VOCÊ PODE AJUDAR O BLOG: OFERTE PARA assis.shalom@gmail.com

UM COMENTÁRIO APROFUNDADO DA LIÇÃO, PARA FAZER A DIFERENÇA!

Em 2024, Estará disponível também o comentário da revista de jovens, na mesma qualidade que você já conhece, para você aprofundar sua fé e fazer a diferença.

Classe Virtual:

SEJA MANTENEDOR!

Esse trabalho permanece disponível de forma gratuita, e permanecerá assim, contando com o apoio de todos que se utilizam do nosso material. É muito fácil nos apoiar, pelo PIX: assis.shalom@gmail.com – Mande-me o comprovante, quero agradecer-lhe e orar por você (83) 9 8730-1186 (WhatsApp)
A fim de abençoar meus leitores e seguidores com um pouco mais de conteúdo, com profundidade, clareza e biblicidade, iniciarei uma Pós-Graduação em Teologia Bíblica e Exegética do Novo Testamento, pela Faculdade Internacional Cidade Viva. O curso terá duração de 14 meses. Como sabem, é necessário a aquisição de livros e material afim, o que exige investimentos. Aqui, desejo contar com fiéis colaboradores! Peço gentilmente sua colaboração nesse intuito, enviando sua ajuda para assis.shalom@gmail.com. Deus em Cristo retribua. “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo” (Cl 3:23-24).

25 de fevereiro de 2019

(ADULTOS) Lição 9: Conhecendo a Armadura de Deus


REVISTA ADULTOS 1° TRIMESTRE 2019
TEMA: Batalha Espiritual: O povo de Deus e a guerra contra as potestades do mal
COMENTARISTA: Pr. Esequias Soares

- L I Ç Ã O  9 -
3 de março de 2019

Conhecendo a Armadura de Deus

TEXTO ÁUREO
“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes” (Ef 6.13).

VERDADE PRÁTICA
A metáfora do sistema militar, usada por Paulo, mostra que estamos em guerra no mundo espiritual. Estejamos, pois, cingidos com a armadura espiritual!

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Efésios 6.13-20.
13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,
15 e calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
16 tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus,
18 orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos
19 e por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho,
20 pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar.

INTRODUÇÃO
A presente lição é a continuação da anterior. Lá vimos que existe uma batalha espiritual e invisível entre os crentes em Jesus e o reino das trevas. Aqui, vamos estudar como o apóstolo Paulo usou os instrumentos bélicos do sistema da época como metáfora. Essa ilustração é um recurso didático importante porque facilita a compreensão dos cristãos para o bom combate. [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 9, 3 Mar, 2019]
- Na última lição foi exposto que Paulo em Efésios 6.12 indica claramente que o conflito com Satanás é espiritual e, portanto, nenhum arma física pode ser usada efetivamente contra ele e seus demônios. Não temos uma lista de táticas específicas que ele vai usar. No entanto, a passagem é bem clara ao dizer que quando seguimos todas as instruções fielmente, vamos poder resistir ao poder do mal e ter vitória, qualquer que seja a sua ofensa. No versículo 13 está o motivo pelo qual devemos nos revestir de toda a armadura de Deus: “...para que possais resistir no dia mau.” A pergunta é: como resistir, opor-se, fazer face ao diabo? Em Efésios 6.14-17, Paulo passa a dizer que o crente deve resistir ao diabo revestindo-se da armadura de Deus. – Dito isto, convido-o a pensar maduramente a fé cristã!

I – A GUERRA

“Segundo o Dicionário Teológico Beacon, guerra é “o recurso das nações para tratar de resolver diferenças pela força das armas. As guerras sempre são produtos da pecaminosidade humana, seja por instigação imediata ou causa indireta”. Mas a legitimidade da guerra pode depender de sua motivação.”
- As guerras são o resultado do egoísmo, avareza e poder do homem, resultando na miséria daqueles que estão envolvidos direta e indiretamente. Muitas atrocidades são cometidas na guerra, mesmo quando a causa é "justa". Na Bíblia, Deus nos aconselha a ter paz com todos os homens (Rm 12.18). Devemos promover a paz, mas também precisamos estar conscientes que sempre haverá conflitos; Jesus alertou que no fim dos tempos haveriam muitas guerras e rumores de guerras (Mt 24.6-7).

1. Ao longo dos séculos. Desde a batalha dos israelitas contra Ai, por volta de 1400 a.C. (Js 8.21-26), até Massada, em 73 d.C., a Bíblia registra cerca de 20 batalhas principais. Pessoas de todas as civilizações antigas — egípcia, assíria, babilônica, grega e romana — estavam acostumadas com a presença dos soldados no meio do povo. E a palavra profética anuncia guerras até o fim dos tempos (Dn 9.26).[Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 9, 3 Mar, 2019]
- A guerra nunca é uma boa coisa, mas às vezes é necessária. Em um mundo cheio de pessoas pecadoras (Rm 3.10-18), a guerra é inevitável. Às vezes a única forma de evitar que pecadores causem dano ainda maior a pessoas inocentes é através da guerra. Deus mesmo fez uso deste artifício humano para dar cabo ao Seu magnífico plano redentor. Uma passada rápida pelas páginas do Antigo Testamento, vemos o SENHOR ordenando aos israelitas: “Vinga os filhos de Israel dos midianitas” (Nm 31.2). Moisés declara em Deuteronômio 20.16-17: “Porém, das cidades destas nações que o SENHOR, teu Deus, te dá em herança, não deixarás com vida tudo o que tem fôlego. Antes, como te ordenou o SENHOR, teu Deus, destruí-las-ás totalmente...” Além disso, 1 Samuel 15.18 diz: “Enviou-te o SENHOR a este caminho e disse: Vai, e destrói totalmente estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até exterminá-los.” Destas passagens, então, compreendemos que o SENHOR não é contra toda a guerra (Ml 3.6, Tg 1.17). (Veja mais sobre O que a Bíblia diz sobre a guerra?, aqui)

 “2. Os antigos. Os antigos encaravam a guerra como algo sagrado; esse era o contexto da época. Era usual oferecer sacrifícios antes da partida das tropas militares para a batalha a fim de invocar, das divindades, proteção e vitória (Jr 51.27). Essa prática era também generalizada em Israel (1Sm 13.10-12; Sf 1.7). Deus permitia e, às vezes, até ordenava a guerra no período do Antigo Testamento (1Sm 23.2-4). [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 9, 3 Mar, 2019]
Na antiguidade, as guerras eram encaradas como embates entre os deuses dos povos mitigantes. Deus chamou o povo à guerra várias vezes, lutando com eles, por causa da degradação moral do povo inimigo (Dt 1.30). Há muitas histórias bélicas, sobretudo durante a conquista da Terra Prometida, onde a violência é protagonista e surpreendentemente justificada como vontade de Deus. Ela aparece até mesmo em orações, como O Salmo 136, que é muito bonito e canta a história de Deus no meio do seu povo. Esse salmo nos diz que Deus “feriu reis famosos; matou reis poderosos; Seon reis dos amorreus e Og rei de Basã... porque eterno é seu amor!” (Sl 136,17-20).

“3. Sentido metafórico. O tema sobre a guerra não aparece no Novo Testamento. A guerra é, em si mesma, incompatível com o espírito cristão. Jesus nos ensinou: “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” (Mt 5.9). A guerra aparece nas Escrituras no sentido figurado para ilustrar a luta contra a morte (Ec 8.8), da mesma forma que ilustra a maldade dos ímpios (Sl 55.21). Na presente lição, o enfoque é metafórico, representando a nossa luta espiritual contra os inimigos da nossa salvação (2Co 10.3; 1Tm 1.18). [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 9, 3 Mar, 2019]
- Por causa da maldade humana, a guerra é um problema real de nosso mundo. Por esse motivo, nas Escrituras, as guerras listadas foram bem reais e sangrentas, e muitas vezes, ordenadas por Deus. As Escrituras se referem a Deus como “Senhor dos Exércitos” e narra muitas batalhas. No Novo Testamento, Jesus encontrou com soldados romanos que estavam cumprindo ordens e não os censurou por matar, disse apenas que deveriam se contentar com seu salário e não se corromper (Lc 3.14). Em Mateus 8.5-10 e Atos 10 lemos sobre a fé de soldados que não foram recriminados por Jesus por terem matado ninguém2.
Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações implícitas. Ela pode dar um duplo sentido à frase. Com a ausência de uma conjunção comparativa. Também é um recurso expressivo” (Wikipédia). Em se tratando de metáforas, As Escrituras se valem delas e de uma forma tão rica de sentido, e que, quando analisadas com cuidado, lançam luz especial sobre nossa compreensão de assuntos espirituais.


II - A METÁFORA BÍBLICA
“Guerra”, “batalha”, “luta”, “combate”, “peleja” são termos do dia a dia para indicarmos, muitas vezes, um debate ou discussão e, também, para nos referirmos às dificuldades da vida. Mas a metáfora aqui se aplica na defesa e no combate espiritual, na pregação e no ensino da Palavra.”

1. A armadura do soldado romano. A sociedade contemporânea do apóstolo Paulo conhecia com abundância de detalhes toda a armadura do soldado romano. Efésios é uma das quatro epístolas da primeira prisão de Paulo, juntamente com Filipenses, Colossenses e Filemom (v.20; Ef 3.1; 4.1; Fp 1.13; Cl 4.3; Fm 9,10,13,23). Assim, o apóstolo escreveu aos efésios de sua prisão domiciliar em Roma, vigiada pela guarda pretoriana (At 28.16,30,31). Paulo convivia com esses soldados diariamente e conhecia com detalhes a armadura daqueles que o vigiavam. [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 9, 3 Mar, 2019]
- “A guarda pretoriana (latim: Praetoriani) era o grupo de legionários experientes encarregados da proteção do pretório (praetorium), parte central do acampamento de uma legião romana, onde ficavam instalados os oficiais. Com a tomada do poder por Otaviano, transformou-se na guarda pessoal do imperador”. (Wikipédia).
- Paulo viveu numa época dominada pelo maior e mais poderoso exército da Antiguidade. As legiões romanas estavam presentes na sua vida desde sua cidade natal, que era província romana, até Jerusalém, para onde foi completar seus estudos, pois ali estava sediada a mais eficiente legião romana, a terceira. Durante suas viagens missionárias, ele circulou entre militares pelas cidades que passava e teve a convivência com muitos deles, nas prisões a que se submeteu e em todas anunciou o evangelho. O soldado romano quando saia à guerra estava totalmente equipado para enfrentar o inimigo. Tinha sobre si a armadura e as armas para se proteger contra o inimigo, assim, Paulo usa algo bem conhecido em seus dias para ensinar verdades espirituais. “Portanto, usem cada peça da armadura de Deus para resistir ao inimigo sempre que ele atacar e, quando tudo estiver acabado, vocês ainda estejam de pé.” (Ef 6.13)

“2. A armadura de Deus (v.13). Mesmo depois de tomar toda a armadura de Deus, o apóstolo nos exorta a ficarmos firmes. Depois da vitória, o soldado romano permanecia em pé e vitorioso. Paulo acrescenta: “tendo cingidos os vossos lombos com a verdade” (v.14a). Isso significa usar a verdade como cinturão (Is 11.5). Essas metáforas são apropriadas, pois usam as coisas da vida diária, conhecidas de todos, para esclarecer verdades espirituais. [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 9, 3 Mar, 2019]
- “Três mil anos atrás […] as mulheres (e os homens) usavam roupas bem soltas. Para realizar trabalhos físicos precisavam segurar a roupa e prendê-la com um cinturão. Só assim poderiam movimentar-se livremente. Esse cinturão por cima da roupa era uma preparação necessária para o trabalho pesado e também para esforços prolongados. O ato de cingir-se ou de prender a roupa com o cinturão era também um fator psicológico para o trabalho. Da mesma forma que colocar um avental, roupa de faxina, roupa de ginástica, roupa para pintar ou roupa para cuidar do jardim, ou até mesmo arregaçar as mangas, o ato de colocar o cinturão significava preparar-se para o trabalho. Esse ato preparatório e a roupa apropriada incentivavam a atitude de “Vamos lá!” em relação à tarefa do momento. O cinturão é um símbolo da força mental e física que é adquirida quando se entra na arena do trabalho”. (GEORGE, Elizabeth. Bela aos olhos de Deus. Campinas, SP: Editora United Press, 2002. p. 117).
- Como se pode notar, não falta nada nessa armadura. Ela é completa. De fato, sendo uma armadura de Deus, as partes componentes desta armadura não tem absolutamente nada por acaso. “E havendo feito tudo, ficar firmes” - A palavra grega significa, trabalhar, produzir ou produzir; e depois trabalhar, acabar, vencer. A idéia parece ser que eles deveriam superar ou vencer todos os seus inimigos e, assim, permanecer firmes. Toda a linguagem aqui é tirada da guerra; e a idéia é que todo inimigo deve ser subjugado - não importa quão numerosos ou formidáveis eles possam ser. Segurança e triunfo só poderiam ser procurados quando todo inimigo fosse morto.
- John Wesley comentando “tendo cingidos os vossos lombos com a verdade” (v.14a), escreve: “E os seus pés calçados com a preparação do evangelho - Que isto esteja sempre pronto para dirigir e confirmar você em cada passo. Esta parte da armadura, para os pés, é necessária, considerando a jornada que temos que percorrer; que corrida correr. Nossos pés devem estar tão calçados que nossos passos não escorreguem. Para ordenar nossa vida e nossa conversa corretamente, somos preparados pela bênção do evangelho, a paz e o amor de Deus reinando no coração, Colossenses 3: 14-15 . Por isso só podemos trilhar os caminhos brutos, superar nossas dificuldades e resistir até o fim”.

“3. A couraça da justiça (v.14). É uma armadura defensiva em forma de um manto de ferro feito de couro, tiras de metal ou escamas de bronze (1Sm 17.5). Sua função é proteger o pescoço, o peito, os ombros, o abdome e as costas. Dependendo da época e da civilização, a couraça chegava até a coxa. O apóstolo Paulo usa a couraça como metáfora para ilustrar a defesa espiritual como “couraça da justiça” (v.14), um abrigo contra as feridas morais e espirituais e uma proteção da justiça de Cristo imputada ao pecador; é a “couraça da fé” (1Ts 5.8). [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 9, 3 Mar, 2019]
- “Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça” - Há aqui uma referência óbvia a duas passagens de Isaías (Is 11.5 e 59.17). A verdade e a justiça são praticamente idênticas ou, pelo menos, inseparáveis. Portanto, eles são comparados com o cinto forte, e o peitoral continua com ele, formando a armadura do corpo. Talvez a "verdade" seja tomada como o cinto porque é o único vínculo da sociedade e do caráter individual. Mas estando nos dois juntos os homens estarão "armados e fortes em honestidade". Em 1Ts 5.8, a metáfora é diferente e talvez menos exata. O peitoral é o "peitoral da fé e do amor" - o que aqui é o escudo. John Wesley comenta: “Tendo seus lombos cingidos - Que possam estar prontos para todo movimento. Com a verdade - não apenas com as verdades do evangelho, mas com a "verdade nas partes interiores"; pois sem isto todo o nosso conhecimento da verdade divina será apenas um cinto fraco "no dia do mal". Então nosso Senhor é descrito, Isaías 11: 5 . E como um homem cingido está sempre pronto para prosseguir, isso parece intimar um coração obediente, uma vontade pronta. Nosso Senhor acrescenta aos lombos cingidos, as luzes acesas, Lucas 12:35 ; mostrando que observar e obedecer prontamente são os companheiros inseparáveis da fé e do amor. E tendo na couraça da justiça - A justiça da pureza imaculada, na qual Cristo nos apresentará sem defeito perante Deus, através do mérito do seu próprio sangue. Com esta couraça nosso Senhor é descrito, Isaías 59:17 . No peito é a sede da consciência, que é guardada pela justiça. Nenhuma armadura para as costas é mencionada. Estamos sempre para enfrentar nossos inimigos”.

III - OUTRAS ARMAS USADAS COMO ILUSTRAÇÃO
O apóstolo Paulo não foi exaustivo ao elencar os instrumentos bélicos de sua geração. Aqui vamos apresentar os demais elementos apresentados na sua lista.”

1. Os calçados (v.15). O termo hebraico naal, “sandália, sapato”, e o seu correspondente grego na Septuaginta e no Novo Testamento, hypodema, “sandália”, vem do verbo hypodeo, “atar debaixo”, e diz respeito ao calçado formado por uma sola de couro que se amarra ao pé com correias ou cintas. Era uma peça do vestuário usada pela população civil (Jo 1.27; At 7.33). No caso do soldado, porém, era necessário para segurança e prontidão na marcha (Is 5.27). Isso, na linguagem figurada, remete a agilidade e prontidão na obra da evangelização e na pregação do evangelho da paz. [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 9, 3 Mar, 2019]
- Adam Clarke comenta: “Seus pés calçados - κνημιδες , ou grevas, já foram descritas; eles foram considerados de importância essencial na antiga armadura; se os pés ou as pernas estiverem gravemente feridos, um homem não poderá resistir a seu adversário, persegui-lo, se for derrotado, ou fugir dele, se tiver o pior da luta. Para que o apóstolo tenha obediência ao Evangelho em geral, não pode haver dúvida; mas ele parece ter mais do que isso, uma prontidão para publicar o Evangelho: pois, quão belos nas montanhas são os pés daquele que anuncia boas novas, que anuncia a paz; que traz boas novas do bem, que anuncia a salvação; que diz a Sião: O teu Deus reina! Isaías 52: 7 ; Romanos 10:15 . Os israelitas foram ordenados a comer a páscoa com os pés calçados, para mostrar que estavam prontos para a jornada. E nosso Senhor ordena que seus discípulos sejam calçados com sandálias, para que eles possam estar prontos para ir e publicar o Evangelho, como os israelitas deveriam ir para possuir a terra prometida. Todo cristão deve considerar-se em sua jornada de uma terra estranha para seu próprio país, e não apenas ficar a todo momento preparado para prosseguir, mas estar a todo momento em progresso real em direção à sua casa”..

“2. O escudo da fé (v.16). O escudo era o principal instrumento bélico de defesa na guerra. Trata-se de uma peça fabricada a partir de vários materiais e em formatos diversificados. Os israelitas tinham dois tipos: o primeiro, sinna, “proteção” em hebraico, uma peça que cobria o corpo inteiro de forma oval ou retangular, usada pela infantaria pesada (2Cr 25.5); e, o segundo, magen, usado pelos arqueiros (2Cr 17.17). O escudo é símbolo de proteção nas Escrituras. É usado de maneira figurada desde o Antigo Testamento para mostrar Deus como o protetor dos seus (Gn 15.1; Dt 33.9; 2Sm 22.3); é comparado à salvação e à verdade de Deus (2Sm 22.36; Sl 18.35; 91.4). O apóstolo Paulo usa a figura do escudo como proteção para “apagar todos os dardos inflamados do maligno” (v.16), tais como calúnia, malícia, concupiscência, ira, inveja e toda a sorte de desobediência. Esse escudo nos protege das setas malignas (Sl 91.5). [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 9, 3 Mar, 2019]
- “Havia diferentes tipos de escudos usados pelos soldados romanos. Havia um pequeno e redondo usado principalmente pelos gladiadores – usado em lutas de combate onde as pessoas ficavam próximas uma das outras. O outro tipo de escudo era conhecido como SCUTUM (latim para escudo). Esse escudo era grande e retangular, tinha 1,5 metros de altura e pesava entre 5-7 kg. Esse escudo era feito de madeira dura com metais nas bordas e grossas camadas de couro na frente. Antes de marcharem para a batalha os escudos eram molhados para que os dardos inflamados fossem extintos. O exército romano usava uma tática na qual os soldados com os escudos iam à frente, formando um muro, e atrás deles iam os arqueiros. Dessa forma eles conseguiam proteger o maior número de soldados e matar o maior número de adversários até o combate chegar no um-a-um. Os escudos romanos foram de extrema importância: * De acordo com Políbio ‘o escutum deu aos soldados romanos uma vantagem sobre seus inimigos cartagineses durante as Guerras Púnicas: "Seus braços também dão aos homens tanto a defesa como a confiança devido o tamanho do escudo." Vários relatos históricos mostram a importância do escudo no exército romano. Não só servia para defesa como também amedrontava os inimigos. [...]Fé é a plena certeza, a garantia da fidelidade de Deus para com suas promessas. Essa plena certeza se torna uma convicção tão séria e tão profunda que passa a ser o que guia os seus passos. Fé é não duvidar da fidelidade Deus! Você tem a plena certeza de que Ele é o maior tesouro, que nEle há o maior prazer e por isso você não mais procura alegria em outros lugares. Fé é um escudo que cobre todo o nosso ser – assim como o escudo cobria todo o corpo! Satanás está constantemente lançando seus dardos inflamados contra nós, querendo fazer com que nós acreditemos que há mais prazer nas coisas que ele oferece, nas mentiras e cobiças. Foi assim que ele atacou Jesus – prometeu coisas grandes, mas Jesus usou o escudo da fé e se defendeu crendo nas promessas de Deus (Mt.4:1-11)! Toda vez que nós pecamos, cremos na mentira do maligno de que Deus não é verdadeiro.(Gustavo Barros, A ARMADURA DO CRISTÃO parte VI – O ESCUDO DA FÉ (v.16). Disponível em: http://solideogloriacampinas.blogspot.com/2011/08/armadura-do-cristao-parte-vi-o-escudo_21.html. Acesso em:25 Fev, 2019)

“3. O capacete da salvação e a espada do Espírito (v.17). O capacete era uma cobertura para a cabeça feita de metal e internamente acolchoada para o conforto do usuário e a proteção eficiente da cabeça. No Antigo Testamento, a salvação é o capacete que Deus usa na batalha (Is 59.17). Parece que Paulo segue nessa linha em outro lugar: “tendo por capacete a esperança da salvação” (1Ts 5.8). A espada literal é uma arma de ataque, mas no sentido figurado é um símbolo de guerra, julgamento divino e autoridade ou poder (Lv 26.25; Jr 12.12; Rm 13.4). A expressão paulina “espada do Espírito” refere-se à Bíblia, pois as Escrituras Sagradas vieram do Espírito Santo (2Pe 1.21). Por isso, Paulo completa dizendo, “que é a Palavra de Deus”. Isso significa que a Bíblia é a Palavra de Deus, como ela própria se declara (Mc 7.13; Hb 4.12). [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 9, 3 Mar, 2019]
- O capacete romano de modelo complexo protegia a cabeça do soldado e também o fazia parecer mais alto e imponente. A espada do Espírito e arma de defesa e de ataque para o cristão. E a Palavra especifica que precisamos desembainhar numa determinada situação para combater um golpe desferido contra nós e desarmar nosso oponente, fazendo-a penetrar nele. Para ter a Palavra precisa a mão, o cristão deve conhecer intimamente toda a Bíblia e saber manejá-la, usá-la bem. “Em 1Ts 5.8 Paulo explica que está falando do capacete da esperança da salvação. É interessante notar que durante as jornadas o soldado não usava o pesado capacete. Portanto tomar o capacete significava dizer que uma batalha já ia começar. Um soldado usava o capacete na esperança de se salvar dos ataques hostis. A esperança da salvação é bíblica e de grande valia nos momentos sombrios em que somos alvejados por Satanás. O mesmo Paulo diz em Rm 8.1: “PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” A certeza da salvação é uma garantia de Deus para aqueles que “agora” estão em Cristo Jesus. Ao entrar em um ônibus estou predestinado ao destino descrito no seu itinerário. Se no decurso da viagem eu resolver descer e ficar, logicamente não vou chegar ao lugar predestinado. Mas agora eu devo ter a certeza da minha salvação – pelos méritos de Cristo na cruz. (1Pe 2.24). [...] A espada é a única a arma ofensiva do conjunto militar citado por Paulo. Há uma diferença significativa entre falar as minhas palavras e proferir a Palavra de Deus. O mundo veio a existir pelo poder de sua palavra. Ela é afiada e penetrante. Pode alcançar as recâmaras mais íntimas da alma humana – a divisão da alma e do espírito. E esta espada como diz Paulo – é do Espírito. Apenas ele convence o ser humano do pecado, da justiça e do juízo. (Jo 16.8) “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. (Hb 4:12) Devemos potencializar a proclamação desta palavra por todos os meios, e o seu fruto será gerado pelo meigo Espírito Santo.” (Adriano Alves, Os 6 itens da armadura de Deus e o seu significado. Disponível em: https://www.pastoradrianoalves.com.br/2018/04/os-6-itens-da-armadura-de-deus-e-o-seu.html. Acesso em: 25 Fev, 2019)

“4. A outra lista (vv.18,19). Oração e súplica vêm permeadas entre esses elementos da armadura de Deus e permanecem juntas a essas armas espirituais, que sem a oração seriam inúteis. A oração deve ser em todo o tempo e com súplica no Espírito e vigilância (Mt 26.41; Fp 4.6; 1Ts 5.17). As virtudes gêmeas, vigilância e perseverança, aparecem na instrução para orarmos uns pelos outros. Quando um homem da estatura espiritual do apóstolo Paulo pede a oração da Igreja em seu favor e pelo seu ministério (v.20), isso mostra que não existe super-homem na igreja. Todos nós somos dependentes do Senhor Jesus e contamos com a oração uns dos outros. [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 9, 3 Mar, 2019]
- Paulo, um homem de oração (Ef. 1.15-23; 3.14-21), termina esta grande seção de sua carta para os cristãos de Éfeso com uma exortação para que se dediquem a oração. Sem a oração, toda a armadura seria inútil para os filhos de Deus. As orações gerais e as petições específicas no Espírito devem ser feitas por todos os cristãos e em todas as ocasiões, o que significa que eles devem manter-se orando em todo tempo. Eles devem lembrar-se ainda de que, além das orações, perseverança e paciência são essenciais. O apóstolo Paulo não se envergonhou de pedir aos outros cristãos que orassem para que ele tivesse a coragem e oportunidade de anunciar o evangelho. Mesmo estando na prisão, ele queria continuar a ser uma testemunha fiel do Senhor. Paulo era um embaixador em cadeias do evangelho de Cristo em Roma. Sua oração era para que ele pudesse falar livremente, como convém falar um embaixador do Rei dos reis.


CONCLUSÃO
Os crentes precisam dessa armadura de Deus ainda hoje. Isso porque bem sabemos que os inimigos da Igreja não são agentes humanos. Estão por trás deles os demônios, liderados pelo seu maioral, o Diabo. Os recursos espirituais apresentados aqui são importantes e poderosos para expelir todas as forças do mal. [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 9, 3 Mar, 2019]
- A armadura de Deus tem papel fundamental na batalha espiritual. Com ela, estamos protegidos dos mais diversos tipos de ataques do Diabo e de seus agentes.
O diabo é um inimigo real que está ativo hoje em dia e continuará ativo até o sua total e permanente derrota, quando ele será lançado no lago de fogo (Apocalipse 20:10).
Contudo, neste meio tempo nós não estamos desprotegidos. Deus nos deu Sua armadura para que sejamos capazes de resistir ao diabo. Conforme João nos assegura:
1 João 4:4: "Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO."
E Romanos 8:35-36: "Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.” Fome, perseguição, etc. Muitas coisas negativas! Contudo a passagem não para aí
Romanos 8:37-39: "Mas em todas estas coisas [isto é, fome, espada, nudez etc.], somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor."
Deus não prometeu que não teríamos perseguições. Todavia, mesmo na perseguição somos mais que vencedores por Ele que nos ama. A vida que Ele tem para você não é uma vida oprimida pelo diabo. Esta era a vida que tínhamos antes de acreditarmos. O que Ele tem para você é uma vida mais do que abundante. 2 Coríntios diz:
2 Coríntios 2:14: "E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento."
Deus sempre lhe fará triunfar, se buscar em Sua palavra. Contudo, uma vez mais devemos deixar claro que não significa que “dias maus” não virão; sabemos por Sua palavra que tais dias virão porque existe um inimigo. Todavia, mesmo assim, se fizer o que a palavra diz (sede sóbrios e vigilantes, revista-se da armadura de Deus resistindo ao diabo e obedecendo a Deus) Deus lhe conduzirá ao triunfo!” (Anastasios Kioulachoglou, Disponível em: http://www.jba.gr/Portuguese/A-Armadura-de-Deus.htm. Acesso em: 25 Fev, 2019)

Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó Senhor Deus dos Exércitos”. (Jeremias 15.16),
Pb Francisco Barbosa
Campina Grande-PB
Fevereiro de 2019

PARA REFLETIR
A respeito de “Conhecendo a armadura de Deus”, responda:
• Qual o enfoque da guerra na presente lição?
O enfoque é metafórico, representando a nossa luta espiritual contra os inimigos da nossa salvação (2Co 10.3; 1Tm 1.18).
• O que significa cingir “os lombos com a verdade”?
Significa usar a verdade como cinturão (Is 11.5).
• O que significa o uso dos calçados na linguagem figurada?
Na linguagem figurada isso remete a agilidade e prontidão na obra da evangelização e na pregação do evangelho da paz.
• De que o escudo da fé nos protege?
Esse escudo nos protege das setas malignas (Sl 91.5).
• A que se refere a expressão “espada do Espírito”?
A expressão paulina “espada do Espírito” se refere à Bíblia, pois as Escrituras Sagradas vieram do Espírito Santo (2Pe 1.21). [Lições Bíblicas CPAD, Revista Adultos, 1º Trimestre 2019. Lição 9, 3 Mar, 2019]