Lições Bíblicas do 4º Trimestre de 2013 - CPAD -
Jovens e Adultos
Título: Sabedoria de Deus para uma vida vitoriosa — A atualidade de Provérbios e Eclesiastes
Título: Sabedoria de Deus para uma vida vitoriosa — A atualidade de Provérbios e Eclesiastes
Comentarista: José Gonçalves
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
Elaboração e pesquisa para a Escola Dominical da Igreja de Cristo no Brasil, Campina Grande-PB;
Postagem no Blog AUXÍLIO AO MESTRE: Francisco A Barbosa.
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
Elaboração e pesquisa para a Escola Dominical da Igreja de Cristo no Brasil, Campina Grande-PB;
Postagem no Blog AUXÍLIO AO MESTRE: Francisco A Barbosa.
Lição 6:
O exemplo pessoal na educação dos filhos
10 de
novembro de 2013
Trimestre comemorativo ao quarto ano do Blog Auxílio ao Mestre
TEXTO ÁUREO
“O justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados
serão os seus filhos depois dele” (Pv 20.7).
VERDADE PRÁTICA
A melhor forma de se educar um filho é através do
exemplo, pois as palavras passam, mas o exemplo permanece.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Provérbios
4.1-9
1 - Ouvi, filhos, a correção do pai e estai atentos
para conhecerdes a prudência.
2 - Pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha
lei.
3 - Porque eu era filho de meu pai, tenro e único em
estima diante de minha mãe.
4 - E ele ensinava-me e dizia-me: Retenha as minhas
palavras o teu coração; guarda os meus mandamentos e vive.
5 - Adquire a sabedoria, adquire a inteligência e
não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca.
6 - Não desampares a sabedoria, e ela te guardará;
ama-a, e ela te conservará.
7 - A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois,
a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento.
8 - Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu,
ela te honrará.
9 - Dará á tua cabeça um diadema de graça e uma
coroa de glória te entregará.
OBJETIVOS
Após esta
aula, o aluno deverá estar apto a:
• Reconhecer a
importância de se colocar limites aos filhos;
• Saber do valor do exemplo na educação dos filhos, e
• Promover a educação integral da criança.
PALAVRA-CHAVE
Influência: Ação ou efeito de influir, isto é, fazer
fluir, correr para dentro de.
COMENTÁRIO
introdução
Nas lições anteriores,
vimos que a expressão “ouve filho meu” soa como um refrão no livro de
Provérbios. É o apelo de um pai amoroso, ensinando ao filho as regras do bom
viver. É a partir de um conjunto de valores, já padronizado, que o pai assim o
faz. Entretanto, sua preocupação não é despejar sobre o filho um código de
regras, mas ensinar valores que o prepararão para a vida. Para isto, ele
utilizará o exemplo, mostrando que a atitude fala muitas vezes mais alto que as
palavras!. [Comentário: Dando
sequência ao estudo do livro de Provérbios, estudaremos hoje o que este livro
nos fala sobre a educação dos filhos. Salomão tinha aprendido de seu pai sobre
os caminhos de Deus, e agora instrui quanto a isso os seus próprios filhos.
Deus quer que os ensinos sobre a verdadeira piedade e o conhecimento dos seus
caminhos sejam ministrados primeiramente pelos pais e pelos exemplos ocorridos
no lar (Dt 6.7). A palavra grega paideia, "treinamento
infantil", "instrução", "alimentação", abrange todo o
cultivo da mente e da moral de uma criança, e o emprego de ordens e admoestações,
censura e castigo, com a finalidade de atingir este objetivo (Ef 6.4). Quando
aplicada a adultos, ela fala daquilo que desenvolve a alma, corrigindo erros e
controlando paixões através da "instrução" na justiça (2Tm 3.16).
Quando aplicada a crianças, tem o sentido de treinamento infantil ou
"castigo" (Hb 12.5,7,11; Pv 3.11,12; 15.5). A educação judaica era
primeiramente religiosa e, até a época do Novo Testamento, dava-se em casa. Era
dever do pai instruir seu filho sobre as tradições religiosas (Ex 12.26,27; Dt
4.9; 6.7).Continua sendo nosso o dever de passar aos nossos filhos os valores que
o prepararão para a vida; como diz um adágio popular: “a palavra convence, o
exemplo arrasta”]. Tenhamos todos uma excelente e abençoada aula!
I. A IMPORTÂNCIA DOS LIMITES
1. Satisfazendo necessidades, não vontades. Um princípio utilizado no treinamento de líderes, e
que tem se mostrado bastante eficaz, é a máxima de que “liderar é satisfazer
necessidades, não vontades”. No universo educacional, o princípio torna- se
ainda mais forte e verdadeiro. Todo pai deve saber que o filho, especialmente se
ainda é criança, deseja que suas vontades sejam imediatamente satisfeitas. Mas
de que realmente a criança necessita? Embora queira comer só doces, ela precisa
de uma alimentação balanceada para ter um crescimento saudável. É para isso que
aponta a sabedoria de Provérbios 29.15. Portanto, estabeleçamos limites às
crianças, não apenas quanto à alimentação, mas principalmente acerca dos
valores morais e espirituais. [Comentário: Os pais
devem ensinar seus filhos a como se conduzir neste mundo, a como exercer o
papel que Deus reservou à humanidade e, nesta tarefa de ensino e instrução,
assemelham-se a Deus, Ele próprio chamado de Pai, precisamente porque é o
Criador e o Instruidor dos homens (Hb.12:7-9). Neste quesito, notemos o que
Salomão afirma em Provérbios 29.15: “a vara e a disciplina dão sabedoria,
mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe”. A criança
entregue a si mesma vive sem restrições, tem permissão para se comportar mal e
não é corrigida. Esse filho leva vergonha aos pais. Como é difícil encontrar o
equilíbrio. Muitas vezes os pais não são constantes ou deixam de disciplinar ou
são severos demais na punição. É necessário muita oração, paciência e
perseverança para ser pais com a mistura exata de amor e de disciplina. Mas o
esforço vale a pena].
2. Presença versus Agressão. Os educadores descrevem como referências negativas, na educação da
criança, a figura do “pai ausente” e a da “mãe superprotetora”. O pai ausente é
omisso na educação de seus filhos. Evitando o diálogo, vale-se de métodos
agressivos para impor-lhes a sua autoridade. Ele fala sempre aos gritos. O
autor dos Provérbios, porém, exorta-nos a ensinar a criança no caminho em que
deve andar, mas não aos gritos, nem utilizando-se de violência (Pv 22.6). A mãe
superprotetora, por seu turno, temendo produzir algum trauma na formação da
criança, acaba por não corrigi-la. Não é isso o que as Escrituras ensinam: o
pai e mãe são os responsáveis pela disciplina dos filhos, e não podem fugir a
esse dever (Pv 13.24). [Comentário: Deus
disciplina seus filhos, e os pais terrenos também devem fazê-lo. O pai amoroso
inflige desconforto temporário aos filhos para afastá-los de futuras tragédias
que, inevitávelmente, acompanham a vida sem disciplina. Observe o objetivo
divino ao nos por em disciplina: para que possamos desfrutar de sua santidade e
aprender a viver sábia e retamente (Hb 12.10-11). Os pais devem disciplinar os
filhos pelos mesmos motivos. Não obstante isso, os pais têm abdicado deste
dever que lhes foi dado pelo próprio Deus e deixado que seus filhos sejam
instruídos por babás, ou pelas creches, pelos avós, pelas escolas e pior, pela
TV, e já sabemos dos funestos resultados para essa criança, com o total
desencaminhamento de nossas crianças, adolescentes e jovens, inclusive entre os
filhos de pais crentes. A correção é uma função e uma responsabilidade do pai
para com os seus filhos (Pv 23.13; 29.17; Jr 2.30; Hb 12.9) e de DEUS para com
o seu povo (Jó 5.17; Pv 3.12; Hb 12.7,9). Tanto os termos em hebraico como em
grego para disciplina e correção, sugerem um significado duplo: instruir,
guiar, argumentar; e, também, punir, castigar, reprovar. A correção é visível
em todo o processo de criação dos filhos, como sugere o termo grego mais comum
paideuo, "educar um filho", envolvendo tanto a orientação positiva,
como a disciplina negativa, no caso de má conduta. A expressão que mostra que a
Palavra de Deus é útil para a correção (2 Tm 3.16), ressalta o seu valor na
melhoria de vida e do caráter do crente. O termo grego aqui significa
"restauração a um estado de retidão"].
SINOPSE DO TÓPICO (I)
Os pais devem satisfazer as necessidades dos
seus filhos, não vontades; devem educá-los, não agredi-los
II. ENSINANDO ATRAVÉS DO EXEMPLO (VALORES)
1. Ética da personalidade. Hoje, mais do que nunca, necessitamos educar nossas crianças, tomando
por base os valores morais e espirituais da Bíblia Sagrada. A ética ensinada
pelas escolas seculares e pela mídia é relativista e permissiva. O que conta
não é o ser e sim o ter. Com isso, nossos filhos ficam completamente
desprotegidos diante das armadilhas deste mundo, por não terem ainda a noção do
certo e do errado, conforme destaca Salomão em Provérbios 7.6,7. Nessa
passagem, deparamo-nos com a triste figura do jovem simples e desprotegido
diante da sedução do mundo. Algumas questões precisam ser elucidadas nesse
texto. A palavra “simples”, traduzida do hebraico pethy, refere-se a uma pessoa
tola e ingênua. O termo hebraico leb traduzido por “coração”, “ser interior” ou
“juízo”, é usado para descrever o caráter moral do indivíduo. O que faltou ao
jovem de Provérbios 7 foi exatamente a noção de valores morais bem demarcados.
O resultado não poderia ser outro: ele caiu nas garras do pecado. Não
permitamos, pois, que o mesmo ocorra com os nossos filhos. Vamos instruí-los
enquanto é tempo. [Comentário: A
importância do papel dos pais, como visto supra, já explica porque o livro de
Provérbios, cujo objetivo é ensinar como saber viver sobre a face da Terra,
dedica-se a este tema largamente. É evidente que, tendo os pais sido escolhidos
por Deus para que fossem os mestres de seus filhos, o saber viver abarcasse a
questão da educação dos filhos. Os pais não criam os filhos para si. Eles os
educam para o mundo. É na prática da vida que os filhos provarão se os pais
foram ou não competentes na sublime missão de educá-los. É fundamental que o
filho siga o que lhe for ensinado pelos seus pais e este ‘seguir’ só é possível
mediante o exemplo (a palavra convence, mas o exemplo arrasta), pois as
palavras apresentam maior peso quando acompanhadas por gestos e atitudes.
Quando Salomão escreve a respeito da necessidade de não consentirmos com os
pecadores, mostra que os pecadores convidam o filho a cometer as mesmas
atitudes que eles cometem, façam o mesmo que eles fazem (Pv 1.10-16), isso
denota que o aprendizado vem pelo exemplo, pela imitação do que é feito e não
pelo guardar no intelecto aquilo que se falou apenas.].
2. Ética do caráter. A
ética coloca os valores no lugar onde eles devem estar. A ideia, aqui, é educar
a pessoa, tomando por base os valores ensinados na Bíblia. O mais importante
não são os sentimentos, mas o comportamento. Não é a sensibilidade, mas o
compromisso com a atitude correta a se tomar. É exatamente isso que Salomão diz
ter herdado do seu pai e o mesmo objetiva transmitir ao seu “filho” (Pv 4.3,4). [Comentário: Salomão
tinha aprendido de seu pai sobre os caminhos de Deus, e agora instrui quanto a
isso os seus próprios filhos. Deus quer que os ensinos sobre a verdadeira
piedade e o conhecimento dos seus caminhos sejam ministrados primeiramente
pelos pais e pelos exemplos ocorridos no lar (Dt 6.7). Há muitos pais que até
indicam o caminho a seguir, mas não o trilham juntamente com o seu filho. O
resultado é que de nada aproveitará esta instrução, pois é o caminhar junto com
ele que o fará se lembrar dele e não a mera indicação, o mero dizer. O que
ficará na mente do filho é o caminho trilhado pelo pai e se o pai andar por
caminho que ao homem parece direito, mas cujo fim é a morte (Pv.14:12; 16:25) ,
será por ele que o filho percorrerá, por mais que o pai indique que o caminho
da salvação seja outro. Os sábios continuam a tradição de sabedoria passando às
gerações seguintes a sabedoria que aprenderam de seus pais. Idade e experiência
não são autoridades absolutas, mas são fatores importantes e devem ser tidas em
alto grau (Lv 19.32)].
SINOPSE
DO TÓPICO (II)
O caráter cristão é formado a partir de uma
educação que toma por base os valores ensinados na Bíblia.
III. EDUCAÇÃO INTEGRAL
1. Desenvolvimento mental. Provérbios mostra o quanto é importante os mais jovens serem treinados
para que tenham o discernimento adequado para a vida. Por isso, Salomão mostra
os frutos desse treinamento: sabedoria, disciplina, sensatez, justiça, direito,
retidão, habilidade, prudência, conhecimento e reflexão. Todo esse aprendizado
valia-se de uma técnica apurada de memorização, visando preparar integralmente
o jovem à vida. Por conseguinte, inclinemos o coração ao entendimento (Pv 2.2).
Atemos a benignidade ao pescoço, escrevemo-la na tábua do coração (Pv 3.3) e
guardemos a instrução no lugar mais íntimo do ser (Pv 4.21). [Comentário: O
Antigo Testamento tem no coração a base da razão e da vontade. A moderna
distinção popular entre conhecimento do coração e conhecimento da mente não tem
aplicação aqui. O contraste usual do Antigo Testamento é entre obediência
formal ou externa, à qual falta um verdadeiro assentimento da vontade, e a
disposição, a obediência de todo o coração. Os termos hebraicos para
benignidade e fidelidade indicam claramente que a sabedoria está avançando
dentro da aliança com Deus. A instrução é um ensino prático para a vida,
baseada no caráter de Deus revelado em sua Palavra. O firme propósito de Deus é
que sua Palavra esteja no coração do seu povo (cf. Sl 119.11; Jr 31.33). Paulo
declara explicitamente: "A palavra de Cristo habite em vós
abundantemente, em toda a sabedoria" (Cl 3.16; cf. 2 Tm 3.15-17). Esse
preceito somente pode ser cumprido se, diária e continuamente, examinarmos as
Escrituras (Sl 119.97-100; Jo 8.31,32). Uma maneira de fazer isso é ler o NT
todo duas vezes por ano, e o AT uma vez por ano (cf. Is 29.13; ver Tg 1.21)].
2. Desenvolvimento moral. A
preocupação do sábio com o desenvolvimento moral e espiritual do aprendiz é
claramente demonstrada em sua insistência em educá-lo, tomando por base a
justiça, o direito e a retidão. Isso pode ser visto, quando Salomão destaca a
prática da justiça (Pv 22.22,23), os bons princípios (Pv 22.28; 23.10,11), a
instrução e a disciplina (Pv 23.13; 14.22-25), a prudência nas relações sociais
(Pv 23.6-8) e o exercício da misericórdia (Pv 24.11,12). [Comentário: Uma das
mais veementes admoestações aos pais em Provérbios é para disciplinarem os
filhos para que possam ser libertos da morte física. A disciplina capacita a
criança a desfrutar de uma vida plena e feliz. Não há dúvida de que restará uma
grande alegria no coração de mães e pais quando os filhos adultos escolhem a
vereda da sabedoria. Esse filho deve ser louvado por suas escolhas sábias. Não
é interessante que para a maioria de nós, pais, é muito mais fácil reclamarmos
sem parar quando o filho se mostra insensato, mas, por outro lado, deixamos de
elogiar quando o filho anda com sabedoria? Uma forma vital de expressar amor a
Deus é cuidar do bem-estar espiritual dos filhos e esforçarmo-nos para levá-los
a um real relacionamento com o Senhor. O ensino da Palavra de Deus aos filhos
deve ser uma tarefa altamente prioritária dos pais (Sl 103.13; Lc 1.17; 2Tm
3.3). O ensino das coisas de Deus deve partir do lar, e nisso, tanto o pai como
a mãe deve participar. Cultuar a Deus no lar não é uma opção; pelo contrário, é
um mandamento direto do Senhor (Êx 20.12; Lv 20.9; Pv 1.8; 6.20; 2Tm 1.5). O
propósito da instrução bíblica pelos pais é ensinar os filhos a temer ao
Senhor, a andar em todos os seus caminhos, a amá-lo e ser-lhe grato e a
servi-lo de todo o coração e alma (Dt 10.12; Ef 6.4). O crente deve
proporcionar sabiamente aos seus filhos uma educação teocêntrica, em que tudo
se relacione com Deus e às suas coisas (Dt 4.9; 11.19; 32.46; Gn 18.19; Êx
10.2; 12.26,27; 13.14-16; Is 38.19)].
SINOPSE
DO TÓPICO (III)
A educação cristã do jovem crente deve ser
pensada numa perspectiva integral. Isto é, desenvolvendo a vida moral e
espiritual.
CONCLUSÃO
Num momento em que os
modelos educacionais experimentam uma grave crise de valores, é urgente
estudarmos o livro de Provérbios, a fim de extrairmos preciosas lições à
educação dos nossos jovens, adolescentes e crianças. Não podemos consentir que
a cultura deste século inocule, em nossos filhos, o veneno de um ensino
permissivo e contrário aos valores da Bíblia Sagrada. Preservemos o que os
nossos pais na fé construíram e, com muito sacrifício, deixaram-nos como legado
espiritual e moral.
[Comentário: Vivemos
dias difíceis, em qualquer área da vida secular há oposição ao Sagrado e à tudo
que se baseia em princípios cristãos. A educação secular não é exceção e, via
de regra, ridiculariza o ‘religioso’. A família moderna vem sofrendo grandes
transformações e as famílias cristãs também são afetadas. Basta olharmos à
nossa volta, aqui mesmo onde nos congregamos, e observarmos os casais ainda
muito jovens, sem o compromisso do casamento, tornando-se pais no seio da
Igreja. A educação certamente falhou; talvez ela tenha sido terceirizada. Todas
as ações dos pais para com os filhos têm como base o amor. Mas amar não
significa abonar os atos errados dos filhos. O maior ato de amor dos pais para
com os filhos é corrigir quando eles estiverem errados; adverti-los quando
forem repreensíveis. Amar não significa fechar os olhos para o erro; mas com
mansidão corrigi-lo. Nossos filhos não são como os do “mundo”, nem nós, pais
como os do “mundo”. “A base da paternidade competente está em ser capaz de
colocar-se por trás dos olhos de seu filho, vendo o que ele vê e sentindo o
que ele sente.].
NaquEle que me garante: "Pela graça sois
salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Ef 2.8),
Graça e Paz a todos
que estão em Cristo!
Francisco de Assis
Barbosa
Cor mio tibi offero, Domine, prompte et
sincere
Meu coração te
ofereço, Senhor, pronto e sincero (Calvino)
Campina Grande-PB
Novembro de 2013.
VOCABULÁRIO
Elucidativo: Que elucida;
explicativo.
Atroam: Ato ou efeito de atroar;
barulham, estrondam.
Inocule: Introduza, insira ou
entre.
EXERCÍCIOS
1. Quais os principais limites
que os pais devem estabelecer às crianças?
R. Os
valores morais e espirituais.
2. Explique as referências
negativas na educação da criança para “o pai ausente” e a “mãe superprotetora”.
R. O
“pai ausente” é omisso na educação dos filhos. Sem diálogo, usa métodos
agressivos para impor-lhe a sua autoridade. A “mãe superprotetora”, temendo
produzir algum trauma na formação da criança, acaba por não corrigi-la.
3. Com base em que devemos
educar as nossas crianças?
R. Nos
valores ensinados pela Bíblia.
4. O que o livro de Provérbios
destaca como importante para o ensino aos jovens?
R. Que
eles sejam treinados para terem o discernimento adequado para a vida.
5. Você tem se preocupado com
a educação dos seus filhos?
R. Resposta
pessoal.
NOTAS
BIBLIOGRÁFICAS
OBRAS
CONSULTADAS:
-. Lições Bíblicas do 3º Trimestre de 2013 - CPAD - Jovens e Adultos; Comentarista: Pr. Elienai Cabral; CPAD;
-. Bíblia de Estudo Pentecostal – BEP (Digital);
-. Bíblia de Estudo Plenitude, Barueri, SP; SBB 2001, Dinâmica do Reino – Confissão de Fé; p. 1239;
-. Bíblia de Estudo Defesa da Fé: Questões reais; Respostas precisas; Fé Solidificada. 1 ed., RJ: CPAD, 2010.
-. http://pastorjosegoncalves.blogspot.com.br/2013/10/sabios-conselhos-para-um-viver-vitorioso.html.
-. HENRY, M. Comentário Bíblico Antigo Testamento: Jó a Cantares de Salomão. 1 ed., RJ: CPAD, 2010;
-. WRIGHT, H. N. Tornando-se Grandes Pais: 12 Segredos para criar filhos responsáveis. 1 ed., RJ: CPAD, 2009;
-. TAYLOR, K. N. Estudos Devocionais para Crianças. 1 ed., RJ: CPAD, 2008.
-. Lições Bíblicas do 3º Trimestre de 2013 - CPAD - Jovens e Adultos; Comentarista: Pr. Elienai Cabral; CPAD;
-. Bíblia de Estudo Pentecostal – BEP (Digital);
-. Bíblia de Estudo Plenitude, Barueri, SP; SBB 2001, Dinâmica do Reino – Confissão de Fé; p. 1239;
-. Bíblia de Estudo Defesa da Fé: Questões reais; Respostas precisas; Fé Solidificada. 1 ed., RJ: CPAD, 2010.
-. http://pastorjosegoncalves.blogspot.com.br/2013/10/sabios-conselhos-para-um-viver-vitorioso.html.
-. HENRY, M. Comentário Bíblico Antigo Testamento: Jó a Cantares de Salomão. 1 ed., RJ: CPAD, 2010;
-. WRIGHT, H. N. Tornando-se Grandes Pais: 12 Segredos para criar filhos responsáveis. 1 ed., RJ: CPAD, 2009;
-. TAYLOR, K. N. Estudos Devocionais para Crianças. 1 ed., RJ: CPAD, 2008.
Autorizo
a todos que quiserem fazer uso dos subsídios colocados neste Blog. Solicito,
tão somente, que indiquem a fonte e não modifiquem o seu conteúdo. Agradeceria,
igualmente, a gentileza de um e-mail indicando qual o texto.