Lição
3: Justificação, somente pela fé em Jesus Cristo
Data:
17 de Abril de 2016
TEXTO ÁUREO
“E não duvidou da promessa de Deus por
incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus” (Rm 4.20). [Comentário: Dar glória a Deus é a garantia da qualidade da fé, visto
que é dependência do poder de Deus e é também confiança em sua promessa
proferida (v. 21). A vida de fé que Abraão demonstrou era de natureza tal que
os atributos de Deus formavam o seu alicerce e, por conseguinte, era uma vida
na qual a glória de Deus foi exibida. Foi exercendo essa espécie de fé que ele
foi justificado.]
VERDADE PRÁTICA
A
justificação dos pecados diante de Deus ocorre somente pela fé.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Rm 4.2 - Abraão foi justificado pela fé e
não pelas obras da carne
Terça — Rm 4.3 - Abraão creu em Deus e por isso
Ele o aceitou e justificou
Quarta — Rm 4.6 - Feliz é o homem a quem Deus
imputa a sua justiça
Quinta — Rm 4.7 - Felizes são aqueles a quem o
Senhor perdoa as iniquidades
Sexta — Rm 4.9 - A Palavra de Deus afirma que a fé
foi imputada como justiça a Abraão
Sábado — Rm 4.16 - Salvação somente pela fé,
mediante a graça divina
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Romanos
4.17-22.
17
— (como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí), perante aquele no
qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos e chama as coisas que não
são como se já fossem.
18
— O qual, em esperança, creu contra a esperança que seria feito pai de muitas
nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.
19
— E não enfraqueceu na fé, nem atentou para o seu próprio corpo já amortecido
(pois era já de quase cem anos), nem tampouco para o amortecimento do ventre de
Sara.
20
— E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na
fé, dando glória a Deus;
21
— e estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso
para o fazer.
22
— Pelo que isso lhe foi também imputado como justiça.
HINOS SUGERIDOS
27,
156 e 464 da Harpa Cristã.
OBJETIVO GERAL
Explicar
que somos justificados diante de Deus somente pela fé e não pelas obras da
carne.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo,
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
-
Abalizar que a justificação
manifestada em Jesus Cristo veio para salvar judeus e gentios;
-
Mostrar que Paulo procurou
responder, de forma bíblica, as contestações que seus interlocutores faziam
quanto à justificação;
-
Explicar como Paulo utilizou o
exemplo de Abraão para tratar a respeito da justificação pela fé.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Professor,
a lição de hoje trata a respeito de uma das doutrinas mais importantes
apresentadas por Paulo na Epístola de Romanos — a justificação pela fé.
Ressalte, no decorrer de toda a lição, que ninguém pode ser justificado diante
de Deus pela Lei ou pelas obras da carne. O caminho da justificação é somente
pela fé na obra expiatória de Jesus Cristo. Paulo mostra que Cristo é o único
caminho para que judeus e gentios sejam absolvidos da penalidade do pecado. O
apóstolo, de maneira sábia, utiliza o exemplo do patriarca Abraão para desfazer
a ideia errada que os judeus tinham de que a aceitação de Deus era obtida
mediante as obras da Lei.
Glória
a Deus, pois na Nova Aliança, tudo que recebemos da parte do Senhor, inclusive
a salvação, é decorrente única e exclusivamente da graça de Deus.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Na
lição de hoje, estudaremos a doutrina bíblica da justificação pela fé, conforme
a Carta aos Romanos nos capítulos 3.1- 4.25. Esses textos contêm uma das mais
contundentes defesas de Paulo em favor da justificação pela fé, independente
das obras. Para uma melhor compreensão deste tema tão relevante, a argumentação
do apóstolo será dividida em três partes: a justificação manifestada, a
justificação contestada e a justificação exemplificada. A chamada de Abraão, o
grande patriarca de Israel, será a base da argumentação de Paulo para provar a
doutrina da justificação somente pela fé. O argumento de Paulo é que todas as
bênçãos de Deus e todas as suas promessas são frutos da sua graça para conosco. [Comentário: No Calvário, a justiça de Deus chega ao seu cumprimento
histórico, através de Cristo e sua missão redentora. Já vimos na lição anterior
que a justificação pela fé foi um dos pilares da Reforma Protestante. Também
vimos que a salvação é pela graça mediante a fé e não o resultado das obras nem
mesmo da adição de fé mais obras. Assim sendo, a salvação não é uma conquista
do homem, mas um presente de Deus. Não é uma medalha de honra ao mérito, mas
uma manifestação do favor imerecido de Deus. Martinho Lutero disse: “Esta
doutrina é a cabeça e a pedra fundamental. Por si só, ela gera, alimenta,
edifica, preserva e defende a igreja de Deus. E sem ela, a igreja de Deus não
poderia existir nem por uma única hora”. Martin Lloyd-Jones afirmou que a
justificação pela fé “é a grande doutrina central de todo protestantismo, e
vocês descobrirão que em cada avivamento ela sempre vem na vanguarda”. A igreja
cai ou permanece de pé por causa desta doutrina. Ela é a espinha dorsal de
todas as doutrinas bíblicas. John Piper diz: “Pregar e viver a justificação
pela fé glorifica a Cristo, resgata pecadores desesperados, encoraja santos
imperfeitos e fortalece igrejas frágeis”.]
Dito isto, vamos pensar maduramente a fé cristã?
PONTO CENTRAL
A
justificação diante de Deus é somente pela fé.
Paulo argumenta que todos estão
caídos e necessitam ouvir e crer no Evangelho para obter salvação. O Auxílio ao Mestre propõe a você o
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I. A JUSTIFICAÇÃO MANIFESTADA (Rm 3.21-26)
2. Um prisioneiro que é
libertado. Em
Romanos 3.24, Paulo usa o verbo grego apolytroseo para se referir à redenção
efetuada por Jesus Cristo. Essa palavra, conforme definem os léxicos da língua
grega, tem o sentido de redenção, resgate ou libertação. No contexto
neotestamentário tem o sentido de libertar mediante o preço de um resgate. No
mundo antigo um escravo podia ser resgatado mediante o pagamento de um preço. É
exatamente isso que Deus fez. Enviou Jesus Cristo para resgatar o homem que
estava preso em seus delitos e pecados (Ef 2.1,2). Tanto judeus como gentios
deveriam se conscientizar dessa realidade. Ninguém pode se autolibertar. [Comentário: Como uma pessoa pode se tornar aceitável diante de Deus?
A resposta está clara no Novo Testamento, especialmente nos escritos de Paulo,
como a passagem clássica de Romanos 3.21-25. Nas Escrituras, a justificação é o
contrário da condenação. É a declaração que diz que o pecador que crê é justo,
e isso devido à retidão imputada de Cristo, o “dom da justiça”, conforme lemos
em 5.17. Agora a justiça de Cristo é legalmente considerada como possessão do
pecador crente. Todos os homens são pecadores e necessitam do perdão de Deus. A
justiça de Deus é para todos e sobre todos, judeus e gentios, porque todos
erraram o alvo, deixando de ser conforme o propósito de Deus. Pois todos
pecaram e carecem da glória de Deus (Rm 3.23). Infelizmente, a palavra
portuguesa “justificação”, originária do latim, dá a idéia de “tornar justo”,
no sentido de produzir justiça no justificado. Mas o termo grego original dikaiosyne não se refere a uma mudança
intrínseca no indivíduo, e sim a uma declaração feita por Deus. Visto que não
temos justiça própria e somos culpados diante de Deus, ele nos declara justos
com base na expiação de nossos pecados por Cristo e na sua justiça imputada a
nós.]
3. Um inocente que é culpado. Se o sistema judicial foi útil
para elucidar o pensamento do apóstolo, da mesma forma a figura extraída do
sistema de sacrifícios levítico também o auxiliou. Isso pode ser visto no
texto: “Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para
demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a
paciência de Deus” (Rm 3.25). A palavra propiciação (gr. hülasterion), que está
relacionada ao termo propiciatório é uma terminologia muito utilizada no Antigo
Testamento para se referir aos sacrifícios pelo pecado. No sistema levítico,
quando alguém pecava tornava-se culpado de algo, e um animal inocente era
sacrificado para que a culpa fosse expiada. Paulo mostra que tanto os gentios
como os judeus não podem chegar a Deus pelos seus esforços ou obras, mas única
e exclusivamente pelo sangue de Jesus: o inocente Cordeiro de Deus que foi
sacrificado por nós. [Comentário: A justificação é um presente que Deus concede ao homem.
Paulo diz: sendo justificados gratuitamente, por Sua graça (Rm 3.24). A palavra
gratuitamente significa “como um presente”, “sem pagamento”; e a palavra graça
significa “por um favor imerecido”. Ela não pode ser comprada por obras humanas
ou conquistada por méritos pessoais. Ela é exclusivamente pela graça - gratuita
para o pecador, mas ela teve um alto custo para Deus. Para nós a salvação é
grátis, mas para Deus custou à vida de Seu Filho. “Sabendo que não foi mediante
coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil
procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de
cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo” (1Pe 1.18-19). É por
meio do sacrifício de Jesus, que Deus toma a culpa do pecador e a atribui a
Jesus Cristo. E a justiça que há em Jesus Cristo é imputada ao pecador. Jesus
pagou a pena em nosso lugar, e por isso nenhuma condenação há para aquele que
nEle confia. Cristo “…foi entregue por causa das nossas transgressões e
ressuscitou por causa da nossa justificação”. A justificação pela fé é a
doutrina que marca o rompimento dos reformadores com a Igreja de Roma. A
justificação, de acordo com o ensino de Roma, era pelas obras. Esse ensino
escravizava a mente e o coração das pessoas, que nunca podiam descansar em
Deus, tendo a necessidade de praticar constantemente as obras recomendadas pela
igreja.]
SÍNTESE
DO TÓPICO (I)
Paulo
nos mostra como Deus manifestou a sua justificação para alcançar os gentios e
judeus.
SUBSÍDIO
BIBLIOLÓGICO
“A
Doutrina da Justificação
A
estudarmos a Doutrina do Pecado descobrimos que ninguém pode ser justificado
pela justiça humana. Entretanto, é na doutrina da justificação, no texto de 3.1
a 5.21, que o pecador encontra o caminho da justificação, através da obra
expiatória de Cristo. No primeiro estado, o pecador está perdido e sem
possibilidade alguma de se justificar diante de Deus. No segundo estado, o
pecador encontra Cristo que o justifica.
É
a partir do capítulo 3.21 que o pecador, judeu ou gentio, encontra um novo
caminho através dos méritos de Cristo Jesus. É aqui que ele pode ser perdoado e
declarado livre da pena do seu pecado, perante Deus.
Justificação
significa absolvição da culpa, cuja pena foi satisfeita. Significa ser
declarado livre de toda culpa tendo cumprido todos os requisitos da lei.
Justificação
é um termo forense que denota um ato judicial da administração da lei. Esse ato
judicial legaliza a situação do transgressor perante a lei e o torna justo,
isto é, livre de toda a condenação. Cristo assumiu a pena do pecador e foi
sentenciado no lugar do pecador. Ele sofreu a pena contra o pecador. Cumprida a
pena, o veredicto final da justiça divina é a justificação do pecador.
Entende-se então que ser justificado não significa que a justiça tenha sido
adiada, ou que ela não tenha sido cumprida” (CABRAL, Elienai. Romanos: O
Evangelho da Justiça de Deus. 5ª Edição. RJ: CPAD, 2005, p.52).
II.
A JUSTIFICAÇÃO CONTESTADA (Rm 3.27-31)
1. A justificação se opõe à
salvação meritória.
Paulo desejava que o seu ensino não fosse mal interpretado, então recorrendo ao
método da diatribe, se adiantando em responder as contestações que seus
interlocutores poderiam fazer-lhe. “Onde está, logo, a jactância? É excluída.
Por qual lei? Das obras? Não! Mas pela lei da fé” (Rm 3.27). A lei dizia faça e
o judeu devoto estava convicto de que Deus o justificaria pelo que fazia. No
entanto, a graça que Paulo ensinava dizia não faça, mas aceite o que Jesus já
fez. O que seria feito então do orgulho judaico que se vangloriava em ser o
povo eleito de Deus e das boas obras que praticavam? Não levaria Deus isso em
conta nessa nova doutrina de Paulo? Nas palavras do apóstolo, não! É bem fácil
imaginar que para um judeu devoto, guardador da lei e praticante de boas obras,
que o ensino da justificação “pela fé somente” era bem difícil de digerir. Não
é fácil abrirmos mão do nosso orgulho e deixarmos de nos vangloriarmos pelos
nossos feitos. Todavia, a doutrina da justificação pela fé diz que não há
mérito humano quando a graça de Deus se manifesta. A conclusão de Paulo é que
“o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei” (Rm 3.28). [Comentário: A fonte da justificação é a graça de Deus, o fundamento
da justificação é a obra de Cristo e o meio da justificação é a fé. A fé é o
canal através do qual a justificação é concedida ao pecador que crê; é o meio
pelo qual ele toma posse das bênçãos obtidas por Cristo (como a paz com Deus,
Rm 5.1). Ela não é uma boa obra, mas um dom de Deus, como Paulo ensina em
Efésios 2.8-9. É o único meio de receber o que Deus fez por nós (“sola fides”),
ficando excluídos todos os outros atos ou obras. A morte expiatória de Cristo
assegura uma parte de nossa justificação, ou seja, aquela que diz respeito ao
perdão, enquanto sua ressurreição obtém para nós o outro elemento, o da
justiça. Como morte e ressurreição permanecem juntas como aspectos gêmeos da
realização central de Cristo, o mesmo acontece com a expiação e a
justificação. A morte na cruz não foi o final para Jesus. Sua morte foi o
cumprimento de uma importante etapa de sua obra, que teve continuidade em sua
ressurreição, ascensão, sessão à destra do Pai e em sua obra permanente como
Profeta, Sacerdote e Rei. Por sua vez, foi a ressurreição que deu significado à
morte e lançou luz para os discípulos sobre tudo o que havia ocorrido
anteriormente. Foi sua ressurreição que deixou claro para os discípulos e para
todos aqueles que o viram pregado na cruz que ele realmente era quem dizia ser:
o Messias prometido. Além do mais, a própria ideia da ressurreição exige a
morte primeiro, ou isso não é ressurreição. Da mesma forma como morte e
ressurreição são inseparáveis e mutuamente necessárias, assim também a
justificação não pode ocorrer sem a expiação pelos pecados, pois as pessoas não
podem ser consideradas justas se elas estão sob a ira de Deus. Por outro lado,
a expiação também não pode ser entendida sem seu companheiro inseparável, o
recebimento da justiça, que nos capacita não apenas a sermos trazidos a um
estado de inocência, mas nos faz aptos para entrarmos em comunhão com um Deus
justo e santo. Relativo à ‘trapos de imundícia’, os “atos de justiça” que
Isaías tinha em mente eram, muito provavelmente, os rituais superficiais
oferecidos por Israel, desprovidos de uma fé e de uma obediência sinceras. m
Isaías 65.1-7, o Senhor rejeita os sacrifícios pecaminosos de Israel. Eles são
um insulto ao Senhor, fumaça para seu nariz, assim como a “obediência”
ritualista de Isaías 58 não impressionou ao Senhor porque seu povo continuava
oprimindo o pobre. Os “atos de justiça” eram “trapos imundos” porque não eram
nem um pouco justos. Tinham aparência boa, mas não passavam de farsa,
literalmente uma cortina de fumaça para acobertar a incredulidade e a
desobediência deles. Então, não é correto pensar que todo “ato de justiça” do
crente são trapos imundos aos olhos de Deus. Aliás, no versículo anterior,
Isaías 64.5, Isaías declara: “Vens ajudar aqueles que praticam a justiça com
alegria, que se lembram de ti e dos teus caminhos”. Não é impossível o povo de
Deus praticar atos de justiça que agradam a Deus. Sobre isso, John Piper
explica: “Às vezes as pessoas são descuidadas e falam de forma negligente sobre
toda a justiça humana, como se não houvesse nada que agradasse a Deus. Muitas
vezes elas citam Isaías 64.6 que diz que nossa justiça é como ‘trapo de
imundícia’. É verdadeiro – gloriosamente verdadeiro – que ninguém do povo de
Deus, antes ou depois da cruz, seria aceito pelo Deus imaculadamente santo se a
justiça perfeita de Cristo não nos fosse imputada (Romanos 5.19; 1 Coríntios
1.30; 2 Coríntios 5.21). Mas isso não quer dizer que Deus não produza nessas
pessoas ‘justificadas’ (antes e depois da cruz) uma justiça experiencial que
não é ‘trapo de imundícia’. Ao contrário, ele o faz; e essa justiça é preciosa
a Deus e é exigida, não como fundamento da justificação (que é a justiça de
Cristo somente) mas como evidência de sermos filhos verdadeiramente
justificados de Deus”. John Piper, Graça Futura (São Paulo, SP: Shedd
Publicações, 2009), pág. 148. Os que geram fruto em cada boa obra e
crescem no conhecimento de Deus são totalmente agradáveis a Deus (Cl 1.10).
Apresentar nosso corpo como sacrifício vivo agrada a Deus (Rm 12.1). Cuidarmos
de nosso irmão mais fraco agrada a Deus (Rm 14.18). Obedecer nossos pais agrada
a Deus (Cl 3.20). Ensinar a Palavra de forma autêntica agrada a Deus (1 Ts
2.4). Orar por autoridades de governo agrada a Deus (1 Tm 2.1-3). Sustentar
familiares em necessidade agrada a Deus (1 Tm 5.4). Partilhar recursos
financeiros com outros agrada a Deus (Hb 13.16). Agrada a Deus quando guardamos
os seus mandamentos (1 João 3.22). Em linhas gerais, sempre que você confia em
Deus e o obedece, ele se agrada disso. Wayne Grudem,
“Pleasing God by Our Obedience”, em For the Fame of God’s Name: Essays in Honor
of John Piper, ed. Sam Storms and Justin
Taykir (Wheaton, IL: Crossway, 2010), pág. 277.]
2. A justificação se opõe ao
orgulho nacionalista.
A segunda indagação que Paulo procura responder é a seguinte: “É, porventura,
Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios,
certamente” (Rm 3.29). Esse é outro ponto que contrastava com a crença do
judaísmo do primeiro século — o exclusivismo. A doutrina da justificação pela
fé revela que Deus não é somente dos judeus, que se achavam privilegiados pelo
legalismo em relação à Torá, mas dos gentios também. Deus não é uma divindade
nacionalista, mas Ele é o Deus de toda a Terra. Não há dúvidas de que Paulo
tinha em mente o shema judaico quando argumentou sobre esse assunto: “Ouve,
Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR” (Dt 6.4). Se Deus é o único
Deus, como de fato afirma o monoteísmo judaico, então Ele é o Deus dos gentios
também. Não podemos cair no erro de achar que Deus é nossa propriedade
exclusiva. [Comentário: A
parábola do fariseu e do publicano (Lc 18.9-14) sobre dois grandes pecadores
foi contada pelo Senhor Jesus. Um dos homens sabia que era pecador e o
confessou diante de Deus. O outro não sabia que era pecador e gabava-se de sua
justiça. É a história de um homem que pensava ser bom, mas que foi para o inferno
e de outro que sabia ser mau e foi para o céu. A aplicação desta parábola é
clara: Quando consideramos nossa própria atitude na oração, é ela mais parecida
com a do fariseu ou com a do coletor de impostos? Humilhamo-nos na presença de
Deus ou achamo-nos agradecendo-lhe porque não somos como outras pessoas
pecadoras? Humilhamo-nos ou agradecemo-lhe por nossa força e o fato que não
caímos como outros caíram? Sentimos a necessidade de exclamar, como o fez o
coletor de impostos: "Ó Deus, sê propício a mim, pecador"?]
3. A justificação se opõe ao
antinomismo.
“Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes estabelecemos a lei”
(Rm 3.31). Essa é última pergunta a ser respondida por Paulo dentro dessa
seção. Os judeus legalistas defendiam a observância dos preceitos da lei e
acusavam Paulo de ser antinomista, isto é, ensinar que a lei não tem mais
nenhum sentido. Paulo estaria ensinando que a justificação pela fé tornara a
lei desprezível? A resposta de Paulo é não! O problema não era com a Lei, que tinha
a função de servir de condutora até Cristo, mas com os homens que se mostraram
incapazes de cumpri-la. Nem judeu nem tampouco gentio algum foi capaz de
cumprir a Lei. Somente Jesus Cristo a cumpriu em nosso lugar. Qualquer
tentativa de cumprir a Lei hoje é nula, além de ser uma afronta àquEle que se
mostrou o único habilitado a fazê-lo — Jesus Cristo, nosso Senhor. [Comentário: O Antinomismo (gr. Anti=contra; Nomos=lei, literalmente
contra a Lei ou contra o sistema da Lei) é uma das heresias mais antigas da
História da Igreja. Já aparece no gnosticismo helenizado de Marcião que negava
qualquer importância real e espiritual ao Antigo Testamento, e por conseguinte
desde a Lei até os profetas, mas especialmente a primeira que era considerada
irrelevante e sem mais importância a partir de Cristo, por meio do qual fora
estabelecida uma nova relação com os homens. O Antinomismo, portanto, não só
rejeita a Lei mas não vê para essa lei qualquer significação nos dias de hoje,
seja do ponto de vista da fé ou mesmo da ética. Contra a acusação dos judeus de
que Paulo era antinomista, Paulo mostra que nunca houve outro recurso de
salvação senão aquele provido por Deus. A esse respeito o Antigo Testamento deu
seu testemunho claro e irretorquível. Isso fica evidente da experiência de
Abraão e Davi, dois vultos memoráveis da história de Israel, por demais
estimados por toda a nação. De fato, desde a entrada do pecado neste mundo, justificação
pela fé sempre foi o método de salvação. Paulo encerrou o capítulo 3 com a
afirmação que a fé confirma e não anula a lei.]
SÍNTESE
DO TÓPICO (II)
A
justificação anunciada por Paulo se opunha a ideia que os judeus tinham da
salvação por méritos religiosos.
SUBSÍDIO
BIBLIOLÓGICO
Professor,
o subtópico três mostra que o antinomismo se opõe a justificação. Antes de
discorrer a respeito do assunto faça a seguinte indagação: “O que é
antinomismo?”. Ouça os alunos com atenção e explique que “literalmente
significa contra a lei. Doutrina que assevera não haver mais necessidade de se
pregar nem de se observar as leis morais do Antigo Testamento. Calibrando esta
assertiva, alegam os antimonistas que, salvos pela fé em Cristo Jesus, já
estamos livres da tutela de Moisés. Ignoram porém, serem as ordenanças morais
do Antigo Testamento pertencentes ao elenco do direito natural que o Criador
incrustara na alma de Adão. Como podemos desprezar os Dez Mandamentos? Todo
crente piedoso os observa, pois o Cristo não veio revogá-los; veio cumpri-los e
sublimá-los. Além do mais, as legislações modernas estão alicerçadas justamente
no Decálogo” (ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. 8ª Edição.
RJ: CPAD, 1999, p.44).
III.
A JUSTIFICAÇÃO EXEMPLIFICADA (Rm 4.1-25)
1. Abraão, circuncisão e
justificação (Rm 4.1-8).
Na seção de Romanos 4.1-8, o apóstolo Paulo toma o exemplo do patriarca Abraão
para fazer um contraste entre a justificação pela fé e pelas obras. A antiga
tradição judaica afirmava que Abraão já guardava a Torá, mesmo tendo vivido
séculos antes dela. Ele a teria guardado por “antecipação”, pois segundo o
judaísmo, apoiando-se em Gênesis 17.23, Abraão é circuncidado como sinal da
aliança entre ele e Deus. Da mesma forma o sacrifício de Isaque confirmaria tal
crença (Gn 22). Em outras palavras, as obras justificaram Abraão. Contra essa
argumentação, Paulo mostra que Abraão não poderia ter sido aceito por Deus em
virtude da circuncisão, pois ele creu em Deus, tendo sido isso imputado como
justiça, antes dele ser circuncidado e pelo menos quatro séculos antes do
advento da Lei. O que justificou Abraão não foi o que ele fez, mas o que Deus
fez por ele. Esse é o princípio do Evangelho — somos aceitos não pelo que
fizemos, mas pelo que Cristo fez por nós. [Comentário: Paulo encerrou o capítulo 3 com a afirmação que a fé
confirma e não anula a lei. Ele continua o seu argumento, citando o exemplo do
pai do povo da aliança, Abraão. Todos os judeus respeitavam profundamente o pai
de sua nação. Mostrando que Abraão foi justificado por fé, e não por obras de
lei, Paulo reforça a sua defesa do evangelho entre os judeus. Abraão recebeu a
graça de Deus pela fé antes de ser circuncidado (veja Gênesis 12, onde recebeu
as promessas, e Gênesis 17, onde recebeu a ordenança da circuncisão 24 anos
depois). A circuncisão por si só não serve para nada diante de Deus. É
necessária a obediência, andando “nas pisadas da fé que teve Abraão...antes de
ser circuncidado” (Rm 4.12).]
2. Abraão, promessa e
justificação (Rm 4.9-17).
Na Aliança Abraâmica, Deus prometeu fazer dos descendentes de Abraão uma grande
nação. Ele também prometeu ao patriarca que lhe daria como herança a terra e
faria do seu servo uma bênção para todos os povos (Gn 12.1-3). Fazendo
referência a essa promessa divina, Paulo argumenta que a justificação não
poderia decorrer da obediência à lei pelo fato de que quando Deus fez a
promessa a Abraão, este nem mesmo era circuncidado (Rm 4.10-15). A própria
crença judaica dizia que a fé obediente de Abraão nas promessas de Deus lhe foi
imputada como justiça (Gn 15.5,6). Para Paulo, se as bênçãos divinas prometidas
a Abraão dependessem da obediência ao código mosaico, então as promessas de
Deus teriam falhado, visto que ninguém fora capaz de cumprir ou guardar a lei. [Comentário: Os judaizantes do passado pregavam que a justiça
provinha das obras (At 15.1; Gl 2.21). apóstolo Paulo diz pela inspiração que
somos salvos pela fé e não pelas obras. (Ef 2.8-10). A salvação pela fé, e não
pelas obras, isto é, pela guarda da Lei, não é uma doutrina peculiar do Novo
Testamento; é, também, característica do Antigo Pacto. Paulo retrocede no
tempo, para além de Moisés, e toma Abraão como exemplo de fé. Abraão tinha fé
em Deus, isto é, cultivava um dedicado e leal relacionamento com seu Deus, cria
nas suas promessas (Rm 4.20,21; Gn 12.1-3; 15.5,6) e vivia em obediência ao
Senhor (Gn 12.1-4; 22.1-19; Hb 11.8-19; Tg 2.21,22;). A fé de Abraão foi
"imputada" por justiça. "Imputar" significa creditar na
conta da pessoa. Isso significa que a fé salvífica do cristão é tida como
equivalente à justiça no tocante ao seu efeito. A Escritura nos ensina que
somos justificados pela fé (Rm 3.28,30) ou mediante a fé (Rm 5.1; Gl 2.16; Fp
3.9), mostrando, assim, que existe uma estreita relação entre a justificação e
a fé.]
3. Abraão, ressurreição e
justificação (Rm 4.18-25).
Na teologia de Paulo em Romanos 4.18-25 há um paralelismo entre a fé de Abraão
e a fé do cristão — ambos creram em um Deus que torna possível as coisas
impossíveis. Paulo mostra que Deus tornou possível a concretização das
promessas a Abraão, mesmo sendo seu corpo já “amortecido” pelo fato de sua
idade avançada, e dessa forma recompensou a sua fé. A sua fé, mesmo contra as
evidências externas, garantiu-lhe a concretização das promessas (Rm 4.16-22).
Da mesma forma, a fé do cristão na morte e ressureição de Jesus, o Filho de
Deus, é a garantia de que as promessas de Deus em sua vida também serão
cumpridas (Rm 4.23,25). [Comentário: O Pr Esdras Costa Bentho escreve: “O capítulo 4 é uma
apologia contra uma das interpretações rabínicas prevalecente nos dias de
Paulo. De acordo com a exegese judaica, Abraão recebera a justiça de Deus (Gn
15.6) por meio de seus méritos e virtudes (Josefo (1); Ec 44.20; 1 Mc 2.52).
Para exaltar o patriarca, um partido judeu afirmava que Abraão cumpriu a lei
antes de o Senhor a ter entregue a Moisés (2 Baruque 57.1,2). Alguns deles
chegaram ao extremo: afirmavam que não foi o Senhor quem escolhera Abraão, mas
Abraão quem escolhera o Senhor.(2) Segundo essa escola, Abraão era o modelo dos
que são justificados pelas boas obras, ele mereceu conforme a lógica do
trabalho e recompensa. Contra essa abordagem é que Paulo desenvolve o texto do
capítulo 4” http://www.cpadnews.com.br/blog/esdrasbentho/cultura-crista/76/romanos:-a-epistola-da-justificacao-pela-fe.html. Se no Antigo Testamento a recepção da promessa por
parte de Abraão foi possível pelo fato condicional de sua justiça pela fé (Rm
4.13), na nova aliança a pessoa justificada pela fé receberá a vida (Rm 1.17;
Gl 3.11).]
SÍNTESE
DO TÓPICO (III)
Paulo
se utiliza do exemplo do patriarca Abraão para mostrar que a justificação é
somente pela fé.
SUBSÍDIO
BIBLIOLÓGICO
“Paulo
diz que, se Abraão, o pai dos judeus segundo a carne, tivesse sido julgado por
obras ou justiça própria, teria que gloriar-se diante de Deus. Porém o que
aprendemos é que Abraão foi como qualquer outro homem, pecador e sem justiça
nenhuma. Ele foi declarado justo por meio da fé (Rm 4.3). Os judeus
vangloriavam-se em Abraão e criam que isto lhes garantiria a justificação,
apenas por serem ‘filhos de Abraão segundo a carne’. Os versículos 4 e 5,
apresentam dois modos de justificação: por méritos e por graça.
A
justificação por méritos se baseia nas obras do homem para obter a sua
salvação. A justificação por graça baseia-se sobre o princípio da fé. Deus
justifica o pecador pela fé. Ele imputa justiça ao que crê, isto é pela graça
de Deus” (CABRAL, Elienai. Romanos: O Evangelho da Justiça de Deus. 5ª Edição.
RJ: CPAD, 2005, p.59).
CONCLUSÃO
Chegamos
ao final de uma importante lição sobre a doutrina da justificação pela fé.
Nesta lição aprendemos que Paulo recorreu a experiência do patriarca Abraão
para argumentar contra a crença judaica que associava a aceitação das obras
como garantia de justificação diante de Deus. Para Paulo isso não poderia ser
verdade já que o velho patriarca não possuía mérito algum quando recebeu as
promessas de Deus. As bênçãos recebidas por ele, assim como as da Nova Aliança,
decorrem exclusivamente da graça de Deus em resposta a fé. [Comentário: Em Romanos ficamos sabendo que justo é, portanto, quem
foi declarado livre em processo, não por não ser efetivamente culpado, mas por
ser reconhecido como tal. O judaísmo na época de Paulo, a prática de uma ética
em conformidade com a lei era conditio
sine qua non para o juízo de Deus. Isto é, o cumprimento dos mandamentos da
lei e as boas obras condicionam o surgimento da justiça divina. Paulo entra em
cena agora e diz que, se Abraão, o pai dos judeus segundo a carne, tivesse sido
julgado por obras ou justiça própria, teria que gloriar-se diante de Deus. No
entanro, Abraão foi como qualquer outro homem, pecador e sem justiça nenhuma.
Ele foi declarado justo por meio da fé (Rm 4.3). A doutrina da justificação
pela fé é o cerne da teologia paulina, utilizada especialmente quando em
confronto direto com o ensino judaico, que defendia que o homem encontra a
graça de Deus quando cumpre a vontade divina por meio da lei. É somente pela fé
na eficácia do sacrifício de Cristo na cruz que o homem pode ser considerado
justo diante de Deus. Paulo chama a atenção aos gálatas por desprezarem este
sacrifício e misturar a justificação com a santificação, confiando nas obras de
justiça (Gl 1.6,9), o que Paulo chama de “outro evangelho”. Cuidemos para que
não caimos no mesmo erro. Sola Fide!]
“NaquEle que me garante: "Pela graça sois
salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Ef 2.8)”,
Francisco
Barbosa
Hoje, em
Campina Grande-PB
Abril de 2016
PARA
REFLETIR
A
respeito da Carta aos Romanos, responda:
Segundo
a lição, por que os gentios estavam debaixo da ira de Deus?
Os gentios estavam
debaixo da ira de Deus, porque falharam em conhecê-lo.
Na
pessoa de quem Deus tornou conhecido o seu grande amor para com os pecadores?
Na pessoa de Jesus
Cristo.
Existem
méritos humanos quando a graça de Deus se manifesta?
A doutrina da
justificação pela fé diz que não há mérito humano quando a graça de Deus se manifesta.
A
justificação pela fé torna a lei desprezível?
A resposta de Paulo é
não! Porém, judeu nem tampouco gentio algum foi capaz de cumprir a Lei.
Qual
era a função da lei?
A Lei tinha a função
de servir de condutora até Cristo.
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
Justificação,
somente pela fé em Jesus Cristo
Para
explicar a doutrina da Justificação pela Fé, o apóstolo Paulo usa dois tipos de
linguagem na carta: a do judiciário e a do sistema de sacrifício levítico. Como
o apóstolo pretende convencer o seu público leitor, os judeus, bem como os
gentios, de que mais do que observar o sistema de Lei como requisito para a
salvação, Deus havia manifestado a sua graça justificadora lá no tempo da
Antiga Aliança por intermédio do pai da fé, Abraão, o apóstolo afirma com todas
as letras: “Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a
promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas
também à que é da fé de Abraão, o qual é pai de todos nós. [...] Pelo que isso
lhe foi também imputado como justiça” (Rm 4.16,22). Dessa forma, o apóstolo
argumentava ao judeu de que, mesmo o gentio não tendo a Lei, a condição do
gentio em relação a Deus em nada é inferior ao do judeu. Em Jesus, pela fé
mediante a Graça de Deus, o gentio é filho de Abraão por intermédio da fé, que
é pai tanto do judeu quanto do gentio achado por Deus (Rm 4.9-13).
A
linguagem judiciária da Justificação
Ser
justificado por Deus é ser inocentado por Ele mesmo da condição de culpado
pelos atos. Ou seja, o indivíduo não tem quaisquer condições de se auto-
declarar inocente ou de aliviar a sua consciência, pois sabe que nada poderá
apagar a sua culpa. Por isso, Deus, em Cristo, na cruz do Calvário, nos
reconciliou para sempre (2Co 5.19). De modo que o apóstolo Paulo ratifica esse
milagre: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós;
é dom de Deus” (Ef 2.8).
A
linguagem sacrifical da Justificação
Trocar
o culpado pelo inocente. O sangue de Jesus Cristo foi derramado no lugar do
sangue da humanidade. Foi a substituição vicária de Cristo Jesus por nós.
Éramos culpados, mas Cristo se tornou culpado por nós; éramos malditos, Cristo
se tornou maldito por nós; éramos dignos de morte, Cristo morreu em nosso lugar
e por nós (Rm 3.25).
A
linguagem judiciária e sacrifical da justificação nos mostra um Deus amoroso e
misericordioso, que não faz acepção de pessoas e que deixa clara a real
condição do ser humano, seja ele judeu ou gentio: somos todos carentes da graça
e da misericórdia do Pai.
Caro
professor, esse trecho bíblico [3.1 — 4.25] é importante para o desenvolvimento
do argumento do apóstolo em sua epístola. Estude-o com rigor.