Lições Bíblicas do 3º Trimestre de 2012 - CPAD - Jovens e Adultos
Título: Vencendo as aflições da vida — Muitas são as aflições do
justo, mas o Senhor o livra de todas
Comentarista: Eliezer de Lira e Silva.
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
Elaboração, pesquisa e postagem no Blog: Francisco A Barbosa
LIÇÃO 5
As aflições da viuvez
29 de Julho de 2012
TEXTO ÁUREO
“Honra as viúvas que verdadeiramente são
viúvas” (1 Tm 5.3). – Viúvas verdadeiramente viúvas são aquelas
que não têm parentes para cuidar delas. As viúvas que estão sem família devem
ser mulheres de oração, amor e temor a Deus. Com essas mulheres, a igreja local
tem uma responsabilidade [1Tm 5.5,16].
VERDADE PRÁTICA
A Igreja de Cristo deve acolher, com amor e
hospitalidade, toda pessoa vítima de violência.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Lucas 2.35-38; Tiago 1.27.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá
estar apto a:
- Conceituar o estado da viuvez.
- Descrever exemplos bíblicos de
viuvez.
- Destacar o aspecto social da viuvez.
Palavra Chave
Viuvez: Estado de viúvo ou viúva; sentimento de
desamparo, privação e solidão. Homem a quem morreu a mulher e que não contraiu
ainda novas núpcias. Adjetivo: Que é viúvo. [Figurado] Privado; desamparado;
isolado; abandonado. [No Brasil]: O que fica só num conflito de que os outros
desertam.
COMENTÁRIO
introdução
Com esta lição, damos seqüência ao estudo dos
dramas sociais iniciados com a lição 4, a que todo homem está sujeito, mesmo os
regenerados pela graça divina. Como nas lições anteriores, a viuvez, que é uma
figura bíblica da exclusão social, do desamparo gerado pela vida em sociedade, ao
lado do órfão e do estrangeiro, é fator que nos leva a demonstrar o amor de
Deus e o amor ao próximo. Esta situação, um processo natural da vida humana que
pode ser vivenciada por todos os homens, é uma oportunidade para que a Igreja
demonstre que é portadora do amor de Deus e que, por isso, ama o próximo. Hoje,
trataremos de um ministério muito importante para o equilíbrio e a harmonia
dentro da igreja, do ponto de vista material: a ajuda àqueles que não têm os
meios necessários para a sua subsistência, bem como, o acolhimento daqueles que estão à margem da sociedade. Tenham todos uma excelente e
proveitosa aula!
I. O
CONCEITO DE VIUVEZ
1.
Definição. A palavra portuguesa Viúvo se origina do Latim viduus, solitário, abandonado, vazio, que é como se sente uma pessoa que
foi acompanhada por outra por muito tempo e a perdeu. A definição do Dicionário
Houaiss da Língua Portuguesa é daquele cujo marido ou esposa morreu, e ainda não casou de novo, e no sentido figurado: que está ou se sente em desamparo, desconsolo, privação, solidão.
Juridicamente, é o cônjuge sobrevivente
de uma sociedade conjugal que se dissolveu com a morte do outro componente. Uma
pessoa viúva (Latim vidua) se caracteriza por estar vazia
da companhia que durou vários anos. E é este vazio o causador de dramas sociais
que poderão afetar a vida, trazendo sofrimento, desespero, solidão. No Antigo
testamento, é utilizado o termo hebraico almanah
(אלמנה) com o mesmo significado da língua portuguesa. No NovoTestamento, encontramos
o termo grego chera (χήρα), cuja raiz
tem origem em uma palavra que indica
deficiência e que, além de significar o que perdeu o cônjuge, também tem o
significado de uma cidade despida de seus habitantes e de suas riquezas, ou
seja, traz, também, a idéia de desamparo. A viuvez é o estado social e psicológico de um
cônjuge quando da perda do outro e não tenha contraído outras núpcias.
2.
Exemplos nas Escrituras. A viuvez nas Escrituras era
um problema de gravidade monumental. Geralmente as viúvas nesse período eram
negligenciadas, ignoradas e esquecida. Ser viúva era estar fadada ao esquecimento
e ignomínia a não ser que tivesse um filho ou um parente que a remisse. Por
essa razão é que tanto o AT quanto o NT dão forte ênfase a se demonstrar
bondade para com as viúvas e ajudá-las em suas aflições. Tiago diz que “a religião
pura e imaculada consiste em visitar os órfãos e as viúvas em suas tribulações” (Tg 1.27). Na Bíblia Sagrada, dois exemplos de superação da viuvez são dignos de
menção:
a) A
profetisa Ana. Não sabemos muita coisa a respeito da profetisa
Ana (heb., hanah, significa “graça”), mas sabemos que o Senhor quis
que a conhecêssemos falando sobre ela em apenas três versículos. Ali, Ele
colocou o necessário para vermos nela uma mulher de Deus, fiel e dedicada a
Ele. Ela é mencionada unicamente no Evangelho segundo Lucas, onde se relata
que era filha de Fanuel e seria pertencente à tribo de Aser, o oitavo filho de
Jacó, o segundo pela ama de Lia, Zilpa (Gn 30.13; 35.26). Informa também que
ela era viúva e tinha vivido com o marido apenas por sete anos, não se
afastando do templo e servindo a Deus em jejuns e orações, de dia e de noite
(Lc 2.37). Quando José e Maria apresentaram Jesus no templo de Jerusalém para
ser circuncidado ao oitavo dia, conforme o costume da lei mosaica, Ana teria
sido uma das pessoas que, assim como Simeão tiveram o privilégio de ver de
perto a vinda do Messias ao mundo. Ana era uma verdadeira viúva, correspondendo
à descrição que Paulo faz em 1Tm 5.3-5: pessoa do sexo feminino, que vive
desamparada, pobre, mas que espera e persevera de noite e de dia em oração. Não
sabemos como seu cônjuge faleceu mas podemos imaginar o sofrimento de Ana, os
dias tristes e sombrios que ela teve que enfrentar. Sendo uma serva de Deus,
certamente, ela depositou no altar do Senhor todos estes sentimentos e pediu a
Ele o Seu conforto.
b) A
viúva de Sarepta. Sarepta era uma pequena cidade costeira fora das
fronteiras de Israel, entre Tiro e Sidom. Está dentro do território da Fenícia,
de onde veio a terrível rainha Jezabel, rainha
do rei Acabe, que introduziu ativamente a adoração de Baal em Israel. Naquela
época pensava-se que os deuses pertenciam a uma cidade ou região específica. Bem
no próprio centro da adoração de Baal, Deus fez conhecidos Sua presença e Seu
poder. Por toda região, no reinado de Acabe, houve uma grande seca. Por três
anos e seis meses nem uma gota sequer de água caiu do céu. Esta seca fora
predita pelo profeta Elias, que perseguido por corruptos governantes, se
refugia junto ao ribeiro de Querite. Elias ficou em Querite, sendo sustentado
pelos corvos até o riacho secar. Em seguida, Deus usou a necessidade do profeta
para alcançar uma mulher na distante Sarepta. A viúva, lá fora, ajuntando lenha
para fazer uma última refeição para si mesma e para o filho, imediatamente
reconheceu Elias como um crente em Deus. O texto não diz o que foi, mas algo a
fez saber que Elias era um adorador do Senhor. Esse é o propósito divino para a mulher ou o homem
que se encontra na mesma condição: servir e honrar a Deus independentemente das
circunstâncias (Mc 12.41-44; 1 Tm 5.5).
SINOPSE DO TÓPICO
(I)
O conceito da viuvez
se aplica quando do estado social e psicológico do cônjuge que sofre a perda do
outro.
II. O
ASPECTO SOCIAL DA VIUVEZ
1. O
desamparo na viuvez. O estado de “viuvez” não se circunscreve apenas a
um estado civil, decorrente da dissolução do casamento pela morte do cônjuge,
mas tem, em si mesma, a idéia de desamparo, de falta de companhia, de solidão,
de extrema perda que faz com que a pessoa fique desolada, desamparada, sem
ajuda, o que era extremamente compreensível nos tempos bíblicos em que a mulher
que, tendo se casado, perdia seu marido, passava a viver uma situação
extremamente precária, já que a mulher dependia do marido para sobreviver numa
sociedade em que não se dava à mulher qualquer oportunidade de buscar, por si
mesma, o seu sustento. A viuvez, sem dúvida alguma, traz para o seu portador
não só carências econômico-financeiras, pois, ainda que hoje em dia a mulher
esteja inserida no mercado de trabalho, não resta dúvida de que a perda do cônjuge
produz abalo significativo na renda familiar (até porque são as necessidades
econômico-financeiras que levam ambos os cônjuges a trabalhar na atualidade),
mas, também, um estado psicológico adverso, pois se trata da perda de alguém
que se amava e com quem se decidiu formar uma vida em comum. Assim, ao lado de
todo o abalo produzido pela morte, já objeto de estudo na lição 3 deste
trimestre, temos ainda esta carga socioeconômica.
2. O
amparo da Igreja. 1 Timóteo 5 define a viúva verdadeira como aquela
que está desolada, confia em Deus, etc., que é encargo da igreja sustentar aquelas
que são verdadeiramente viúvas. Segundo Paulo, verdadeiramente viúva é aquela
que não tinha família para lhe amparar, com mais de 60 anos, que tenha sido
fiel ao seu marido, zelosa pelo lar e pela vida cristã (v.4-5, 9-10). Tiago fala
sobre a importância de mostrar fé ativa e obediente, e de deixar a palavra de
Deus entrar nas profundezas do coração, exige mudanças radicais na vida do
discípulo. Entre outras exortações, ele descreveu bem a religião que agrada a
Deus: A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta:
visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se
incontaminado do mundo (Tg 1.27). Através da Bíblia, órfãos, viúvas e
pobres são as pessoas que mais necessitam da bondade dos servos de Deus, e cada
discípulo deve estar pronto e disposto a ajudar. Como defende Paulo em Efésios
4.28, o verdadeiro crente deve organizar-se para ter o que repartir com os
necessitados. Muitos
são os textos bíblicos que chamam a atenção da igreja local para atuar
socialmente junto às viúvas (Dt 24.19; 26.12,13; Sl 67.6; Is 1.17; 1 Tm 5.16). “Tenho-vos
mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e
recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é
dar do que receber” (At 20.35). Para superar a aflição psicológico-afetiva
adversa que acompanha o estado de viuvez, faz-se mister que cooperemos para que
esta sensação de solidão e de desamparo seja mitigado entre os viúvos, fazendo
que com se relacionem conosco nos momentos de alegria e de confraternização,
não os deixando sós, mas os incentivando e os estimulando a travar
relacionamentos fraternos com os seus irmãos, com os que com eles convivem. O
tratamento com dignidade não envolve apenas o exercício da filantropia, com a
entrega de recursos mínimos para a sobrevivência material da viúva, ou atitudes
que envolvam a viúva nos relacionamentos sociais, minorando a sua solidão, mas
também requer o tratamento diante de seus direitos, o reconhecimento de sua
cidadania. As viúvas devem ser honradas na Casa do Senhor. Tal amparo não pode
ser apenas de palavras, mas de ação social, psicológica e espiritual.
SINOPSE DO TÓPICO
(II)
O estado existencial
da viuvez denota o desamparo social da viúva. Logo, a igreja local tem a função
de ampará-la nesse processo.
CONCLUSÃO
A viuvez é um estado social que abarca milhares de
pessoas. É um processo natural da vida humana. Algumas pessoas lidam bem com
esta nova realidade, mas outras têm a insegurança existencial que paralisam a
sociabilidade e a espiritualidade da vida. A Bíblia apresenta a viúva como uma pessoa
necessitada em termos de proteção e sustento, e que deve ser honrada e
respeitada. Conquanto seja uma
situação sobremodo aflitiva, a viuvez, como a exclusão social, deve ser um
motivo para reconhecermos a soberania de Deus, bem como experimentarmos o Seu
imenso amor para com a humanidade. Se virmos esta situação sob este
ponto-de-vista e como o Senhor, apesar de ter ceifado a vida do cônjuge, quer Se
manifestar no tratamento desta questão teremos mais uma razão para adorá-lo e
bendizê-lo. Basta fazermos o que Ele nos ensina em Sua Palavra.
N’Ele, que me garante: "Pela graça sois salvos, por meio
da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Ef 2.8),
Campina Grande, PB
Julho de 2012,
Francisco de Assis Barbosa
Cor mio tibi offero, Domine, prompte et sincere.
EXERCÍCIOS
1. Segundo a lição, defina viuvez.
R. A viuvez é o estado
social e psicológico de um cônjuge quando da morte do outro. Assim, viúva é a
mulher cujo esposo faleceu e, no entanto, não voltou a contrair novas núpcias.
Tal princípio é o mesmo em relação ao homem.
2. Que problemas sérios podem se desenvolver na vida do viúvo?
R. 2. É superar a solidão
que, advinda do luto, pode comprometer a vida da viúva ou do viúvo.
3. Cite exemplos bíblicos de superação da viuvez.
R. A profetisa Ana e a
viúva de Sarepta.
4. De acordo com a lição, qual é o melhor procedimento para superar a
dor da viuvez?
R. A viúva ou o viúvo no
Senhor deve servi-lo ainda que a sua condição não seja das melhores.
5. Como deve proceder o viúvo cristão?
R. Os viúvos jamais devem
se entregar à solidão e ao isolamento, mas viverem a vida que é o dom de Deus.
NOTAS BIBLIOGRÁFICAS
TEXTOS UTILIZADOS:
-. Lições Bíblicas do 2º Trimestre de 2012, Jovens e Adultos, As Sete Cartas do Apocalipse — A mensagem final de Cristo à Igreja; Comentarista: Claudionor de Andrade; CPAD;
-. Lições Bíblicas do 2º Trimestre de 2012, Jovens e Adultos, As Sete Cartas do Apocalipse — A mensagem final de Cristo à Igreja; Comentarista: Claudionor de Andrade; CPAD;
OBRAS CONSULTADAS:
-. Bíblia de Estudo Plenitude, Barueri, SP; SBB 2001;
-. Bíblia de Estudo Palavra Chave Hebraico e Grego, - 2ª Ed.; 2ª reimpr. Rio de Janeiro: CPAD, 2011;
-. http://www.portalebd.org.br/files/3T2012_L5_caramuru.pdf;
Os textos das referências bíblicas
foram extraídos do site http://www.bibliaonline.com.br/ , na versão Almeida Corrigida e
Revisada Fiel, salvo indicação específica.
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que indiquem a fonte e não modifiquem o seu conteúdo. Agradeceria, igualmente,
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Francisco de Assis
Barbosa