Lição 11
13 de Setembro de 2015
A Organização de uma Igreja
Local
TEXTO ÁUREO
"Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem
as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros,
como já te mandei." (Tt 1.5)
VERDADE PRÁTICA
A igreja local deve subordinar-se à orientação de Deus, através de sua
Palavra, que é o "Manual de Administração Eclesiástica" por
excelência.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - At 18.11 - Um ano
e meio ensinando a poderosa Palavra de Deus
Terça - At 18.23 - Indo de
um lugar para o outro animando os irmãos
Quarta - Ef 5.19 - Animando
os irmãos com salmos, hinos e canções espirituais
Quinta - Mt 28.19,20 - A
ordenança do Senhor Jesus para que a Igreja ensine a todos
Sexta - 1 Co 4.1,2 - A
fidelidade dos servidores de Cristo Jesus
Sábado - Rm 16.5; 1 Co 16.19 - Saudação
aos crentes que se reuniam nas casas dos irmãos
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Tito 1.4-14
4 - a Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: graça,
misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, nosso
Salvador.
5 - Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem
as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros,
como já te mandei:
6 - aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha
filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes.
7 - Porque convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro da
casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem
cobiçoso de torpe ganância;
8 - mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo,
temperante,
9 - retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que
seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina como para convencer os
contradizentes.
10 - Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores,
principalmente os da circuncisão,
11 - aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas
inteiras, ensinando o que não convém, por torpe ganância.
12 - Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre
mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos.
13 - Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente,
para que sejam sãos na fé,
14 - não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de
homens que se desviam da verdade.
OBJETIVO GERAL
Apresentar os requisitos bíblicos para
formar um ministro do Evangelho.
HINOS SUGERIDOS: 53, 442, 448 da Harpa
Cristã
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve
atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os
seus respectivos subtópicos.
Explicar o panorama da epístola a Tito.
Conscientizar sobre as qualificações dos pastores segundo a
epístola.
Destacar a percepção de pureza que a epístola apresenta
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Caro professor, é importante que você compreenda e
ressalte para os alunos o objetivo da epístola de Tito: Aconselhar o jovem
pastor sobre a tarefa de "pôr em ordem" o que Paulo havia deixado
inacabado nas igrejas de Creta. Outro ponto importante é saber que essa
epístola tem algumas características especiais: (1) Ela possui dois resumos
sobre a natureza da salvação em Jesus Cristo (2.11-14; 3.4-7); (2) A igreja e o
ministério de Tito deveriam estar edificados sobre firmes alicerces espirituais
e éticos (2.11-15); (3) Contém uma das duas listas do Novo Testamento sobre as
qualificações necessárias ao ministério de uma igreja (1.5-9; cf. 1 Tm 3.1-13).
Além dessas informações, para aprofundá-las, pesquise em bons comentários
bíblicos sobre o panorama dessa epístola.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Com esta lição estaremos iniciando o estudo da
Epistola de Tito. Timóteo recebeu a incumbência de exortar uma igreja que
estava sofrendo com os ataques dos falsos mestres. A missão de Tito era
semelhante a de Timóteo, mas com um encargo a mais, que foi o de estabelecer
presbíteros, "em cada cidade", pondo "em ordem" a Igreja.
Paulo mostra, na Carta a Tito, que não era apenas pregador, ensinador e
"doutor dos gentios", mas também um administrador eclesiástico. [Comentário: Entramos na
epístola dirigida a Tito. Foi somente no século XVIII que as cartas a Timóteo e
Tito se tornaram conhecidas como Epístolas
Pastorais, contudo, já em 1274, Tomás de Aquino, referindo-se a 1º Timóteo, escreveu: “Esta
carta é, por assim dizer, uma lei pastoral que o apóstolo enviou a Timóteo”.
O foco destas cartas é dirigido ao cuidado do rebanho de Deus, à administração
da igreja e ao comportamento nela. A Epístola a Tito foi escrita em
aproximadamente 66 dC. As muitas jornadas de Paulo estão bem documentadas e
mostram que ele escreveu a Tito de Nicópolis em Épiro. Em algumas Bíblias, uma
anotação da epístola pode mostrar que Paulo escreveu de Nicópolis na Macedônia.
No entanto, não há conhecimento desse lugar e anotações não têm nenhuma
autoridade por não serem autênticas. Como deixa claro o texto de Tt 1.5, a
organização das igrejas recém-formadas havia ficado por completar. Não há
registro em Atos sobre a campanha evangelística de Paulo em Creta.
Conseqüentemente, ela deve ter ocorrido após a primeira prisão romana de Paulo.
A palavra presbítero designa,
aparentemente, o mesmo cargo de bispo,
um grupo de pessoas encarregadas do cuidado geral de uma igreja local (At
14.23; 20.17; 1Tm 5.17). O versículo 7 esclarece que Paulo usou, de forma
alternada, o termo presbítero e bispo. Paulo discute as qualificações
dos bispos em termos semelhantes em 1Tm 3.2-7, porém, com algumas diferenças.
Paulo não tenciona apresentar nenhuma dessas listas como se fosse completa. Seu
propósito é simplesmente indicar as qualidades pessoais daqueles que haveriam
de servir como líderes eclesiásticos. Além de instruir Tito sobre o que
procurar em um líder da igreja, Paulo também incentivou-o a voltar a Nicópolis
para uma visita. Em outras palavras, Paulo continuou a discipular a Tito e a
outros enquanto cresciam na graça do Senhor (Tt 3.13).]. Vamos pensar maduramente sobre a fé cristã?
PONTO CENTRAL
A epístola de Paulo a Tito demonstra com vigor as
qualificações honestas para quem se pretende pastor.
I. A EPÍSTOLA ENVIADA A TITO
1. O intento
da Epístola. Qual era o principal propósito da Epístola de Tito? O objetivo
de Paulo era dar conselhos ao jovem pastor Tito a respeito da responsabilidade
que ele havia recebido. Tito recebeu a incumbência de supervisionar e organizar
as igrejas na ilha de Creta. Paulo havia visitado a ilha com Tito e o deixou
ali com esta importante incumbência (v. 5). [Comentário:
A Epístola a Tito é conhecida como uma das Epístolas Pastorais, assim como
as duas cartas a Timóteo. Esta carta foi escrita pelo apóstolo Paulo para
incentivar o seu irmão na fé, Tito, o qual havia sido deixado em Creta para
liderar a Igreja que Paulo havia estabelecido em uma de suas viagens
missionárias (Tito 1.5). Esta carta aconselha Tito a respeito de quais
qualificações deve-se buscar nos líderes da igreja. Ele também alerta Tito
acerca da reputação daqueles que viviam na ilha de Creta (Tito 1.12).]
2. Data em
que foi escrita. Acredita-se que foi escrita no ano de 64.d.C.,
aproximadamente. A carta a Tito foi escrita na mesma época da Primeira Carta a
Timóteo. Provavelmente foi redigida na Macedônia, durante as viagens que Paulo
fez quando esteve sob a custódia dos romanos. [Comentário:
A Epístola a Tito foi escrita por Paulo enquanto estava na sua quarta
viagem missionária e, provavelmente, sua data esteja entre 64 e 66 dC. As
muitas jornadas de Paulo estão bem documentadas e mostram que ele escreveu a
Tito de Nicópolis em Épiro. Em algumas Bíblias, uma anotação da epístola pode
mostrar que Paulo escreveu de Nicópolis na Macedônia (3.12). No entanto, não há
conhecimento desse lugar e anotações não têm nenhuma autoridade por não serem
autênticas.].
3. Um viver
correto. Como ministro do evangelho, Paulo exige ordem na igreja e que os
irmãos vivam de maneira correta, santa. Segundo a Bíblia de Estudo Aplicação
Pessoal, a ilha de Creta era conhecida pela preguiça, glutonaria e maldade de
seus habitantes. Ao aceitar a Cristo como Salvador, o novo convertido torna-se
santo pela lavagem da regeneração do Espírito (Tt 3.5), por meio da Palavra de
Deus (Ef 5.26). A santificação é também um processo gradual e contínuo que
conduz ao aperfeiçoamento do caráter e da vida espiritual do crente, tornando-o
participante da natureza divina (2 Pe 1.4). Sem a santificação, jamais alguém
verá a Deus (Hb 12.14). [Comentário:
A ilha de Creta, local onde Paulo deixou Tito encarregado de liderar a
igreja, era habitada por nativos da ilha e judeus que não conheciam a verdade
de Jesus Cristo (Tito 1.12-14). Paulo sentiu que era a sua responsabilidade
continuar discipulando a Tito, assim como instruir e incentivá-lo no
desenvolvimento de líderes dentro da igreja em Creta. Assim como o apóstolo
Paulo guiou Tito na sua busca de líderes, Paulo também deu sugestões sobre como
Tito deveria instruir esses líderes para que pudessem crescer na sua fé em
Cristo. Suas instruções incluíam direções para homens e mulheres de todas as
idades (Tito 2.1-8). Para ajudar Tito a permanecer na sua fé em Cristo, Paulo
sugeriu que Tito viesse a Nicópolis e trouxesse com ele dois outros membros da
igreja (Tito 3.12-13). Enquanto discursava para um grupo de filósofos epicureus
e estóicos em Atos 17.22 – 34, Paulo, no verso 28, cita a Cretica de Epimênides
(“porque nele vivemos, e nos movemos e somos). Segundo conta os historiadores, Epimênides,
que também era de Creta, descreveu o seu povo com estas palavras: “…os
cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, glutões preguiçosos…”. Aprendemos
que o profeta Epimênides (poeta) utiliza a palavra sempre (advérbio) que indica
continuidade da depravação e perversões dos cretenses e demonstra um quadro de
corrupção irrecuperável, como se dissesse: “…sempre preguiçosos,sempre bestas
ruins, sempre ventres preguiçosos…”(v.12). A partir destas palavras podemos
perceber quem eram os cretenses e os membros que compunham as igrejas em Creta,
também eram oriundos destas depravações e perversões morais e espirituais e por
isso deviam ser curados pelo evangelho de Deus.].
SÍNTESE DO TÓPICO I
A epístola objetivava dar instruções ao jovem
pastor Tito a respeito da responsabilidade que ele havia recebido de Paulo. A
carta foi escrita aproximadamente em 64 d.C..
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"Tito, como 1 e 2 Timóteo, é uma carta pessoal
de Paulo a um dos seus auxiliares mais jovens. É chamada de 'epístola pastoral'
porque trata de assuntos relacionados com ordem e o ministério na igreja. Tito,
um gentio convertido (Gl 2.3), tornou-se íntimo companheiro de Paulo no
ministério apostólico. Embora não mencionado nominalmente em Atos (por ser,
talvez, irmão de Lucas), o grande relacionamento entre Tito e o apóstolo Paulo
vê-se (1) nas treze referências a Tito nas epístolas de Paulo, (2) no fato de
ele ser um dos convertidos e fruto do ministério de Paulo (1.4; como Timóteo),
e um cooperador de confiança (2 Co 8.23), (3) pela sua missão de representante
de Paulo em pelo menos uma missão importante a Corinto durante a terceira
viagem missionária do apóstolo (2 Co 2.12,13; 7.6-15; 8.6,16-24), e (4) pelo
seu trabalho como cooperador de Paulo em Creta (1.5)" (Bíblia de Estudo
Pentecostal, CPAD, 1995, p.1886-87).
II. O PASTOR PRECISA PROTEGER O
REBANHO DE DEUS
1. Qualificação dos pastores. Em sua carta
a Tito, Paulo enfatiza as qualificações do bispo, em relação a família, como
homem casado, fiel à sua esposa e na criação de seus filhos de forma exemplar
(v. 6). Paulo diz que os filhos dos ministros, presbíteros ou pastores, não
devem ser "acusados de dissolução", nem de serem
"desobedientes". No original, tais adjetivos vêm de anupotaktos,
"não sujeito", "indisciplinado", "desobediente".
O exemplo mau dos filhos do sacerdote Eli é referência negativa para a família
dos pastores (1 Sm 2.12, 31). Paulo mostra que o bispo deve ser uma pessoa
íntegra, irrepreensível, "como despenseiro da casa de Deus" (v.7);
Por outro lado, ensina também que o bispo não pode ser "soberbo",
"iracundo", "dado ao vinho", "não espancador", "cobiçoso
de torpe ganância" (vide os mercantilistas na atualidade que só trabalham
por dinheiro); Paulo instrui que o obreiro precisa ser "[...] dado à
hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante" (Tt 1.8).
[Comentário: Inicialmente,
deve ser pesado e aferido na vida do pastor; a causa do seu ministério: ela é
um chamado do Senhor, pelo Senhor, e para o Senhor da Obra? Ou, se é uma
vontade humana baseada em impressões, visões, revelações, ou vaidades pessoais
provenientes do seu fraco e pecaminoso coração. Há pastores que estão no
ministério por diversos motivos fúteis: inveja, orgulho, vaidade, o ser o
astro, preferências pessoais, filosofias mundanas, competições extravagantes
entre sexo, enfim, não são chamados pelo ministério do Senhor na Palavra, são
fabricados e por isto tornam-se marionetes dos seus idealizadores. A nós, não
cabe cometermos esse erro, permitirmos que alguém seja colocado num ministério
do Senhor, sob a nossa cooperação e supervisão; pelo simples ato de imposição
de mãos (não que seja contra a imposição de mãos no sentido bíblico –
autoridade conferida por Cristo e Sua Igreja); mas só devo impor minhas mãos em
quem eu posso pela comprovação e direção do Espírito Santo, que foi colocado
por ação pessoal d”Ele. O mesmo Apóstolo Paulo ensinou a Timóteo: “A ninguém
imponhas precipitadamente as mãos. Não te tornes cúmplice de pecados de outrem.
Conserva-te a ti mesmo puro.”. O texto começa com a exigência: A ninguém, e nós
sabemos o que significa ninguém não é mesmo? Ninguém, é ninguém. Nenhuma
pessoa, seja qual for o relacionamento que tenhamos ou venhamos a ter com ela,
neste campo não há espaço para preferências, desejos, bajulações, vaidades e
paternalismos. Lembre-se é de Deus, e para Deus que você estará aprovando.
Certo tempo atrás, não lembro exatamente o quanto, conversei com alguém que
havia sido indicado para se consagrar a pastor pelo seu líder, e como sempre;
perguntei: por que é que você quer ser pastor consagrado e ordenado ao
ministério? A pessoa candidata me disse, é para mostrar a alguns pastores que
eu serei a primeira pastora ordenada aqui na região, no nosso meio batista. É
para mostrar? Pois bem, se nós estivermos sendo motivados a ordenar líderes ao
Santo Ministério da Palavra de Jesus pelo motivo que esta candidata externou,
(não é preconceito é temor e tremor) precisamos continuar lendo e interpretando
o texto Bíblico, por que já passei pelo chamado de Deus na minha vida, e
confesso a vocês que foi um misto de alegria, desespero, impotência e
incapacidade que me custou muito digerir, ainda hoje, carrego um pouco disso, e
acredito que não me acostumarei ao ponto de banalizar e me tornar o querido do
povo, não tenho vocação para isto, parece-me que me contento apenas com ser
útil para aquilo ao qual o Senhor me chamou, o que ainda tenho procurado n”Ele
consolidar. Eu mesmo, não queria, mas com muito cuidado e agir de Deus e alguns
irmãos mais experientes me aconselhando, o Pastor Jônatas, o irmão Eli e
outros; fui sendo conduzido por Deus a este supremo ofício. E conforme me
respondeu a candidata aquém tenho muito apreço, “para mostrar aos outros”; é um
desejo muito vazio, efêmero e egoísta, sobre estes, virão as prestações de
conta com o Senhor da Seara. http://prsalesioporto.blogspot.com.br/2012/11/qualificacoes-e-deveres-dos-pastores-e.html.].
2. Crentes,
porém problemáticos. Paulo ressalta o respeito que o presbítero deve ter à
doutrina e a autoridade ministerial para argumentar com os contradizentes (vv.
9,10). Entre os crentes da igreja de Creta, haviam os "complicados" e
"contradizentes", "faladores", tipos não raros em igrejas
nos tempos presentes. Mas o apóstolo indicou a maneira de tratá-los. Aos
contradizentes e desobedientes ao ensino da Palavra de Deus, Paulo demonstra
não ter nenhuma afinidade com eles, pois são perigosos, não só para a igreja
local, mas para as famílias cristãs, e devem receber a admoestação e repreensão
à altura: "[...] aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam
casas inteiras, ensinando o que não convém, por torpe ganância" (v.11). O
fato de tais falsos crentes terem espaço para transtornar "casas
inteiras" se devia à realidade das igrejas cristãs em seus primórdios.
Elas funcionavam, em grande parte, nas residências dos convertidos (Rm 16.5; 1
Co 16.19; Cl 4.15). Além de desordenados, eles são "faladores" e
murmuradores. [Comentário: Os padrões espirituais
dos presbíteros eram mais importantes, pois os cretenses tinham reputações
notórias (VS 12-13). A lista de qualificações se iguala à encontrada em 1m
3.1-7, com poucas diferenças. Além de um bom caráter moral, os presbíteros
devem manter a verdadeira doutrina cristã com seriedade e zelo, tanto para o
objetivo de instruir os crentes quanto para rebater os falsos mestres. Um líder
espiritual deve reconhecer que algumas pessoas são insubordinadas e não
submeterão sua vontade ao domínio de qualquer líder. Eles adoram pular de
igreja em igreja falando sobre assuntos espirituais, mas em seu engano eles não
percebem que só falam e não rendem frutos. Paulo tem em mente especialmente os
da circuncisão, ou os judeus legalistas.].
3. Não dar
ouvidos a ensinos falsos. Tito, na condição de "supervisor",
estabelecendo igrejas, "de cidade em cidade", tinha que ministrar a
palavra de edificação e advertência contra os falsos cristãos. Deveria
repreendê-los de modo veemente. Na verdade, eles eram desviados da verdade.
Mais adiante, Paulo resume como tratar os desviados e hereges: "Ao homem
herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o" (Tt 3.10). [Comentário: Um homem herege
é alguém que faz uma escolha satisfazendo a si mesmo, sem levar em consideração
os outros. Ele é obstinadamente preso a uma opinião que não é íntegra e que
ameaça a unidade da Igreja. Um homem assim deve ser repreendido, e se ele não
considerar a reprimenda, deve ser evitado. O presbítero precisa ser uma pessoa
pacífica e pacificadora e, não, um criador de caso. Entretanto, ser pacífico
não significa dizer sim a tudo, como uma vaquinha de presépio, para não se
expor e, assim, se sentir confortável junto à maioria dos seus pares. Vale lembrar, que antes de tudo, o presbítero
tem o dever maior de zelar pela ética, pela moral e pelos bons costumes; zelar
pelos princípios e doutrinas bíblicas; e, zelar pelo que for melhor para a
igreja. Se necessário for, ele vai debater e discutir sim e exaustivamente as
questões; com todo o respeito às pessoas, com inteligência e sensatez. Jamais
deverá se omitir, sentindo-se acuado pela maldosa insinuação de alguém de que
não está promovendo a paz. Seu dever é expor seu ponto de vista com argumentos,
fatos e dados. Se a maioria decidir de forma diferente, sua postura tem que ser
de respeito, reflexão e entrega para o Senhor, em oração. É preciso ter sempre
em mente a possibilidade de estar equivocado ou, por outro lado, que o Senhor
Deus pretenda usar uma eventual má decisão do grupo para fins que escapam a
nossa visão pessoal, mas não a soberania de Deus.].
SÍNTESE DO TÓPICO II
A qualificação dos pastores, segundo a epístola, é
fundamental ser observada para que sejam competentes no relacionamento com os
crentes problemáticos.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"As qualificações dos presbíteros (1.6-9)
As qualificações no verso 6, de acordo com o idioma
original, são condições ou questões indiretas relativas aos candidatos que
estão sendo considerados para o ministério. O grego traduz literalmente:
'Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis,
que não possam ser acusados de dissolução [desperdício de dinheiro] nem são
desobedientes' - este pode ser considerado como um candidato ao presbitério.
Paulo parece estar usando as palavras
'ancião/presbítero' (presbyteros, v.5) e 'líder/bispo' (episkopos, v.7) de modo
intercambiável. Neste primeiro período da história da Igreja, os ofícios
ministeriais eram variáveis e indistintos.
Paulo chama os bispos de 'despenseiros da casa de
Deus'. Os despenseiros (pessoas encarregadas de administrar os negócios de uma
casa) eram bem conhecidos daqueles que viveram no primeiro século. Uma vez que
tais pessoas tinham perante o dono da casa a responsabilidade de cuidar desta,
era necessário que fossem irrepreensíveis. Note também que os bispos não são
simplesmente responsáveis perante Deus como seus servos, cuidando das coisas de
Deus" (Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. 1.ed.Rio de
Janeiro: CPAD, 2004, p.1509).
III. A PERCEPÇÃO DA PUREZA PARA
OS PUROS E PARA OS IMPUROS
1. Tudo é
puro para os puros (v. 15). Paulo diz que "todas as coisas são puras
para os puros" (Tt 1.15), pois esses procuram viver segundo a Palavra de
Deus. Aqueles que vivem de modo santo não veem mal em tudo, pois seus olhos são
bons, santos. Isso é reflexo de suas mentes e corações bondosos. Deus nos
chamou para sermos santos em todas as esferas e aspectos da nossa vida (1 Pe
1.15). Quem despreza esse ensino não despreza ao homem, mas sim a Deus. [Comentário: Enquanto os
judeus legalistas compilavam uma lista surpreendente de coisas impuras que iam muito além das
exigências do Antigo Testamento, os cristãos não precisavam mais fazer
distinções entre alimentos puros e impuros. Entretanto, aqueles que estão
contaminados (corruptos) e infiéis mancham tudo o que dizem. Este versículo não
dá licença aos cristãos para entregar-se ao mal (1Tm 4.4-5). A natureza santa
de Deus é a motivação para a santidade cristã.].
2. Nada é
puro para os impuros (v. 15). De fato, para os "contaminados e
infiéis", tudo o que eles pensam e praticam é de má natureza. O motivo
pelo qual "nada é puro para os contaminados" é porque "confessam
que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e
desobedientes, e reprovados para toda boa obra" (v.16). Esses são
hipócritas e maliciosos, pois dizem uma coisa e fazem outra. [Comentário: (Etm. do latim:
hypocrita.ae, pelo grego: hypokrités.oû); adjetivo. Fingido; que finge possuir
um sentimento que não possui; que demonstra um pensamento e/ou uma opinião
diferentes dos que realmente têm; que por interesse ou por medo de assumir sua
verdadeira personalidade finge qualidades que não apresenta. Falso; que se
comporta com hipocrisia; que dissimula sua verdadeira personalidade. Paulo
concorda com Tiago que o trabalho dá evidências da fé. O Novo Testamento ensina
que a ausência de ações condizentes com a vida transformada leva a pessoa a
duvidar da fé em Cristo (Tg 2.14-16; 1Jo 3.17)].
3. Conhecem
a Deus, mas o negam com as atitudes (v. 16). Atualmente muitos dizem
conhecer a Deus, porém, se olharmos para suas atitudes veremos que estes nunca
conheceram ao Senhor. A nossa conduta revela a nossa fé e o nosso
relacionamento com Deus. O que as pessoas aprendem com você ao observar a sua
conduta na igreja e fora dela? [Comentário:
Muitos estão como aquela figueira cheia de folhas mas sem frutos, que foi
amaldiçoada por Jesus (Mt 21.19). É só aparência. Talvez caiba aqui uma
comparação com a igreja primitiva de Corinto, a igreja que mais fluía nos dons,
mas curiosamente, a mais carnal, problemática e escandalosa. Devemos refletir
se o que está acontecendo hoje no Brasil, o grande número de conversões,
representa um genuíno avivamento como nunca antes jamais visto. De fato,
estamos crescendo numericamente, nossos templos cada vez maiores, mas e a
qualidade dos santos? Nosso país está mergulhado numa crise ética e moral, e se
verdadeiramente estivéssemos gozando um genuíno avivamento, faríamos a
diferença! Muitos de nós afirmam conhecer a Deus, mas o negam com seu caráter. Deveríamos
transformar nossa sociedade com o nosso caráter transformado. Pense nisso.].
SÍNTESE DO TÓPICO III
O apóstolo admoesta que para os puros, tudo é puro;
para os impuros, nada é puro. Há quem diga que conhece a Deus, mas o nega com
suas atitudes: isso é perfeitamente possível.
CONCLUSÃO
A administração de uma igreja requer a observância
de preceitos e diretrizes, emanadas da Palavra de Deus, o maior e melhor
"manual de administração eclesiástica". Por isso, Paulo escreveu três
cartas pastorais, visando o estabelecimento, a organização e o crescimento
sadio da Igreja do Senhor Jesus. [Comentário:
A Igreja deve estar fundamentada nos ensinamentos contidos na Bíblia
Sagrada, estruturada nela para cumprir a missão que lhe foi outorgada no Novo Testamento,
consubstanciada no discipulado e apoiada nos pilares da proclamação do Evangelho
e do crescimento cristão. Paulo escreve em Efésios 4.11-16: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e
outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e
doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério,
para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos a unidade da fé e
ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura
completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em
toda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia,
enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em
tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado e
ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte,
faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.” Este é não só o
padrão universal de liderança que Deus estabeleceu para sua Igreja, mas também,
a descrição dos propósitos, definidos e mensuráveis, que Ele propôs para serem
alcançados. É, por assim dizer, o plano de vôo que o piloto da aeronave tem em
mãos para chegar ao destino.].
“NaquEle que me garante: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto
não vem de vós, é dom de Deus" (Ef 2.8)”,
Francisco Barbosa
CampinaGrande-PB
Setembro de 2015
PARA REFLETIR
A respeito das Cartas Pastorais:
Qual era o propósito da Epístola
de Tito?
Dar conselhos ao jovem pastor Tito a respeito da responsabilidade que
ele havia recebido.
Qual era a incumbência de Tito?
Supervisionar e organizar as igrejas na ilha de Creta.
Em que ano a Epístola de Tito
foi escrita?
Aproximadamente no ano 64 d.C.
Por que para os puros tudo é
puro?
Pois estes procuram viver segundo a Palavra de Deus.
Por que nada é puro para os
impuros?
Porque "confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras,
sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda boa obra"
(v.16).
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