Lições Bíblicas do 3º Trimestre de 2013 - CPAD -
Jovens e Adultos
Tema: Filipenses - A Humildade de CRISTO como exemplos para a Igreja.
Tema: Filipenses - A Humildade de CRISTO como exemplos para a Igreja.
Comentário: Pr. Elienai Cabral
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
Elaboração e pesquisa para a Escola Dominical da Igreja de Cristo no Brasil, Campina Grande-PB;
Postagem no Blog AUXÍLIO AO MESTRE: Francisco A Barbosa.
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
Elaboração e pesquisa para a Escola Dominical da Igreja de Cristo no Brasil, Campina Grande-PB;
Postagem no Blog AUXÍLIO AO MESTRE: Francisco A Barbosa.
Lição 3 – O COMPORTAMENTO DOS SALVOS EM CRISTO
21 de julho de 2013
TEXTO ÁUREO
"Somente deveis portar-vos
dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer
esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente
com o mesmo ânimo pela fé no evangelho" (Fp 1.27).
VERDADE PRÁTICA
O Evangelho de Cristo produz em cada
crente um comportamento digno e santo diante de Deus e do mundo.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Filipenses 1.27-30; 2.1-4
OBJETIVOS
Após
esta aula, o aluno deverá estar apto a:
·
Compreender
as características comportamentais de um cidadão do
céu;
·
Contextualizar
o comportamento digno do crente ante uma posição
oposta, e
·
Promover
a unidade da igreja.
PALAVRA-CHAVE
Comportamento: Conjunto de atitudes e reações do indivíduo em face
do meio social.
COMENTÁRIO
introdução
Muitas são as circunstancias adversas que enfrentamos em nossa
caminhada cristã. Os ataques surgem tanto de fora quanto de dentro da igreja.
Hoje, veremos que Paulo conclama a igreja dos Filipenses a lutar pela unidade.
Paulo desafia seus ouvintes a tornarem sua alegria completa. Para ele, a
alegria completa é que a igreja, que é a comunidade redimida, viva a realidade
do evangelho. Tenham todos uma excelente e abençoada aula.
I. O COMPORTAMENTO DOS CIDADÃOS DO CÉU (1.27)
1. O crente deve “portar-se
dignamente”. O comentarista da lição, Pr Elienai Cabral, destacou a palavra “dignamente” como palavra-chave do texto
de Fp 1.27, contudo, destaco uma outra palavra, “portai-vos”. Normalmente, essa palavra descreve a vida de uma
pessoa como cidadão. A cidade de Filipos prezava por sua cidadania romana, mas
Paulo relembra seus leitores de que a conduta mais importante é portar-se de
modo adequando aos cidadãos do Reino de Deus.
2. Para que os outros vejam. Paulo conclama os
crentes à unidade e exorta os leitores a não esmorecerem sob a pressão dos que
se opõem; em vez disso, exorta a exercerem sua própria pressão, ou seja,
proclamar o evangelho no qual eles têm crido e foram selados como a marca
indelével feita pelo anel de selar de um rei, o Espírito Santo os marcou
interiormente e essa marca os distingue como propriedade de Deus (Ef 1.13) e
dessa forma, devem viver de modo digno do mesmo.
3. A autonomia da vida espiritual. Vimos na lição
anterior que Paulo viveu um dilema, ele queria estar com Cristo, mas também
desejava permanecer na terra por causa da igreja, contudo, sua estadia na carne
não se estenderia por muito tempo, ainda que, ele esperasse por uma libertação.
A igreja deveria estar pronta para continuar sem sua presença. Jesus e os
apóstolos enfatizaram que o mundo em que vivemos é uma "geração incrédula e perversa" (Mt
17.17; cf. 12.39; At 2.40). O povo deste mundo tem mentalidade errada, valores
distorcidos, critérios imorais de vida e rejeitam as normas e padrões da
Palavra de Deus. Os filhos de Deus devem separar-se do mundo e ser inculpáveis,
puros de coração e irrepreensíveis, a fim de proclamarem ao mundo perdido a
gloriosa redenção em Cristo (Cf. 1 Jo 2.15). Paulo escreve para levar os
membros da igreja a se esforçarem para conhecer melhor o Senhor, conservando a
unidade, a humildade, a comunhão e a paz. Ele pretende que o amor dos
filipenses resulte na capacidade de eles discernirem e escolherem o que
moralmente é melhor. Como resultado, a vida deles será muito pura e eles
impedirão os outros de tropeção. Eles eram alvo da oração de Paulo para que
fossem “sinceros e sem escândalo algum” (1.10). "Sincero" significa
"sem nenhuma mistura do mal"; "sem escândalo algum" significa
"inculpável" diante de Deus e dos homens. Tal santidade deve ser o
alvo supremo de todo crente, tendo em vista a iminente volta de Cristo. Somente
com um amor abundante, derramado em nosso coração pelo Espírito Santo (Rm 5.5;
cf. Tt 3.5,6) e com fidelidade total à Palavra de Deus, é que seremos
"sinceros e sem escândalo algum até ao Dia de Cristo".
SINOPSE
DO TÓPICO (I)
O
comportamento de um cidadão do céu reflete a autonomia espiritual que o crente
deve apresentar no relacionamento com o outro.
II. O COMPORTAMENTO ANTE A OPOSIÇÃO (1.28-30)
1. O ataque dos falsos obreiros. A igreja estava
sob ataque pelo perigo dos falsos mestres (3.2). O judaísmo e o perfeccionismo
atacavam a igreja. Paulo os chama de adversários (1.28), inimigos da cruz de
Cristo (3.17). Ralph Martin diz que os mestres discutidos em Filipenses 3.12-14
são judeus. Eles se vangloriavam da circuncisão (3.2), a que Paulo replica com
uma afirmação de que a igreja é o verdadeiro Israel (3.3).
2. O objetivo dos falsos obreiros. Eles se gloriavam
na “carne”, cortada na execução do rito; Eles se orgulhavam de suas vantagens,
especialmente de seu conhecimento de Deus. A justiça deles era baseada na lei
(3.9); Os judeus buscavam e esperavam obter justiça; Esses falsos mestres
viviam como inimigos da cruz – em seu comportamento, deificando seus apetites,
honrando valores vergonhosos, só pensando nas coisas deste mundo (3.19).
3. Padecendo por Cristo. Paulo encoraja os
crentes de Filipos com quatro afirmações: (a) a coragem deles face à oposição é
um sinal do julgamento divino confrontando os perseguidores (2Ts 1.5-10); (b)
tal coragem é também um sinal da própria salvação integral dos crentes, no
sentido redentor (Rm 1.16; 13.11); (c) sofrer por Cristo é uma honra dada por
Deus (3.10); (d) Paulo compartilha da luta deles e seu exemplo pode
encorajá-los, assim como aos irmãos.
SINOPSE DO TÓPICO (II)
O
cidadão do céu enfrentará ataques de cristãos não comprometidos com o
Evangelho, por isso, ele deve estar cônscio que o seu chamado é o de padecer por
Cristo.
III. PROMOVENDO A UNIDADE DA IGREJA (2.1-4)
1. O desejo de Paulo pela unidade. A desunião dos
crentes era um pecado que atacava o coração da igreja. Era uma arma destruidora
que estava roubando a eficácia da igreja diante do mundo. Ralph Martin diz que
a igreja filipense sofria com problemas de presunção (2.3), de vaidosa
superioridade (2.3), que induziam ao egoísmo (2.4), quebrando a koinonia,
espírito de boa vontade para com a comunidade. Isso gerava pequenas disputas
(4.2) e espírito de reclamação (2.14). Havia um espírito individualista e
elitista em alguns membros da igreja de Filipos que colocava em risco a
harmonia na igreja. Havia partidarismo e vanglória. Havia falta de comunhão
entre os crentes. Problemas pessoais interferiam na unidade espiritual da
igreja. Até mesmo duas irmãs, líderes da igreja, estavam em desacordo dentro
dela (4.2). Nas duas principais ocasiões quando Paulo chama os crentes de
Filipos à unidade (2.2; 4.2), ele introduz seu mandamento alertando os crentes
sobre dois fatos ou verdades sobre a igreja. Em Filipenses 2.1, Paulo os relembra
de que eles estão em Cristo, que o amor do Pai foi derramado sobre eles e que,
pelo Espírito, a eles foi dado o dom da comunhão. É essa obra trinitariana que
fez deles o que são. Viver em desarmonia, em vez de em união, é um pecado
contra a obra e a Pessoa de Deus. Em Filipenses 4.1, não é acidentalmente que
Paulo se dirige a eles duas vezes, chamando-os de “amados” e uma vez de
“irmãos”. Antes de exortá-los à unidade, ele os relembra de sua posição: eles
pertencem à mesma família (irmãos) em que o espírito vivificador é o verdadeiro
amor (amados). À luz desses fatos, a desunião é uma ofensa abominável [Motyer, J. A. The message of Philippians, 1991: p. 19.].
2. O foco no outro como em si mesmo. “Farinha pouca, meu pirão primeiro” tem
sido a tônica na sociedade e também na igreja. Depois de dar primazia a Cristo
no capítulo 1, Paulo revela que o outro deve vir antes do eu. O amor não é
egocentralizado, mas outrocentralizado. O segredo da unidade é sempre pôr o
interesse dos outros na frente do nosso. No capítulo 2, Paulo cita quatro
exemplos daqueles que pensam no outro antes de pensar no eu: Cristo, ele
próprio, Timóteo e Epafrodito. O orgulho é competitivo por natureza e tenta
elevar uma pessoa acima das outras, promovendo conflitos em lugar de harmonia.
Já a humildade aceita um lugar de serviço, preocupando-se com necessidades e
interesses dos outros. O amor é essencial à humildade (1.9; 1Co 13.4,5).
3. Não ao individualismo. Abordando o
orgulho que está na raiz da discórdia dos filipenses (1.27-2.4), Paulo aponta
para Cristo como exemplo supremo de humildade. Mas Cristo não é só um exemplo
(Rm 15.1-3; 2Co 10.1). Ele é antes de tudo, Senhor e Salvador (v.11; 3.20).
Temos que, os maiores inimigos da unidade cristã são: o egoísmo, a vaidade
pessoal e o “complexo messiânico” (a falsa ideia de que determinada pessoa foi
chamada por Deus para resolver os problemas do mundo, e que todos lhe devem
plena obediência; qualquer oposição às suas determinações é considerada como
ataque do inimigo). Considerar os outros “superiores a si mesmos” não significa
desenvolver um sentimento de inferioridade, baixa autoestima ou pieguice, mas,
sim, - por amor cristão – considerar o próximo digno de toda deferência e
atendimento preferencial (Rm 12.10; 15.1; Gl 5.13; Ef 5.21; 1 Pe 5.5).
SINOPSE DO TÓPICO (III)
O
cidadão do céu deve ter o foco no outro como o tem em si mesmo. Ali, não deve
haver lugar para o individualismo.
CONCLUSÃO
A exortação de Paulo diz respeito à unidade dentro da igreja e apresenta
quatro argumentos para a manutenção da unidade: (a) posição em Cristo e a responsabilidade nessa relação; (b) recursos de conforto e
encorajamento, por causa do amor de Cristo; (c)
a recompensada comunhão dentro do Corpo de Cristo; e (d) a oportunidade de se compadecer. Paulo não chamou a atenção
para unidade à custa do compromisso com a verdade, mas deixou claro que sua
própria alegria só seria completa se os crentes de Filipos tivessem um só
pensamento. Paulo demonstra a importância dos relacionamentos que deve haver
entre os irmãos, trazendo a visão dos efeitos que esta união vital dos membros
traz à Igreja. A verdadeira essência da unidade do Espírito consiste em viver
de modo digno (cf. Ef 4.1-3), permanecendo firme num só espírito e propósito
(cf. Ef 4.3), combatendo lado a lado como guerreiros pela propagação e defesa
do evangelho, segundo a revelação apostólica (v. 17; cf. Ef 4.13-15) e
defendendo juntamente a verdade do evangelho contra aqueles que são "inimigos
da cruz de Cristo" (3.18).
NaquEle que me garante:
"Pela graça sois salvos, por me io da fé, e isto não vem de vós, é dom de
Deus" (Ef 2.8),
Graça
e Paz a todos que estão em Cristo!
Francisco
de Assis Barbosa
Cor mio tibi offero, Domine,
prompte et sincere
Meu
coração te ofereço, Senhor, pronto e sincero (Calvino)
Campina
Grande-PB
Julho
de 2013.
EXERCÍCIOS
1.
De acordo com a lição, o que sugere o termo dignamente?
R. Este termo sugere a figura de uma balança com dois pratos,
onde o fiel da pesagem determina a medida exata daquilo que está sendo
avaliado.
2.
Como a Palavra de Deus contradiz a teologia da prosperidade em relação ao sofrimento?
R. Desafiando o crente a sofrer por Cristo, pois de acordo com
o ensino de Paulo, é um privilégio o cristão padecer por Jesus (v.29).
3.
O que Paulo usa para argumentar a favor da unidade cristã?
R. O apóstolo utiliza vocábulos carregados de sentimentos
afetuosos nos dois primeiros versículos (2.1,2).
4.
A atitude de se preocupar com as necessidades do próximo remonta a qual ensino
basilar do Evangelho?
R. “Ama o teu próximo como a ti mesmo” (Mc 12.31; cf. At
2.42-47).
5.
O que você pode fazer, ou já tem feito, para superar tudo aquilo que rouba a
humildade e o relacionamento sadio entre irmãos de sua igreja?
R.
Resposta pessoal.
NOTAS
BIBLIOGRÁFICAS
OBRAS CONSULTADAS:
-. Lições Bíblicas do 3º Trimestre de 2013 - CPAD - Jovens e Adultos; Comentarista: Pr. Elienai Cabral; CPAD;
-. ARRINGTON, F. L.; STRONSTAD, R. (Eds.) Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. 4 ed., Vol. 2, RJ: CPAD, 2009;
-. STAMPS, D. C. (Ed.) Bíblia de Estudo Pentecostal: Antigo e Novo Testamento. RJ: CPAD, 1995;
-. Filipenses: a alegria triunfante no meio das provas / Hernandes Dias Lopes. - São Paulo: Hagnos, 2007. -- (Comentários expositivos Hagnos);
-. Lições Bíblicas do 3º Trimestre de 2013 - CPAD - Jovens e Adultos; Comentarista: Pr. Elienai Cabral; CPAD;
-. ARRINGTON, F. L.; STRONSTAD, R. (Eds.) Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. 4 ed., Vol. 2, RJ: CPAD, 2009;
-. STAMPS, D. C. (Ed.) Bíblia de Estudo Pentecostal: Antigo e Novo Testamento. RJ: CPAD, 1995;
-. Filipenses: a alegria triunfante no meio das provas / Hernandes Dias Lopes. - São Paulo: Hagnos, 2007. -- (Comentários expositivos Hagnos);
Autorizo a
todos que quiserem fazer uso dos subsídios colocados neste Blog. Solicito, tão
somente, que indiquem a fonte e não modifiquem o seu conteúdo. Agradeceria,
igualmente, a gentileza de um e-mail indicando qual o texto que está utilizando
e com que finalidade (estudo pessoal, na igreja, postagem em outro site,
impressão, etc.).
Francisco de Assis Barbosa