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Classe Virtual:

22 de dezembro de 2025

ADULTOS│Lição 13: Preparando o corpo, a alma e o espírito para a Eternidade │4º Trim 2025

 

TEXTO ÁUREO

Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.” (Fp 3.20).

ENTENDA O TEXTO ÁUREO:

👉 Em Filipenses 3.20, Paulo afirma que os cristãos possuem uma cidadania celestial real e presente, da qual procede a esperança ativa pela vinda de Jesus Cristo. O apóstolo contrasta os inimigos da cruz (vv.18–19), que vivem orientados pela terra, com os crentes, que vivem sob a jurisdição do Reino dos Céus. Essa identidade celestial redefine nossa lealdade, esperança e maneira de viver no presente, enquanto aguardamos o Salvador, o Senhor, Jesus Cristo, que retornará para completar a redenção. Nosso μν (hēmōn) Pertencimento do povo de Deus; identidade distinta dos “inimigos da cruz”. Pois γρ (gar) Introduz a explicação: a razão do estilo de vida cristão é sua cidadania celestial. Cidadania τ πολίτευμα (políteuma) Status de pertencimento a um reino; indica que nossa pátria, governo e identidade não são terrenos, mas celestiais. Nos céus ν ορανος (en ouranois) Esfera onde Cristo reina; a jurisdição espiritual à qual já pertencemos. Está / existe πάρχει (hyparchei) Realidade atual e permanente; nossa cidadania já é verdadeira agora, não apenas futura. De onde ξ ο (ex hou) Indica origem; é dos céus que procede nossa esperança e de onde Cristo voltará. Também κα (kai) Acrescenta a consequência: não apenas pertencemos ao céu, mas aguardamos algo de lá. Salvador σωτρα (sōtēra) Cristo como Libertador e Resgatador final; título que contrasta com o culto político ao imperador. Esperamos πεκδεχόμεθα (apekdechometha) Expectativa intensa e contínua; esperança ativa e ardente pelo retorno de Cristo. Senhor κύριον (kyrion) Autoridade suprema e soberana; Cristo é o verdadeiro Rei da nossa pátria celestial. Jesus ησον (Iēsoun) O nome histórico do Messias encarnado; enfatiza Sua obra redentora. Cristo Χριστόν (Christon) O Ungido, o Messias prometido; o Rei que voltará para consumar o Reino. 

 

VERDADE PRÁTICA

Na vinda de Jesus nosso corpo abatido será transformado em um corpo glorioso, e, como um ser integral, habitaremos para sempre com Ele no Céu.

ENTENDA AVERDADE PRÁTICA:

👉 Quando o Senhor Jesus voltar, Ele transformará o nosso corpo de humilhação, tornando-o conforme o Seu corpo glorificado; e então, renovados integralmente: espírito, alma e corpo, habitaremos para sempre com Ele, participando da realidade plena do Reino que já nos pertence nos céus (…e juntamente com Cristo nos ressuscitou, e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus - Efésios 2.5–6.).

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

Tito 2.11-14; 1 Pedro 1.13-16

 

Tito 2

11. Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,

👉 A graça é manifestação da iniciativa divina, revelada na pessoa de Cristo. “A todos” não significa salvação universal automática, mas oferta universal, disponível a quem crê. A graça é visível, entrou na história com Cristo. É uma graça que salva e transforma, não apenas concede perdão. Salvação não é mérito, mas obra gratuita. A graça “apareceu” como uma luz que irrompe nas trevas. “Manifestou-se” sugere uma aparição gloriosa, Cristo é a revelação da graça. “A todos” significa todas as categorias de pessoas, como no contexto anterior (idosos, jovens, servos). A graça entra no mundo como evento histórico e produz um povo santo. A graça salvadora é ativa, não meramente doutrinária. Ela opera libertação real.

12. ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente,

👉 A graça educa, disciplina, corrige. Mostra o que abandonar e o que praticar. “Ensinando” é um processo contínuo. A graça é mestre e formadora de caráter. A graça não apenas redime, treina para a santidade, rejeitando “impiedade” e “paixões mundanas”. Vida cristã exige negação, sobriedade, equilíbrio. A graça opera no presente, moldando uma vida sóbria (consigo), justa (com o próximo) e piedosa (com Deus). Termo grego paideuō: disciplina pedagógica. A graça ensina como um tutor.

13. aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo,

👉 Forte ênfase na segunda vinda como motivação ética. A esperança cristã é bendita porque está enraizada na fidelidade de Deus. Chama de “bendita esperança” por ser a consumação final da salvação. A expressão identifica Jesus Cristo como Deus (“nosso grande Deus e Salvador”). A espera da volta de Cristo molda nossas prioridades. A manifestação final da glória é tanto do Pai como do Filho, pois Cristo é verdadeiro Deus. Destaca o caráter glorioso e transformador da Parousia.

14. o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.

👉 Ênfase no sacrifício substitutivo e na purificação de um povo zeloso. “Redimir” significa libertar da escravidão do pecado. Objetivo: formar um povo exclusivo, pertencente a Deus. Cristo morreu para libertar e purificar, não apenas perdoar. “Zeloso de boas obras” mostra evidência da salvação. A morte de Cristo produz um povo que pratica justiça no cotidiano. Redenção inclui preço pago e transformação moral. Linguagem que remete ao Êxodo, formando um novo povo santo.

 

1 Pedro 1

13. Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo,

👉 A expressão significa preparação mental para o combate espiritual. “Cingir” é metáfora para disciplina mental. A esperança é ativa, não passiva. “Preparar a mente” = remover distrações. Sobriedade é autocontrole espiritual. Viva com foco no futuro, não nas pressões do presente. A mente deve ser disciplinada como soldado pronto para marchar. “Completamente esperai” é confiar totalmente na graça futura.

14. como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;

👉 Vida de obediência evidencia nova identidade. A obediência caracteriza a família de Deus. “Não vos amoldeis”, não deixe que seu padrão de vida seja moldado pela ignorância anterior. A nova vida exige ruptura com o passado. A obediência é fruto da regeneração. “Antigas concupiscências” remetem à vida pagã.

15. mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver,

👉 Santidade é obra do Espírito, mas envolve esforço humano. Deus é santo, portanto Seu povo deve refletir Seu caráter.Santidade envolve separação do pecado e conformidade com Cristo. O padrão não é cultural, é o próprio Deus. Santidade não é opcional; é a vocação do cristão. “Em todo o vosso procedimento” santidade integral.

16. porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.

👉 Citação direta de Levítico: chamado à separação e pureza. Mostra a continuidade entre Antigo e Novo Testamento: Deus sempre quis um povo santo. A santidade de Deus é absoluta; o cristão é chamado a refletir essa realidade. O caráter de Deus define o estilo de vida do Seu povo. Santidade como resposta ao Deus santo. A ordem é imperativa, não sugestiva.

 

INTRODUÇÃO

 

Ao longo deste trimestre fizemos uma jornada de estudos acerca do homem, a obra prima da Criação. Buscamos conhecer a vontade Deus para o nosso ser como um todo: espírito, alma e corpo, pois, como enfatiza nossa Declaração de Fé, o homem é uma unidade na pluralidade e uma pluralidade na unidade. Nesta lição concluiremos enfatizando o propósito da santificação na perspectiva da Doutrina Bíblica das Últimas Coisas.

👉 Ao chegarmos ao final deste trimestre, concluímos uma jornada que nos levou ao coração da revelação bíblica sobre quem somos diante de Deus: seres criados de modo admirável, formados por espírito, alma e corpo, chamados para viver em comunhão eterna com nosso Criador. Não estudamos apenas antropologia bíblica; examinamos o propósito divino para nossa existência, a dignidade do ser humano como imagem de Deus e, sobretudo, o chamado para sermos um povo separado, moldado pela graça e cheio do Espírito. Agora, nesta última lição, avançamos para o clímax dessa caminhada: a preparação integral do crente para a Eternidade. A Escritura revela que a santificação é o eixo que atravessa toda a vida cristã. Ela nasce da graça que nos salvou, se desenvolve pelo poder do Espírito Santo e culmina na glorificação futura. Enquanto muitos reduzem a vida espiritual a conquistas terrenas, a Palavra aponta para um horizonte maior: a bendita esperança da vinda de Cristo (Tt 2.13). Por isso, a santificação não é um acessório espiritual, mas o caminho pelo qual Deus nos ajusta para o encontro final com o Senhor da glória. Cada aspecto de nosso ser, pensamentos, afetos, desejos e ações, deve ser alinhado ao Reino que já nos aguarda. Contudo, essa preparação não ocorre num vácuo. Vivemos dias de confusão doutrinária, deturpações teológicas, discursos vazios e espiritualidades sem cruz. A santidade bíblica está sendo substituída por um cristianismo superficial, secularizado e diluído. Por isso, mais do que nunca, precisamos fincar os pés nos fundamentos das Escrituras e rejeitar ventos de doutrina que enfraquecem o temor do Senhor. A esperança escatológica não é uma fuga do mundo; é a força que sustenta a fidelidade do crente num tempo de relativismo, engano e distrações espirituais. Nesta lição, examinaremos como a Bíblia conecta santificação e escatologia, como Paulo, Pedro e toda a revelação neotestamentária nos convocam a viver com os olhos no Céu, o coração na Palavra e os pés no caminho da obediência. Veremos os perigos das teologias modernas que desviam o foco do retorno de Cristo e apagamos a chama da santidade. E também aprenderemos que o Deus que exige santificação é o mesmo que preserva, sustenta e completa a obra em cada área de nossa vida (1Ts 5.23,24). Prepare-se: esta lição não é apenas informativa, ela é transformadora. Ela nos chama a olhar para além dos limites da vida presente, a discernir a batalha espiritual de nosso tempo e a renovar nosso compromisso com a santidade que glorifica a Deus e nos prepara para ouvir o brado final: “Eis o Noivo!”. Que o Espírito Santo abra nossos olhos, reacenda nossa esperança e fortaleça nossa santificação integral, pois a Eternidade se aproxima e Jesus está às portas. Leiamos, portanto, com reverência, expectativa e fome pela verdade que molda vidas.

 

Palavra-Chave:

 

SANTIFICAÇÃO

👉 A santificação não é um esforço autônomo, nem uma performance moral para impressionar Deus. Ela é, antes de tudo, a obra contínua do Espírito Santo, aplicando ao nosso coração a vida, a pureza e o caráter de Cristo. A mesma graça que nos salvou é a graça que nos transforma. A Escritura declara: “Sede santos, porque Eu sou santo.” (1 Pe 1.16) Esse chamado seria impossível se o próprio Deus não nos capacitasse. É por isso que Paulo afirma: “É Deus quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.” (Fp 2.13) A santificação é esse mistério glorioso: Deus opera em nós,  e nós respondemos a Ele. O Espírito Santo trabalha no íntimo, iluminando a mente, quebrando ídolos, mortificando pecados e produzindo fruto que jamais conseguiríamos gerar por nossas próprias forças. E ao mesmo tempo, somos chamados a lutar, vigiar, renunciar, obedecer, disciplinar a mente e submeter o coração. Essa obra é sobrenatural e processual: sobrenatural, porque é o Espírito quem santifica; continua hoje, porque Ele continua agindo hoje com poder, convencendo, fortalecendo, impulsionando e transformando; progressiva, porque avançamos “de glória em glória” (2 Co 3.18), enquanto contemplamos Cristo. A santificação não é uma prisão. É libertação. É o processo pelo qual Deus arranca de nós o que não é dEle e faz nascer o que só Ele pode produzir. No fim, ser santo é isto: Cristo tomando forma dentro de nós. (GI 4.19)

 

I. PRESERVANDO A ESPERANÇA ESCATOLÓGICA

 

1. O alvo celestial. Um dos fatores essenciais para a preservação de uma vida de santificação integral é a esperança escatológica, o anseio pela Eternidade com Deus. Diversos textos bíblicos relacionam a santidade com a vinda de Cristo, de modo a conscientizar os crentes da necessidade de um viver santo (Hb 12.14; 2Pe 3.11-14). Sabendo disso, Satanás sempre repete a estratégia adotada desde o Éden: busca confundir a mente do ser humano e desviá-lo da perspectiva estabelecida pelo Criador (Gn 3.4,5). O conceito mais comum de pecado é “errar o alvo”. A nova vida em Cristo é uma correção de alvo. Visa tirar-nos da limitada e miserável perspectiva meramente terrena e finita, e nos sintonizar com um propósito celestial e eterno (Cl 1.3-5).

👉 A vida cristã só encontra direção quando seus olhos se voltam para o alto. A esperança da vinda de Cristo não é um detalhe periférico da fé, mas uma força que molda o caráter e sustenta a santificação diária. A Escritura mostra que a santidade floresce quando o coração permanece firme na promessa do retorno do Senhor. Por isso, a esperança escatológica não é uma fuga do presente, mas o fundamento que realinha nossa vida com o propósito eterno de Deus. O autor de Hebreus afirma que sem santidade ninguém verá o Senhor, e Pedro exorta a viver de modo santo enquanto aguardamos novos céus e nova terra. Esses textos revelam que o futuro prometido deve influenciar o presente de maneira concreta. A santificação não é movida apenas por esforço moral, mas pela visão da glória futura que Deus nos preparou. Quando a eternidade ocupa nosso horizonte, as pressões deste mundo perdem força e a alma encontra estabilidade. As Escrituras mostram que Satanás sempre tenta romper essa perspectiva. Desde o Éden, sua estratégia tem sido desviar a mente humana da palavra de Deus, oferecendo caminhos mais fáceis, imediatos e sedutores. Quando ele distorceu a verdade diante de Eva, ele atacou principalmente a maneira como ela interpretava Deus e o futuro. Ele continua fazendo o mesmo, afastando o cristão da visão celestial e empurrando-o para uma vida regida apenas pelo que se vê. A Bíblia descreve o pecado como errar o alvo, hamartía no grego. Não se trata apenas de transgredir uma lei, mas de viver desorientado, mirando objetivos que não refletem a vontade de Deus. Segundo Silas Queiroz, a queda gerou uma fragmentação profunda na consciência humana, afastando-a da vocação espiritual para a qual foi criada. O ser humano passou a construir sua identidade a partir do pó e não da eternidade. A nova vida em Cristo é justamente o realinhamento desse alvo. Paulo ensina que nossas afeições e pensamentos devem estar nas coisas que são do alto, onde Cristo vive. Essa orientação redefine prioridades e cura o coração da miopia espiritual que nos faz viver como se o mundo presente fosse definitivo. A regeneração nos devolve a capacidade de enxergar o que os olhos naturais não percebem, como afirma Gordon Fee ao tratar da obra iluminadora do Espírito. A esperança escatológica também fortalece a santificação porque nos lembra que já participamos, de forma antecipada, da realidade futura. Anthony Palma comenta que o Espírito Santo é as primícias da herança final, despertando em nós um desejo crescente pela presença de Deus. Cada ato de obediência é, portanto, um eco da vida que teremos plenamente no Reino consumado. Assim, a santificação integral é preservada quando o cristão vive com o coração firmado na eternidade. Quem contempla o alvo celestial não se entrega facilmente ao pecado, não se curva ao imediatismo e não perde de vista a vocação espiritual que recebeu. A eternidade com Deus é o norte que nos guia, a chama que purifica nossos desejos e a verdade que reorganiza toda a vida. Quando o alvo é Cristo e seu Reino, a jornada se torna clara, firme e cheia de esperança.

 

ARRINGTON, French L. Doutrina do Espírito Santo. CPAD.

BEACON. Comentário Bíblico Beacon. CPAD.

BÍBLIA DE ESTUDO APLICAÇÃO PESSOAL. Mundo Cristão.

BÍBLIA DE ESTUDO MACARTHUR. Thomas Nelson.

BÍBLIA DE ESTUDO NVI. Mundo Cristão.

BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL. CPAD.

BÍBLIA PLENITUDE. SBB.

CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo.

FEE, Gordon D. Paulo, o Espírito e o Povo de Deus.

HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática Pentecostal. CPAD.

KEENER, Craig S. Comentário Bíblico do NT. CPAD.

MENSIES, Robert. Pentecostalismo Bíblico.

OLIVEIRA, Marcelo. Alcance um Futuro Feliz e Seguro. CPAD.

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito. CPAD.

 

2. Oposições à visão celestial. Jesus enfrentou terríveis oposições durante seu ministério, a começar pelas tentações do Diabo, que queria mudar o propósito do Messias e confiná-lo aos limites das conquistas terrenas (Mt 4.8-10). Respondendo a Pilatos, o Mestre enfatizou: “O meu Reino não é deste mundo” (Jo 18.36). O apóstolo Paulo travou grandes combates com opositores que insistiam em reduzir o Evangelho a temas e questões temporais. Aos Coríntios ele advertiu acerca dos que não criam na ressurreição dos mortos, um engano que limitaria a eficácia da fé cristã a esta finita vida (1Co 15.12): “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (15.19).

👉 Desde o início do ministério de Jesus, fica claro que o reino que Ele veio revelar não se molda aos limites do que este mundo consegue oferecer. As primeiras tentações no deserto já expõem isso. Satanás tentou redefinir o caminho do Messias, oferecendo-lhe glória imediata, poder político e reconhecimento humano, como se o Filho de Deus pudesse ser reduzido a mais um governante terreno. Quando o Diabo mostrou “todos os reinos do mundo e o seu esplendor” (Mt 4.8), tentava seduzir Jesus a trocar a cruz por coroas passageiras. O verbo grego usado aqui, deiknymi, indica mostrar com intenção de influenciar; Satanás não queria apenas apresentar… queria moldar o desejo. A intenção do inimigo era clara: transformar o Messias em gestor de expectativas humanas. Um Cristo que satisfaz desejos terrenos, mas abandona a missão eterna, seria útil ao reino das trevas. Mas Jesus rejeita essa proposta com autoridade divina. Sua resposta ecoa a verdade que sustentaria todo o Seu ministério: só Deus merece adoração. Só Ele define o caminho. Só Ele estabelece o Reino. Aqui vemos, como aponta Champlin, que cada tentação era uma tentativa de arrancar Cristo do plano eterno para um projeto de poder imediato. Essa mesma compreensão aparece no diálogo com Pilatos. Quando afirma “O meu Reino não é deste mundo” (Jo 18.36), Jesus não diz que seu Reino é irrelevante para o mundo, mas que não tem origem nele. A expressão grega ek tou kosmou toutou indica “não derivado desta ordem presente”. Ele rejeita qualquer tentativa de encaixar o Reino de Deus nos moldes políticos, sociais ou ideológicos do século. Horton lembra que o Reino de Cristo atua dentro da história sem depender dela, age na criação sem ser fruto dela e transforma a cultura sem se submeter às estruturas que ela cria. O apóstolo Paulo enfrentou o mesmo tipo de oposição espiritual e ideológica. Nos seus combates contra mestres que queriam reduzir o Evangelho a discussões deste tempo presente, fica evidente que o inimigo continua tentando amputar o cristianismo de sua dimensão eterna. Em Corinto, alguns negavam a ressurreição dos mortos, e Paulo percebeu imediatamente o perigo: sem a eternidade, o Evangelho vira moralismo religioso. Sem a ressurreição, Cristo seria apenas inspiração, não Redentor. É por isso que Paulo declara, com vigor pastoral: “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (1Co 15.19). O verbo grego eleeinós, traduzido como “miseráveis”, descreve alguém digno de compaixão profunda, alguém enganado no centro da fé. Negar a ressurreição reduz o cristão a um viajante que caminha com uma lanterna apagada: religioso, mas sem destino eterno. MacArthur observa que a fé cristã perde o coração quando perde a esperança da vida futura. As oposições enfrentadas por Jesus e por Paulo têm a mesma origem espiritual: o inimigo tenta arrancar dos filhos de Deus a visão celestial, substituindo-a por expectativas terrenas, urgentes, imediatas. A estratégia é antiga e recorrente. Menzies explica que toda tentativa de transformar o Evangelho em projeto apenas humano, político ou moral torna o cristianismo irreconhecível, porque apaga sua força escatológica. A tentação continua viva em nossos dias. Quando a fé passa a ser vivida apenas para “melhorar a vida agora”, reduzimos o Evangelho ao tamanho de nossas preocupações temporais. Mas o Reino que Cristo inaugurou não cabe em agendas humanas. Ele molda nossos passos no presente, mas nasce da eternidade e aponta para ela. Santificação, missão, perseverança e esperança só fazem sentido quando vistas sob essa luz. Por isso, somos chamados a resistir à mesma sedução que Cristo enfrentou: viver uma fé que não se curva ao imediatismo, não troca a eternidade por aplausos e não transforma o Reino de Deus em benefício terreno. A visão celestial nos lembra quem somos, para onde vamos e por que vale a pena seguir o Cordeiro.

 

CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento Interpretado. SP: Hagnos.

HORTON, S. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. RJ: CPAD.

MACARTHUR, J. Bíblia de Estudo MacArthur. SP: Thomas Nelson Brasil.

MENZIES, R. Empowered for Witness: The Spirit in Luke-Acts. Springfield: Gospel Publishing House.

 

3. Inimigos da cruz de Cristo. Aos Filipenses, Paulo combateu os que pensavam somente nas coisas terrenas: “O fim deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles é para confusão deles mesmos, que só pensam nas coisas terrenas” (Fp 3.19). Eram inimigos da Cruz de Cristo (Fp 3.18). Diante disso, o apóstolo proclamou: “Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas” (Fp 3.20,21). Há ensinos semelhantes aos Colossenses (Cl 2; 3) e aos Tessalonicenses (1Ts 4.13).

👉 Paulo descreve um conflito que permanece atual. Em Filipos, ele confronta um tipo de espiritualidade que trocava a cruz por vantagens imediatas, reduzindo o Evangelho ao tamanho dos desejos humanos. Ele afirma que alguns “só pensam nas coisas terrenas” (Fp 3.19). O verbo phroneō, traduzido como “pensar”, significa orientar a mente, definir as prioridades do coração. Eram pessoas que usavam Deus para alcançar o que queriam, mas não se entregavam a Ele. Por isso Paulo os chama de inimigos da cruz. Não porque negassem Jesus com os lábios, mas porque rejeitavam o caminho da submissão, do arrependimento e da vida moldada pela eternidade. A doutrina da prosperidade, tão difundida hoje, revive essa mesma tentação. Ela apresenta um Cristo útil, mas não soberano. Um Cristo que existe para cumprir expectativas, não para transformar corações. É o mesmo “deus do ventre” mencionado por Paulo, expressão que, segundo o Comentário Histórico-Cultural do NT, descreve pessoas governadas por apetites imediatos. Quando a fé gira apenas em torno de conquistas materiais, a cruz é esvaziada e o discipulado se torna centrado no eu. MacArthur observa que essa mentalidade não apenas desvia da verdade, mas produz um cristianismo sem renúncia, sem dependência e sem esperança eterna. Em contraste, Paulo conduz os filipenses a levantar os olhos. Ele afirma que “a nossa cidadania está nos céus” (Fp 3.20). A palavra politeuma indica não apenas um local de origem, mas a identidade e os valores que moldam a vida diária. Ou seja, não pertencemos a este século, embora vivamos nele. Nossas prioridades, nossa ética e nossa esperança fluem do Reino que não passa. É essa consciência celestial que impede o Evangelho de ser capturado por promessas imediatistas. Como lembra Horton, a fé cristã se fortalece quando encontra seu eixo na eternidade, não quando é moldada pelas demandas do presente. Paulo ainda reforça que esperamos o Salvador que virá transformar “o nosso corpo abatido” e conformá-lo “ao seu corpo glorioso” (Fp 3.21). Essa promessa coloca todo sofrimento, toda renúncia e toda perseverança em perspectiva. A doutrina da prosperidade tenta antecipar no presente aquilo que só será plenamente revelado na volta de Cristo. Já a fé bíblica sabe esperar. Ela vive neste mundo, mas não se deixa definir por ele. Fee aponta que, quando a igreja perde de vista a esperança escatológica, ela facilmente transforma bênçãos espirituais em produtos de consumo religioso. Por isso Paulo chama a igreja a discernir o coração do verdadeiro Evangelho. O discípulo de Cristo não vive para acumular vantagens, mas para avançar rumo ao dia em que o Senhor restaurará todas as coisas. Esse foco eterno nos cura da ansiedade de ter, nos liberta da sedução do imediatismo e nos sustenta nas provações. A cruz não promete conforto, mas vida. Não promete riquezas, mas transformação. E essa verdade, quando acolhida no coração, produz um cristianismo que permanece firme quando tudo ao redor treme.

 

FEE, Gordon D. Paul’s Letter to the Philippians. NICNT.

HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. CPAD.

MACARTHUR, John. Bíblia de Estudo MacArthur. Thomas Nelson Brasil.

KEENER, Craig. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. CPAD.

 

SINOPSE I

A esperança na eternidade com Cristo fortalece a santificação e mantém o crente focado no propósito celestial.

 

AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO

 

SANTIFICAÇÃO NO NOVO TESTAMENTO

“No Novo Testamento, a santificação não é retratada como um processo lento de abandono ou desistência do pecado, pouco a pouco, mas é apresentada como um ato definido e decisivo pelo qual o crente — pela graça de Deus — é libertado do controle de Satanás e rompe claramente com o pecado (isto é, tudo o que ofende, se opõe e desafia a Deus e não corresponde aos seus padrões) para viver por Deus e para Deus (Rm 6.18; 2Co 5.17; Ef 2.4-6; Cl 3.1-3). Ao mesmo tempo, no entanto, a santificação é descrita como um processo de uma vida inteira, pelo qual um seguidor de Cristo continua a mortificar as tendências pecaminosas do corpo (Rm 8.1-17; veja Rm 8.13, nota), é transformado progressivamente para que seja mais semelhante a Jesus (2Co 3.18), cresça em graça (2Pe 3.18), exercite maior amor por Deus e pelos outros (Mt 22.37-39; 1Jo 4.7,8,11,20,21; veja Mc 12.30, nota) e satisfaça os propósitos de Deus para a sua vida.” (Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.2350).

 

II. PERIGOS DE TEOLOGIAS MODERNAS

 

1. Um cristianismo secularizado. Vivemos o perigo de um cristianismo secular, reduzido a pautas e militâncias ideológicas, sociais, políticas e econômicas, enfrentadas por expedientes meramente humanos (Lc 17.26-30; 18.1-8; 2Co 10.4,5). Assiste-se à difusão de uma “teologia pública” que não confronta o pecado. Que confunde e empobrece o sentido de relevância da fé, enfraquecendo a missão da Igreja. Sob o pretexto de levá-la para a arena pública, atua para tirá-la da arena espiritual. Enquanto mais secularismo, menos poder. Jesus espera que conservemos entre nós os verdadeiros sinais que devem seguir os que crerem: expulsão de demônios, novas línguas, maravilhas e curas divinas (Mc 16.17,18). E tudo isso na perspectiva e expectativa da Eternidade.

👉 A igreja enfrenta hoje um desafio silencioso, porém devastador. Não é apenas a oposição externa, mas a diluição interna da fé. Paulo afirma que “a nossa luta não é contra seres humanos” (Ef 6.12). O verbo palē, traduzido como luta, descreve um combate corpo a corpo, intenso, espiritual e constante. Quando perdemos essa perspectiva, facilmente trocamos a batalha invisível por guerras terrenas, e o Evangelho deixa de moldar nosso coração para ser usado como ferramenta de militância. Esse é o perigo do cristianismo secularizado, que mantém a forma religiosa, mas perde a força que nasce da dependência do Espírito. Jesus alertou que os dias que antecederiam a sua volta seriam parecidos com os de Noé e Ló, dias marcados não apenas pelo pecado, mas pela indiferença espiritual (Lc 17.26-30). Um tempo em que as pessoas estariam ocupadas demais com o imediato para perceber o eterno. A secularização do cristianismo segue o mesmo caminho: ela tira dos olhos da igreja a urgência espiritual e substitui pela ansiedade de conquistar espaço cultural. Como observa Horton, quando a igreja se torna refém das demandas sociais, ela perde seu caráter profético e se torna apenas mais uma voz entre muitas. A chamada “teologia pública”, muitas vezes, nasce desse desejo de relevância. Ela busca ocupar os palcos da sociedade, mas evita confrontar o pecado, a idolatria e a necessidade de arrependimento. Keener lembra que quando a igreja deixa de falar da verdadeira conversão, ela automaticamente reforça os valores da cultura que deveria transformar. O problema não é a presença cristã na sociedade. O problema é quando essa presença deixa de anunciar o Evangelho para se ajustar às expectativas da cultura. Política, economia e justiça social têm sua importância, mas não podem substituir a missão espiritual da igreja. Paulo nos lembra que “as armas com as quais lutamos não são humanas” (2Co 10.4). O termo hopla, armas, no grego, aponta para instrumentos espirituais concedidos por Deus. Orar, jejuar, pregar a Palavra e depender do Espírito sempre foram os meios pelos quais o Reino avança. Quando trocamos essas armas pelos métodos do mundo, podemos até ganhar debates, mas perdemos batalhas espirituais. A igreja não transforma pelo poder, mas pelo testemunho. Não pelo domínio político, mas pela ação regeneradora do Espírito. O secularismo tenta redefinir o que significa ser “relevante”. Ele diz que para influenciar, precisamos ser aceitos; para falar, precisamos nos adaptar; para crescer, precisamos dialogar com a cultura em seus próprios termos. Mas o Evangelho segue outra lógica. Hughes afirma que a verdadeira relevância da igreja nasce da sua santidade, sua vida de oração e sua fidelidade às Escrituras. Relevância sem santidade é apenas ativismo. Influência sem verdade é apenas retórica. E engajamento sem arrependimento é apenas discurso. A igreja perde poder quando tenta conquistar o mundo por meios humanos. Jesus afirmou que precisamos “orar sempre e nunca desanimar” (Lc 18.1). Esse é o ritmo da fé que não se dobra diante da pressão cultural. Arrington lembra que a oração não é fuga, mas resistência. Ela nos posiciona diante de Deus e contra as trevas. Uma igreja que ora profundamente discerne melhor, prega com autoridade e vive com coragem. Uma igreja que ora pouco torna-se facilmente seduzida por qualquer agenda que prometa impacto rápido. Por isso Jesus ordenou que conservássemos entre nós os sinais que acompanham os que creem (Mc 16.17-18). Elas não são demonstrações de poder humano, mas evidências de que o Reino está agindo. Libertação, curas, manifestações espirituais e transformação de vida são marcas de uma igreja que vive no Espírito. Menzies observa que quando os dons espirituais diminuem, entram em seu lugar estratégias humanas. E toda vez que a igreja troca o sobrenatural por métodos sociológicos, ela perde a capacidade de confrontar o coração humano. A verdadeira influência da igreja não está em sua força social, mas em sua fidelidade espiritual. Somos chamados a testemunhar Cristo, resistir ao pecado, viver em santidade e pregar a mensagem que transforma. A sociedade muda quando pessoas mudam, e pessoas mudam quando o Evangelho é anunciado com poder. Nosso chamado não é conquistar posições, mas proclamar o Reino. Não é dominar o espaço público, mas manifestar o caráter de Cristo. E fazemos isso olhando para a eternidade, sabendo que é o Espírito quem convence, liberta, cura e santifica.

 

ARRINGTON, French L. O Espírito Santo na Teologia de Paulo. CPAD.

FEE, Gordon D. God’s Empowering Presence. Hendrickson.

HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. CPAD.

KEENER, Craig S. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. CPAD.

HUGHES, R. Kent. Disciplines of a Godly Man. Crossway.

MENZIES, Robert. Empowered for Witness. T&T Clark.

 

2. Falsos discursos. O cristianismo moderno corre um sério risco de ser marcado, em parte, mais por discurso que prática (Tg 1.22). Isso ganha uma amplitude ainda maior em tempos de comunicação tão volátil. Oriundas de canais mais voltados à cultura e intelectualidade, são muitas as vozes “cristãs” que criticam toda e qualquer tradição, ignorando seus fundamentos. Como pentecostais clássicos, devemos nos precaver de teologias modernas alheias à realidade do crente em seu cotidiano; em seu bairro ou comunidade rural, e permanecer crendo, praticando e pregando um Evangelho simples, porém, integral e poderoso: Jesus salva, cura, batiza com o Espírito Santo e em breve voltará. Quando se perde o senso da iminente volta de Jesus, compromete-se o valor da santificação (1Jo 3.3).

👉 A fé cristã sempre carregou uma tensão sagrada entre o que dizemos e o que vivemos. E, neste tempo de palavras rápidas e opiniões fáceis, essa tensão se intensifica. Tiago nos adverte que ouvir sem praticar é enganar a si mesmo. E, se somos honestos, percebemos como a cultura atual empurra a igreja para um cristianismo mais falado do que encarnado. É fácil comentar, analisar, reagir. Difícil é viver de maneira coerente com aquilo que afirmamos crer. Vivemos num cenário em que muitas vozes “cristãs” se levantam nas redes e na academia. Algumas são críticas, intensas, debochadas. Outras desconsideram a sabedoria histórica da igreja, ignoram fundamentos essenciais e tratam a fé como produto cultural. Como lembra o Comentário Histórico-Cultural, este é um dos sinais da fragmentação espiritual de nossos tempos. Por isso, como igreja local, precisamos de discernimento para não confundir tendências filosóficas com evangelho, nem permitir que discursos bonitos substituam uma vida santificada. Como pentecostais clássicos, aprendemos com os nossos pais na fé que o evangelho não é uma ideia para ser debatida, mas uma verdade para ser vivida. A Bíblia de Estudo Pentecostal reforça que a fé bíblica se manifesta no cotidiano simples: no lar, na vila, no campo, no trabalho. É nesse chão concreto da vida que testemunhamos Cristo. Por isso, não nos envergonhamos do evangelho integral que recebemos: Jesus salva, cura, batiza com o Espírito Santo e voltará em glória. Não é um slogan. É a realidade prática do Reino que já rompeu na história. D. L. Moody dizia que, para muitos, a única Bíblia que será lida é a nossa própria vida. Essa afirmação nos confronta. Antes de abrir a boca, a vida já pregou. E quando a vida contradiz aquilo que anunciamos, a mensagem perde peso. Champlin observa que o mundo é profundamente sensível à incoerência moral do crente. Não basta argumentar bem. É preciso viver de maneira íntegra, humilde e cheia do Espírito. A Escritura também revela que a perda da esperança na volta de Cristo corrói a santificação. João é direto ao afirmar que quem tem essa esperança se purifica a si mesmo. A palavra grega para purificar, hagnízō, carrega o sentido de um processo contínuo, como quem limpa o coração para recebê-lo a qualquer momento. Quando essa expectativa diminui, o crente relaxa, tolera o pecado e se acostuma com a tibieza espiritual. O Comentário Beacon destaca que a esperança da segunda vinda é um dos motores da vida santa. Não se trata de medo, mas de amor. Quem espera Cristo vive para honrá-lo. Santificação não é isolamento, mas transformação. Não é rigidez, mas maturidade. É permitir que o Espírito Santo forme em nós o caráter de Jesus e testemunhe ao mundo quem ele realmente é. A comunicação de hoje torna tudo rápido, mas nada profundo. Palavras se dissolvem no fluxo da internet. A única coisa que permanece é o tipo de vida que escolhemos viver. É aí que o evangelho brilha. É aí que a igreja se torna luz. Hughes nos lembra que a disciplina espiritual é o caminho onde o Espírito molda nossos afetos, prioridades e atitudes. Não é perfeição. É fidelidade. Que vivamos, portanto, de modo coerente. Que nosso testemunho seja maior do que nosso discurso. Que nossa esperança na volta do Senhor mantenha o coração desperto e a vida limpa. O mundo não precisa de mais argumentos. Precisa de homens e mulheres cuja vida seja prova viva de que Cristo reina.

 

ARRINGTON, French L. Comentário Bíblico Beacon. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.

CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo. São Paulo: Hagnos, 2012.

HUGHES, R. Kent. Disciplinas do Homem Cristão. São Paulo: Cultura Cristã, 2016.

MOODY, Dwight L. Pensamentos e Sermões. Chicago: Moody Publishers, s/d.

PINTO, Hernandes D. et al. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.

 

3. Prosperidade, existencialismo e engajamento cultural. Ao longo da história do Cristianismo, não poucos ventos teológicos vieram e se foram. A própria Teologia da Prosperidade, uma das mais recentes, já não causa o mesmo impacto de quando surgiu. Reduzir a esperança cristã a conquistas terrenas leva a frustrações, além de conduzir a uma visão meramente existencial. Foi o que Paulo concluiu diante dos que, em Corinto, negavam o caráter escatológico da fé cristã. O apóstolo não os poupou. Chamando-os de “bestas feras”, ironizou: “Comamos e bebamos, que amanhã morreremos” (1Co 15.32). Acautelemo-nos também da cosmovisão cristã inspirada na escatologia calvinista-amilenista, que, descrendo no Arrebatamento da Igreja e em um Milênio literal, enfatiza o engajamento político e cultural para a redenção dos sistemas humanos, e não a proclamação do Evangelho para a salvação dos pecadores. A pregação bíblica é: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados” (At 3.19).

👉 Os primeiros cristãos sabiam que a fé não podia ser reduzida a desempenho terreno ou conquista pessoal. Paulo deixa isso claro quando confronta a comunidade de Corinto. Alguns, negando a ressurreição futura, viviam de forma prática como se esta vida fosse o único palco da existência. O apóstolo responde citando um provérbio conhecido: “Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos” (1Co 15.32, NVI). Ele não está apenas ironizando; está expondo a lógica devastadora de uma espiritualidade sem esperança escatológica. Sem ressurreição, tudo se torna frágil, e o discipulado perde o peso eterno que o sustenta. O termo “morreremos” traduz o verbo grego apothnskō, que sugere cessar por completo. Paulo mostra o absurdo de viver como se a morte fosse o ponto final. Se Cristo ressuscitou, a morte é apenas uma porta. Se Cristo não ressuscitou, tudo é vão. A vida cristã ganha seu valor pela certeza da ressurreição vindoura. O apóstolo, portanto, expõe a raiz do problema: perder a expectativa do futuro transforma o presente em desorientação espiritual. Paulo argumenta a partir da própria experiência. “Se foi por meras razões humanas que lutei com feras em Éfeso…” (1Co 15.32). A expressão “lutei com feras” é metafórica e indica oposição intensa. O Comentário Bíblico Pentecostal destaca que Paulo fala da hostilidade de seus perseguidores, não de um combate literal. Sua pergunta é pastoral: “Por que eu sofreria por Cristo se o futuro não estivesse garantido?” A resposta é óbvia. Apenas uma fé que contempla a ressurreição enxerga o valor do sacrifício e da perseverança. Nesse cenário, surge um desafio contemporâneo. Nossa geração ainda enfrenta teologias que reduzem a esperança cristã a conquistas terrenas. Quando a mensagem se centraliza em prosperidade, realização pessoal e bem-estar imediato, a fé é esvaziada de sua dimensão eterna. Sem a ressurreição futura como eixo, a espiritualidade corre o risco de virar um humanismo religioso, onde Deus existe apenas para validar o projeto individual. Essa distorção não produz santidade nem perseverança. Ao mesmo tempo, precisamos tratar com responsabilidade a diversidade escatológica entre cristãos sinceros ao longo da história. Entre reformados amilenistas (há reformado dispensacionalista, à exemplo de John MacArthur), por exemplo, não há negação da ressurreição, nem da segunda vinda de Cristo. O arrebatamento não é rejeitado, mas compreendido como parte da manifestação final de Jesus, sem a separação em dois eventos distintos. Teólogos como Hoekema e Berkhof afirmam claramente a centralidade do juízo final, da ressurreição dos mortos e da consumação do Reino. Trata-se de uma leitura diferente da estrutura dos eventos, e não da sua realidade. Também é incorreto dizer que o amilenismo substitui a missão evangelizadora pelo engajamento cultural. A tradição reformada histórica mantém forte ênfase na proclamação do arrependimento e da fé, como destaca o Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. A pregação continua sendo o meio ordinário pelo qual Cristo chama pecadores à salvação. Qualquer ênfase cultural, nos setores neocalvinistas, é vista como resultado do discipulado, não como sua essência. A missão não muda: arrependimento, fé e santificação.

A exortação de Paulo, porém, continua válida para todos os cristãos, independentemente de tradição teológica: qualquer visão que dilua a urgência da vida eterna enfraquece a santidade presente. Quando a igreja perde a consciência de que vive entre a cruz e a volta de Cristo, esfria-se a vigilância espiritual. João reforça isso ao afirmar: “Todo aquele que nele tem essa esperança purifica-se a si mesmo” (1Jo 3.3, NVI). A esperança futura alimenta a vida santa agora. Por isso precisamos de discernimento pastoral. A igreja não pode permitir que a esperança cristã seja sequestrada pela busca de prosperidade nem pelo imediatismo secular. Mas também não pode criar caricaturas de irmãos que, embora pensem diferente em alguns pontos, conservam a mesma fé na volta gloriosa de Cristo. O equilíbrio é uma marca do discipulado maduro. A responsabilidade bíblica é maior do que as disputas doutrinárias periféricas. No fim, o chamado permanece o mesmo que atravessou gerações: anunciar Cristo aos pecadores. “Arrependam-se, pois, e convertam-se, para que os seus pecados sejam cancelados” (At 3.19, NVI). Esta é a mensagem que molda a igreja, sustenta o missionário, corrige o coração e prepara o povo para a eternidade. A esperança cristã não está nas coisas que passam, mas no Cristo que vem.

 

Que vivamos hoje orientados pelo amanhã. Quem se agarra à ressurreição não desperdiça a vida, não negocia a santidade e não perde o foco da missão. A fé que olha para o futuro transforma o presente. E essa fé não pode ser negociada.

 

ARRINGTON, French L. Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.

BEACON. Comentário Bíblico Beacon. Rio de Janeiro: CPAD.

HORTON, Stanley. Teologia Sistemática Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.

KEENER, Craig S. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2014.

MACARTHUR, John. Bíblia de Estudo MacArthur. São Paulo: Thomas Nelson Brasil.

 

 

SINOPSE II

Teologias seculares e distorcidas enfraquecem a missão da Igreja e desviam o foco da santificação e da volta de Cristo.

 

III. CONSERVANDO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

 

1. Prontos para o retorno de Cristo. Em 1 Tessalonicenses 5.23 Paulo apresenta a santificação intimamente ligada ao propósito da eternidade. Em uma epístola que eminentemente trata da volta de Jesus, o apóstolo dedica o último capítulo para abordar exatamente a obra da santificação. Do versículo 12 ao 22, refere-se aos deveres do cristão em sua vida pessoal e comunitária, concluindo com uma enfática advertência: “Abstende-vos de toda aparência do mal” (1Ts 5.22). Na sequência, aborda a obra divina no processo de santificação: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts 5.23). O desejo do apóstolo era que, uma vez santificados, os tessalonicenses permanecessem conservados em santificação, prontos para o retorno de Cristo.

👉 A exortação de Paulo em 1 Tessalonicenses 5 surge como um chamado urgente para que a igreja viva desperta diante da breve e certa vinda do Senhor. Ao aproximar-se do final da carta, o apóstolo não separa escatologia de santidade; pelo contrário, ele mostra que esperar por Cristo é, essencialmente, um modo de viver. Por isso, depois de orientar a comunidade sobre relações, atitudes e discernimento espiritual, Paulo conclui com uma ordem firme: “Abstenham-se de toda forma de mal” (1Ts 5.22). A expressão grega eídous poneroû indica não apenas evitar atos maus, mas afastar-se de tudo o que se apresenta, parece ou se insinua como mal. A santificação começa quando o cristão aprende a discernir e rejeitar até as sombras que o afastam de Deus. Logo em seguida, Paulo desloca a atenção do esforço humano para a obra divina. Ele afirma: “Que o próprio Deus de paz os santifique inteiramente” (1Ts 5.23). O termo “santifique” vem de hagiasai, que carrega a ideia de separar para Deus e transformar em conformidade com o Seu caráter. Não se trata de um aperfeiçoamento parcial, mas de uma renovação completa: “inteiramente” traduz holoteleis, palavra rara no Novo Testamento que descreve algo alcançado por inteiro, em todas as dimensões do ser. Assim, Paulo mostra que a santificação não é um evento isolado, mas um processo abrangente no qual Deus age de forma contínua e profunda. Paulo então descreve essas dimensões: “espírito, alma e corpo”. Aqui, ele não propõe uma antropologia rígida, mas destaca que Deus opera na totalidade da pessoa humana. Vários comentaristas lembram que Paulo não está classificando partes, mas enfatizando que nada em nós fica fora do alcance do Espírito Santo. Horton observa que a santificação envolve tanto a esfera interior, desejos, pensamentos, afeições, quanto a conduta visível que molda nossas relações no mundo. Assim, santificação, nesse contexto, é Deus restaurando toda a vida do crente para que ela reflita o futuro reino que já começou a se manifestar no presente. O propósito é claro: que sejamos “conservados irrepreensíveis” até a vinda de Cristo. O termo amémptous descreve alguém que, ao ser examinado, não apresenta nada que o acuse diante de Deus. Paulo não promete perfeição sem pecado nesta vida, mas uma vida guardada, preservada e amadurecida pelo Espírito para o encontro final com o Senhor. A santificação, portanto, é tanto vigilância humana quanto preservação divina. O crente se afasta de toda forma de mal, enquanto o Deus de paz o mantém firme, íntegro e preparado para o grande Dia. A mensagem de Paulo aos tessalonicenses continua atual. A santificação não é um adorno espiritual, mas uma marca essencial de quem vive na expectativa da segunda vinda. Cada escolha, palavra e hábito revela se estamos ou não caminhando em direção ao Cristo que virá. Assim como aquela igreja jovem foi chamada a discernir o mal e abraçar a obra transformadora do Espírito, também nós somos convocados a viver de modo íntegro, permitindo que Deus molde cada aspecto da nossa existência. Esperar por Cristo é viver já como cidadãos do seu reino.

 

HORTON, Stanley. Teologia Sistemática Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.

ARRINGTON, French L. Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo. São Paulo: Hagnos, 2018.

MACARTHUR, John. Bíblia de Estudo MacArthur. São Paulo: Thomas Nelson, 2017.

WILSON, Marvin. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

 

2. Uma santificação completa. Conscientes de nossa imperfeição e de que ainda habita em nós uma natureza carnal, devemos desejar e buscar constantemente nos aperfeiçoar em santificação (Ap 22.11). Uma santificação completa, na qual parte alguma de nosso ser fique de fora; nem mesmo nossos afetos, pensamentos e intenções (Mt 5.8). Tudo em nós deve ser santificado; no espírito, na alma e no corpo. Por nossa própria força isso é impossível, mas pelos meios da Graça Divina isso é plenamente possível. Que vivamos desfrutando de uma profunda convicção de nossa salvação, anelando pela vinda de Cristo. Se algo faltar, não nos esqueçamos: o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado (1Jo 1.7).

👉 A santificação completa não nasce do impulso humano, mas da consciência humilde de que ainda carregamos traços da velha natureza. Por isso, a Escritura nos chama a uma busca perseverante por pureza. Quando João declara “Continue o justo a praticar a justiça; e continue o santo a santificar-se” (Ap 22.11), ele aponta para um movimento contínuo, que não termina nesta vida. O verbo hagiasthētō, “santifique-se”, aparece no imperativo, indicando um chamado permanente. Não se trata de um aperfeiçoamento ocasional. É uma jornada diária em que o crente permite que Deus refine sua vida enquanto aguarda o desfecho da história. Jesus aprofunda essa visão ao afirmar: “Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus” (Mt 5.8). A palavra “puros” traduz o grego katharoi, termo usado para algo limpo, sem mistura, livre de duplicidade. Cristo não promete bênção aos moralmente impecáveis, mas aos que vivem diante de Deus com o coração sem reservas, onde pensamentos, intenções e afetos são alinhados à vontade divina. A verdadeira santificação alcança regiões internas que ninguém vê, pois Deus examina o coração e ali deseja operar transformação. Essa obra precisa tocar todo o nosso ser. A Bíblia não admite áreas intocadas. Afetos, desejos, hábitos, reações, disciplina do corpo, formação da alma e sensibilidade espiritual são parte desse processo. Horton observa que o Espírito Santo não compartimenta a vida; Ele a renova por completo, porque deseja formar em nós uma maturidade que reflita a vida do próprio Cristo. A santificação não é apenas um comportamento alinhado, mas uma vida reorganizada pela presença de Deus. Aqui chegamos ao ponto decisivo. Por mais que desejemos crescer, nossas forças não são suficientes. O texto original lembrava que “pelos meios da Graça Divina isso é plenamente possível”, e essa afirmação resume a teologia bíblica da santificação. Deus mesmo disponibiliza meios concretos pelos quais Ele trabalha em nós. A Palavra que julga intenções, a oração que molda afetos, a comunhão que corrige caminhos, a ceia que alimenta esperança e o Espírito que produz fruto. Esses meios não são recursos acessórios, mas instrumentos da Graça que transformam a vida de qualquer crente disposto a se submeter. É por isso que a santificação bíblica nunca é motivo de desespero. Ela nasce da certeza de que Deus não abandona o que começou. Enquanto caminhamos, carregamos a convicção de que pertencemos a Cristo. Nossa esperança não está na performance espiritual, mas na obra dEle em nós. Onde houver falhas, a Escritura nos lembra que “o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1Jo 1.7). João usa o verbo katharízei no presente, indicando ação contínua. Essa purificação não é um evento isolado, mas um fluxo constante da graça sobre a vida daqueles que andam na luz. Assim, vivemos entre dois tempos. No presente, somos chamados a nos santificar. No futuro, veremos Deus face a face. Entre esses dois momentos, a Graça sustenta, corrige e transforma. Que nossa caminhada seja marcada por esse anseio santo: ser cada dia mais parecido com Cristo, enquanto esperamos com alegria o dia em que toda santificação será completada pela Sua presença.

 

ARRINGTON, French L. Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

HORTON, Stanley. Teologia Sistemática Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.

CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo. São Paulo: Hagnos, 2018.

WILSON, Marvin. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

MACARTHUR, John. Bíblia de Estudo MacArthur. São Paulo: Thomas Nelson, 2017.

 

SINOPSE III

A santificação deve abranger todo o ser do crente como preparo integral para a vinda do Senhor.

 

AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO

 

“VOS SANTIFIQUE EM TUDO

Paulo conclui esta epístola com uma oração pelos cristãos de Tessalônica, pedindo que Deus continue a operar em cada aspecto de seu ser — espírito, alma e corpo —, desenvolvendo-os, purificando-os e preparando-os para os seus propósitos. Todo o seu ser deveria ser preservado para Deus e ‘conservad[o] irrepreensíve[l]’ (veja 2.10, nota) até a volta de Jesus. Observe que eles não conseguiriam isto por seus próprios esforços, mas ‘Fiel é o que vos chama, o qual [Deus] também o fará’ (v.24).” (Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.2236).

 

 

CONCLUSÃO

 

Pela graça de Deus estamos concluindo mais um trimestre. Vivemos neste mundo, mas não pertencemos a ele (Jo 17.14). Que, como peregrinos e forasteiros, jamais percamos o anseio pela Eternidade com Deus (1Pe 2.11). Enquanto aqui estivermos, vivamos na inteira dependência do Senhor Jesus. Cheguemo-nos diariamente a Ele com inteira certeza de fé, confiados em seu sacrifício por nós na cruz do Calvário. Purificados no espírito, na alma e no corpo, permaneçamos firmes (Hb 10.19-23). “Nossa esperança é sua vinda!” (Hino 300 da Harpa Cristã).

👉 Chegamos ao final deste trimestre conscientes de que estudar a Palavra nunca é apenas um exercício intelectual. É sempre um chamado de Deus para voltarmos o coração a Ele. Jesus afirmou que não pertencemos ao mundo, embora ainda vivamos nele, e essa afirmação revela nossa verdadeira identidade. Fomos separados. Fomos tirados das trevas para caminhar na luz. Somos discípulos enviados, mas também estrangeiros que não se acomodam às estruturas desta era. Pedro chama a igreja de peregrinos e forasteiros, expressão que indica alguém que vive numa terra que não é sua. Isso não é romantização da vida cristã. É memória espiritual. Significa guardar viva a certeza de que fomos feitos para a eternidade. Nada aqui é definitivo. Tudo aqui é provisório. O Comentário Beacon lembra que a esperança cristã não é fuga, mas força para viver no presente sem perder o horizonte da glória futura. Enquanto caminhamos, a vida cristã exige uma dependência prática e diária de Cristo. Hebreus 10 afirma que podemos nos aproximar de Deus com “inteira certeza de fé”. O termo grego parrēsía transmite coragem e confiança diante de Deus, não porque somos capazes, mas porque Cristo abriu um novo e vivo caminho pelo Seu sangue. A Escritura não nos convida a uma fé tímida, mas a uma aproximação ousada, sustentada pelo sacrifício perfeito do Senhor Jesus. Essa aproximação transforma quem somos. Santifica nosso espírito, molda nossa alma e disciplina nosso corpo. Santificação não é reforma moral. É obra profunda que Deus realiza em nós por meio dos meios de graça. A Palavra confronta, a oração alinha, a comunhão fortalece, a ceia reaviva a esperança e o Espírito age onde não conseguimos agir sozinhos. Somos chamados a permanecer firmes, não por causa da nossa constância, mas pela fidelidade dAquele que prometeu.

Ao longo da Lição 13, vimos que a santificação é uma caminhada que envolve todo o ser. João encerra o Apocalipse dizendo que “o santo continue a santificar-se”. O verbo no imperativo indica um processo contínuo. Não é uma conquista instantânea, mas um amadurecimento moldado pela graça. E Jesus, no Sermão do Monte, promete que os “puros de coração”, os katharoi, verão a Deus. Pureza não é ausência de falhas, mas ausência de duplicidade. Coração íntegro. Vida alinhada. Olhar fixo na eternidade. Por isso o hino declara com tanta força: “Nossa esperança é Sua vinda”. A igreja sempre viveu sustentada por essa certeza. Esperamos o retorno de Cristo não como quem foge do presente, mas como quem sabe que tudo faz sentido à luz da Sua promessa. Essa esperança firma os passos e impede o coração de se perder nas distrações do mundo. É ela que nos lembra que a história não termina aqui.

Concluir o trimestre é relembrar que Deus tem nos conduzido. Ele nos corrigiu, nos ensinou, nos confrontou e nos fortaleceu. Agora, seguimos adiante com o mesmo clamor: que a Palavra transforme o que ainda precisa ser mudado e que o coração permaneça desperto para a eternidade que se aproxima. Que vivamos como quem já pertence ao Reino e caminha para casa. Nesta conclusão, não podemos deixar de extrair três aplicações práticas poderosas e transformadoras para a vida dos nossos alunos:

1. Cultive diariamente a aproximação ousada com Deus. Aproxime-se com parrēsía, não com medo. Faça da Palavra e da oração seu espaço diário de realinhamento espiritual.

2. Viva como peregrino neste mundo. Avalie o que tem dominado seus afetos. Pergunte-se se seu coração está mais preso ao transitório ou ao eterno.

3. Submeta-se aos meios da graça. A santificação não avança por força própria. Deixe que o Espírito molde seu caráter por meio da comunhão, da ceia, do serviço e da obediência crescente.

 

1. ARRINGTON, French L. Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

2. BEACON. Comentário Bíblico Beacon. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.

3. CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo. São Paulo: Hagnos, 2018.

4. HORTON, Stanley. Teologia Sistemática Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.

5. HUGHES, R. Kent. Disciplinas do Homem Cristão. São Paulo: Cultura Cristã, 2001.

6. MACARTHUR, John. Bíblia de Estudo MacArthur. São Paulo: Thomas Nelson, 2017.

7. WILSON, Marvin. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2013

 

REVISANDO O CONTEÚDO

 

1. Qual a relação entre santificação e esperança escatológica?

Um dos fatores essenciais para a preservação de uma vida de santificação integral, é a esperança escatológica, o anseio pela Eternidade com Deus.

2. Qual a estratégia satânica em relação à eternidade?

Satanás sempre repete a estratégia adotada desde o Éden: busca confundir a mente do ser humano e desviá-lo da perspectiva estabelecida pelo Criador (Gn 3.4,5).

3. Como se caracteriza o cristianismo secular?

Vivemos o perigo de um cristianismo secular, reduzido a pautas e militâncias ideológicas, sociais, políticas e econômicas, enfrentadas por expedientes meramente humanos (Lc 17.26-30; 18.1-8; 2Co 10.4,5).

4. Cite alguns perigos de teologias modernas.

Cristianismo secularizado, falso discursos, prosperidade, existencialismo e engajamento cultural.

5. Por que temos que nos acautelar da cosmovisão calvinista-amilenista?

Acautelemo-nos também da cosmovisão cristã inspirada na escatologia calvinista-amilenista, que, descrendo no arrebatamento da Igreja e em um Milênio literal, enfatiza o engajamento político e cultural para a redenção dos sistemas humanos e não a proclamação do Evangelho para a salvação dos pecadores.

 

SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO

 

PREPARANDO O CORPO, A ALMA E O ESPÍRITO PARA A ETERNIDADE

Estamos concluindo mais um trimestre. Nesta última lição, estudaremos sobre o preparo do crente para encontrar com o Senhor na eternidade. O alvo final do crente é a vida com Cristo na eternidade e, para tanto, precisa enfrentar as oposições e inimigos cruéis que surgem ao longo da trajetória. Essas oposições se manifestam por meio das teologias modernas, falsos ensinos, modismos e narrativas que surgem na intenção de fragilizar o compromisso da igreja com o Evangelho puro e simples. Em contrapartida, a ausência de uma teologia bem fundamentada, cristocêntrica e com propósito na eternidade, tem resultado na pregação de um Evangelho empobrecido, sem poder do Espírito e secularizado.

Diante desse cenário, aqueles que almejam preservar a sã doutrina precisam conhecer os fundamentos doutrinários que regem a nossa fé (2Tm 3.15). Para tanto, a Declaração de Fé trata-se de um importante documento elaborado pelas lideranças da Assembleia de Deus com vistas a ajudar milhares de irmãos a compreenderem esses fundamentos. Vale ressaltar que tais fundamentos doutrinários têm como origem a Palavra de Deus. Conhecê-los profundamente fortalece a igreja a não ceder aos caprichos daqueles que querem negociar valores e princípios da nossa fé que são inegociáveis. Há, por exemplo, muitos que negam a atualidade do batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais. Há quem negue também a necessidade da santificação do espírito, da alma e do corpo por meio da perseverança da fé. A oração de Paulo revela uma petição para que o Deus de paz nos conserve plenamente irrepreensíveis para a vinda do Senhor Jesus Cristo (1Ts 5.23).

Sobre a santidade, adoração e liturgia, nossa Declaração de Fé das Assembleias de Deus (CPAD) afirma: “A santificação é obra do Espírito Santo na vida do crente regenerado e se dá de forma tanto instantânea como progressiva. Ela é um requisito para a vida cristã, pois Deus é Santo e puro. Ela é possível a todos os crentes, pois Jesus se ofereceu em sacrifício para nos oferecer a salvação e santificar a sua igreja: ‘para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela Palavra’ (Ef 5.26). A santidade divina é um atributo comunicável admirável, e implica separação de tudo o que é pecaminoso e impuro e exclusividade de vida para o serviço e adoração a Deus, por parte daqueles que foram alcançados pelo Evangelho. Ela é vista como um requisito para que se veja a Deus na eternidade: ‘Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor’ (Hb 12.14)”. (2025, pp.137,138). Neste mundo, precisamos perseverar na fé e na santidade, comprometidos com a ética cristã, para estarmos preparados para a Volta do Senhor Jesus.