29 de Novembro de 2015
Nosso Avanço Missionário está chegando! Ainda preciso de sua ajuda para o Projeto Avanço Missionário na cidade
de Parari-PB, a cidade menos evangelizada do Estado. Vamos levar o Evangelho e
ação social.
Com distribuição de
Bíblias e de cestas básicas, por isso nossa insistência. Falta menos de um mês,
já chegaram algumas doações, mas até o momento apenas 20 cestas básicas foram recebidas... Acredito que Deus há de usar
seus servos para ajudar neste projeto; dentre os mais de 3.282 seguidores, muitos
teriam condições de doar a totalidade planejada (50 cestas). Mas a obra sempre
é realizada com dificuldades, penso eu que é para darmos toda a glória a Ele. Caso
se sensibilize, clique aqui e veja como ajudar.
TEXTO ÁUREO
"Bendito
seja o Senhor, Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e
habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo." (Gn 9.26,27) [Comentário: Com esta bênção
em forma de doxologia, Noé reconhece em Deus o autor da vida e estende a bênção
a Sem. A linha da promessa messiânica é agora reduzida à linhagem de Sem e será
especificada posteriormente através de Abraão, Isaque, Jacó e Judá. Com a vinda
do Messias e da nova aliança, a promessa da aliança é estendida a todos os
crentes.].
VERDADE
PRÁTICA
Por causa de sua irreverência e falta de respeito, Cam veio a perder boa
parte de sua herança.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda -
Gn 9.22 - A atitude
desrespeitosa de Cam para com seu pai
Terça -
Gn 9.23 - A atitude
reverente de Sem e Jafé para com seu pai
Quarta -
Lc 3.36 - Sem,
ascendente do Messias que viria para salvar a humanidade
Quinta -
Gn 11.10,29 - Abraão,amigo
de Deus, é descendente de Sem
Sexta -
Gn.9.25 - A maldade
levou o filho de Cam a ser amaldiçoado
Sábado -
Gn 17.8 - Canaã
perde suas terras, que são entregues a Abrão
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis 9.20-29
20 - E começou Noé a ser lavrador da terra e plantou uma vinha.
21 - E bebeu do vinho e embebedou-se; e descobriu-se no meio de
sua tenda.
22 - E viu Cam, o pai de Canaã, a nudez de seu pai e fê-lo saber a
ambos seus irmãos, fora.
23 - Então, tomaram Sem e Jafé uma capa, puseram-na sobre ambos os
seus ombros e, indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai; e os seus
rostos eram virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.
24 - E despertou Noé do seu vinho e soube o que seu filho menor lhe
fizera.
25 - E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus
irmãos.
26 - E disse: Bendito seja o SENHOR, Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por
servo.
27 - Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã
por servo.
28 - E viveu Noé, depois do dilúvio, trezentos e cinquenta anos.
29 - E foram todos os dias de Noé novecentos e cinquenta anos, e morreu.
OBJETIVO GERAL
Mostrar que, por não respeitar seu pai, Cam perdeu parte de sua herança.
HINOS SUGERIDOS: 305, 306,308, da Harpa Cristã
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve
atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os
seus respectivos subtópicos.
- Saber a respeito da vinha que Noé plantou;
- Analisar o juízo de Noé sobre a irreverência de Cam;
- Mostrar que a maldição de Canaã se cumpriu.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Na lição de hoje estudaremos o
triste episódio da embriaguez de Noé e a trágica consequências de seu ato para
a sua família. Este é o primeiro relato bíblico com relação ao uso exagerado do
vinho. Com ele aprendemos que o crente precisa estar sóbrio. Deus advertiu
inúmeras vezes o seu povo quanto ao uso do vinho. Os sacerdotes não podiam
beber vinho antes de se apresentarem ao Senhor: "Vinho ou bebida forte tu
e teus filhos contigo não bebereis, quando entrardes na tenda da congregação,
para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas
gerações" (Lv 10.9). Eles deveriam ser santos, diante de Deus e das
pessoas. Hoje, somos a geração santa, sacerdotes do Senhor em Jesus Cristo (1
Pe 2.9), e como tal devemos nos manter sóbrios, evitado o uso de bebidas
alcoólicas.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
A
história de Noé e de sua família não se encerra com sua saída da Arca. Houve um
fato triste que trouxe julgamento a um de seus descendentes, e a futura divisão
das terras do novo mundo. Esta lição nos mostra o quanto devemos ensinar
nossos filhos sobre o respeito para conosco, e o preço que se paga por não se
ter o devido cuidado no tocante à embriaguez, mesmo para aqueles que já
nasceram de novo. Se por um lado a Bíblia nos adverte sobre o mau uso do vinho,
do qual o crente deve se abster, por outro lado nos é dito sobre a consequência
da bebida e do deboche no lar de pessoas que conhecem a Deus. Portanto,
eduquemos a nós mesmos e aos nossos filhos. [Comentário:
Logo depois do dilúvio, uma ordem renovada é estabelecida. A fidelidade de
Noé, que ocasionou a sua libertação, é agora manifesta numa expressão de culto
a Deus quando ele desembarca da Arca e logo oferece ao Senhor um sacrifício
agradável e Deus o abençoou, a Noé e seus filhos, Jafé (o mais velho), Sem (o
do meio) e Cam (o mais jovem). Deus lhes ordena o mesmo que a Adão:
"Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra". Foi-lhes dado
domínio sobre todos os animais e permissão de matar e comer, mas foi-lhes
avisado para não beber do sangue. Deus deu a Noé o governo de toda a terra. Depois
disso, Noé plantou uma vinha, fez vinho e embebedou-se. Seu ato trouxe grande
tristeza sobre sua descendência, pois Cam pecou contra seu pai, durante a
bebedeira. Isso trouxe uma maldição sobre ele e sua descendência por todas as
gerações vindouras.].
PONTO CENTRAL
A atitude
desrespeitosa de Cam para com o seu pai, Noé, resultou em maldição e a atitude reverente
de Sem e Jafé para com o pai resultou em bênçãos.
I - A VINHA DE NOÉ
Adaptando-se
já à nova realidade, Noé faz-se lavrador e planta uma vinha (Gn 9.20). Do fruto
desta, fermenta um vinho tão inebriante que o levou a escandalizar toda a
família. O episódio serve-nos de grave advertência.
1. A
destemperança do patriarca. Embriagado, o patriarca desnuda-se em sua tenda, indiferente à censura
que poderia sofrer da esposa, filhos e netos (Gn 9.21). Se não vigiarmos,
o mesmo ocorrerá conosco. Eis por que, devemos agir com sobriedade em todas as
instâncias da vida. Não foi sem razão que Paulo recomendou aos obreiros a
abstinência de bebidas alcoólicas (1 Tm 3.3). Um bêbado, ainda que nascido de
novo, age sempre de forma inconsequente. [Comentário:
As Escrituras vêem o vinho favoravelmente, isso inferimos de textos como
Nm 15.5-10; Dt 14.26; Sl 104.15 e Jo 2.1-11, e ao mesmo tempo, advertem
sobriamente do seu perigo (Is 5.22; Pv 21.17; 23.20-21, 29-35; Is 28.7),
particularmente no desleixo moral exemplificado pela auto-exposição (Lm 4.21;
Hc 2.15). Os nazireus, sacerdotes exercendo o ofício e governantes tomando
decisões deveriam se abster do vinho (Nm 6.3,4; Lv 10.9; Pv 31.4-5). Noé
embriagado, desnuda-se e assim como Adão, o cabeça original da raça humana,
pecou no comer (Gn 3.6), Noé, o cabeça da raça pós-diluviana, pecou no beber. A
exposição da nudez é desmoralizante publicamente (2Sm 6.16) e incompatível com
uma vida na presença de Deus. Alguns sugerem vários tipos de males que tiveram
lugar na tenda de Noé. Enquanto a linguagem empregada pode deixar espaço para
certos pecados sexuais (Lv 18), pessoalmente não encontro nenhuma razão para
presumir qualquer má conduta por parte de Noé, além da indiscreta bebedeira e
sua conseqüente nudez. A posição exegética de que o pecado de Cam e Canaã tenha
sido contemplar de modo desrespeitoso a nudez do pai, encontra sua confirmação
no versículo 25 que atesta que Sem e Jafé, para não recair no mesmo erro. Talvez
a melhor descrição para a conduta e condição de Noé seja a palavra “impróprio”.
Também não há como interpretar como um ato homossexual entre Cam e seu pai. Note
ainda, que a referência utilizada pelo comentarista para afirmar que Paulo
“recomendou aos obreiros a abstinência de bebidas alcoólicas” (1Tm 3.3), na
verdade, o termo “dado ao vinho” sugere alguém “viciado”, e não se trata de
recomendação mas de uma exigência! – “Convém, pois, que...” “Convém” é verbo
intransitivo e indica ação ou fato.].
2. A
irreverência de Cam. O
destempero de Noé é flagrado por seu filho, Cam. Ao invés de calar-se e,
discretamente, resguardar a honra do pai, saiu a depreciar-lhe a imagem (Gn
9.22). Ao que parece, ele não era muito diferente daqueles que pereceram no
dilúvio. Mais tarde, atitudes como as de Cam seriam arroladas como faltas
graves pela Lei de Moisés (Lv 18.7). Não entreguemos o faltoso ao vitupério. Se
agirmos com amor, poderemos recuperá-lo plenamente (Tg 5.20). Doutra forma,
perderemos almas mui preciosas aos olhos de Deus. Lembremo-nos da recomendação
de nosso Senhor, de buscar a reconciliação (Mt 18.15-18). [Comentário: Fitar a nudez
alheia, seja com lascívia ou com desdém, é moralmente errado. O olhar malicioso
e desdenhoso de Cam a seu pai, a quem ele deveria ter reverenciado, era
particularmente repreensível (Êx 21.15-17). Se já é errado divulgar o pecado de
outrem (Pv 10.12), muito mais ainda o do próprio pai. A história condena ainda
a falta de respeito aos pais. O pecado de Cam consistiu em não honrar, nem
respeitar seu pai; ao invés de cobri-lo, ele expôs a sua condição deplorável. Noé
lança uma maldição que foi direcionada não para seu filho Cam que o teria visto
naquela situação desnudo e sim, ao seu neto, filho mais novo de Cam, de nome
Canaã. Talvez Canaã estivesse de alguma maneira envolvido no pecado de Cam, ou
tivesse os mesmos defeitos de caráter do seu pai. A maldição prescrevia que os
descendentes de Canaã (os quais não eram negros) seriam oprimidos e controlados
por outras nações. Por outro lado, os descendentes de Sem e Jafé teriam a
benção de Deus (vv. 26,27). Essa profecia de Noé era condicional à todas as
pessoas a quem ela foi dirigida. Qualquer descendente de Canaã que se voltasse
para Deus receberia, também, a bênção de Sem (Js 6.22-25; Hb 11.31); mas também
quaisquer descendentes de Sem e de Jafé que se desviassem de Deus teriam a
maldição de Canaã (Jr 18.7-10).].
3. O
respeitoso gesto de Sem e Jafé. Diante da atitude irreverente e maldosa do irmão
mais novo, Sem e Jafé tomaram "uma capa, puseram-na sobre ambos os seus
ombros e, indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai; e os seus rostos
eram virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai" (Gn 9.23). Ajamos
como Sem e Jafé, e muitos escândalos serão evitados no arraial dos santos. Isso
não significa que os pecados serão acobertados. Todavia, o pecador tem de ser
tratado com dignidade, a fim de que venha a experimentar plena restauração.
Como gostaríamos de ser tratados em semelhantes circunstâncias? Sem e Jafé
agiram amorosa e nobremente. [Comentário:
Ao contrário de Cam e Canaã, Sem e Jafé evitaram cuidadosamente de incidir
no mesmo equívoco de seu irmão e sobrinho (v.23). Ao despertar do sono e
recuperar-se da embriaguez, Noé toma conhecimento dos atos de seus filhos, e
seguindo a tradição do seu tempo pronuncia maldições e bênçãos segundo o agir
de cada um deles.].
SÍNTESE DO TÓPICO
I
Noé plantou uma vinha, fez vinho e acabou por se embriagar.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"Noé
era um lavrador da terra, como fora Caim. Cuidar de plantas se tornou sua
grande paixão e entre elas estava a videira. Esta é a primeira vez que a
produção de vinho é aludida na Bíblia, e é significativo que esteja ligada a
uma situação de desgraça.
Noé pode
ter sido inocente, não conhecendo o efeito que a fermentação causa no suco de
uva nem o efeito que o vinho fermentado exerce no cérebro humano. Isto não
impediu que a vergonha entrasse no círculo familiar. Perdendo os sentidos, Noé
tirou a roupa e se deitou nu. A nudez era detestada pelos primitivos povos
semíticos, sobretudo pelos hebreus que a associavam com a libertinagem sexual
(cf. Lv 18.5-19; 20.17-21; 1 Sm 20.30)" (Bíblia de Estudo Aplicação
Pessoal. 1ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 42).
CONHEÇA MAIS
*O pecado de Cam
O pecado é muito debatido, pois
a frase 'viu a nudez de' é usada em relações sexuais ilícitas (cf. Lv 18). Aqui
o texto sugere que o pecado de Cam foi o de ridicularizar o pai a quem deveria
honrar (cf. Êx 20.12). As falhas de Noé e de Cam nos advertem que, embora
vivamos num lar aparentemente perfeito, a raiz do pecado está plantada
profundamente em cada pessoa individualmente. A causa de nossos fracassos está
em nós mesmos."
Para
conhecer mais leia Guia do Leitor da Bíblia, CPAD, p. 30
II - O JUÍZO DE
NOÉ SOBRE A IRREVERÊNCIA DE CAM
Já
passada a embriaguez, Noé toma conhecimento do que lhe fizera o filho mais
novo. Todavia, sendo um homem justo, não poderia deixá-lo sem disciplina. [Comentário: Deuteronômio
27.16 reforça a reação de Noé após despertar da embriagues: “Maldito quem
desonrar o seu pai ou a sua mãe”. Na antiga sociedade hebraica, ver a nudez de
pai ou mãe era considerado uma calamidade social grave, e um filho ou filha ver
tal nudez propositadamente era um lapso sério da moralidade entre pais e
filhos. De acordo com os padrões da época, Cam errou gravemente, como se não
bastasse, correu até seus irmãos, fazendo do incidente um motivo de zombaria].
1. A
maldição de Canaã. O
patriarca castiga indiretamente a Cam, lançando sobre o filho deste uma pesada
maldição: "Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos"
(Gn 9.25). À primeira vista, parece que o patriarca condena os cananeus à
servidão. Mas o caso era bem mais grave. Eles seriam punidos com a perda de
suas terras aos filhos de Abraão, o mais notável descendente de Sem, depois de
Jesus Cristo. Quanto aos demais filhos de Cam, haveriam de construir grandes e
admiráveis civilizações como a egípcia e a etiópica (Gn 10.6). Aliás, o Egito
foi um poderoso e culto império, acerca do qual há uma profecia maravilhosa (Is
19.18-25). [Comentário: Cam teve outros
filhos além de Canaã (Cuxe, Mizraim e Pute – Gn 10.6), a maldição foi
especificamente para Canaã e seus descendentes, isto é, os cananeus da
Palestina, e não Cuxe e Pute, que provavelmente se tornaram os ancestrais dos
etíopes e dos povos negros da África bem como, dos líbios. O cumprimento dessa
maldição fez-se à época da vitória de Josué (1400 a.C.) e também na conquista
da Fenícia e dos demais povos cananeus pelos persas. O Blog Voltemos ao Evangelho publicou um
artigo do Pr americano John Piper, onde ele afirma que “Primeiro, Noé toma essa
ocasião do pecado de seu filho Cam e a usa para fazer uma predição sobre a
prosperidade do filho mais novo de Cam, Canaã. Basicamente a predição é que os
cananitas eventualmente seriam subjugados pelos descendentes de Sem e Jafé.
[...] Cam tinha quatro filhos de acordo com Gênesis 10.6. “Os filhos de Cam:
Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã”. Ora, em termos gerais, Cuxe é provavelmente o
ancestral dos povos da Etiópia; Mizraim é o ancestral dos egípcios; e Pute é o
ancestral dos povos do norte da África, os líbios. Mas Canaã é o único dos
quatro filhos que não é ancestral de povos africanos. Gênesis 10.15–18 cita os
descendentes de Canaã: “Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e a Hete, e aos
jebuseus, aos amorreus, aos girgaseus, aos heveus, aos arqueus, aos sineus, aos
arvadeus, aos zemareus e aos hamateus”. Todos esses povos eram habitantes de
Canaã e proximidades, não da África. E a predição de Noé se tornou verdade
quando as nações cananitas foram expulsas pelos israelitas por causa de sua
perversidade (Deuteronômio 9.4–5). Então a maldição não recai sobre os povos
africanos, mas sobre os cananitas. Segundo, a nação predita de Noé não dita
como o povo de Deus deve tratar cananitas individuais. Por exemplo, cinco
capítulos depois, em Gênesis 14.18, Abraão, descendente de Sete, encontra um
cananita nativo chamado Melquisedeque, que era homem justo e “sacerdote do Deus
Altíssimo”, e que abençoou Abraão. Abraão deu a ele o dízimo dos seus espólios.
Então nem mesmo o fato de que Deus ordena julgamento sobre nações perversas
dita a nós como devemos tratar indivíduos nas mesmas nações. Terceiro, em
Gênesis 12, Deus coloca em ação um grande plano de rendenção para todas as
nações, para resgatá-las dessa e de qualquer outra maldição de pecado e
julgamento. Ele chama a Abrão para todas as nações e faz uma aliança com ele e
promete: Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem;
em ti serão benditas todas as famílias da terra”. “Todas as famílias da terra”
inclui as famílias cananitas. Então o que vemos é que, com Abraão, Deus está
colocando em ação um plano de redenção que derruba cada maldição sobre qualquer
pessoa que recebe a bênção de Abraão, a saber, o perdão e a aceitação de Deus
que vem através de Jesus Cristo, a semente de Abraão (Gálatas 3.13–14)”. Disponível
em: http://voltemosaoevangelho.com/blog/2014/11/os-africanos-nao-sao-descendentes-de-canaa-nem-estao-sob-maldicao-de-noe/].
2. A
bênção de Sem e Jafé. Ao
galardoar a atitude respeitosa e reverente de Sem e Jafé, o patriarca
concede-lhes uma bênção eterna: "Bendito seja o Senhor, Deus de Sem; e
seja-lhe Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e
seja-lhe Canaã por servo" (Gn 9.26,27). A irreverência e o deboche vêm
destruindo muitos jovens promissores. A sociedade atual caracteriza-se pela
insolência e por uma irreverência sem limites. Que tais coisas não nos invadam
as igrejas, pois santidade convém à casa de Deus (Sl 93.5). Eduquemos
nossos filhos e netos, para que não sejam amaldiçoados e venham a perder a
herança que lhes reservou o Senhor. Quem ama instrui, educa e disciplina. [Comentário: Notemos agora a
beleza exegética da bênção sobre Sem: “Para Sem o nome divino usado é YHWH El enquanto para Jafé é Elohîm.
Os dois nomes são significativos dentro do contexto da promessa messiânica a
Sem. O texto não diz “Bendito seja Sem”, mas “Bendito seja YHWH El de Sem”, isto é, “YHWH
será tanto o Deus quanto a bênção de Sem”! É aos descendentes de Sem que é confiada
a Aliança e o conhecimento do Senhor e é através dela que o Messias é dado ao
mundo!” A bênção de Jafé está subordinada a de Sem: “habite ele nas tendas de Sem”, o que equivale a dizer que Jafé e
Sem teriam relações diplomáticas amigáveis! Todavia, Elohîm engrandeceria a
Jafé de tal forma que Canaã lhe seria servo (v.27). Além de Canaã receber a sua
sentença imprecatória, esta foi reforçada em cada bênção pronunciada a seus
irmãos. Os cananitas seriam escravos tanto dos semitas (linhagem judaica) quanto
dos jafetitas (povos indo-europeus)].
SÍNTESE DO TÓPICO
II
Passada a
embriaguez, Noé toma conhecimento do feito perverso de seu filho Cam e
pronuncia uma palavra de juízo sobre ele.
O
pecador tem de ser tratado com dignidade, a fim de que venha a experimentar
plena restauração.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"Recuperando os sentidos,
Noé ficou sabendo do que aconteceu e falou com seus filhos. Ele deixou Cam sem
bênção e concentrou sua reprimenda em Canaã, cujos descendentes historicamente
se tornaram um povo marcado por moralidades sórdidas e principalmente fonte de
corrupção para os israelitas. A adoração Cananéia de Baal desceu às mais baixas
profundezas da degradação moral. Embora os cananeus obtivessem certo poder,
como os fenícios, pelo tráfico marítimo no Mediterrâneo, eles nunca conseguiram
se tornar grande nação. Quase sempre foram dominados por outros povos"
(Comentário Bíblico Beacon. Vol 1. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.
52).
III - CUMPRE-SE A
MALDIÇÃO DE CANAÃ
Noé não
se limitou a abençoar a Sem e a Jafé, nem a amaldiçoar a Cam. O patriarca, na
verdade, definiu o futuro messiânico de seus filhos. Passados aproximadamente
700 anos, sua profecia começa a cumprir-se.
1. Canaã perde a sua herança. Cam, através de seu caçula,
Canaã, não demorou a ocupar toda a terra que, no tempo de Josué, seria
conquistada pelos hebreus. As possessões cananitas iam de Sidom, passando por
Gerar e Gaza, até Sodoma e Gomorra (Gn 10.19). Sim, os sodomitas também eram
descendentes de Cam. Tratava-se, de fato, de uma gente tão vil e tão debochada
quanto seu patriarca; não demonstrava nenhum temor a Deus. Tendo em vista
a degradação moral dos descendentes de Canaã, promete o Senhor ao semita
Abraão: "À tua semente tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao
grande rio Eufrates, e o queneu, e o quenezeu, e o cadmoneu, e o heteu, e o
ferezeu, e os refains, e o amorreu, e o cananeu, e o girgaseu, e o
jebuseu" (Gn 15.18-21). Todas essas nações eram da linhagem de
Canaã. [Comentário: É lamentável
que passagens como esta sejam usadas para justificar a escravidão. A maldição
foi, antes de tudo, profética contra
um futuro inimigo do povo de Deus, algo plenamente confirmado pela história
posterior dos cananeus. Os cananeus recebem a maldição, não por serem uma raça
diferente, mas por causa de sua depravação moral e dos deuses a quem adoravam
(Lv 18.2-23). Não nos esqueçamos de Raabe, a mulher Cananéia, que foi integrada
ao povo de Deus. Portanto, a maldição de Canaã deve ser interpretada dentro do
contexto do Antigo Testamento e identificada como a vitória dos israelitas
sobre os cananeus, habitantes da terra prometida. O Pr Esdras Costa Bentho,
colunista da CPADNEWS, escreve em seu artigo A Maldição de Noé, a homossexualidade e a raça negra: “Acredita-se
que para que a maldição recaísse sobre Canaã, ele tenha participado de alguma
forma do desrespeitoso ato de seu pai Cam. Das 63 ocorrências do termo ārar
(maldição) no Antigo Testamento, o verbo ocorre por 12 vezes como antônimo do
verbo abençoar (bārak), e um desses casos é o versículo 25 do texto em apreço.
Seguindo os conceitos anteriores (Gn 3.14, 17; 4.11), o sentido primário é de
que Canaã e sua descendência estariam banidos, cercados de obstáculos e sem
forças para resistirem seus inimigos tornando-se escravos dos escravos (ebed
‘abādîm). Devemos notar, contudo, que embora Cam tivesse outros filhos além de
Canaã (Cuxe, Mizraim e Pute – Gn 10.6), a maldição foi especificamente para
Canaã e seus descendentes, isto é, os cananeus da Palestina, e não Cuxe e Pute,
que provavelmente se tornaram os ancestrais dos etíopes e dos povos negros da
África. O cumprimento dessa maldição fez-se à época da vitória de Josué (1400
a.C.) e também na conquista da Fenícia e dos demais povos cananeus pelos persas.
Por fim, não se trata de uma maldição dirigida aos negros africanos como
costuma afirmar certos intérpretes. Os canaanitas foram totalmente extintos
segundo a posição de vários biblistas e historiadores.” Disponível em: http://www.cpadnews.com.br/blog/esdrasbentho/cultura-crista/41/a-maldicao-de-noe-a-homossexualidade-e-a-raca-negra.html].
2. A
bênção de Sem na pessoa de Israel. Depois de uma peregrinação de quarenta anos pelo
Sinai, Israel, o ramo messiânico da grande família de Sem, desapossa Canaã
daquela terra tão formosa (Js 6.21). Os que lhe escapam à espada, são
submetidos a trabalhados forçados (Js 17.13). [Comentário:
Gênesis 10.21 a 32 apresenta uma relação de nações oriundas de Sem. A
Bíblia é uma grande fonte de informações a respeito das genealogias árabes. E
os árabes são um povo semita (descendentes de Sem), tanto quanto os judeus.
Concentrando o relato apenas no ramo que deu origem aos judeus a partir de
Héber, temos que: a civilização Cananéia era tão corrupta que coexistir com
eles seria uma grave ameaça à sobrevivência e ao bem-estar da nação dos
hebreus. Israel é o instrumento do julgamento de Deus contra aqueles que se
recusaram a honrá-lo.].
3. Jafé
participa da bênção de Sem. O Evangelho veio-nos através de Cristo, o mais ilustre dos semitas.
Logo após a morte dos apóstolos, porém, foram os filhos de Jafé que se encarregariam
de proclamar o Evangelho até os confins da Terra. Jafé teve suas
possessões alargadas desde a Europa às Américas. E, pela fé em Cristo,
habitamos nas tendas de Sem (Gn 9.27). A profecia de Noé cumpriu-se
rigorosamente. [Comentário: Os povos descendentes
de Jafé foram os povos que conquistaram a Europa e a Ásia, tendo de fato uma
“largueza de terras”. Esses povos tornaram-se os ancestrais de grandes nações
como: Rússia, Lituânia, Polônia, Alemanha, Grécia, Roma, França, Ilhas
Britânicas etc… Mathew Henry comentando a bênção de Jafé escreve: “Alguns
entendem estas palavras como se referino totalmente a Jafé, com a finalidade de
denotar, em primeiro lugar: A sua prosperidade exterior, que a sua semente
seria tão numerosa e tão vitoriosa que eles deveriam ser senhores das tendas de
Sem, o que foi cumprido quando o povo judeu, a raça mais iminente de Sem, foi
tributário primeiro dos gregos e depois dos romanos, ambos da semente de Jafé.
Observe que a prosperidade externa não é uma marca infalível da verdadeira
igreja. As tendas de Sem nem sempre são as tendas do conquistador. Ou, em
segundo lugar, isto denota a conversão dos gentios, e a entrada deles na
Igreja. E então deveríamos entender que Deus persuadiria Jafé (porque este é o
significado da palavra), e então, sendo assim persuadido, ele habitaria nas
tendas de Sem, isto é, judeus e gentios seriam reunidos no aprisco do
Evangelho. Comentário Bíblico Matthew Henry - Antigo Testamento, Volume 1
Por Henry Matthew].
SÍNTESE DO TÓPICO
III
Canaã perde a sua herança dando cumprimento a maldição de Canaã.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
"Maldito seja Canaã
Quando Noé ficou sabendo do ato
desrespeitoso de Cam, pronunciou uma maldição sobre Canaã, filho de Cam (não
sobre o próprio Cam). (1) Talvez Canaã tivesse de alguma maneira envolvido no
pecado de Cam, ou tivesse os mesmos defeitos de caráter do seu pai. A maldição
prescrevia que os descendentes de Canaã (os quais não eram negros) seriam
oprimidos e controlados por outras nações. Por outro lado, os descendentes de
Sem e Jafé teriam a bênção de Deus (vv. 26,27). (2) Essa profecia de Noé era
condicional a todas as pessoas a quem ela foi dirigida. Qualquer descendente de
Canaã que se voltasse para Deus receberia, também, a bênção de Sem (Js 6.22-25;
Hb 11.310; mas também quaisquer descendentes de Sem e de Jafé que desviassem de
Deus teriam a maldição de Canaã (Jr 18.7-10)" (Bíblia de Estudo Aplicação
Pessoal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 42).
CONCLUSÃO
A grande
lição que podemos extrair do texto que ora estudamos é que devemos agir com
amor e cuidado ante nossos irmãos surpreendidos em faltas e pecados. Ajamos com
amor, a fim de que sejam recuperados. Assim faria Jesus. Que em nossos arraiais
não haja lugar para irreverências nem desrespeitos. Além disso, cuidemos da
educação de nossos filhos e netos. Somos responsáveis por suas almas. [Comentário: Alguém já
disse, e com razão, que Noé foi o maior evangelista de todos os tempos, porque,
embora, ninguém creu em sua pregação, levou para a arca da salvação toda a sua
família. Vale a pergunta: “O que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e
perder a sua família?” Que sabor tem um homem chegar ao topo da pirâmide e
alcançar sucesso em sua vida profisional e fianceira e deixar para trás sua família?
Nenhum sucesso vale a pena se o preço a pagar é o fracasso da família. Noé não
entrou sozinho na arca. Levou sua mulher, seus três fihos e suas três noras.
Ninguém de sua família fiou para trás. Todos foram salvos e sobreviveram ao
dilúvio. O exemplo de Noé deve nos motivar a lutar por nossa família. Nosso
tesouro mais precioso não são os bens que granjeamos, mas a família que temos.
Nossos fihos valem mais do que toda a riqueza do mundo. Nossa família merece
nossos melhores investimentos e deve ser o alvo das nossas orações mais
fervorosas. Nenhum homem pode abrir mão de sua família. Nenhum pai pode
desistir de ver seus fihos salvos e seguros dentro da arca da salvação. A
salvação dos fihos é mais importante do que o sucesso deles. A salvação da família
deve ser o nosso mais alto ideal, a nossa mais intensa luta, a nossa mais doce
alegria. (Fonte: Devocionário Cada Dia - Hernandes Dias Lopes). Noé, o “pregoeiro
da justiça” é para nós um exemplo magnífico. Devem imitá-lo na fé
inabalável que teve na promessa divina, e na firmeza diante das zombarias de
seus contemporâneos que se recusaram a receber sua mensagem.]. “NaquEle que me garante: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e
isto não vem de vós, é dom de Deus" (Ef 2.8)”.
Francisco
Barbosa
Campina
Grande-PB
Novembro
de 2015
PARA REFLETIR
A respeito do livro de Gênesis:
Em que
consistiu o pecado de Cam?
Ao invés
de calar-se e, discretamente, resguardar a honra do pai, saiu a depreciar-lhe a
imagem (Gn 9.22).
Em quem
recaiu a maldição de Cam?
O
patriarca castiga indiretamente a Cam, lançando sobre o filho deste uma pesada
maldição.
Como Sem
e Jafé foram abençoados?
Ao
galardoar a atitude respeitosa e reverente de Sem e Jafé, o patriarca
concede-lhes uma benção eterna: "Bendito seja o Senhor, Deus de Sem; e
seja-lhe Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e
seja-lhe Canaã por servo" (Gn 9.26,27).
Como
Canaã foi castigado?
Eles
seriam punidos com a perda de suas terras aos filhos de Abraão, o mais notável
descendente de Sem, depois de Jesus Cristo.
De que
forma devemos agir ante os pecados alheios?
Não
entreguemos o faltoso ao vitupério. Se agirmos com amor, poderemos recuperá-lo
plenamente (Tg 5.20). Doutra forma, perderemos almas mui preciosas aos olhos de
Deus. Lembremo-nos da recomendação de nosso Senhor (Mt 18.15-18).
CONSULTE
Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 64, p. 40.
Você encontrará mais subsídios para enriquecer a lição. São
artigos que buscam expandir certos assuntos.
SUGESTÃO DE LEITURA
Pequena Enciclopédia Bíblica
Considerada
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Tempos do Antigo Testamento
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livros bíblicos foram escritos.
Arqueologia Bíblica
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de um belíssimo estudo arqueológico, esta obra nos ajuda a compreender melhor a
veracidade da Palavra de Deus.