TEMA: Batalha Espiritual: O povo de Deus e a guerra contra
as potestades do mal
COMENTARISTA: Pr. Esequias Soares
- L I Ç
à O 8 -
24 de fevereiro de 2019
Nossa
Luta não é contra Carne e Sangue
TEXTO ÁUREO
"Porque
as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para
destruição das fortalezas." (2 Co 10.4)
VERDADE PRÁTICA
Por
trás das aparências, há uma batalha espiritual invisível contra a Igreja.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Efésios 6.10-12
10 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força
do seu poder.
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais
estar firmes contra as astutas ciladas do diabo;
12 porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim,
contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas
deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
INTRODUÇÃO
“O tema da presente lição trata dos poderes
ocultos das trevas e de como se proteger deles pela força do poder de Deus.
Embora o apóstolo Paulo não apresente a origem nem a biografia do príncipe das
trevas, ele nos ensina a importância de conhecer as astutas ciladas do nosso
Inimigo. O Diabo já perdeu a peleja, mas continua fazendo estrago nesse período
entre o início e o final da jornada da Igreja.” [Lições Bíblicas CPAD,
Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 8, 24 Fev, 2019]
-Neste texto de Efésios (6.10-18), Paulo claramente nos
ensina que há um conflito espiritual um conflito com as trevas. Depois de
afirmar a realidade desse conflito, ele passa a ensinar sobre a conduta do
salvo diante desse conflito. Como sabemos, em situações normais, nenhum
exército entra numa batalha sem ter todas as informações necessárias sobre suas
próprias forças, sem ter o máximo de informações sobre o inimigo, bem como
sobre o terreno onde se desenvolverá a batalha. No campo espiritual não é
diferente e o próprio Senhor Jesus nos chama à atenção para esse tipo de
planejamento (Lc 14.31). Para sermos vitoriosos nessa batalha, temos que nos
conhecer, saber quem somos, conhecer as nossas próprias forças, conhecer o
potencial do inimigo, e o campo de batalha, que é a nossa vida, o nosso
dia-a-dia. – Dito isto, convido-o
a pensar maduramente a fé cristã!
I – A INCLUSÃO DO TEMA NO FINAL DA EPÍSTOLA
“Os três capítulos
iniciais de Efésios são teológicos, e os outros três são práticos. Uma perfeita
combinação de doutrina cristã e dever cristão, de fé cristã e vida cristã. Mas,
de repente, o apóstolo Paulo nos surpreende com um "No demais",
encerrando a epístola com um assunto de vital importância: a luta contra o
reino das trevas.”
- Efésios está no mesmo grupo cronológico das epístolas de
Paulo aos Colossenses, Filemom e Filipenses, chamadas coletivamente de "As Epístolas da Prisão" porque
foram escritas durante o primeiro aprisionamento romano de Paulo. Esta
epístola, junto com a de Colossenses, enfatiza a verdade de que a Igreja é o
corpo do qual Cristo é a Cabeça. Na realidade a epístola pode ser dividida em
duas partes principais, cada uma contendo três capítulos:
● Em Ef. 1-3 o apóstolo conta aos crentes o que eles são em
Cristo;
● Em Ef. 4-6 ele lhes diz o que devem fazer por estarem em
Cristo.
“1. "No demais... (v.10a)". O apóstolo Paulo parece usar
essa expressão para introduzir a conclusão. Isso não é nenhuma anomalia, visto
que Paulo emprega essa estrutura em outro lugar (2 Co 13.11; 1 Ts 4.1; 2 Ts
3.1). Essa expressão aparece traduzida como: "Quanto ao mais", na
Nova Almeida Atualizada; e "Finalmente", na TB (Tradução Brasileira).
Mas não devemos perder de vista que o termo paulino significa, literalmente,
"desde agora" (Gl 6.17). Que diferença isso faz? Muita. No caso do
verso 10, a ideia é de que daqui para frente o conflito contra o reino das
trevas será contínuo até o retorno de Cristo. Desse modo, o tema é atual, e a
luta da Igreja continua contra as hostes infernais.” [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre 2019.
Lição 8, 24 Fev, 2019]
- De fato, o termo “No demais...” implica em
responsabilidade diante de tudo que foi colocado como doutrinas e preceitos do
Evangelho, é necessário que ele, Paulo nos mostre os inimigos que irão opor-se
ao cristão, e a força que é necessária para que possamos repeli-los. Seja forte
no Senhor - Você deve ter força e força de um tipo espiritual, e tal força
também como o próprio Senhor pode suprir; e você deve ter essa força por meio
de um Deus que habita em nós, o poder de seu poder trabalhando em você. “O apóstolo tendo entregue os preceitos precedentes
respeitando deveres relativos, agora acrescenta uma exortação geral aos Efésios
crentes, para ser sincero e zeloso no desempenho de todos os seus deveres, os
quais ele reforça pela descoberta de outro profundo artigo do mistério de Deus;
ou seja, que os anjos maus estão unidos contra os homens e estão continuamente
ocupados em tentá-los a pecar. Finalmente — τολοιπον, quanto ao que resta; meus
irmãos —Este é o único lugar nesta epístola onde ele usa essa compilação.
Soldados freqüentemente usam um para o outro no campo. Seja forte no Senhor —Já
que toda relação na vida traz consigo os deveres correspondentes, e requer
vigor e resolução no cumprimento deles, qualquer que seja a circunstância ou
situação em que você se encontra, veja que você não confia em sua própria
força, mas aplica-se a ela. o Senhor, por sua força, e arme-se com o poder de
seu poder” (Joseph Benson Efésios 6: 10-11).
“2. "Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu
poder" (v.10b). Jesus disse certa vez:
"sem mim nada podereis fazer" (Jo 15.5). Paulo empregou a voz passiva
para "fortalecei-vos". Isso mostra que não se trata meramente de
esforço humano, mas da completa dependência do Senhor Jesus. A expressão
"força do seu poder" é um enérgico pleonasmo (figura de sintaxe pela
qual se repete uma ideia com outras palavras para proporcionar elegância ou
reforço à expressão), usado aqui para reforçar a magnitude do poder de Jesus.
Esse poder provém do Espírito Santo (Ef 3.16); é a atuação da Trindade na vida
da Igreja.” [Lições Bíblicas CPAD,
Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 8, 24 Fev, 2019]
- Fortalecei-vos também poderia ser traduzido por sede feitos fortes. A voz passiva do
verbo no original grego sugere que nós mesmos não podemos fazer isso; só
podemos ser fortalecidos pela graça do Senhor em nós, por meio de nossa fé que
coopera com Ele. Em português temos aqui um imperativo afirmativo (expressa
uma ordem, pedido, desejo, súplica, conselho, convite, sugestão, recomendação,
solicitação, orientação, alerta ou aviso): Paulo ordena que aqueles crente
(e nós, por extensão) sejam(os) fortes. Isto porque sempre há muito a nos
enfraquecer e estamos mal preparados para resistir. \nessa nossa fraqueza, só
há uma maneira de vencermos: no Senhor - Como se ele tivesse dito, “Você
não tem o direito de responder, que você não tem a capacidade; pois tudo que eu
exijo de você é, seja forte no Senhor”. Para explicar seu significado mais
plenamente, ele acrescenta: “na força do
seu poder”, que tende grandemente a aumentar nossa confiança,
particularmente ao mostrar a notável assistência que Deus geralmente concede
aos crentes. Se o Senhor nos ajuda pelo seu grande poder, não temos razão para
nos afastarmos do combate.
“3. O emprego da figura de linguagem. As figuras são recursos linguísticos que merecem atenção
especial pela sua beleza e pelo seu papel na Hermenêutica. A anáfora é uma
figura de linguagem que consiste na repetição de uma mesma palavra no começo de
frases sucessivas com o propósito de enfatizar a afirmação. Aqui encontramos:
"porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os
principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século,
contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais" (v.12).
Nessa anáfora, a preposição grega, pros, "contra", é usada cinco
vezes para reforçar a ideia de que a esfera principal de atuação do príncipe
das trevas não é apenas como muitos pensam: a prostituição e o crime, mas
principalmente no reino das religiões; trata-se, pois, de uma batalha
espiritual.” [Lições Bíblicas CPAD,
Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 8, 24 Fev, 2019]
- Esclarecendo alguns teros difíceis
aqui:
- Hermenêutica é um ramo da
filosofia que estuda a teoria da interpretação, que pode se referir tanto à
arte da interpretação quanto à prática e treino de interpretação.
- Anáfora Em retórica,
anáfora é a repetição da mesma palavra ou grupo de palavras no princípio de
frases ou versos consecutivos. A repetição tem o objetivo de dar ênfase e tornar
mais expressiva a mensagem. Assim, no versículo 12, a ênfase recai na verdade
de que nossa verdadeira batalha não e contra seres humanos, mas contra os seres
espirituais, demoníacos, que estão operando no mundo espiritual e por
intermédio de pessoas que não se submetem a Cristo, embora elas talvez nem
tenham consciência disto. Precisamos conhecer a verdadeira natureza do
conflito, da batalha que estamos travando. É acerca disso que nos fala o
versículo lido: a nossa luta não é contra o sangue e a carne e sim contra os
principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra
as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Aqui nós aprendemos sobre o
inimigo contra o qual lutamos.
II - A DEPENDÊNCIA DE DEUS
“O apóstolo emprega uma metáfora militar para explicar o que
subjaz no mundo espiritual que não é possível perceber na superfície. A
presença de todas as mazelas na humanidade é real e indiscutível, mas a fonte
de toda essa maldade Paulo esclarece nessa seção. Não pode haver vitória sem
ajuda divina, e é esse o apelo apostólico.”
- A Caminhada Cristã como uma
Guerra. 6:10-20. Em toda esta divisão da
epístola muito se disse sobre a vida cristã prática. Neste parágrafo o andar do
cristão foi descrito como uma batalha, um conflito mortal no qual ele está alistado
contra o poder de Satanás e suas hostes. (Efésios - Comentário Bíblico Moody.
Pág 38).
“1. Somente pelo poder de Deus. Nenhum ser humano tem condições de,
sozinho, enfrentar os demônios e sair vitorioso. Os demônios existem de fato,
mas não passam de um inconveniente diante do poder de Jesus; são entidades
destituídas de poder na presença do Senhor Jesus (Mc 1.23-26; 3.11). No
entanto, os humanos não podem desafiá-los com suas próprias forças.” [Lições Bíblicas
CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 8, 24 Fev, 2019]
- O Senhor Jesus disse, "Sem mim, nada podeis fazer" (Jo 15.5; Fp 4.13). E na força do
seu poder. Três palavras foram usadas no versículo para o termo força.
Primeiro, foi usado o verbo no imperativo, sede fortalecidos ou capacitai-vos; depois
a palavra para força e, finalmente, a palavra para poder – na força do seu
poder. John Wesley comentando esse versículo escreve: “Pois
nossa luta não é apenas, nem principalmente, contra carne e sangue - Homens
fracos ou apetites carnais. Mas contra os principados, contra os poderes - Os
poderosos príncipes de todas as legiões infernais. E grande é o poder deles, e
também daquelas legiões que eles comandam. Contra os governantes do mundo -
Talvez estes principados e poderes permaneçam na maior parte da cidadela do seu
reino das trevas. Mas há outros espíritos malignos que estão no exterior, a
quem as províncias do mundo estão comprometidas. Das trevas - Esta é
principalmente a escuridão espiritual. Desta idade - que prevalece durante o
estado atual das coisas. Contra espíritos malignos - Que continuamente se opõem
à fé, amor, santidade, seja pela força ou pela fraude; e trabalho para infundir
incredulidade, orgulho, malícia de idolatria, inveja, raiva, ódio. Nos lugares
celestiais - que já foram sua morada, e que eles ainda aspiram, na medida em
que são permitidos”.
“2. O revestimento da completa armadura de Deus (v.11a). O verbo "revestir" é o mesmo que a Septuaginta usa
para descrever o revestimento de Gideão pelo Espírito Santo (Jz 6.34). A
metáfora "toda a armadura de Deus" significa que devemos usar todos
os recursos espirituais que Deus nos dá. A armadura completa indica armas de
defesa e armas de ataque, uma figura bem conhecida na época, visto que os
soldados romanos estavam por toda parte.” [Lições Bíblicas
CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 8, 24 Fev, 2019]
- A palavra grega πανοπλίαν panoplian significa uma armadura
completa. Toda a armadura de Deus é a proteção do cristão contra o mal e o
maligno. Paulo usou a armadura usada pelo soldado romano em combate como uma
alegoria da proteção espiritual que o cristão desfruta, tendo a salvação, a
justiça, o evangelho e a Palavra, a fé, a paz como poderosas armas a sua
disposição para combater o bom combate e vencer. Note que "a armadura de Deus" não é aquilo
que Deus usa, mas aquilo que ele proveu para o soldado cristão. O significado
aqui é:
(1) que não devemos prover em nossa
guerra armas como as pessoas empregam em suas disputas, mas tais como Deus
provê; que devemos renunciar às armas que são carnais e colocar como Deus
direcionou para a conquista da vitória.
(2) devemos colocar a armadura
inteira. Não devemos nos armar parcialmente com o que Deus designou, e em parte
com as armas que as pessoas usam; nem devemos colocar uma parte da armadura
apenas. Precisamos de toda essa armadura se estamos prestes a lutar nas
batalhas do Senhor; e se ele não tiver qualquer parte das armas que Deus
designou, a derrota pode ser a consequência.
- O Senhor nos oferece armas para
repelir todo tipo de ataque. Resta-nos aplicá-los para usar e não deixá-los pendurados
na parede. Para acelerar nossa vigilância, ele nos lembra que não devemos
apenas nos engajar em guerra aberta, mas que temos um inimigo astuto e
insidioso a enfrentar, que freqüentemente fica em emboscada.
“3. Os métodos do Diabo (v.11b). Paulo começa aqui a explicar a razão de o crente se
fortalecer em Jesus e no seu poder e revestir-se de toda a armadura espiritual
de Deus. A expressão "astutas ciladas" é methodeia em grego, que só
aparece uma vez no Novo Testamento (Ef 4.14) e cuja ideia é de "esperteza,
artimanha, armadilha". O Senhor Jesus dá, pelo seu Espírito Santo, todos
os recursos para o crente entender todas essas astúcias do Inimigo (2 Co 2.11).
O conhecimento da força do Maligno é uma poderosa arma tanto para o ataque como
para a defesa.” [Lições Bíblicas CPAD,
Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 8, 24 Fev, 2019]
- μεθοδεία methodeia,
significa apropriadamente aquilo que é rastreado com o método, aquilo que é
metodizado, e então aquilo que é bem colocado - arte, habilidade, astúcia. Os
métodos do diabo; os diferentes meios, planos, esquemas e maquinações que ele
usa para enganar, aprisionar, escravizar e arruinar as almas dos homens. O
método de pecar de um homem é o método de Satanás de arruinar sua alma. Esta ciladas
do diabo são truques sutis de Satanás para enganar e enredar os cristãos na
guerra espiritual (2Co 11.3). Albert Barns comentando esse versículo, escreve:
“As artimanhas do diabo; são as várias artes e estratagemas
que ele emprega para arrastar as almas para a perdição. Podemos encontrar mais
facilmente a força aberta do que podemos astúcia; e precisamos das armas da
armadura cristã para enfrentar as tentativas de nos atrair para uma armadilha,
tanto quanto para encontrarmos a força aberta. A ideia aqui é que Satanás não
conduz uma guerra aberta. Ele não encontra o soldado cristão cara a cara. Ele
avança secretamente; faz suas aproximações na escuridão; emprega astúcia ao
invés de poder, e procura, mais do que iludir e trair, do que vencer por mera
força. Daí a necessidade de estar constantemente armado para encontrá-lo sempre
que o ataque é feito. Um homem que tem que lutar com um inimigo visível, pode
se sentir seguro se ele só se prepara para encontrá-lo em campo aberto. Mas
muito diferente é o caso se o inimigo é invisível; se ele nos roubar
maliciosamente e furtivamente; se ele pratica a guerra apenas por emboscadas e
por surpresas. Tal é o inimigo que temos de enfrentar - e quase toda a luta
cristã é uma guerra contra estratagemas e artimanhas. Satanás não aparece
abertamente. Ele se aproxima de nós não em formas repulsivas, mas vem
recomendar alguma doutrina plausível, para colocar diante de nós alguma tentação
que não nos repelirá imediatamente. Ele apresenta o mundo em um aspecto
sedutor; nos convida a prazeres que parecem inofensivos, e nos conduz em
indulgência até que chegamos tão longe que não podemos recuar.
III - CONTRA OS PODERES DAS TREVAS
“1. Carne e sangue. O apóstolo começa
apresentando a luta interna do cristão: "porque não temos que lutar contra
carne e sangue" (v.12a). O termo "carne" tem vários significados
na Bíblia, mas a combinação "carne e sangue", que só aparece três vezes
no Novo Testamento (v.12; Mt 16.17; 1 Co 15.50), parece indicar um significado
físico. Nesse caso, essa combinação diz respeito à pessoa, ser humano, que pode
ser o outro ou nós mesmos em conflito interno, no sentido de: "a carne
cobiça contra o Espirito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao
outro; para que não façais o que quereis" (Gl 5.17).” [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre 2019.
Lição 8, 24 Fev, 2019]
- Nossa luta não é; contra carne e
sangue —Não meramente contra os adversários humanos, por mais poderosos, sutis
e cruéis, nem contra os apetites carnais; mas contra principados, contra os
poderes — Os poderosos príncipes de todas as legiões infernais: e grande é o
poder deles, e também as legiões que eles comandam. Contra os governantes das
trevas deste mundo. Desse texto, John Wesley escreve: “Pois nossa luta não é apenas, nem principalmente, contra
carne e sangue - Homens fracos ou apetites carnais. Mas contra os principados,
contra os poderes - Os poderosos príncipes de todas as legiões infernais. E
grande é o poder deles, e também daquelas legiões que eles comandam. Contra os
governantes do mundo - Talvez estes principados e poderes permaneçam na maior
parte da cidadela do seu reino das trevas. Mas há outros espíritos malignos que
estão no exterior, a quem as províncias do mundo estão comprometidas. Das
trevas - Esta é principalmente a escuridão espiritual. Desta idade - que
prevalece durante o estado atual das coisas. Contra espíritos malignos - Que
continuamente se opõem à fé, amor, santidade, seja pela força ou pela fraude; e
trabalho para infundir incredulidade, orgulho, malícia de idolatria, inveja,
raiva, ódio. Nos lugares celestiais - que já foram sua morada, e que eles ainda
aspiram, na medida em que são permitidos”.
“2. Os principados e potestades. Os dois termos aqui, "contra os principados, contra as
potestades" (v,12b), aparecem juntos pelo menos dez vezes no Novo
Testamento. Os "principados", archai, em grego, cuja ideia é primazia
no poder; as "potestades", exousíai, denotam liberdade para agir. O
apóstolo Paulo emprega o termo tanto para os anjos (Rm 8.38; Cl 1.16) como para
os demônios (1 Co 15.24; Cl 2.15) investidos de poder. Desse modo, a expressão
refere-se a governos ou autoridades tanto na esfera terrestre como na espiritual.” [Lições Bíblicas
CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 8, 24 Fev, 2019]
- Os principados e potestades de
quem Paulo fala também são identificadas como o deus deste século, aquele que
cegou os entendimentos dos incrédulos (2Co 4.4). Louvado seja Deus porque, pela
revelação que lhe foi dada, Paulo também ensina aos Efésios que, em Cristo, são
iluminados os olhos do vosso coração para saberdes qual é a esperança do seu
chamamento, e qual a riqueza da glória da sua herança nos santos (Ef 1.18). Ou
seja, a cegueira espiritual causada pelas potestades demoníacas pode, e só pode
ser iluminada pela luz de Cristo. Aquele que tem Cristo, tem a luz; o que não
tem Cristo jaz nas mais densas trevas..
“3. "Os dominadores deste mundo tenebroso" (v.12b,
ARA). A ARC emprega "os
príncipes das trevas deste século"; a TB cita "governadores do mundo
destas trevas"; e a Nova Almeida Atualizada mantém as mesmas palavras da
ARA. O termo grego mais usado para "príncipe" é archon, que aparece
37 vezes no Novo Testamento, traduzido também como "governador". É
usado para se referir a Belzebu, "príncipe dos demônios" (Mt 12.24). O
apóstolo começa apresentando a luta interna do cristão: "porque não temos
que lutar contra carne e sangue" (v.12a). para Satanás, como
"príncipe deste mundo" (Jo 12.31; 14.30; 16.11); e, ainda, ao
"príncipe das potestades do ar" (Ef 2.2). Mas, aqui, o apóstolo Paulo
emprega um termo diferente, kosmokrátor, "senhor do mundo", de
kosmos, "mundo", e krateo, "dominar". O uso plural mostra
que Paulo não está se referindo ao próprio Satanás, mas às hostes dominantes do
mundo das trevas..” [Lições Bíblicas
CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 8, 24 Fev, 2019]
- Por último, o apóstolo diz que a nossa luta é contra os
dominadores deste mundo tenebroso. O que é mundo tenebroso? É o mundo que vive
em trevas porque jaz no maligno como o apóstolo João diz em (1Jo 5.19). Satanás
e seus demônios são os dominadores desse mundo tenebroso, aqueles que fazem os
homens amarem mais as trevas do que a luz, e por isso já estão julgados. Em Jo
3.19 está escrito: O julgamento é este: Que a luz veio ao mundo, e os homens
amaram mais as trevas do que a luz. Mas nós, os salvos, não temos que temer as
trevas, porque o Senhor Jesus também diz: Eu sou a luz do mundo; quem me segue
não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida (Jo 8.12).
“4. Os lugares celestiais. O apóstolo acrescenta ainda "contra as hostes
espirituais da maldade nos lugares celestiais". Parece que aqui Paulo
coloca todos esses anjos decaídos num mesmo bojo. A expressão "lugares
celestiais" indicada aqui é intrigante. Essas palavras, ou "regiões celestiais",
aparecem em Efésios para designar o céu, onde Cristo está sentado à destra de
Deus, onde os salvos estão com Cristo (1.3,20) e onde habitam os anjos eleitos
(3.10). Como podem essas hostes infernais estar nas regiões celestiais? Uma
explicação convincente é que se trata da esfera espiritual invisível em
oposição ao mundo material (Ef 1.3).” [Lições Bíblicas
CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 8, 24 Fev, 2019]
- Esta é a última das cinco vezes em que en tois epouraniois, "nas regiões
celestiais", ocorre na epístola. Nossa verdadeira batalha não e contra
seres humanos, mas contra os seres espirituais, demoníacos, que estão operando
no mundo espiritual e por intermédio de pessoas que não se submetem a Cristo,
embora elas talvez nem tenham consciência disto. Mesmo quando não percebemos a
guerra ao nosso redor, isso não quer dizer que ela não exista. Em termos bem
fortes, Paulo escreve que o mundo é um campo de batalha espiritual (v 12). Nós
precisamos nos despertar para ver que a batalha é real!
CONCLUSÃO
“Com base nas palavras do apóstolo Paulo,
ficamos sabendo de que existem diferentes classes de espíritos maus que são
enumerados aqui como "principados, potestades, príncipes das trevas,
hostes espirituais da maldade". O universo é um campo de batalha e nisso
não precisamos enfrentar apenas o ataque de outras pessoas, mas também as
forças espirituais que se opõem a Deus e ao seu Povo.” [Lições Bíblicas CPAD,
Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 8, 24 Fev, 2019]
- Essa batalha não é guerra material, e sim espiritual.
Então, como alguém pode sobreviver? Precisamos ser "fortalecidos no Senhor
e na força do seu poder" (6:10) e devemos vestir "toda a armadura de
Deus" (6:11,13). Utilizando, com oração, todos esses recursos ouvimos da luta determinada de um bom soldado,
somos motivados a continuar batalhando mesmo quando sentimos fracos. Mesmo no
meio à batalha ardente, na confiança do Senhor encontramos paz, amor e graça. Portanto,
estejamos atentos, firmes na fé, que é o conhecimento de Deus, e obediência à
sua Palavra. Aqueles que estão em Cristo têm uma nova vida, são novas
criaturas, e são fortalecidos no Senhor e na força do seu poder (Ef 6.10).
“Achando-se as tuas
palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu
coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó Senhor Deus dos Exércitos”.
(Jeremias 15.16),
Francisco Barbosa
Campina Grande-PB
Fevereiro de 2019
PARA REFLETIR
A respeito de "Nossa Luta não É contra Carne e
Sangue" responda:
• O que as palavras
"força do seu poder" reforçam?
A expressão
"força do seu poder" é um enérgico pleonasmo usado para reforçar a
magnitude do poder de Jesus.
• Qual o significado da
metáfora "toda a armadura de Deus"?
Significa que devemos
usar todos os recursos espirituais que Deus nos dá.
• A que se refere a
combinação "carne e sangue"?
Parece indicar um
significado físico.
• A que se refere a
expressão "principados e potestades"?
A expressão refere-se
a governos e autoridades tanto na esfera terrestre como na espiritual.
• Qual o significado de
kosmocrátor (Ef 6.12)?
Significa
"Senhor do mundo". [Lições Bíblicas CPAD,
Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 8, 24 Fev, 2019]