TEXTO ÁUREO
“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito
que somos filhos de Deus.” (Romanos 8:16).
ENTENDA O TEXTO ÁUREO:
👉 Romanos 8 é o grande capítulo da vida no Espírito.
Após explicar, em Romanos 7, a impotência da carne diante da Lei, Paulo mostra
que a nova vida do cristão é sustentada pela ação contínua do Espírito Santo.
Nos versículos 14–17, ele trata da adoção, uma das bênçãos mais gloriosas da
salvação, e apresenta o Espírito como Aquele que confirma, interiormente, essa
identidade filial. O versículo 15 diz que o Espírito nos leva a clamar “Aba,
Pai”. O versículo 16 aprofunda essa realidade ao mostrar que o Espírito
testifica (συμμαρτυρεῖ) com o nosso espírito que somos filhos de
Deus.
testificar juntamente
com συμμαρτυρέω
(summartyréō) O verbo grego usado por Paulo significa dar testemunho juntamente
com outro, confirmar, corroborar. Isso é fundamental: O Espírito não testifica
isoladamente, sem o nosso espírito; Nem nós temos um testemunho autônomo,
baseado em sentimentos subjetivos. É um duplo testemunho: o Espírito de Deus
testifica com o espírito humano regenerado. Para Paulo, espírito aqui não é
emoção, nem autoconfiança psicológica, mas a dimensão mais profunda do ser
humano, renovada pela regeneração, onde habitam: a consciência (Rm 9.1), o
discernimento moral, e a capacidade de comunhão com Deus. Cristo, pela
regeneração, vivifica nosso espírito (Rm 8.10). É nesse lugar interior que o
Espírito Santo comunica o testemunho da adoção. A natureza do testemunho do
Espírito
A) Não é misticismo subjetivo. Paulo não fala de
sentimentos flutuantes, nem de emoções religiosas intensas. O testemunho do
Espírito está sempre ligado a: Palavra de Deus, Vida de santificação (Rm
8.13-14), Obediência, Amor por Cristo.
B) Não é mera lógica doutrinária. Não é apenas uma
conclusão racional (“a Bíblia diz, então devo ser filho de Deus”). É algo
experiencial, mas fundamentado na verdade revelada.
C) É um testemunho interno, contínuo e coerente: O
Espírito confirma ao nosso coração, de modo espiritual, real e profundo, que
pertencemos ao Pai. Ele: ilumina a consciência, fortalece a fé, gera paz, produz
convicção de perdão, desperta amor filial por Deus.
D) Esse testemunho é cristocêntrico: Romanos 8.15–17 liga
adoção à união com Cristo: “Se somos filhos, somos também herdeiros com
Cristo.” O testemunho do Espírito sempre aponta para Cristo, nunca para nós
mesmos.
Esse duplo testemunho
aparece também em outros textos: Gálatas 4.6: “o Espírito de seu Filho...
clama: Aba, Pai”. Efésios 1.13-14: o Espírito é o “selo” e o “penhor” da
herança. 2 Coríntios 1.21-22: Deus nos sela e coloca o penhor do Espírito em
nós. João 14.26: o Espírito lembra e confirma a verdade ensinada por Cristo.
VERDADE PRÁTICA
Além do seu
testemunho em nosso espírito, o Espírito Santo age no íntimo de nosso ser
intercedendo, edificando e produzindo o seu fruto.
ENTENDA A VERDADE PRÁTICA:
👉 O Espírito Santo não apenas confirma ao nosso espírito que pertencemos ao
Pai; Ele penetra o íntimo do nosso ser, intercede por nós em fraqueza, sustenta
nossa vida interior e molda em nós o caráter de Cristo, produzindo o seu fruto
dia após dia.
LEITURA BÍBLICA
EM CLASSE
Romanos 8.14-16; 1
Coríntios 14.14; Gálatas 5.22,23
Romanos 8
14. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus,
esses são filhos de Deus.
👉 Ser “guiado pelo Espírito” significa viver sob o controle contínuo do
Espírito, que conduz o crente à obediência, santidade e discernimento. A
verdadeira evidência da filiação não são emoções, mas a submissão constante à
direção do Espírito. A filiação é demonstrada pelo padrão de vida transformado.
“Guiado” descreve ação contínua; o Espírito não apenas “mostra o caminho”, mas
impulsiona o crente a mortificar o pecado e a seguir a vontade de Deus. O termo
expressa relacionamento íntimo. A liderança do Espírito não é esporádica; é essencial
para a identidade espiritual. Sua presença confirma que o crente pertence à
família de Deus. O Espírito guia o crente para escolhas sábias, vida reta e
resistência ao pecado. Ser filho significa permitir que Deus molde o caráter
diariamente.
15. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra
vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo
qual clamamos: Aba, Pai.
👉 O Espírito remove o medo do juízo e estabelece segurança filial. A adoção
é obra graciosa, que dá ao salvo o direito de clamar com confiança: “Aba, Pai”.
“Escravidão” alude ao sistema da Lei, que não pode produzir segurança. A adoção
concede posição legal permanente. “Aba” reflete intimidade profunda, sem
diminuir a reverência. A adoção é uma experiência espiritual interior e também
uma realidade jurídica. O Espírito cria no coração a certeza de que Deus nos
acolheu como Pai. O crente não precisa temer o passado nem o futuro. A adoção
produz liberdade, coragem e relacionamento confiante com Deus.
16. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos
filhos de Deus.
👉 O testemunho do Espírito é interior, real e contínuo. Trata-se de
consciência profunda e espiritual, produzida pelo Espírito de Deus, de que
pertencemos a Cristo. Não é sentimento subjetivo, mas obra objetiva do Espírito
usando a Palavra para confirmar nossa filiação. Ele opera em consonância com
nossa “nova natureza”. O Espírito confirma, ilumina e fortalece a certeza da
salvação. O testemunho acontece no nível do espírito humano renovado. A
segurança da salvação é resultado do testemunho do Espírito, que elimina
dúvidas e gera confiança no amor de Deus.
1 Coríntios 14
14. Porque, se eu orar em língua estranha, o meu espírito ora
bem, mas o meu entendimento fica sem fruto.
👉 A oração em línguas é atuação do Espírito por meio do espírito humano. Não
envolve raciocínio, mas edificação espiritual. Paulo não desestimula, mas
orienta seu uso no culto. Paulo demonstra que o dom não envolve compreensão
intelectual. Assim, no culto público é necessária interpretação para que haja
edificação. O texto mostra duas dimensões da oração: a racional e a espiritual.
Ambas têm valor, mas devem ser equilibradas no contexto da igreja. A oração em
línguas edifica individualmente, mas não instrui a congregação sem
interpretação. Exige maturidade no uso.
Gálatas 5
22. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade,
benignidade, bondade, fé,
👉 “fruto” está no singular porque descreve um único caráter produzido pelo
Espírito, não virtudes separadas alcançadas por esforço humano. O fruto é
resultado da habitação do Espírito e da crucificação da carne. Cada virtude
expressa o caráter de Cristo. A verdadeira espiritualidade se manifesta no
caráter, não apenas nos dons. O fruto é a evidência da regeneração. Não é
produzido pela Lei nem por disciplina humana isolada, mas pelo Espírito que
opera progressivamente na santificação. O fruto revela maturidade espiritual.
As virtudes apontam para relacionamento, serviço e domínio interior, todos
gerados pelo Espírito. O fruto indica transformação visível e prática.
Refere-se a atitudes que moldam relacionamentos e testemunho cristão.
23. mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.
👉 mansidão. Uma tradução melhor seria "brandura". É a
atitude humilde e bondosa que é pacientemente submissa em toda ofensa, ao mesmo
tempo sem o desejo de vingar-se ou dar o troco. No NT, essa palavra é usada
para descrever três atitudes: submissão à vontade de Deus (Cl 3.12), disposição
para aprender (Tg 1.21) e consideração pelos outros (Lf 4.2). domínio
próprio. Diz respeito a refrear as paixões e os desejos (1 Co 9.25; 2Pe
1.5-6). não há lei. Quando o cristão anda pelo Espírito e manifesta o
seu fruto, ele não precisa de uma lei exterior para manifestar as atitudes e o
comportamento que agrade a Deus (cf. Rm 8.4)
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INTRODUÇÃO
Nesta lição estudaremos alguns aspectos da obra do Espírito
Santo no espírito humano. Trataremos do despertar da consciência, da fé, do
ensino em toda a verdade, da intercessão, da edificação pelo orar em línguas e
do fruto do Espírito. Veremos como o Espírito de Deus é imprescindível para uma
vida espiritual autêntica e frutífera.
👉 Na presente lição, contemplaremos o mistério e a
beleza da comunhão entre o espírito humano e o Espírito de Deus, uma realidade
central para compreender a vida cristã em sua essência. A Escritura afirma que
“o próprio Espírito testifica com o nosso espírito” (Rm 8.16), revelando que
Deus não apenas nos salva, mas se relaciona conosco em uma profundidade que
ultrapassa a razão e alcança o núcleo de nossa existência. Iniciaremos examinando
a obra inicial do Espírito Santo, que desperta a consciência adormecida pelo
pecado, gera fé mediante a Palavra e vivifica o espírito outrora morto,
inaugurando a regeneração e a formação do ‘homem espiritual’. Essa nova vida
demanda discipulado, e é o próprio Espírito quem assume o papel de pedagogo
divino, ensinando-nos toda a verdade, iluminando a mente e renovando nossa
percepção diante da realidade de Deus. Avançaremos, então, para a dimensão
relacional dessa obra: o testemunho interior da adoção, a intercessão profunda
que o Espírito realiza em nosso favor e a edificação espiritual que ocorre
quando nosso espírito ora segundo a vontade de Deus, inclusive por meio das
línguas. Cada uma dessas ações demonstra que a comunhão com Deus não é teórica,
mas vivenciada no íntimo de nosso ser. Por fim, veremos que essa obra culmina
no fruto do Espírito, a expressão visível da santificação progressiva operada
pelo Espírito Santo no espírito humano. Amor, alegria, paz, longanimidade e
todas as demais virtudes não são resultados do esforço humano, mas a evidência
de que o Espírito está moldando o caráter do crente conforme Cristo. Assim,
esta lição nos conduzirá a um entendimento mais profundo de que a vida cristã
autêntica nasce, cresce e frutifica na comunhão entre o Espírito de Deus e o
espírito humano. Sem essa presença operante, não há regeneração, direção,
intercessão, edificação nem fruto, mas onde o Espírito atua, a vida se
transforma e resplandece para a glória de Deus.
Palavra-Chave:
COMUNHÃO
👉 Comunhão é a participação viva e espiritual que o crente tem
com Deus por meio do Espírito Santo, onde o espírito humano, regenerado por
Cristo, é unido, iluminado e conduzido para compartilhar da vida, da vontade e
da presença do Senhor. É relacionamento, parceria e participação na vida
divina, produzida e sustentada pelo Espírito.
Em Português, “comunhão”
vem do latim communio / communionem, que significa participação conjunta,
compartilhamento, algo possuído em comum. Carrega a ideia de pertencer uns aos
outros e partilhar a mesma realidade. Etimologia no Grego Bíblico, o termo
principal é κοινωνία (koinōnía), com os significados básicos de:
• participação
• parceria
• contribuição mútua
• compartilhar de uma
mesma vida
• comunhão íntima.
Deriva de koinós, que
significa comum. Assim, koinōnía é aquilo que duas ou mais pessoas partilham
profundamente. No contexto da lição, expressa a união do espírito humano com o
Espírito de Deus (Rm 8; 1Co 6.17).
Em Hebraico Bíblico, não
há um único termo idêntico a “comunhão”, mas conceitos equivalentes aparecem em
termos como:
חֶבֶר (chever)
• união
• vínculo
• companhia
• laço relacional
חָבֵר (chaver)
• amigo íntimo
• companheiro ligado por
aliança
Ambos vêm da raiz חבר (chavar), que significa ligar, unir, estar junto.
Outros termos
relacionados incluem:
שָׁלוֹם (shalom)
• harmonia
• bem-estar relacional
• plenitude que une
pessoas e Deus
Comunhão = participação
espiritual + vínculo íntimo + vida compartilhada entre Deus e o crente.
I. A OBRA INICIAL DO ESPÍRITO
1. Consciência e fé. A ação do Espírito Santo começa em nossa consciência,
despertando-a da culpa pelo pecado, e apontando a necessidade de perdão. Jesus
falou sobre essa obra de convencimento: “E, quando ele vier, convencerá o mundo
do pecado, e da justiça, e do juízo” (Jo 16.8). Ainda no espírito humano, o
Espírito de Deus remove a incredulidade, produzindo fé mediante a Palavra (Rm
10.17; Ef 2.8), o que também atinge as faculdades da alma (Rm 10.9,10).
Opera-se, então, a regeneração, o nascimento “da água e do Espírito” (Jo 3.5).
O espírito que estava “morto” (separado de Deus) é vivificado; recebe uma nova
vida, vinda de Deus (Ef 2.1). Esse novo homem, o homem espiritual, obtém uma
mente renovada e passa a viver guiado pelo Espírito de Deus. Assim, a pessoa
que ainda não foi transformada por Deus, ou seja, o homem natural, não consegue
entender as coisas que vêm do Espírito de Deus. Para ela, essas coisas parecem
sem sentido, como se fossem loucura. Isso acontece porque só é possível
compreender essas verdades por meio da ação do Espírito (1Co 2.14,15).
👉 A obra do Espírito Santo na vida humana começa antes mesmo da conversão.
Ele desperta a consciência, que muitas vezes permanece adormecida ou
cauterizada pelo pecado. Jesus descreve essa atuação como o convencimento do
pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8). A palavra grega para “convencer” é
elenchō, que significa expor a verdade com tanta luz que o coração não consegue
mais se esconder atrás de desculpas. É aqui que o Espírito toca o ponto mais
profundo do ser humano, revelando a gravidade do pecado e a urgência do perdão.
À medida que essa luz penetra, o Espírito também remove a incredulidade e
produz fé mediante a Palavra (Rm 10.17). Paulo afirma que essa fé é dom de Deus
(Ef 2.8), o que significa que ela não nasce apenas da reflexão humana, mas da
atuação graciosa do Espírito no espírito e nas faculdades da alma. Comentadores
pentecostais ressaltam que essa obra não anula a responsabilidade humana, mas
desperta o coração para responder ao chamado divino. Esse processo conduz ao
milagre da regeneração, que Jesus descreve como nascer “da água e do Espírito”
(Jo 3.5). O termo grego para “nascer”, gennaō, sugere uma nova origem, um
começo que não vem da carne, mas de Deus. Paulo afirma que o ser humano estava
“morto em suas transgressões e pecados” (Ef 2.1), indicando uma morte
espiritual real, não simbólica. Assim, quando o Espírito vivifica, Ele não
apenas melhora a vida antiga, mas cria uma vida totalmente nova. Silas Queiroz
observa que essa vivificação restaura a capacidade do espírito humano de
responder à presença de Deus. Com essa nova vida, nasce também um novo modo de
pensar. O Espírito renova a mente para que o crente discirna as coisas
espirituais com clareza. Paulo explica que o “homem natural” considera essas
verdades como loucura (1Co 2.14). A palavra grega psuchikos descreve quem vive
apenas pela lógica da alma, sem a iluminação do Espírito. Somente o “homem
espiritual”, pneumatikos, consegue julgar corretamente as coisas de Deus,
porque sua mente foi aberta para compreender a verdade revelada (1Co 2.15). Essa
transformação não é apenas intelectual. Ela molda a vida prática. Ao vivificar,
o Espírito passa a conduzir o crente na vontade de Deus, formando em seu
caráter aquilo que Cristo expressou perfeitamente. Horton e Palma afirmam que
essa obra inicial da salvação é a base para todo o discipulado cristão. Sem a
regeneração e a renovação da mente, não há vida espiritual saudável, nem
crescimento consistente. Assim, a jornada cristã começa quando o Espírito toca
a consciência, ilumina a mente, gera fé e desperta o espírito humano para uma
vida que responde a Deus com obediência e amor. Tudo isso revela que a salvação
não é um evento superficial, mas uma intervenção profunda e graciosa do Espírito
Santo que transforma o ser humano desde o seu âmago.
ARRINGTON, French L.;
STRONSTAD, Roger (orgs.). Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento.
Rio de Janeiro: CPAD, 2014.
BEACON, Comentário
Bíblico. 1 e 2 Coríntios. Rio de Janeiro: CPAD.
CHAMPLIN, R. N. O Novo
Testamento Interpretado Versículo por Versículo. São Paulo: Hagnos.
FEE, Gordon D. Paulo, o
Espírito e o Povo de Deus. São Paulo: Vida.
HORTON, Stanley.
Teologia Sistemática Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD.
HUGHES, R. Kent.
Disciplinas do Homem Cristão. São Paulo: Cultura Cristã.
KEENER, Craig S.
Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD.
MACARTHUR, John. Bíblia
de Estudo MacArthur. Nashville: Thomas Nelson.
MACCHIA, Frank D.
Baptized in the Spirit. Grand Rapids: Zondervan.
MENZIES, Robert P.
Empowered for Witness. Sheffield: Sheffield Academic Press.
OLIVEIRA, Marcelo.
Alcance um Futuro Feliz e Seguro. Rio de Janeiro: CPAD.
PALMA, Anthony D. A
Doutrina do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD.
QUEIROZ, Silas. Corpo,
Alma e Espírito. Rio de Janeiro: CPAD.
BÍBLIA DE ESTUDO
APLICAÇÃO PESSOAL. São Paulo: Vida.
BÍBLIA DE ESTUDO
PENTECOSTAL. Rio de Janeiro: CPAD.
BÍBLIA DE ESTUDO
PLENITUDE. São Paulo: SBB.
2. A pedagogia do Espírito. A regeneração é o início de uma nova
dimensão de vida. Uma nova vida, agora espiritual, em comunhão com o Espírito
de Deus: “Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém
de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus”
(1Co 2.12). Paulo refere-se ao papel pedagógico do Espírito, que nos ensina as
coisas espirituais (2.13), como Jesus havia prometido: “Mas aquele Consolador,
o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e
vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (Jo 14.26). Portanto, não
podemos nos conformar com uma mente carnal, que pensa conforme os padrões deste
mundo, cheio de vozes iníquas que querem nos influenciar, como filosofias,
ideologias e “novas” teologias (Cl 2.8).
👉 A regeneração inaugura em nós uma realidade que não pode ser produzida por
esforço humano. É o despertar de uma vida nova, nascida do Espírito, que passa
a moldar nossa percepção, nossos afetos e nosso discernimento. Paulo explica
que recebemos não o “espírito do mundo”, mas o Espírito que vem de Deus, para
que possamos compreender aquilo que Ele nos concedeu gratuitamente (1Co 2.12,
NVI). Aqui está o ponto de partida: a nova vida cristã só pode ser entendida
porque o próprio Espírito opera em nós uma transformação interior que muda
nossa relação com a verdade. O apóstolo desenvolve essa ideia afirmando que o
Espírito nos ensina as coisas espirituais (1Co 2.13). O verbo didáskō (ensinar)
sugere mais do que transmissão de informação; descreve formação de caráter,
orientação contínua e revelação aplicada. É a mesma promessa que Jesus fez aos
discípulos: o Consolador viria para “ensinar todas as coisas” e “lembrar” tudo
o que Cristo disse (Jo 14.26). O Espírito não apenas ilumina a mente; Ele
conforma o coração ao ensino de Cristo, preservando viva a Palavra que já
ouvimos. Esse processo pedagógico do Espírito sempre confronta nossa tendência
de voltar à velha maneira de pensar. A mente carnal, diz Paulo, é moldada pelos
aiónes deste mundo, os “padrões” instáveis que se levantam contra o
conhecimento de Deus (Cl 2.8). O termo usado por Paulo para “enganosas” é
apátē, conceito que descreve sedução, ilusão e desvio gradual. Filosofias,
ideologias e teologias superficiais ganham força quando a igreja deixa de
discernir e passa a absorver o pensamento dominante sem filtrá-lo pela Palavra.
A tradição teológica pentecostal e reformada reconhece essa dinâmica. Gordon
Fee observa que o Espírito não apenas ilumina o texto bíblico; Ele conforma o
leitor ao caráter de Cristo. Anthony Palma enfatiza que a ação do Espírito é
sempre consistente com a revelação já dada nas Escrituras. Stanley Horton
lembra que a verdadeira espiritualidade não é desvinculada da mente, mas uma
renovação profunda dela. MacArthur, Arrington e Keener destacam que o Espírito
é quem preserva a igreja da sedução intelectual e espiritual do mundo,
conduzindo-a à sã doutrina e ao discernimento prático. Assim, viver sob a
pedagogia do Espírito significa permitir que Ele reeduque nossa forma de
pensar. Significa rejeitar as narrativas que tentam capturar nossa imaginação e
submeter todo pensamento à obediência de Cristo. O cristão regenerado aprende a
discernir as vozes ao seu redor e a identificar aquilo que parece sabedoria,
mas não procede do Espírito. Ele desenvolve sensibilidade espiritual para
perceber quando uma ideia não exala o evangelho, mesmo que venha revestida de
linguagem religiosa. Essa formação não é teórica. Ela transforma escolhas,
relacionamentos, hábitos e prioridades. Quando permitimos que o Espírito modele
nossa mente, nossa vida começa a refletir o caráter de Cristo. A Palavra ganha
profundidade. A fé amadurece. A igreja se fortalece. A alma encontra direção
segura. E descobrimos, pela graça, que compreender as coisas de Deus não
depende da nossa capacidade natural, mas da ação contínua daquele que habita em
nós para nos conduzir a toda a verdade.
ARRINGTON, French L.
Comentário Bíblico do Novo Testamento. CPAD.
FEE, Gordon D. A
Manifestação do Espírito.
HORTON, Stanley.
Teologia Sistemática Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD.
KEENER, Craig S.
Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. CPAD.
MACARTHUR, John. Bíblia
de Estudo MacArthur.
PALMA, Anthony D. O
Espírito Santo. CPAD.
QUEIROZ, Silas. Corpo,
Alma e Espírito. CPAD.
3. A renovação da mente. Devemos viver em constante contato com o Espírito de Deus,
para que, com uma mente sempre renovada, desfrutemos da sabedoria divina,
imprescindível para nosso viver diário (Rm 12.2). Para isso, é fundamental uma
vida de consagração total (Rm 12.1), da qual fazem parte a oração e a leitura
das Escrituras, disciplinas espirituais das quais tratamos na lição anterior
(Tg 1.5,6; Sl 119.105). Não há área de nossa vida acerca da qual o Espírito não
tenha uma segura direção. Ele pode nos guiar em toda a verdade (Jo 16.13).
Ouçamos o Espírito!
👉 A renovação da mente é um dos sinais mais claros de que o Espírito Santo
está formando Cristo em nós. Paulo afirma que não devemos nos conformar com
este século, mas ser transformados pela renovação da mente (Rm 12.2, NVI). O
verbo “transformar” traduz metamorphóō, termo que descreve uma mudança
profunda, que começa no interior e gradualmente se manifesta no comportamento.
Essa transformação não é automática. Ela exige relacionamento contínuo com o
Espírito, que trabalha em nós por meio da Palavra. Esse processo começa com a
entrega total a Deus, apresentada por Paulo como “sacrifício vivo, santo e
agradável” (Rm 12.1). A ideia é de consagração completa. Comentadores como
Stanley Horton e Champlin destacam que o culto racional mencionado por Paulo
envolve toda a vida, não apenas momentos devocionais. Silas Queiroz observa que
a renovação da mente é inseparável da compreensão correta de quem somos como
seres criados para a glória de Deus. Consagração, portanto, não é um ato
isolado, mas um estilo de vida. Essa renovação acontece por meio de disciplinas
espirituais contínuas. Tiago nos lembra que, se alguém necessita de sabedoria,
deve pedi-la com fé, sem duvidar (Tg 1.5-6). O salmista afirma que a Palavra é
lâmpada e luz para o caminho (Sl 119.105). Gordon Fee explica que o Espírito
age de modo especial através das Escrituras, iluminando a mente para
compreender, aplicar e obedecer. Hughes acrescenta que a vida devocional
disciplina o coração para resistir às pressões externas e ouvir a voz de Deus
com clareza. A renovação da mente também tem um aspecto de discernimento. Paulo
ensina que, ao sermos renovados, passamos a experimentar a vontade de Deus como
boa, agradável e perfeita (Rm 12.2). A palavra “experimentar”, dokimázō,
significa testar, examinar e aprovar. O cristão renovado não reage
impulsivamente ao mundo; ele avalia, pesa, compara, e então responde guiado
pelo Espírito. Craig Keener observa que isso representa maturidade espiritual:
a habilidade de perceber o que é de Deus em meio às inúmeras vozes que disputam
nossa atenção. Essa obra do Espírito alcança todas as áreas da vida. Jesus
ensinou que o Consolador nos guiaria em “toda a verdade” (Jo 16.13). A
expressão inclui tanto o entendimento doutrinário quanto a direção prática para
decisões diárias. Amos Yong e Macchia enfatizam que o Espírito não atua apenas
no culto, mas nos dilemas cotidianos, moldando emoções, motivando escolhas e
fortalecendo nosso caráter. Onde há coração submisso, há direção segura. Por
isso, ouvir o Espírito exige quietude interior, sensibilidade e disposição para
obedecer. Anthony Palma destaca que o Espírito fala sempre em harmonia com as
Escrituras. A mente renovada aprende a reconhecer essa voz. Ela rejeita padrões
antigos, abre espaço para novas percepções e se torna capaz de perceber o agir
de Deus em detalhes que antes passavam despercebidos. Quando essa renovação se
torna um estilo de vida, experimentamos transformação real. A sabedoria divina
passa a iluminar decisões difíceis. A Palavra se torna alimento diário. A
oração fortalece o coração. E a vida cristã deixa de ser esforço cansativo para
se tornar caminhada guiada. O Espírito conduz, corrige, fortalece e consola.
Cabe a nós ouvir, responder e seguir.
ARRINGTON, French L.
Comentário Bíblico do Novo Testamento. CPAD.
CHAMPLIN, R. N. O Novo
Testamento Interpretado Versículo por Versículo.
FEE, Gordon D. A
Manifestação do Espírito.
HORTON, Stanley.
Teologia Sistemática Pentecostal. CPAD.
HUGHES, R. Kent.
Disciplinas do Homem Cristão.
KEENER, Craig S.
Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. CPAD.
MACARTHUR, John. Bíblia
de Estudo MacArthur.
MACCHIA, Frank D.
Baptized in the Spirit.
PALMA, Anthony D. O
Espírito Santo e Você. CPAD.
QUEIROZ, Silas. Corpo,
Alma e Espírito. CPAD.
4. Voz e luz. Quando tiramos tempo para ouvir o Espírito, Ele fala de
muitas maneiras ao íntimo de nosso ser: traz sabedoria e revelação (Ef 1.17),
esclarece questões duvidosas (At 15.28) e gera entendimento e paz (Rm 8.14).
Ele — o Espírito de Deus — ilumina os olhos do nosso coração (Ef 1.18). Nesse
texto, coração (kardia) significa “homem interior”. Portanto, a expressão de
Paulo contempla o espírito humano, que, entrelaçado com a alma e inseparável
dela, são esses “olhos” — o centro da percepção espiritual — através dos quais
recebemos iluminação do Espírito para compreendermos as verdades divinas,
fundamentais para esta vida e para a vida eterna: “para que saibais qual seja a
esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos
santos” (Ef 1.18).
👉 A voz do Espírito não chega a nós como um ruído exterior, mas como luz que
penetra o interior do ser. Paulo ora para que Deus conceda espírito de
sabedoria e revelação (Ef 1.17, NVI), indicando que a vida cristã só amadurece
quando o coração se torna sensível à ação do Espírito. A palavra revelação,
apokálypsis, descreve o desvelar de algo que não poderíamos conhecer por
esforço próprio. Segundo Gordon Fee e Frank Macchia, essa iluminação não
acrescenta novas doutrinas, mas abre o entendimento para perceber a
profundidade daquilo que já foi dado em Cristo. O Espírito também fala
conduzindo a igreja em decisões difíceis. Em Atos 15.28, os apóstolos afirmam
que a orientação tomada “pareceu bem ao Espírito Santo e a nós”. O verbo
“pareceu”, dokeō, sugere discernimento amadurecido: mente renovada pelo
Espírito avaliando, testando e aprovando o que é correto. Champlin observa que
esse episódio é um modelo da cooperação entre a comunidade e o Espírito, quando
corações sensíveis percebem a direção divina em meio a questões complexas. Paulo
afirma que aqueles que são guiados pelo Espírito são filhos de Deus (Rm 8.14).
A direção do Espírito não é apenas doutrinária, mas afetiva. Ele gera
entendimento e paz. Anthony Palma comenta que a paz é um dos sinais mais claros
da atuação do Espírito no discernimento cristão, pois acalma impulsos, alinha
emoções e sustenta o coração em meio às incertezas. Uma mente iluminada não
reage às pressões com ansiedade, mas com serenidade produzida pelo Espírito. Quando
Paulo declara que o Espírito ilumina “os olhos do coração” (Ef 1.18), usa o
termo kardía, que no contexto bíblico significa o “homem interior”. Silas
Queiroz explica que espírito e alma, embora distintos, operam em profunda
unidade; é nessa interioridade que ocorre a percepção espiritual. Os “olhos do
coração” apontam para a capacidade de discernir a realidade segundo Deus. Craig
Keener acrescenta que essa expressão descreve a visão espiritual que o Espírito
produz para enxergarmos a vida a partir da perspectiva do reino. Essa
iluminação nos permite compreender verdades essenciais: a esperança da vocação
e as riquezas da herança dos santos (Ef 1.18). Horton afirma que a esperança
cristã não é expectativa vaga, mas convicção fundamentada na obra de Cristo.
Arrington e Menzies destacam que a herança mencionada por Paulo aponta tanto
para nossa identidade presente quanto para a glória futura. À medida que o
Espírito ilumina o coração, a fé deixa de ser conceito abstrato e se torna
percepção viva. O cristão passa a enxergar sua vida, seu chamado e seu futuro
com clareza espiritual que transforma práticas, escolhas e relacionamentos.
ARRINGTON, French L.
Comentário Bíblico do Novo Testamento. CPAD.
CHAMPLIN, R. N. O Novo
Testamento Interpretado Versículo por Versículo.
FEE, Gordon D. A
Manifestação do Espírito.
HORTON, Stanley. Teologia
Sistemática Pentecostal. CPAD.
KEENER, Craig S.
Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. CPAD.
MACCHIA, Frank D.
Baptized in the Spirit.
MENZIES, Robert P.
Empowered for Witness.
OLIVEIRA, Marcelo.
Alcance um Futuro Feliz e Seguro. CPAD.
QUEIROZ, Silas. Corpo,
Alma e Espírito. CPAD.
PALMA, Anthony D. O
Espírito Santo e Você. CPAD.
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SINOPSE I
O Espírito Santo desperta a
consciência, gera fé e renova a mente, ensinando e guiando o crente para uma
vida espiritual.
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
“O NOVO RELACIONAMENTO COM DEUS
Paulo usou a adoção para
ilustrar o novo relacionamento do cristão com Deus. Na cultura romana, o filho
adotado perdia todos os direitos que possuía em relação à família anterior, e
recebia todos os direitos de filho legítimo em sua nova família. Ele se tornava
herdeiro dos bens de seu novo pai. Da mesma forma, quando alguém se torna um
cristão, recebe todos os privilégios e responsabilidades de filho na família de
Deus. Um dos mais importantes privilégios é ser guiado pelo Espírito Santo (ver
Gl 4.5,6). Possivelmente existam ocasiões em que não sentimos que pertencemos a
Deus, mas o Espírito testemunha que somos. Sua presença em nosso interior nos
faz lembrar quem somos e nos encoraja com o amor de Deus (5.5). Não somos mais
escravos atemorizados, ao contrário, somos filhos de Deus. Que privilégio! Como
filhos, participamos dos grandes tesouros como coerdeiros de Cristo. Deus já
nos deu suas melhores dádivas: seu Filho, seu perdão e a vida eterna. Ele nos
encoraja a pedir qualquer outra coisa que possamos necessitar.” (Bíblia de
Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, pp.1565).
AMPLIANDO
O CONHECIMENTO
“REGENERAÇÃO
Regeneração, ou nascimento
espiritual, é uma recriação interna (um novo nascimento interior) da
espiritualidade de uma pessoa — uma transformação da vida de dentro para fora
(Rm 12.2; Ef 4.23,24). É uma obra do Espírito Santo, pois através dele Deus
transmite às pessoas o dom da vida eterna. Essa transformação marca o início de
um novo relacionamento pessoal com Deus para aqueles que entregam sua vida a
Cristo (Jo 3.16; 2Pe 1.4; 1Jo 5.11).” Amplie mais o seu conhecimento, lendo a
Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global, editada pela CPAD.
II. TESTEMUNHO, INTERCESSÃO E EDIFICAÇÃO
1. O Espírito testifica ao
espírito. Romanos 8 é riquíssimo quanto ao tema da função do espírito humano na
comunicação com Deus. Tratando da vida do cristão — a vida no Espírito —, Paulo
menciona a adoção espiritual, que é testificada pelo Espírito Santo ao espírito
do crente regenerado: “O próprio Espírito confirma ao nosso espírito que somos
filhos de Deus” (Rm 8.16). Essa comunicação entre o Espírito de Deus e o
espírito humano traz convicção e segurança em Cristo, o que somente pode ser
compreendido por meio da fé. Por isso, Paulo orava pelos efésios, para que
Cristo habitasse, pela fé, em seus corações e pudessem compreender e conhecer o
amor de Cristo, “que excede todo o entendimento” (Ef 3.19).
👉 A experiência cristã só se sustenta porque o Espírito Santo fala ao nosso
espírito de modo real, íntimo e contínuo. Paulo descreve essa verdade com
profundidade singular em Romanos 8, capítulo que muitos chamam, com razão, de o
ápice da vida no Espírito. Ali ele revela que a identidade do crente não nasce
de impressão emocional, mas da ação direta do próprio Deus dentro de nós.
Quando afirma que “o próprio Espírito confirma ao nosso espírito que somos
filhos de Deus” (Rm 8.16, NVI), Paulo usa o verbo grego symmartyreō, que
significa testemunhar junto, testificar com alguém. O Espírito não fala contra
nós, nem fala à parte de nós; Ele fala com o nosso espírito regenerado. Há uma
sinfonia interior, uma concordância profunda que só existe onde houve novo nascimento.
Essa obra é possível porque Deus restaurou em nós aquilo que o pecado havia
distorcido. O Comentário Histório-Cultural do NT lembra que o “espírito”
humano, em Paulo, é a dimensão mais profunda do ser, onde a pessoa percebe Deus
e responde a Ele. Stanley Horton observa que a regeneração reacende essa
capacidade espiritual antes adormecida, tornando o cristão apto a discernir a
presença e a voz do Espírito. Silas Queiroz também destaca que o espírito
humano é o ponto de encontro entre a consciência e a graça, o lugar onde a fé
se torna percepção viva. Não é mera intuição religiosa; é comunhão. Por isso, o
testemunho do Espírito produz segurança. Não é uma segurança psicológica, mas
teológica, enraizada na adoção espiritual. A palavra huiothesía, usada por
Paulo para “adoção”, descreve o ato jurídico pelo qual Deus declara o pecador,
agora regenerado, membro pleno de Sua família. O Espírito não apenas comunica
essa verdade; Ele a imprime em nós. É essa certeza que sustenta o crente nas
guerras espirituais, dúvidas, tentações e noites escuras da alma. A Bíblia de
Estudo Pentecostal enfatiza que essa convicção não depende do humor, mas da
presença fiel do Espírito. Essa mesma dinâmica interior aparece na oração de
Paulo pelos efésios. Ele pede que Cristo habite no coração deles “pela fé” e
que, assim, possam conhecer o amor que “excede todo o entendimento” (Ef 3.19).
O verbo grego para “habitar”, katoikeō, indica permanecer de forma estável e
contínua. Cristo não visita o coração; Ele o ocupa. E essa habitação contínua
faz o crente experimentar aquilo que a razão por si só não alcança. Como
destaca R. Kent Hughes, somente quando Cristo governa o interior é que o povo
de Deus cresce na compreensão espiritual do amor divino. Esse processo é
pedagógico. O Espírito testemunha, convence, ilumina, aprofunda, corrige e
forma Cristo em nós. Como lembra Craig Keener, a obra interior do Espírito não
é apenas carismática, mas transformadora. Ele é o Mestre que conduz o crente da
simples crença à convicção madura, da informação à comunhão, da doutrina à
vida. Assim, o testemunho do Espírito não é apenas um consolo; é a base da
maturidade cristã e o selo da nossa nova identidade em Deus.
ARRINGTON, French L.
Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD.
BEACON. Comentário
Bíblico Beacon. CPAD.
CHAMPLIN, R. N. O Novo
Testamento Interpretado Versículo por Versículo. São Paulo: Hagnos.
FEE, Gordon D. Paulo, o
Espírito e o Povo de Deus.
HORTON, Stanley.
Teologia Sistemática Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD.
HUGHES, R. Kent.
Disciplinas do Homem Cristão.
KEENER, Craig S.
Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD.
MACARTHUR, John. Bíblia
de Estudo MacArthur.
MENZIES, Robert.
OLIVEIRA, Marcelo.
Alcance um Futuro Feliz e Seguro. CPAD.
QUEIROZ, Silas. Corpo,
Alma e Espírito. CPAD.
PLENITUDE. Bíblia de
Estudo Plenitude.
PENTECOSTAL. Bíblia de
Estudo Pentecostal. CPAD.
APLICAÇÃO PESSOAL.
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
2. O Espírito intercede. Ainda em
Romanos 8 vemos Paulo tratando de outra ação do Espírito de Deus junto ao
espírito humano: a intercessão em nosso favor (vv.26,27). Essa ação permite
que, muito além de nosso intelecto, haja uma profunda súplica diante do Pai,
perfeitamente sintonizada com “a intenção do Espírito [...] que segundo Deus
intercede pelos santos” (Rm 8.2,27). Isso nos lembra do ensino de Paulo aos
Efésios, sobre a amplitude da ação divina em nosso favor, que não se limita ao
que pedimos ou pensamos, mas é conforme a presença do Espírito em nós (Ef 3.20).
O Senhor sempre nos surpreende com o seu extraordinário agir! Uma das razões
disso, certamente, é a ação do Espírito no processo de intercessão. Ele
prescruta nosso interior para muito além de nossa compreensão, agindo em nosso
espírito. Como Salomão escreveu: “O espírito do ser humano é a lâmpada do
Senhor, a qual examina o mais profundo do seu ser” (Pv 20.27 — NAA).
👉 A intercessão do Espírito em Romanos 8 revela uma dimensão da vida
espiritual que ultrapassa nossas palavras e até mesmo nossa consciência. Paulo
afirma que “o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza” (Rm 8.26). O verbo grego
usado aqui, synantilambanetai, transmite a ideia de alguém que se coloca ao
nosso lado e toma parte do peso que não conseguimos carregar sozinhos. Não se
trata apenas de auxílio; é parceria divina no momento em que a alma não
encontra linguagem. Quando Paulo diz que o Espírito intercede “com gemidos
inexprimíveis”, ele não descreve sons místicos, mas uma realidade profunda: o
Espírito ora dentro de nós conforme a perfeita vontade de Deus. O Comentário
Bíblico Pentecostal lembra que essa intercessão é trinitária. O Espírito
intercede, o Pai sonda os corações, e o Filho nos representa continuamente. É o
céu inteiro envolvido em nossa fraqueza. Keener observa que o crente não é
deixado à própria limitação emocional ou intelectual, porque o Espírito supre
aquilo que não sabemos expressar. Essa intercessão está sempre em perfeita sintonia
com “a intenção do Espírito” (Rm 8.27). O termo grego phronēma expressa mente,
inclinação, propósito. Não é apenas que o Espírito sabe o que queremos dizer;
Ele sabe o que realmente precisamos diante de Deus. Silas Queiroz explica que o
espírito humano regenerado torna-se o ponto de encontro dessa ação divina, onde
o Espírito ilumina e alinha nossa interioridade com a vontade do Pai. Paulo
relaciona essa ação ao modo como Deus trabalha além do que pedimos ou pensamos
(Ef 3.20). Horton comenta que esse texto é inseparável da doutrina da habitação
do Espírito Santo. O que Deus faz em nós e por nós é sempre proporcional à
presença dele em nosso interior. Isso significa que a oração guiada pelo
Espírito nunca é limitada por nossa visão estreita, porque nasce da própria
vida de Deus em nós. Essa obra também envolve sondar profundamente o ser
humano. Salomão diz que “o espírito do ser humano é a lâmpada do Senhor” (Pv
20.27). A imagem é poderosa: Deus ilumina, examina, revela e realinha. A Bíblia
de Estudo Aplicação Pessoal destaca que essa sondagem não condena; ela orienta,
corrige e cura. Por isso, quando o Espírito intercede, Ele não apenas leva
nossas necessidades ao Pai; Ele primeiro ajusta nosso coração para que a oração
reflita a vontade de Deus. Viver sob essa intercessão é aprender a confiar. É
saber que quando faltam palavras, Deus continua agindo. Quando a alma parece
confusa, o Espírito continua operando. Quando a fraqueza tenta nos paralisar, a
Trindade trabalha em nosso favor. Isso não deve gerar passividade, mas
descanso. A verdadeira vida de oração nasce da certeza de que não oramos
sozinhos. O Espírito nos toma pela mão e nos leva ao Pai, e isso sustenta a fé,
alimenta a esperança e fortalece a alma.
APLICAÇÃO PESSOAL.
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
ARRINGTON, French L.
Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. CPAD.
CHAMPLIN, R. N. O Novo
Testamento Interpretado Versículo por Versículo. Hagnos.
FEE, Gordon D. Paulo, o
Espírito e o Povo de Deus.
HORTON, Stanley.
Teologia Sistemática Pentecostal. CPAD.
KEENER, Craig S.
Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. CPAD.
MACARTHUR, John. Bíblia
de Estudo MacArthur.
PLENITUDE. Bíblia de
Estudo Plenitude.
PENTECOSTAL. Bíblia de
Estudo Pentecostal. CPAD.
QUEIROZ, Silas. Corpo,
Alma e Espírito. CPAD.
SINOPSE II
Espírito Santo testifica
com o nosso espírito que somos filhos de Deus e intercede em nosso favor de
maneira profunda e além do nosso entendimento.
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
“O ESPÍRITO NOS AUXILIA
Como cristão, você não
depende de seus recursos para lidar com os problemas. Mesmo quando não souber
as palavras certas para orar, o Espírito Santo ora com e por você, e Deus
responde. Com o Espírito o ajudando a orar, você não precisa ter receio de
aproximar-se de Deus. Peça ao Espírito Santo para interceder por você segundo a
vontade de Deus. Então, quando levar seus pedidos ao Pai, confie que Ele sempre
faz o melhor. [...] Mas essa promessa não é para todos, é apenas para os que
amam a Deus e são chamados por Ele; é somente para aqueles a quem o Espírito
Santo convenceu de receber a Cristo. Tais pessoas têm uma nova perspectiva, uma
nova maneira de pensar.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro:
CPAD, 2022, pp.1566).
III. EDIFICAÇÃO E FRUTO DO ESPÍRITO
1. O espírito ora bem. A ação do
Espírito de Deus na esfera do espírito humano é vista também na Carta aos
Coríntios, quando Paulo ensina sobre as línguas estranhas: “Porque, se eu orar
em língua estranha, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem
fruto” (1Co 14.14). As línguas estranhas são articuladas segundo o Espírito de
Deus (1Co 12.7-11). Quando oramos em línguas, portanto, oramos segundo o
Espírito. Esse processo de articulação espiritual atinge o perfeito propósito
divino (“o meu espírito ora bem”). O espírito ora bem, mas nosso intelecto não
compreende a mensagem. Mesmo assim somos edificados (1Co 14.4). Paulo não
apenas orava, mas também cantava em línguas (1Co 14.15). Que desfrutemos mais
desse extraordinário recurso de edificação espiritual, aperfeiçoando nosso
espírito na comunhão do Espírito de Deus. Ainda que não entendamos com a mente,
o nosso interior é fortalecido com poder. Falar em línguas é um presente divino
que renova nossa fé.
👉 A intercessão do Espírito Santo é uma das verdades mais consoladoras
reveladas nas Escrituras, e Paulo a coloca no coração de Romanos 8. Depois de
mostrar que o Espírito testifica ao nosso espírito, ele apresenta outra
dimensão dessa obra interior: o Espírito ora por nós. Paulo afirma que “o
Espírito nos ajuda em nossa fraqueza” (Rm 8.26, NVI). O verbo synantilambanetai
descreve alguém que vem ao lado do outro para carregar um peso que ele não
consegue levantar sozinho. Não é uma ajuda distante; é o próprio Deus colocando
Suas mãos sobre o fardo que pesa sobre o nosso interior. Paulo acrescenta que
não sabemos orar como convém. A fraqueza aqui não é falta de fé, mas limitação
humana. Nossa percepção é curta, nossas palavras são rasas e nossas emoções,
muitas vezes confusas. É nesse ponto que o Espírito entra em ação. Ele
“intercede por nós com gemidos que palavras não podem expressar” (Rm 8.26). O
termo stenagmois indica profundos suspiros espirituais, uma linguagem que nasce
além do intelecto e que o Comentário Bíblico Pentecostal descreve como
participação do Espírito na oração do crente, alinhando-o à vontade de Deus
mesmo quando ele não compreende o que precisa. Essa intercessão não é vaga.
Paulo garante que Ele ora “de acordo com a vontade de Deus” (Rm 8.27). Aqui
aparece a expressão “intenção do Espírito”, que em grego é to phronēma tou
pneumatos, o modo como o Espírito pensa, discerne e age. Robert Menzies lembra
que essa expressão revela o caráter pessoal e ativo do Espírito, que não é uma
força, mas alguém que conhece a mente do Pai e conduz o crente à mesma sintonia
espiritual. Esse ensino ecoa a oração de Paulo aos efésios. Ele afirma que Deus
age “infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos” (Ef 3.20), e o
faz “conforme o seu poder que atua em nós”, isto é, pela presença do Espírito.
Craig Keener observa que esse versículo não descreve apenas a generosidade
divina, mas a realidade da habitação do Espírito, que amplia nossa capacidade
de perceber, desejar e pedir aquilo que corresponde ao propósito de Deus. O
Espírito também perscruta nosso interior. Salomão afirma que “o espírito do ser
humano é a lâmpada do Senhor, a qual examina o mais profundo do seu ser” (Pv
20.27, NAA). Silas Queiroz explica que essa “lâmpada” não é um instrumento de culpa,
mas de revelação: é o lugar onde Deus ilumina, revela motivações e dirige a
oração. O Espírito Santo acende essa lâmpada, trazendo à tona o que não
conseguimos enxergar sozinhos e traduzindo nossas necessidades diante do Pai
com perfeita precisão. Por isso, a intercessão do Espírito não é apenas
auxílio; é transformação. Ele ora conforme a vontade de Deus e, ao mesmo tempo,
molda nosso coração para desejar aquilo que o Pai já determinou em Seu amor. É
um ministério silencioso, profundo, indispensável. Enquanto nossas palavras
falham, o Espírito ora. Enquanto nossos pensamentos se confundem, Ele discerne.
Enquanto nossa fé se enfraquece, Ele sustenta. A vida cristã só permanece firme
porque o Espírito Santo está intercedendo, continuamente, dentro de nós.
ARRINGTON, French L.
Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD.
BEACON. Comentário
Bíblico Beacon. CPAD.
CHAMPLIN, R. N. O Novo
Testamento Interpretado Versículo por Versículo. Hagnos.
FEE, Gordon D. Paulo, o
Espírito e o Povo de Deus.
HORTON, Stanley.
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KEENER, Craig S.
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MACARTHUR, John. Bíblia
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MENZIES, Robert.
OLIVEIRA, Marcelo.
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QUEIROZ, Silas. Corpo,
Alma e Espírito. CPAD.
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Estudo Plenitude.
PENTECOSTAL. Bíblia de
Estudo Pentecostal. CPAD.
APLICAÇÃO PESSOAL.
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
2. O ápice da vida cristã. Outra
maravilhosa obra do Espírito Santo no crente é a produção das virtudes listadas
por Paulo em Gálatas 5.22. Chamadas de fruto do Espírito, representam o ápice
da vida cristã e envolvem nosso ser por inteiro. O espírito do convertido é
santificado pelo Espírito de Deus dia após dia: “haveis sido santificados [...]
pelo Espírito do nosso Deus” (1Co 6.11). A obra do “Espírito de santificação”
(Rm 1.4) vai progredindo e o crente passa, cada vez mais, a expressar amor,
alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e
domínio próprio (1Co 12.31; 13.1-13). Isso é viver e andar no Espírito (Gl
5.25).
👉 A maturidade espiritual não acontece por acúmulo de informações, mas pelo
caráter que o Espírito Santo forma em nós. Paulo chama essa obra de fruto do
Espírito. O termo karpós no grego aponta para algo que nasce de dentro para
fora, resultado de uma vida unida ao Espírito. Por isso, o fruto não é uma
lista de virtudes isoladas, mas uma única realidade espiritual que se manifesta
em várias expressões da graça. O Comentário Bíblico Pentecostal lembra que não
são “frutos”, mas “fruto”, porque o Espírito forma um caráter inteiro, não
partes desconectadas. Paulo afirma que fomos “santificados pelo Espírito do
nosso Deus” (1Co 6.11). O verbo hēgiasthēte está no aoristo, indicando uma obra
iniciada por Deus, completa em sua base, mas continuada ao longo da vida. Silas
Queiroz observa que o espírito humano regenerado se torna o “centro da
consciência espiritual” onde o Espírito Santo trabalha diariamente, moldando
desejos, afetos e decisões. Essa é a ação contínua do “Espírito de
santificação” mencionado em Romanos 1.4. Gálatas 5.22 traz as expressões desse
caráter moldado por Deus. Amor, alegria e paz são virtudes direcionadas a Deus.
Longanimidade, benignidade e bondade se voltam ao próximo. Fidelidade, mansidão
e domínio próprio tocam nossa própria estrutura interior. Gordon Fee destaca
que essas virtudes são a própria vida de Cristo sendo reproduzida no crente, e
não meras qualidades éticas que tentamos alcançar pela força de vontade. Kent
Hughes afirma que essa é a verdadeira disciplina espiritual: não o esforço
isolado, mas a cooperação humilde com a obra do Espírito. Esse processo revela
o que significa “andar no Espírito” (Gl 5.25). O verbo stoicheō traduzido como
“andar” descreve o ato de manter o passo, como alguém que segue o ritmo de
outro. É o Espírito quem dita o compasso, e nós aprendemos a ajustar nossa vida
ao movimento dele. A Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal ensina que isso envolve
tanto dependência quanto intencionalidade. Não é passividade, mas rendição
ativa. Por isso Paulo relaciona o fruto do Espírito ao amor descrito em 1
Coríntios 13. O Comentário Beacon afirma que aquele capítulo não apresenta
apenas um ideal ético, mas o padrão do caráter formado no crente pela ação
contínua do Espírito. Não se trata de “tentar ser melhor”, mas de permitir que
Cristo viva em nós pelo Espírito, como Paulo testemunha em Gálatas 2.20. O
ápice da vida cristã, portanto, não é o acúmulo de dons, a multiplicação de
atividades ou o reconhecimento público. É tornar-se semelhante a Cristo. É
permitir que o Espírito transforme nosso espírito de tal maneira que nossas
atitudes, reações e escolhas sejam expressão da presença dele. E isso ocorre
dia após dia, de maneira paciente e progressiva. Assim crescemos. Assim
amadurecemos. Assim nos tornamos testemunhas vivas de que o Espírito realmente
habita em nós.
APLICAÇÃO PESSOAL.
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
ARRINGTON, French L.
Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. CPAD.
BEACON. Comentário
Bíblico Beacon. CPAD.
CHAMPLIN, R. N. O Novo
Testamento Interpretado Versículo por Versículo. Hagnos.
FEE, Gordon D. Paulo, o
Espírito e o Povo de Deus.
HORTON, Stanley.
Teologia Sistemática Pentecostal. CPAD.
HUGHES, R. Kent.
Disciplinas do Homem Cristão.
KEENER, Craig S.
Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. CPAD.
MACARTHUR, John. Bíblia
de Estudo MacArthur.
OLIVEIRA, Marcelo.
Alcance um Futuro Feliz e Seguro. CPAD.
PLENITUDE. Bíblia de
Estudo Plenitude.
PENTECOSTAL. Bíblia de
Estudo Pentecostal. CPAD.
QUEIROZ, Silas. Corpo,
Alma e Espírito. CPAD.
SINOPSE III
A oração em línguas edifica
o espírito, e o Espírito Santo produz virtudes que representam o ápice da vida
cristã, como amor, gozo e paz.
CONCLUSÃO
É Cristo quem
proporciona essa profunda comunhão do espírito humano com o Espírito de Deus.
Como Paulo afirma, “o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito” (1Co
6.15-17). Por isso, não nos enganemos: quando o Espírito de Deus age em nós Ele
sempre glorifica a Cristo (Jo 16.14).
👉 É Cristo quem torna possível essa comunhão profunda entre o espírito
humano e o Espírito de Deus. Paulo é categórico ao afirmar: “aquele que se une
ao Senhor é um só espírito com Ele” (1Co 6.17). Ou seja, a união com Cristo, realidade
operada pela regeneração e selada pelo Espírito, cria um vínculo vivo,
espiritual e permanente, que transforma completamente o modo como nos
relacionamos com Deus. Essa verdade impede qualquer compreensão superficial da
obra do Espírito. Não existe ação autêntica do Espírito Santo que não esteja
totalmente centrada na pessoa e na obra de Cristo. O próprio Jesus afirmou:
“Ele me glorificará” (Jo 16.14). Essa é a marca distintiva da obra do Espírito:
conduzir-nos sempre a Cristo, exaltar Cristo, revelar Cristo, formar Cristo em
nós. Onde Cristo não é glorificado, o Espírito não está agindo por mais
“espiritual” que algo pareça. Assim, a comunhão que experimentamos não é fruto
de misticismo humano, nem de emoções religiosas momentâneas. É fruto da
mediação viva do Filho de Deus, que, pela ação do Espírito, nos faz participar
da própria vida divina. É Cristo quem abre o caminho; é o Espírito quem o
aplica ao nosso coração; e é o Pai quem nos recebe em amor. Essa união nos
chama a viver de modo coerente com quem somos: homens e mulheres unidos ao
Senhor, guiados pelo Espírito e dedicados à glória de Cristo em tudo. Para uma
conclusão perfeita, precisamos aplicar a lição à vida dos nossos alunos:
1. Cultive diariamente a consciência de sua união com
Cristo. Não viva como alguém
separado dEle. Antes de qualquer decisão, reação ou palavra, lembre-se: você é
um só espírito com o Senhor. Ore pedindo que o Espírito alinhe seus
pensamentos, desejos e atitudes à mente de Cristo.
2. Discernimento espiritual: avalie tudo pela régua da
glória de Cristo. Pergunte sempre: isso glorifica a Cristo? Isso me aproxima dEle? Se uma
doutrina, prática, influência ou voz não exaltar Cristo, descarte. O Espírito
Santo nunca age para promover o ego humano, mas para ampliar a beleza de Cristo
em nós.
3. Submeta sua vida ao agir intercessor do Espírito. Abra espaço para oração
profunda, humilde e sincera. Quando faltar palavras, ou quando não souber o que
pedir, confie no Espírito que intercede por você conforme a vontade de Deus.
Entregue suas fraquezas a Ele e permita que essa intercessão molde seu coração.
Viva para
a máxima glória do Nome do Senhor Jesus!
Viva conectado a Cristo, adore com sinceridade, sirva com amor e
aja com justiça, para que cada atitude reflita a glória de Deus no mundo.
Meu
ministério aqui é um chamado do coração: compartilhar o ensino da
Palavra de Deus de forma livre e acessível, para que você, irmão ou irmã em
Cristo, possa crescer na fé e no conhecimento das Escrituras, sem barreiras,
com subsídios preparados por um Especialista em Exegese Bíblica do Novo Testamento.
Todo o material que ofereço é fruto de
oração, estudo e dedicação, e está disponível gratuitamente para que a luz do
Evangelho alcance ainda mais vidas sedentas pela verdade. Porém, para que essa
missão continue firme, preciso da sua ajuda.
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REVISANDO O CONTEÚDO
1. Como se dá a obra inicial do Espírito Santo em nós?
A ação do Espírito Santo começa
em nossa consciência, despertando-a da culpa pelo pecado, e apontando a
necessidade de perdão.
2. O que é a pedagogia do Espírito?
Paulo refere-se ao papel
pedagógico do Espírito, que nos ensina as coisas espirituais (2.13), como Jesus
havia prometido: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em
meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos
tenho dito” (Jo 14.26).
3. Como se dá o processo de intercessão do Espírito?
Essa ação permite que, muito
além de nosso intelecto, haja uma profunda súplica diante do Pai, perfeitamente
sintonizada com “a intenção do Espírito [...] que segundo Deus intercede pelos
santos” (Rm 8.26,27).
4. Qual a importância da oração em línguas?
Quando oramos em línguas,
portanto, oramos segundo o Espírito. Esse processo de articulação espiritual
atinge o perfeito propósito divino (“o meu espírito ora bem”).
5. O que é viver e andar no Espírito?
A obra do “Espírito de
santificação” (Rm 1.4) vai progredindo e o crente passa, cada vez mais, a
expressar amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,
mansidão e domínio próprio (1Co 12.31; 13.1-13). Isso é viver e andar no
Espírito (Gl 5.25).
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
O ESPÍRITO HUMANO E O
ESPÍRITO DE DEUS
No estudo desta lição,
veremos a ação do Espírito Santo na vida do crente. Quando o pecador aceita a
fé, recebe o Espírito Santo que opera em sua consciência, convence-o do pecado
e aponta a necessidade de perdão. Em seguida, na trajetória da vida cristã, o
Espírito atua como um professor, ensinando e trazendo à memória todas as coisas
que o convertido aprende com Cristo por meio das Escrituras Sagradas (Jo
14.26). O resultado desse processo é a maturidade espiritual e uma vida cristã
profícua e frutífera na presença de Deus (Gl 5.22). Nesse sentido, a ação do
Espírito de Deus no interior humano tem o poder de transformá-lo e moldá-lo
conforme a vontade de Deus. Trata-se de um processo de santificação que é
impossível de ser alcançado apenas pelo esforço humano. Sem a ação do Espírito
não podemos ser santificados e trazidos a uma intimidade profunda com Deus (Rm
8.26,27).
Conforme explica Lawrence
O. Richards em seu livro Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento
(CPAD), sobre a santificação na verdade, ensinada por nosso Senhor Jesus (Jo
17.17): “Três conceitos teológicos críticos se encontram neste único versículo.
‘Verdade’, ‘Santificação’ e a ‘Palavra’ de Deus. ‘Santificar’ significa tornar
santo, e/ou separar para uso sagrado. A ‘verdade’ é a realidade como Deus a
entende e a revela por meio das Escrituras e do Filho. A ‘Palavra’ é o meio,
escrito e encarnado, pelo qual Ele rompe o véu da confusão humana e revela a
realidade como Ele — como Criador e Redentor — conhece. Quando colocarmos a
nossa confiança na revelação de Deus e agirmos de acordo com ela, nós nos
moveremos sob o campo da realidade, em que sentiremos a transformação e seremos
úteis para o Senhor. [...] No AT, a santificação é uma questão de isolamento.
No NT, a santificação é uma questão de transformação — uma obra dinâmica e
purificadora do Espírito Santo dentro de nós que nos capacita a viver vidas
santas enquanto desempenhamos nossos papéis numa sociedade que é basicamente
corrupta e hostil a Deus”. (2007, pp.237,238).
Destarte, assim como os
discípulos sentiram a necessidade de alguém que os continuasse a guiar com a
partida do Mestre, nós também precisamos do Espírito Santo para nos ensinar,
instruir e revelar o que agrada a Deus. A promessa do paracleto não ficou
restrita aos discípulos do primeiro século. Ela também se estende até os nossos
dias. O Espírito continua a cumprir a incumbência de capacitar a sua igreja,
seja por meio da inspiração das Sagradas Escrituras ou por intermédio dos dons
espirituais, a cumprir os propósitos de Deus para alcançar esta geração (Mt
28.20).