Lições Bíblicas do 3º Trimestre de 2013 - CPAD -
Jovens e Adultos
Tema: Filipenses - A Humildade de CRISTO como exemplos para a Igreja.
Tema: Filipenses - A Humildade de CRISTO como exemplos para a Igreja.
Comentário: Pr. Elienai Cabral
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
Elaboração e pesquisa para a Escola Dominical da Igreja de Cristo no Brasil, Campina Grande-PB;
Postagem no Blog AUXÍLIO AO MESTRE: Francisco A Barbosa.
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
Elaboração e pesquisa para a Escola Dominical da Igreja de Cristo no Brasil, Campina Grande-PB;
Postagem no Blog AUXÍLIO AO MESTRE: Francisco A Barbosa.
Lição 1 – PAULO E A IGREJA EM FILIPOS
7 de julho de 2013
TEXTO ÁUREO
"E peço isto:
que o vosso amor aumente mais e mais em ciência e em todo o conhecimento"
(Fp 1.9). – Paulo relata aos filipenses que ora por eles (v 4) e qual é o
conteúdo dessa oração. A fé cristã encontra expressão no amor cristão e em um
procedimento sincero e sem culpa.
VERDADE PRÁTICA
Paulo tinha uma grande afeição pelos irmãos de
Filipos; por isso suas orações e ações de graças por essa igreja eram
constantes.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Filipenses 1.1-11
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
·
Introduzir
a Epístola aos Filipenses destacando a cidade, a
data e o local da autoria.
·
Explicar
o propósito, a autoria e os destinatários da
epístola.
·
Compreender
os atos de oração e ação de graças do apóstolo
Paulo.
PALAVRA-CHAVE
Epístola:
Cada carta ou lições dos
apóstolos às comunidades cristãs primitivas.
COMENTÁRIO
introdução
Neste trimestre, estudaremos a Epístola de
Paulo aos Filipenses. Em muitos aspectos, a Carta aos Filipenses é a mais bela
carta de Paulo, repleta de ternura, gratidão, calor e afeição. Seu estilo é
espontâneo, pessoal e informal. Filipenses apresenta-nos um diário íntimo das
próprias experiências de Paulo. Esta carta foi escrita em circunstâncias
difíceis, enquanto o grande apóstolo estava prisioneiro. Diferente de muitas
das cartas de Paulo, Filipenses não foi escrita primeiramente devido a
problemas ou conflitos na igreja. Sua tônica básica é de cordial afeição e
apreço pela congregação. Paulo, embora fosse um prisioneiro, era muito feliz, e
incentivava e ainda incentiva seus leitores para sempre se regozijarem em
Cristo. A alegria apresentada em Filipenses envolve uma ardente expectativa da
iminente volta de Cristo. Tenham todos uma excelente e abençoada aula.
I. INTRODUÇÃO À EPÍSTOLA
1. A cidade de Filipos. Filipos era uma cidade estratégica
pela sua geografia. Ela ficava entre o Oriente e o Ocidente. Era a ponte de
conexão entre dois continentes. William Barclay diz que Filipe da Macedônia (pai
do grande imperador Alexandre Magno, de quem recebeu o nome) fundou a cidade,
que levava seu nome por uma razão muito particular. Em toda a Europa, não
existia um lugar mais estratégico. Há aqui uma cadeia montanhosa que divide a
Europa da Ásia, o Oriente do Ocidente. Assim, Filipos dominava a rota da Ásia à
Europa. Filipe da Macedônia tomou a cidade dos tracianos por volta do ano 360
a.C., na Macedônia oriental, a 16 km do Mar Egeu. Nos dias de Paulo, era uma
cidade romana privilegiada, tendo uma guarnição militar. A igreja de Filipos
foi fundada por Paulo e sua equipe de cooperadores (Silas, Timóteo, Lucas) na
sua segunda viagem missionária, em obediência a uma visão que DEUS lhe dera em
Trôade (At 16.9-40). Um forte elo de amizade desenvolveu-se entre o apóstolo e
a igreja em Filipos. Várias vezes a igreja enviou ajuda financeira a Paulo (2
Co 11.9; Fp 4.15,16) e contribuiu generosamente para a coleta que o apóstolo
providenciou para os crentes pobres de Jerusalém (cf. 2 Co 8-9). Parece que
Paulo visitou a igreja duas vezes na sua terceira viagem missionária (At
20.1,3,6)
2. O Evangelho chega à Filipos. A primeira igreja estabelecida na
Europa, na colônia romana de Filipos, nos revela o poder do evangelho em
alcançar pessoas de raças diferentes, de contextos sociais diferentes, com
experiências religiosas diferentes, dando a elas uma nova vida em Cristo. De
todas as igrejas que Paulo plantou, essa foi a mais ligada ao apóstolo e a que
nasceu num parto de mais profunda dor. Filipe fundou essa cidade para
dominar a rota do Oriente ao Ocidente. Alcançar Filipos era abrir caminhos para
a evangelização de outras nações. A evangelização e a plantação de novas
igrejas exigem cuidado, critério e planejamento. Precisamos usar de forma mais
racional e inteligente os obreiros de Deus e os recursos de Deus.
3. Data e local da autoria. Da prisão (1.7,13,14), certamente em
Roma (At 28.16-31), Paulo escreveu esta carta aos crentes Filipenses para
agradecer-lhes pela sua oferta generosa, cujo portador foi Epafrodito (4.14-19)
e para informá-los do seu estado pessoal. Além disso, escreveu para transmitir
à congregação a certeza do triunfo do propósito de DEUS na sua prisão
(1.12-30), para assegurar à igreja que o mensageiro por ela enviado
(Epafrodito) cumprira fielmente a sua tarefa e que não estava voltando antes do
devido tempo (2.25-30), e para levar os membros da igreja a se esforçarem para
conhecer melhor o Senhor, conservando a unidade, a humildade, a comunhão e a
paz.
SINOPSE
DO TÓPICO (I)
Após chegar
numa cidade gentílica, o apóstolo Paulo dirigia-se a uma sinagoga judaica para
evangelizar.
II. AUTORIA E DESTINATÁRIOS
1. Paulo e Timóteo. Há um enunciado formal, enriquecido com
significado teológico, pela simples inclusão dos nomes dos homens de DEUS.
Timóteo é incluído em face de sua associação com Paulo em seu cativeiro;
2:19-24 deixa bem claro, também, que Timóteo tinha uma ligação especial com os
filipenses, e era o emissário de confiança, de Paulo, que brevemente seria
enviado a Filipos. O nome dele é mencionado na saudação como abertura para a
menção posterior dos planos de Paulo, no capítulo 2. Paulo e Timóteo são
chamados pelo título de servos de CRISTO JESUS, para ficar marcado seu senso de
responsabilidade, sob a direção de DEUS. Este título denota a autoridade que
DEUS lhes deu para falarem e agirem em Seu nome, como Seus genuínos
representantes. “Ser um servo, na linguagem religiosa do judaísmo, significava
ser alguém escolhido por DEUS” (Lohmeyer, sobre 2:7). “servo de CRISTO JESUS”,
que é um sinal de seu senso de autoridade apostólica (cf. 2 Co 10:8), o qual
permeia toda a carta. Não há qualquer indicação de que o nome de Timóteo
aparece porque ele era o amanuense, ao lado de Paulo, quando a carta foi
escrita, como imaginam alguns comentaristas.
2. Os destinatários da carta: “todos os santos”. A comunidade
cristã que veio a existir em seguida ao “evangelismo inicial” de Paulo, em
Filipos (At 16:12ss.), é descrita como todos os santos em CRISTO JESUS que
vivem em Filipos. O plural é intencional, visto que este adjetivo, aplicado aos
crentes em CRISTO, é encontrado em referência a um grupo, somente, na
literatura do Novo Testamento. A igreja do NT estava bem ciente de seu lugar
como sucessora da comunidade sagrada de Israel (1 Pe 2:9,10) e, mui ousadamente,
apropriou-se do título de “santos de DEUS” como marca deste destino. Contudo,
“santidade” não é piedade fechada, nem distintivo de merecimento. Os crentes
são santos em CRISTO JESUS, isto é, mediante sua união com Ele, que os
reivindicou como Seu povo, e que se tornou a base de sua nova vida.
3. Alguns destinatários distintos: “bispos e diáconos”. Paulo destaca, para
menção especial, os bispos e diáconos. Eles são líderes da congregação
filipense, e há muita probabilidade de que a explicação para esta menção, logo
ao introito da carta, é que, de alguma maneira eles desempenharam um papel
importante na coleta da oferta enviada a Paulo. Será que eles eram conhecidos
como “superintendentes e serviçais”, porque desempenhavam estes tipos de
serviço na comunidade? Ou será que eles eram oficiais da igreja, no sentido
técnico (posteriormente), encontrado nas epístolas pastorais (1 Tm 3)? Outras
cartas paulinas fornecem evidências do sentido funcional de seus títulos, por
ex.: 1 Tessalonicenses 5:12s.; 1 Coríntios 12:28-31; Romanos 12:6-8.
SINOPSE
DO TÓPICO (II)
Apesar de
Timóteo aparecer como o coautor da carta, a autoria da epístola é do apóstolo
Paulo.
III. AÇÃO DE GRAÇAS E PETIÇÃO PELA
IGREJA DE FILIPOS (1.3-11)
1. As razões pela ação de graças. “Dou graças ao meu Deus todas as
vezes que me lembro de vós” (v.3). A alegria é parte integrante da nossa
salvação em CRISTO. É paz e prazer interiores em DEUS Pai, Filho e ESPÍRITO
SANTO, e na bênção que flui de nosso relacionamento com Eles (cf. 2 Co 13.14).
Os ensinos bíblicos a respeito da alegria incluem: (1) A alegria está associada
à salvação que DEUS concede em CRISTO (1 Pe 1.3-6; cf. Sl 5.11; 9.2; Is 35.10)
e com a Palavra de DEUS (Jr 15.16; cf. Sl 119.14). (2) A alegria flui de DEUS
como um dos aspectos do fruto do ESPÍRITO (Sl 16.11; Rm 15.13; Gl 5.22). Logo,
ela não nos vem automaticamente. Nós a experimentamos somente à medida que
permanecemos em CRISTO (Jo 15.1-11). Nossa alegria se torna maior quando o
ESPÍRITO SANTO nos transmite um profundo senso da presença e do contato com
DEUS em nossa vida (cf. Jo 14.15-21; ver 16.14). JESUS ensinou que a plenitude
da alegria está intimamente ligada à nossa permanência na sua Palavra, à
obediência aos seus mandamentos (Jo 15.7,10,11) e à separação do mundo (Jo
17.13-17). (3) A alegria, como deleite na presença de DEUS e nas bênçãos da
redenção, não pode ser destruída pela dor, pelo sofrimento, pela fraqueza nem
por circunstâncias difíceis (Mt 5.12; At 16.23-25; 2 Co 12.9).
2. Uma oração de gratidão (vv.3-8). A confiança de Paulo nos Filipenses,
baseia-se não somente na boa obra que DEUS efetuou neles, como também no zelo e
na abnegação deles em prol da fé (vv. 5,7; 4.15-18). A fidelidade de DEUS é uma
bênção perene para o crente fiel, mas ela é ineficaz para com aqueles que
resistem à sua graça (ver 2.13; 2 Tm 2.13). Essa é uma carta de gratidão à
igreja pelo seu envolvimento com o velho apóstolo em suas necessidades. Essa
igreja foi a única que se associou a Paulo desde o início para sustentá-lo
(4.15). Enquanto Paulo esteve em Tessalônica, eles enviaram sustento para ele
duas vezes (4.16). Enquanto Paulo esteve em Corinto, a igreja de Filipos o
socorreu financeiramente (2Co 11.8,9). Quando Paulo foi para Jerusalém depois
da sua terceira viagem missionária, aquela igreja levantou ofertas generosas e
sacrificais para atender os pobres da Judéia (2Co 8.1-5). Quando Paulo esteve
preso em Roma, a igreja de Filipos enviou a ele Epafrodito com donativos e para
lhe prestar assistência na prisão (4.18).
3. Uma oração de petição (vv.9-11). Após agradecer a Deus pelos
filipenses, o apóstolo passa a rogar a Deus por eles:
a) Que o vosso amor aumente mais e
mais em ciência e em todo o conhecimento (v.9). A caridade, se procede de
CRISTO, deve basear-se na revelação e no conhecimento bíblicos. (1) No NT,
"ciência" (gr. epignosis) significa conhecimento espiritual no
coração e não simplesmente no intelecto. Trata-se da revelação de DEUS,
conhecida experimentalmente, incluindo a comunhão pessoal com Ele e não um
simples conhecimento intelectual de fatos a respeito dEle (vv. 10,11; Ef
3.16-19). (2) Logo, conhecer a Palavra de DEUS (cf. Rm 7.1), ou conhecer a
vontade de DEUS (At 22.14; Rm 2.18), subentende um conhecimento que se expressa
na comunhão, na obediência, na vida e no andar com DEUS (Jo 17.3; 1 Jo 4.8).
Conhecer a verdade teológica deve ter como objetivo o amor a DEUS e o
livramento do pecado (Rm 6.6). "Em todo o conhecimento" significa o
crente discernir o que é bom e o que é mau.
b) Para que aproveis as coisas
excelentes para que sejais sinceros e sem escândalo algum até ao Dia de Cristo
(v.10). "Sincero" significa "sem nenhuma mistura do mal";
"sem escândalo algum" significa "inculpável" diante de DEUS
e dos homens. Tal santidade deve ser o alvo supremo de todo crente, tendo em
vista a iminente volta de CRISTO. Somente com um amor abundante, derramado em
nosso coração pelo ESPÍRITO SANTO (Rm 5.5; cf. Tt 3.5,6) e com fidelidade total
à Palavra de DEUS, é que seremos "sinceros e sem escândalo algum até ao
Dia de CRISTO".
c) Cheios de frutos de justiça
(v.11). Não é só o pecador justificado pela f é em Cristo (v 9) como o “fruto
de justifica”, a vida reta que segue, ‘e “mediante Jesus Cristo” através da
obra do seu Espírito (Gl 5.22,23), “para a gloria e louvor de Deus”, o Pai.
Atuam na santificação dos crentes o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
SINOPSE
DO TÓPICO (III)
A atitude de
ação de graças e petição pela igreja de Filipos é o tema que predomina na
introdução da epístola.
CONCLUSÃO
A confiança de Paulo nos Filipenses,
baseia-se não somente na boa obra que DEUS efetuou neles, como também no zelo e
na abnegação deles em prol da fé (vv. 5,7; 4.15-18). A fidelidade de DEUS é uma
bênção perene para o crente fiel, mas ela é ineficaz para com aqueles que
resistem à sua graça (ver 2.13; 2 Tm 2.13). Paulo demonstra a importância dos
relacionamentos que deve haver entre os irmãos, trazendo a visão dos efeitos
que esta união vital dos membros traz à Igreja.
NaquEle
que me garante: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de
vós, é dom de Deus" (Ef 2.8),
Graça
e Paz a todos que estão em Cristo!
Francisco
de Assis Barbosa
Cor mio tibi offero, Domine,
prompte et sincere
Meu
coração te ofereço, Senhor, pronto e sincero (Calvino)
Recife-PE
Julho
de 2013.
EXERCÍCIOS
1. Faça um resumo
a respeito da cidade de Filipos.
R. A
cidade de Filipos foi fundada por Felipe II, localizada no Norte da Grécia.
Além de ser uma importante colônia romana (At 16.12), era um importante centro
mercantil entre a Europa e a Ásia.
2. Qual a data
mais provável em que foi escrita a Epístola aos Filipenses?
R. De
acordo com os especialistas do Novo Testamento, a carta foi redigida entre os
anos 60 e 63 d.C.
3. Quem é o
coautor e autor da carta aos filipenses?
R. Timóteo
e Paulo.
4. Quem são os
destinatários da carta aos filipenses?
R. Aos
crentes de Filipos, chamados santos, e “bispos e diáconos” da Igreja.
5. Quais são as
três petições de Paulo apresentadas na lição em favor dos filipenses?
R. Que
os filipenses crescessem em amor e ciência, tivessem sinceridade e que dessem
frutos de justiça.
NOTAS BIBLIOGRÁFICAS
OBRAS CONSULTADAS:
-. Lições Bíblicas do 3º Trimestre de 2013 - CPAD - Jovens e Adultos; Comentarista: Pr. Elienai Cabral; CPAD;
-. ARRINGTON, F. L.; STRONSTAD, R. (Eds.) Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. 4 ed., Vol. 2, RJ: CPAD, 2009;
-. STAMPS, D. C. (Ed.) Bíblia de Estudo Pentecostal: Antigo e Novo Testamento. RJ: CPAD, 1995;
-. Filipenses: a alegria triunfante no meio das provas / Hernandes Dias Lopes. - São Paulo: Hagnos, 2007. -- (Comentários expositivos Hagnos);
-. CARTA DO APÓSTOLO PAULO AOS FILIPENSES (BEP -CPAD).
-. Lições Bíblicas do 3º Trimestre de 2013 - CPAD - Jovens e Adultos; Comentarista: Pr. Elienai Cabral; CPAD;
-. ARRINGTON, F. L.; STRONSTAD, R. (Eds.) Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. 4 ed., Vol. 2, RJ: CPAD, 2009;
-. STAMPS, D. C. (Ed.) Bíblia de Estudo Pentecostal: Antigo e Novo Testamento. RJ: CPAD, 1995;
-. Filipenses: a alegria triunfante no meio das provas / Hernandes Dias Lopes. - São Paulo: Hagnos, 2007. -- (Comentários expositivos Hagnos);
-. CARTA DO APÓSTOLO PAULO AOS FILIPENSES (BEP -CPAD).
Autorizo a todos que quiserem
fazer uso dos subsídios colocados neste Blog. Solicito, tão somente, que
indiquem a fonte e não modifiquem o seu conteúdo. Agradeceria, igualmente, a
gentileza de um e-mail indicando qual o texto que está utilizando e com que
finalidade (estudo pessoal, na igreja, postagem em outro site, impressão,
etc.).
Francisco de Assis Barbosa