Lição 12
20 de Setembro de 2015
Exortações Gerais
TEXTO ÁUREO
"Em tudo, te dá por exemplo de boas obras; na
doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade." (Tt 2.7)
VERDADE PRÁTICA
A Palavra de Deus tem exortações de grande valor
para todos os crentes, em todos os lugares.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Tg
1.19
Sejamos prontos para ouvir e tardios para falar
Terça - Tg
2.12
Integridade do obreiro no falar e no proceder
Quarta - 1
Tm 2.9
As mulheres crentes devem se vestir com trajes
honestos
Quinta - Pv
14.1
A mulher sábia edifica a sua casa e será louvada
por sua família
Sexta - 1 Jo
2.14
Os jovens são fortes, pois vivem segundo a Palavra
de Deus
Sábado - Mt
22.21
Devemos dar a
Deus tudo aquilo que lhe pertence
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Tito 2.1-8
1 - Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.
2 - Os velhos que sejam sóbrios, graves, prudentes,
sãos na fé, no amor e na paciência.
3 - As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam
sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito
vinho, mestras no bem,
4 - para que ensinem as mulheres novas a serem
prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,
5 - a serem moderadas, castas, boas donas de casa,
sujeitas a seu marido, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.
6 - Exorta semelhantemente os jovens a que sejam
moderados.
7 - Em tudo, te dá por exemplo de boas obras; na
doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,
8 - linguagem sã e irrepreensível, para que o
adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.
OBJETIVO GERAL
Mostrar que o ideal bíblico é que o pastor local seja um
exemplo de vida.
HINOS SUGERIDOS: 15, 96, 270 da Harpa
Cristã
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que
o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao
tópico I com os seus respectivos subtópicos.
Explicitar que o líder precisa falar de
acordo com sã doutrina.
Explicar os quatro conselhos no
tratamento de Tito com os idosos, as mulheres, os jovens e os servos.
Conscientizar a classe de que o líder
deve ser bom exemplo em tudo.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Prezado professor, para introduzir a lição desta
semana, inicie a aula com as seguintes perguntas: "Como as pessoas devem
ser tratadas em nossa igreja local?"; "Os nossos idosos são tratados
como merecem?"; "As crianças recebem a atenção que lhe é
devida?"; "Os jovens e os adolescentes recebem a devida
atenção?"; "Pode-se falar com os idosos da mesma maneira que falamos
com os colegas?"
Aguarde as respostas e incentive a participação de
todos. Em seguida, fale que são sobre estas questões que o apóstolo Paulo está
exortando a Tito em relação a como tratar as diferentes pessoas na igreja. Tal
ensino pode e deve ser contextualizado para a nossa realidade.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Nesta lição estudaremos o segundo capítulo da
epístola de Tito. Veremos os vários conselhos práticos de Paulo a respeito dos
idosos, das mulheres, jovens e servos. Veremos também que o pastor deve ser um
exemplo de viver íntegro na igreja. [Comentário:
Com esta lição, veremos alguns ensinamentos sobre o modo de comportamento
de várias categorias de crentes (2,1-15); Paulo quer que Tito, ao se dirigir às
diferentes classes que se encontravam na igreja de Creta – a saber, os homens
mais velhos e as mulheres mais velhas, as mulheres mais jovens e os homens mais
jovens, os escravos -, inste que eles conduzam suas vidas em harmonia com os
ensinamentos do Evangelho, visto que foram todos ensinados pela graça salvadora
de Deus a renunciar à impiedade e viver de maneira piedosa. Com relação ao
mundo exterior, Tito deveria ensinar os crentes a se sujeitarem às autoridades,
e a serem gentis para com todos, lembrando que Deus os livrou dos antigos
vícios pagãos, para que apresentem aos outros um exemplo de vida nobre e útil.
Ele mesmo deve evitar controvérsias tolas e rejeitar aos hereges, que recusassem
ouvir a sua admoestação.] Vamos
pensar maduramente sobre a fé cristã?
PONTO CENTRAL
O apóstolo exortou a Tito como tratar as pessoas em
suas diversas faixas etárias.
I. O MODO CORRETO DE FALAR DO
LÍDER
1.
"Fala o que convém à sã doutrina" (v. 1). O líder deve ter a sua fala sempre
fundamentada na Palavra de Deus, e para isso precisa conhecê-la e nela meditar
diariamente. Precisa reconhecer e valorizar a Bíblia, sabendo que ela é
especial para a formação de um caráter cristão. O estudo bíblico contribui para
que o pastor e o obreiro tenham sempre uma boa mensagem. Jesus certa vez
afirmou que falamos do que há em abundância em nosso coração (Mt 12.34). Então
um coração cheio da Palavra de Deus vai sempre falar o que convém. [Comentário: Ao dar esta
ordem, Paulo nos ensina sobre o que o líder deve falar. Falar a sã doutrina é
responsabilidade primordial da liderança, toda a igreja deve ser impactada com
isso, ela deve ser conhecida por isso. A sã doutrina é a sua voz. É por isso
que ela está neste mundo. Pedro escreveu que a igreja é a propriedade exclusiva
de Deus, a fim de proclamar as virtudes daquele que a chamou das trevas para a
sua maravilhosa luz (1Pe 2.9). A igreja tem a responsabilidade de tornar o
caráter de Deus conhecido. É preciso proclamar as virtudes de Deus e a igreja
faz isso quando fala o que convém à sã doutrina. Falar a sã doutrina é a
responsabilidade da igreja. Para tal, é preciso manejar bem a Palavra da
Verdade (2Tm 2.15). As palavras iniciais de Paulo, Tu, porém, são enfáticas. Os falsos mestres fustigados na seção
anterior têm desviado as pessoas; a linha seguida por Tito deve ser exatamente
a oposta. Destarte, seu ensino deve ser o que convém à sã doutrina, em
contraste com as "fábulas" e os mandamentos dos homens sectários. A
sã doutrina expõe o falso ensino e expõe a falsa profissão de fé].
2. Saber
falar e saber ouvir. Tiago, apóstolo de Jesus, deixou precioso ensino sobre
o saber falar: "Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo o homem seja
pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar" (Tg 1.19). Há
pessoas, nas igrejas, que falam demais. E dizem o que não deveriam, causando
problemas de relacionamentos. Ser "tardio para falar" e "pronto
para ouvir" é sinal de sabedoria, de maturidade emocional e espiritual.
Quem lidera tem que desenvolver a capacidade de escutar as pessoas, ainda que
não concorde com elas. [Comentário:
Pronto para ouvir (do latim
promptu), que quer dizer “disponível”.
Esta disponibilidade deve ser espontânea, sincera; um desejo natural para
ouvir. Estar disponível para ouvir, é estar disposto e pronto para obedecer. Era
comum as pessoas ouvirem a Palavra de Deus nos cultos, nas sinagogas. Não havia
exemplares da Bíblia como os temos hoje. A Palavra estava nos rolos e
manuscritos, que eram lidos pelos líderes religiosos. Tardio para falar – sem pressa, lento, vagaroso. É ficar calado sem
ficar emburrado, sem ficar carrancudo ou trombudo. O sentido da frase é: o
crente não deve precipitar-se em dizer qualquer coisa sem antes ter ouvido e
colocado em prática. As consequências da pressa no falar acaba levando o
cristão a negar a fé e a contradizer o evangelho (Tg 1.26). “se alguém cuida
ser religioso [isto é, nascido de novo pelo evangelho] e não refreia a sua
língua, mas engana o seu coração, a sua religião é vã.”].
3.
Integridade no falar. O obreiro deve ter uma linguagem sempre sã e
irrepreensível (Tt 2.8). Jesus ensinou: "Seja, porém, o vosso falar: Sim,
sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna" (Mt
5.37). Quando alguém, na igreja local, diz uma coisa e faz outra ou, quando
mente, torce a mensagem, por motivos pessoais ou para agradar alguém, está
sendo usado pelo maligno. É "de procedência maligna". Isso não convém
à sã doutrina. Integridade é fazer o que diz (Tg 2.12). O que falamos deve
contribuir para edificação de vidas (Ef 4.29). [Comentário:
Paulo dá conselhos detalhados, para que Tito realize um bom ministério.
Eis um deles: “Use palavras certas, para que ninguém possa criticá-lo e para
que os inimigos fiquem envergonhados por não terem nada de mau a dizer a nosso
respeito.” (Tt 2.8). Gostemos ou não, o mundo sempre será inimigo dos cristãos.
Pedro, entretanto, nos instrui: “Mas, se vocês sofrem por terem feito o bem...
Deus os abençoará por causa disso” (1Pe 2.20). De acordo com Paulo, uma das
maneiras de sofrer fazendo o bem é usar “palavras certas”. Quando sofremos
injustiças, fica difícil responder com dignidade cristã. Nessas horas, o
Inimigo estimula nossa natureza humana, sugerindo palavras torpes, para
desabafar nossa raiva. Jesus nos ensina que, nas horas extremas, o Espírito Santo
pode colocar as palavras certas em nossa boca (Lc 11.12). O segredo, então, é
nos alimentarmos do Espírito do Cristo. Se isto acontecer, nossas palavras
serão certas (http://devocionais.amoremcristo.com/artigo/2589/use-palavras-certas/)].
SÍNTESE DO TÓPICO I
O líder cristão deve falar o que convém a
sã doutrina.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Caro professor, neste tópico você deve destacar o
fato de que os versículos 1 a 8 do capítulo 2 da Carta a Tito é uma lista
semelhante a de deveres domésticos recomendados à Igreja em 1 Tm 5.1-16 e
6.1,2. Mas diferente de 1 Timóteo, não há preocupação com as viúvas na igreja
pastoreada por Tito, muito menos ele é instruído em como lidar com esses vários
segmentos da igreja. O enfoque apostólico está nas responsabilidades de cada
segmento que constituem a igreja em Creta: os idosos, os jovens, os servos, etc.
CONHEÇA MAIS
*Os escravos no Novo Testamento
"Nas cidades helenizadas do período do Novo
Testamento, os escravos constituíam uma grande parte da população. O Senhor
Jesus ministrou aos escravos/servos romanos, e frequentemente mencionou os
servos em seus ensinos e parábolas, porém nunca criticou a instituição da
escravidão. Muitos escravos da época eram homens bem educados que haviam sido
capturados, ou que fracassaram nos dias de escassez; eles eram capazes de
dirigir grandes propriedades e negócios".
Leia mais em Dicionário Bíblico Wycliffe, p. 1807.
II. EXORTAÇÕES AOS IDOSOS, AOS
JOVENS E SERVOS
1. Como os
idosos devem portar-se. "Os velhos que sejam sóbrios, graves,
prudentes, sãos na fé, na caridade e na paciência" (v. 2). O crente deve
permanecer fiel ao Senhor e dar um bom testemunho até os últimos dias de sua
vida. Muitos acreditam que, pelo fato de já terem passado dos sessenta anos,
podem fazer e falar o que bem entenderem na igreja. Os mais idosos devem ser
exemplo para os mais jovens, por isso, Paulo diz que estes devem ser moderados,
sérios, prudentes, firmes na fé, no amor e na esperança. Acerca dos velhos
crentes, disse o salmista: "Os que estão plantados na Casa do Senhor
florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão
viçosos e florescentes, para anunciarem que o Senhor é reto; ele é a minha
rocha, e nele não há injustiça" (Sl 92.13-15). Os mais jovens precisam
aprender com os mais idosos, por isso, estes precisam ser exemplo em tudo. [Comentário: Homens com mais
de 60 anos de idade” que “por serem membros maduros da comunidade e exemplos
para os homens mais jovens, Paulo recomenda que estes devem ter os seguintes
requisitos: (1) Sobriedade: No grego temos 'nephalios', isto é, 'moderado' em
tudo... Sua forma verbal é 'nepho', 'ser sóbrio', 'ser auto controlado', 'ser
bem equilibrado' (1Tm 3.2,11); (2) Gravidade: No grego é 'sermnos', isto é,
'respeitoso', 'nobre', 'digno'; (3) Prudência: No grego é 'sophron', que quer
dizer 'prudente', 'refletido', auto controlado. Em sua forma nominal temos a
famosa virtude grega da 'moderação', que deveria controlar todas as ações,
impedindo os vícios de excesso e de deficiência”.].
2. As
mulheres idosas devem ser exemplo para as mais novas. "As mulheres
idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas,
não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem" (v. 3). Mulher
idosa tem vivência e experiência, seja como mãe e esposa, seja como serva de
Deus, por isso podem ensinar as irmãs mais novas. Devem ser mulheres santas,
"sérias no viver", que não andem com atitudes e maus exemplos, na
igreja, ou fora dela. Não devem ser caluniadoras (gr. diabolos), ou que se deem
a costumes carnais de falar dos outros, de criticar, ou murmurar. [Comentário: Paulo admoesta
que estas mulheres devem ter o seu estilo de vida apropriado, digno, merecedor
de honra, próprio das mulheres cristãs. Elas precisam ser: (1) Sérias no seu
viver: No grego é 'katastema', que aponta para 'conduta', 'comportamento' ,
'maneiras'. Portanto, as mulheres mais idosas deveriam ser 'reverentes em sua
conduta', não se deixando levar ao redor pelo mundanismo; (2) Não caluniadoras:
O original grego usa o vocábulo 'diabolos', um dos títulos dados ao próprio
Satanás (1Tm 3.6); temos aqui o típico 'pecado feminino', em que tantas
mulheres (mas também tantos homens) se deleitam em provocar a queda de outrem,
para se sentirem superiores; (3) Não dadas ao vinho: O alcoolismo era um
problema sério na sociedade pagã, e a igreja cristã não estava isenta deste
problema, por isso a recomendação; (4) Mestras do bem: Em outras palavras, as
mulheres idosas devem ser mestras de 'coisas boas', da 'sã doutrina', da
'correta conduta cristã', em tudo quanto nisso esta implícito. E isso tanto na
igreja (1Tm 2.11), como no lar, e também nos lares das mulheres mais jovens e
de seus filhos (CHAMPLIN, 2002, p. 427).].
3. Os jovens
cristãos (v. 6). Paulo chama a atenção para o comportamento juvenil,
exortando os jovens a serem "moderados", ou seja, controlados. O
jovem cristão precisa ser moderado no falar, no agir e em todas as áreas da sua
vida, procurando em tudo exaltar e glorificar o nome do Senhor. [Comentário: O apóstolo
passa recomendações aos rapazes acima de 12 anos de idade (MACARTHUR, 2010, p.
1680); que estes “... em todas as coisas, sejam criteriosos” (Tt 2.6 – ARA) a
expressão “...em todas as coisas..”, alude 'no tocante a tudo'. “Em tudo eles
deveriam ser “criteriosos”; no original o termo 'sophroneo', significa 'ser
sério', 'ser sensato', 'ser auto controlado'. Crisóstomo aplica esse mandamento
a necessidade de vencermos as tendências para os prazeres estranhos. Diz ele: 'Nesse
período de idade, nada é tão difícil como dominar os prazeres indevidos'. Os
jovens crentes devem controlar-se, devem refrear-se, para que possam dar um
testemunho forte e coerente em favor de Cristo, não permitindo que qualquer
excesso próprio da juventude leve-os a perder o controle sobre as próprias
ações” (apud, CHAMPLIN, 2002, p. 428.].
4. O
comportamento dos servos cristãos (vv. 9,10). Paulo escreveu em uma época
onde havia a escravidão humana. Em Creta, assim como em todo o império romano,
havia muitos escravos. Na igreja existia senhores e escravos que se converteram
a Cristo, por isso, Paulo mostra como devia ser o relacionamento, a conduta dos
servos e dos senhores. O apóstolo mostra
que os servos deveriam agradar seus senhores "em tudo", pois um senhor crente não daria ordens que
fossem incompatíveis com a fé cristã e com a Palavra de Deus. Os escravos que
tinham senhores crentes deveriam manter uma atitude de submissão. [Comentário: O comportamento
esperado dos escravos que eram cristãos nos dias do apóstolo, são os mesmos
esperados, nos dias de hoje, pelos funcionários com relação aos seus
empregadores. Estes devem tratar os seus patrões com respeito e em tudo
agradarem. Dizer que estes não deveriam contradizer significa que eles não
deveriam ser teimosos, incontroláveis, ou resistentes à autoridade. Que não
deveriam defraudar refere-se a qualquer tipo de roubo, mesmo aquele que possa
ser classificado como um “pequeno roubo”. Eles poderiam ser tentados a se
apropriar de “pequenos” itens necessários, mas como cristãos devem resistir a
esta tentação, para mostrar toda a boa lealdade (RIBAS, 2010, p. 559)].
SÍNTESE DO TÓPICO II
O apóstolo Paulo exorta a Tito sobre como os
idosos, os jovens e os servos devem proceder.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"O apóstolo agora [a partir do versículo 2]
fornece uma extensa seção de instruções a vários grupos de crentes com relação
a seu caráter e conduta. O vocabulário empregado não é tão específico, e a seção
é tão semelhante às antigas discussões extrabíblicas relativas ao comportamento
virtuoso, que Paulo parece não estar tratando dos problemas das congregações de
Creta, mas 'de modo geral está incentivando os seus leitores às boas obras e a
um estilo de vida cristão de modo que, em tudo, sejam ornamento da doutrina de
Deus, nosso Salvador' (v.10). Os versos 2-10 são uma proteção espiritual - um
medicamento ou um remédio que evita as enfermidades.
Paulo primeiramente ordena que 'os velhos' tenham
quatro virtudes. A palavra grega para 'velhos' (presbytes) - e para 'mulheres
idosas' (presbytis) em 2.3; cf. também presbytera ('mulheres idosas') em 1
Timóteo 5.2 - está relacionada à palavra grega empregada em Tito 1.5 para
'presbíteros' (presbyteros). Todas estas são derivadas da raiz léxica presby,
'velho'. 'Nos círculos judaicos e cristãos é frequentemente difícil distinguir
entre a designação da idade e o título do ofício' (Bromiley, 1985, 931). Todas
as palavras acima também podem ser traduzidas como 'presbítero [podendo ser
aplicadas tanto a homens como a mulheres]'.
As instruções específicas de Paulo consistem em que
os homens mais velhos sejam: (1) 'temperantes' ou 'sóbrios' (cf. 1 Tm 3.2,11);
(2) 'graves', 'merecedores de respeito' ou de bom caráter (cf. 1 Tm 3.8); (3)
'prudentes' (cf. 1 Tm 3.2; Tt 1.8; 2.5,6); (4) 'sãos' ou saudáveis nas três
virtudes fundamentais: 'na fé, na caridade e na paciência até o fim. Ainda que
nada disso seja explicitamente dito a respeito dos grupos mencionados a seguir,
podemos assumir que isto seja esperado por parte de todos" (Comentário
Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. 1.ed.Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.1511).
O crente deve permanecer fiel ao Senhor e dar um
bom testemunho até os últimos dias de sua vida.
III. O BOM EXEMPLO EM TUDO
1. Bom
exemplo (vv. 7,8). O líder precisa ser exemplo. Se Deus lhe confiou a
autoridade e a responsabilidade de um rebanho, você precisa ter uma vida
irrepreensível. Ser irrepreensível não significa ser perfeito, dessa forma
nenhum ser humano poderia assumir tal posição. Ser irrepreensível significa ter
um padrão de conduta elevado e maduro, segundo os princípios bíblicos. A
conduta do líder não pode minar a confiança do rebanho. [Comentário:
Irrepreensível, adjetivo; Que
não merece censura; que não merece ser repreendido: conduta irrepreensível. Que
não há falhas; perfeito. Do grego αμεμπτος [amemptos]: Sem culpa, sem falta,
inocente, irrepreensível. Em 1 Timóteo 3.1-7, Paulo mostra os requisitos para
os pastores, presbíteros ou diáconos: a importância de viver "acima de
qualquer suspeita." Romanos 13.13 diz: "Andemos dignamente, como em
pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em
contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais
para a carne no tocante às suas concupiscências.” O claro ensino das Escrituras
é a ideia de que os líderes da igreja deve estar vivendo acima do padrão do
mundo: “Não vos conformeis com este mundo” (Rm 12.1, 2). Afinal de contas, os
pastores e presbíteros são exemplos para as pessoas que os estão ouvindo e
vendo o seu procedimento, semana após semana, e eu acredito que Deus deseja um
padrão de vida mais elevado de seus líderes. Isso não quer dizer que pessoas
que não são pastores, presbíteros ou diáconos, podem fazer o que quiserem e
Deus não vai se importar, não é isso, só que Deus exige dos líderes que sejam
irrepreensíveis.].
2.
Incorrupção da doutrina. Tito deveria ter muito cuidado com a doutrina,
para que sua pregação e ensino fossem de modo correto, com fundamento na
Palavra de Deus, na "doutrina dos apóstolos" (At 2.42). Jesus
advertiu seus discípulos a se resguardarem da "doutrina dos fariseus"
(Mt 16.6,12). Hoje, temos visto igrejas que "vendem" bênçãos por
dinheiro; utilizam manipulação psicológica para arrecadar mais recursos das
pessoas; fazem "curas" e milagres, em troca do vil metal. [Comentário: O ensinamento
na primeira igreja foi chamado a doutrina dos apóstolos. Jesus revelou a sua
vontade aos apóstolos e mandou que eles a entregassem ao mundo. Observe que
este ensinamento não foi chamado “a doutrina da igreja”. A Igreja Católica
Romana ensina que a igreja produz as Escrituras. É com esta base que eles
aceitam os escritos dos “Pais da Igreja”, as tradições e até editos modernos
como palavras de autoridade. Mas o relato de Lucas demonstra que aconteceu ao
contrário. Foi a pregação do evangelho que deu origem à igreja. Então, santos
apóstolos e profetas guiaram a igreja até Deus completar a sua revelação
(Efésios 3:5). A doutrina da igreja primitiva veio dos apóstolos porque eles a
receberam diretamente de Deus. Não devemos falhar em observar quem perseverava
na doutrina. Todos os crentes, não somente os pregadores, perseveravam na
doutrina. Freqüentemente, esperamos os outros se dedicarem à doutrina para nos
guiarem. Todos os membros da primeira congregação foram dedicados à palavra.
Todos desejavam aprender. Isso não significa que todos fossem mestres ou
peritos. Deus não precisa de um monte de professores para cumprir seu plano. De
fato, os estudiosos freqüentemente se acham sofisticados demais para aceitar a
simplicidade do plano de Deus (1 Coríntios 1:18-31). Não precisamos fazer
seminário, mas Deus quer que sejamos capazes de defender as razões da nossa
esperança nele (1 Pedro 3:15). Essa defesa será possível somente por meio de um
discipulado dedicado. Os primeiros cristãos desejavam aprender porque queriam
fazer. O cristianismo não é uma busca acadêmica. No livro de Atos, Lucas
escreveu sobre vidas transformadas, não sobre formaturas de faculdades. Os
tessalônicos suportaram perseguições. Os efésios queimaram livros de artes
mágicas. Um casal, Áqüila e Priscila, saíram de Roma, foram para Corinto e
depois para Éfeso, e depois voltaram para Roma pelo seu desejo de divulgar o
evangelho. Pessoas de fé se mostram dedicadas em ouvir e praticar! –por
Bryan Moody, http://www.estudosdabiblia.net/escb14_02.htm].
3. Gravidade
e sinceridade. São atitudes que equivalem à seriedade. Um obreiro deve ser
sério, honesto, com postura que honre a Deus e ao seu ministério. Completando a
lista de recomendações, Paulo diz que Tito deve ter "linguagem sã e
irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que
dizer". É conduta exemplar, exigida de todos os que querem ser obreiros,
dedicados à obra do Senhor. [Comentário:
O crescimento em direção à maturidade cristã e a Santificação Contínua é dever
de todo crente! Para que sejamos ornamento "ornamento da doutrina de Deus,
nosso Salvador". No texto de 3.3-7, Paulo mostra que a bondade de Deus e
seu amor para conosco (v. 4) nos regeneraram e nos renovaram (v. 5). Em outras
palavras, fomos tornados novas criaturas. Este amor e esta bondade foram
derramados em Jesus Cristo (v. 6), e assim fomos justificados e tornados
herdeiros da vida eterna (v. 7). Quanto às discussões tolas e sem sentido, que
Tito as deixasse de lado. Nesta classificação, o apóstolo inclui as discussões
sobre a lei e as genealogias, tão caras aos judeus. Eles levam isto tão a sério
que, ainda hoje, o judeu que tiver o sobrenome Cohen (palavra hebraica para
“sacerdote”) é reverenciado nas sinagogas, pois é descendente de Levi. Isto não
tem valor algum. E se alguém insiste em ser briguento, depois da segunda
admoestação, que seja deixado de lado (v. 10). Por vezes esquecemos este
conselho de Paulo e gastamos muita vela com mau defunto, discutindo por
ninharia. A pessoa que ama discussões na igreja é pervertida, está em pecado e
está perdida (v. 11). A palavra do versículo 10 tem muito sentido: “evita-o”. a
idéia é “põe de lado”. Extraído do
artigo
“Estudo Bíblico em Tito, de Pr. Isaltino Gomes Coelho
Filho http://www.isaltino.com.br/2010/11/estudo-biblico-em-tito/].
SÍNTESE DO TÓPICO III
O líder cristão deve ser bom exemplo, preservar a
integridade da doutrina e ser sincero em tudo.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Professor, a conclusão desta aula deve conduzir os
alunos a compreenderem o chamado cristão para a família cristã cultivar bons
exemplos de vida. No texto de Paulo a Tito, todos os homens, mulheres, idosos e
jovens da igreja são desafiados a cultivarem virtudes como
"autodomínio", "perseverança" e "amor". Por isso,
a afirmação de Paulo "para que a palavra de Deus não seja
blasfemada". Só é possível isso acontecer quando a família cristã
persevera no modelo dado por Deus, por intermédio do Evangelho, e vive em
família como Jesus viveu: sua mensagem, seu anúncio, seus princípios e valores.
CONCLUSÃO
As exortações de Paulo a Tito são de grande valor
para os obreiros, em todos os lugares e em todos os tempos. Ele especifica como
tratar as pessoas, por suas diversas faixas etárias. Destaca o valor do exemplo
cristão, como forma de evitarem-se os escândalos que tanto comprometem o bom
nome do evangelho e da Igreja de Cristo. São ensinamentos perfeitamente
atualizados, não obstante terem sido escritos há tanto tempo. [Comentário: Um ensinamento
importante de Paulo nessa carta é que o cristão cultive o hábito de fazer boas
obras, até que isso se torne parte de sua natureza. Sabendo que tal piedade não
se afina facilmente com a natureza humana, o apóstolo procura incentivar ainda
mais o leitor, lembrando o passado de pecados e a nova condição no presente
(3.5-7). A ênfase nas boas obras está em 1.16; 2.7, 14; 3.1, 8, 14. Mas sem
nenhuma dúvida, essa carta não ensina salvação pelas obras, mas sim que o salvo
deve praticar boas obras.].
“NaquEle que me garante: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto
não vem de vós, é dom de Deus" (Ef 2.8)”,
Francisco Barbosa
CampinaGrande-PB
Setembro de 2015
PARA REFLETIR
A respeito das Cartas Pastorais:
De acordo com a lição, como deve ser o falar do
líder?
O líder deve ter a sua fala sempre fundamentada na Palavra
de Deus.
Ser "tardio para falar" e "pronto
para ouvir" é sinal de quê?
De sabedoria, de maturidade emocional e espiritual.
Como o cristão idoso deve portar-se?
Sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, na caridade e na
paciência.
Como a mulher cristã idosa deve portar-se?
Sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras,
não dadas a muito vinho, mestras no bem.
As exortações de Paulo a Tito são importantes para
os obreiros de hoje?
Resposta pessoal.
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