Lições Bíblicas do 4º Trimestre de 2013 - CPAD -
Jovens e Adultos
Título: Sabedoria de Deus para uma vida vitoriosa — A atualidade de Provérbios e Eclesiastes
Título: Sabedoria de Deus para uma vida vitoriosa — A atualidade de Provérbios e Eclesiastes
Comentarista: José Gonçalves
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
Elaboração e pesquisa para a Escola Dominical da Igreja de Cristo no Brasil, Campina Grande-PB;
Postagem no Blog AUXÍLIO AO MESTRE: Francisco A Barbosa.
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
Elaboração e pesquisa para a Escola Dominical da Igreja de Cristo no Brasil, Campina Grande-PB;
Postagem no Blog AUXÍLIO AO MESTRE: Francisco A Barbosa.
Lição 4:
Lidando de forma correta com o dinheiro
27 de
outubro de 2013
Trimestre comemorativo ao quarto ano do Blog Auxílio ao Mestre
TEXTO ÁUREO
“Compra a verdade e não a
vendas; sim, a sabedoria, e a disciplina, e a prudência” (Pv 23.23)
VERDADE PRÁTICA
Quando o dinheiro não é dominado como servo, mas
domina como senhor, transforma-se num grande e terrível tirano.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Provérbios 6.1-5.
1 - Filho meu, se ficaste
por fiador do teu companheiro, se deste a tua mão ao estranho,
2 - enredaste-te com as
palavras da tua boca, prendeste-te com as palavras da tua boca.
3 - Faze, pois, isto agora,
filho meu, e livra- te, pois já caíste nas mãos do teu companheiro: vai,
humilha-te e importuna o teu companheiro;
4 - não dês sono aos teus
olhos, nem repouso às tuas pálpebras;
5 - livra-te, como a gazela,
da mão do caçador e, como a ave, da mão do passarinheiro.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
• Definir fiador, empréstimo, usura e suborno.
• Decidir usar corretamente o dinheiro.
• Buscar o equilíbrio financeiro.
PALAVRA-CHAVE
Dinheiro: Meio de pagamento, na forma de moedas e
cédulas, emitido e controlado pelo governo de cada país [Na sociedade ocidental
moderna o dinheiro é essencialmente um símbolo – uma abstração. Atualmente as
notas são o tipo mais comum de dinheiro utilizado. No entanto bens como ouro e
prata mantêm muitas das características essenciais do dinheiro].
SUBSÍDIO EXTRA
Mamom - Moedas e Dinheiro - Riquezas -
Salário - CHAMPLIN, R.N. O Antigo Testamento Interpretado versículo por
Versículo. (CPAD). Foi nos dias de Isaías, após a rápida introdução das
manufaturas, que certos israelitas ímpios adicionaram Mamom ao seu panteão
pagão, que não tardou a igualar-se ao degenerado Baal. Depois que os habitantes
de Jerusalém se negaram a arrepender-se, apesar dos repetidos apelos dos
profetas, a cidade foi deixada vazia por setenta anos. Há uma excelente
descrição da riqueza móvel de Tiro, em Ez 27.12-25, descrição essa que também
se aplica a Israel. O trecho de Ap 18.11-13 provê outra excelente lista de
riquezas, onde o único item que não aparece nas listas do Antigo Testamento é a
seda. Contudo, alguns estudiosos debatem se Ez 16.10 menciona ou não a seda.
Nossa versão portuguesa a menciona, seguindo versões em outras línguas. Mas a
seda chinesa só apareceu na Ásia Menor por volta do século I a.C.
Salário: Nossa palavra salário é uma
transliteração da palavra latina para sal. Soldados romanos recebiam parte de
seus proventos em sal. O cloreto de sódio (sal) tornou-se um importante item
comercial. Ver o artigo geral sobre Sal. Primeiros Usos:A forma mais antiga do
“salário” era o item de troca ou de comércio através do qual uma pessoa
adquiria outros itens. O trabalho era vendido por objetos de valor, sejam
agrícolas ou outros. O preço pago pelo trabalho era um salário. O trabalho é
uma propriedade a ser vendida, seja em pares (para ganhar muitos itens), seja
de uma só vez, para ser usado ao longo de um período específico de tempo.
Trocas de uma coisa por outra constituíam a forma mais primitiva de salário.
Produtos específicos pagavam por serviços: Ver Gn 29.15,20. 31.7,8,41.
“Salários” para soldados ou trabalhadores são mencionados em Ageu 1.6; Ez
29.18,19; Jo 4.36, e tais pagamentos eram feitos em produtos, não em moedas,
uma invenção posterior. Metais preciosos em peso, contudo, constituíam uma
forma muito antiga de pagar salários. Embora já existissem moedas na Ásia Menor
(entre os lidianos), em períodos tão remotos quanto 700 a.C. O Oriente Próximo
não adotou tal prática até cerca de 300 a.C. Informações Bíblicas: A legislação
mosaica era muito rígida em favor ao pagamento justo pelo trabalho e pela
honestidade na troca de itens. Isso era controlado pela casta dos sacerdotes,
que eram os guardiões da lei (Lv 19.13; Dt 25.14,15). Censura grave era
invocada contra aqueles que abusavam da lei (Jó 24.11); a retenção de salários
pagos era considerada um crime sério (Jr 22.13; Ml 3.5). Tg 5.4 informa- nos
sobre os maus patrões de seus dias. A barganha era uma forma de determinar a
quantidade do salário, e um empregador poderia ser mais ou menos generoso,
conforme suas qualidades espirituais e morais (Gn 30.28; Mt. 20.1-16). A lei
reduzia a exploração: os salários eram pagos diariamente, antes do pôr-do-sol
(Lv 19.13; Dt 24.14,15). Mas, como nos tempos modernos, na história remota
passada, era comum a exploração de trabalhadores. O homem que tivesse dinheiro
não tinha dificuldade em explorar aquele que não tivesse. O “escravo do
salário” tem sempre sido uma constante na história humana. Ver Jr 22.13; Ml
3.5. A medida de um homem é sua generosidade, outro nome que se pode dar à lei
do amor, mas não são muitos os que seguem essa lei nas sociedades em que o
dinheiro é deus e a maioria dos homens é escrava desse deus. Um antigo padrão
bíblico para trabalhadores diaristas era o denário, Mt 20.2; ou o dracma, que
alguns calculam tivesse o valor de uns 16 centavos de dólar americano, mas
todos as suposições dessa natureza são inúteis. Podemos assegurar-nos que o
salário padrão, onde existisse, era suficiente apenas para sustentar a vida.
COMENTÁRIO
introdução
Guerras,
assassinatos, fomes e violência. Tanto no passado como no presente, podemos
afirmar que boa parte desses males tem como causa primária o amor ao dinheiro.
De fato, é o que as Escrituras afirmam em 1 Timóteo 6.10. Já vimos que ser rico
e possuir bens não é errado, pois “a bênção do Senhor é que enriquece” (Pv
10.22). Todavia, amar o dinheiro significa torná-lo nosso senhor em vez de
nosso servo. Isto traz um grande mal, pois na condição de senhor o dinheiro
torna-se um tirano cruel. Por isso, nesta lição, aprenderemos como usar o
dinheiro de forma que ele venha a glorificar a Deus. [Comentário: A
moeda, como hoje a conhecemos, é o resultado de uma longa evolução. No início
não havia moeda. Praticava-se o escambo, simples troca de mercadoria por mercadoria,
sem equivalência de valor. Os termos usados pelos romanos e judeus
para gado e para dinheiro mostram o lugar central que o gado possuía nos sistemas
romanos e israelitas de permuta. A palavra latina pecunia (dinheiro) vem de pecus
(gado), enquanto a palavra hebraica comum para gado, miqneh, pode significar "preço de compra" ou "posse
(adquirida por meio de compra)", como acontece em Gêneses 17.12,13; 23.18;
Levítico 25.16. Naturalmente, outras mercadorias e animais, como ovelhas e
cabras, também eram usados nas permutas. Hirão foi pago em azeite e trigo por
sua ajuda na edificação do Templo (1 Rs 5.11). A moeda só foi inventada no
século VII A.C.. A primeira referência veterotestamentária às moedas aparece em
Esdras 2.69, onde se lê sobre as “dracmas”, que eram dários persas de ouro. O
Novo Testamento faz alusão a diversas moedas de ouro, de prata e de cobre. Em
parte alguma da Bíblia as riquezas materiais são consideradas como más por si
mesmas. De fato, Israel recebeu ordens para honrar ao Senhor com os seus ‘bens’
(Pv 3.9), e os dízimos eram uma parte integral da adoração. Não obstante, as
riquezas materiais com frequência se tomavam motivo de tentação, pelo que o
salmista sabiamente aconselhou: “... se
as vossas riquezas prosperam, não ponhais nelas o coração” (Sl 62.10). O amor ao dinheiro desperta o lado mais
primitivo do ser humano. O homem pode ser capaz de mentir, aplicar golpes,
dissimular, roubar e até matar. Gananciosos constroem impérios sem atentar na
pobreza estabelecida ao seu redor. O apego ao dinheiro é o elemento responsável
pelas tragédias humanas. À luz do ensino de Provérbios, devemos munir-nos da
sabedoria divina em relação ao dinheiro para não cometermos as mesmas
injustiças que os homens sem Deus cometem.]. Tenhamos todos uma excelente e abençoada
aula!
I. O CUIDADO COM AS FIANÇAS E
EMPRÉSTIMOS
1. O Fiador. O Dicionário Aurélio define o fiador como “aquele
que fia ou abona alguém, responsabilizando-se pelo cumprimento de obrigações do
abonado; aquele que presta fiança”. O crente deve ter cuidado ao afiançar ou
avalizar alguém, pois como diz o sábio, poderá sofrer “severamente aquele que
fica por fiador do estranho” (Pv 11.15). Tenha cuidado com o cartão de crédito
e com o famoso “cheque emprestado”. Este último se não houver fundos para
cobri-lo, na data da apresentação, você será cadastrado na lista de emitentes
de cheques sem fundos. Siga a recomendação do sábio, evite esse tipo de
problema e esteja “seguro” (Pv 11.15). [Comentário: “Se
ficaste por fiador do teu companheiro” (6.1) - este versículo é uma
advertência para que ninguém seja "fiador" de um amigo (11.15; 17.18;
22.26). O fiador é aquele que dá garantias de que o devedor irá cumprir sua
palavra e pagar suas dívidas, caso contrário, ele mesmo arcará com esse ônus.
Assim, ser fiador significa aceitar a responsabilidade pela dívida doutra
pessoa, se esta deixa de pagá-la. Esse ato torna a situação financeira do
cossignatário dependente dos atos do amigo e fica sujeita a fatos que escapam
ao seu controle. O fiador empenha sua palavra, sua honra e seus bens,
garantindo ao credor que o devedor saldará seus compromissos a tempo e a hora.
O problema é que são muitos os exemplos daqueles que sofreram grandes prejuízos
por serem fiadores. Há pessoas que perdem tudo o que adquiriram ao longo da
vida para pagar dívidas alheias. Não podemos comprometer o sustento e a
estabilidade de nossa família para assegurar os negócios arriscados de outra
pessoa. Ser fiador é andar num caminho escorregadio cujo final é o desgosto. A
Bíblia nos adverte a fugirmos dele (Pv 22.26,27).].
2. Empréstimo. O Dicionário Aurélio auxilia-nos também na
definição do termo emprestar: “Confiar a alguém (certa soma de dinheiro, ou
certa coisa), gratuitamente ou não, para que faça uso delas durante certo
tempo, restituindo depois ao dono”. Sobre isso, o conselho encontrado em
Provérbios é atualíssimo: “Não estejas entre os que dão as mãos e entre os que
ficam por fiadores de dívidas. Se não tens com que pagar, por que tirariam a
tua cama de debaixo de ti?” (Pv 22.26,27). Não há nada de errado em emprestar,
ou tomar emprestado, desde que se cumpra o compromisso firmado. Comprou? Pague!
Tomou emprestado? Devolva! Quem compra e não paga, toma emprestado e não devolve,
age desonestamente para com a pessoa que lhe deu crédito e desonra o nome do
Senhor. [Comentário: Não é
pecado emprestar ou tomar emprestado, mas é preciso avaliar bem a situação para
que não haja prejuízos de ambas as partes. Quem empresta, não pode fazê-lo com
usura, ou seja, cobrando juros exorbitantes (Dt 23.19,20; Sl 15.5). Deus
reprova severamente essa prática. Podemos verificar isso em diversas passagens
bíblicas (Ex 22.25; Lv 25.37; Ez 18.13). Numa linguagem mais brasileira, a
usura é conhecida como agiotagem, que é uma prática criminosa prevista na
Constituição Federal e no Código Penal Brasileiro. Na realidade, o ideal para o
cristão não é emprestar, e, sim, dar (Sl 37.21b; Lc 6.34); e quem toma
emprestado, não pode desonrar o seu compromisso, pois se assim o faz, será tido
como desonesto e ainda colocará o seu próximo em apuros. Quem toma emprestado e
não paga é considerado ímpio, alguém que tem um desvio de caráter que precisa
ser corrigido (Sl 37.1a).].
SINOPSE DO TÓPICO (I)
O cristão deve ter prudência ao decidir ser
um fiador ou efetuar um empréstimo.
II. O CUIDADO COM O LUCRO FÁCIL
1. Evitando a usura. A prática de emprestar dinheiro a juros é bem
antiga. Para Milton C. Ficher, erudito em Antigo Testamento, a legislação de
Deuteronômio 23.19,20 já proibia a prática de se “emprestar com usura” (“juros”
na ARA). Mas não apenas dinheiro, também comida e “qualquer coisa que se
empreste à usura”. Os termos hebraicos neshek e nashak aludem a qualquer tipo
de cobrança abusiva feita por ocasião do pagamento da dívida. O princípio de
não cobrar juros aos seus irmãos devia ser observado pela nação israelita.
Sobre isso e acerca de quem habitaria o tabernáculo do Altíssimo, Davi advertiu
solenemente (Sl 15.5). A legislação brasileira prevê que o crime de usura, ou
agiotagem, ocorre quando os juros cobrados por particulares forem maiores que
os praticados pelo Mercado Financeiro e permitido por lei. Portanto, agiotagem
é crime! É pecado! [Comentário: Existem
referências à proibição da usura já no Código de Hamurabi. Porém, maiores
explanações sobre o tema remetem a Aristóteles – tido como o primeiro
economista da história –, o qual condenava a usura na sua obra “Política”.
Partindo-se de um conceito mais moderno, a usura, em síntese, é entendida como
a cobrança de remuneração abusiva pelo uso do capital, ou seja, quando da
cobrança de um empréstimo pecuniário (ou seja, em dinheiro), são cobrados juros
excessivamente altos, o que lesa o devedor. É prática repudiada socialmente,
sendo considerada conduta criminosa por diversos ordenamentos jurídicos1 ,
inclusive o brasileiro (Lei da Usura). A usura está intimamente ligada à
cobrança excessiva de juros e, por isso, constitui crime no Direito Penal
brasileiro; aquele que pratica a usura é popularmente conhecido como agiota2 .
Tal expressão se refere não somente ao particular, mas também às pessoas
jurídicas que especulam indevidamente e ultrapassam o máximo da taxa de juros
prevista legalmente, praticando crime contra o sistema financeiro nacional (Lei
nº 7.492/86). Incontroverso o
fato de que a usura é pecado para o Cristão, pois, na medida em que se
assemelha ao roubo, vai de encontro às leis de natureza divina. A usura estaria
ligada, ainda, à avareza e à preguiça, condutas estas que, segundo a Bíblia,
são claramente contrárias ao que se espera de um bom cristão].
2. Evitando o suborno. De acordo com os léxicos, subornar é “dar dinheiro
ou outros valores a, para conseguir coisa oposta à justiça, ao dever ou à
moral”. Subornar é corromper para ganhar vantagens. A imprensa veicula constantemente
exemplos de pessoas que receberam suborno quando deveriam zelar pelo cumprimento
de suas obrigações. A Palavra de Deus afirma que aquele que aceita suborno
secretamente perverte o caminho da justiça (Pv 17.23). O cristão não pode
aceitar suborno nem muito menos pagá-lo, pois ele anda na luz e precisa honrar
a Deus em todas as áreas de sua vida. A prática do suborno é uma perigosa
armadilha. O que se apresenta como lucro hoje, amanhã se revelará numa perda
irreparável. Por isso, atentemos ao conselho de Provérbios (Pv 17.23 — ARA). [Comentário: Em Pv
17.23 está escrito: “O perverso aceita o suborno às escondidas para perverter
os caminhos da justiça” (Bíblia Viva). Infelizmente, boa parte da sociedade
brasileira vive a cultura do suborno. Vemos constantemente autoridades dos três
poderes, recebendo vultosas quantias para favorecerem ricos desonestos ou
amigos e familiares seus. Vemos também corrupção em menor escala como, por
exemplo, no meio policial, no ambiente hospitalar, num estabelecimento
comercial que está sendo submetido a uma auditoria, até mesmo dentro de um
transporte coletivo na hora de se pagar a passagem. Oferecer e receber suborno
é pecado, pois está escrito em Dt 16.19 “Não torcerás o juízo, não farás
acepção de pessoas, nem tomarás suborno, porquanto o suborno cega os olhos dos
sábios e perverte as palavras dos justos”(cf. Ex 23.8; Sl 15.5; 26.9,10; Ec
7.7).].
SINOPSE DO TÓPICO (II)
A Bíblia rechaça a prática do lucro fácil que
advém da usura e do suborno.
III. O USO CORRETO DO DINHEIRO
1. Para promover valores
espirituais. Um dos melhores conselhos sobre a
promoção dos valores espirituais pode ser encontrado em Provérbios: “Compra a
verdade e não a vendas; sim, a sabedoria, e a disciplina, e a prudência” (Pv
23.23). Aquilo que é eterno custa caro e, por isso, poucos têm interesse nesse
investimento. Para Judas foi mais fácil vender Jesus do que se desfazer de sua
cobiça. O mesmo aconteceu com os irmãos de José. Venderam-no para o Egito por
um punhado de dinheiro (Gn 37.1-36). Hoje, muitos crentes estão negociando a
sua herança espiritual e moral, trocando-a por coisas pecaminosas. Por que não
investir o dinheiro naquilo que promove a sabedoria, a instrução e o
conhecimento? Cuidado! Não desperdice o seu salário com futilidades. Adquira
somente o que glorifica a Deus e honra o Evangelho de Cristo. [Comentário: Em
parte alguma da Bíblia as riquezas materiais são consideradas como más por si
mesmas. De fato, Israel recebeu ordens para honrar ao Senhor com os seus “bens”
(Pv 3.9), e os dízimos eram uma parte integral da adoração. Não obstante, as
riquezas materiais com frequência se tomavam motivo de tentação, pelo que o
salmista sabiamente aconselhou: “... se as vossas riquezas prosperam, não
ponhais nelas o coração” (Sl 62.10). A atitude de Jó para com a totalidade
da vida também se aplica ao seu aspecto econômico: “Nu saí do ventre de
minha mãe, e nu voltarei; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou; bendito seja o
nome do Senhor!” (Jó 1.21).].
2. Para promover o bem-estar
social. Para o pobre, o dinheiro mal dá para
suprir as necessidades mais elementares e básicas. Felizmente, o dinheiro não é
o único valor que realmente conta, pois “melhor é o pobre que anda na sua
sinceridade do que o de caminhos perversos, ainda que seja rico” (Pv 28.6).
Entretanto,
há muitos crentes com dinheiro, e muito dinheiro, mas que não o utilizam para
honrar a Deus e ajudar ao próximo. Eles não trazem os seus dízimos à Casa do
Senhor, não ofertam, não contribuem com a obra missionária, não investem em
obras sociais e nem do bem-estar da própria família cuidam. A estes as
Escrituras chamam de insensatos (Pv 17.16 — ARA). Os tais ainda não leram o
conselho do sábio: “Porque as riquezas não duram para sempre; e duraria a coroa
de geração em geração?” (Pv 27.24). Quando morrerem, outros irão usufruir o que
eles deixarem! [Comentário: Segundo
a Bíblia de Estudo Pentecostal “a palavra traduzida por ‘avareza’ (pleonexia)
literalmente significa a sede de possuir mais”. A ganância, o desejo excessivo
de possuir mais e mais tem levado muitos a se envolverem em negócios ilícitos,
como por exemplo, a prática da agiotagem, suborno, corrupção. A agiotagem é uma
prática perversa e bem antiga. A Palavra de Deus proíbe tal prática desumana
(Dt 23.19,20). Segundo o Código Penal Brasileiro, agiotagem é crime. Devemos
ajudar aqueles que estejam realmente sofrendo, sem meios para atender às
necessidades básicas da vida (Êx 22.14; Lv 25.35; Mt 5.42). Quanto aos pobres,
não devemos emprestar e sim dar-lhes (cf. Mt 14.21; Mc 10.21; ver Pv 19.17).].
SINOPSE DO TÓPICO (III)
O conselho bíblico diz que o uso do dinheiro
deve promover valores espirituais e o bem estar social.
IV. BUSCANDO O EQUILÍBRIO
FINANCEIRO
1. Buscando a suficiência. Em Provérbios 30.8,9, o sábio ensina o sentido de
ter uma vida financeira suficiente, isto é, nem pobreza nem riqueza. Esse ponto
de equilíbrio define bem o que é ter uma vida próspera na perspectiva bíblica.
É ter a suficiência, como ensinou o apóstolo Paulo (Fp 4.19). Essa suficiência
mantém nossa vida equilibrada. Ela não permite o muito tornar-se excesso nem o
pouco virar escassez. Atentemos ao conselho do sábio! [Comentário: O sábio
Agur afirma que as pessoas que têm um excesso de possessões materiais logo se
esquecem de sua dependência do Senhor, então, ele faz um pedido: “...dá-me o
pão que me for necessário” (Pv 30.8). Seu pedido visa a uma suficiência que
evita ambos os extremos: da pobreza e das riquezas desnecessárias. Agur está
mais preocupado com o caráter do que com a riqueza e vida fácil. Ele reconheceu
sua fragilidade e pediu situações que o capacitassem a manter os olhos fitos em
Deus. Adquirir fortuna de modo ilícito (agiotagem, suborno) é como construir a
casa sobre a areia; cedo ou tarde ela vai ruir (Mt 7.24-27). É bom lembrar que
a areia não é o solo ideal para se estabelecer nenhum tipo de fundamento; a
rocha sim é segura, capaz de sustentar uma construção.].
2. Buscando o que é virtuoso. Para o sábio, há coisas que superam o valor do
dinheiro: “Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire
conhecimento. Porque melhor é a sua mercadoria do que a mercadoria de prata, e
a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que os rubins; e tudo o
que podes desejar não se pode comparar a ela” (Pv 3.13-15). A sabedoria, como
bem espiritual, em muito supera o dinheiro, pois para o sábio, a riqueza do
verdadeiro saber não se compara com a mais bela e cobiçada joia. É incomparável
o seu valor (Pv 8.11). Diz ainda Salomão: “Mais digno de ser escolhido é o bom
nome do que as muitas riquezas; e a graça é melhor do que a riqueza e o ouro”
(Pv 22.1). [Comentário: Uma
sociedade materialista exige que estejamos sempre prontos a adquirir mais. “Dá-me
o pão que me for necessário” é um grito de alento do coração. Reconhecer
que podemos confiar que Deus nos dará a nossa porção diária e que ela será
suficiente é um alívio (Mt 6.8). O homem natural não ancora sua confiança em
Deus, mas tão somente naquilo que ele pode amealhar. O crente por sua vez, sabe
que Deus é Provedor e que não deixará lhe faltar nada. Assim, há espaço para
buscarmos o que é virtuoso - a sabedoria que traz verdadeira felicidade (Pv
3.13-15). Felicidade essa que ultrapassa o valor de joias ou de qualquer outro
bem. A sabedoria traz consigo vida longa, reputação, felicidade e as bênçãos
advindas da obediência. A sabedoria é um atributo de Deus, o que é diferente de
sabedoria como entendimento e como escolha de decisões corretas. A sabedoria
convida a todos os homens a escolherem o seu caminho de vida, ela disponível a
todos, mas é adquirida apenas por aqueles que a amam e que a procuram (Pv 8.17,
21)].
SINOPSE DO TÓPICO (IV)
Uma vida financeiramente equilibrada se
caracteriza quando o muito não se torna excesso nem o pouco, escassez
CONCLUSÃO
A
presente lição mostrou que, embora o dinheiro seja algo essencial à vida, não é
o mais importante. Há outros valores mais importantes do que ele. É necessário,
portanto, buscarmos um viver equilibrado como resultado da obediência aos
princípios da Palavra de Deus. Em Cristo, o centro de toda revelação bíblica,
temos toda a suficiência de que precisamos. Aleluia! [Comentário: Quanto
mais ganhos materiais, mais a pessoa se encontra cercada por coisas que a
esvaziam. O homem não pode levar nada consigo quando partir desta vida. Desta
forma, todo o seu trabalho é inútil. Deus deu ao homem suas bênçãos de forma
material, e é dever do homem gozar destas bênçãos e estar contente com elas em
moderação. A expressão “bens” representa propriamente as coisas materiais que
nos servem para a satisfação de nossas necessidades e a Bíblia Sagrada faz
questão de nos mostrar que elas são dádivas de Deus para nós. Para os
israelitas, Deus prometia “abundância de bens” na Terra Prometida se houvesse
fidelidade a Ele e à Sua lei (Dt 28.11). A rainha de Sabá entendeu que Salomão
tinha abundância de bens e que lhe havia sido dada pelo próprio Deus (1Rs
10.7,10). Neemias, também, reconheceu que Deus cumpriu a Sua promessa ao povo
de Israel, dando-lhes abundância de bens, embora tal atitude não tenha sido
correspondida pelo povo (Ne 9.35). O próprio Satanás reconheceu que foi Deus
quem deu os bens a Jó (Jó 1.10). Isto posto, prova-se que Deus é o dono de
todas as coisas e dá a quem quer, quando quer e como quer. No entanto, e aqui
reside o grande perigo, o homem, no pecado, entende que pode viver sem Deus e,
por isso, acaba por achar que tudo quanto possui é fruto de seu próprio
esforço, é resultado de suas próprias forças e, diante dos bens terrenos,
esquece-se d’Aquele que é a fonte de tudo quanto foi adquirido, esquece-se do
Deus que dá aos homens todos os bens terrenos. É neste ponto, quando há a
desconsideração de que Deus é o dono de tudo e que é o principal responsável
por aquilo que adquirimos por força do nosso trabalho que surge o
“materialismo”, que é a redução de tudo ao “material”, que é a exclusão de Deus
de nossas mentes, de nossa apreciação da realidade. Por intermédio de uma vida
imediatista, muitos crentes arrazoados num entendimento materialista, em
momentos de perdas significativas, têm dificuldades de confiar em Deus.
Tenhamos uma visão Cristocêntrica acerca do dinheiro e sua administração!].
NaquEle que me
garante: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é
dom de Deus" (Ef 2.8),
Graça e Paz a todos
que estão em Cristo!
Francisco de Assis
Barbosa
Cor mio tibi offero, Domine, prompte et
sincere
Meu coração te
ofereço, Senhor, pronto e sincero (Calvino)
Campina Grande-PB
Outubro de 2013.
VOCABULÁRIO
Agiotagem: Empréstimo de dinheiro a juros superiores à taxa
legal; usura.
Mercado Financeiro: Segundo a Economia, é um complexo mecanismo que organiza os processos de compras e vendas em comércio (mercadorias, valores imobiliários, câmbio e outros bens).
Mercado Financeiro: Segundo a Economia, é um complexo mecanismo que organiza os processos de compras e vendas em comércio (mercadorias, valores imobiliários, câmbio e outros bens).
EXERCÍCIOS
1. Defina o termo fiador.
R.
Aquele que fia ou abona alguém, responsabilizando-se pelo cumprimento de
obrigações do abonado; aquele que presta fiança.
2. Por que devemos ter cuidado
com o cartão de crédito e com o cheque emprestado?
R.
Porque se não houver fundos para cobrir os valores a pessoa será enquadrada na
lista de emitentes de cheques sem fundo.
3. Em relação à cobrança
abusiva de juros, qual princípio deveria ser observado pela nação israelita?
R. O
princípio de não cobrar juros aos seus irmãos.
4. O dinheiro é realmente o
único valor que conta? Por quê?
R. O
dinheiro não é o único valor que realmente conta, pois “melhor é o pobre que
anda na sua sinceridade do que o de caminhos perversos, ainda que seja rico”
(Pv 28.6).
5. Para o sábio, a sabedoria
era um bem espiritual muito superior ao dinheiro. Por quê?
R.
Porque, para o sábio, a riqueza do verdadeiro saber não se compara com a mais
bela e cobiçada joia.
NOTAS BIBLIOGRÁFICAS
OBRAS CONSULTADAS:
-. Lições Bíblicas do 3º Trimestre de 2013 - CPAD - Jovens e Adultos; Comentarista: Pr. Elienai Cabral; CPAD;
-. Bíblia de Estudo Pentecostal – BEP (Digital);
-. Bíblia de Estudo Plenitude, Barueri, SP; SBB 2001, Dinâmica do Reino – Confissão de Fé; p. 1239;
-. Bíblia de Estudo Defesa da Fé: Questões reais; Respostas precisas; Fé Solidificada. 1 ed., RJ: CPAD, 2010.
-. Dicionário Bíblico Wycliffe. 1 ed., RJ: CPAD, 2009.
-. BARNHILL, J. A. Antes que as Dívidas nos Separem: Respostas e cura para os conflitos financeiros em seu casamento. 1 ed., RJ: CPAD, 2003.
-. Manual Pastor Pentecostal: Teologia e Práticas Pastorais. 3 ed., RJ: CPAD, 2005.
-. PALMER, M. D. (Ed.) Panorama do Pensamento Cristão. 1 ed., RJ: CPAD, 2001.
-. Lições Bíblicas do 3º Trimestre de 2013 - CPAD - Jovens e Adultos; Comentarista: Pr. Elienai Cabral; CPAD;
-. Bíblia de Estudo Pentecostal – BEP (Digital);
-. Bíblia de Estudo Plenitude, Barueri, SP; SBB 2001, Dinâmica do Reino – Confissão de Fé; p. 1239;
-. Bíblia de Estudo Defesa da Fé: Questões reais; Respostas precisas; Fé Solidificada. 1 ed., RJ: CPAD, 2010.
-. Dicionário Bíblico Wycliffe. 1 ed., RJ: CPAD, 2009.
-. BARNHILL, J. A. Antes que as Dívidas nos Separem: Respostas e cura para os conflitos financeiros em seu casamento. 1 ed., RJ: CPAD, 2003.
-. Manual Pastor Pentecostal: Teologia e Práticas Pastorais. 3 ed., RJ: CPAD, 2005.
-. PALMER, M. D. (Ed.) Panorama do Pensamento Cristão. 1 ed., RJ: CPAD, 2001.
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