19
de Julho de 2015
TEXTO ÁUREO
"Admoesto-te, pois,
antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de
graças por todos os homens." (1 Tm 2.1)
VERDADE
PRÁTICA
A oração é o meio pelo
qual falamos com Deus, intercedemos por nossas necessidades e em favor do
próximo.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda - Tg 5.15
A oração da fé salvará o doente e
ele será levantado
TerTerça - Sl 6.9
Deus aceita as nossas orações e
súplicas
Quarta - Pv 15.8
Deus se contenta com a oração dos
retos
Quinta - Pv 28.9
A oração dos que se desviam da
lei do Senhor é abominável
Sexta - At 3.1
A oração de Pedro e João feita no
Templo
Sábado - Tg 5.16
Devemos orar uns pelos outros
diariamente
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
1
Timóteo 2.1-5,9-11
1 - Admoesto-te, pois, antes de
tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por
todos os homens,
2 - pelos reis e por todos os que
estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade
e honestidade.
3 - Porque isto é bom e agradável
diante de Deus, nosso Salvador,
4 - que quer que todos os homens
se salvem e venham ao conhecimento da verdade.
5 - Porque há um só Deus e um só
mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem,
9 - Que do mesmo modo as mulheres
se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com
ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
10 - mas (como convém a mulheres
que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.
11 - A mulher aprenda em
silêncio, com toda a sujeição
OBJETIVO
GERAL
Apresentar as recomendações paulinas quanto à
oração e o comportamento da mulher cristã.
HINOS SUGERIDOS: 151, 296, 577 da Harpa
Cristã
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que
o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao
tópico I com os seus respectivos subtópicos.
Tratar acerca da responsabilidade do
crente de orar em favor de todos os homens.
Conscientizar-se de que Deus deseja que todos se
salvem.
Refletir a respeito da maneira como as
mulheres cristãs devem se vestir.
Discutir a respeito da conduta das
mulheres na igreja.
INTERAGINDO
COM O PROFESSOR
Você já parou para pensar na recomendação paulina a
Timóteo a fim de que orasse por todos os homens, em especial os que estão
na posição de líder? Pare e pense! Paulo fez esta recomendação quando Nero era
o imperador. Sabemos que Nero foi uma das figuras mais polêmicas da história.
Ficou conhecido por suas atrocidades. Orar por alguém que admiramos não exige
esforço algum, mas a Palavra de Deus nos exorta a orar por todos, sejam eles
bons ou maus. Os crentes eram perseguidos, presos e jogados no Coliseu para
serem devorados pelos leões, mas eram incentivados a orar em favor de seus algozes.
Tem você orado por nossos governantes? Que venhamos aprender com os irmãos da
igreja do primeiro século a interceder em favor de todos os que estão em
eminência, sejam eles justos ou injustos, pois esta é a vontade de Deus para
nós.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Nesta lição estudaremos a respeito da ordem na
Igreja. Sabemos que Paulo escreveu a Timóteo para que ele colocasse ordem na
igreja efésia. Este era um assunto de extrema importância, tanto que o apóstolo
declara: "Admoesto-te, pois, antes de tudo". Paulo orienta o pastor
quanto à oração por todos os que têm autoridade, a fim de que pudessem viver de
modo quieto e sossegado.
Como Igreja do Senhor precisamos interceder a fim
de que possamos cumprir nossa missão de levar a salvação aos homens que, a cada
dia, estão mais distantes de Deus. Paulo também ensina a respeito do
comportamento das mulheres na vida da igreja. [Comentário: A
tarefa de Timóteo na cidade de Éfeso não era pequena. Paulo o havia deixado com
o cargo de corrigir "certas pessoas" que estavam promovendo erro
doutrinário (1Tm 1.3). Na primeira carta, para ajudá-lo a combater estes falsos
mestres, Paulo ensina a Timóteo "como se deve proceder na casa de
Deus" (1Tm 3.15). Embora que Timóteo fosse ainda jovem (1Tm 4.12), ele
teria que ensinar e ordenar estes mandamentos de Deus aos irmãos de Éfeso (1Tm
4.6,11,16). Éfeso era a cidade mais importante da província romana de Ásia. Foi
situada perto do mar Egeu. Duas estradas importantes cruzaram em Éfeso, uma
seguindo a costa e a outra continuando para o interior, passando por Laodicéia.
Assim, Éfeso teve uma localização importantíssima de contato entre os dois
lados do império romano (a Europa e a Ásia). Historiadores geralmente calculam
a população da cidade no primeiro século entre 250.000 e 500.000. Éfeso era
conhecida, também, como o foco de adoração da deusa da fertilidade, Ártemis ou
Diana. Sabemos algumas coisas sobre a história da igreja em Éfeso de outros
livros do Novo Testamento. No final de sua segunda viagem, Paulo deixou Áqüila
e Priscila em Éfeso, onde corrigiram o entendimento incompleto de Apolo sobre o
caminho do Senhor (At 18.18-26). Na terceira viagem, Paulo voltou para Éfeso,
onde pregou a palavra de Deus por três anos (At 19.1-41; 20.31). Na volta da
mesma viagem, passou em Mileto e encontrou-se com os presbíteros de Éfeso (At
20.17-38). Durante os anos na prisão, Paulo escreveu a epístola aos efésios.
Destas diversas referências aos efésios, podemos observar algumas coisas
importantes sobre essa igreja. Desde o início, houve a necessidade de examinar
doutrinas e aceitar somente o que Deus havia revelado. Assim, Áqüila e Priscila
ajudaram Apolo (At 18.26); Paulo advertiu os presbíteros do perigo de falsos
mestres entre eles (At 20.29-31), e orientou Timóteo a admoestar os irmãos a
não ensinarem outra doutrina (1Tm 1.3-7). A carta de Paulo aos efésios destacou
a importância do amor (5.2), um tema frisado, também, na carta dirigida a esta
igreja no Apocalipse.] Vamos pensar maduramente sobre a fé cristã?
I - ORAÇÃO
POR TODOS OS HOMENS
1. "Deprecações" (2.1). O termo (gr. deesis) significa
"suplicar, implorar, rogar por" alguém. É a intercessão a Deus por
todos os homens, de modo ardente e compassivo. Embora Deus seja soberano e
saiba de todas as coisas, Ele deseja ouvir nossas orações. O Senhor não somente
nos ouve, mas também atende nossas súplicas. Não existe situação, por mais
difícil que seja, que não possa ser resolvida mediante a oração. Paulo nos
ensina a orar por todos aqueles que estão na liderança, seja na igreja, seja
fora dela.
2.
"Orações". Alguns exegetas entendem que Paulo usava os termos
como sinônimos. Mas, no original grego, as palavras empregadas são diferentes.
"Orações" (gr. proseuche) refere-se ao termo comum para as orações em
geral, de súplica, de louvor, de intercessão, etc.
3. "Intercessões". Tem o sentido de
"intervenção, mediação, interferência, intermédio". Do grego
enteuxis, significando "apelar para", ou intercessões em geral, que
se fazem em favor de alguém. Sempre foi difícil encontrar intercessores, mas
atualmente está ainda mais difícil (Ez 22.30).
4. "Ações de graça". Vem do termo grego
eucharistia. A expressão é autoexplicativa, denotando orações em que a pessoa
expressa sua gratidão a Deus por bênçãos recebidas, ou até por coisas adversas.
Por isso, Paulo diz: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus
em Cristo Jesus para convosco" (1 Ts 5.18). Aqui está o porquê não podemos
concordar com a ideia de que os quatro termos aqui usados são apenas sinônimos.
Quem presta "ações de graça" não roga nem suplica. [Comentário: Paulo
passa a abordar uma série de instruções sobre a oração e o culto, provavelmente
em resposta aos abusos causados pelos falsos mestres. Devemos orar por todos os
tipos de pessoas, seja qual for sua posição na vida. Não há, ao que parece,
significação particular ligada à ordem na qual se apresentam os termos
deprecações, orações, intercessões e ações de graças. Destes quatro, o segundo
termo é o mais amplo e, de certo modo, inclui os outros três. O que Paulo quer
dizer é que todas as formas de oração devem ocupar o lugar central no culto de
adoração na igreja. Também não deve ser discriminado em seu campo de ação, pois
inclui todos os homens. A oferta que Deus faz da misericórdia em Cristo
estende-se a todos igualmente. Não há uns poucos favorecidos que fazem parte
exclusiva dos eleitos de Deus. Ele deseja e fez provisão para a salvação de
todo aquele que se render à misericórdia salvadora revelada em Cristo. Temos de
orar em espírito de intercessão, para que a extensão da operação redentora do
evangelho seja tão ampla quanto possível. A palavra hebraica para interceder (paga‘) originalmente
significava ‘incidir sobre’, e desse modo veio a significar ‘atacar alguém com
pedidos’. Quando tal ataque era feito em favor de outros, esta atitude era
chamada de intercessão. O vocábulo hebraico paga‘ significa, ainda,
‘encontrar-se’, ‘pôr pressão sobre’ e, finalmente ‘pleitear’. No Novo
Testamento a palavra grega entygchano significa “apelar”,
“pleitear”, “pedir”, “fazer intercessão”, “orar”. Interceder é pedir algo a
favor de alguém. É a obra de alguém que se coloca entre um que tem uma
necessidade e aquele que pode supri-la, mesmo que aquele que tem a necessidade
não tenha conhecimento que o outro está intercedendo. Talvez seja uma obra
maior, justamente a intercessão feita em prol daqueles que ignoram o perigo que
correm e não sentem nenhuma necessidade de ajuda. A intercessão não requer
reconhecimento. Mesmo que haja total indiferença à ajuda que tanto precisam,
temos um vocacionamento à missão de orarmos em intercessão por todos. A Palavra
de Deus, do Gênesis ao Apocalipse, nos exorta a intercedermos.]
PONTO
CENTRAL
Como crentes, precisamos orar por todos aqueles que
estão em eminência.
O Senhor não somente nos ouve, mas também
atende nossas súplicas. Não existe situação, por mais difícil que seja, que não
possa ser resolvida mediante a oração.
SÍNTESE DO
TÓPICO I
A
Palavra de Deus exorta a orarmos em favor de todos os homens.
SUBSÍDIO
BIBLIOLÓGICO
"Com o começo do segundo capítulo, o apóstolo
chega à questão que o levou a escrever a Timóteo - a preocupação pela
devida ordem na igreja efésia. A prioridade que Paulo deu a este tema mostra-se
na frase de abertura: 'Admoesto-te, pois, antes de tudo'. Há certa adequação
que deve caracterizar o culto público a Deus. Lógico que não é formalismo
censurável preocupar-se pelos segmentos sequenciais adequados e próprios a
serem observados quando os cristãos se reúnem para cultuar. O apóstolo exorta o
tipo de oração que deve fazer parte de todo culto dessa categoria:
'Admoesto-te... que se façam deprecações (súplicas), orações, intercessões e
ações de graças por todos os homens'. Não há dever cristão para com nossos
semelhantes que se compare em importância com o dever de orar por eles. O
crente não pode fazer algo para ajudar as pessoas se, em primeiro lugar, não
orar por elas. Depois de orar, há muitas coisas que pode fazer; mas até que
ore, não há nada a fazer, exceto orar" (Comentário Bíblico Beacon. 1.ed.
Vol 9. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. p. 461).
CONHEÇA MAIS
*Orando por todos
"A ordem de Paulo para orar pelos reis era
notável, considerando que Nero, um governador publicamente conhecido por sua
crueldade, era o imperador naquele momento. Quando Paulo escreveu esta carta, a
perseguição era uma ameaça crescente para os crentes. Mais tarde - quando Nero
precisou atribuir a culpa pelo grande incêndio que destruiu a maior parte de
Roma, acusou os cristãos romanos para eliminar a suspeita em relação à sua
própria pessoa. Então, houve uma grande perseguição aos cristãos por todo o
Império Romano." Leia mais em Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD,
p. 1702.
II - A
SALVAÇÃO DE TODOS
1."Que todos se salvem" (v. 4). Paulo exorta a Igreja mostrando
que Deus deseja que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da
verdade. Esse é o desejo divino: a salvação da humanidade, pois Ele "amou
o mundo de tal maneira, que deu seu Filho Unigênito" [...] (Jo 3.16). Fora
de Cristo, não há salvação (1 Tm 2.5,6). Quem nEle crê é salvo. Quem não crê é
condenado (Jo 3.18,19). É missão da Igreja levar a mensagem de salvação a todas
as criaturas (Mt 28.19,20). [Comentário: Isso
não significa que Deus deseja soberanamente que todo ser humano
seja salvo. Pode referir-se ao desejo de Deus que todos os tipos de pessoas
sejam salvos. Deus quer a salvação dos homens, mas apesar disso, Ele não viola
a oportunidade deles escolherem. Notemos no versículo 4 a ordem em que aparecem
as duas caracterizações da graça salvadora de Deus. A primeira é se salvem, e a
segunda venham ao conhecimento da verdade. Há intérpretes que entendem que
estas duas expressões têm o lugar correto na ordem inversa. Mas a apresentação
de Paulo do assunto se ajusta perfeitamente ao ensino do Senhor Jesus, quando,
em João 7.17, ele disse: "Quem quiser fazer a vontade de Deus conhecerá se
o meu ensino vem de Deus ou se falo com a minha própria autoridade".
Quando se trata de conhecer as coisas de Deus, a obediência sempre precede mais
conhecimento.]
2. Um árduo trabalho missionário. Paulo e seus companheiros de
ministério trabalharam arduamente na obra de evangelização (1 Ts 2.9). O
ministério exige sacrifício e trabalho. Muitos, erroneamente, acreditam que o
pastor deve se preocupar somente com as questões administrativas e financeiras
da igreja, mas o ministro de Deus, tem a responsabilidade de exortar, ganhar
almas para Cristo e discipular seus filhos na fé. Paulo não se preocupava só
com as ovelhas do rebanho, mas demonstrava um zelo especial com a evangelização
e a obra missionária. [Comentário: O termo grego "poimen"
enfatiza o trabalho de pastor, pastoreador, guardião, cuidador, defensor,
sarador, apascentador, alimentador das ovelhas (Ef 4.11; 1Pe 2:25). Biblicamente,
a função dos pastores é cuidar do rebanho (igreja) de Deus (1Pe 5.1-2; At 20.28).
Como servos de Deus, os verdadeiros pastores mostrarão a sua preocupação com a
vontade do Senhor, fazendo e ensinando o que ele diz. Seu trabalho inclui
várias funções importantes: pastorear (At 20.28; 1Pe 5.2); ensinar (Ef 4.11-16;
Tt 1.9); ser modelo (1Pe 5.3); presidir (1Tm 5.17); vigiar (At 20.31); velar
por almas (Hb 13.17); guiar (Hb 13.17); cuidar/governar (1Tm 3.5); ser
despenseiro de Deus (Tt 1.7); exortar (Tt 1.9); calar os enganadores (Tt 1.9-11);
etc.
O Pastor é chamado de:
- Embaixador do Cristo 2Co 5.20;
- Ministro (servo, escravo, serviçal) do Cristo 1Co 4.1;
- Despenseiro dos mistérios de Deus. (mordomo, fiel
administrador da fazenda que o seu Senhor lhe confiou) 1Co 4.1;
- Guerreador em defesa da fé-doutrina Fp 1.30; Ef 6.13 em
diante; 1Tm 6.12; 2Tm 4.7; Tt 1.9,11; Jd 1.3;
- Servo do povo do Cristo
2Co 4.5.]
3. A melhor recompensa. Como já é do conhecimento de
todos, o ministério pastoral exige sacrifício e esforço, mas também é muito
gratificante poder servir ao Senhor e ver o fruto do trabalho: ao observar as
almas se rendendo aos pés de Cristo, sendo batizadas nas águas e no Espírito
Santo. É na verdade, a coroação do trabalho realizado. Os que estão na
liderança sabem que muitas são as lutas e tristezas, no entanto existe um
galardão a espera dos obreiros fiéis (1 Pe 5.2-4). [Comentário: O
Pastor é Indispensável e insubstituível (e só Deus chama, qualifica, provê Seus
ceifeiros) (Mt 9.37-38; Rm 10.14); Seu trabalho é excelentíssimo. Nenhum
trabalho sobre o mundo é mais nobre (1Tm 3.1; Rm 10.15). Sua recompensa será: -
Sofrer: Ez 34:18; 1Co 4:11; 2Co 6:5; 11:23; 12:7; 1Ts 3:3; 2Ti 2:3,12,24; 3:12;
4:5; 1Pe 2:20; Ap 2:3;
- Ser aprovado como ministro de Deus 2Co 6:4;
- Agradece a Deus pelas ovelhas que Este dá à assembleia e que
edifica 1Co 1:4; Fp 1:3; 1Ts 3:9;
- Gloria-se em seu rebanho 2Co 7:4;
- Regozija na fé e santidade de seu rebanho 1Ts 2:19-20; 3:6-9;
- Recomenda-se às consciências dos homens 2Co 4:2;
- É recompensado Mt 24:47; 1Co 3:14; 9:17-18; 1Pe 5:4]
SÍNTESE DO
TÓPICO II
Deus é misericordioso e amoroso, por isso, deseja
que todos os homens se salvem.
III - A
MANEIRA DE SE VESTIR DAS MULHERES
1. As mulheres na Casa de Deus. Paulo orienta Timóteo quanto à
maneira correta de as mulheres se comportarem na igreja. A mulher cristã
precisa ser reconhecida não somente por sua maneira de vestir, mas por suas
atitudes. Não podemos nos esquecer que nosso corpo é "templo do Espírito
Santo" e que devemos glorificar a Deus em toda a nossa maneira de viver.
Queira ou não, o homem e a mulher cristã têm de ser diferente em todos os
aspectos da vida, diante de Deus e dos homens, inclusive na sua maneira de se
vestir e de se portar. [Comentário: As mulheres devem seguir
um senso adequado de modéstia, livres da vaidade e da pompa do mundo, em todos
os momentos, mas especialmente no culto público. Uma mulher devota deve se
destacar pelo seu caráter, e não pelos seus vestidos preciosos (1Pe 3.3-4).
Note o leitor que, Paulo não está preocupado com vestimenta ou jóias como tais,
mas com a atitude da pessoa que as usa. A sociedade greco-romana se
caracterizava pela vestimenta extravagante que usavam. Os apóstolos usavam a
expressão original grega katastole, que significa “traje”,
para referir-se ao comportamento geral do cristão, e não apenas a um estilo
único de se vestir. Paulo e Pedro, por exemplo, recomendam às mulheres,
especialmente, que usem a moda e não sejam usadas por ela, pois a maneira como
nos vestimos revela muito sobre o que pensamos de nós mesmos e como gostaríamos
de ser tratados. Portanto, as mulheres cristãs, devem, de certa forma, criar a
‘própria moda’, testemunhando o seu ‘bom senso cristão’, no original grego ‘kosmios,
‘decencia’. Paulo as exorta a uma atitude marcadamente feminina, de bom gosto,
sensibilidade e simplicidade; em contraste com o conceito de moda propagado
pelo sistema mundial, e que sempre envolve luxo, exibicionismo, sensualidade
apelativa e falsidade.]
2. Traje honesto, com pudor. É sinônimo de decoroso, decente,
com sobriedade, ou simplicidade. Um vestido transparente não é honesto, pois
embora esteja cobrindo o corpo, atrai a cobiça dos homens, incentivando o
pecado. Infelizmente, muitas mulheres estão errando na hora de se vestir. A
mulher pode e deve se vestir bem, ficar bonita, porém com pudor, de modo a
agradar a Deus. [Comentário: É necessário existir
pudor. Principalmente hoje vivendo numa cultura que cultua o corpo, incentiva
as mulheres e homens a fazerem dos seus próprios corpos objeto de cobiça e que
se sintam bem expondo sua sexualidade. Infelizmente, muitos que já entregaram
suas vidas a Jesus, permanecem com hábitos, talvez inconscientemente(prefiro
crer assim), que maculam a imagem de um homem e uma mulher de Deus. Vivemos em
tempos tão imorais que falar sobre pudor parece para alguns até retrogrado. Mas
não é. Não é, porque seria o mesmo que afirmar que a Palavra de Deus não vale
para nós hoje. O texto acima citado fala de vestir-se com pudor. A palavra
pudor no grego é "aidos" que significa vergonha
em exibir o corpo; ausência de sensualidade; ausência de desejo de atrair
admiração para o corpo; pessoa não sensual. Por que devemos nos vestir com
pudor? Por que a Bíblia diz: "Fujam
da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo
os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.Acaso não
sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês,
que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram
comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo."
(1Co.6.18-20). Precisamos glorificar a Deus com o nosso corpo e o que vestimos
tem tudo a ver com isso]
3. Traje com modéstia. Modéstia significa
"simplicidade, singeleza, despretensão". Além de se vestir de maneira
honesta e com pudor (recato), a mulher cristã precisa se vestir com modéstia.
Infelizmente, em algumas igrejas as irmãs acabam competindo umas com as outras.
Parece haver uma "disputa" para ver quem usa a roupa ou a bolsa mais
cara ou o sapato mais alto. Muitas se preocupam apenas com o exterior. A
elegância e a beleza de uma mulher devem vir de dentro para fora, pois começa
no caráter santo (1 Pe 3.3). A mulher pode e deve se vestir bem, ficar
bonita, porém com pudor, de modo a agradar a Deus. [Comentário: A moda
atual é marcada pela sensualidade exagerada. Precisamos estar atentos porque
vestimenta é assunto de bom gosto e os servos de Deus precisam ter esse bom
gosto. Não precisamos andar na contramão do mundo, no que se refere à moda, mas
sim excluir das nossas opções o que é inadequado a um homem e uma mulher de
Deus da mesma forma que devemos agir em todas as outras áreas da nossa vida. Paulo
e Pedro, fazem uma ligação importante entre o coração e as roupas. Algumas
mulheres vão insistir em usar o tipo de roupas que elas querem, dizendo que
ninguém pode mostrar onde Deus especificamente proibiu mini-saias, ou
mini-blusas, ou biquinis, ou roupas muito justas. O problema nesses casos não é
a falta de alguma regra específica nas Escrituras, mas a ausência de uma
atitude certa no coração. Regras no vestuário não fazem a mulher modesta. Se o
coração estiver errado, a mulher não será mansa e modesta. Em vez de dar uma
lista de regras sobre vestimenta, Paulo apela à modéstia e bom senso das
mulheres. Uma mulher (ou homem!) cujo entendimento é baseado nos princípios das
Escrituras e cujo coração é dedicado a Deus, se vestirá decentemente. Ela não
vai procurar chamar atenção por meios carnais, pelo uso de roupas dispendiosas
ou que mostram o corpo. Muitas igrejas erram por inventar regras humanas sobre
roupas. Mas, muitas outras erram por
recusar a estudar e ensinar, cuidadosamente, o que Deus tem dito, para ajudar cada filho de Deus pensar e
se vestir de uma maneira que glorifica o nome dele. Que possamos nos vestir
para ele, começando com o próprio coração]
SÍNTESE DO
TÓPICO III
A mulher crente precisa se vestir com pudor e
modéstia
SUBSÍDIO
BIBLIOLÓGICO
"A admoestação de Paulo impede a mulher
de se vestir de maneira elegante, mas tão somente de se utilizar do vestuário
para chamar a atenção! A melhor maneira de uma pessoa, homem ou mulher,
expressar a sua individualidade é através das boas obras que evidenciam um
caráter piedoso. A sociedade da época, como a nossa, parece que pressionava as
mulheres a que se vestissem como se fossem objetos sexuais. Assim também os
seus valores e qualificações foram determinados pela habilidade de estimularem
a sexualidade dos homens. Esse procedimento tem aviltado as mulheres tanto do
passado como de hoje em dia" (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da
Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10. ed. Rio
de Janeiro: CPAD, 2012, p. 834).
IV - A
CONDUTA DAS MULHERES NA IGREJA
1. O silêncio no culto. "A mulher aprenda em silêncio, com
toda a sujeição" (1 Tm 2.11). Paulo também faz uma recomendação semelhante
a esta em 1 Coríntios 14.34,35. Qual seria o motivo de tal restrição? Segundo o
Comentário Bíblico Beacon, "na igreja coríntia havia muitas mulheres recém
convertidas do paganismo, e que a nova liberdade que desfrutavam em Cristo
levava a certas extravagâncias que eram impróprias". É importante
ressaltar que em outro texto de Coríntios, Paulo mostra que as mulheres podiam
profetizar nas igrejas: "Toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta
[...] (1 Co 11.5). [Comentário: Conforme 1Co 11.5
indica, Paulo não proíbe toda a participação oral das mulheres nos cultos.
Antes, Paulo recomenda certo tipo de sil|êncio – um silêncio que respeita o
ensino com autoridade e o papel de governo atribuídpo aos líderes da igreja (v
12)]
2. As mulheres no Novo Testamento. Cristo, em seu ministério
terreno, teve a cooperação de diversas mulheres que atuavam ao seu lado. Eram
obreiras de grande valor: "[...] Maria, chamada Madalena, da qual saíram
sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e
muitas outras que o serviam com suas fazendas" (Lc 8.1-3). Paulo muito
valorizou o trabalho das mulheres, na igreja (Rm 16.1-15). [Comentário: As
mulheres tiveram uma participação especial no ministério de Jesus. O Mestre foi
para as mulheres judias não somente o Salvador, mas aquEle que resgatou a dignidade da condição social
feminina. Nos dias de Jesus, os rabinos
se recusavam a ensinar as mulheres. Era atribuída a mulher uma condição social
inferior. Jesus não somente as ensinou, mas as teve como amigas (Marta e
Maria), as libertou dos poderes de demônios (Maria Madalena), como também as
evangelizou (a mulher samaritana). Jesus valorizou as mulheres como ninguém
jamais o fez e ainda concedeu a elas o privilégio de poderem contribuir
financeiramente para a expansão do Reino. "A participação das mulheres na
excursão missionária revela como era o ministério revolucionário de Jesus. Nos
seus dias os rabinhos se recusavam ensinar as mulheres e lhes atribuía um lugar
inferior. Por exemplo, só os homens tinham permissão de participar plenamente
nos cultos da sinagoga. Mas Jesus trata as mulheres como pessoas e lhes dá as
boas-vindas na comunhão. Elas têm acesso igual à graça e salvação, e muitas
mulheres se tornam suas seguidoras. Entre elas estão as mulheres com recursos
financeiros, que auxiliam Jesus dando de suas possessões para sustentar a Ele e
seus discípulos" (Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Vol 1.
1.ed. Rio de Janeiro, CPAD, p.363).]
3. A liderança do homem. Paulo aborda a questão da
liderança masculina, citando a ordem da criação. É importante ressaltar que o
próprio Paulo, ao escrever aos gálatas, ensina que perante Cristo, para a
salvação, homens e mulheres são iguais (Gl 3.28).
Por que Paulo se utiliza do exemplo de Adão e Eva?
Ele utiliza tal ilustração para mostrar o que estava acontecendo na igreja de
Éfeso. Assim como Eva foi seduzida e enganada pela serpente, as irmãs daquela
igreja estavam se deixando seduzir pelos ensinos dos falsos mestres. [Comentário: Primeiro foi formado Adão indica uma
prioridade de responsabilidade. Deus nomeou o homem como o chefe da família e a
esposa não deve usurpar a autoridade sobre ele em seu ofício. Contrariamente, o
homem deve aceitar e desempenhar seu papel, não como tirano, mas como servo sob
designação de Deus e sujeito ao seu santo e amoroso Espírito. Paulo apela mais
uma vez para o relato da criação em seu argumento de que Eva foi tentada
primeiro; seu argumento parece injusto, visto que tanto Adão quanto Eva pecaram.
Mas o argumento de Paulo está correto: Eva foi enganada pela serpente. O
argumento de Paulo aqui, com sua ênfase sobre quem foi enganado, provavelmente
seja um reflexo do relativo sucesso que os falsos mestres tiveram em Éfeso,
desencaminhando mulheres (5.11-15; 2Tm 3.6-7). Em outros lugares, Paulo não
demonstra apreensão em lançar a culpa da queda sobre Adão (Rm 5.12-19; 1Co
15.21,22). ]
SÍNTESE DO
TÓPICO IV
A mulher cristã deve ter uma conduta exemplar na
igreja e fora dela.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
"Em silêncio, com toda a submissão (2.11). A
expressão grega hesychia é traduzida aqui como 'quieto' e como 'silêncio' no
versículo 12. Significa uma atitude receptiva, tranquila, que promove o
aprendizado. Nada aqui sugere submissão a qualquer capacidade intelectual ou
espiritual" (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise
de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10. ed. Rio de Janeiro: CPAD,
2012, p. 834).
CONCLUSÃO
Quanto à oração, os ensinos paulinos são válidos
para todos os crentes, em qualquer época e em qualquer lugar. Devemos fazer
súplicas, intercessões e ações de graças diante de Deus. No que concerne ao
comportamento cristão, Paulo deu um destaque incisivo quanto à postura das
mulheres, especialmente às irmãs de Éfeso, tendo em vista o contexto liberal e
lascivo da sociedade em que a igreja estava inserida. [Comentário: Motivação
para orar por nós mesmos não é, normalmente, um problema. As dificuldades de
motivação ocorrem, às vezes, enquanto oramos por outros. A oração, quando feita
apropriadamente, exige um esforço. Em Colossenses 4.12, foi dito que Epafras
"se esforça sobremaneira" pelos colossenses em suas orações. A oração
é um esforço. Ana servia noite e dia com jejuns e orações (Lucas 2.36-37). A fé
requer obediência e Jesus exige claramente que nós oremos por nós mesmos e
pelos outros. Ele nos diz para orar por aqueles que nos perseguem (Mateus
5:44). Ele insiste conosco para que oremos pedindo trabalhadores para as
colheitas (Mateus 9:38). Ele nos ensina a orar pelos amigos que enfrentam a
tentação (Lucas 22:32), bem como por nós mesmos para que não entremos em
tentação (Lucas 22:40). Através de Paulo, ele nos exorta a fazer
"súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os
homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de
autoridade..." (1 Timóteo 2:1-2). Em vista destas instruções, a oração é
um dever, um mandamento a ser obedecido. Isto, por si só, é bastante motivação
para aquele que tem fé para obedecer. No que concerne ao modo de vestir-se das
mulheres cristãs, as recomendações paulinas são atualíssimas; nossa cultura
decadente, apoiada na sensualidade, se contrapõe à maneira bíblica de vestir-se
com modéstia e pudor, e não são poucos os homens que também erram neste
quesito! Cuidado para não errar, mesmo trajes característicos de cristãos podem
sim ser lascivos.]. NaquEle que me garante: "Pela graça sois salvos, por
meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Ef 2.8)”,
Francisco Barbosa
Campina Grande-PB
Julho de 2015
PARA
REFLETIR
A respeito das Cartas Pastorais:
Qual
o significado do termo "deprecações"?
O
termo significa suplicar, implorar, rogar por alguém.
Deus
deseja que todos se salvem?
Sim.
Ele deseja a salvação de todos.
De
acordo com a lição, qual a melhor recompensa para um pastor?
Ver
pessoas se rendendo a Cristo e sendo batizadas nas águas.
Como
devem se vestir as servas de Deus?
Devem
se vestir com trajes honestos, com pudor e modéstia.
Paulo
valorizou o trabalho das mulheres na igreja?
Sim.
Ele valorizou o trabalho das mulheres.
CONSULTE
Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 63, p.
38.
Você encontrará mais subsídios para enriquecer a
lição. São artigos que buscam expandir certos assuntos.
SUGESTÃO DE
LEITURA
Quando as Mães Oram
Neste livro, você vai ler histórias de mães
como você, que amam seus filhos e das coisas maravilhosas que Deus fez em suas
vidas através da oração.
Teologia Bíblica da Oração
Um Estudo histórico da oração no Antigo e no Novo
Testamentos, para os que buscam crescer na graça e ministrar no poder do
Espírito Santo.
Pregação que Fala às Mulheres
A autora explora tanto osmitos e as realidades das
mulheres como ouvintes, e a forma pela qual isso pode infl uenciar no
entendimento da Palavra.