VOCÊ PODE AJUDAR O BLOG: OFERTE PARA assis.shalom@gmail.com

UM COMENTÁRIO APROFUNDADO DA LIÇÃO, PARA FAZER A DIFERENÇA!

Em 2024, Estará disponível também o comentário da revista de jovens, na mesma qualidade que você já conhece, para você aprofundar sua fé e fazer a diferença.

Classe Virtual:

SEJA MANTENEDOR!

Esse trabalho permanece disponível de forma gratuita, e permanecerá assim, contando com o apoio de todos que se utilizam do nosso material. É muito fácil nos apoiar, pelo PIX: assis.shalom@gmail.com – Mande-me o comprovante, quero agradecer-lhe e orar por você (83) 9 8730-1186 (WhatsApp)

16 de setembro de 2019

(ADULTOS) Lição 12: A MORDOMIA DO CUIDADO COM A TERRA


ANO 10 | Nr 1.336 | 2019
LIÇÕES BÍBLICAS CPAD ADULTOS
3º Trimestre de 2019
Título: Tempo, Bens e Talentos — Sendo mordomo fiel e prudente com as coisas que Deus nos tem dado
Comentarista: Elinaldo Renovato de Lima
Plano de Aula preparado por Pb Francisco Barbosa. As citações de outros autores estão destacadas e com as fontes.

LIÇÃO 12
22 de setembro de 2019
A MORDOMIA DO CUIDADO COM A TERRA


TEXTO ÁUREO
“Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens” (Sl 115.16).

VERDADE PRÁTICA
O salvo em Cristo deve ter uma consciência bíblica de sua responsabilidade com o meio ambiente.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis 1.26-30.

COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos a vocação do ser humano para ser o mordomo de Deus na Terra. Veremos que Deus entregou este planeta aos nossos cuidados. Por isso, faremos uma reflexão bíblica sobre a responsabilidade humana com o ambiente natural. Concluindo, perceberemos que há promessas bíblicas para a restauração da Terra. Nosso Senhor há de restaurá-la plenamente. [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 3º Trimestre 2019. Lição 12, 22 Setembro, 2019]
- Gênesis começa nos informando que “No princípio criou Deus os céus e a terra”, não somente isto, mas nos informa também que tudo estava em perfeita ordem e sobre esta Criação foi posto o homem como administrador e guarda. Por causa da queda do homem no pecado foi pronunciada uma maldição sobre esta criação. “Deus, então, envia seu Filho a este mundo para redimir essa criação dos resultados do pecado. A obra de Cristo, portanto, não é apenas salvar certos indivíduos, nem mesmo salvar uma incontável multidão de pessoas compradas por sangue. A obra total de Cristo não é nada menos do que redimir toda esta criação dos efeitos do pecado. Este propósito não será realizado até que Deus tenha instaurado a nova terra, até que o Paraíso Perdido tenha-se tornado o Paraíso Recuperado. Precisamos de uma compreensão clara da doutrina da nova terra, portanto,  para  ver  o  programa  redentor  de  Deus  em  suas  dimensões  cósmicas.  Precisamos perceber que Deus não estará satisfeito até que todo o universo tenha sido purificado de todos os resultados da queda do homem” (Anthony A. Hoekema, A Nova Terra).

I. O HOMEM FOI CRIADO PARA SER MORDOMO DE DEUS
1. O mordomo da Terra. Deus chamou o homem para ser o mordomo (gr. oikonomos) da Criação. Pela fé, entendemos que ela é obra de Deus, e não o resultado de um processo evolutivo “planejado” pelo acaso. Não há lógica em dizer que um sistema tão complexo como o da Criação tenha sido fruto de algo aleatório. A Bíblia afirma que Deus criou o Universo, fazendo-o surgir a partir de sua palavra (Hb 11.3). Por isso, o Criador é digno de receber toda a glória, toda a honra e todo o poder pela obra de suas mãos (Ap 4.11). [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 3º Trimestre 2019. Lição 12, 22 Setembro, 2019]
- O escritor da Carta aos Hebreus afirma que todos os cristãos verdadeiros, tanto do presente como do passado, entendem que o universo físico, bem corno seu funcionamento e administração, foi formado “pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem” (Hb 11.3). O conceito envolvido no verbo ‘formado’ é o de equipar algo para que possa estar preparado para cumprir o seu propósito. A função do homem é de mordomo e não de proprietário “… deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: ovelhas e bois, tudo, e também os animais do campo; as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares” (Sl 8.3-9).

2. A terra habitável. Deus fez a Terra para que os seres humanos a habitassem. O homem foi autorizado por Deus a desfrutar da plenitude da Terra, e para desta sustentar-se, conforme diz a Bíblia: “Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra e a fez; ele a estabeleceu, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor, e não há outro” (Is 45.18). [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 3º Trimestre 2019. Lição 12, 22 Setembro, 2019]
- “Devemos levar em conta que a Terra é o centro da atividade divina tanto da criação quanto dos planos divinos para a humanidade, e que o Universo foi criado de forma inteligente para favorecer a vida na Terra. Se a lua fosse um pouco maior do que é, sua atração gravitacional causaria alterações nos movimentos das marés de tal forma que a Terra teria seriíssimos problemas. Caso a Terra estivesse mais próxima do sol, o calor excessivo impossibilitaria a vida no planeta. Portanto, podemos crer que uma mente sábia coordenou todos esses fatores para que pudéssemos estar aqui, e a Bíblia nos diz que Deus é que mantém todas as coisas no seu lugar (Hb 1.3). Ele não apenas criou, mas também zela pela segurança da criação. Deus primeiramente se preocupou em desenvolver um ambiente adequado para que vivêssemos, para depois nos criar. Por isso, Ele começou originando a luz e separando-a das trevas. Depois Deus fez os céus e separou-os das águas, e a seguir fez surgir a terra seca ordenando que as águas se concentrassem em um lugar separado. Da terra Deus fez surgir plantas, depois criou o sol e a lua. Criou os répteis, peixes e aves, os animais terrestres e o homem. Como bom planejador, Deus organizou antes o ambiente em que os seres vivos seriam colocados, para depois formá-los. Essa ordem na criação é descrita na Bíblia em Gênesis, o livro dos começos”. (Lições Bíblicas CPAD – Jovens. 1º Trimestre de 2015 - Título: Eu Creio — Revelando ao mundo suas convicções cristãs. Comentarista: Alexandre Claudino Coelho; Lição 7: Eu creio no Criacionismo, Data: 15 de Fevereiro de 2015).
II. DEUS CONCEDEU A TERRA AOS HOMENS
1. A Terra é do Senhor (Sl 24.1). As Escrituras declaram que a Terra é de Deus, e que Ele a confiou aos homens (Sl 115.16; cf. Dt 10.14). O que o Criador espera de nós é o zelo, o cuidado e a sabedoria para exercer a nossa mordomia sobre a Terra. Nesse sentido, espera-se que os crentes, em Jesus, sejam o exemplo na relação com o meio ambiente. Não podemos contaminar os recursos naturais; precisamos evitar os desperdícios e o uso irracional da água. [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 3º Trimestre 2019. Lição 12, 22 Setembro, 2019]
- Deus é o dono de tudo e não nos passou escritura do que lhe pertence:
  Gn 14:22 – Abraão disse para o rei de Sodoma que o “Deus altíssimo possui os céus e a terra”.
  Dt 10:14 – “Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor, teu Deus, a terra e tudo o que nela há”.
  Salmo 24:1 – “Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam”. Os animais são de Deus (Sl 50:10-12), a terra é de Deus (Lv 25:23), a prata e o ouro são de Deus (Ag 2:8), o que a terra produz é de Deus (Os 2:8); até mesmo os bens que administramos e empregamos na obra de Deus é de Deus (1 Cr 29:13-16).
  Sempre que granjeamos, administramos e gastamos os recursos como se eles fossem nossos, não observando que pertencem a Deus, tornamo-nos mordomos infiéis. (Êx 19.5; Dt 10.14; Sl 50.12; 89.11; ICo 3.21,23.).

2. A natureza — uma dádiva da graça de Deus. A natureza é um presente de Deus ao ser humano, pois é Ele “quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas” (At 17.25). Por meio dela, Deus nos garante o ar, a água, o sol, a chuva, a germinação das plantas, o fruto e os alimentos necessários à nossa subsistência. Sem a natureza, não haveria vida. Tudo isso são dádivas naturais, fruto da graça de Deus, conforme nos revela o Evangelho: “porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos” (Mt 5.45). Por isso, quando fizermos alguma refeição, agradeçamos a bondade de Deus, e reconheçamos a sua provisão (Sl 65.8-13). [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 3º Trimestre 2019. Lição 12, 22 Setembro, 2019]
- Quando entendemos que a natureza pertence ao Senhor, passamos a ter um profundo senso de dependência (1 Pe 4.10; 2Tm 2.21). Nenhum mordomo poderá desempenhar o seu sublime papel sem total dependência de Deus, sem o poder do Espírito Santo. A doutrina da providência alcança ímpios e remidos: Deus dá a chuva e o sol a todos. Ele dá saúde ao salvo e incrédulo. As bênçãos da graça comum, ele as distribui a todos. Nos dá vida, respiração, saúde, proteção, alimento, paladar, livramento.

3. A missão de governar a Terra. Deus governa o cosmos. Assim como todos os planetas, estrelas e outros corpos celestes, a Terra pertence a Deus. Primeiramente, por direito de criação. Diz o Gênesis: “No princípio criou Deus o céu e a terra” (Gn 1.1). Em segundo lugar, por direito de preservação. Deus preserva todos os aspectos da natureza: “Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra” (Sl 104.30; 65.9-13). Portanto, cuidemos com zelo do ambiente natural (Gn 1.26). [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 3º Trimestre 2019. Lição 12, 22 Setembro, 2019]
- O mandamento de governar distinguiu o homem do restante da criação viva e definiu o seu relacionamento como sendo superior ao restante da criação (SI 8.6-8). Notemos que no relato da Criação, homem e mulher compartilham de modo igual a imagem de Deus e juntos exercem domínio sobre a criação. A ordem “sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a...” o homem encheria a terra e cuidaria do funcionamento da mesma. "Sujeitai-a" não sugere condição destruidora e desregrada para com a criação porque o próprio Deus a declarou "boa". Pelo contrário, o verbo trata da administração produtiva da terra e seus habitantes para produzir riquezas e cumprir os propósitos de Deus.

III. O HOMEM E SUA RELAÇÃO COM A TERRA
1. A Terra antes do homem. O livro de Gênesis assim descreve a situação do reino vegetal, no Éden, antes da criação do homem: “Toda planta do campo ainda não estava na terra, e toda erva do campo ainda não brotava; porque ainda o SENHOR Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. Um vapor, porém, subia da terra e regava toda a face da terra” (Gn 2.5,6). O ser humano, por conseguinte, era, e continua a ser, indispensável ao cultivo, à guarda e à preservação do planeta. Essa é a nossa missão. [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 3º Trimestre 2019. Lição 12, 22 Setembro, 2019]
- Interessante notar que a ordem da natureza antes da queda é descrita em Gn 2.6 como perfeita e equilibrada. Uma neblina fluía, indicando que água brotava de sob o solo como fontes e se espalhava sobre toda a terra em ciclos ininterruptos de água. Após a queda, a chuva tornou-se o principal meio de regar a terra e deu lugar a enchentes e estiagens que originalmente não existiam. As chuvas também permitiram que Deus exercesse juízo por meio de enchentes e estiagens. O primeiro desastre ambiental causado pelo homem aconteceu na queda, e desde então a terra geme (Rm 8.22). “Não é novidade para ninguém a situação de risco que corre o planeta terra. Todas as previsões científicas apontam para catástrofes e cataclismos iminentes e não só isso, já se fala em falta de água potável em dez anos, além de grande fome mundial em razão das mudanças climáticas. A situação é tão alarmante que a ONU, em parceria com vários governos, inaugurou desde 2008 um abrigo subterrâneo denominado o “cofre do fim do mundo”, que já começou a armazenar sementes de todas as espécies de plantas com valor alimentício, na tentativa de salvar parte da humanidade e reconstruir a terra.” (SOMBRADOONIPOTENTE). Essa história começou quando o primeiro casal cometeu o pecado da desobediência, eles receberam de Deus o castigo devido por seu pecado, mas por causa do homem, a terra também foi castigada. O homem regenerado precisa reverter sua condição de ‘deteriorador’ para administrador dos bens divinos, cientes de que um dia prestarão contas ao Senhor.

2. A Terra depois da criação do homem. O segundo capítulo de Gênesis narra a formação do homem e a sua vocação para ser o mordomo do jardim (Gn 2.7,8). Nesse tempo, a ecologia era perfeita. Deus plantou um jardim para colocar o homem nele. Isso só ocorreu depois que o ambiente natural já estava pronto para ser habitado. Muitas foram as árvores que brotaram, inclusive “a árvore da vida, no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal” (Gn 2.9). Após a disposição dos ecossistemas, o Criador entregou ao homem a sua grande missão: “E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar” (Gn 2.15). [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 3º Trimestre 2019. Lição 12, 22 Setembro, 2019]
- “Os babilônios chamavam a terra coberta de vegetação verde-escura da qual brotava água de edunu-, hoje, o termo "oásis" descreve um lugar desse tipo. Este era um jardim esplêndido, um paraíso jamais visto no mundo, onde Deus comungava com os seres humanos por ele criados à sua imagem. A exata localização do Éden é desconhecida; se a expressão "direção do Oriente" foi usada levando em conta onde Moisés estava quando escreveu, então o jardim podia estar na área da Babilônia, no vale mesopotâmico.(Bíblia de Estudo McArthur, 2010 Sociedade Bíblica do Brasil. Nota Textual Gn 2.8, pág 20). Foi sobre esta Criação que o homem foi posto por dominador. Deus tem poder soberano sobre Sua criação e tem delegado à humanidade certa autoridade para dominar (Gn 1.26). Davi reforça essa verdade: "Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste" (Sl 8.6). Fomos colocados em um papel superior para exercer controle sobre a terra e sua flora e fauna. A humanidade foi criada como o governante deste mundo. Tudo mais foi subjugado a ela.

3. A Terra depois da Queda. O homem desobedeceu a ordem divina, e comeu do fruto proibido. Por causa dessa desobediência, Deus exerceu severo juízo sobre ele e sobre a natureza. Diz o Gênesis: “E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida” (Gn 3.17). Dessa forma, toda a ecologia do planeta foi prejudicada pela ação pecaminosa do homem (Rm 8.20,21). Por causa dele, o ambiente natural tornou-se hostil à sobrevivência humana. [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 3º Trimestre 2019. Lição 12, 22 Setembro, 2019]
- O homem desconsiderou a voz de Deus e isto foi a razão para a maldição da terra. A mulher pecou porque agiu independentemente do seu marido, desprezando a liderança, o conselho e a proteção dele. O homem pecou porque abandonou a sua liderança e cedeu aos desejos de sua esposa. Em ambos os casos, as funções tencionadas por Deus foram invertidas. Por causa do pecado do ser humano, Deus amaldiçoou não somente a terra, mas todo o universo físico (Gn 3.17-19), e agora, nenhuma parte da criação cumpre totalmente o propósito original de Deus.

IV. A MORDOMIA DO MEIO AMBIENTE
1. A falha do homem na mordomia da Terra. Você já ouviu falar em “desenvolvimento sustentável”? É a missão de prover o desenvolvimento econômico e tecnológico sem esgotar os recursos naturais do planeta. Essa não é uma tarefa fácil, pois o interesse pelas riquezas naturais tem levado o homem a não se preocupar com a conservação do meio ambiente (1Tm 6.10). O objetivo do chamado desenvolvimento sustentável, além de garantir a preservação ambiental, é assegurar uma condição digna de vida às gerações futuras. Na maioria dos países, a exemplo do Brasil, as cidades em geral são ambientes poluidores, dominados por estruturas corruptas, imoralidade e violência sem controle. Nesse sentido, as palavras de Jó são reveladoras: “Desde as cidades gemem os homens, e a alma dos feridos exclama, e contudo Deus lho não imputa como loucura” (Jó 24.12). Em resumo, os processos de urbanização e industrialização se tornaram símbolos de poluição e degradação do meio-ambiente. [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 3º Trimestre 2019. Lição 12, 22 Setembro, 2019]
- A Terra agoniza pela ação do homem; o aquecimento global, a extinção dos animais e o fim dos recursos naturais são demonstração do poder do pecado e do egoísmo humano. Como já dito acima, essa destruição começou com a queda, e certamente vai persistir até que, toda a criação seja regenerada. Mas, enquanto cristãos, temos nossa responsabilidade.

2. A degradação da Terra. O adversário de nossa alma, Satanás, tem atuado contra o ser humano na Terra (Jó 2.1,2). Ele provoca tragédias espirituais, morais e físicas contra o homem. Assim, movido por sentimento de ganância e avidez, ou por não procurar fazer o uso correto dos recursos naturais, o homem deteriorou o meio ambiente e causou grandes desastres ambientais. Quantos rios que, outrora limpos e cheios de peixes, são agora poluídos e impróprios à saúde? [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 3º Trimestre 2019. Lição 12, 22 Setembro, 2019]
- As Escrituras afirmam que Deus é Soberano, então não há espaço para ‘outro’. É bom dizer que é Deus quem possui o controle sobre todas as coisas, inclusive o clima (Jó 2.1,2). Satanás não tem controle sobre desastres naturais, tendo apenas o poder que Deus finalmente permite (2Ts 2.6-11). Note que no caso de Jó, Satanás recebeu permissão de Deus para atormentar Jó (Jó 1.16,18-19). Então, se o fogo do céu e o tornado foram de alguma forma causados por Satanás, eles ainda estavam sob o controle final de Deus para os Seus propósitos. É Deus, não Satanás, que controla o tempo (Êx 9.29; Jó 37.11-12, 16; Sl 18.14; 77.16-19;135.6-7, Jr 10.13; 51.16; Mc 4.35-41; Hb 1.3). “O Cristão não pode se esquecer que muitos problemas do descontrole climático e também sociais, são causas de uma mentalidade psicopatológica, obsessiva e gananciosa do homem. Antes de crescer é preciso discutir o que o desenvolvimentismo causou, sobretudo no Brasil. É necessária uma avaliação da ação da igreja, das políticas e da sociedade em geral diante da ânsia do crescimento moderno. Erramos muito até aqui e não podemos continuar com essas aberrações comportamentais, muito menos nos omitir.” (ULTIMATO).

3. A restauração da Terra. A Palavra de Deus declara que “a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus” (Rm 8.20,21). Agora, a criação encontra-se sujeita à degradação, aguardando o dia da sua redenção. O Senhor nosso Deus prometeu, um dia, restaurar plenamente o nosso planeta (Is 55). [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 3º Trimestre 2019. Lição 12, 22 Setembro, 2019]
- A Bíblia nos assegura que Deus criará uma nova terra na qual viveremos para seu louvor em corpos ressurretos e glorificados. Nessa nova terra, portanto, é que esperamos passar a eternidade, desfrutando de suas belezas, explorando seus recursos e utilizando seus tesouros para a glória de Deus. Uma vez que Deus fará nova terra seu lugar de habitação, e uma vez que o céu é onde Deus habita, estaremos então continuando no céu enquanto estivermos na nova terra. Pois os céus e a terra não mais serão separados como o são agora, mas serão um (Ap 21.1-3).

CONCLUSÃO
Antes da Queda, o ambiente natural era perfeito, sem alterações climáticas, sem catástrofes ou fenômenos que ameaçassem a vida humana. No entanto, depois da desobediência do homem à voz de Deus, tudo mudou. Houve um prejuízo imenso tanto para o homem quanto para a Terra. O pecado transtornou a natureza. Mas há promessa de Deus para a restauração da Terra. Isso ocorrerá quando o Senhor Jesus implantar pessoalmente o Reino Milenial neste mundo. [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 3º Trimestre 2019. Lição 12, 22 Setembro, 2019]
- Finalizando, é importante frisar toda questão ambiental e nossa responsabilidade em tentar mudar a situação, no entanto, sabemos que a natureza geme aguardando a sua regeneração. É ainda mais importante frisarmos que as Escrituras frequentemente falam dos novos céus e terra como o lar final do povo de Deus e o simples fato de que ele é um lar é suficiente para torná-lo desejável para nós, pois enquanto estivermos neste mundo, somos peregrinos e estrangeiros. Aqui não temos nenhum lar, nenhuma pátria ou cidade que possamos chamar nossa (Hb 11.8-10, 13-16). Que coisa grandiosa será finalmente chegarmos ao lar, após uma longa e dolorosa peregrinação, sabendo que nosso Pai, nosso Irmão Mais Velho, e toda a nossa família estarão ali, e que jamais teremos que partir.
Àquele que é “âncora da alma, segura e firme” (Hb 6.19),
Pb Francisco Barbosa
Campina Grande-PB
Setembro de 2019