LIÇÕES BÍBLICAS JOVENS
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1º Trimestre de 2015
Lição 8
22 de fevereiro de 2015
LIÇÃO 8: EU CREIO NA IGREJA DE CRISTO
TEXTO DO DIA
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“Olhai, pois, por vós e por todo o
rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes
a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue” (At 20.28).
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SÍNTESE
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Deus preparou a Igreja como a Noiva
do Cordeiro, e um ambiente em que os santos do Senhor possam viver em
comunhão.
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AGENDA
DE LEITURA
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TEXTO BÍBLICO
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Mateus 16.13-18
3 E, chegando Jesus às partes de Cesareia de Filipe, interrogou os seus
discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?
14 E eles disseram: Uns, João Batista; outros, Elias, e outros, Jeremias
ou um dos profetas.
15 Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
16 E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus
vivo.
17 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem -aventurado és tu, Simão
Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que está
nos céus,
18 Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei
a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
1 Pedro 2.9,10
9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o
povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das
trevas para a sua maravilhosa luz;
10 vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de
Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes
misericórdia.
OBJETIVOS
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- I. CONSCIENTIZAR-SE
do papel da igreja na sociedade atual.
- II. COMPREENDER os propósitos da igreja.
- III. RECONHECER a relevância da igreja na sociedade do século
XXI.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Hoje estudaremos a respeito da Igreja de Cristo. Esse estudo faz parte
da teologia, na esfera da eclesiologia. A Igreja é composta pelas pessoas que
um dia aceitaram a Jesus como seu Salvador e Senhor, que buscam obedecer à
grande comissão de fazer discípulos em todos os povos e adorar a Deus, obedecendo-lhe
a vontade e transmitindo os ensinos da Bíblia a todas as pessoas. [Comentário: “Igreja é um edifício
construído com blocos e cimento? Não. É um edifício construído com pedras
vivas. “Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa
espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais
agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo”(1 Pedro 2:5). Estas pedras
vivas são chamadas santos e são membros da família de Deus: “Assim, já não sois
estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de
Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo,
Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce
para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo
edificados para habitação de Deus no Espírito” (Efésios 2:19-22). A igreja é o
Corpo de Cristo. Efésios 1:22-23 diz: “E sujeitou todas as coisas a seus pés, e
sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a
plenitude daquele que cumpre tudo em todos.” O Corpo de Cristo é feito de todos
os crentes desde o tempo de Pentecoste até ao Arrebatamento. Eclesiologia (do
grego ekklesia e logos) é o ramo da teologia cristã que trata da doutrina da
Igreja: seu papel na salvação, sua origem, sua disciplina, sua forma de se
relacionar com o mundo, seu papel social, as mudanças ocorridas, as crises
enfrentadas, suas doutrinas, a relação com outras denominações e sua forma de
governo. Strong 1577 ekklēsía (a partir de 1537 / ek, "fora de e
para" e 2.564 / Kaleo, "chamar") - corretamente, as pessoas
chamadas para fora do mundo e com Deus, o resultado de ser da Igreja (o corpo
místico de Cristo) - ou seja, o corpo universal (total) de crentes a quem Deus
chama para fora do mundo e ao Seu reino eterno.]. “Convido você para mergulharmos
mais fundo nas Escrituras!
1.0 que é a igreja. A Igreja é uma
comunidade de pessoas que, pela fé, aceitaram a Jesus Cristo como seu Salvador
e Senhor. Ela é composta por pessoas de diversas etnias, línguas, idades e
classes sociais, mas aos olhos de Deus é um só povo (Gl 3.28). É uma comunidade
de pessoas santificadas em Cristo. Na língua grega, a palavra ekklesia dá a
ideia de um grupo de pessoas reunidas em um objetivo comum e específico. Em
outro sentido, a igreja é também o santuário, o templo em que as pessoas se
reúnem para prestar seu culto. [Comentário: “A
palavra inglesa "church" vem da palavra grega Kyriakos, "pertencente ao Senhor" (Kyrios). Em português, a palavra “igreja” vem do grego ekklēsía, raiz dos termos
"eclesiologia" e "eclesiástica". Antônio Houaiss, no seu
dicionário, diz da palavra "Igreja", no sentido mais espiritual que
material: gr. ekklésía,as "assembleia por convocação, assembleia do povo
ou dos guerreiros, assembleia dos anfitriões, assembleia de fiéis, lugar de
reunião ou de uma assembleia, igreja", pelo latim ecclésìa,ae
"assembleia, reunião, ajuntamento dos primeiros cristãos, a comunhão
cristã, igreja, templo". O termo "ekklesia" aparece no Novo
Testamento cerca de cento e quinze vezes. Destas, três se referem à congregação
hebraica do Senhor (At 7.38; Hb 2.12); três outras vezes se referem à
assembleia grega (At 19.32,39,41); e cento e dez à Igreja cristã. Como aparece
no Novo Testamento, o, termo tem dupla designação: 1° Designa uma assembleia
específica e local de crentes, organizados para manutenção do culto, doutrinas
ordenanças e disciplina do evangelho. 2° Denota a totalidade do corpo dos
escolhidos nos céus e na terra - todos quantos foram alcançados pelo concerto
da graça de Deus que os faz membros do reino eterno de Cristo. A igreja não é
nenhum tipo de instituição ou objeto impessoal. É um corpo constituído de
componentes vivos. Como um organismo vivo, a igreja pode sentir medo (Atos
5:11), pode orar (Atos 12:5) e pode falar (Mateus 18:17). Pessoas que são
chamadas para saírem do pecado não continuam participando do mal no mundo,
porque elas estão santificadas ou separadas do pecado (estude João 17:14-23;
Colossenses 1:13; 1 Pedro 2:9; 1 João 4:5-6). Deus chama o povo para deixar o
mal deste mundo através da mensagem do evangelho (2 Tessalonicenses 2:13-14).
Aqueles que são convertidos verdadeiramente a Cristo são chamados santos (1
Coríntios 1:2; Colossenses 1:1-2).] “
2. Como a Igreja se
originou. A Igreja de Cristo se originou após Jesus ser assunto aos céus. No dia
de Pentecostes, quando os discípulos do Senhor se reuniram para orar em um
cenáculo, foram cheios do Espírito Santo, dando origem a um grupo de pessoas
que, a partir daquele momento, iriam testemunhar de Jesus a todas as pessoas.
Cheios do Espirito Santo, começaram a falar de Jesus e se agruparam como uma
verdadeira comunidade de santos homens e mulheres de Deus. [Comentário: “Quarenta dias depois
de sua ressurreição, Jesus deu instruções finais aos discípulos e ascendeu ao
céu (At 1.1-11). Os discípulos voltaram a Jerusalém e se recolheram durante
alguns dias para jejum e oração, aguardando o ES, o qual Jesus disse que viria.
Cerca de 120 pessoas seguidores de Jesus aguardavam. Cinquenta dias após a
Páscoa, no dia de Pentecoste, um som como um vento impetuoso encheu a casa onde
o grupo se reunia. Línguas de fogo pousaram sobre cada um deles e começaram a
falar em línguas diferente da sua conforme o Espírito Santo os capacitava. Os
visitantes estrangeiros ficaram surpresos ao ouvir os discípulo falando em suas
próprias línguas. Alguns zombaram, dizendo que deviam estar embriagados (At
2.13). Mas Pedro fez calar a multidão e explicou que estavam dando testemunho
do derramamento do Espírito Santo predito pelos profetas do Antigo Testamento
(AT) (At 2.16-21; Jl 2.28-32). Alguns dos observadores estrangeiros perguntaram
o que deviam fazer para receber o Espírito Santo. Pedro disse: "
Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para
remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo " (At
2.38). Cerca de 3 mil pessoas aceitaram a Cristo como seu Salvador naquele dia
(Atos 2.41). Durante alguns anos Jerusalém foi o centro da igreja. Muitos
judeus acreditavam que os seguidores de Jesus eram apenas outra seita do
judaísmo. Suspeitavam que os cristãos estavam tentando começar um nova
"religião de mistério" em torno de Jesus de Nazaré. É verdade que
muitos dos cristãos primitivos continuaram a cultuar no templo (At 3.1) e
alguns insistiam em que os convertidos gentios deviam ser circuncidados (At
15). Mas os dirigentes judeus logo perceberam que os cristãos eram mais do que
uma seita. Jesus havia dito aos judeus que Deus faria uma Nova Aliança com aqueles
que lhe fossem fiéis (Mt 16.18); ele havia selado esta aliança com seu próprio
sangue (Lc 22.20). De modo que os cristãos primitivos proclamavam com ousadia
haverem herdados os privilégios que Israel conhecera outrora. Não eram
simplesmente uma parte de Israel - eram o novo Israel (Ap 3.12; 21.2; Mt 26.28;
Hb 8.8; 9.15). "Os líderes judeus tinham um medo de arrepiar, porque este
novo e estranho ensino não era um judaísmo estreito, mas fundia o privilégio de
Israel na alta revelação de um só Pai de todos os homens." (Henry
Melvill Gwatkin, Early Church History,
pag 18).]. “
3. O que o Novo
Testamento fala sobre a Igreja. O Novo Testamento diz que a Igreja é
a noiva do Senhor (Ap 21.2), aquela que lhe está prometida. Ela foi comprada
com o sangue de Cristo, e seus obreiros devem buscar mantê-La a salvo das
heresias e doutrinas de demônios, que podem fazer desviar seus membros (At
20.28). Fala também que na igreja reuniram-se pessoas de diversos grupos em
prol de um único objetivo: adorar a Deus. [Comentário: “Não há nada mais
inescrutável e fantástico do que a Igreja de Jesus Cristo. Ela é o mais antigo,
o mais universal, o mais antidiscriminatório, o mais inexpugnável e o mais misterioso
de todos os agrupamentos. Dela fazem parte os que ainda vivem (igreja
militante) e os que já se foram (igreja triunfante). Seus membros estão
entrelaçados, mesmo que, por enquanto, não se conheçam plenamente. Todos
igualmente são “concidadãos dos santos” (Ef 2.19), “co-herdeiros com Cristo”
(Ef 3.6; Rm 8.17) e “co-participantes das promessas” (Ef 3.6). Eles são nada
menos e nada mais do que a Família de Deus (Ef 2.19; 3.15). Ali, ninguém é
corpo estranho, ninguém é estrangeiro, ninguém é de fora. É por isso que, na
consumação do século, “eles serão povos de Deus e Deus mesmo estará com eles”
(Ap 21.3). A Igreja de Jesus, também chamada Igreja de Deus (1 Co 1.2; 10.22;
11.22; 15.9; 1 Tm 3.5 e 15), Rebanho de Deus (1 Pe 5.2), Corpo de Cristo (1 Co
12.27) e Noiva de Cristo (Ap 21.2), tem como Esposo (Ap 21.9), Cabeça (Cl 1.18)
e Pastor (Hb 13.20) o próprio Jesus.]. “
PENSE!
A igreja de Jesus
não é uma empresa, mas uma comunidade onde as pessoas se reúnem para adorara Deus.
PONTO IMPORTANTE
A igreja não é uma
invenção humana, mas uma instituição criada por Deus.
II- O PROPÓSITO DA IGREJA (Jo 17.22; Mt 12.25)
1. A Igreja de
Cristo. A Igreja de Cristo é universal, ou seja, composta de todas as pessoas
verdadeiramente convertidas, independentemente de sua denominação, que creram
no Evangelho de Jesus. Essa Igreja existe desde o dia de Pentecostes, e
permanecerá firme até o momento em que Jesus voltar, em sua segunda vinda.
Qualquer pessoa que aceitou a Jesus pela fé se torna membro dessa Igreja. A
Igreja tem como ordenanças o Batismo e a Santa Ceia. [Comentário: A Igreja é católica
(universal), mas não é romana. É universal (católica) mas não é a Universal do
Reino de Deus. É de Jesus Cristo, mas não dos Santos dos Últimos Dias. Porque é
universal, não é igreja armênia, igreja búlgara, igreja copta, igreja etíope,
igreja grega, igreja russa nem igreja sérvia. Porque é de Jesus Cristo, não é
de Simão Pedro, não é de Miguel Cerulário, não é de Martinho Lutero, não é de
Simão Kimbangu, não é de Sun Myung Moon, não é de João Paulo II. Em todo o
mundo e em toda a história, a única pessoa que pode chamar de minha a Igreja é
o Senhor Jesus Cristo. Ele declarou a Cefas: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra
edificarei a minha igreja” (Mt 16.18).]
2. A igreja local. A igreja local é
composta por todas as pessoas crentes que, em uma determinada localidade, se
reúnem para adorar a Deus e são equipadas para o serviço cristão. Geralmente a
igreja local possui um nome ou denominação, e qualquer pessoa que tenha
aceitado a Jesus como seu Salvador pode participar dela, desde que se submeta a
alguma exigência específica, como o batismo, e a participação em um grupo de
discipulado, a fim de que conheça as doutrinas básicas e costumes daquela
denominação. [Comentário: A
igreja é o Corpo de Cristo. Efésios 1:22-23 diz: “E sujeitou todas as coisas a
seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o
seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.” O Corpo de Cristo é
feito de todos os crentes desde o tempo de Pentecoste até ao Arrebatamento. O
Corpo de Cristo consiste em dois aspectos: (1)
A igreja universal é a igreja que consiste de todos aqueles que têm um
relacionamento pessoal com Jesus Cristo. I Coríntios 12:13-14 diz: “Pois todos
nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer
gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque
também o corpo não é um só membro, mas muitos.” Vemos que qualquer pessoa que
crer é parte do corpo de Cristo. A verdadeira igreja de Deus não é nenhum
prédio de igreja em particular ou denominação. A igreja universal de Deus é
composta por todos os que já receberam a salvação através da fé em Cristo
Jesus. (2) A igreja local é descrita
em Gálatas 1:1-2: “PAULO, apóstolo ... E todos os irmãos que estão comigo, às
igrejas da Galácia.” Aqui vemos que na província de Galácia havia muitas
igrejas: o que chamamos de igreja local. Uma igreja Batista, igreja Luterana,
igreja Católica, etc, não é A igreja, como a igreja universal, mas ao invés
disso, uma igreja local. A igreja universal é composta por aqueles que já
confiaram em Cristo para salvação. Estes membros da igreja universal deveriam
buscar comunhão e edificação em uma igreja local Leia mais:
http://www.gotquestions.org/Portugues/definicao-igreja.html#ixzz3RxKYCL7E].
3. Os propósitos da
Igreja. A Igreja do Senhor tem como objetivo a evangelização, o ensino e a
comunhão. Na evangelização, ela transmite, por meio da pregação e do
evangelismo, as Boas Novas do Evangelho aos que não conhecem a Jesus. No
ensino, ela repassa aos presentes e à próxima geração as verdades da Palavra de
Deus, fortalecendo seus membros de forma que eles consigam viver o que
aprenderam. A Igreja é também a voz profética de Deus nestes últimos dias. Ela
tem o dever de denunciar o pecado e cobrar mudança de vida por meio de uma
conduta santa e que agrade a Deus. [Comentário: "Ide, portanto,
fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e
do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho
ordenado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação do
século." - Mateus 28.19-20. Este é um dos últimos encontros do Senhor
Jesus com os seus discípulos, antes da Sua ascensão na Galileia. Encontramos
aqui de forma simples o plano de Deus para a sua igreja. Encontramos neste
texto tanto a razão fundamental pela qual a igreja deveria trabalhar. Existem
aqui quatro verbos importantes: ide, fazei discípulos, batizando, ensinando. Igreja
é o conjunto daqueles que crêem em Cristo e que se associam uns aos outros por
causa da sua fé comum. À luz das Escrituras, a igreja é uma realidade
essencialmente corporativa, comunitária. Ela é descrita como o corpo de Cristo,
a família da fé, o povo de Deus, um rebanho, um edifício e outras figuras que
acentuam o seu caráter de comunidade e solidariedade. Os propósitos da igreja
são basicamente cinco: adoração, comunhão (koinonía), edificação, proclamação
(kégygma), serviço (diakonía). Esses propósitos apontam para três dimensões
essenciais da vida da igreja: seu relacionamento com Deus, seus relacionamentos
internos e seu relacionamento com o mundo. A missão da igreja se relaciona
principalmente com os dois últimos aspectos: proclamação e serviço.]. “
PENSE!
A Igreja é a voz
profética de Deus no mundo.
PONTO IMPORTANTE
A
Igreja não pode se calar frente ao pecado e às mazelas espirituais e sociais de
nossa sociedade
III- A IGREJA NO SÉCULO XXI
1. Os líderes da
igreja. A Igreja de Cristo está sujeita ao Senhor e à Palavra de Deus, e também
aos líderes que Deus deixou para que fisicamente Levassem a obra de Deus
adiante. Esses Líderes ou ministros são pessoas a quem Deus escolhe para
pregar, cuidar dos recursos da igreja, prestar a assistência necessária na
esfera social da congregação. Em geral, nas igrejas há diáconos, presbíteros e
pastores, cada um exercendo uma função especifica, a fim de edificar a igreja. [Comentário: A forma de governo da
igreja não é uma doutrina central como: a trindade, a divindade de Cristo, a
expiação vicária ou a autoridade das escrituras. Por outro lado esse também não
é um assunto que deve passar despercebido. Sabe-se que há no Novo Testamento regras
para alguns aspectos para o governo da igreja, dessa forma fica claro que então
haverá consequências negativas para o desrespeito e descumprimento das regras.
O que se deve procurar, portanto são atitudes que levem a igreja a ser mais
pura. As formas de governo da igreja podem ser divididas em três grandes
categorias: “episcopal”, “presbiteriana” e “congregacional”. As formas
episcopais têm um governo exercido por uma categoria distinta de oficiais da
igreja considerada um sacerdócio, e a autoridade final para a tomada de
decisões encontra-se fora da igreja local. O sistema da Igreja Episcopal é o
principal representante desse tipo de governo entre os protestantes. As formas
presbiterianas têm um governo de presbíteros, alguns dos quais têm autoridade não
só sobre suas congregações locais, mas também, através do presbitério e da
assembleia geral, sobre todas as igrejas de uma região e, daí, na denominação
como um todo. Todas as formas congregacionais de governo da igreja têm uma
autoridade final baseada na congregação local, embora se percam vários graus de
independência através da filiação denominacional e a forma real de governo
possa variar consideravelmente. Sempre, na história das controvérsias cristãs,
houve um luta para saber qual era o modelo de governo eclesiástico mais
bíblico. O fato é que todos os modelos de governos eclesiásticos
(congregacional, episcopal e presbiteriano) se baseiam no Novo Testamento. O
episcopal concede o poder para o seu pastor ou bispo, o presbiteriano concede
poder aos presbíteros da igreja e o congregacional concede poder aos seus
membros ou a um conselho de irmãos reunidos. Há tentações em todos os modelos.
O episcopal pode concentrar um poder tão grande na mão do pastor, que ele se
torna uma pessoa acima da crítica e não presta contas à igreja. O presbiteriano
pode criar uma elite dentro da congregação ou denominação, pois um pequeno
grupo decide sobre os demais. O congregacional pode minar a autoridade do
pastor local. Portanto, torna-se difícil definir um modelo eclesiástico mais
bíblico, pois todos possuem pontos fortes e fracos.]. “
2. Os
"desigrejados". Tem sido comum em diversos países
pessoas afastarem-se da igreja e ao mesmo tempo tentarem manter-se cristãs.
Tais pessoas alegam que a igreja local as afastou da comunhão, e que não
precisam conviver com outros cristãos. Os motivos alegados são diversos. Sobre
esse assunto, precisamos entender que nenhum lugar onde congreguemos vai ser
perfeito, sem problemas. Quando examinamos as cartas do Novo Testamento,
veremos que as igrejas possuíam cada uma os seus problemas específicos, mas em
nenhuma carta vemos orientação para que as pessoas se afastem da Igreja e
desprezem a comunhão com outros irmãos (Hb 10.24,25). Em nenhum momento a
Palavra de Deus nos orienta a que vejamos as limitações da igreja local mas sim
que possamos considerar uns aos outros, e não abandonar a comunhão que existe
na igreja local. [Comentário: “DESIGREJADOS™ é se desvincular dos lugares
apelidados de 'igrejas', é seguir a CRISTO e não depender da igreja
institucional, das instituições religiosas com placa de igrejas ou igrejolas ou
igrejas evangélicas e católica, é sair para fora do sistema religioso, negando
o cristianismo - "Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos
seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas" (http://desigrejado.blogspot.com.br/).
Cada vez cresce mais o número de crentes sem igrejas, são simpatizantes de
Jesus, o Cristo, mas não suportam a ideia de participar de uma igreja. Como
tenho muitos amigos desigrejados conheço vários argumentos e até mesmo me
identifico com alguns deles. Todos eles perceberam em algum momento de suas
vidas a singularidade da mensagem de Jesus, ou lendo a bíblia, ou através de
uma experiência marcante na juventude. Todos são unânimes em declarar que Jesus
é único caminho e que sua proposta de vida é incomparável com qualquer outra
proposta entre outras religiões. Mas também todos sentem tremenda dificuldade
de se envolver em uma igreja local, uns por terem vivenciado a terrível
experiência de serem julgados ou descriminados por alguns religiosos na igreja;
outros por se indignarem ao verem tantos líderes, principalmente na TV, com
esse discurso da prosperidade, com uma santidade que não passa de marketing
para enganar o povo; e ainda tem alguns que simplesmente não sentem a
necessidade de ir na igreja toda a semana, sentem que é apenas uma rotina
religiosa que faz pouca diferença no dia a dia, alegam que conseguem se
“recarregar” sozinhos em casa lendo a bíblia e conversando com alguns amigos. Eu
entendo os desigrejados, até porque todos esses sentimentos rondam a minha
alma, e já cheguei a pensar seriamente em deixar de ir na igreja por esses três
motivos. Mas acredito que viver desigrejado não seja bom para ninguém. Poderia
usar o simples argumento de que não é projeto de Deus para ninguém viver a vida
sozinho, nem o próprio cristo fez isso, nem nenhum dos seus primeiros
discípulos. Mas não é apenas uma ideia bíblica, na pratica vejo que a fuga dos
religiosos julgadores não gera uma vida sem julgamentos, pois fora da igreja
temos muitas cobranças e muitos dedos apontados. Com um agravante, com menos
pessoas ao lado para compartilhar as fraquezas e decepções. Sem contar com a
nossa consciência que é a acusadora principal por não cumprirmos o que é certo.
Caímos também no terrível erro de generalizar todos os líderes religiosos como
oportunistas e falsos, esquecendo que o líder (pastor) que é correto e vive a
proposta do evangelho não fica fazendo auto marketing do tanto que é santo,
pois aprendeu direto com Jesus que quando se faz uma boa coisa, que seja em
secreto. Esse tipo de líder, seguidor de Jesus, está em toda parte, menos na
mídia, por isso você só o encontra indo passar um tempo ao seu lado, nas
igrejas onde eles estão servindo. Os desigrejados acabam cometendo o erro que
sempre condenaram nos outros, o de julgar e colocar injustamente todos no mesmo
“saco”, e pior, vivem com essa culpa sozinhos. E aos que além disso tudo vivem
bem sem a rotina de participar toda semana de uma igreja local, acabam sendo
enganados por eles mesmos, por não perceberem que não conseguem ter sozinhos a
disciplina de procurar o Jesus que eles admiram, e vão se afastando lentamente
de uma comunhão saudável e proveitosa com Deus. Amam a proposta de Cristo, mas
não suportam o seu corpo. Enxergam a incapacidade da igreja em ser boa, mas não
enxergam a sua própria incapacidade de fazer o bem. Condenam a igreja por uma
parte que é intolerante, mas não se condenam por não perceberem a intolerância
do seus próprios corações. Viver em comunidade não é uma proposta apenas para
nos sentirmos melhor, mas para enxergarmos no outro que não somos quem
gostaríamos de ser. Nessa experiência semanal de frustração o Espírito de
Cristo nos transforma em pessoas melhores, mais parecidas com Ele. Entendo os
motivos dos desigrejados, mas não acredito que seja a melhor opção. Deus os
abençoe. http://ultimato.com.br/sites/marcosbotelho/2013/07/01/um-recado-aos-desigrejados/].
3. Por que temos
tantas denominações? A igreja evangélica possui diversos grupos, que se vinculam por meio de
finalidades específicas, como forma de culto, forma de gestão eclesiástica,
teologia ou costumes. Há grupos em alguns países que se juntam em comunidades
fechadas, como a igreja perseguida nos países orientais. Cada denominação tem
seus próprios costumes, e essa diversidade de denominações não indica que
existe divisão de igrejas, e sim variedade. Há igrejas étnicas, composta de
pessoas de nacionalidades bem específicas, e que se reúnem em outro país, o que
agrega o convívio social do grupo. Essa gama de denominações não representa uma
divisão ou discordância, e sim uma forma de Deus manifestar sua graça de
diversas formas a diversos grupos diferentes. [Comentário: "Por que existem
tantas denominações Cristãs?" Para responder a essa pergunta, precisamos
estabelecer a diferença entre 1) denominações dentro do corpo de Cristo e 2)
seitas e falsas religiões não-Cristãs. Presbiterianos e Luteranos são
denominações Cristãs; Mórmons e Testemunhas de Jeová são seitas (grupos que
clamam ser Cristãos mas negam um ou mais princípios básicos da fé Cristã); o
Islã e Xintoísmo são religiões completamente separadas. O aumento de
denominações dentro da fé Cristã pode ser ligado à Reforma Protestante, o
movimento para “reformar” a Igreja Católica Romana durante o século 16. Desse
movimento quatro divisões ou tradições principais surgiram: Luterana,
Reformada, Anabatista e Anglicana. Dessas quatro, outras denominações surgiram
com o passar dos séculos. A denominação Luterana foi assim chamada por causa de
Martinho Lutero e foi baseada em seus ensinamentos. Os Metodistas foram assim
chamados porque o seu fundador, John Wesley, era famoso por sugerir “métodos”
para o crescimento espiritual. Presbiterianos são assim chamados por causa da
sua concepção de liderança na igreja – a palavra grega para ancião é
presbyteros. Batistas são assim chamados por sempre terem enfatizado a
importância do batismo. Cada denominação tem uma pequena diferença em sua doutrina
ou ênfase, tais como: o método de batismo, a disponibilidade da Santa Ceia a
todos ou apenas àqueles cujos testemunhos podem ser verificados pelos líderes
da igreja; a soberania de Deus versus livre arbítrio em relação à salvação; o
futuro de Israel e da igreja; o papel das obras para salvação; arrebatamento
antes ou depois da tribulação; a existência dos dons de “sinais” na era
moderna, etc, etc. O ponto principal dessas divisões nunca é Cristo como Senhor
e Salvador, mas sim diferenças honestas de pessoas devotas, apesar de não
perfeitas, que querem honrar a Deus e manter pureza doutrinária de acordo com
sua consciência e seu entendimento da Bíblia. Denominações hoje em dia são
muitas e variadas. As denominações principais mencionadas acima têm tido várias
subdivisões, tais como Assembleias de Deus, Aliança Cristã e Missionária,
Nazarenos, Evangélica Livre, igrejas Bíblicas independentes, entre outras.
Algumas denominações enfatizam pequenas diferenças doutrinárias, mas geralmente
é o caso que elas apenas oferecem estilos diferentes de louvor para acomodar os
gostos e preferências diferentes dos Cristãos. Mas não se engane: nós, como
Cristãos, precisamos concordar com os pontos básicos da fé; mas além disso, tem
grande espaço para variação em como um Cristão deve louvar quando em um
ambiente coletivo. Esse espaço é o que causa tantos “sabores” diferentes de
Cristianismo. A Igreja Presbiteriana de Mbale, Uganda, tem um estilo diferente
de louvor da Igreja Presbiteriana de Denver, mas o ensino doutrinário é o
mesmo. Diversidade é uma coisa boa, mas desunião não. Se duas igrejas discordam
de acordo com sua doutrina, é importante ter debate e diálogo sobre a Palavra
de Deus. Esse tipo de “ferro com o ferro se afia” (Provérbios 27:17) é
proveitoso a todos. Se, no entanto, elas discordam quanto ao estilo ou forma, é
melhor que permaneçam separados. Entretanto, essa separação não suspende a
responsabilidade que os Cristãos têm de amar uns aos outros (1 João 4:11-12) e,
no final das contas, de ser unidos em Cristo (João 17:21-22). Quando procurando
por uma igreja, o Cristão deve começar com a Declaração de Fé daquela igreja.
Em que a igreja acredita e o que ela pratica devem concordar com as doutrinas
de fé como descritas na Bíblia. O que devemos procurar é um corpo de crentes
onde o Evangelho de Cristo é pregado, a autoridade da Bíblia é a verdade que
governa, a suficiência das Escrituras é afirmada, onde podemos crescer em nosso
relacionamento com o Senhor, onde podemos ministrar ao corpo com os nossos dons
espirituais, proclamando o Evangelho e glorificando a Deus. A igreja é
importante e todos os crentes devem pertencer a um corpo que segue os critérios
acima. Precisamos de relacionamentos que só podem ser achados no corpo de
Cristo, precisamos do apoio que apenas uma igreja pode oferecer, e precisamos
servir a Deus coletivamente e individualmente também. Leia mais:
http://www.gotquestions.org/Portugues/denominacoes-Cristas.html#ixzz3RxT12PDU]. “
PENSE!
Há diversos grupos
de pessoas, e Deus pode ser conhecido por cada grupo por meio de uma igreja que
atue biblicamente.
PONTO IMPORTANTE
A Igreja somos nós.
Como seres humanos, temos falhas, erros e limitações, mas Deus é perfeito,
poderoso e jamais nos decepciona
Cada denominação tem seus próprios costumes, e essa diversidade de
denominações não indica que existe divisão de igrejas, e sim variedade
CONCLUSÃO
A igreja de Cristo foi comprada pelo sangue de Jesus, e não pertence a
homem algum. Nela estão os salvos em Cristo, as pessoas que se arrependeram de
seus pecados e foram feitas novas criaturas e são orientadas pelo Espírito
Santo. Como instituição, a Igreja tem como propósitos manifestar o poder de
Deus e pregar o evangelho, [Comentário: Uma
olhada rápida no que a maior parte das pessoas pensam que a palavra “igreja”
significa mostra que a grande maioria usa esta palavra ou para denotar uma
construção onde várias cerimônias religiosas ocorrem ou como um componente no
título de várias denominações. Contudo, estes usos da palavra igreja não
correspondem ao que a Palavra de Deus define como igreja: “Ora, VÓS sois o
corpo de Cristo, e seus membros em particular" (1Co 12.27). Também
Colossenses 1.18 nos diz “E ele [Jesus Cristo] é a cabeça do corpo, da
igreja..." Além disso Efésios 1.22-23 diz: “E [Deus] colocou todas as
coisas a seus [de Cristo] pés, e sobre todas as coisas constituiu como cabeça
da igreja que é o seu [de Cristo] corpo…”NÓS, todos os crentes juntos, compomos
o corpo de Cristo. A Palavra de Deus não diz que neste lugar há um corpo e em
qual lugar há outro. Nem diz que esta denominação é um corpo, e a próxima seja
outro. O que diz é que "vós sois o corpo de Cristo”, a igreja. A este
“vós” eu pertenço, você pertence e geralmente todo crente renascido pertence.
Tanto quanto a Palavra de Deus afete, não há distinção alguma, por causa de
denominação, cor, status social, lugar onde se vive, ou por causa de qualquer
outra razão. Somos igreja, somos membros do Corpo de Cristo!]. “NaquEle que me
garante: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é
dom de Deus" (Ef 2.8)”,
Francisco Barbosa
Campina Grande-PB
Fevereiro de 2015
HORA DA REVISÃO
1.0 que é a Igreja?
A Igreja é uma comunidade de pessoas que, pela fé,
aceitaram a Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor.
2. Como a Igreja se
originou?
A Igreja de Cristo se originou após Jesus ser
assunto aos céus, no dia de Pente- costes, quando os discípulos do Senhor se
reuniram para orar em um cenáculo.
3. Quais são os
propósitos da Igreja?
A Igreja do Senhor tem como objetivo a evangelização,
o ensino e a comunhão.
4. Quem são os
“desigrejados"?
São pessoas que se afastaram da igreja, mas ao
mesmo tempo tentam manter- se cristãos.
5. 0 que você diria um
“desigrejado” a respeito da Igreja de Cristo?
Resposta pessoal.
NOTAS BIBLIOGRÁFICAS
l° trimestre 2015 Revista Lições
Bíblicas Jovens - 1º Trim./2015 - CPAD
Tema: EU CREIO, REVELANDO AO
MUNDO SUAS CONVICÇÕES CRISTÃS
Comentário: Alexandre Claudino Coelho
Autorizo a todos que quiserem fazer uso dos
subsídios colocados neste Blog. Solicito, tão somente, que indiquem a fonte e
não modifiquem o seu conteúdo. Agradeceria, igualmente, a gentileza de um
e-mail indicando qual o texto.