Lição 5: O arrebatamento da Igreja
Data: 31 de Janeiro de 2016
TEXTO ÁUREO
“Depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas
nuvens [...]” (1Ts 4.17). [Comentário:
arrebatados, harpadzo; Strong 726: capturar, agarrar, apanhar, pegar à força. A palavra descreve
a ação do Espírito Santo ao transferir Filipe de um lugar para outro (At 8.39)
e de Paulo sendo arrebatado para o Paraíso (2Co 12.2,4). Sugere o exercício de
uma força repentina]
VERDADE PRÁTICA
O
arrebatamento da Igreja será a completude da salvação, quando todos os salvos
serão glorificados.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Ap 2.10 - Os que permanecerem fiéis até
à morte receberão a coroa da vida
Terça — Ap 20.5 - Aqueles que forem fiéis farão
parte da primeira ressurreição
Quarta — Fp 3.21 - Nosso corpo abatido será
transformado em um corpo glorioso
Quinta — 1Co 15.51 - Todos aqueles que permanecerem
fiéis ao Senhor serão transformados
Sexta — 1Co 15.50 - A carne e o sangue não poderão
herdar o Reino de Deus
Sábado — Ap 19.7 - Em breve iremos participar das
Bodas do Cordeiro
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Tessalonicenses 4.13-18.
13 — Não
quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que
não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
14 —
Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus
dormem Deus os tornará a trazer com ele.
15 —
Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos
para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
16 —
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a
trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro;
17 —
depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas
nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
18 —
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
HINOS SUGERIDOS
157, 286 e 547 da Harpa Cristã.
OBJETIVO GERAL
Ressaltar que o arrebatamento da Igreja será a completude da salvação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo,
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
I. Saber
que todos os salvos serão arrebatados;
II. Explicar
como se dará o arrebatamento e a ressurreição dos mortos;
III. Compreender
o que acontecerá antes e depois do arrebatamento.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Professor,
a lição de hoje trata a respeito da esperança de todo o crente — o
arrebatamento da Igreja. Nossa esperança não é incerta, ela é segura, pois quem
garante é o próprio Senhor Jesus Cristo. O mundo, que rejeita a Jesus e seu
sacrifício, não tem esperança, porém aqueles que já entregaram suas vidas ao
Salvador têm a certeza de que em breve iremos nos encontrar com Ele.
O
arrebatamento da Igreja é ensinado de maneira bem clara em 1 Tessalonicenses
4.15-18. Leia com atenção estes versículos, pois este texto bíblico aumenta a
nossa confiança de que um dia estaremos para sempre juntos com os entes
queridos que já partiram e estão com o Senhor.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Na lição
de hoje, estudaremos a respeito de um dos acontecimentos mais gloriosos e
esperados desde que o Senhor Jesus foi assunto aos céus — o arrebatamento da
Igreja. Esta lição é de máxima importância para os nossos dias, já que
ultimamente se ensina tão pouco a respeito da volta de Jesus. [Comentário: Por toda a
história da Igreja, cristãos piedosos creram na promessa que Jesus Cristo
voltará à terra com poder e glória. Há uma poderosa promessa de Cristo que
disse que voltaria por nós, e nos tomaria a Si mesmo, para que onde Ele esteja,
estejamos nós para sempre com Ele (Jo 14.2-3). Este evento é conhecido como o
arrebatamento da igreja. O Arrebatamento da igreja é o evento no qual Deus
remove todos os crentes da terra para abrir caminho para que Seu justo
julgamento seja derramado sobre a terra durante o período da Tribulação. Esta
doutrina é descrita principalmente em 1Ts 4.13-18 e 1Co 15.50-54. Paulo quando
escreve aos Coríntios focaliza na natureza instantânea do Arrebatamento e nos
corpos glorificados que receberemos. “Eis aqui vos digo um mistério: Na
verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento,
num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e
os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1Co 15.51-52).
Esta é a promessa gloriosa que devemos todos esperar ansiosamente. Finalmente
ficaremos livres do pecado. Estaremos para sempre na presença de Deus. Há
excessivo debate a respeito do significado e magnitude do Arrebatamento. Esta
não é a intenção de Deus. Mas ao invés disso, no que diz respeito ao
Arrebatamento, Deus quer que “encorajemos uns aos outros com estas palavras.”] Let's
think maturely Christian faith?
PONTO CENTRAL
A Igreja de Cristo será arrebatada pelo
Senhor. Todos os salvos subirão para se encontrarem com Jesus.
I. TODOS OS SALVOS SERÃO ARREBATADOS
Na
primeira fase de sua vinda, no arrebatamento da Igreja, Jesus não tocará na
Terra. Ele estará “nos ares” ou “nas nuvens” (1Ts 4.17). [Comentário: O escritor do
livro de Hebreus nos diz em Hebreus 9.28: “assim também Cristo, oferecendo-se
uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado,
aos que o esperam para salvação.” A primeira vinda de Cristo foi humilde, em um
estábulo, e foi crucificado pelos homens, mas em sua segunda vinda, virá à
terra para destruir seus inimigos, para julgar aos homens e estabelecer seu
reino eterno.]
1. A reunião dos salvos no
encontro com Cristo. A palavra
arrebatamento no grego é harpazo. Este vocábulo dá a ideia de rapto, ou de
remoção repentina, de modo súbito. O arrebatamento da Igreja reunirá os que
morreram em Cristo, isto é, confessaram a Jesus como seu Salvador e
permaneceram fiéis até a morte (Ap 2.10; 1Ts 5.23), e os que estiverem vivos,
aguardando o glorioso evento (1Ts 4.13).
[Comentário: "Porquanto o Senhor mesmo... descerá dos
céus..."(1 Ts 4.16). A ressurreição/o arrebatamento será o momento em que
o Senhor Jesus deixará Seu trono no céu e virá pessoalmente ao encontro da Sua
Igreja a fim de levá-la para a casa do Pai. Assim como um noivo vai ao encontro
da sua noiva, o Salvador virá ao encontro dos que comprou pelo Seu sangue e os
conduzirá para Sua glória. O Senhor não enviará um anjo ou qualquer outro
emissário para fazer isso, Ele virá pessoalmente. Então se cumprirá
literalmente a promessa de João 14.3: "E, quando eu for e vos preparar
lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou,
estejais vós também." Assim como Ele em pessoa nos salvou e morreu na cruz
por nós, assim como Ele mesmo foi preparar-nos lugar – Ele voltará pessoalmente
para buscar-nos para Si, para que estejamos onde Ele está. Em inúmeras
passagens do Novo Testamento somos conclamados a esperar a volta de Jesus a
qualquer momento (por exemplo, em 1 Co 11.26; 1 Ts 1.10; Hb 10.37).]
2. Quem será arrebatado? Todos os salvos que foram
transformados mediante o novo nascimento. Só chegarão aos céus aqueles que
lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro. A vida cristã não é fácil, exige
renúncia. O caminho que conduz ao céu é estreito. Todo crente, em sua jornada aqui
na terra, enfrenta montes e vales, alegrias e tristezas. Infelizmente, muitos
não perseveram e acabam voltando atrás, se desviam e acabam vencidos pela
carne, o mundo e Satanás. Seja fiel, meu irmão e minha irmã, pois há uma
recompensa para os que são fiéis e igualmente para todos os infiéis. A Palavra
de Deus alerta que no grande dia do Senhor os ímpios “ficarão de fora” (Ap
22.15), mas os que permaneceram no Senhor serão transformados e subirão para se
encontrar com Deus. A promessa do arrebatamento e do céu é para quem vencer (Ap
3.12). Não desista! [Comentário:
Quem será arrebatado? A bíblica é enfática ao afirmar que a Igreja toda,
não apenas os que estiverem vivos, mas também os que já dormem (1Co 15.52; 1Ts
4.16). Em nenhum lugar a Bíblia ensina que um verdadeiro filho de Deus poderá
ser deixado para trás. O Espírito Santo nos diz, através de Paulo: “todos
seremos transformados.” (1Co 15.51). Não podemos pensar que o Senhor Jesus
viria buscar uma Noiva incompleta, imperfeita — todos os salvos fazem parte da
Igreja do Senhor, da Sua Noiva, e todos serão levados. É claro que “nem todo o
que me diz 'Senhor, Senhor' entrará no reino dos céus” (Mt 7.21); há muitos que
dizem ser cristãos, mas não o são. Todo verdadeiro filho de Deus, porém, que já
é nascido de novo, será arrebatado; ninguém será deixado, embora alguns irão
ter que se envergonhar naquele dia (1Jo 2.28).]]
SÍNTESE DO TÓPICO (I)
Todos os salvos em Jesus Cristo serão arrebatados.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Professor,
enfatize que “o arrebatamento da Igreja é um dos eventos proféticos mais comoventes
e empolgantes da Bíblia”. Em seguida, leia com os alunos 1 Tessalonicenses
4.15-18. Depois copie no quadro os cinco estágios do arrebatamento que 1
Tessalonicenses 4.15-18 apresenta. Discuta com os alunos cada um dos estágios
do arrebatamento:
“O
próprio Senhor descerá do céu com alarido e com som de trombetas;
Os mortos
em Cristo ressuscitarão primeiro;
Nós que
estivermos vivos e permanecermos na Terra seremos ‘arrebatados’ (gr. harpazo)
juntamente com eles nas nuvens;
Encontraremos
o Senhor;
Estaremos
sempre com Ele. O apóstolo Paulo também revelou o que chamou de ‘mistério’ a
respeito do arrebatamento. Em 1 Coríntios 15.51-53, ele explicou que alguns
crentes não dormiriam (morreriam), mas seus corpos seriam instantaneamente
transformados” (Adaptado de: LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia
Bíblica. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2008, p.81).
II. O ARREBATAMENTO E A RESSSURREIÇÃO DOS MORTOS
1. A ignorância acerca dos mortos
(1Ts 4.13). Ao
fazermos uma leitura atenta das primeiras Epistolas aos Tessalonicenses e
Coríntios, vemos que os crentes tinham muitas dúvidas acerca dos mortos em
Cristo (1Co 15.12-23,35-54). Erroneamente, acreditavam que na volta de Jesus,
os que já haviam morrido não tinham mais esperança de ressuscitar. Atualmente,
muitos também têm dúvidas quando o assunto é acerca dos que já dormem. Porém, a
Palavra de Deus assegura-nos que os mortos hão de ressuscitar: “Porque, se
cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem
Deus os tornará a trazer com ele” (1Ts 4.14). Em outra ocasião, tratando desse
mesmo assunto, Paulo ainda afirma: “Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e
foi feito as primícias dos que dormem. Porque, assim como a morte veio por um
homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como
todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada
um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua
vinda” (1Co 15.20-23). Não precisamos nos preocupar com aqueles que já dormem
com o Senhor, pois quando chegarmos aos céus os encontraremos. [Comentário: O Arrebatamento
era um mistério não revelado no Antigo Testamento. Os profetas do Antigo
Testamento ensinaram sobre a ressurreição, mas não ensinaram que alguns seriam
arrebatados sem passar pela morte. A trasladação dos santos do Novo Testamento
vai efetuar uma instantânea mudança da mortalidade para a imortalidade. Os
crentes que estiverem vivos nessa hora jamais verão a morte. A trasladação dos
santos da era da igreja é expressa como sendo uma fonte de conforto e
encorajamento (1Co 15.58). Ora, se não acontecesse uma trasladação, antes do
final dos tormentos da Grande Tribulação, ela não seria um conforto. Ressurreição significa ação de ressurgir; vida nova; renovação; surgir novamente; voltar à vida;
tornar a manifestar-se; viver
de novo. No Novo Testamento, as palavras gregas para ressurreição: Anastasis, ressurreição; Anazao, voltar à vida, viver de novo; Egeiro, acordar, despertar, levantar. A
primeira grande ressurreição da Igreja ocorrerá no momento do arrebatamento.
Todos aqueles que morreram em Jesus Cristo durante a Era da Igreja serão
ressuscitados no arrebatamento. A Era da Igreja começou no Dia de Pentecostes e
terminará quando Cristo voltar para levar os crentes de volta ao céu com Ele
(Jo 14.1-3, 1Ts 4.16-17). O apóstolo Paulo explicou que nem todos os cristãos
morrerão, mas todos serão transformados, ou seja, receberão novos corpos na
ressurreição (1Co 15.50-58).]
2. A primeira e a segunda
ressurreição. É a
ressurreição dos salvos, daqueles que esperam a volta de Jesus. O primeiro a
dar início à primeira ressurreição foi Jesus. Ninguém reviveu, vencendo a morte
física, definitivamente ou para sempre, antes dEle. Cristo é “as primícias dos
que dormem”, conforme disse Paulo (1Co 15.20). Contudo, na primeira
ressurreição, farão também parte desse evento glorioso: “as duas testemunhas”
(Ap 11.1-12); o grupo dos “mártires”, aqueles que aceitarão a Cristo na “grande
tribulação” (Ap 7.9-17). A segunda ressurreição será para os ímpios, após o
milênio (Ap 20.5,6). [Comentário:
A primeira coisa que virá a acontecer quando da Volta de Nosso Senhor
Jesus Cristo, será a ressurreição dos mortos em Cristo, isso deverá acontecer
num momento antes do arrebatamento da Igreja (“Dizemo-vos, pois, isto pela
palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não
precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e
com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo
ressuscitarão primeiro” 1Ts 4.15,16). “Quando Cristo retornar, nosso corpo
original será levantado e transformado; nossa forma humana será mantida e
também glorificada”. Uma outra grande ressurreição ocorrerá quando Cristo
voltar à terra (a Sua Segunda Vinda) no final do período de tribulação. Os
crentes em Jesus que morrerem durante a Tribulação serão ressuscitados na volta
de Cristo e reinarão com Ele por mil anos durante o Milênio (Ap 20.4, 6). Os
crentes do Antigo Testamento, como Jó, Noé, Abraão, Davi e até mesmo João
Batista (o qual foi assassinado antes da Igreja começar), serão ressuscitados
neste momento também. Várias passagens do Antigo Testamento mencionam esse
evento (Jó 19.25-27, Is 26.19; Dn 12.1-2; Os 13.14). Ezequiel 37.1-14, usando o
simbolismo de corpos mortos voltando à vida, descreve principalmente o
reagrupamento da Nação de Israel. Mas, devido à linguagem utilizada na
passagem, a ressurreição física dos israelenses mortos não pode ser excluída.
Mais uma vez, todos os crentes em Deus (na época do Antigo Testamento) e todos
os crentes em Jesus (na era do Novo Testamento) participarão da primeira
ressurreição, a ressurreição para a vida (Ap 20.4, 6).]
3. A transformação dos crentes
que estiverem vivos quando Jesus voltar. Os salvos que estiverem vivos na volta de Jesus
serão arrebatados e transformados (1Ts 4.17). A transformação dos vivos é um
mistério: “Eis aqui vos digo um mistério: [...] nós seremos transformados.
Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e
isto que é mortal se revista da imortalidade” (1Co 15.51-53). Pela
transformação, o corpo se tornará espiritual e glorificado.
Diz a
Bíblia “que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção
herdar a incorrrupção” (1Co 15.50). Com corpos glorificados, semelhantes ao de
Jesus (Fp 3.21), os salvos poderão ir “ao encontro do Senhor nos ares”. [Comentário: todos aqueles
que são crentes, já confessaram seus pecados e aceitaram a Cristo como Único e
Suficiente Senhor e Salvador pessoal de suas vidas terão seus corpos
transformados por meio da ressurreição. Porém nem todos serão ressuscitados,
pois aqueles que estiverem aqui quando do retorno de Jesus Cristo não passarão
pela morte e por isso não serão ressuscitados, mas mesmo assim terão seus corpos
transformados. Na ressurreição receberemos um novo corpo, eterno e glorificado -
“Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer,
temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus” (2Co
5.1). Este corpo “glorificado” ou ressurreto será dado ao crente quando ocorrer
o arrebatamento da Igreja - “num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a
última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão
incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1Co 15.52); “Porque o mesmo
Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de
Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro” (1Ts 4.16). A
universalidade da ressurreição é visto em 1Co 15.21,22: “Eis aqui vos digo um
mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados,
num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a
trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos
transformados”. O apóstolo Paulo nos ensina que esta mudança dos vivos e a
ressurreição dos mortos em Cristo, chamam-se de “redenção do nosso corpo” - “E
não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos
em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo” (Rm 8.23);
“em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o
evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o
Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção
da possessão de Deus, para louvor da sua glória” (Ef 1.13,14).]
SÍNTESE DO TÓPICO (II)
Os que
estiverem vivos na segunda vinda de Cristo serão arrebatados e os que morreram
em Cristo ressuscitarão para a vida eterna.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
Professor,
reproduza o quadro abaixo para seus alunos. Analise, juntamente com eles, os
eventos do arrebatamento.
III. ANTES DO ARREBATAMENTO E DEPOIS DELE
1. Antes, é preciso vigilância. Como já é do seu conhecimento,
todo crente deve estar preparado a cada dia, a cada instante para o arrebatamento.
Ao deitar e ao levantar, o crente precisa estar preparado espiritualmente,
pois, quando “a trombeta de Deus” tocar, anunciando a volta de Cristo, não
haverá mais tempo, um segundo sequer, para alguém se preparar. Os pais não
poderão avisar aos filhos; os esposos não poderão avisar às esposas e
vice-versa. Todos esses alertas devem ser dados agora, no dia que se chama
hoje. Porque, no arrebatamento, os eventos finais serão de uma rapidez
surpreendente, “num abrir e fechar de olhos” (1Co 15.52). [Comentário: Note o leitor
que o Arrebatamento é a ressurreição dos mortos em Cristo; é uma atração para
cima e trasladação dos santos do Novo Testamento (1Ts 4.17); é a bendita
esperança do crente (v 13)! É o que estamos aguardando. O Arrebatamento é um
conforto (v 18). Se essa trasladação não acontecesse senão ao final dos
tormentos da Grande Tribulação, não haveria conforto algum para os cristãos que
estão na margem anterior à Tribulação. Os crentes que estiverem vivos nessa
hora jamais verão a morte. Note, ainda, que os textos de 1Ts 1.9-10; 5.9; Rm 5.9
e Ap 3.10 promete aos crentes da era da igreja o livramento da ira de Deus. A
Grande Tribulação é expressamente chamada “o dia da ira do Senhor”. Hoje, o
Senhor está contendo Sua ira. Ele está assentado sobre o trono da graça; mas,
logo chegará o dia em que Ele Se assentará no trono do julgamento. “O dia da
ira do Senhor” vai chegar para o mundo inteiro (Sl 110.5; Is 13.6-13 e Ap 6.16-17).
Com respeito à Grande Tribulação, as Escrituras dizem: “Vigiai, pois, em todo o
tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas
que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem” (Lc 21.36). Desse
modo, os crentes da era da igreja devem ser fisicamente removidos da Terra;
caso contrário, teriam que suportar o dia da ira. Deus promete a remoção em
Apocalipse 3.10: “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te
guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os
que habitam na terra”. Este verso não diz que Deus vai guardar os santos da era
da igreja através da provação, mas livrá-los da mesma. Então, concluo que todo
aquele que é nascido de novo, será levado, ninguém será deixado. Agora, os
crentes devem viver em constante expectativa e prontidão para o retorno de
Cristo, em contraste com a indiferença imprudente dos descrentes, que estão
absolvidos nas atividades rotineiras da vida como se elas fossem permanentes.]
2. Depois, viveremos felizes para
sempre. Jesus, a
expressão máxima do amor de Deus, voltará para buscar a sua amada Igreja (Jo
14.3). A Igreja, a “Noiva do Cordeiro”, há de se encontrar com seu “Noivo”, nas
nuvens, e viverão felizes por toda a eternidade. Desde o seu início, a Igreja
tem sofrido todo tipo de perseguição e infortúnio. Mas em todos os embates, ela
saiu vitoriosa. Porque Jesus, o Noivo, afirmou: “[...] edificarei a minha
igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18).
Atualmente a Igreja e os crentes são perseguidos em muitos países, mas a Noiva
do Senhor subirá ao encontro dEle, para encontrá-lo “nas nuvens” (1Ts 4.17).
João viu o final da história dos cristãos e alegrou-se muito: “Regozijemo-nos,
e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e
já a sua esposa se aprontou” (Ap 19.7).
[Comentário: “Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo
{Gr. filho} do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do
esposo. Assim, pois, já essa minha alegria está cumprida.” (Jo 3.29). A noiva é
a Igreja, o noivo é Jesus Cristo e o amigo do noivo são os santos do Velho
Testamento (todos aqueles que morreram desde Adão até o Pentecostes). O site gotquestions.org traz o seguinte artigo:
“Pergunta: "O que é a ceia das bodas do Cordeiro?" Resposta: Em sua
visão em Apocalipse 19:7-10, João viu e ouviu as multidões celestiais louvando
a Deus porque a festa das bodas do Cordeiro - literalmente a "ceia das
bodas" - estava prestes a começar. O conceito da ceia das bodas é mais bem
compreendido à luz dos costumes de casamento no tempo de Cristo. Esses costumes
de casamento tinham três partes principais. Primeiro, um contrato de casamento
era assinado pelos pais da noiva e do noivo, e os pais da noiva pagavam um dote
ao noivo ou seus pais. Esse passo dava início ao período de noivado. José e
Maria estavam nesse período quando ela engravidou do Espírito Santo (Mateus
1:18, Lucas 2:5). O segundo passo no processo geralmente ocorria um ano depois,
quando o noivo, acompanhado por seus amigos, ia à casa da noiva à meia-noite,
criando um desfile com tochas pelas ruas. A noiva sabia de antemão que isso ia
acontecer, assim se preparando com suas servas, e todos participariam do
desfile e iam à casa do noivo. Este costume é a base da parábola das dez
virgens em Mateus 25:1-13. A terceira fase era a ceia das bodas em si, a qual
podia durar dias, assim como ilustrada pelo casamento em Caná em João 2:1-2. O
que a visão de João em Apocalipse retrata é a festa das bodas do Cordeiro
(Jesus Cristo) e Sua noiva (a Igreja) em sua terceira fase. A implicação é que
as duas primeiras fases já ocorreram. A primeira fase foi concluída na terra
quando cada crente colocou a sua fé em Cristo como Salvador. O dote pago aos
Pais do Noivo (Deus Pai) seria o sangue de Cristo derramado a favor da Noiva. A
Igreja na terra hoje, então, é a "noiva" de Cristo e, como as virgens
prudentes da parábola, todos os crentes devem estar observando e esperando o
aparecimento do Noivo (a Segunda Vinda). A segunda fase simboliza o
Arrebatamento da igreja, quando Cristo vier para reivindicar a Sua noiva e
levá-la para a casa do Pai. A ceia das bodas então segue como o terceiro e
último passo. Não só a Igreja vai participar da festa de casamento como a noiva
de Cristo, mas outras pessoas também. Essas "outras pessoas" incluem
os santos do Antigo Testamento que serão ressuscitados na Segunda Vinda, bem
como os mortos martirizados da Tribulação. Assim como o anjo disse a João para
escrever: "Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do
Cordeiro. Disse-me ainda: Estas são as verdadeiras palavras de Deus"
(Apocalipse 19:9). A ceia das bodas do Cordeiro é uma celebração gloriosa de
todos os que estão em Cristo!” Extraído de http://www.gotquestions.org/Portugues/ceia-bodas-Cordeiro.html]
SÍNTESE DO TÓPICO (III)
Antes do
arrebatamento estamos sujeitos às intempéries da vida, mas depois do arrebatamento
viveremos felizes para sempre com Jesus Cristo.
CONCLUSÃO
No grande
evento (o arrebatamento da Igreja), esperado pelos salvos, dar-se-á a reunião
de todos os filhos de Deus, que nEle creem, desde a fundação do mundo. Os
mortos serão ressuscitados e os vivos serão arrebatados. Por isso, se você crê
no arrebatamento da Igreja, tenha esperança e procure purificar-se a cada dia
mais, pois em breve a Igreja do Senhor não estará mais neste mundo tenebroso
(1Jo 3.3). [Comentário: Não há dúvidas
de que as Escrituras são bastante claras com respeito ao fato de haver uma
ressurreição, e isso, tanto para os justos como para os injustos. Baseados no
que vimos por meio deste pequeno estudo sabemos que há uma enorme esperança
para aqueles que já partiram com Cristo e para aqueles que um dia partirão caso
o arrebatamento não venha para a nossa geração. Nosso dever é de preservar a
verdadeira doutrina da ressurreição e não meras especulações como fazem aqueles
que querem tirar o crédito das Escrituras Sagradas. Sejamos sóbrios e
vigilantes. Assim como disse o Mensageiro Celeste ao profeta Daniel: “Sabe e
entende”, devemos seguir este conselho e praticá-lo para com esta doutrina, e
da mesma forma para com toda a sã doutrina da Palavra de Deus. A esperança que
invade nosso coração caso não passemos pelo arrebatamento é garantida, selada e
confirmada pelas Escrituras e autenticada por Aquele que conquistou por Sua
vida a morte.] “NaquEle que me
garante: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é
dom de Deus" (Ef 2.8)”,
Francisco Barbosa
Campina Grande-PB
Janeiro de 2016
PARA REFLETIR
A
respeito da Escatologia Bíblica, responda:
Na
primeira fase da sua vinda, no arrebatamento da Igreja, Jesus tocará na Terra?
Na primeira fase de sua vinda,
no arrebatamento da Igreja, Jesus não tocará na Terra.
Qual o
significado da palavra arrebatamento?
A palavra arrebatamento no grego
é harpazo. Este vocábulo dá a ideia de rapto, ou de remoção repentina, de modo
súbito.
Quem será
arrebatado?
Todos os salvos que foram
transformados mediante o novo nascimento.
Quem foi
feito as primícias dos que dormem?
Jesus Cristo.
Quem fará
parte da primeira ressurreição?
Os salvos que esperam a volta de
Jesus.
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
O
arrebatamento da Igreja
Caro
professor, a doutrina da Segunda Vinda do Senhor tem dois aspectos que precisam
ser destacados: o secreto e o público. São duas as etapas que constituem a
Segunda Vinda do Senhor. A primeira é visível somente para a Igreja, mas
invisível ao mundo; a segunda etapa é visível a todas as pessoas, pois “todo
olho verá”. Na presente lição, o aspecto tratado será o primeiro, ou seja, a doutrina
do Arrebatamento da Igreja.
Ao
introduzir a lição desta semana na classe, defina o termo “arrebatamento”.
Mostre aos alunos que o termo se origina da palavra grega harpagêsometha que
significa “àquilo que é frequentemente chamado”. Refere-se à ideia de se
encontrar com o Senhor para celebrá-lo como Ele é. A ideia de nos encontrarmos
com o Senhor faz um paralelo com 1 Tessalonicenses 4.15, onde a palavra
parousia aparece determinando os seguintes significados: “presença” e “vinda”
do Senhor. Por isso, há algumas linhas de pensamentos distintas, em que outros
irmãos em Cristo consideram que o Arrebatamento e a Vinda Gloriosa serão um só
evento.
Entretanto,
o contexto do Arrebatamento como um acontecimento distinto à Vinda Gloriosa
está nos escritos do apóstolo Paulo. Este tinha em mente o arrebatamento quando
exortava os crentes do Novo Testamento a terem esperança: “nós, os que ficarmos
vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor
nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1Ts 4.17). Textos como
Colossensses 3.4; Judas 14 dão conta dos crentes voltando com Cristo para
julgar os ímpios após o Arrebatamento da Igreja.