Pb Francisco Barbosa (@Pbassis)
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TEXTO ÁUREO
“Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a
nós não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias.” (At 15.28).
UMA EXEGÉSE DO TEXTO PRINCIPAL:
• 👉 O versículo faz parte da chamada decisão do Concílio de
Jerusalém (At 15.1-35). O problema em pauta: alguns judeus cristãos insistiam
que os gentios convertidos precisavam ser circuncidados e guardar a Lei de
Moisés (At 15.1,5). Paulo e Barnabé se opuseram fortemente a isso, pois
entendiam que a salvação é pela graça, mediante a fé, e não pela observância da
Lei (cf. At 15.11; Ef 2.8-9). A reunião em Jerusalém contou com apóstolos,
presbíteros e toda a igreja, buscando direção de Deus. O versículo 28 está no
decreto final, a carta enviada às igrejas, resumindo a decisão tomada: não
impor aos gentios o jugo da Lei, mas apenas algumas restrições específicas. Na
verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós... A expressão revela
uma decisão conjunta entre a liderança apostólica e o Espírito Santo. Mostra
que o concílio não foi meramente humano, mas resultado da guiança divina. O
verbo "pareceu bem" (em grego, ἔδοξεν, edoxen) transmite a ideia de
algo julgado correto, aprovado, deliberado. A ordem das palavras coloca o
Espírito Santo como o primeiro agente, sublinhando que a decisão não é apenas
eclesiástica, mas pneumática (dirigida pelo Espírito). não vos impor mais encargo algum...
A palavra "encargo" (βάρος, baros) significa peso, carga, obrigação. Remete
ao "jugo" da Lei, que alguns queriam colocar sobre os gentios (At
15.10). Aqui vemos a diferença entre a lei cerimonial do Antigo Testamento e a
liberdade cristã no evangelho (Gl 5.1). senão estas coisas necessárias, O
termo “necessárias” (ἐπάναγκες, epanankes) aponta para exigências não
opcionais, mas essenciais. Os quatro pontos do decreto (At 15.29) não são um
retorno à Lei, mas medidas pastorais e missionais para evitar escândalo entre
judeus e gentios que conviviam na mesma comunidade de fé. São eles: abster-se
da idolatria (comida sacrificada a ídolos), da fornicação (imoralidade sexual),
de animais sufocados e do sangue. A direção do Espírito Santo na Igreja: o
texto mostra que a verdadeira autoridade na igreja é guiada pelo Espírito, e
não por tradições humanas ou imposições legalistas. Unidade na diversidade:
gentios não precisavam se tornar judeus para serem cristãos. O evangelho rompe
barreiras culturais e étnicas. Liberdade com responsabilidade: a salvação não
vem por obras, mas isso não significa anarquia espiritual. O concílio propõe
restrições que preservam a comunhão e testemunho cristão. Autoridade Apostólica
e Comunitária: “pareceu bem... e a nós” revela uma decisão comunitária,
colegiada, mostrando que a igreja primitiva discernia a vontade de Deus em
conjunto, e não de forma individualista. Decisões na igreja devem ser tomadas
sob oração e direção do Espírito Santo, não por interesses pessoais ou
imposições humanas. O evangelho liberta de pesos desnecessários, mas nos chama
à responsabilidade de viver de modo que não cause tropeço ao próximo (Rm
14.13-21). A unidade da igreja depende de equilíbrio: nem legalismo (peso
desnecessário) nem libertinagem (sem normas de santidade). O Espírito Santo
continua sendo o guia supremo da igreja, lembrando-nos de que o que “parece
bem” a nós deve estar em sintonia com o que “parece bem ao Espírito”. Atos 15.28
é um marco na história da igreja, mostrando como o Espírito Santo guia o povo
de Deus a viver a liberdade do evangelho sem comprometer a santidade e a
unidade da comunidade cristã.
VERDADE PRÁTICA
Em sua
essência, a Igreja é tanto um organismo quanto uma organização e, como tal,
precisa seguir princípios e regras para funcionar plenamente.
ENTENDA A VERDADE PRÁTICA:
• 👉 A Igreja, em sua essência viva, é organismo espiritual que
pulsa com a vida de Cristo e, ao mesmo tempo, organização visível que precisa
de princípios e regras para expressar essa vida em plenitude.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 15.22-32.
22. Então, pareceu bem aos apóstolos e aos
anciãos, com toda a igreja, eleger varões dentre eles e enviá-los com Paulo e
Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, varões
distintos entre os irmãos.
• 👉 Judas. Nada mais se sabe a respeito
dele exceto que era profeta (v. 32). Silas. Veja nota no v. 40. Também
conhecido como Silvano, ele acompanhou Paulo na segunda viagem missionária (v.
40; 16.19,25,29; 17.4,10,14-15; 18.5)e, mais tarde, foi secretário (escriba) de
Pedro na sua primeira epístola (1 Pe 5.12).
23. E por intermédio deles escreveram o
seguinte: Os apóstolos, e os anciãos, e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios
que estão em Antioquia, Síria e Cilícia, saúde.
• 👉 em Antioquia, Síria e Cilícia. Antioquia era a capital da
Síria e da Cilícia, que eram administradas como um só distrito romano. As
igrejas na Cilícia foram provavelmente fundadas por Paulo quando ele foi para
lú depois de fugir de Jerusalém (9.30).
24. Porquanto ouvimos que alguns que saíram
dentre nós vos perturbaram com palavras e transtornaram a vossa alma (não lhes
tendo nós dado mandamento),
• 👉 perturbado... transtornando. “Perturbado" é uma palavra
grega diferente daquela do v. 19, que significa "profundamente
desgostoso", "profundamente perturbado", "causar
perplexidade" ou "causar medo" A palavra grega para
"transtornado" foi usada em escritos extrabíblicos para falar de
alguém indo à bancarrota. Juntas, essas palavras descrevem apropriadamente o
caos causado pelos judaizantes.
25. pareceu-nos bem, reunidos concordemente,
eleger alguns varões e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo,
• 👉 A carta é enviada aos gentios,
assinada coletivamente, mostrando que a decisão não era apenas de Pedro, Tiago
ou Paulo, mas de toda a liderança espiritual. O envio de Judas e Silas confirma
a seriedade da decisão e transmite confiança pastoral.
26. homens que já expuseram a vida pelo nome
de nosso Senhor Jesus Cristo.
• 👉 têm exposto a vida. Na primeira viagem missionária,
eles enfrentaram perseguição (15.30) e Paulo quase? foi morto (14.19-20).
27. Enviamos, portanto, Judas e Silas, os
quais de boca vos anunciarão também o mesmo.
28. Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo
e a nós não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
• 👉 Central: “Pareceu bem ao Espírito
Santo e a nós...” – mostra a cooperação entre a direção divina e a liderança
humana. O decreto não era mero regulamento, mas fruto da revelação e da ação do
Espírito Santo.
29. Que vos abstenhais das coisas
sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação;
destas coisas fareis bem se vos guardardes. Bem vos vá.
• 👉 As “coisas necessárias”
(abster-se de carne sacrificada a ídolos, sangue, animais sufocados e
imoralidade sexual) não eram imposição da Lei para salvação, mas recomendações
pastorais para preservar: Santidade moral (evitar imoralidade); Comunhão entre
judeus e gentios (evitar práticas que escandalizavam judeus).
30. Tendo-se eles, então, despedido, partiram
para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta.
• 👉 A leitura da carta gera alegria e
encorajamento nos gentios, pois traz libertação do peso da lei cerimonial e
confirma a salvação pela graça.
31. E, quando a leram, alegraram-se pela
exortação.
32. Depois, Judas e Silas, que também eram
profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras.
• 👉 Judas e Silas, como profetas,
confirmam a mensagem com palavra inspirada, fortalecendo a fé e a unidade dos
crentes. O ensino profético aqui tem caráter de edificação, exortação e
consolação.
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INTRODUÇÃO
Com esta lição,
terminamos mais um trimestre de estudos sobre a igreja de Jerusalém. Aqui
veremos como a igreja agiu para resolver seus conflitos de natureza
doutrinária. Um grupo composto por fariseus convertidos à fé insistia que os
gentios convertidos deveriam guardar a Lei, especialmente o rito da
circuncisão. No entendimento dos apóstolos, se isso fosse exigido, a salvação
deixaria de ser totalmente pela graça, o que era inaceitável. Devido à dimensão
da questão e à sua importância para o futuro da Igreja, os líderes se reuniram
em Jerusalém para buscar uma solução para o problema. Lucas deixa claro que a
decisão tomada pela Igreja naquele momento foi guiada pelo Espírito Santo. É
isso que veremos agora.
• 👉 Chegamos ao
fim de mais um trimestre e, ao olhar para a igreja de Jerusalém, percebemos que
ela não era uma comunidade perfeita, mas uma comunidade dirigida pelo Espírito
Santo. O conflito em Atos 15 não foi pequeno. Fariseus que haviam crido
insistiam que os gentios deveriam ser circuncidados, submetendo-se à Lei de
Moisés. A discussão tocava o cerne do evangelho: se a salvação é realmente sola
gratia, unicamente pela graça, ou se dependeria também de méritos humanos. Se a
circuncisão fosse exigida, a cruz de Cristo seria esvaziada, e a graça deixaria
de ser graça. Os apóstolos entenderam isso com clareza. Pedro lembra que Deus
purificara os gentios “pela fé” (At 15.9), sem distinção. A palavra grega usada
aqui para “purificar” é katharisas, que transmite a ideia de uma limpeza
completa e definitiva, realizada por Deus, não pelo esforço humano. A obra é de
Cristo, consumada na cruz, aplicada pelo Espírito. Paulo e Barnabé reforçam
esse testemunho narrando sinais e maravilhas operados entre os gentios, como
prova de que Deus já havia derramado seu Espírito sobre eles, sem circuncisão,
sem Lei, apenas pela fé. O concílio em Jerusalém, então, se reúne para
discernir a vontade de Deus. Não se trata de mera assembleia administrativa,
mas de uma busca conjunta pela direção do Espírito Santo. Por isso, a carta
enviada às igrejas declara com autoridade: “pareceu bem ao Espírito Santo e a
nós” (At 15.28). Essa expressão é grandiosa. O verbo grego edoxen significa
“foi considerado justo, aprovado”. O Espírito Santo guia, e os líderes, em
comunhão, confirmam a decisão. É a perfeita cooperação entre o divino e o
humano, entre a inspiração do Espírito e a responsabilidade pastoral. Aqui
vemos o modelo de como a Igreja deve resolver suas crises: não no calor da
opinião humana, mas na submissão à Palavra e ao Espírito. A decisão foi clara:
não impor aos gentios o jugo da Lei, mas orientá-los a se abster de práticas
que comprometeriam sua comunhão com judeus e seu testemunho diante do mundo (At
15.29). Trata-se de sabedoria pastoral. A salvação não depende da Lei, mas o
amor leva a abrir mão de certas liberdades em favor da unidade do corpo de
Cristo. Como lembra Gordon Fee, a liberdade cristã nunca é libertinagem, mas
sempre se expressa em serviço amoroso¹. Assim, aprendemos que a graça que nos
salva é a mesma que nos chama a viver em santidade, sensibilidade e cuidado com
o próximo. Que esta lição nos leve a examinar nossas próprias comunidades.
Estamos impondo fardos que Cristo não impôs? Ou estamos, de fato, guiados pelo
Espírito Santo, para edificar a Igreja em amor e verdade? O Concílio de
Jerusalém nos lembra que o evangelho é graça pura, mas que essa graça se traduz
em responsabilidade, comunhão e unidade. É tempo de ouvir novamente o Espírito
e dizer com confiança: “pareceu bem ao Espírito Santo e a nós”.
ARRINGTON, French L.
Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
CHAMPLIN, R. N. O Novo
Testamento Interpretado Versículo por Versículo. São Paulo: Hagnos, 2002.
CPAD. Livro de Apoio Adulto:
A Igreja em Jerusalém – Doutrina, Comunhão e Fé: A Base Para o Crescimento da
Igreja em Meio às Perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
FEE, Gordon D. Paulo, o
Espírito e o Povo de Deus. São Paulo: Vida, 1997.
GILBERTO, Antônio. Teologia
Sistemática Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
KEENER, Craig S. The IVP
Bible Background Commentary: New Testament. Downers Grove: InterVarsity Press,
1993.
MACARTHUR, John. Bíblia de
Estudo MacArthur. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
MENZIES, Robert P. Pentecost:
This Story is Our Story. Springfield: Gospel Publishing House, 2013.
OSS, Douglas. “A Justificação
pela Graça em Atos 15.” In: ARRINGTON, F. L.; STRONSTAD, R. Pentecostal
Commentary Series. Peabody: Hendrickson, 2010.
PALMA, Anthony D. A Teologia
do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.
YONG, Amos. Who is the Holy
Spirit? A Walk with the Apostles. Brewster: Paraclete Press, 2011.
Palavra-Chave:
ASSEMBLEIA
• 👉 O termo
assembleia na Bíblia tem o sentido de reunião organizada de pessoas, convocadas
para um propósito comum, geralmente religioso ou legal. É a junção de
indivíduos que compartilham uma missão, autoridade ou fé. A palavra: קָהָל
(qahal) reunião, congregação, ajuntamento do povo, muitas vezes com referência
ao povo de Israel como comunidade de Deus. Frequentemente usada para designar o
povo de Deus reunido para culto, julgamento ou decisões. Por exemplo: Êxodo
12.6, o povo se reúne para celebrar a Páscoa; Levítico 23.2, qahal para as
festas do Senhor. No contexto do Antigo Testamento, qahal não é apenas uma
reunião física, mas uma comunidade ordenada por Deus, que manifesta unidade,
adoração e obediência à Sua vontade. Em grego, a palavra: ἐκκλησία (ekklēsía) “chamados
para fora” (ἐκ = fora; καλέω = chamar). Refere-se à assembleia daqueles que são
chamados por Deus, ou seja, a comunidade dos crentes. Refere-se à Igreja em
sentido espiritual e coletivo: Mateus 16.18 – Jesus promete edificar Sua
ekklēsía; Atos 19.32, 39, 41 – assembleias de cidadãos e crentes; Hebreus 10.25
– enfatiza a importância de não abandonar a assembleia dos santos. Ekklēsía
envolve chamado divino, propósito comum e comunhão espiritual, não apenas uma
reunião física. Quando aplicamos ao Novo Testamento: Chamados por Deus, cada
membro é chamado individualmente por Cristo, mas também faz parte de uma
assembleia coletiva, uma comunidade que caminha junta na fé. Unidade e
Propósito, assim como qahal no AT se reunia para adoração, ensino e decisão, a
Igreja deve agir com unidade e discernimento, guiada pelo Espírito, como na
Assembleia de Jerusalém (At 15). Comunhão e Santidade, a expressão “Santos”
(ἅγιοι – hagioi) qualifica os membros da ekklēsía. A assembleia não é apenas
social, mas espiritual e ética, devendo refletir a santidade e o amor de
Cristo. Decisões e Direção Divina, como vimos na Assembleia de Jerusalém, a
orientação do Espírito é essencial para manter a Igreja fiel à doutrina e unida
no convívio, evitando divisões e legalismos. A Igreja como Assembleia dos
Santos é uma comunidade chamada por Deus para adorar, discernir e agir em
unidade, guiada pelo Espírito, refletindo a presença de Cristo no mundo.
I. A QUESTÃO
DOUTRINÁRIA
1.
O relatório missionário. A questão doutrinária que se
tornou objeto de discussão no Concílio de Jerusalém, abordada no capítulo 15 de
Atos dos Apóstolos, teve seu início na igreja de Antioquia. Ela começou quando
Paulo e Barnabé apresentaram à igreja de Antioquia um relatório sobre a
Primeira Viagem Missionária que haviam realizado. Nesse relatório, os
missionários narraram o que Deus havia feito entre os gentios e como estes
aceitaram a fé (At 14.27). O relatório deixa implícito que a salvação dos
gentios ocorreu inteiramente pela graça de Deus, sem que nenhuma exigência da
Lei, como a circuncisão, fosse imposta a eles. Tanto Paulo quanto Barnabé viam
a ação de Deus — manifestada por meio de milagres extraordinários entre os
gentios — como um sinal de sua aprovação, demonstrando que nenhuma outra
exigência, além da fé em Jesus, era necessária para a salvação. Em outras
palavras, a salvação é um dom de Deus, concedido inteiramente por sua graça.
• 👉 A questão que
inflamou o Concílio de Jerusalém não nasceu em uma sala fechada, mas no coração
da própria missão. Quando Paulo e Barnabé voltaram da primeira viagem
missionária, reuniram a igreja em Antioquia e relataram tudo o que Deus havia
feito entre os gentios. Lucas registra que eles narraram como Deus abrira “a
porta da fé” (thuran pisteōs, At 14.27), expressão que no grego transmite a
ideia de um acesso escancarado, livre, sem barreiras humanas. Essa porta não
foi aberta pela circuncisão nem pela obediência à Lei, mas pela graça de
Cristo. O relatório missionário trazia algo revolucionário. Gentios estavam
sendo salvos sem se tornarem prosélitos judeus. Eles não foram circuncidados,
não se submeteram às exigências da Lei cerimonial, mas receberam de imediato o
selo do Espírito. Os sinais e maravilhas que acompanharam o ministério de Paulo
e Barnabé não eram apenas demonstrações de poder, mas confirmações visíveis de
que Deus já havia aprovado aqueles novos crentes, sem que lhes fosse exigido
nenhum ritual adicional. Como lembra Craig Keener, os milagres em Atos funcionam
como “atestados divinos” de que o evangelho ultrapassa fronteiras culturais e
religiosas (KEENER, 1993). No centro do debate estava a natureza da salvação.
Se fosse necessário acrescentar a circuncisão à fé, a graça deixaria de ser dom
e se tornaria mérito. Paulo mais tarde insistirá nisso em Gálatas, afirmando
que se a justiça viesse pela Lei, Cristo teria morrido em vão (Gl 2.21). O
verbo usado em Atos 15.11, “ser salvos” (sōthēnai), está no aoristo passivo,
indicando uma ação concluída por outro, não é o homem quem se salva, mas Deus
quem salva de uma vez por todas, em Cristo. Aqui encontramos a raiz da teologia
paulina: a salvação é presente concedido por Deus, recebido apenas pela fé, sem
obras que a complementem. Esse entendimento não era apenas teórico, mas
pastoral. A exigência da Lei sobre os gentios ameaçava a unidade da igreja e
comprometia a verdade do evangelho. Antônio Gilberto lembra que a pureza
doutrinária está sempre ligada à vida prática da igreja, pois aquilo que cremos
molda o modo como vivemos (GILBERTO, 1996). Por isso, a defesa de Paulo e
Barnabé não foi mero academicismo, mas zelo pela liberdade em Cristo e pelo
testemunho da comunidade. O Concílio de Jerusalém tornou-se, então, um marco: a
salvação é pela graça, mas a graça deve produzir responsabilidade e amor mútuo.
Hoje precisamos trazer essa reflexão às nossas comunidades. Quantas vezes
criamos barreiras culturais, usos e costumes que acabam se tornando
“circuncisões modernas”, impedindo que pessoas cheguem à fé em Cristo? O texto de
Atos 15 nos convoca a examinar se estamos proclamando o evangelho da graça ou
um evangelho pesado por exigências humanas. Que cada igreja local aprenda com
Jerusalém: é a graça que salva, é o Espírito que confirma, e é a fé em Jesus
que abre a porta. A nós, cabe guardar a pureza dessa mensagem e aplicá-la em
amor, sem nunca acrescentar ao que Cristo já consumou na cruz.
ARRINGTON, French L.
Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
BEACON, Comentário Bíblico.
Atos dos Apóstolos. São Paulo: CPAD, 2005.
CHAMPLIN, R. N. O Novo
Testamento Interpretado Versículo por Versículo. São Paulo: Hagnos, 2002.
CPAD. Livro de Apoio Adulto:
A Igreja em Jerusalém – Doutrina, Comunhão e Fé: A Base Para o Crescimento da
Igreja em Meio às Perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
FEE, Gordon D. Paulo, o
Espírito e o Povo de Deus. São Paulo: Vida, 1997.
GILBERTO, Antônio. Teologia
Sistemática Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
KEENER, Craig S. The IVP
Bible Background Commentary: New Testament. Downers Grove: InterVarsity Press,
1993.
MACARTHUR, John. Bíblia de
Estudo MacArthur. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
MENZIES, Robert P. Pentecost:
This Story is Our Story. Springfield: Gospel Publishing House, 2013.
OSS, Douglas. “A Justificação
pela Graça em Atos 15.” In: ARRINGTON, F. L.; STRONSTAD, R. Pentecostal
Commentary Series. Peabody: Hendrickson, 2010.
PALMA, Anthony D. A Teologia
do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.
YONG, Amos. Who is the Holy
Spirit? A Walk with the Apostles. Brewster: Paraclete Press, 2011.
2.
O legalismo judaizante. Lucas mostra que um grupo de
judaizantes se sentiu incomodado com o relatório dos missionários (At 15.1).
Esse grupo, composto por fariseus supostamente convertidos à fé, que haviam
vindo de Jerusalém para Antioquia, se opôs ao ingresso de gentios na Igreja sem
que estes, antes, cumprissem as exigências da Lei. Houve, portanto, um
confronto entre esse grupo judaizante e os missionários Paulo e Barnabé. A
questão tomou grandes proporções, correndo o risco até mesmo de dividir a
igreja em Antioquia, o que exigia uma resposta rápida por parte da liderança.
Contudo, por se tratar de um tema complexo e de amplo alcance, a igreja de
Antioquia considerou adequado remeter a questão para Jerusalém, a igreja-mãe,
onde o assunto seria analisado e amplamente discutido pelos apóstolos e
presbíteros (At 15.2).
• 👉 O texto de
Atos 15.1-2 revela um momento decisivo da Igreja primitiva. Um grupo de judeus
convertidos, mas ainda presos ao peso da Lei, levantou-se contra a inclusão dos
gentios sem a circuncisão. O problema não era pequeno. A palavra usada por
Lucas para "confronto" (στάσις, stásis) transmite a ideia de
dissensão e divisão aberta, algo que poderia rachar a jovem comunidade cristã
de Antioquia. É importante perceber que a questão não era apenas cultural, mas
profundamente teológica: afinal, a salvação viria somente pela graça mediante a
fé, ou dependeria também da observância da Lei de Moisés? Paulo e Barnabé se
colocaram firmes. Eles sabiam que o evangelho não poderia ser misturado com o
jugo da lei (Gl 5.1). O verbo usado em Atos 15.2 para "discutir"
(συζητέω, syzēteō) significa debater com intensidade, buscar juntos a verdade.
Não foi um embate superficial, mas um confronto que mexia com a essência do
evangelho. Se a igreja cedesse ao legalismo, o cristianismo deixaria de ser a
boa nova da graça para se tornar apenas mais uma seita do judaísmo. A solução
foi sábia. A igreja em Antioquia, ao invés de decidir de forma precipitada,
encaminhou a questão para Jerusalém, onde estavam os apóstolos e presbíteros.
Isso mostra que a liderança da Igreja primitiva já entendia a importância de
manter a unidade na diversidade. Como observa Gordon Fee, “a preocupação maior
não era apenas teológica, mas pastoral: manter a comunhão entre judeus e
gentios sem distorcer o evangelho” (FEE, 1994, p. 425). Aqui aprendemos que a
verdadeira autoridade espiritual não vem de imposições humanas, mas da busca
sincera por ouvir o Espírito Santo em comunidade. Esse episódio nos convida a
uma reflexão profunda. Quantas vezes hoje as igrejas ainda lutam contra formas
modernas de legalismo? Sempre que acrescentamos exigências humanas à obra
perfeita de Cristo, corremos o risco de repetir o erro dos judaizantes. O
evangelho puro proclama que “em Cristo Jesus, nem a circuncisão nem a
incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor” (Gl 5.6). A
pergunta que ecoa é: estamos edificando nossas comunidades sobre a liberdade da
graça ou sobre fardos que Cristo já removeu? Por fim, o texto nos leva a
considerar que a defesa do evangelho exige coragem e clareza. Paulo e Barnabé
não cederam. Eles sabiam que a vida da Igreja estava em jogo. Em nossos dias,
precisamos da mesma firmeza. A missão da Igreja continua sendo proclamar que a
salvação é obra exclusiva de Cristo, pela graça, e não resultado de práticas
humanas. Onde essa verdade é preservada, a Igreja floresce como corpo vivo de
Cristo; onde ela é sufocada pelo legalismo, a comunidade adoece. Que sejamos
fiéis em guardar a pureza do evangelho e, como os primeiros irmãos, buscar no
Espírito Santo a direção para nossas decisões.
ARRINGTON, French L.
Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL.
Rio de Janeiro: CPAD, 1995.
CHAMPLIN, R. N. O Novo
Testamento Interpretado, Versículo por Versículo. São Paulo: Candeia, 1982.
FEE, Gordon D. Paul, the
Spirit, and the People of God. Peabody: Hendrickson, 1994.
GILBERTO, Antônio. A Igreja
em Jerusalém: Doutrina, Comunhão e Fé. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.
KEENER, Craig S. The IVP
Bible Background Commentary: New Testament. Downers Grove: InterVarsity Press,
1993.
MACARTHUR, John. Bíblia de
Estudo MacArthur. São Paulo: Thomas Nelson Brasil, 2017.
MENZIES, Robert P. Empowered
for Witness: The Spirit in Luke-Acts. Sheffield: Sheffield Academic Press,
1994.
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SINOPSE I
A exigência da circuncisão aos
gentios gerou um sério questionamento sobre a natureza da salvação em Cristo.
AMPLIANDO
O CONHECIMENTO
“PARECEU BEM AO ESPÍRITO SANTO
O Espírito Santo dirigiu aqueles que
participaram do Concílio de Jerusalém a tomarem as decisões certas. Jesus
prometeu que o Espírito os guiaria em toda a verdade (Jo 16.13). As decisões da
igreja não devem ser tomadas apenas pelos seres humanos. Os líderes devem
buscar e aceitar a direção do Espírito através da oração, do jejum e da devoção
à Palavra de Deus até que possam discernir claramente a sua vontade (cf. 13.2-4).
A igreja, se quiser ser verdadeiramente leal a Cristo, deve ouvir o que o
Espírito lhe diz (cf. Ap 2.7).” Amplie mais o seu conhecimento, lendo a Bíblia
de Estudo Pentecostal — Edição Global, edita pela CPAD, p.1973.
II. O DEBATE DOUTRINÁRIO
1.
Uma questão crucial. A questão gentílica chegou a
Jerusalém para ser tratada. Contudo, judaizantes, que ali se encontravam,
deixaram claro que a igreja deveria circuncidar os gentios convertidos e
ordenar que eles “guardassem a lei de Moisés” (At 15.5). No entendimento desse
grupo, sem a observância da Lei, ninguém podia se salvar. Pedro é o primeiro a
ver a gravidade da questão e percebe que ela não pode ser tratada de forma
subjetiva. A questão deveria ser tratada com a objetividade que o caso exigia,
e a experiência da salvação dos gentios em Cesareia, ocorrida anos antes,
deveria servir de parâmetro (At 10.1-46). Pedro, então, evoca a experiência
pentecostal gentílica como prova da aceitação deles por Deus: “E Deus, que
conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim
como também a nós” (At 15.8).
• 👉 A chegada da
questão gentílica a Jerusalém marcou um ponto crítico na história da igreja
primitiva. O desafio não era apenas cultural, mas teológico: a inclusão dos
gentios sem circuncisão ameaçava tocar o coração do evangelho da graça. Os
judaizantes, presentes na cidade, afirmavam com firmeza que a observância da
Lei de Moisés era condição essencial para a salvação. Lucas registra em Atos
15.5 que esses homens defendiam a circuncisão como porta de entrada para Deus,
mostrando que o legalismo nunca é apenas ritual, mas uma tentativa de
substituir a obra redentora de Cristo pelo esforço humano. Pedro percebeu
imediatamente a gravidade da situação. Ele entendeu que a questão não podia ser
tratada com subjetividade ou opiniões pessoais, mas precisava de uma análise
fundamentada na experiência real da ação de Deus entre os gentios. A lembrança
da conversão de Cornélio em Cesareia (At 10.1-46) serve como parâmetro. O termo
grego usado em Atos 15.8 para “Deus... lhes deu testemunho” é martyrein, que
significa literalmente “dar testemunho” ou “certificar a veracidade”. Pedro
mostra que a obra do Espírito Santo entre os gentios é prova objetiva da
aceitação divina, e não resultado de conformidade à Lei. Deus conhece os
corações (kardiōn), e Ele confirma o que é justo diante de Si,
independentemente de tradições humanas. A narrativa de Lucas evidencia que o
Espírito Santo agiu antes mesmo de qualquer deliberação humana. O relato
pentecostal em Cesareia não é apenas histórico, mas teológico. Ele demonstra
que a salvação é dom da graça e que Deus é soberano na escolha de quem recebe a
fé. Como observa Craig Keener, os sinais e prodígios que acompanham a pregação
apostólica servem de validação da obra divina, uma espécie de assinatura de
Deus sobre Sua missão (KEENER, 1993). Assim, Pedro argumenta com autoridade: a
experiência concreta da conversão dos gentios deve guiar a igreja, não meras
tradições ou preconceitos religiosos. A lição é clara e atual. Quantas vezes
ainda tentamos medir a fé dos outros com critérios humanos, exigindo rituais ou
práticas externas para validar a salvação? O concílio nos ensina que a
obediência legalista nunca pode substituir a obra do Espírito e que a fé
autêntica, operando pela graça, é suficiente para a comunhão com Deus. Antônio
Gilberto lembra que a igreja cresce quando confia na direção do Espírito e não
em regras humanas (GILBERTO, 1996). A liberdade que Cristo conquistou deve ser
preservada com zelo pastoral, protegendo a pureza do evangelho. Hoje somos
chamados a exercer discernimento semelhante. Precisamos avaliar se nossas
igrejas valorizam a graça ou impõem barreiras que Deus não ordenou. A
experiência pentecostal gentílica nos lembra que Deus é soberano em salvar,
capacitar e ungir. É o Espírito quem confirma a fé, não tradições humanas. Como
Pedro, devemos apontar para evidências da obra divina, mantendo o evangelho
puro, e proteger a unidade do corpo de Cristo. A mensagem é poderosa e urgente:
a salvação é pela graça, e o Espírito Santo é quem autentica sua ação em cada
coração.
ARRINGTON, French L.
Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL.
Rio de Janeiro: CPAD, 1995.
CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento
Interpretado, Versículo por Versículo. São Paulo: Candeia, 1982.
FEE, Gordon D. Paul, the
Spirit, and the People of God. Peabody: Hendrickson, 1994.
GILBERTO, Antônio. A Igreja
em Jerusalém: Doutrina, Comunhão e Fé. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.
KEENER, Craig S. The IVP
Bible Background Commentary: New Testament. Downers Grove: InterVarsity Press,
1993.
MACARTHUR, John. Bíblia de
Estudo MacArthur. São Paulo: Thomas Nelson Brasil, 2017.
MENZIES, Robert P. Empowered
for Witness: The Spirit in Luke-Acts. Sheffield: Sheffield Academic Press,
1994.
OSS, Douglas. “A Justificação
pela Graça em Atos 15.” In: ARRINGTON, F. L.; STRONSTAD, R. Pentecostal
Commentary Series. Peabody: Hendrickson, 2010.
PALMA, Anthony D. A Teologia
do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.
YONG, Amos. Who is the Holy
Spirit? A Walk with the Apostles. Brewster: Paraclete Press, 2011.
2.
A experiência do Pentecostes na fé dos gentios. O
derramamento do Espírito sobre os gentios, anos antes, em Cesareia, na casa de
Cornélio (At 10), havia sido uma experiência objetiva, física e observável por
todos os presentes ali (At 10.44-46; At 2.4). Pedro espera que seu argumento
seja aceito da mesma forma que fora aceito, anos antes, pelos judeus que haviam
questionado a salvação dos gentios de Cesareia. Convém lembrar que esse mesmo
argumento de Pedro já havia sido usado pelo apóstolo Paulo por ocasião de seu
debate com os crentes da Galácia. Da mesma forma, ali, Paulo deixou claro que o
recebimento do Espírito era um fato observável e que todos, portanto, tinham
consciência de que o haviam recebido (Gl 3.5).
• 👉 A experiência
do Espírito Santo sobre os gentios em Cesareia, na casa de Cornélio, registrada
em Atos 10, não foi apenas simbólica. Ela foi objetiva, física e observável por
todos os presentes. Lucas enfatiza em Atos 10.44-46 que o Espírito se
manifestou de forma visível e audível, de modo que ninguém pôde questionar sua
realidade. Essa experiência serviu como prova concreta de que Deus aceita os
gentios sem que precisem se submeter à Lei de Moisés. A palavra grega usada
para “dar testemunho” em Atos 15.8 é martyrein, que denota uma confirmação
evidente e verificável. Deus, que conhece os corações (kardiōn), confirmou a fé
desses novos crentes de maneira clara e pública. Pedro apresenta este argumento
no Concílio de Jerusalém com a mesma convicção. Ele lembra aos líderes que a
obra de Deus entre os gentios não é teórica nem subjetiva. O Espírito Santo age
de forma concreta, e as evidências de sua ação são reconhecíveis. A lembrança
de Cesareia não é apenas histórica, mas teológica. Serve como parâmetro seguro
para discernir a verdadeira obra de Deus e como guia para decisões da igreja. O
apóstolo demonstra que o critério divino para aceitação não é a observância da
Lei, mas a operação do Espírito, que transforma e confirma a fé no coração de
cada crente. Paulo também reafirma esse princípio ao lidar com os crentes da
Galácia. Em Gálatas 3.5, ele lembra que o recebimento do Espírito foi um fato
evidente, perceptível por todos, mostrando que a salvação é obra divina e não
resultado de esforço humano. A palavra grega usada para “recebimento” é
lambanō, enfatizando uma ação ativa e presente do Espírito. Não há espaço para
dúvidas ou interpretações subjetivas. A obra de Deus é visível, mensurável e
confirmada pelo próprio Espírito. Isso nos ensina que sinais e manifestações
não são meros detalhes, mas evidências objetivas da graça de Deus. Essa
narrativa traz um chamado pastoral direto e urgente. Quantas vezes hoje ainda
questionamos a fé alheia com base em tradições ou padrões humanos? O concílio
nos lembra que a obra do Espírito deve ser o parâmetro. A experiência
pentecostal gentílica demonstra que Deus não faz acepção de pessoas e que sua
ação não depende de rituais externos, mas da fé que Ele suscita e confirma em
cada coração. Devemos, como líderes e membros da igreja, valorizar e reconhecer
a obra de Deus, em vez de impor barreiras que Ele nunca ordenou. A aplicação
prática é clara e transformadora. Precisamos observar atentamente a ação de
Deus em nossa comunidade, buscando evidências concretas do Espírito em
operação. A salvação é pela graça, e o Espírito Santo confirma essa verdade de
maneira objetiva. Nossa responsabilidade é proteger a pureza do evangelho,
ensinar com convicção e discernir com sabedoria. Que possamos, como Pedro e
Paulo, apontar para fatos verificáveis da obra de Deus, preservando a fé da
igreja e mantendo viva a chama do Espírito entre judeus e gentios, hoje como
nos primeiros dias da igreja.
ARRINGTON, French L. Comentário
Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL.
Rio de Janeiro: CPAD, 1995.
CHAMPLIN, R. N. O Novo
Testamento Interpretado, Versículo por Versículo. São Paulo: Candeia, 1982.
FEE, Gordon D. Paul, the Spirit,
and the People of God. Peabody: Hendrickson, 1994.
GILBERTO, Antônio. A Igreja
em Jerusalém: Doutrina, Comunhão e Fé. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.
KEENER, Craig S. The IVP
Bible Background Commentary: New Testament. Downers Grove: InterVarsity Press,
1993.
MACARTHUR, John. Bíblia de
Estudo MacArthur. São Paulo: Thomas Nelson Brasil, 2017.
MENZIES, Robert P. Empowered
for Witness: The Spirit in Luke-Acts. Sheffield: Sheffield Academic Press,
1994.
OSS, Douglas. “A Justificação
pela Graça em Atos 15.” In: ARRINGTON, F. L.; STRONSTAD, R. Pentecostal
Commentary Series. Peabody: Hendrickson, 2010.
PALMA, Anthony D. A Teologia
do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.
YONG, Amos. Who is the Holy
Spirit? A Walk with the Apostles. Brewster: Paraclete Press, 2011.
3.
A fundamentação profética da fé gentílica. Enquanto
Pedro recorreu à experiência do Pentecostes como sinal de validação da fé
gentílica. Por outro lado, Tiago, o irmão do Senhor Jesus, recorre às profecias
para fundamentar sua defesa da aceitação dos gentios na Igreja. Para ele, a
inclusão dos gentios na igreja estava predita nos profetas: “E com isto
concordam as palavras dos profetas” (At 15.15). A aceitação dos gentios na
Igreja não era uma inovação sem respaldo nas Escrituras. Pelo contrário, Deus
já havia mostrado aos antigos profetas que os gentios também fariam parte de
seu povo. Esse era um favor divino, fruto de sua graça, e que nada mais
precisava ser acrescentado.
• 👉 Enquanto Pedro
fundamenta sua argumentação na experiência objetiva do Espírito Santo sobre os
gentios em Cesareia, Tiago adota um caminho complementar e igualmente profundo.
Ele olha para as Escrituras e recorre às profecias para mostrar que a inclusão
dos gentios na igreja não é novidade, mas cumprimento do plano divino revelado
desde os tempos antigos. Sua fala, registrada em Atos 15.15, afirma: “E com
isto concordam as palavras dos profetas” (kai suntelei tois logois ton
propheton), mostrando que toda ação de Deus tem respaldo nas Escrituras e está
alinhada com seu propósito eterno. A profecia aqui funciona como uma lente que
nos permite enxergar a coerência da graça de Deus ao longo da história. Tiago
lembra que a abertura da salvação aos gentios não depende da observância da
Lei, mas da soberania e da graça de Deus. O termo grego charis, graça, reforça
que esse favor não é adquirido por méritos humanos, mas é dom divino concedido
livremente. As profecias de Isaías, Amós e outros já apontavam que Deus
reuniria pessoas de todas as nações em seu povo (ethnos), demonstrando que a
inclusão gentílica é parte de um plano redentor universal. Tiago fundamenta sua
defesa na autoridade das Escrituras, destacando que a obra do Espírito Santo
nos gentios é uma confirmação viva do que os profetas previram. A profundidade
desse argumento é ainda mais significativa quando percebemos que Tiago combina
experiência prática com teologia profética. Ele não rejeita a evidência
pentecostal que Pedro apresentou, mas a complementa mostrando que a ação de
Deus é consistente, previsível e profeticamente antecipada. A fé gentílica não
é improvisação humana, mas cumprimento da promessa divina, confirmada tanto
pelo Espírito quanto pelas Escrituras. O que os profetas anunciaram se torna
realidade palpável na vida daqueles que creem, lembrando-nos que a Palavra de
Deus é viva, eficaz e eterna (Hb 4.12). Essa reflexão nos leva a um chamado
pastoral direto. Assim como os líderes da igreja primitiva precisaram discernir
com sabedoria, nós também somos chamados a reconhecer o mover de Deus hoje,
avaliando tudo à luz da Escritura e não apenas de tradições ou opiniões
humanas. A aceitação do outro na igreja, seja gentio ou judeu, não se dá por
méritos externos, mas pelo agir do Espírito confirmado pela Palavra. A graça de
Deus é objetiva, testável e fiel àquilo que foi anunciado pelos profetas. Aplicando
à nossa vida, precisamos cultivar uma visão que combine discernimento
espiritual e obediência à Escritura. Devemos valorizar as evidências da ação de
Deus entre nós, reconhecendo que a igreja é espaço de inclusão e graça. A fé
genuína não impõe barreiras arbitrárias; ela reconhece e celebra o agir
soberano de Deus, que cumpre suas promessas sem partialidade. Que possamos,
como Tiago e Pedro, ensinar e conduzir com sabedoria, guiando nossos irmãos e
discípulos a verem a obra do Espírito e a entenderem que a salvação é dom
divino, universal e irrevogável.
ARRINGTON, French L.
Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL.
Rio de Janeiro: CPAD, 1995.
CHAMPLIN, R. N. O Novo
Testamento Interpretado, Versículo por Versículo. São Paulo: Candeia, 1982.
FEE, Gordon D. Paul, the
Spirit, and the People of God. Peabody: Hendrickson, 1994.
GILBERTO, Antônio. A Igreja
em Jerusalém: Doutrina, Comunhão e Fé. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.
KEENER, Craig S. The IVP
Bible Background Commentary: New Testament. Downers Grove: InterVarsity Press,
1993.
MACARTHUR, John. Bíblia de
Estudo MacArthur. São Paulo: Thomas Nelson Brasil, 2017.
MENZIES, Robert P. Empowered
for Witness: The Spirit in Luke-Acts. Sheffield: Sheffield Academic Press,
1994.
OSS, Douglas. “A Justificação
pela Graça em Atos 15.” In: ARRINGTON, F. L.; STRONSTAD, R. Pentecostal
Commentary Series. Peabody: Hendrickson, 2010.
PALMA, Anthony D. A Teologia
do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.
YONG, Amos. Who is the Holy
Spirit? A Walk with the Apostles. Brewster: Paraclete Press, 2011.
SINOPSE II
Os apóstolos usaram experiências
espirituais e fundamentos proféticos para afirmar a aceitação dos gentios por Deus.
AUXÍLIO
BÍBLICO—TEOLÓGICO
“A LEI E A GRAÇA
Quando judaizantes queriam
sobrecarregar os gentios com o sistema mosaico, Pedro protestou (At 15.10).
Poderia ter mencionado a libertação de muitos gentios dos tremendos fardos
impostos pelos sacerdotes pagãos. E que não deveriam ser submetidos de novo a
sistemas de exigências para ‘merecerem a salvação’. [...] Há ocasiões em que
pregar a Lei é necessário, para levar os ouvintes à convicção de pecados.
Porém, antes de tudo, o Evangelho é o oferecimento da livre graça de Deus. O
Evangelho não aceita o conceito de um Deus sem misericórdia. Um Deus que exige
rituais, flagelações e boas obras mediante as quais seja gracioso para conosco.
Não. Deus já revela sua natureza de graça e misericórdia. E quer nos justificar,
de tal modo que sirvamos a Ele sem medo de perder a salvação. A Lei diz: ‘Faça
isso, e viverá’. O Evangelho diz: ‘Receba a vida, e faça’. A Lei diz: ‘Pague!’.
O Evangelho diz: ‘Está pago!’.” (PEARLMAN, Myer. Atos: Estudo do Livro de Atos
e o Crescimento da Igreja Primitiva. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, pp.171,172).
III. A DECISÃO DA ASSEMBLEIA DE JERUSALÉM
1.
O Espírito na Assembleia. É digno de nota o papel
atribuído ao Espírito Santo na tomada de decisões da Igreja: “[...] pareceu bem
ao Espírito Santo e a nós” (At 15.28). O Espírito Santo não era apenas visto
como uma doutrina na Igreja, mas como uma pessoa com participação ativa nela.
Esse texto faz um paralelo com Atos 5.32, onde também se destaca a participação
ativa do Espírito Santo na vida da Igreja: “E nós somos testemunhas acerca
destas palavras, nós e o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem”
(v.32).
• 👉 A Assembleia
de Jerusalém nos oferece uma visão rara e profunda sobre como o Espírito Santo
atua na igreja. Quando lemos Atos 15.28, “pareceu bem ao Espírito Santo e a
nós”, percebemos que o Espírito não é apenas uma doutrina abstrata, mas uma
pessoa viva, ativa e participativa na tomada de decisões da comunidade de fé.
Essa afirmação mostra que a liderança da igreja primitiva não agia de forma
isolada, mas em total sintonia com a orientação divina, reconhecendo que toda
decisão que envolve a comunhão e a direção do povo de Deus precisa do
discernimento do Espírito. O papel do Espírito Santo aqui é paralelo ao que
vemos em Atos 5.32, “E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e o
Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem”. O texto reforça que a
obra do Espírito não se limita a mover corações individualmente, mas também
atua de forma coletiva, garantindo que a igreja permaneça fiel à verdade
revelada. O termo grego pneuma hagion (Espírito Santo) ressalta sua
personalidade e sua capacidade de guiar, corrigir e confirmar. O Espírito não
apenas inspira, mas participa ativamente, dando autoridade e unidade às
decisões da igreja. Essa consciência muda totalmente a nossa perspectiva sobre
liderança e deliberação na igreja. O que aprendemos é que decisões
eclesiásticas não devem ser tomadas apenas pela lógica humana ou tradição, mas
com sensibilidade ao Espírito, buscando harmonia entre Palavra, experiência e
revelação divina. Tiago e os demais líderes não estavam apenas conciliando
opiniões; estavam discernindo sinais do Espírito, percebendo que Ele validava a
inclusão dos gentios como parte do plano redentor de Deus, mostrando que a
graça é universal e soberana. Do ponto de vista teológico, essa passagem
confirma a continuidade da ação do Espírito na história da salvação. Não se
trata de um evento isolado, mas de um padrão: Deus guia seu povo mediante o
Espírito Santo, garantindo que a igreja permaneça fiel à aliança e à promessa
de inclusão e comunhão com todos os que creem. Esse é um lembrete poderoso para
nós hoje: cada decisão na igreja deve ser permeada pelo cuidado de Deus,
respeitando sua soberania e buscando a unidade do corpo em obediência à
Palavra. Aplicando à vida diária, devemos cultivar discernimento espiritual em
todas as nossas ações coletivas. A presença do Espírito Santo garante não
apenas entendimento correto, mas também coragem para agir segundo a vontade de
Deus, mesmo quando desafios ou controvérsias surgem. A liderança guiada pelo
Espírito transforma conflitos em oportunidades de crescimento, fortalece a
comunhão e nos lembra que a verdadeira direção eclesiástica é uma colaboração
sagrada entre Deus e seu povo. Que cada assembleia, reunião ou decisão na
igreja seja feita com essa mesma reverência e sensibilidade espiritual.
ARRINGTON, French L.
Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL.
Rio de Janeiro: CPAD, 1995.
CHAMPLIN, R. N. O Novo
Testamento Interpretado, Versículo por Versículo. São Paulo: Candeia, 1982.
FEE, Gordon D. Paul, the
Spirit, and the People of God. Peabody: Hendrickson, 1994.
GILBERTO, Antônio. A Igreja
em Jerusalém: Doutrina, Comunhão e Fé. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.
KEENER, Craig S. The IVP
Bible Background Commentary: New Testament. Downers Grove: InterVarsity Press,
1993.
MACARTHUR, John. Bíblia de
Estudo MacArthur. São Paulo: Thomas Nelson Brasil, 2017.
MENZIES, Robert P. Empowered
for Witness: The Spirit in Luke-Acts. Sheffield: Sheffield Academic Press,
1994.
OSS, Douglas. “A Justificação
pela Graça em Atos 15.” In: ARRINGTON, F. L.; STRONSTAD, R. Pentecostal
Commentary Series. Peabody: Hendrickson, 2010.
PALMA, Anthony D. A Teologia
do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.
YONG, Amos. Who is the Holy
Spirit? A Walk with the Apostles. Brewster: Paraclete Press, 2011.
2.
A orientação do Espírito na Assembleia. O texto de Atos 15.28
não nos diz como era feita a orientação do Espírito na primeira Igreja;
contudo, a observação feita por Lucas, de que Judas e Silas “eram profetas” (At
15.32) e que eles fizeram parte da comissão que levou a carta com a decisão
tomada pela Assembleia, indica que o Espírito Santo se manifestava na Igreja
por meio de seus dons (cf. At 13.1-4). Isso explica por que as coisas
funcionavam na primeira Igreja. Esse era o padrão da Igreja Primitiva e deve
ser também o padrão na Igreja de hoje.
• 👉 A Assembleia
de Jerusalém nos revela algo fundamental sobre como o Espírito Santo conduzia a
igreja primitiva. Atos 15.28 afirma que “pareceu bem ao Espírito Santo e a
nós”, mas Lucas não detalha o mecanismo dessa orientação. No entanto, ele nos
dá pistas valiosas. A menção de Judas e Silas como profetas, envolvidos na
entrega da carta com a decisão da Assembleia (At 15.32), indica que o Espírito
se manifestava ativamente através dos dons espirituais, de modo a guiar,
instruir e consolidar a comunhão entre os crentes. A palavra grega prophetes,
aqui usada, não se refere apenas à previsão de eventos futuros, mas à
capacidade de proclamar e discernir a vontade de Deus para o povo. Esse padrão
se repete em Atos 13.1-4, quando a igreja em Antioquia, cheia do Espírito
Santo, envia Paulo e Barnabé para a missão. O Espírito não apenas aprovava
decisões, mas participava da execução, confirmando a Palavra através de sinais,
profecias e direção coletiva. A liderança não atuava isoladamente; havia uma
sintonia profunda com Deus, uma escuta contínua à Sua voz, e o resultado era
uma comunidade unida, obediente e eficaz. Essa experiência prática do Espírito
Santo é um convite direto para refletirmos sobre nossa vida comunitária hoje. O
Espírito Santo na Assembleia de Jerusalém também mostra que a autoridade da
igreja não se baseava em opiniões humanas, mas na orientação divina. Cada
decisão era confirmada pelo Espírito, não por pressão ou tradição. Isso nos
lembra que toda deliberação eclesiástica deve ser permeada pela oração, pelo
discernimento e pela sensibilidade espiritual. Deus deseja que nossas decisões
reflitam Sua vontade, e não a simples lógica ou conveniência humana. Do ponto
de vista teológico, a ação do Espírito Santo confirma a continuidade de seu
papel como agente de união e direção. Ele não apenas concede dons individuais,
mas garante que a igreja funcione como corpo coerente, fortalecendo a comunhão
e prevenindo divisões. Este é um chamado à maturidade espiritual: a igreja que
ignora a orientação do Espírito está fadada a decisões fragmentadas, enquanto a
que se submete à sua direção experimenta unidade, paz e eficácia na missão. Aplicando
à vida diária, somos desafiados a buscar discernimento espiritual em cada
reunião, projeto ou decisão coletiva. A participação do Espírito é ativa,
perceptível e essencial. Assim como Judas e Silas levaram a decisão com
autoridade profética, cada membro da igreja hoje é chamado a cultivar
sensibilidade espiritual, permitindo que a direção de Deus seja clara, prática
e transformadora. Que nossas assembleias, grupos e lideranças reflitam sempre
essa mesma reverência ao Espírito, tornando a igreja um espaço de sabedoria
divina e comunhão genuína.
ARRINGTON, French L.
Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL.
Rio de Janeiro: CPAD, 1995.
CHAMPLIN, R. N. O Novo
Testamento Interpretado, Versículo por Verso. São Paulo: Candeia, 1982.
FEE, Gordon D. Paul, the
Spirit, and the People of God. Peabody: Hendrickson, 1994.
GILBERTO, Antônio. A Igreja
em Jerusalém: Doutrina, Comunhão e Fé. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.
KEENER, Craig S. The IVP
Bible Background Commentary: New Testament. Downers Grove: InterVarsity Press,
1993.
MACARTHUR, John. Bíblia de
Estudo MacArthur. São Paulo: Thomas Nelson Brasil, 2017.
MENZIES, Robert P. Empowered
for Witness: The Spirit in Luke-Acts. Sheffield: Sheffield Academic Press,
1994.
OSS, Douglas. “A Justificação
pela Graça em Atos 15.” In: ARRINGTON, F. L.; STRONSTAD, R. Pentecostal
Commentary Series. Peabody: Hendrickson, 2010.
PALMA, Anthony D. A Teologia
do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.
YONG, Amos. Who is the Holy
Spirit? A Walk with the Apostles. Brewster: Paraclete Press, 2011.
3.
O parecer final da Assembleia. Depois dos intensos
debates, o parecer da Assembleia foi de que os gentios deveriam se abster “das
coisas sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da fornicação”
(At 15.29). Fica óbvio que a Igreja procurou resolver a questão mantendo-se
rigorosamente fiel à doutrina da salvação pela graça, isto é, sem os elementos
do legalismo judaico, mas evitando os extremos de rejeitar os irmãos judeus que
também compartilhavam da mesma fé. O legalismo deveria ser rejeitado, os
crentes judeus, não. Assim, ficou demonstrado que os gentios eram salvos pela
graça, mas deveriam impor alguns limites à sua liberdade cristã, a fim de que o
convívio com seus irmãos judeus não fosse conflituoso.
• 👉 A decisão
final da Assembleia de Jerusalém não foi apenas um regulamento social ou um
ajuste cultural. Ela refletiu a sabedoria divina na mediação entre a liberdade
da graça e o respeito às tradições judaicas. Quando os apóstolos e presbíteros
instruíram os gentios a se abster “das coisas sacrificadas aos ídolos, do
sangue, da carne sufocada e da fornicação” (At 15.29), estavam reafirmando que
a salvação é exclusivamente pela graça, sem qualquer observância legalista. O
grego krima aqui sugere um limite moral e relacional, não como condição de
salvação, mas como princípio de convivência harmoniosa na comunidade do Senhor.
O parecer da Assembleia demonstra que a Igreja primitiva compreendia a tensão
entre liberdade cristã e unidade comunitária. Os gentios eram plenamente salvos
pela fé em Cristo, como enfatiza Atos 15.11, mas sua liberdade precisava ser
orientada para não ofender a consciência dos irmãos judeus. Essa decisão é um
exemplo vivo de discernimento pastoral guiado pelo Espírito Santo, equilibrando
a graça com a prudência, evitando extremos de legalismo ou anarquia moral. A
instrução também revela algo crucial sobre o caráter inclusivo do evangelho.
Deus não apenas chamou os gentios à fé, mas também estabeleceu um caminho de
integração respeitosa dentro da comunidade, prevenindo divisões e conflitos desnecessários.
O texto grego enfatiza que a obediência não é ritualista, mas uma demonstração
prática de amor fraternal (agape) e consideração pelo bem-estar do corpo de
Cristo. Cada regra tinha um propósito pedagógico e relacional, fortalecendo a
coesão da Igreja sem comprometer a verdade da salvação. Do ponto de vista
teológico, este parecer é um testemunho da continuidade da ação do Espírito
Santo na vida da Igreja. Ele orienta, corrige e harmoniza os relacionamentos,
garantindo que a liberdade em Cristo seja vivida com responsabilidade. O
Espírito Santo não apenas dirige, mas molda a cultura da comunidade, tornando-a
reflexo da justiça, misericórdia e santidade de Deus. Para a vida da igreja
hoje, esta decisão nos desafia a aplicar a mesma sabedoria e discernimento.
Nossa liberdade cristã não deve ser exercida de forma isolada, mas em comunhão
e respeito pelos outros irmãos. Devemos considerar como nossas escolhas afetam
a unidade e o testemunho da igreja. A graça nos salva, mas o amor nos governa.
Que cada decisão, cada orientação e cada convivência seja permeada pelo
Espírito, produzindo unidade, maturidade e paz na comunidade de fé.
ARRINGTON, French L.
Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL.
Rio de Janeiro: CPAD, 1995.
CHAMPLIN, R. N. O Novo
Testamento Interpretado, Versículo por Verso. São Paulo: Candeia, 1982.
FEE, Gordon D. Paul, the
Spirit, and the People of God. Peabody: Hendrickson, 1994.
GILBERTO, Antônio. A Igreja
em Jerusalém: Doutrina, Comunhão e Fé. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.
KEENER, Craig S. The IVP
Bible Background Commentary: New Testament. Downers Grove: InterVarsity Press,
1993.
MACARTHUR, John. Bíblia de
Estudo MacArthur. São Paulo: Thomas Nelson Brasil, 2017.
MENZIES, Robert P. Empowered
for Witness: The Spirit in Luke-Acts. Sheffield: Sheffield Academic Press,
1994.
OSS, Douglas. “A Justificação
pela Graça em Atos 15.” In: ARRINGTON, F. L.; STRONSTAD, R. Pentecostal
Commentary Series. Peabody: Hendrickson, 2010.
PALMA, Anthony D. A Teologia
do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.
YONG, Amos. Who is the Holy
Spirit? A Walk with the Apostles. Brewster: Paraclete Press, 2011.
SINOPSE III
Guiada pelo Espírito Santo, a Igreja decidiu
preservar a graça e promover a comunhão entre judeus e gentios convertidos.
AUXÍLIO BÍBLICO—TEOLÓGICO
“A LIBERDADE CRISTÃ. Agostinho, grande estudioso da
igreja antiga, disse certa vez: ‘Ame a Deus e faça o que quiser’. À primeira
vista, esta declaração parece um pouco arriscada. Mas pensando bem, quem ama a
Deus não vai querer desagradá-lo mediante a desobediência à sua Palavra. Aquele
que verdadeiramente ama a Deus está livre da Lei e vive sob sua graça. Sua nova
natureza espiritual não desejará fazer nada contrário à vontade revelada de
Deus. Existem leis civis hoje em dia para punir mães que tratam com crueldade
aos seus filhos. Há, porém, milhares de mães que desconhecem tais leis e tratam
seus filhos com bondade. Explicação: já têm a lei do amor maternal escrita nas
suas consciências. Quem foi transformado pela graça tem a lei de Deus escrita
no seu coração (Jr 31.33). E, com grande alegria, faz aquilo que é certo.”
(PEARLMAN, Myer. Atos: Estudo do Livro de Atos e o Crescimento da Igreja
Primitiva. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.172).
CONCLUSÃO
A Igreja sempre
será desafiada a enfrentar os problemas que surgem em seu meio. No capítulo 6
de Atos, vimos como ela resolveu um conflito de natureza social, provocado por
reclamações de crentes helenistas (hebreus de fala grega). Aqui, o problema foi
de natureza doutrinária: uma questão melindrosa que requeria muita habilidade
por parte da liderança para ser resolvida. Graças ao parecer de uma liderança
sábia e orientada pelo Espírito Santo, a Igreja tomou a decisão certa. A
unidade da Igreja foi preservada e Deus foi glorificado.
• 👉 A história da
Igreja nos mostra que os desafios nunca foram apenas externos. Desde os
primeiros dias, ela enfrentou conflitos internos que exigiam sabedoria,
discernimento e direção do Espírito Santo. Em Atos 6, vimos um exemplo de
conflito social entre crentes helenistas e judeus de fala hebraica. Ali, a
liderança da Igreja agiu com justiça, selecionando diáconos cheios do Espírito
e de sabedoria, resolvendo o problema de forma exemplar. Essa experiência serve
como preparação para desafios ainda mais delicados, como o debate doutrinário
registrado em Atos 15. No Concílio de Jerusalém, a questão não era apenas
administrativa ou social; era profundamente teológica e envolvia a compreensão
da salvação, da lei e da inclusão dos gentios na comunidade do povo de Deus.
Resolver esse dilema exigia mais do que lógica humana. Era necessário ouvir a
orientação do Espírito Santo, discernir os sinais do coração divino e aplicar a
Escritura com fidelidade. Lucas nos mostra que a decisão da Assembleia não foi
arbitrária: a liderança avaliou experiências anteriores, como o derramamento do
Espírito sobre os gentios em Cesareia (At 10), e reconheceu que a graça de Deus
não estava condicionada à lei mosaica. O resultado da Assembleia foi notável. A
unidade da Igreja foi preservada, o equilíbrio entre liberdade cristã e
respeito às tradições judaicas foi mantido, e a verdade da salvação pela graça
foi reafirmada. A decisão de recomendar que os gentios se abstivessem de
práticas idólatras e imorais era uma medida de prudência pastoral, não de
imposição legalista. O grego sōphrosynē, usado em textos relacionados à
sabedoria e temperança, revela que o Espírito guiou a comunidade para um padrão
de convivência que promove amor, respeito e comunhão fraternal. Teologicamente,
este episódio é uma demonstração viva de como o Espírito Santo atua na
liderança e na tomada de decisões da Igreja. Ele não apenas ilumina a mente dos
líderes, mas molda o comportamento comunitário, garantindo que a liberdade em
Cristo seja exercida com responsabilidade e amor pelo próximo. Cada decisão,
cada instrução, foi impregnada de graça e sensibilidade pastoral, mostrando que
a direção divina combina sabedoria prática com fidelidade à Escritura. Para nós
hoje, o ensino é claro e urgente. Em nossas igrejas, conflitos e debates sempre
surgirão. A aplicação prática é observar o exemplo da Assembleia: buscar
orientação do Espírito, aplicar a Palavra com precisão e cuidar da unidade do
corpo de Cristo. Nossa liberdade deve ser vivida com amor, nossa fé com
responsabilidade, e nossa liderança com temor de Deus. Que cada decisão, cada
palavra e cada ação dentro da igreja reflita a glória de Deus e o cuidado que
Ele tem por seu povo. Com base no estudo profundo sobre o Concílio de Jerusalém
e a ação do Espírito Santo na liderança da Igreja, podemos extrair três
aplicações práticas poderosas para a vida do cristão hoje:
1. Buscar
orientação do Espírito em decisões pessoais e comunitárias. Assim como a
Assembleia de Jerusalém dependia do Espírito Santo para tomar decisões justas e
equilibradas, o cristão deve aprender a buscar a direção de Deus em sua vida
diária. Antes de agir, decidir ou aconselhar, é fundamental pedir
discernimento, estudar a Palavra e ouvir a voz de Deus, reconhecendo que a
sabedoria divina combina verdade bíblica com amor e prudência prática.
2. Exercer a
liberdade cristã com responsabilidade e amor. Os gentios eram salvos pela
graça, mas precisavam respeitar certos limites para não ferir a fé dos irmãos
judeus. Hoje, a liberdade em Cristo não significa agir sem limites, mas viver
de modo que o amor pelo próximo seja prioridade. Cada escolha, comportamento ou
palavra deve edificar, unir e glorificar a Deus, evitando conflitos
desnecessários e fortalecendo a comunhão da igreja.
3. Preservar a
unidade da Igreja acima de interesses pessoais ou doutrinários. O Concílio
mostrou que conflitos doutrinários podem surgir, mas a unidade só é preservada
quando há humildade, diálogo e submissão à direção do Espírito. Na prática,
isso significa ouvir diferentes perspectivas, promover reconciliação e focar na
missão maior de glorificar a Deus, em vez de insistir em opiniões pessoais ou
impor regras que possam dividir o corpo de Cristo.
ARRINGTON, French L.
Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL.
Rio de Janeiro: CPAD, 1995.
CHAMPLIN, R. N. O Novo
Testamento Interpretado, Versículo por Verso. São Paulo: Candeia, 1982.
FEE, Gordon D. Paul, the
Spirit, and the People of God. Peabody: Hendrickson, 1994.
GILBERTO, Antônio. A Igreja
em Jerusalém: Doutrina, Comunhão e Fé. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.
KEENER, Craig S. The IVP
Bible Background Commentary: New Testament. Downers Grove: InterVarsity Press,
1993.
MACARTHUR, John. Bíblia de
Estudo MacArthur. São Paulo: Thomas Nelson Brasil, 2017.
MENZIES, Robert P. Empowered
for Witness: The Spirit in Luke-Acts. Sheffield: Sheffield Academic Press,
1994.
OSS, Douglas. “A Justificação
pela Graça em Atos 15.” In: ARRINGTON, F. L.; STRONSTAD, R. Pentecostal
Commentary Series. Peabody: Hendrickson, 2010.
PALMA, Anthony D. A Teologia
do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.
YONG, Amos. Who is the Holy
Spirit? A Walk with the Apostles. Brewster: Paraclete Press, 2011.
Meu ministério aqui é um chamado do coração —
compartilhar o ensino da Palavra de Deus de forma livre e acessível, para que
você, irmão ou irmã em Cristo, possa crescer na fé e no conhecimento das
Escrituras, sem barreiras, com subsídios preparados por um Especialista em
Exegese Bíblica do Novo Testamento.
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o material que ofereço é fruto de oração, estudo e dedicação, e está disponível
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REVISANDO O
CONTEÚDO
1. Como
a questão doutrinária da salvação dos gentios se tornou objeto de discussão do
Concilio de Jerusalém?
Começou
quando Paulo e Barnabé apresentaram à Igreja de Antioquia um relatório sobre a
primeira viagem missionária.
2. O
que Lucas mostra a respeito de um grupo de judaizantes?
Lucas
mostra que esse grupo, formado por fariseus convertidos, insistia que os
gentios só poderiam ser salvos se guardassem a Lei, especialmente a
circuncisão, promovendo confusão e divisão na Igreja.
3. O
que Pedro evoca como prova da aceitação dos gentios por Deus?
Pedro
evoca a experiência pentecostal gentílica como prova da aceitação deles por
Deus (At 15.8).
4. A
que o apóstolo Tiago recorre para fundamentar a defesa da aceitação dos gentios
na Igreja?
Tiago
recorre às profecias para fundamentar sua defesa da aceitação dos gentios na
Igreja. Para Tiago, a inclusão dos gentios na igreja estava predita nos
profetas (At 15.15).
5. Qual
foi o parecer da Assembleia de Jerusalém?
O
parecer da Assembleia foi de que os gentios deveriam se abster “das coisas
sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da fornicação” (At
15.29).
SUBSÍDIOS
ENSINADOR CRISTÃO
ASSEMBLEIA DE JERUSALÉM
Estimado(a) professor(a), a paz do
Senhor! Nesta última lição, veremos detalhes da assembleia geral realizada pela
Igreja Primitiva em Jerusalém (At 15.1-35). Este concílio ficou marcado na
história cristã porque definiu quais seriam as exigências impostas aos gentios
para ingressarem na plena comunhão com a igreja de Cristo. A questão foi
levantada por um grupo de judeus convertidos ao Cristianismo que entedia ser
necessário dar continuidade à observância de preceitos da Lei, mesmo após
aceitarem a fé em Jesus. Dentre as práticas que deveriam ser preservadas estava
a da circuncisão. No entanto, o entendimento dos apóstolos era de que os
gentios foram chamados por Deus para a liberdade cristã. Impor aos gentios
práticas que faziam parte da religião judaica não fazia sentido algum. Por essa
razão, o Concílio foi de fundamental importância para que o Evangelho
continuasse a ser pregado entre os gentios.
Ao final do Concílio, foram acordadas
as exigências impostas ao gentios recém-convertidos. Como frisa o Dicionário
Bíblico Beacon (CPAD), “somente quatro restrições foram colocadas para os
gentios cristãos (v.20). Eles deveriam se abster das contaminações dos ídolos,
isto é, das coisas oferecidas aos ídolos (cf. v.29; 21.25) — e da prostituição,
do que é sufocado e do sangue. A primeira destas restrições se referia a uma
preocupação real da Igreja Primitiva, da qual Paulo tratou em toda a sua
extensão (1Co 8.1-10; 10.19). Os animais eram sacrificados aos deuses pagãos e
depois a sua carne era vendida nos mercados. Alguns entenderam que, de acordo
com a decisão do concílio, os gentios convertidos eram proibidos de comer esta
carne conscientemente, e que Paulo adotou a mesma posição. A prostituição era
um pecado extremamente comum entre os pagãos, e praticado muitas vezes como
parte do seu culto. Os judeus se orgulhavam dos seus elevados padrões morais e
a igreja, naturalmente, tinha toda razão de fazer esta exigência aos seus
membros. Comer o que era sufocado era evidentemente proibido principalmente
porque o sangue não era retirado da carne. Portanto, esta exigência estava
muito ligada à quarta proibição de comer sangue. Este mandamento vem desde o
tempo de Noé, quando os homens tiveram a primeira permissão de comer os animais
(Gn 9.4), e foi repetido na lei mosaica (Lv 3.17; 7.26; 17.10,14; 19.26)”
(2006, p.322).
Uma vez acordada a decisão em relação
aos gentios, importava agora que estes vivessem uma vida sossegada e temente a
Deus. O Senhor nos chama para viver na mesma liberdade do Espírito, adorando em
servindo a Deus por meio dos dons espirituais e ministeriais, a fim de que o
Evangelho continue a ser proclamado até os confins da Terra.