundação do mundo”; (3) E qual a finalidade? Para que
fôssemos “santos e irrepreensíveis”. Donald Stamps, editor da Bíblia de Estudos
Pentecostal, afirma que a eleição de pessoas ocorre somente em união com Jesus
Cristo e que ninguém é eleito sem estar unido a Cristo pela fé. Nossa Declaração
de Fé assevera que Deus elegeu a Igreja desde a eternidade, antes da fundação
do mundo, segundo a sua presciência (1 Pe 1.2).||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre
2020. Lição 3, 19 Abril, 2020]
- A eleição
indica o ato de Deus separar alguns indivíduos de entre a raça humana caída
para a salvação. A eleição destes indivíduos ocorreu antes da fundação do mundo
(Ef 1.1-13). A eleição aparece na Bíblia em diferentes sentidos. Temos a
eleição de Israel como um povo separado para um serviço especial (Dt 4.37; Os
13.5). Alguns indivíduos são eleitos (escolhidos) para desempenhar um ofício ou
determinado serviço (Dt 18.5; 1Sm 10.24; Jr 1.5; At 9.16). Lemos também sobre a
eleição de indivíduos para serem recebidos como filhos de Deus através da obra
redentora de Cristo (Mt 22.14; At 13.48; Rm 1.5; Ef 1.4).
||2. As condições da
eleição. A Bíblia de
Estudo Pentecostal ensina que a eleição para a salvação em Cristo é oferecida a
todos (Jo 3.16; 1 Tm 2.4-6), e torna-se uma realidade para cada pessoa de
acordo com seu prévio arrependimento e fé (2.8; 3.17). Entretanto, esse meio
não é meritório e ninguém pode cumpri-lo sem a graça de Deus. Desse modo, fomos
eleitos por iniciativa divina por causa da graciosa Obra de Cristo e não pelas nossas
obras (2.8-9).”||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre
2020. Lição 3, 19 Abril, 2020]
- Na língua
Portuguesa temos a seguinte definição do termo eleição: "Eleição
significa 'ato de eleger; escolha, opção, preferência, predileção'."
(apud LIMA, 2008, p. 82). No Novo Testamento, há 22 ocorrências do verbo
"escolher" ou "eleger" (eklego),
sendo que, em sete ocorrências apenas se referindo a pessoas como os objetos da
eleição para a vida eterna (Mc 13.20; At 13.17; 1 Co 1.27, 28; Ef 1.4; Tg 2.5).
Eklektos (substantivo), também aparece
22 vezes, sendo 17 casos se referindo a pessoas como "eleitos" de
Deus, os escolhidos para vida eterna (Mt 22.14; 24.22, 24,31; Mc 13.20, 22,27;
Lc 18.7; Rm 8.33; Cl 3.12; 2 Tm 2.10; Tt 1.1; 1 Pe 1.1; 2.9; 2 Jo 1, 13; Ap
17.14). Também há o uso da palavra haireo
três vezes, sendo que apenas uma se refere a Deus "escolher" pessoas
para a salvação (2Ts 2.14).
- Simplificando,
os "eleitos de Deus" são aqueles que Deus predestinou para a
salvação. Eles são chamados de "eleitos" porque essa palavra denota o
conceito de escolher. Se é escolha, não pode ser entendida que ela é
‘oferecida’, muito menos a ‘todos’, como defende a BEP citada no comentário;
não há sentido numa eleição que não elegeu.
- Como a
revista defende a visão presciente ou de presciência, onde Deus, através de sua
onisciência, sabe quem vai no curso do tempo escolher de própria vontade
colocar a sua fé e confiança em Jesus Cristo para a sua salvação, Deus elegeu
estes indivíduos "antes da fundação do mundo" (Ef 1.4); logo, ela não
está sendo oferecida, no sentido de como se oferece uma mercadoria a prováveis
compradores. De forma simples e bíblica, entende-se por eleição, uma escolha
feita por Deus de um povo, algo ou alguém.
- Como o
subtópico propõe As condições da eleição, vamos definir com está na própria Bíblia
de Estudo Pentecostal: "A eleição é
cristocêntrica, i.e., a eleição de pessoas ocorre somente em união com Jesus
Cristo. Deus nos elegeu em Cristo para a salvação. O próprio Cristo é o
primeiro de todos os eleitos de Deus. A respeito de Jesus, Deus declara: 'Eis
aqui meu servo, que escolhi (Mt 12.18; cf. Is 42. 1,6; 1 Pe 2.4). Ninguém é
eleito sem estar unido a Cristo pela fé." (STAMPS, 1995, p. 1808). –
Assim, a condição ‘Sine qua non’ da
eleição é depositar fé em Cristo. As Escrituras também nos revelam que a fé é a
condição para que alguém seja salvo (At 16.31); "A condição sine quanon [sem a qual não] para a salvação do indivíduo é
a fé em Jesus Cristo." (TITILLO, 2015, p. 54).
||3. Vida Santa e
irrepreensível. Paulo enfatiza
que a eleição tem a finalidade específica de sermos “santos e irrepreensíveis diante
dEle” (1.4). Nesse aspecto, o vocábulo grego hagios (santo) significa “separado
do pecado” (1 Pe 1.15,16); o adjetivo grego amõmos (irrepreensível) expressa
algo “sem defeito” ou “inculpável” (Fp 2.15). Os termos apontam para a
santificação, isto é, o mais alto padrão ético e moral de vida para agradar a
Deus, que nos elegeu em Cristo (5.1-3).||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre
2020. Lição 3, 19 Abril, 2020]
- Santos e irrepreensíveis perante ele (Ef
1.4) descreve tanto o propósito quanto o resultado da escolha de
Deus daqueles que serão salvos. As pessoas iníquas são declaradas justas, os
pecadores indignos são declarados dignos da salvação, tudo porque são
escolhidos "nele" (Cristo). Refere-se à justiça imputada de Cristo
concedida a nós, a justiça perfeita que coloca os cristãos numa posição santa e
irrepreensível diante de Deus (Ef 5.27; Cl 2.10), embora no viver diário não
consigamos atingir o seu padrão santo, em amor. De fato, a vida santa e
irrepreensível é fruto da eleição em Cristo, não um meio para ser eleito! Essa expressão
é mais bem entendida à luz do versículo 5, onde temos o motivo divino do
propósito eletivo de Deus (Ef 2.4; Dt 7.8).
||4. A nova vida dos
eleitos. O tema é
apresentado com exortações contra a velha conduta, tais como: mentira, furto,
palavras torpes, amargura, ira e cólera (4.22,25, 28,29,31). E ainda severas
advertências contra a fornicação, impureza, avareza e embriaguez (5.3,15,18). A
finalidade é apresentar a Deus uma “igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga...
mas santa e irrepreensível” (5.27). Não obstante, somente o Espírito Santo
capacita o crente para esse novo estilo de vida (Gl 5.22-25). Trata-se, portanto,
de um processo contínuo de santificação até a glorificação final no dia de
Cristo (2 Co 3.18).||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre
2020. Lição 3, 19 Abril, 2020]
- A salvação é
a união espiritual com Jesus Cristo que é descrita como a morte e o
sepultamento do velho ser, e a ressurreição do novo ser andando em novidade de
vida. Essa transformação é tratada por Paulo em Romanos 6.2-8, onde ele defende
que isso é verdade se, em Cristo, morremos e fomos sepultados com ele; então, também
estaremos unidos a ele na sua ressurreição. Há uma nova qualidade e caráter
para a nossa vida, um novo princípio de vida. Trata-se da regeneração do
cristão. Enquanto o pecado descreve a vida antiga, a justiça descreve a nova! A
graça salvadora torna os cristãos santos por meio da ação da Palavra de Deus
(Tt 2.1-9; 3.5); desse modo, eles podem ser a noiva pura.
II - PREDESTINADOS PARA FILHOS DE ADOÇÃO
||A palavra
“predestinar” mostra que o destino dos eleitos foi feito na eternidade.
1. A predestinação. O termo grego proorizõ, traduzido como predestinar (1.5a),
é formado pelo vocábulo orizõ que significa “determinar” e pela preposição pro
que indica algo feito “antes”, ou seja, predestinar significa literalmente
“determinar antes”. A Bíblia de Estudo Pentecostal esclarece que a
predestinação se aplica aos propósitos de Deus inclusos na eleição. Que a eleição
é a escolha feita por Deus, “em Cristo”, de um povo para si mesmo (1.4), e que
a predestinação abrange o que acontecerá ao povo escolhido por Deus (1.5). Por
conseguinte, nossa Declaração de Fé ensina que a predestinação dos salvos é
precedida pelo conhecimento prévio de Deus daqueles que diante do chamamento do
Evangelho recebem a Cristo como seu Salvador pessoal e perseveram até o fim (Rm
8.29,30). Logo, foi vontade de Deus reconciliar os pecadores e torná-los seus
filhos (1.5b).||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre
2020. Lição 3, 19 Abril, 2020]
- A palavra
traduzida frequentemente como "predeterminar" ou
"predestinar" (proorizo) é
encontrada seis vezes no Novo Testamento. Ela é usada uma vez em referência aos
sofrimentos de Cristo (At 4.28), uma vez em relação à predestinação do plano
redentor de Deus (1 Co 2.7) e quatro vezes em relação à predestinação de
pessoas à salvação (Rm 8.29,30; Ef 1.5,11). A palavra que significa
"colocar, nomear, ordenar" (Tasso) é usada oito vezes no Novo Testamento.
Somente uma dessas vezes (At 13.48) ela é usada de forma aplicável ao nosso
estudo.
- Claudionor de
Andrade assim define predestinação: “O
predestinacionismo é definido como a doutrina segundo a qual Deus, em sua
inquestionável soberania, predestinou uma parte dos seres humano à salvação
eterna, e outra, à eterna perdição. Assim entendia o teólogo francês João
Calvino (1509-1564). Em cima dessa proposição, os protestantes, conhecidos como
reformados, alicerçaram a sua soteriologia; é a pedra de esquina de todo o seu
edifício teológico.” (A
genuína Predestinação Bíblica)
||2. Filhos por
adoção. Paulo é o único
escritor do Novo Testamento que emprega o termo “adoção” (Rm 8.15,23; 9.4; Gl
4.5; Ef 1.5). Essa prática não fazia parte do sistema legal judaico, mas era comum
entre os romanos e perfeitamente conhecida entre os gregos. Assim, o apóstolo
enfatiza que foi agradável a Deus inserir, no plano da salvação, a adoção dos
eleitos como filhos “segundo o beneplácito da sua vontade” (1.5b). Ele ainda
assinala que o amor foi o que moveu o Pai a nos adotar (2.4,5). Se noutro tempo
éramos estranhos e inimigos de Deus, agora estamos reconciliados com Ele em
Cristo e somos Seus filhos (Cl 1.21; Rm 8.17). Essa posição nos é imerecida,
contudo, aprouve ao Pai fazê-la assim (Mt 11.26).||.[Lições Bíblicas
CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre 2020. Lição 3, 19 Abril, 2020]
- Continuando o
texto de Efésios 1, no verso 5 é afirmado que: “nos predestinou para ele, para a adoção de filhos”. Os pais humanos
podem conceder amor, recursos e herança a um filho adotivo, mas não suas
próprias características peculiares. Mas Deus, de maneira milagrosa, concede a
sua própria natureza àqueles a quem ele elegeu e que creu em Cristo. Ele os
torna seus filhos à imagem de seu Filho divino, concedendo a eles não só as
riquezas de Cristo, mas também a sua própria natureza (Jo 15.15; Rm 8.15). No
verso 6 Paulo esclarece “Que ele nos
concedeu... no Amado”, "Que" refere-se à graça divina (amor
e favor imerecidos) que tornou possível aos pecadores serem aceitos por Deus
por meio da morte substitutiva e da justiça imputada concedida por Jesus Cristo
(Ml 3.17; Cl 1.13). Porque os cristãos são aceitos nele, então eles, como
Cristo, são amados por Deus!
||3. Os privilégios
da adoção. Deus criou o ser
humano para estar em comunhão com Ele, mas o pecado rompeu com essa dádiva (Gn
1.26; 3.23,24). Entretanto, em Cristo, o Pai reconciliou-se com os homens, adotando
os escolhidos (1.5). Nesse sentido, o apóstolo Paulo usa uma analogia da adoção
na sociedade romana, em que o filho adotado recebia o direito ao nome e aos
bens de quem o adotava. Igualmente, na filiação divina, Deus predestinou as bênçãos
de um novo nome e de uma nova imagem – a imagem de Cristo – aos eleitos (Rm
8.29; Ap 2.17). Então, Deus concede a redenção e a remissão de pecados (1.7,8)
e restabelece a comunhão com o pecador, dando-lhe o direito de clamar “Aba,
Pai” (Gl 4.6), isto é, o direito de ter intimidade com o Pai. Isso significa
que passamos a ser herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo (Rm 8.17), das
promessas a Abraão (Gl 3.29) e da vida eterna (Ef 3.6; Tt 3.7). Tendo sido
aceitos por Deus, fomos transformados em filhos para Seu louvor e glória (1.6).||.[Lições Bíblicas
CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre 2020. Lição 3, 19 Abril, 2020]
- A consciência
produzida pelo Espírito de uma rica realidade de que Deus nos tornou seus
filhos, nos autoriza a chegarmos diante dele sem medo ou hesitação como um pai
amoroso. Isso inclui a confiança de que somos, verdadeiramente, filhos de Deus.
Esclarecendo o termo informal aramaico Aba
(Pai), transmite um sentido de intimidade, assim mesmo como em nossa língua
"papai" ou "paizinho", indicam ternura, dependência e um
relacionamento livre do medo e da ansiedade (Mc 14.36). É interessante notar
que, na cultura romana, para uma adoção ser legalmente concretizada, sete testemunhas
respeitáveis tinham de estar presentes para atestar a sua validade. O Espírito
Santo de Deus confirma a validade de nossa adoção, não por meio de uma voz
interior mística, mas pelo fruto que produz em nós (Gl 5.22-23) e pelo poder
que ele fornece para o serviço espiritual (At 1.8). Também, é dito que todo
cristão tornou-se herdeiro de Deus, nosso pai (Mt 25.34; Gl 3.29; Ef 1.11; Cl
1.12; 3.24; Hb 6.12; 9.15; 1 Pe 1.4). Mas no que consiste a nossa herança? Nós
herdaremos a salvação eterna (Tt 3.7), o próprio Deus (Lm 3.24; cf. Sl 73.25;
Ap 21.3), glória (5.2) o tudo o que há no universo (Hb 1.2). Ao contrário da
prática judaica da primazia do filho primogênito, sob a lei romana a herança
era dividida igualmente entre os filhos, em que a lei protegia, mais
cuidadosamente, os bens que haviam sido herdados, assim, entemos quando Paulo
afirma que somos coerdeiros com Cristo. Deus nomeou o seu filho para ser o
herdeiro de todas as coisas (Hb 1.2). Todo o filho adotado receberá, pela graça
divina, toda a herança que Cristo recebe por direito divino (Mt 25.21; Jo
17.22; 2Co 8.9).
III - A SUBLIMIDADE DO PROPÓSITO DIVINO NA
PREDESTINAÇÃO
||A excelência da
predestinação está na provisão de bênçãos espirituais aos eleitos pela vontade
divina em Cristo e por seu incalculável amor.
1. Predestinação e
salvação. O Soberano Deus
não predestinou incondicionalmente pessoa alguma à condenação eterna, mas
deseja que todos se arrependam e convertam-se de seus maus caminhos (At 17.30).
Nas seis vezes que a palavra aparece no Novo Testamento (At 4.28; Rm 8.29,30; 1
Co 2.7; Ef 1.5,11), nenhuma delas faz referência a condenação de pecadores.
Portanto, não houve uma
dupla predestinação em que Deus decretou e escolheu que uns vão para o céu e
outros para o inferno. Nossa Declaração de Fé assevera que a
predestinação bíblica diz respeito apenas à salvação, sendo condicionada ao
arrependimento e à fé em Cristo Jesus segundo a presciência divina (1.4,5; 1 Pe
1.2).||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre
2020. Lição 3, 19 Abril, 2020]
- Referente à
dupla predestinação, dentro do Calvinismo, é importante esclarecer que esta não
é uma crença da doutrina dita calvinista, mas apenas um pequeno grupo que a
defende, permanecendo uma discussão com relação à reprovação dos não-eleitos.
Alguns estudiosos sugerem uma dupla predestinação, isto é, predestinação à
salvação e à perdição. Outros simplesmente falam sobre a predestinação dos
eleitos e adotam a indiferença quanto aos reprovados. Assim, Ele predestinou os
eleitos à salvação, e simplesmente deixou os demais indivíduos às suas próprias
concupiscências. Não haveria necessidade de predestiná-los à perdição, pois os
reprovados são condenados com base em sua própria culpa. O Calvinismo rejeita a
eleição e predestinação com base na fé prevista como defendida nesta lição. E o
argumento é que em nenhum lugar na Bíblia a presciência de Deus é aplicada à
fé, escolhas ou ações das pessoas. Nos textos bíblicos Deus sempre prevê
pessoas. A Bíblia diz que Deus conheceu pessoas de antemão, e não suas ações.
Claro que Deus conhece suas ações, obras e decisões, mas o foco está nas
pessoas. Além disso, a presciência de Deus não é simplesmente uma mera
previsão, apenas uma cognição prévia.
||2. Predestinação e
o amor. Antes de Deus
criar qualquer coisa, o seu plano de redimir a humanidade e de definir o destino
dos crentes estava estabelecido (1.4,5). Por conseguinte, a Bíblia mostra que a
redenção divina não foi uma medida de emergência; ao contrário, era o plano imutável
do amor de Deus desde sempre (2 Ts 2.13; 2 Tm 1.9). Aqui consiste a sublimidade
dos propósitos eternos em prover a salvação: o amor de Deus (Jo 3.16, 1 Jo 4.10,19).
Foi por amor que Ele nos elegeu e nos predestinou em Cristo (Rm 8.29, Ef 1.4,5).
Isso implica dizer que a salvação, como “favor imerecido”, provém do amor de
Deus (2.4,8). Não obstante, os que se achegam a Cristo não são coagidos, mas atraídos
a Ele (Jo 12.32).||.[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre
2020. Lição 3, 19 Abril, 2020]
- A predestinação
é a expressão final do amor de Deus. Claudionor de Andrade discorre assim: “A base da predestinação genuinamente bíblica
é o amor de Deus. Amando-nos com um amor ainda inexplicável, estabeleceu um
plano para a salvação de toda a humanidade antes mesmo que viéssemos a existir.
Atentemos ao que escreveu Paulo aos irmãos de Éfeso: “Nele, digo, no qual fomos
também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas
as coisas conforme o conselho da sua vontade” (Ef 1.11). O maravilhoso conselho
mencionado pelo apóstolo contemplava a criação do mundo, a formação do ser
humano, a redenção deste e a nossa união eterna com o Pai através do Filho. E,
para que o Plano de Salvação se efetivasse, Deus chamou, santificou e preparou
dois povos (Gn 12:1-3). No Antigo Testamento, Israel. E, no Testamento Novo, a
Igreja (Ef 3:9-11).” (A
genuína Predestinação Bíblica).
CONCLUSÃO
||Cristo morreu por
todos e por cada um dos pecadores. Desde a eternidade, segundo a sua
presciência, em Cristo, Deus elegeu e predestinou os que creriam e
perseverariam na fé a viver em santidade, receber a filiação divina e a desfrutar
de todas as bênçãos espirituais divinamente estipuladas.||[Lições Bíblicas
CPAD, Revista Adultos, 2º Trimestre 2020. Lição 3, 19 Abril, 2020]
- Predestinados
à eternidade com Deus, não tenhamos uma espiritualidade desleixada e leniente.
Esforcemo-nos, então, por alcançar a excelência cristã, pois o Pai Celeste
espera sempre o melhor de seus filhos. Eis o que nos recomenda o apóstolo na
Epístola aos Hebreus: “Quanto a vós outros, todavia, ó amados, estamos
persuadidos das coisas que são melhores e pertencentes à salvação, ainda que
falamos desta maneira” (Hb 6.9). Quanto à possibilidade de o crente
predestinado vir a perder a salvação, como alguns de fato a perderam, não
vivamos amedrontados, pois temos a ajudar-nos o Espírito Santo. Eis o que Ele
promete-nos através do apóstolo: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o
bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu
propósito” (Rm 8.28). Que o Senhor nos ajude a permanecer firmes em seus
caminhos, pois, em breve, virá Ele buscar-nos para vivermos na Jerusalém Celeste
(esquinapentecostal)
Pb Francisco
Barbosa
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